PDA

Vizualizar Versão Completa : Ethiopian Airlines B738 near Beirut on Jan 25th 2010, lost height after takeoff and impacted Mediterranean

Teeseven
25-01-10, 11:37
Que tragédia ....

http://avherald.com/

Cumps

jcmpsousa
25-01-10, 11:40
As equipas de busca estão a procurar as 90 pessoas que seguiam a bordo do avião que caiu esta madrugada no Mar Mediterrâneo, minutos depois de ter levantado voo do aeroporto internacional de Beirute.

Até ao momento foram resgatados 23 corpos ao largo da costa libanesa, onde o Boeing 737 se despenhou, adiantou o Governo do Líbano, citado pela CNN.

O avião da Ethiopian Airlines transportava 83 passageiros, a maioria de nacionalidade libanesa (54), e mais 7 membros da tripulação. Nenhum tinha nacionalidade portuguesa.

Entre os passageiros está a esposa do embaixador francês no Líbano, Marla Sanchez Pietton, de acordo com a lista de passageiros.

Segundo o ministro dos Transportes do Líbano, Ghazi Aridi, o acidente poderá ter sido provocado pelo mau tempo que se faz sentir na região.

Fontes do aeroporto adiantam que os radares perderam o contacto com o aparelho cinco minutos depois deste levantar voo, no meio de uma forte tempestade.

Pessoas que testemunharam o acidente explicam que o avião caiu no mar como "uma bola de fogo", próximo da aldeia de Naame, a poucos quilómetros da capital libanesa.

in economico

Teeseven
25-01-10, 11:47
Falaram em sobreviventes, já se sabe alguma coisa ?

pcarvalho
25-01-10, 11:47
Boas

Julgo que o avião em questão, era um ex. Ryanair EI-CSW
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/middle/9/5/5/1017559.jpg

Paulo Carvalho

Pedro Becken
25-01-10, 11:50
Diz-se que foi ET-AMZ, ex G-CEJP da Flyglobespan, um avião com pouco mais de 2 anos, que estava ao serviço da Ethiopian à pouco mais de 1 mês.

Abraço,

Teeseven
25-01-10, 11:57
Diz-se que foi ET-AMZ, ex G-CEJP da Flyglobespan, um avião com pouco mais de 2 anos, que estava ao serviço da Ethiopian à pouco mais de 1 mês.

Abraço,

Um comunicado do CEO da Ethiopian já confirmou que a aeronave em questão é o ET-ANB ex-Flygobespan G-CEJP.

Abraço

Spak
25-01-10, 13:17
Um comunicado do CEO da Ethiopian já confirmou que a aeronave em questão é o ET-ANB ex-Flygobespan G-CEJP.

Abraço

Ele realmente já foi o G-CEJP só que agora é o ET-AMZ...

http://www.airfleets.net/ficheapp/plane-b737ng-29646.htm
Info: 25/01/10 - Crashed into the mediterranean sea shortly after take-off from Beirut on flight ET409 A foto que encontrei:
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/0/7/8/1623870.jpg

Spak
25-01-10, 14:16
Parece que consoante o tempo vai passando, outras informações vão aparecendo... :sarcastic:

Segundo a ASN foi mesmo o ET-ANB, um ex-RYR...

http://aviation-safety.net/database/record.php?id=20100125-0

Pedro Becken
25-01-10, 14:25
Foi o ET-ANB, mas esse não é o Ex-Globespan.
É o que o Paulo indicou, Ex- Ryanair EI-CSW.

Abraço,

Spak
25-01-10, 14:42
Sim Pedro, foi como tentei explicar no meu post anterior.

Jeropiga
25-01-10, 17:41
Sabe-se qual o FL em que o avião ia quando se despenhou?

182899
25-01-10, 17:49
Sabe-se qual o FL em que o avião ia quando se despenhou?

O forista quer dizer "...quando iniciou a queda"?

cool

Ricardo Ferreira
25-01-10, 19:38
Tenho serias duvidas que um raio ou mesmo múltiplos possam fazer de um avião uma bola de fogo. O conceito em que o mesmo é construído (gaiola de faraday) leva-me a ter essas duvidas. Mas lá está, basta acontecer 1 para se colocar toda um teoria em duvida.

Se me disserem que o mesmo entrou dentro de um cumolonimbo...

RIP

Forte Abraço

vhf
25-01-10, 20:05
Se me disserem que o mesmo entrou dentro de um cumolonimbo...

E um cumolonimbo faz explodir um avião?

Ricardo Ferreira
25-01-10, 20:37
Dentro de um CB temos velocidades descendentes e ascendentes superiores a 100Kts. As bolinhas de gelo que por la andam com pesos embora pequenos, a essas velocidades não terão qualquer problema em penetrar a estrutura e nos sítios certos...

Tudo isto são teorias mas que os cbs são uma forte possibilidade, na minha opinião, são.

Forte Abraço

Spak
25-01-10, 21:06
Deu no Telejornal da RTP1 imagens das câmaras do aeroporto em que se vê o avião a subir, sai da imagem e logo a seguir vê-se o clarão da explosão. É certo que atentado já foi excluído, mas...

vhf
25-01-10, 21:32
Boas

Sim, se o avião entra por um CB a dentro é uma caixinha de surpresas o que se poderá lá encontrar. No limite o avião pode ficar danificado e, se os "buracos do queijo" se alinharem, a coisa pode correr mal!

Quanto aos raios... lembro-me de ter lido algures durante a discussão do AFR447 alguém a referir que existe um determinado tipo de raio cujas caracteristicas podem ser realmente perigosas para um avião. Não me lembro exactamente como mas lembro-me de o ter lido!

Outra coisa que eu acho "espantosa" é como é que 4 horas após o acidente já se sabia que não teria sido atentado! Como é que com segurança se pode afirmar tal coisa? Será para não levantar preocupações?

Eu ouvi o Primeiro Ministro do Líbano dizer que "para já" estava excluída a hipótese de atentado. Não excluiu liminarmente! Isto claro se a tradução foi bem feita porque eu de Árabe não percebo nada.

Spak
25-01-10, 22:01
Imagens a partir do minuto 41:08

http://ww1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=1103&idpod=34740&formato=wmv&pag=recentes&escolha=

Pedro_Loureiro
25-01-10, 23:33
Boas

Os clarões que se vêem nas imagens são raios! É impossivel ser a explosão do avião pois entre a altura em que se vem o avião a descolar e o clarão após a descolagem vão cerca de vinte e poucos segundos, nunca o tempo suficiente para o avião percorrer a distancia até ao local e subir ao nível de voo de onde caiu no mar.

Também vi as noticias na RTP e fiquei a pensar o mesmo.

JanetFlight
26-01-10, 00:24
Desde o primeiro minuto que hoje soube deste tão tragico acidente, nada me tira da cabeça as similaridades com o KQ507...RIP

Spak
26-01-10, 08:13
Boas

Os clarões que se vêem nas imagens são raios! É impossivel ser a explosão do avião pois entre a altura em que se vem o avião a descolar e o clarão após a descolagem vão cerca de vinte e poucos segundos, nunca o tempo suficiente para o avião percorrer a distancia até ao local e subir ao nível de voo de onde caiu no mar.

Sim, eu também pensei nisso, mas não me parecem ser seguidas, fiquei com a impressão que há ali um corte nas imagens...

Valkyrie
26-01-10, 08:45
Espero que aqui não nos venham falar em "Águas profundas" erecuperem rápidamente as "Caixas". nunu

Ricardo Ferreira
26-01-10, 18:26
Espero que aqui não nos venham falar em "Águas profundas" erecuperem rápidamente as "Caixas". nunu

Também és mauzinho :biggrin:

Ricardo (Pedro) jfp
27-01-10, 00:23
Li isto na BBC Brasil:

Líbano diz que piloto de Boeing que caiu no mar ignorou alerta sobre tempestade
26/01 - 08:33 - BBC Brasil

ImprimirEnviarCorrigirNotícias SMSFale Conosco
Autoridades do Líbano acusaram o piloto da Ethiopian Airlines de não ter seguido instruções da torre de controle do aeroporto de Beirute, o que, segundo eles, poderia ter evitado o acidente com o Boeing que levava 90 pessoas a bordo na madrugada de segunda-feira.

Ethiopian Airlines é tida como uma das mais confiáveis da África
Avião acidentado de empresa etíope tinha oito anos de uso
Cronologia: Os piores desastres aéreos dos últimos dez anos

Em uma conferência de imprensa na manhã desta terça-feira, o ministro de Defesa, Elias Murr, e o ministro de Transportes, Ghazi Aridi, disseram que o piloto do avião ignorou alertas da torre de controle sobre a tempestade e fortes ventos no momento da decolagem.

"As gravações da torre de controle mostram que os operadores disseram ao piloto do avião para que retornasse e evitasse a tempestade, mas o avião seguiu na direção oposta por razões desconhecidas", disse Murr para a imprensa. De acordo com ele, os motivos do acidente ainda são desconhecidos.

De acordo com a Ethiopian Airlines, o avião, um Boeing 737, levava 82 passageiros e 8 tripulantes. Testemunhas disseram ter visto uma bola de fogo no céu antes de o avião cair.

A aeronave desapareceu das telas dos radares cerca de cinco minutos após a decolagem, ocorrida em meio a uma tempestade por volta das 2h30 no horário local (22h30 de domingo em Brasília).

Já o ministro dos Transportes, Ghazi Aridi, disse que a torre de controle enviou um segundo aviso ao piloto quando os operadores perceberam que o primeiro alerta foi ignorado.

"Mas o piloto continuou voando na mesma rota e, em seguida, fez uma manobra muito estranha", completou Aridi, que fez questão de defender os operadores na torre de controle. "Eles fizeram seus trabalhos de acordo com as normas", enfatizou.

De acordo com autoridades do aeroporto, a torre de controle perdeu contato com a aeronave da Ethiopian Airlines somente quatro minutos após a decolagem.

Eles não quiseram comentar as informações de testemunhas que disseram ter visto o avião explodir em uma imensa bola de fogo no ar ou que estava pegando fogo antes de cair no mar.

O governo libanês já tinha descartado ontem a possibilidade de atentado terrorista.

O ministro da Defesa disse que as peças de fuselagem da aeronave recuperadas até agora não mostravam sinais de explosão.

No entanto, ele acrescentou que a prioridade é encontrar as duas caixas-pretas do avião, que ajudarão os investigadores a esclarecer as causas da queda do Boeing. "Várias perguntas serão respondidas quando recuperarmos as caixas-pretas do avião".

Fundo do mar

Uma grande força-tarefa internacional prosseguiu com as buscas por mais vítimas e destroços do avião na manhã desta terça-feira.

Soldado carrega restos do avião que caiu no Líbano
A Sexta Frota dos Estados Unidos enviou equipamentos mais avançados para ajudar nos trabalhos. O Reino Unido, França, Alemanha e Chipre também enviaram aviões e navios para se juntar às equipes de resgate.

Autoridades disseram que encontraram o corpo principal da aeronave no fundo do mar.

Segundo eles, a maioria dos corpos dos passageiros está presa dentro do avião e as equipes trabalham no momento para trazer o avião de volta à superfície.

Familiares de vítimas acompanham trabalhos de busca
Segundo o Exército libanês, a aeronave caiu a cerca de 3,5 km da costa da cidade libanesa de Naameh, ao sul da capital. Equipes de resgate disseram à mídia local que o avião estava a uma profundidade de 500 metros.

No final da noite de segunda-feira, as equipes médicas começaram a realizar testes de DNA nos 27 corpos resgatados até agora para determinar as identidades das vítimas.

O governo libanês ordenou que equipes de assistência prestassem ajuda aos familiares das vítimas.

A maioria dos passageiros a bordo do voo ET409, que tinha como destino a capital da Etiópia, Adis-Abeba, era de cidadãos libaneses e etíopes.

Mas a empresa aérea disse que também estavam na aeronave cidadãos do Reino Unido, Turquia, França, Rússia, Canadá e Síria.

A Etiópia e o Líbano mantêm fortes laços comerciais, e milhares de etíopes trabalham no país árabe como empregados domésticos. A Ethiopian Airlines opera um voo regular entre Addis Abeba e Beirute.

Valkyrie
02-02-10, 20:57
Estranhos acontecimentos...:sarcastic:

Obrigado pelo artigo Kispo.

JanetFlight
02-02-10, 21:02
Boas Miguel...tanx pla partilha, que agora ainda me baralha mais, verdade seja dita..:unsure:

Ricardo Ferreira
02-02-10, 22:39
Boas

Pois, algo de terrivelmente errado se deve ter passado após terem iniciado a volta pela esquerda no cumprimento das instruções do ATC. Espero que encontrem o CVR e o FDR para ver se desta vez se percebe o que aconteceu!

Uma pergunta aos pilotos de linha:

A que altitude está no vosso SOP ligar o Piloto Automático após descolagem?

Marco Goncalves
03-02-10, 13:12
Loss of Situational Awareness!!!Sera?

Nao me recordo da companhia,mas tambem envolveu um 737 a fazer um voo do Egipto para Franca.Logo apos a descolagem ,de Sharm-El-Sheikh e em condicoes muto semelhantes(voo nocturno/sobre o mediterraneo)em que a tripulacao perdeu a situational awareness,e o voo acabou por se despenhar muito pouco tempo apos a descolagem....

Opiniao de Amador simplesmente.....

elacfault
03-02-10, 16:24
Uma pergunta aos pilotos de linha:

A que altitude está no vosso SOP ligar o Piloto Automático após descolagem?

Assim analizando a legislação, o AP so é obrigatorio para entrar em RVSM ou seja FL290.

Ricardo Ferreira
03-02-10, 17:29
Assim analizando a legislação, o AP so é obrigatorio para entrar em RVSM ou seja FL290.

Não falei em legislação mas sim em SOP da companhia. Ainda estou para ver quem é que liga o AP a F290 como SOP. Normalmente ronda o F100 mas gostava de saber efectivamente o valor constante nas diversas companhias.

FL076
05-02-10, 05:05
Olhando para o gráfico do percurso executado pelo avião antes de se despenhar, na imagem deixada pelo Kispo/Miguel, fica a possibilidade de terem tentado efectuar um 360 para voltar a interceptar o VOR, ou mesmo para tentarem voltar à pista...

Para mim, é possível que após a descolagem e a volta para 270 instruída pelo ATC se tenham metido dentro de Cumulonimbos e que tenham tentado voltar à pista, por exemplo...

Que vos parece??

Obrigado pela partilha do ficheiro e dos vídeos Miguel!

JanetFlight
05-02-10, 05:17
Tudo isto é estranho...do 738 da Kenya népia anivel de blackboxes, do Air France, nepia a nivel de blackboxes, do Yemenia nepia a nivel de blackboxes e agora este que caiu junto á praia e nada tambem...dumbdumbdumb
E pra confundir tudo ainda mais, hoje vieram os Sirios anunciar que estão a recuperar partes da aeronave a cerca de 50 milhas ao largo da sua costa!!!???:confused::confused::confused:
Bolas...mas então o aviao caiu no mar logo apos a descolagem e junto á praia de Beirute, ou desfragmentou-se alto no ar indo parar partes a aguas Sirias bem a norte com as correntes...? Palavra que ja nao percebo nada..:sarcastic:

Ricardo Ferreira
05-02-10, 08:00
Off-topic

Amigo Janet, no caso do A330 da AF, o que achas que iria acontecer se as caixas fossem encontradas (ou entrando pela teoria da conspiração, se divulgassem que as encontraram). :whistlinggd5:

Forte Abraço

Valkyrie
05-02-10, 08:43
Pois cá pra mim não me parece plausivél a justificação do acidente por a aeronave ter efectuado qualquer tipo de volta, seja de 270 ou qualquer outra...
Os aviões voltam pra onde tiverem de voltar sem cair ! Mesmo dentro de temporais.

Parece provado que houve uma explosão no ar. Esse facto só por si, já indica algo. O resto será certamente descoberto com este facto em consideração.

Quanto aos destroços, não me espanta que sejam encontrados nas costas ou em águas territoriais da Siria. O AF (por ex.) caiu a Norte das ilhas de F. Noronha e foram encontrados destroços em África e a Norte, já não me recordo bem se nas Caraibas se na Venezuela ou Suriname. Bem sei que as correntes são mais fortes no Atlântico, mas as distâncias também são bem maiores. Além disto há a explosão, que espalha destroços em várias direcções. De Beirut às costas Sirias a Norte são cerca de 100Kms...

O importante agora parece-me recuperar as tais "caixinhas" que segundo se sabe já foram localizadas mas não recolhidas do fundo dos mares. Aguardemos então...

Cumprimentos

Check Six
05-02-10, 11:17
Off-topic

Amigo Janet, no caso do A330 da AF, o que achas que iria acontecer se as caixas fossem encontradas (ou entrando pela teoria da conspiração, se divulgassem que as encontraram). :whistlinggd5:

Forte Abraço

A ultima série de lost já vai estrear... vamos ver se aparece la algum frances

Pedro_Loureiro
08-02-10, 16:43
O FDR (flight data recorder) já foi encontrado, o CVR (Cockpit voice recorder) não deve andar longe.

Ricardo (Pedro) jfp
16-02-10, 18:19
Recuperada caixa-preta de avião que caiu no Líbano

A última peça das caixas-pretas do avião etíope que caiu no litoral do Líbano no dia 25 de Janeiro foi recuperada hoje pelas equipas de busca.

Comente esta notícia
A última peça das caixas-pretas do avião etíope que caiu no litoral do Líbano no dia 25 de Janeiro foi recuperada hoje pelas equipas de busca. Nesta peça estão registadas as conversas mantidas pelos pilotos do avião, que ajudarão a esclarecer as causas do acidente que matou 90 pessoas.

A peça foi encontrada nas águas da localidade de Naame, onde foram encontradas a maior parte das peças do avião. Segundo a imprensa libanesa, até agora 60 corpos foram recolhidos e identificados. Recorde-se que o avião caiu poucos minutos após levantar voo do Aeroporto Internacional Rafik Hariri, em Beirute.

JanetFlight
23-02-10, 03:12
Parece mesmo que isto anda em maré de azar para a ET...Bolas...:thumbdown:

http://www.apanews.net/public/spip.php?article118619