Vizualizar Versão Completa : Gestair Flying Academy
AndreGarcez
01-10-09, 00:42
Tópico de questões relacionadas com os cursos da Gestair Flying Academy!
Mais informações em:
http://www.aerocondor.pt
miguelcruz
01-10-09, 14:38
Anda por aqui mais alguém que vá começar o curso ATPL este mês também?
FilipeFernandes
02-10-09, 13:41
miguelcruz:
Eu já estou na Gestair desde Fevereiro a tirar o ATPL(A). Se precisares de alguma coisa, estás completamente à vontade para me procurar...eu sei que ser "caloiro" nem sempre é fácil!
Filipe Fernandes
Chefe da T0209
filipe_fernandes@hotmail.com
969817966
1 abraço e boa sorte!
Anda por aqui mais alguém que vá começar o curso ATPL este mês também?
Eu tambem vou começar este mês fui hoje v«buscar o certificado medico do inac e ja o entreguei na gestair. Encontramo nos la!
Para todos os novos alunos, cuidado com as armadilhas existentes!
Cuidado com as operações de vôo, pois podem querer voar e estão outros no vosso lugar.
Cuidado com os exames no INAC porque podem não ter o melhor acompanhamento.
E se quiserem mais dicas é só pedir, pois tenho imensas e deu para safar os nossos companheiros.
[Comentário da Administração - Mesmo que seja verdade, não fica nada bem comentar as aptidões de um colega piloto, não o faça neste fórum por favor]
Para todos os novos alunos, cuidado com as armadilhas existentes!
Cuidado com as operações de vôo, pois podem querer voar e estão outros no vosso lugar.
Cuidado com os exames no INAC porque podem não ter o melhor acompanhamento. E se quiserem mais dicas é só pedir, pois tenho imensas e deu para safar os nossos companheiros.
Boas
Foste aluno da gestair? O que se passa por lá? Gostaria de saber essas informações
AndreGarcez
02-10-09, 23:32
Apaguei a mensagem do Sr. Pratas, e a do Rui Sousa por arrasto, visto que era uma resposta (com toda razão) às afirmações do primeiro.
Neste fórum não serão toleradas difamações, com ou sem razão.
O Sr. Pratas afirma que por falar mal de pilotos da TAP, que os Administradores deste fórum o irão banir. Quero deixar claro que este fórum é independente, e não toma partidos. As regras aplicam-se a todos! Quero acreditar que vai mudar a sua atitude a partir de agora, por isso escapa apenas com um aviso e um post apagado...
Siga o debate!
Caro André Garcez,
Desde felicito pela sua intervenção, mas gostaria de ter lido a resposta do Sr Pratas.
As afirmações que coloca no fórum são no meu entender muito graves para a empresa na qual eu trabalho.
E já agora gostaria de saber em que é que se baseia para tecer tais comentários. Foi aluno na Gestair? Se sim quando?
Não vejam este meu post como provocação mas sim para evitar/refutar as insinuações ou difamações desta escola que muito já fez pela aviação no nosso país.
Saudações Aeronáuticas
Miguel Cristina
P.S.:Não vamos começar a não assinar os posts...
dados de Setembro do corrente ano..
PV - 28.6% dos alunos dados como aptos pela instituição em causa a exame final à cadeira no inac, concluíram a cadeira.
PO - 46.7%
NavR - 28.6%
NavG - 54.84%
Met - 28%
CSP - 50%
PLAN - 39.3%
Perf - 31.25%
M.C - 58.4
Inst - 39%
CSP - 42.4%
Leg - 62%
os garmin são giros, mas marketing não faz exames..
Bravo! :D
PV - 28.6% dos alunos dados como aptos pela instituição em causa a exame final à cadeira no inac, concluíram a cadeira.
PO - 46.7%
NavR - 28.6%
NavG - 54.84%
Met - 28%
CSP - 50%
PLAN - 39.3%
Perf - 31.25%
M.C - 58.4
Inst - 39%
CSP - 42.4%
Leg - 62%
Já agora, seria interessante (penso eu) ter estes dados em relação às restantes escolas (no tópico respeitante a cada escola)
MiguelMorais
04-10-09, 16:07
G.I.joe,
Mas estatísticas também não representam aquilo que uma escola é....
Se soubesses a quantidade de alunos inúteis que lá andavam ( e devem andar ) a passear a farda, ficavas estupefacto.
Alunos com uma falta de maturidade tremenda, comportando-se tal e qual como os "putos da escola".
E como sabes os "putos da escola" não estudam, falam nas aulas, etc, etc.
Tudo o que sai nos exames do INAC vem nos livros que todos os alunos têm em casa, por isso eles que peguem nos livros e tudo o que não souberem ou tiverem dúvidas que coloquem nas aulas ou então até podem ir ter pessoalmente com o/a instrutor/a.
Enquanto lá andei tive a perfeita noção de que aquela escola mais não podia fazer por certos alunos, se eles não querem saber então porque haverá a escola de querer? Só porque recebeu 65 mil euros? Não me parece, a escola oferece um serviço e os alunos/clientes usam essas ferramentas para atingir determinados objectivos. O uso dessas ferramentas tem um preço. Se os alunos esperam que a escola use as ferramentas por eles então bem podem esperar ( como acontece com muitos deles que por lá andam a arrastar-se).
Agora se a escola considera esses alunos aptos quando na verdade não estão já é outra história. Mas para que saibam, muitos desses alunos exigem ir ao INAC fazendo pressões à escola e depois chegam lá e "pufff...fez-se o chumbo."
Seria também interessante fazer uma comparação entre os resultados do pós-laboral e do diurno.
O pós-laboral sempre foi mais certinho que o diurno, basta ver pela maturidade das pessoas do nocturno.
um grande problema que por vezes existe é o facto de algumas pessoas em vez de estudarem o que deviam, preferem antes "decorar" as bases de dados... e basta por vezes uma revisão a alguma perguntas que lá se encontram incorrectas e aquilo que se decorou passou a estar incorrecto...
conheço o caso de 1a pessoa que fazia isso... não decorava tudo, pois penso que seja impossível, mas pelo menos decorava a maioria, e como tal nem se esforçava em tentar saber o porquê da ser aquela resposta... resultado... Chumbou no Inac...
o Inac não é fácil, mas também não é nenhum "bicho papão"... os exames teóricos requerem estudo, e esforço... e se a pessoa aliar essas 2 coisas... de certeza que terá sucesso...
quanto ao criticarem a escola... penso que a escola não seja a culpada por os alunos chumbarem no Inac... pois se na escola os alunos passam nos exames de aptidão... também no Inac deveriam passar...
eu como ex aluno na passagem de Aerocondor para Gestair, posso dizer que cheguei a ter 2 testes de aptidão na escola que foram mais difíceis que os que apanhei no Inac, e que sempre que precisei de tirar duvidas, nunca ninguém me recusou a ajuda, mas claro, as pessoas não advinham que nós temos duvidas e como tal tive que ir a procura... mas nunca me recusaram uma explicação...
já alguém dizia... nada no mundo é perfeito...
se alguém precisar de ajuda no curso, basta contactar-me que terei todo o gosto em ajudar.
Quanto ás estatísticas... infelizmente estão baixas... mas não é culpa da escola... é culpa de quem lá vai fazer os exames...
Sim é verdade o Pós-laboral sempre foi melhor... mas mesmo assim as 2 turmas que entraram na minha altura (diurno) só tivemos 1 caso de insucesso no Inac.. e por culpa própria... de resto todos acabaram o Inac sem grandes problemas... mas também pelo menos falando da minha turma, eram-mos muito unidos, especialmente na entreajuda nas épocas de exames...
Uma taxa de não conclusão das cadeiras de 57% em exame final, num universo de 12 cadeiras em análise tornaria desajustado concluir que a maioria dos alunos propostos a exame por um estabelecimento de ensino não se aplicara..
A mensagem que você escreveu é muito pequena. Por favor aumente sua mensagem para no mínimo 10 caracteres.
JoãoFigueiredo
05-10-09, 11:13
Antes de mais Bom dia a todos!
Espero que corra tudo bem aos que vão começar o curso e aos que já estam a tirar!
Eu também vou começar este més na gestair.
Espero vê-los por lá!
Comprimentos
João Figueiredo
BOEING 747
05-10-09, 12:27
Caro André Garcez,
Desde felicito pela sua intervenção, mas gostaria de ter lido a resposta do Sr Pratas.
As afirmações que coloca no fórum são no meu entender muito graves para a empresa na qual eu trabalho.
E já agora gostaria de saber em que é que se baseia para tecer tais comentários. Foi aluno na Gestair? Se sim quando?
Não vejam este meu post como provocação mas sim para evitar/refutar as insinuações ou difamações desta escola que muito já fez pela aviação no nosso país.
Saudações Aeronáuticas
Miguel Cristina
P.S.:Não vamos começar a não assinar os posts...
estou completamente de acordo consigo quando diz que essa escola ja fez muito pela a aviacao do nosso pais,formando muitos pilotos portugueses e nao so.
Estou a terminar o curso na Gestair e o meu curso apanhou uma data de mudanças na escola: Fomos dos primeiros a apanhar os G1000, apanhámos várias alterações do sistema de avaliação interno da escola, do sistema de sumários e faltas, do programa para marcação de vôos, e até a mudança da farda apanhámos.
No início do curso muito reclamámos do que achávamos que podia ser melhor e do que se alterou e não queríamos que se alterasse, mas qual não é a minha surpresa quando uns meses depois numa reunião de chefes e ouço os mais recentes a reclamar de algumas das nossas conquistas. O aluno é um ser insatisfeito por natureza.
Depois de um ano e meio posso dizer que estou absolutamente satisfeita de ter escolhido a Gestair. Claro que é caro, e é uma empresa além de uma escola o que não nos agrada especialmente, mas desde os instrutores teóricos, passando pelos práticos e pelo pessoal administrativo, há uma competência e vontade de melhorar a escola que considero muito boa, não só em comparação com outras escolas civis (pelo que os alunos destas me dizem) mas também com o ensino em Portugal em geral (estive na faculdade 5 anos e fui mil vezes menos acompanhada e apanhei professores teóricos completamente broncos comparando com a Gestair).
Os resultados do INAC não refletem a qualidade dos instrutores teóricos, pois como já foi dito há em todos os cursos um certo número de alminhas que não se percebe (e acho que eles também não percebem) o que lá estão a fazer e que vão repetidamente ao INAC chumbar nos exames depois de nem terem tentado estudar certamente. Digo-vos que quem quer, vai tirar partido e aprender muito ali.
Não tenho razão de queixa de falta de vôos marcados, de mudanças constantes de instrutores, de falta de segurança.. O G1000 e os simuladores não são marketing, é tecnologia cara que nos veio realmente benificiar. O novo programa de planeamento não é para ficar mais bonito, é para ser mais funcional e acessível para os alunos.
Qualquer questão que tenham podem contactar-me por aqui ou por mensagem privada.
Cumps
Ana "Shimmy" Alves
Ja vi que ha varias opinioes sobre a escola. Mas concordo com a Shimmy, pois tudo o que me foi mostrado e pelas conversas que tive com ex alunos, tudo me pareceu que a escola realmente oferece opurtunidades e condições eximias aos alunos de maneira a que estes consigam completar o curso e que consigam entrar no mercado de trabalho mal terminem o curso. Eu começo ja na proxima 2a feira. :D
MiguelMorais
05-10-09, 21:31
TomaR,
As ferramentas estão lá e são boas.
Os alunos que usem e abusem delas e acima de tudo aproveitem bem pois pagaram bem caro.
Agora se os alunos têm dificuldade em usar as ferramentas e precisam de apoio então faço a pergunta desta forma: Um dia que estejam ao comando de uma aeronave comercial e tenham alguma dificuldade vão pedir apoio? Ou vão usar as ferramentas que têm à vossa frente no cockpit?
O que eu quero com isto dizer é que desde cedo o Piloto tem de ser alguém desenrascado, à frente da situação que ainda está para vir.
Eu fui ensinado a chegar a cada voo com os NOTAMs vistos, a meteo vista e os objectivos do voo preparados, se há alunos que chegam e nem sequer viram a meteo e muito menos olharam para os NOTAMs então não pode haver milagres.
Como disse, as ferramentas estão lá, agora se não as sabem usar então talvez possam considerar a opção que tomaram em quererem ser Pilotos Comerciais.
Rider_Baldos
06-10-09, 13:08
Ninguém tira um curso de aviação porque sim..(penso eu, e dai...)
Pagaram bem, ou ainda vão pagar e muito..faz-me alguma confusão o pessoal não se empenhar e esforçar naquilo que para eles deveria ser um sonho que se esta a realizar..
Nao tenho nenhum tipo de experiência na escola em questão (nem em nenhuma infelizmente), mas ja visitei as instalações e parece-me bem capaz de apoiar os seus alunos..basta quererem aprender como é óbvio!
FilipeFernandes
06-10-09, 13:45
Na mesma linha de resposta da Shimmy, com quem concordo plenamente, queria só acrescentar que, apesar de algumas coisas não perfeitas que a Gestair possa ter, a escola oferece um quadro de flexibilidade aos alunos que nos permite terminar o curso com um grau elevado de proficiência caso haja da nossa parte empenho, disciplina e dedicação.
Estou à vontade para fazer esta afirmação, pois sou aluno ATPL desde Fevereiro de 2008.
MiguelMorais
06-10-09, 13:47
Nem mais eascensao, resumiste bem a verdadeira essência desta questão. Agora explicar o porquê de alguns alunos não se aplicarem já dava conversa para outro post.
eu tenciono ser daqueles que estuda pois tirar o curso de piloto foi sempre o meu sonho, desde criança que quero ser piloto. O que eu agora vou dizer pode ser uma grande barbaridade e nao tenho a certeza e gostava de perguntar aos alunos ou a aquem sabe para ver se esta informação que eu vou dar é correcta: é verdade que os 4 melhores alunos do curso têm uma "oferta" ou uma superioridade em arranjar emprego na Iberia, ou que os 8 melhores alunos recebem uma oferta para ficarem na escola como instrutores?
Nao sei se me fiz entender...
Évora.. e não é Ibéria, é TAP
MiguelMorais
06-10-09, 16:06
Quanto às ferramentas acho que já todos chegamos à conclusão que existem e são boas nesta escola agora em relação ao acompanhamento pós curso posso te dizer que é... digamos... nulo!
Se na sessão de esclarecimento te prometeram isso tudo é porque foi meramente uma estratégia de Marketing de forma a recrutar novos alunos. Não nos esqueçamos que a escola não deixa de ser uma empresa com fins lucrativos.
Confia nela enquanto tua formadora mas esquece-a quando acabares o teu curso.
Em relação a Évora ter vantagem na candidatura à TAP penso que também é algo quase insignificante, 1 ponto penso eu, na nota de candidatura.
Perante isto pensa bem, porque empregos nem vê-los...
Eu só aluno da Gestair e já acabei a teórica.
Não me posso queixar nem da qualidade dos instructores teoricos, nem de falta de acompanhamento da escola. A unica coisa que me queixo é de que apanhei com as alterações da escola e para melhor na minha opinião, pois agora penso que há mais controlo e cuidado por parte dos alunos para passarem nos exames.
Só me queixo porque havia algumas indefinições pelo meio, mas hei... nós é que estamos a pagar e se queremos o curso acabado, vamos à luta e tentar saber por a + b como se processam as coisas agora e sempre consegui cumprir com os objectivos.
Em relação à pratica, estou a fazer infelizmente só ao fim de semana, pois o trabalho não permite mais, mas se quizer marcar 4 voos por semana, nunca irei ter nenhum problema e tenho sempre slots.
Os aviões sejam c152, 172 G1000, em boas condições de navegabilidade ( ao contrário do que alguns dizem), e em simulação, sempre que queiramos, podemos utilizar o trainer de G1000 desde que acompanhados pelo instructor.
Se fosse hoje escolheria a mesma escola, pois não tenho nada de mal a apontar, evidente que há coisas negativas, mas todas têm e todas as companhias aereas tambem têm... Nada é perfeito. Não será por isso que não concluimos os curso. Se alguns pilotos que sairem da aerocondor forem "fraquinhos" de teórica??? só tenho uma coisa a dizer... Apliquem-se e tentem perceber as coisas seja com livros, seja com instructores. Tudo depende da vontade do aluno. Não é so com horas de voo que vamos lá
cumps
Gostava de deixar aqui a minha experiência para os que procuram uma escola de aviação.
Fui aluno da Gestair de Outubro de 2007 a Maio de 2009 no curso de CPL, fiz também parte do primeiro grupo de alunos que viveram a mudança de imagem de Aerocondor para Gestair e que marcou o inicio do uso de novas ferramentas como o C172 G1000 entre outras.
Em termos de timings posso dizer que tudo correu conforme planeado, começamos as aulas teóricas em meados de Outubro de 2007 e no primeiro dia de Maio de 2009 tinha completado o voo de exame final.
As aulas teóricas surpreenderam-me, quer pela forma com estão organizadas, quer pela qualidade do corpo docente, instrutores teóricos com uma extensa experiência de aviação e sempre prontos a transmitir o seu conhecimento e a ajudar.
Em termos de parte prática, também só tenho comentários positivos a fazer, o número de voos semanais realizados foram os estabelecidos, os instrutores de voo com quem tive o prazer de apreender a voar também foram de qualidade inquestionável.
É lógico que ao longo de um ano e meio houve momentos em que não concordei com algumas questões de procedimentos ou organizacionais, mas as mesmas foram sendo resolvidas através de reuniões mensais de uniformização.
Para mim, o saldo da passagem por esta instituição foi muito positivo, mas como é lógico outros terão outra opinião com a mesma validade, sendo inevitável que cada escola tenha os seus pontos positivos e negativos.
Espero ter ajudado de alguma forma quem procura escolher uma escola para iniciar o curso.
Gostaria de sugerir, tal como me foi sugerido por um amigo, antigo aluno e actualmente Piloto acerca de 8 anos, que visitem todas as escolas, falem com vários alunos, conheçam as instalações, aviões, simuladores e depois façam a vossa escolha com calma.
Penso que esta viagem, CPL, é baseada numa questão de atitude, sendo nós próprios a criar os nossos objectivos, limites e obstáculos.
As escolas, instrutores e equipamentos não podem substituir o empenho e a vontade de apreender de cada aluno
Saudações aeronáuticas,
José Prata
http://aviacaoportugal.net/showthread.php?p=1669&posted=1#post1669
Sendo um curso que dura 14 a 18 meses assumo que nao haja ferias, estou certo nao estou? Ja tou conformado com a ideia mas gostaria so mesmo de confirmar
MiguelMorais
06-10-09, 18:29
Só vai depender de ti, se quiseres tirar férias podes tirar mas isso vai repercutir-se depois no tempo que demoras a finalizar o curso. A ideia é ser non-stop.
Ta percebido. A minha ideia é tirar o curso nos 14 meses que é suposto... Vamos ver se correspondo ou nao...
14 meses desde o 1º dia de aulas até ao dia de exame final? Nem no melhor dos cenários...
Eu ouvi dizer que menos de 18meses é impossivel ter o certificado de ATPL(frozen como é óbvio). Também gostava de tirar isso a limpo.
Daquilo que ouvi nos últimos tempos a Gestair foi das que menos coisas boas ouvi....
Agora a verdade é que cada um vende o seu peixe. O que é normal...
Alguém me sabe dizer quantas horas de voo PIC ou SPIC ou tudo juntos são necessárias para se poder concorrer a uma companhia?
Saudações aeronáuticas
MiguelMorais
06-10-09, 20:20
No meu tempo 18 meses era o tempo que levava alguém a completar o curso desde que cumprisse tudo e passasse tudo à primeira. Fazer a teoria toda à primeira ( em 3 épocas), não ter o azar de ficar doente e como tal cancelar voos, etc.
Mas já considerando voos cancelados por ATC, meteo, operações ou seja lá o que for 18 meses era o esperado, eu pelo menos demorei esse tempo.
Agora que o novo syllabus é de 150 horas ( ao contrário das 179 no meu ) talvez se consiga atingir os 14 meses.
Alguém me sabe dizer quantas horas de voo PIC ou SPIC ou tudo juntos são necessárias para se poder concorrer a uma companhia?
Isso vai depender da Companhia mas se tiveres 500 horas no tipo já podes começar a vislumbrar uma luz. Até lá ficas no deserto que por acaso até está cheio de gente.
As companhias não requerem horas de PIC ou SPIC, a TAP pede 200 horas de vôo no mínimo e as restantes companhias Portuguesas aceitam as 150 com que acabamos o curso. Agora a verdade é que é preciso muita sorte (ou factores C) para sair da escola seja com que horas fôr e entrar numa companhia xpto quando há pilotos com 2000 horas a concorrer ao mesmo tempo. Mas quem corre por gosto não se cansa não é verdade? Para mim é um sonho e é o que quero fazer o resto da vida, por isso há que não desanimar.
Quanto à história da Iberia também ouvi o boato mas não soube nunca de ninguém que tivesse ido para lá, nem consta do contrato que tenho em casa. Os melhores alunos terem o curso de instrutor acho que sim, se quiserem, mas acho que são os 2 melhores e não 8. De qualquer forma não tenho a certeza, pois do meu curso agora é que começamos a acabar.
Com o syllabus actual, estudando bastante para fazer o INAC rapidamente e dando disponibilidade total pra voar é possível fazer o curso em 14 meses e até menos como já aconteceu. É é muito duro e podem acabar por preferir tirar uma semaninha de férias em Agosto e um ou outro fds prolongado para descansar, mas cada um sabe de si e decide por si.
Também sou da opinião que devem explorar as alternativas, aliás não ganho nada em fazer publicidade ou em entrar mais gente para a Gestair. Apenas partilhei a minha experiência como sei que dá jeito, pois também andei a perguntar pormenores ao pessoal que conhecia.
Boa sorte a todos e vemo-nos para a semana para os que vão entrar neste curso! :)
alguém me pode dizer onde e como é que se arranja o material sff, é preciso pagar na hora? Aconselham que se compre tudo, ou há coisas que não são necessárias e/ou que se arranjam mais baratas?
e já agora como é que é segunda, em termos de horarios etc?
Obrigado desde já
Em relação ao tempo que se demora a tirar o curso na GFA, depende realmente de cada um. Eu fui da turma 09 de 2007, curso diurno e demorei 1 ano, 6 meses e 15 dias!
Repeti uma cadeira no INAC, o que não me atrasou, uma vez que a levei na época seguinte, acrescentando-a as cadeiras propostas para essa mesma época.
Das turmas que começaram em Outubro de 2007, como a minha, houve quem demorasse menos e outros mais.
Boa sorte e muito sucesso para os novos alunos!
José Prata
Toda a gente que aqui postou e que ja completou o curso, se nao se importarem gostaria de saber o que fazem agora e se tiveram apoio da escola uma vez apos terem completado o curso... Desculpem tar a ser muito abelhudo mas gostava mesmo de ter uma perspectiva...
MiguelMorais
06-10-09, 22:47
Basicamente queres saber o que vai acontecer depois de acabares o curso.
Bom, eu sou muito directo e isso por vezes choca as pessoas mas enfim a realidade é mesmo esta: empregos não há!
Em relação aos alunos que acabam, juntam-se aos outros que já acabaram. Sem emprego.
Depois no meio do desespero alguns compram Type Ratings mas na maior parte das vezes continuam sem emprego.
Com o desespero ainda maior compram horas no tipo.
Resumindo, os alunos que acabam o curso, acabam no desemprego.
Mas é a velha história, a "perseguição de um sonho"! Sendo assim força nisso!
Apoio da escola depois de acabar o curso pra entrar em companhias? Não. Era bom. Depois do curso estás por tua conta, tu e mais os das outras escolas :) é verdade que está muito complicado.
Mas isto é oscilatório, quando eu entrei para o curso estava bom era para concorrer às companhias, agora está uma desgraça para empregos. Diz-se que com o fim da crise vai haver mais empregos, isso será daqui a 1 ano, 1 ano e meio por isso quem entrar agora talvez tenha sorte com a altura em que sai. Eu acho que tambem depende se estas disposto depois a ir para o estrangeiro ou a fazer um curso de instrutor, etc... depende da vontade e do dinheiro que tens para continuar a investir antes de receberes para abateres essas dividas..
MiguelMorais
07-10-09, 00:07
Quanto a ir para o estrangeiro também vai ser difícil, porque lá, tal como aqui, não há emprego. Bem podem vir com a conversa de sempre do Médio Oriente, da Ásia ou de África. Não há emprego, infelizmente é essa a realidade.
Quanto à parte de tirar o curso de instrutor ainda no último curso dado pela Gestair apareceram bastantes pilotos e a escola aproveitou e fez 2 cursos de seguida. Mais de metade ficou sem 10 mil euros e continuou sem emprego. Acham que eles vão arranjar emprego lá fora como instrutores? Bom talvez mas a probabilidade é muito baixa, o que não faltam por ai são pilotos com o PI averbado à procura de trabalho.
duas..
Não esquecendo o facto de se tratar de uma empresa com fins lucrativos legítimos, sem algum incentivo artificioso não é espectável que um numero elevado de clientes invista esse volume de dinheiro num produto com hipóteses de retorno tão remotas.
MiguelMorais
07-10-09, 02:27
Não esquecendo o facto de se tratar de uma empresa com fins lucrativos legítimos, sem algum incentivo artificioso não é espectável que um numero elevado de clientes invista esse volume de dinheiro num produto com hipóteses de retorno tão remotas.
Mas olha que os há, umas vezes mais e outras vezes menos mas vai havendo sempre clientes porque como dizia o outro "O sonho comanda a vida."
Miguel, acredito que está muito difícil, mas também "não há empregos-nem-sequer-no-estrangeiro-nem-sequer-como-instrutores" parece-me exagero! Por exemplo o Miguel e todos os que sairam do seu curso, há quanto tempo foi? Estão TODOS desempregados? Concorreram todos para TUDO o que há e em todas as partes do mundo e nem UM tem emprego? Se acha mal perseguir o sonho, porque tirou o brevet?
Sempre me têm dito que entre 1 a 2 anos arranja-se qualquer coisa, que é preciso é não deixar caducar as licenças, continuar a mandar currículos, manter-se no meio, e ir fazendo umas horas. O seu discurso desmotiva-me até a mim que estou no fim e já nem tenho a opção de não entrar para o curso, quanto mais aos que estão à procura de opções...
Complicado!
As poucas oportunidades que há mesmo no oriente e companhia, exigem muitos horas de voo e quase todas exigem o type rating...
MiguelMorais
07-10-09, 14:11
Shimmy a ideia que eu quero passar é da realidade, porque este velho discurso de dizer que é uma questão de perseverança e que mais tarde ou mais cedo se consegue, que te apregoaram a ti e a mim também, leva muita gente a investir nisto sem saber bem onde se mete.
Não tens que te desiludir com isso, tens sim é que tomar consciência que provavelmente nos próximos tempos vais poder fazer tudo menos ter o escritório no cockpit e isso, embora mau porque esse escritório é a razão pela qual andas a tirar o brevet, não pode ser visto como uma derrota. Vê antes como uma qualificação que está de molho até a oportunidade aparecer e enquanto não aparece vais ganhando dinheiro de outra forma.
Antes de tirar o curso eu já trabalhava, durante o curso continuei a trabalhar e agora continuo igualmente a trabalhar, não na aviação infelizmente. Podia ter optado por um PPA e fazer disto um passatempo nas horas vagas mas estudei bem as condições e cheguei à conclusão que eu, sozinho, era capaz de pagar o CPL, sem meter ninguém ao barulho (pais, tios, etc ). Sendo assim fui em frente, tendo noção do mercado de trabalho e das suas injustiças mas a responsabilidade era minha e continua a ser porque fui eu que paguei ( e ainda pago ) o CPL e mesmo que não consiga entrar no mercado não vou chorar por isso, fico triste é certo mas já era algo tido em conta quando fiz a minha aposta.
Em relação aos que dizem que isto é cíclico eu dou toda a razão. Agora estamos numa fase má portanto daqui para a frente só pode melhorar ou na pior das hipóteses manter mas mais tarde ou mais cedo tem de levantar. Agora não pensem aqueles que querem tirar o brevet que fazem muito bem só porque acabam o curso numa fase boa de recuperação, isso é uma falácia porque quando começar a mexer sou eu que vou lá estar à espreita, és tu que lá vais estar também Shimmy e todos os outros que nunca arranjaram emprego, mas à frente de todos nós ainda vão estar aqueles que já tiveram emprego e por isso com horas de Linha e mais qualificados, no fim talvez possa sobrar alguma coisa.
Em relação aos empregos propriamente ditos,
Ásia e Médio Oriente só podes começar a ter alguma chance com Type Rating e horas no avião (500 horas de preferência);
América do Norte é FAA, para teres alguma chance precisas de 1000/1500 horas para as regionais e além do mais o mercado está igualmente estagnado;
África só mesmo aparecendo em pessoa e eu por lá já andei, até existe alguma coisa mas estar no local certo à hora certa é tipo Jackpot;
Europa é aquilo que já sabemos...
Como moral da história quero apenas realçar o vazio imenso aos novos pretendentes a um CPL quando terminarem o curso e que, das duas uma: Ou têm muito dinheiro para torrar e vão subindo comprando tudo ou então vão atravessar um longo deserto na expectativa de encontrar algo sem saber se vão mesmo encontrar.
Esta sim é a realidade e depois disto tudo é que devemos dizer:
"Se é isso que queres, então força! Segue o teu sonho!"
tal como eu o fiz e em nada me arrependo!
Miguel, concordo com a maior parte do que dizes. Agora proponho que não façamos mais "off-topic" e deixemos esta secção para falar da Gestair.
PS - coincidência enorme recebi hoje um email com pedido de pilotos e outro staff para Angola ;) podem ver mais em "Emprego".
Seguindo em frente, e agora mais direcionado aos alunos da escola, com 15 livros e nao sei quantas cartas e companhias, o que devo levar no 1º dia de aulas na Gestair? Pareço um puto que acaba de entrar no 1º ano do ensino basico XD
TomasR
Não te preocupes, não precisas levar nada, quanto muito um caderninho e uma caneta pra tirares apontamentos. Lá é que te vão orientar!
Bom início de aulas!
Bem malta,
antes de mais muito boa sorte aos que começam, vão correr atrás de um sonho, tal como eu já fiz...
Tenham noção de que se vão meter em algo difícil e trabalhoso, mas não impossível.
Focalizem-se no caminho que querem seguir e NUNCA, mas NUNCA desistam.
Vão aparecer dificuldades e escolhos pelo caminho, mas o que é que se consegue sem umas dificuldadezitas?!? Nem tinha piada...
Para aqueles que vieram para a aviação, pensando que era um cursinho fácil e jeitosito, esqueçam, tão metidos em sarilhos!!!
Eu fui do curso 10/06, de Outubro, pós-laboral, apanhei a transição de Aerocondor para Gestair, apanhei o G1000, eu sei lá...
Das outras escolas não posso falar, pois não conheço as suas realidades.
Desta, como em todo o lado, há coisas boas e coisas menos boas, há gente boa e outra que nem tanto, mas não é assim em todo o lado?? Basta olharem para uma companhia que tendemos a olhar como exemplo, a TAP...
O que importa é o nosso percurso e a forma como o enfrentamos. Eu enquanto lá estudei, esfolei o coiro, tive situações porreiras e outras mázinhas... Enfim, fiz um caminho em tudo idêntico a tudo na vida, com altos e baixos.
Mas mais importante, mesmo MUITO IMPORTANTE, fiz Amigos (daqueles à séria, para a vida) e concretizei um SONHO!!! E isso não há nada que pague...
Se ainda não tenho emprego e isto tá mau? Sim, é verdade, mas mesmo assim, não me arrependo nem por um minuto, um segundo sequer do que fiz e do que sou actualmente e com muito orgulho... Piloto, no desemprego, mas Piloto!!!
Shimmy, tu estás lá, tudo de bom para ti rapariga, continua com essa força de vontade e vais longe.
A todos os outros os meus cumprimentos,
Fernando Santos
Em jeito de adenda ao post anterior...
Depois de sair deste tópico tive curiosidade em verificar o panorama das outras escolas e encontrei posts que me sugerem problemas também por lá (uma escola tem inclusivé um blog de desagrado para com ela).
Não escrevo isto para dizer que a GFA é melhor ou pior do que as outras, mas para reforçar o que escrevi no meu post anterior... Coisas boas e más há em todo lado, quem faz a diferença somos nós e a forma como encaramos as coisas e como nos empenhamos nelas (ou não)...
Queria ainda deixar uma palavra de apreço ao André Garcez e restante equipa, pela forma como tem conduzido as coisas, em especial neste tópico!!!
FilipeFernandes
08-10-09, 09:54
Acredito que alguns dos problemas que as outras escolas passam neste momento, a GFA já passou mas já está num estado de maturação diferente, o que é sem dúvida uma vantagem.
miguelcruz
08-10-09, 12:41
TomasR, ficas em diurno ou nocturno? Estas a fazer matemática e fisica ou já tinhas feita (só para saber se já te conheço ou não :P)?
tou no diurno, nao fiz matematica e fisica porque ja tinha no 12º ano...
miguelcruz
08-10-09, 16:01
eh eh eh. Então não te encontro por lá tão cedo, vou ficar em pós-laboral.
PO - 46.7%
NavR - 28.6%
NavG - 54.84%
Met - 28%
CSP - 50%
PLAN - 39.3%
Perf - 31.25%
M.C - 58.4
Inst - 39%
CSP - 42.4%
Leg - 62%
Caro G.I.Joe
Estes dados foram tirados de onde? INAC? Gestair?
Tiago Cotrim
14-10-09, 21:30
Boas
Em jeito de dejá vu, deixo aqui a minha experiência:
Entrei na Escola de Aviação Aerocondor para a turma 03/06 em Fevereiro de 2006, turma em pós laboral e com vôos só ao fim de semana por estar a trabalhar.
Curso de 180h, com 164h em monomotor simples/avançado(C-152/C-172N/C-172RG), 10h em monomotor avançado (Mooney M20J) e 14h em multimotor (BE-76).
Acabei o curso em Setembro de 2007 e o MCC no inicio de Outubro do mesmo ano.
Por isso não me venham dizer que não é possível...voçês é que têm de fazer com que seja possível.
Caso optem pela Gestair, terão à vossa disposição um instrutor atribuído a full time e pelo menos 3 vôos por semana, em planeamento semanal disponível na net, para além de voarem no que mais evoluído existe para instrução de vôo direccionada para Linha Aérea.
Isto para citar algumas das vantagens da escola onde sou hoje instrutor de vôo.
Em relação à teoria, infelizmente o curso não entra na cabeça por osmose, logo os alunos têm de se aplicar, sob pena de chumbarem no INAC.
Mais info, não hesitem em contactar-me
Saudações Aeronáuticas
Boa tarde
Não vim aqui nem para atacar nem para defender ninguem.....
Só uma questão...
Sendo os formadores/professores da parte teórica muitas vezes os que dão aulas nas outras escolas, neste caso a Leávia e a Academia de Évora, não entendo quem venha criticar as médias atingidas.
Com os melhores cumprimentos
Daniel Simões
Gonçalo Matias
31-10-09, 09:25
"Quanto às ferramentas acho que já todos chegamos à conclusão que existem e são boas nesta escola agora em relação ao acompanhamento pós curso posso te dizer que é... digamos... nulo!"
MiguelMorais, peço desculpa mas não concordo consigo!
A escola dá o possível acompanhamento aos alunos e cada vez mais!
Dou-lhe o meu caso prático como exemplo, acabei o meu CPL em Junho de 2008 e nesse mesmo mês pagaram-me o curso de instrutor de voo, instrutor de voo por instrumentos (após atingir os mínimos) e as revalidações tanto da licença como do certificado médico. Deram-me em troca um contrato de trabalho de 2 anos, o que hoje em dia é óptimo!
Chama a isto falta de acompanhamento?
Chama a isto falta de preocupação por parte da escola?
A escola está a crescer muito e nesse crescimento está implícito a necessidade de pilotos, principalmente de instrutores de voo. A escola chega inclusivamente a preparar alunos para as entrevistas de emprego, preparação essa que já teve frutos com ex-alunos e instrutores de voo a voar em linha. Mas sem dúvida que dizer logo que a Gestair dá acompanhamento nulo aos alunos é mais fácil.
Bons voos.
Excelentes aterragens.
Abraço.
Bem fico triste com o pessoal.. Estamos todos mesmo lado, não há necessidade de agressões.. Já todos sabemso que é dificil, mas o sonho comanda a vida...........
tudo do best para o pessoal
MiguelMorais
31-10-09, 23:06
Gonçalo, existem alguns ex-alunos na mesma situação que tu (felizmente) mas isso em termos percentuais é pouco.
A minha turma toda nunca teve apoio algum, falámos inclusive com o Tiago que supostamente é o rapaz "responsável" não só pelo Inglês mas também por ajudar os alunos finalistas a encontrar um caminho e até hoje nunca se dignou a responder.
Nas turmas vizinhas passa-se o mesmo.
E tu bem sabes que mesmo ex-alunos que foram colegas teus de turma e fizeram o PI (pago por eles próprios, óbvio) não tiveram lugar, estamos a falar de 2 turmas de PI, no qual a maior parte ficou pendurado. Ninguém lhes prometeu nada é certo mas não é isso que está em questão, o que eu quero frisar é apenas o verdadeiro contexto pós-curso.
E também não está em questão se a escola acompanha ou não os seus alunos finalistas até porque não tem obrigação nenhuma nesse sentido mas dizer que o faz quando não o faz já não acho bem. Tu foste um caso em que isso se sucedeu e ainda bem, existem mais uns quantos na mesma situação mas isso é só para alguns, a maior parte está por si.
Ou será que sou eu que estou completamente deslocado? :cool:
Gonçalo Matias
01-11-09, 20:15
Boa noite Miguel,
O Tiago é o responsável do Inglês e pelas "relações" internacionais com a empresa, no meio disso faz uns contactos com as companhias aéreas e escolas, contactos esses que trata de os difundir pela escola, nomeadamente no site da mesma.
Estava à espera que acabasse o curso e o Tiago o colocasse numa companhia?
A Gestair está a dar o apoio aos seus ex-alunos que pedem, apoio esse que tal como disse não é obrigada a dar. Como referi anteriormente a escola para além dos contactos fornecidos já chegou a preparar os seus pilotos para as entrevistas de emprego e até conseguiram alcança-lo!
Isto não é apoio?
Já tentou a Ryanair ou a Delta? São mais 2 oportunidades de contactos feitos pela Gestair...
Bons voos.
Abraço
MiguelMorais
02-11-09, 00:26
Gonçalo não quero que o Tiago me arranje emprego, antes pelo contrário, o que eu quero é que as pessoas entendam que ninguém lhes vai arranjar emprego quando acabarem o curso e como tal temos que especificar o "acompanhamento" pós-curso de que estamos a falar.
Não me leves a mal mas para mim apoio é arranjar entrevistas aos alunos como algumas escolas fazem (ou faziam antes da crise) por essa Europa fora e é óbvio que tudo o que envolve arranjar emprego como treinar entrevistas ou aperfeiçoar o Inglês é sempre óptimo mas o acompanhamento de que falas é esse, não vá alguém pensar noutra coisa.
Em relação à Ryanair não sei se ainda está em vigor mas basicamente do que me lembro não se tinha vantagem nenhuma o facto de ser aluno da escola, ia-se a uma entrevista que englobava testes (simulador e/ou psicotécnicos) e que qualquer Piloto o poderia fazer, fosse ou não da escola. Basta ir ao site deles que está lá tudo explicado.
Quanto à Delta estamos a falar de uns 30 mil euros ou coisa que o valha (fora alimentação, estadia, etc, etc durante 18 meses) a dar instrução sem receber um tostão.
No meu mundo as pessoas para viverem precisam de trabalhar para terem dinheiro. Mas este mundo eu já não percebo, em que as pessoas pagam caro para trabalhar à borla para os outros.
Enquanto houverem pais que financiem isto aos filhos o mercado andará sempre virado do avesso com os Pilotos a pagarem para trabalhar quando deveria ser o contrário. Bom mas isto já é outra história.
Em jeito de conclusão o que eu quero dizer é que ninguém pense que vá tirar o curso à espera que depois a escola pague o PI e o meta a trabalhar lá porque o mais provável é isso não acontecer, agarrem sim mas é em algumas notas valentes porque o investimento não para só no CPL.
Um abraço Gonçalo :cool:
Gonçalo Matias
02-11-09, 10:59
Miguel, tal como disse anteriormente como algumas escolas faziam pela Europa antes da crise... Não acha que a escola tinha o maior gosto em fazer isso? Se não o está a fazer não é por falta de tentativas e empenho, isso posso-lhe garantir! Talvez esse esforço dê resultados positivos num pós-crise, neste momento não há escolas a fazer isso.
Ryanair? Sem dúvida que é para todas as escolas!
Delta? Penso que está enganado em relação aos moldes, não ouvi falar em pagar para trabalhar, antes pelo contrário o salário deles cobre custos que o instrutor tem por estar deslocado e no final do contrário estará a dar multi-motores e com o investimento pago, foi essa a ideia com que fiquei, mas se quiser posso-me informar melhor.
As entrevistas? Quantas escolas cá em Portugal estão a preparar alunos para as entrevistas? Estão algumas a absorver para dentro das próprias empresas, mas isso a escola também está e em breve com a expansão que está prevista nos orçamentos da empresa penso que obrigatoriamente precisaram de mais pilotos... (é apenas uma suposição minha e uma forma de ver as coisas...)
Quando dei o meu caso foi apenas para mostrar que isso é possível, numa época de crise a empresa não precisa de tanta gente, tem os quadros preenchidos, mas é a época de crise... Há uns anos atrás também acabava o curso e quase ia directo para uma companhia, hoje não é bem assim... Mas isto vai dar a volta!
Aconselho-lhe a ler o suplemento da revista PILOT deste mês, fala sobre formação e eles próprios têm uma opinião em relação ao investimento numa época de crise como esta.
Bons voos.
Abraço Miguel.
Boa tarde, estou pensando ingressar na gestair no próximo ano, o meu único problema é ter de usar óculos quando estou a frente do pc, ou a estudar.
Gostaria de saber se para ingressar na gestair e necessária 100% da visão.
Fico á espera de alguma resposta, abraço
Sousa.
Boa tarde, estou pensando ingressar na gestair no próximo ano, o meu único problema é ter de usar óculos quando estou a frente do pc, ou a estudar.
Gostaria de saber se para ingressar na gestair e necessária 100% da visão.
Fico á espera de alguma resposta, abraço
Sousa.
Penso que em qualquer escola de aviação, precisas da visão perto dos 100%, mesmo que uses óculos (ou seja, desde que não seja exagerado, não há crise)... Vejo alguns pilotos de linha aérea a usarem, e não é por ai pcorn
Corrijam-me se estiver errado notwor
Boa tarde Shark,
A minha dúvida e essa, nos testes medicos tipo 1 do INAC, diz la umas coisa sobre a visão só que nao percebo muito bem.
Alguém me poderia ajudar?
Cumprimentos,
Sousa
Boa tarde Shark,
A minha dúvida e essa, nos testes medicos tipo 1 do INAC, diz la umas coisa sobre a visão só que nao percebo muito bem.
Alguém me poderia ajudar?
Cumprimentos,
Sousa
O que tá no site deles:
Exame extensivo de Oftalmologia(3.215 e 3.335)
No exame inicial e se o erro refractivo exceder +/ – 3 dioptrias
O especialista deve reportar de 5 em 5 anos se o erro refractivo exceder +3 e até + 5 dioptrias (inclusive) ou exceder -3 e até – 6 dioptrias (inclusive)
Fonte - INAC (http://www.inac.pt/vPT/PessoalAeronautico/ExamesMedicos/PilotoComercialAviaoHelicoptero/Paginas/PilotoComercialdeAviaoedeHelicoptero.aspx)
Portanto, pelo que dizem, sim é possível! Ainda por cima, pelo que percebi, os óculos que usa são de descanso...
pcorn
Tenho de me ir informar junto de oftalmologista sobre este assunto.
Obrigado pela ajuda!
Boas ferias
Boa Noite,
O que acham desta escola, seria uma boa escola para o futuro de piloto aeronautico?
Cumprimentos
Boa Noite,
O que acham desta escola, seria uma boa escola para o futuro de piloto aeronautico?
Cumprimentos
Apesar da demora penso que ainda pode querer ver a sua dúvida esclarecida.
Em relação aos exames médicos sugiro que telefone para o INAC. Eles não são o bicho papão. Nem mordem.
É mais fácil telefonar para a fonte do que perder tempo com pessoas que não lhe vão dar respostas concretas.
Nem a Gestair nem nenhuma outra escola impõe requisitos mínimos superiores à autoridade nacional.
Se passar nos exames médicos aprovados nacionalmente, tem acesso directo a qualquer escola.
No que diz respeito a esta escola para o seu futuro, se quer a minha opinião, não é a escola que determina o piloto.
Quer ser um bom profissional? Aplique-se, seja interessado e acima de tudo dê o seu melhor seja em que escola for.
Cumps,
DC
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.