PDA

Vizualizar Versão Completa : Atlântico Norte - Shannwick

Careca
03-10-09, 10:52
Segundo a SkyNews (há poucos minutos):
O control de Shannwick sofreu uma falha pelo que começam a haver atrasos significativos no Atlântico Norte.
P.S. -talvez o Tomé Saiote nos possa dizer que tipo de falha, etc

SpeedBird
03-10-09, 10:53
E verdade... Mais info:

http://news.bbc.co.uk/1/hi/uk/8288313.stm

Regards,
PR

tomesaiote
03-10-09, 11:10
Aparentemente està a voltar ao normal. Como estou em casa não tenho informação mais detalhada do que o que està no nosso site: https://www.cfmu.eurocontrol.int/PUBPORTAL/gateway/spec/index.html

rgds

Careca
03-10-09, 11:18
Obrigado pelas informações

SpeedBird
03-10-09, 11:31
Ola Careca,
Mais um update no site da BBC:

Engineers working

BBC transport correspondent Richard Scott said the computer had gone "zero rated" which meant it could not process any routings and everything had to be done manually. NATS are now in the process of trying to reboot the system.

The problem concerns Shanwick Oceanic Control, which is the airspace area for the north east Atlantic 250 miles west of Ireland.

BAA, the company which owns seven major UK airports including Heathrow and Gatwick, said: "We understand that NATS engineers are currently working to resolve an issue affecting Oceanic airspace.

"Passengers travelling to westbound destinations in the US and Canada may experience some delays, we recommend that our customers speak to their airline before arriving at Heathrow."

A BAA spokeswoman said two transatlantic flights from Scotland had been affected so far.

There are other transatlantic services scheduled to leave from Glasgow today, heading to Toronto and Orlando, but she said she did not know if these would be affected.

www.bbc.co.uk

tomesaiote
03-10-09, 12:58
O Richard Scott està confuso. ;D
A espressão "zero rate" não tém nada a ver com computadores ATC.
Zero Rate é o termo utilizado no CFMU para uma regulação ATFCM que visa fechar a todo o tràfego, ainda no chão, um espaço aéreo ou um aérodromo.
Foi o que aconteçeu em EGGX das 07:37 até às 10:06 UTC.

rgds

MJDomingos
07-10-09, 23:06
Eu adorava pôr aqui uma imagem ... mas isto está tão, tão ... xpto ... que nunca mais lá chego ... Estudasse !

Careca
08-10-09, 11:20
Eu adorava pôr aqui uma imagem ... mas isto está tão, tão ... xpto ... que nunca mais lá chego ... Estudasse !

Oh Zézinha, pelos vistos estudaste o suficiente, pois que eu consegui ver a imagem...
---------------------------------------------------------------------------------
"Sabe bem" receber mensagens dessas, principalmente, porque vêm de colegas de profissão, donde, sabem do que estão a falar.
Por mim, só posso acrescentar: PARABÉNS ao ATC português!
e agora, náo se esqueçam de usar o "babette"... (dá má imagem, adultos a trabalhar com as camisas babadas LOL)

AndreGarcez
08-10-09, 18:56
Muitos parabéns ao ATC Português! :)