PDA

Vizualizar Versão Completa : LPFR - LPPT (Approach ILS rnw 21)

Lapa Gonçalves
02-10-09, 22:05
Boa noite

Gostaria que me esclarecem uma situação:

Ontem ao voar on-line LPFR - LPPT na frequência UNICOM, tinha no FP do meu FMC a STAR ESP7A para a Pista 03.

Verifiquei, entretanto, num report recebido que um outro avião se encontrava a taxiar em LPPT para se posicionar no line up da Pista 21. Pensei que, devidos a ventos, a Pista tinha sido alterada.

A poucas milhas de ESP peguei na Carta e escolhi a STAR para a 21 - ESP7B. Entretanto o outro movimento não deve ter lido os meus reports e fez T/O e quase deu origem a uma CRASH em pleno voo. Perante os avisos do TCAS peguei na manche virei e desci evitando o assim o choque.

A Star ESP7B para a Pista 21 tem um curso sobre LPPT e que pode dar origem a situações deste tipo.

A minha pergunta é: Se eu vier de ODEMI - TROIA qual a STAR mais correcta para a Pista 21 e que não sobrevoe LPPT ?

Agradeço explicações dos mais experientes.

Obrigado

Fernando Gonçalves

Luis Rodrigues
02-10-09, 22:34
As SID's / STAR's Encontram-se nas Charts de LPPT ai cada um escolhe a Melhor para Aproximação só se o ATC a der como não havia e todo o Mundo Reportava no UNICOM o piloto é que pograma a SID / STAR conforme a sua rota, Isso do UNICOM é sempre para se Reportar as Posicções mas se voçe quando pensa que vai Aterrar na 03 convém 1º ver a METAR do Aeroporto de Chegada (Neste Caso Lisboa) e se o outro Piloto disse que Taxi pa Rwy21, quem tinha a Razão ???.

Lapa Gonçalves
02-10-09, 23:51
Obrigado pelo esclarecimento.

De futuro, sem ATC, e numa situação destas irei construir a rota perante os dados do FSComander para evitar voar sobre LPPT quando a Pista muda. Deste modo utilizarei, por exemplo, a partir de ESP as PT´s 406, 004, 005 seguindo para LAR.

Segundo informou o outro piloto após ter reclamado a manobra, foi os ventos que o obrigaram a utilizar a 21.

Cps

Fernando Gonçalves

BrunoC
13-10-09, 22:23
Se o outro Piloto tinha JGO no callsign,a probabilidade de tar correcto era de 99,5 % :D