PDA

Vizualizar Versão Completa : Queda de aeronave proxima do aerodromo de Tires

Miki
12-02-10, 16:27
Noticia de ultima hora na Sicnoticias.

Queda de aeronave durante a aproximação à pista.
Protecção civil confirma 1 vitima mortal e 2 feridos graves.

Alguem tem mais informações?

Abraço

FL076
12-02-10, 16:32
Segundo a mesma SIC notícias, os bombeiros de S. Domingos de Rana confirmam 1 morto e 2 desaparecidos...

Um Amigo que está na área disse-me que eventualmente teria sido um Pilatus (MAS ESTA NOTÍCIA NÃO É CONFIRMADA, PARA JÁ É ESPECULAÇÃO)!!!

G.I.joe
12-02-10, 16:39
Uma aeronave caiu esta tarde no aeródromo de Tires, quando realizava uma manobra de aproximação.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/Dois+feridos+graves+na+queda+de+aeronave+no+aeredr omo+de+Tires.htm

Bl@ster
12-02-10, 16:42
Pelo q está a dar na sic noticias, a proteção civil, á 1 morto confirmado e 2 feridos graves!!!
Espero q recuperem bem, os feridos. Condolencia á familia do falecido!

Abraços

fpires
12-02-10, 16:51
Ao que parece o avião saiu de pista e foi embater na maldita vala que nunca a chegaram a tapar mesmo após várias recomendações do GPIAA.

Infelizmente desta vez fez pelo menos uma vitima mortal.

Espero que esta vida humana que se perdeu não tenha sido em vão e que resolvam o problema da vala de vez... Para o bem de outros que não percam a vida

As condolências ao familiares e as melhoras rápidas dos feridos

Mais um dia negro na aviação

claudiopedro
12-02-10, 17:04
Alguém sabe mais pormenores?

Bl@ster
12-02-10, 17:13
Pelo q fgoi falado agora na sic noticias serão 3 feridos e 1 morto confirmado pela proteção civil!!!
Houve tb o testemunho dum aluno no aerodromo q a aeronave teria perdido o motor e embatido com bastante força na pista e tendo, de imediato saido da pista!!!

Abraço
Sérgio Antunes

Jopeg
12-02-10, 17:14
Caros,

A R. Renancença apresentou, agora nas notícias das 18h00, uma versão digna de um filme de Hollywood ... com armas e sequestro à mistura.

Muito estranho !

As condolências à familia

Jopeg

13run0
12-02-10, 17:17
Boas,

Tal como expresso,

http://aeiou.expresso.pt/queda-de-aeronave-em-tires-faz-1-ferido-grave=f565196

Justo
12-02-10, 17:20
Boas,

Tiros... Mortes... Saltos de pára-quedas a baixa altitude... Avião estatelado no solo...

What next?

Anda tudo maluco!

M.J.

aviatorboy
12-02-10, 17:20
De quem era a aeronave? E qual era a aeronave?

Bl@ster
12-02-10, 17:21
Por acaso o aluno q testemunhou o acidente, disse q estaria muita policia no local e q inclusivé a policia de intervenção!!! Estariam a revistar os presentes ( S ñ percebi mal!)!!! Prtanto vamos ver o q isto vai dar!

Abraços, Sérgio Antunes

Carlos Magalhães
12-02-10, 17:26
Acho estranho a presença de muita Policia e da Policia de Intervenção.
Bombeiros e Proteção Civil, tudo bem, agora a Policia, há ai história....

G.I.joe
12-02-10, 17:26
Aeronave caiu no Aeródromo de Tires e piloto suicidou-se

Uma aeronave caiu esta tarde na pista do Aeródromo de Tires, em Cascais, tendo causado uma vítima mortal. Segundo a assessora de imprensa do INEM, Raquel Leal, a aeronave despenhou-se e, em seguida, o piloto "deu um tiro em si próprio". "Os restantes três tripulantes sairam ilesos e fugiram do aerodromo", acrescentou a mesma fonte.

http://www.publico.pt/Sociedade/aeronave-caiu-no-aerodromo-de-tires-e-piloto-suicidouse_1422550

TomasR
12-02-10, 17:28
acabo de vir de la e realmente aquilo ta com pj e policia de intervençao a mistura. Os dois desaparecidos ja foram encontrados e acho que realmente houve armas a mistura. Nao sei muito mais pois nao tava no local no momento em que isto se desenrolou. Mas certamente é muito estranho pois acho que o lançamento de paraquedistas nao é autorizado naquela area...

Bl@ster
12-02-10, 17:28
Pois foi o tb achei! É normal alguma polícia,mas a de intervenção ñ!!!
Em relação aos paraquedistas o minbimo de largada em segurança serão os 3000 ft o q acho um pouco impossivel dada a história q é contada!!!

Rui Alves
12-02-10, 17:30
Surreal...

TomasR
12-02-10, 17:30
acho que ate apontaram a arma a um aluno coitado que ia entregar um plano de voo a torre :S

G.I.joe
12-02-10, 17:32
..um dos tripulantes, que assumiu os comandos após o piloto e dois outros passageiros terem saltado da pára-quedas..

http://aeiou.expresso.pt/tires-piloto-suicida-se-apos-queda-de-aeronave=f565196

Bl@ster
12-02-10, 17:34
Muito estranho!!! Não me digam q os etarras estão metidos ao barulho ( estou apenas a especular)!!!

SkyRider
12-02-10, 17:34
Realmente é inacreditavél.... acontecimento demasiado bizarro, e sem ponta de senso comum no que toca a acidentes de avião.

Não há palavras. Fazendo minhas as palavras do forista Rui Alves, SURREAL.

Jorge Antunes
12-02-10, 17:42
Que acidente muito bizarro...
Algo me diz que ainda vai dar muito que falar

Valkyrie
12-02-10, 17:42
Tipo de avião ? Alguém já sabe ?

Carlos Magalhães
12-02-10, 17:47
Tenho estado a acompanhar o desenrolar dos acontecimentos e realmente tudo isto é muito estranho.

Cumprimentos
C.M

aviatorboy
12-02-10, 17:49
Que coisa mais estranha... isto vai mesmo dar muitas paginas

rbsmr
12-02-10, 17:51
Uma aeronave caiu esta tarde na pista do Aeródromo de Tires, em Cascais, tendo causado uma vítima mortal. Segundo a assessora de imprensa do INEM, Raquel Leal, a aeronave despenhou-se e, em seguida, o piloto "deu um tiro em si próprio". "Os restantes três tripulantes sairam ilesos e fugiram do aerodromo", acrescentou a mesma fonte.

O INEM refere ainda que, neste momento, nenhum ferido está a ser assistido no local. Porém, fonte oficial da Autoridade Nacional de Protecção Civil indicou antes que o acidente provocou dois feridos graves que estavam a ser assistidos.

O alarme para o acidente foi dado às 17h01. No local, segundo a página da internet da autoridade, estão quatro veículos operacionais e seis socorristas. O INEM adianta que enviou para o local a viatura médica de Cascais, uma vez que já se encontrava no aérodromo a equipa de socorro que opera ali, composta por um médico, um enfermeiro e um helicóptero.

No local, encontra-se já uma equipa de investigadores do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves, tendo um membro desta unidade adiantado ao PÚBLICO que a aeronave que se despenhou era um piper 750, de matrícula civil alemã.

Desconhecem-se, para já, as causas do acidente.

in PUBLICO

http://c3.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/n77011d93/5785580_f00Yh.jpeg

Bl@ster
12-02-10, 17:58
Já existem fotos do avião! Podem ser vistas aqui: http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1046331.html
Também se fala q uma viatura terá ardido após o avião sair de Évora!!! Isto está mesmo lindo, parece cena de filme!

Pedro Almeida
12-02-10, 18:11
Boas,

ainda é cedo para se saber o que realmente terá acontecido, mas, pelos elementos (paraquedistas, armas, fugitivos, etc... ) deve dár para tirar algumas idéas....

Paraquedistas = Evora logo, deixa vêr o filme... terá o Avião sido desviado, e havido luta entre os ocupantes ??? o piloto suicida-se !!!!! porque se terá ele suicidado????
realmente teria-mos aqui matéria para um filme.

Aguardemos :-(

Abraço: Pedro Almeida

SkyRider
12-02-10, 18:11
Aparentemente pela fotografia do avião, parece-me ser um avião com motor turboprop.

Alguém com mais conhecimento da matéria poderia esclarecer, igualmente a matricula do mesmo.

Caso muito estranho este.

Shark_tt
12-02-10, 18:12
O que me chegou aos ouvidos é que foi o D-FGOJ (ou seja, um Pacific Aerospace 750XL, que por sua vez era bem bonito blink!!)... Que cena marada blink

canunes
12-02-10, 18:17
Já não era a primeira vez que um piloto se suicidava com o avião, recordo-me duma história acerca de um ATR da Royal Air Maroc, e mais umas teorias acerca dum Boeing 737 da Silkair e do Boeing 767 da Egyptair, arrastando consigo vitimas inocentes, mas isto é completamente irreal, parece um filme hollywoodesco...

Cumps.

Carlos Nunes

aviatorboy
12-02-10, 18:24
Já não era a primeira vez que um piloto se suicidava com o avião, recordo-me duma história acerca de um ATR da Royal Air Maroc, e mais umas teorias acerca dum Boeing 737 da Silkair e do Boeing 767 da Egyptair, arrastando consigo vitimas inocentes, mas isto é completamente irreal, parece um filme hollywoodesco...

Cumps.

Carlos Nunes

Então mas o homem aterra o avião (ou tenta aterrar) e depois de sobreviver à queda dá um tiro na cabeça... muito estranho.
E porque é que os outros saltaram do avião? Ainda mais estranho...

aviatorboy
12-02-10, 18:24
Já agora, houve também um avião cargueiro em que um dos tripulantes atacou os outros à martelada e tentou suicidar-se atirando o avião contra o chão... mas falhou felizmente

OLIVEIRA
12-02-10, 18:26
Alguém viu ele dar o tiro?

jmcampos
12-02-10, 18:29
In DN

http://dn.sapo.pt/Inicio/interior.aspx?content_id=1493596

Comentário:

"O piloto foi abatido a tiro, enquanto dois pára-quedistas saltaram do avião e fugiram em terra firme. Na tentativa de aterrar o avião, os outros passageiros tomaram o controlo da aeronave e tiveram uma má aterragem.A quem viu ou sabe do paradeiro dos dois paraquedistas que aterraram fora do aeródromo pede-se o favor de chegar as informações, que obviamente serão remuneradas"

A ser verdade, parece que se começa a perceber a história.

canunes
12-02-10, 18:35
In DN

http://dn.sapo.pt/Inicio/interior.aspx?content_id=1493596

Comentário:

"O piloto foi abatido a tiro, enquanto dois pára-quedistas saltaram do avião e fugiram em terra firme. Na tentativa de aterrar o avião, os outros passageiros tomaram o controlo da aeronave e tiveram uma má aterragem.A quem viu ou sabe do paradeiro dos dois paraquedistas que aterraram fora do aeródromo pede-se o favor de chegar as informações, que obviamente serão remuneradas"

A ser verdade, parece que se começa a perceber a história.

Boas

Afinal terá sido um sequestro? Que maluqueira...

Um pequeno aparte, o mesmo assunto aparece em dois tópicos (notícias e acidentes), eu que sou um leigo na matéria, não seria possível juntar tudo num só tópico?

Cumps.

Carlos Nunes

jmcampos
12-02-10, 18:40
O INEM está a confirmar que foi suicidio...

Vamos aguardar.

Boas

Afinal terá sido um sequestro? Que maluqueira...

Cumps.

Carlos Nunes

springbok
12-02-10, 18:44
Já existem fotos do avião! Podem ser vistas aqui: http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1046331.html
Também se fala q uma viatura terá ardido após o avião sair de Évora!!! Isto está mesmo lindo, parece cena de filme!

Verdade.
Uma viatura ardeu no parque de estacionamento do aeródromo de Évora durante a tarde.
Especula-se que pertence a um dos ocupantes do avião.

Isto anda bonito.... e andamos nós a voar e a ganhar a vida no meio desta gente...

JanetFlight
12-02-10, 18:51
http://jetphotos.net/img/1/5/7/1/70174_1264263175.jpg

Valkyrie
12-02-10, 18:51
Pronto !
Mas isto não é PIPER como se havia relatado.

http://jetphotos.net/showphotos.php?aircraft=Pacific Aerospace 750XL

JanetFlight
12-02-10, 18:53
http://www.skybird-ev.de/central/kamenz/dfgoj.jpg

AndreGarcez
12-02-10, 18:57
Um post que coloquei no meu facebook:

André Garcez regressou agora de uma reportagem de emergência. Versão que corre pelo aeródromo: Fotógrafo estrangeiro desvia avião de Évora e os paraquedistas saltam já perto da pista de Tires. O avião aterrou de motor desligado em Tires (confirmado) e saiu de pista, destruíndo as asas e trem de aterragem. Fuselagem intacta. O hijacker suicidou-se com um tiro. Nem sei o que dizer, ainda por cima ia saltar de paraquedas neste avião na próxima segunda...

jmcampos
12-02-10, 19:04
Tirei esta foto em 01.11.2009, em Évora

http://i947.photobucket.com/albums/ad311/zemigl/Fly%20to%20LPEV%2001-11-2009/HPIM2380.jpg

Spak
12-02-10, 19:15
Tópicos unidos

José Alberto
12-02-10, 19:29
Não seria a gravação de uma novela da TVI?

aviatorboy
12-02-10, 19:34
Não seria a gravação de uma novela da TVI?

Não, acho que é aquela nova da sic dos vampiros

José Alberto
12-02-10, 19:36
Há pouco na RTP indicaram que o dono do avião era um tal Paulo Andrade, ou pelo menos foi isso que percebi.

Bluesky
12-02-10, 19:38
Há pouco na RTP indicaram que o dono do avião era um tal Paulo Andrade, ou pelo menos foi isso que percebi.

Wrong!!!

Disseram que o Paulo Andrade é o Director do Aerodromo de Tires.

Abraço

BS

JanetFlight
12-02-10, 19:39
Será que isto tem a ver com a Face Oculta...:confused:
Malta...até pró ano...é agora que vou ficar sem internet...dumb:biggrin::rofl2:

cl_audio
12-02-10, 19:41
Viva,
Paulo Andrade é o Director do Aeródromo de Tires.
Segundo sei, posso estar errado, esta foi a aeronave que veio para Évora para substituir o Beechcraft que caiu no bairro de Almeirim, em Évora. Se eu fosse sócio da empresa, desistia do negócio...
Cláudio Silva

José Alberto
12-02-10, 19:42
Wrong!!!

Viva,
Segundo sei, posso estar errado, esta foi a aeronave que veio para Évora para substituir o Beechcraft que caiu no bairro de Almeirim, em Évora. Se eu fosse sócio da empresa, desistia do negócio...

Fica a correcção :upshy:

JanetFlight
12-02-10, 19:43
Viva,
Cláudio Silva

Livra...não vão há Bruxa que não é preciso..:eek:

AndreGarcez
12-02-10, 19:51
Viva,
Cláudio Silva

Penso que está enganado. Escolas diferentes se não me engano.

De notar que o lease deste avião estava a acabar, e iam receber um novo Pac, já pertencente à escola.

VSousa
12-02-10, 19:53
Bom, o aviao foi fretado para fotografia aerea
os 2 paras que vinham á 'pendura' iam só curtir do voo.
'sequestrador' manda paras saltarem apontando uma arma.
Piloto aterra ao mesmo tempo que luta com o 'sequestrador'
Piloto após aterragem foge do avião com medo, indo para ao pe dos rails em direcção a cabeceira da 35 e fica na valeta atras dos rails a espera dos bombeiros.
'sequestrador' dá um tiro nos c****s.
Chegada do SIR PJ INEM etc, etc etc..

cl_audio
12-02-10, 20:00
Viva, quando escrevi que o avião era da empresa de para quedistas que tinha o Beech, disse-lo de uma forma generalista, não faço a mínima ideia sob de que forma a empresa detêm o avião (compra, lease, emprestada ou emprestadada).
Mas ainda bem que há quem saiba, assim fico mais esclarecido.
Desejo a boa sorte aos sobreviventes e presto condolências à familia do falecido, independentemente da classificação que a justiça atribua a cada um dos envolvidos.
Já agora, quem saiu do avião foi em voo dentro ou fora da rede do aeródromo?
Cláudio Silva

Bluesky
12-02-10, 20:01
Após isto tudo será que amanhã já se pode utilizar a pista????

É que tenho um voo ás 8:30!!! E segundo as previsões vai estar muito fresquinho e não deve dar muita vontade de sair da cama só para ir passear ao aeródromo....

canunes
12-02-10, 20:06
Bom, o aviao foi fretado para fotografia aerea
os 2 paras que vinham á 'pendura' iam só curtir do voo.
'sequestrador' manda paras saltarem apontando uma arma.
Piloto aterra ao mesmo tempo que luta com o 'sequestrador'
Piloto após aterragem foge do avião com medo, indo para ao pe dos rails em direcção a cabeceira da 35 e fica na valeta atras dos rails a espera dos bombeiros.
'sequestrador' dá um tiro nos c****s.
Chegada do SIR PJ INEM etc, etc etc..

Boas

Esse argumento vendido à "Casa da Criação" (uma produtora de novelas da TVI) ainda dava uns 500 episódios, e uma pipa de massa. :tease:

Cumps.

Carlos Nunes

JanetFlight
12-02-10, 20:14
Boas...editei os posts dos colegas VSousa e por inerência do canunes, por razões óbvias...pra mais o coitado já cá nem está...Obrigado

canunes
12-02-10, 20:20
Boas...editei os posts dos colegas VSousa e por inerência do canunes, por razões óbvias...pra mais o coitado já cá nem está...Obrigado

Boas

Pela minha parte, o meu muito obrigado, paz à sua alma por mais estranho que fosse o seu comportamento, pois são insondáveis os mistérios de Deus (falando sériamente).

Cumps.

Carlos Nunes

JanetFlight
12-02-10, 20:23
No problem...bem, maltinha, vejam lá se podem dar uma dica ao BlueSky pro rapaz/rapariga (não sei pelo nick???) amanhã não ter de ir enregelar..;)

cl_audio
12-02-10, 20:34
Simples, Antes de sair de casa, ou agora, liga para as operações.
www.aerodromo-cascais.pt tem os contactos.
Em nav.pt também costuma haver informação na lista de notam's.
Cláudio Silva

PagodaTroop
12-02-10, 20:40
Saudações a Todos:

Bom, a julgar pelas fotos do Sapo o que se vê ali de polícia não é lá grande arraial: um carro da Escola Segura e uma Sprinter da SIR local...blink

Dá ideia é que, sendo uma emergência, a PSP atirou para ali com o que tinha à mão no momento...

Mas a história tá curiosa, tá. Se calhar já é mais que tempo de começar a pensar mais a sério em Security nos aeródromos, digo eu...

Saudações a Todos

PS - Por acaso julgava que LPCS ficava na área de jurisdição territorial da GNR...:confused:

Manuel Brito
12-02-10, 20:50
Boas.

NOTAM:

+ ad closed except for sar and medical emergency flights. B0073/10

from: 12 feb 2010 20:36 to: 13 feb 2010 08:00 est

+ aeródromo encerrado excepto para voos de busca e salvamento e voos de emergência medica. D0083/10

Bluesky
12-02-10, 20:58
Boas.

NOTAM:

+ ad closed except for sar and medical emergency flights. B0073/10

+ aeródromo encerrado excepto para voos de busca e salvamento e voos de emergência medica. D0083/10

Obrigado,

Em principio deverá estar aberto amanhã ás 8:30.

Já agora qual o site que usas para consulta dos NOTAM.
Procurei no da NAV e não encontrei nada actualizado.

BS

Manuel Brito
12-02-10, 21:00
Obrigado,

Em principio deverá estar aberto amanhã ás 8:30.

Já agora qual o site que usas para consulta dos NOTAM.
Procurei no da NAV e não encontrei nada actualizado.

BS

Eurocontrol - EAD database em: http://ead-website.ead-it.com/publicuser/public/pu/login.do

É preciso é estar registado.

chipicao
12-02-10, 21:01
Saudações a Todos:

Bom, a julgar pelas fotos do Sapo o que se vê ali de polícia não é lá grande arraial: um carro da Escola Segura e uma Sprinter da SIR local...blink

Dá ideia é que, sendo uma emergência, a PSP atirou para ali com o que tinha à mão no momento...

Mas a história tá curiosa, tá. Se calhar já é mais que tempo de começar a pensar mais a sério em Security nos aeródromos, digo eu...

Saudações a Todos

PS - Por acaso julgava que LPCS ficava na área de jurisdição territorial da GNR...:confused:

Todos os Aeroportos são da competencia da PSP
Um abraço

cl_audio
12-02-10, 21:06
Eu percebo pouco disto mas...
http://www.nav.pt/ais/notam_bulletins.aspx
Parece que é uma compilação, mas se quiserem abrir um novo tópico sobre o assunto seria interessante.
Cláudio Silva

B84
12-02-10, 21:09
É impressionante o quanto se inventa quando não se sabe.
Até doi ver as noticias na tv.
Era tudo tão mais simples (provavelmente menos emocionante) se todos nos cingíssemos aos factos.

Facto:
O piloto da aeronave (PAK750) saiu da mesma, após o acidente, pelo próprio pé. Visivelmente abalado correu (como já aqui foi referido) para junto de um dos railes de um taxiway onde aguardou pelas autoridades.
Por falar em autoridades, da polícia, quer PSP (GOES incluidos), quer PJ quer Polícia Municipal, tiveram lá pelo menos uns 8 carros.

Cumprimentos

Vince
12-02-10, 21:11
Realmente que acontecimento mais estranho.

[Especulação]
Não terá o piloto resistido perante algum plano louco e na sequência da luta o "hijacker" ter levado o tiro na cabeça, e o piloto aterrou o melhor que pode em circunstâncias difíceis ?
[/Especulação]

Aguardemos por mais informações das autoridades.

Bluesky
12-02-10, 21:16
Eu percebo pouco disto mas...
http://www.nav.pt/ais/notam_bulletins.aspx
Parece que é uma compilação, mas se quiserem abrir um novo tópico sobre o assunto seria interessante.
Cláudio Silva

Consultei, mas de facto não devem ser actualizados com a rapidez que deveriam ser.

PagodaTroop
12-02-10, 21:28
Saudações a Todos, em especial ao caro colega chipicao:

Todos os Aeroportos são da competencia da PSP
Um abraço

Sim, policiamento e security nos aeroportos são da responsabilidade da PSP que tem essa competência especial atribuída na sua lei orgânica. Mas, segundo julgava saber, nos aeródromos a coisa não funcionava assim e o policiamento ou até a parte security (caso exista) eram da responsabilidade da Força de Segurança em cuja área de jurisdição territorial estava localizado o aeródromo - estou-me a lembrar de LPBG, por exemplo, em que está lá a GNR...

Como Tires, segundo também julgo saber, fica na área de jurisdição territorial da GNR estranhei ver por lá a PSP, que, até, acho que nem unidade (posto, esquadra, secção, etc...) instalada no aeródromo tem...

Só se a coisa mudou e estes agora ficaram com a responsabilidade sobre o LPCS...

De qualquer modo, obrigado pela resposta.

Um abraço;)

Cumps à Comunidade

Bluesky
12-02-10, 21:34
A PSP de Cascais assumiu aquela zona, já há mais de 2 anos. Anteriormente, de facto era a GNR. E noutro tipo de acidentes que existiram com vitimas mortais, foi a GNR que se deslocou ao Aeródromo.

B84
12-02-10, 21:38
Disse anteriormente que se tratava de um PAK 750 mas queria dizer PAC 750.

Cumprimentos

PagodaTroop
12-02-10, 21:43
Saudações a Todos, em especial ao caro colega Bluesky:

A PSP de Cascais assumiu aquela zona, já há mais de 2 anos. Anteriormente, de facto era a GNR. E noutro tipo de acidentes que existiram com vitimas mortais, foi a GNR que se deslocou ao Aeródromo.

OK, está esclarecido, então!

Obrigado pela info.

Um abraço;)

Cumps à Comunidade

AndreGarcez
12-02-10, 22:12
Não tenho a política de mostrar fotos de acidentes com vítimas mortais. Tendo em conta o que se passou, não tenho problemas em mostrar fotos deste em particular.

À esquerda da imagem, é possível ver a asa esquerda do avião junto à valeta, o que indica que o mesmo ainda percorreu alguma distância fora de pista:

http://img693.imageshack.us/img693/102/mg8131.jpg

Debaixo da matrícula, é possível ver o suícida:

http://img517.imageshack.us/img517/5679/mg8177.jpg

À esquerda da imagem, é possível ver o que aparenta ser uma reunião da PSP:

http://img534.imageshack.us/img534/5018/mg8180.jpg

É possível ver que a fuselagem não sofreu danos significativos (excepto debaixo da mesma, claro!), e que as pás da hélice não estão torcidas, o que indica que a aeronave aterrou com o motor desligado:

http://img341.imageshack.us/img341/5944/mg8216.jpg

Por fim, a visão do outro lado, já com o cadáver tapado:

http://img651.imageshack.us/img651/485/mg8304.jpg

Peço desculpa pela qualidade das imagens, mas estava a chover a potes, e já era quase de noite...

Spak
12-02-10, 22:34
Estive a ler a sequência dos posts... bem... que filme...

ClearedForTakeOff
12-02-10, 22:39
Saudações a Todos, em especial ao caro colega Bluesky:

OK, está esclarecido, então!

Obrigado pela info.

Um abraço;)

Cumps à Comunidade

Muita coisa estranha se começa a passar em Évora com aviões estrangeiros a fazer paraquedismo.:ranting:

Ou estou a ser paranoico?harhar

VSousa
12-02-10, 22:46
Eu peço desculpa pela linguagem e a falta de 'criação'.

Apenas me foquei nos factos.

Ps. Volto a frisar que quem se suicidou foi o hijacker.

cl_audio
12-02-10, 22:52
Já agora, qual era a pista de serviço? 35 ou 17?
Pela posição do avião não consigo perceber, mas deve ter sido a 17, embora, dada a situação Hollywodesca até ponho a hipótese de não ter havido comunicações ou de não se ter respeitado certas normas da aviação.
Cláudio Silva

VSousa
12-02-10, 22:55
Pista em uso 35.

O avião encontra-se naquela posição porque o piloto aterrou enquanto lutava com o sequestrador.. o que provocou o despiste.

Cumprimentos

Aerotower
12-02-10, 23:05
O dito cujo saiu de Évora pelas 16:26 +ou-. Pelo que vi agora no RB.

Amanhã vou ver o que se passou em Évora.

Mas muito estranho isto tudo.

Cumps,

zedoscarro
12-02-10, 23:10
Curiosidade:

As escolas que tinham avioes no ar, tiveram que fazer landing onde? No plano de voo o alternante costuma ser LPPT nao? Mas nao tou a ver as 5 da tarde lisboa a aceitar C152's e afins...

Foram para Sintra? Duvido, com a ameaca de terr0rismo no ar...

Para onde foram??

Check Six
12-02-10, 23:30
para lisboa...

cl_audio
13-02-10, 01:13
Por acaso, agora que escrevem sobre isso...
Saí do trabalho por volta das 17:30 e lá vi uns pequenitos a fazerem-se à pista, mas como costumam lá ir fazer uns ILS não liguei.
Cláudio Silva

CS-TJA
13-02-10, 01:15
No Correio da Manhã diz que um dos pax, ainda em Évora, accionou um engenho explosivo a partir do avião já no ar, que fez com que o carro explodisse

parece uma cena do 007

BOEING 747
13-02-10, 01:25
http://i468.photobucket.com/albums/rr46/carlosgomes/DDDDDDD_filtered.jpg

Toda a gente sabe o que aconteceu ha varios dias em portugal por isso a que aguardar pelo resultado das investigaçoes.

BOEING 747
13-02-10, 01:32
Wrong!!!

Abraço

BS

certo.. foi isso que ouvi tambem

BOEING 747
13-02-10, 01:37
Após isto tudo será que amanhã já se pode utilizar a pista????

É que tenho um voo ás 8:30!!! E segundo as previsões vai estar muito fresquinho e não deve dar muita vontade de sair da cama só para ir passear ao aeródromo....

boas.
nao sei se sera possivel pois o aviao encontra-se sobre alçada da justica

aviatorboy
13-02-10, 03:05
Disseram que o avião tinha ido fazer fotografia aérea, mas o tempo não estava um bocado... fechado?

JanetFlight
13-02-10, 03:11
No Correio da Manhã diz que um dos pax, ainda em Évora, accionou um engenho explosivo a partir do avião já no ar, que fez com que o carro explodisse

parece uma cena do 007

Xiiiii...ganda malha..pcorn

Ricardo Lourenço
13-02-10, 03:12
Boas pessoal,

Bem decidi partilhar algo que me disseram não tenho a certeza da veracidade da mensagem, mas mesmo assim decidi partilha-la.
Um amigo meu que é piloto, disse-me que o avião vinha com um "call-sign", (nao sei se será este o termo, nao sou piloto), algo a ver com "750", que o mesmo me informou, que é o "call-sign" de Hijack, tipo uma forma de informar a torre da situaçao, suponho.
Informou-me tambem, que a aeronave, pertencia a mesma "frota" daquela aeronave que caiu em Évora, com pessoal que ia fazer o salto, no verão passado, ou seja, nesta altura pertencia ha suposta mulher, do piloto que acabou por falecer, nesse acidente em Évora.
Coisa é certa está p'rá aqui uma "salganhada" do caraças.
Uma ultima coisa, talvez um episódio mais cómico no meio disto tudo, pouco depois do acidente ter acontecido, um suposto "piloto em formaçao" vai há torre de controlo entregar um plano de voo, para o dia seguinte, de repente aparece a policia, e mandam deitar o rapaz no chao com uma pistola apontada cabeça, QUE FILME!!! Só porque estava de capacete na mao, pensaram que era um dos paraquedistas. =)
Bem fico-me por aqui.

Cumprimentos

JanetFlight
13-02-10, 03:13
Ja agora..alguem sabe se o piloto era Português?

FL076
13-02-10, 04:19
Estou dividido.

Esta história está algures entre um qualquer filme de acção e os x-files. blink

Penso que nem em Hollywood conseguiam um guião tão rocambolesco... facepalm

Esperemos por evoluções desta história, mas quer-me cá parecer que isto ainda ai dar que falar...

Aerotower
13-02-10, 04:41
Ja agora..alguem sabe se o piloto era Português?

O Piloto é ou era(dependendo das versões) Sueco.

cl_audio
13-02-10, 07:56
Viva, bom dia!
Se calhar nada tem a haver, mas hoje, dia 13, movimentações de 2 Helis da FAP ou Marinha...
http://i1023.photobucket.com/albums/af352/cl_audio/Aviation/Movimentos%20Cascais/LPCS_002.jpghttp://i1023.photobucket.com/albums/af352/cl_audio/Aviation/Movimentos%20Cascais/LPCS_001.jpg
Tiradas da janela da minha casa, que fica na perna base da 35.
Cláudio Silva

Ricardo (Pedro) jfp
13-02-10, 08:25
Isto aparece do JN:

Pirata do ar' provoca queda de aeronave
Coronel obriga ocupantes a saltar e mata-se após avião estar já no solo
00h21m
NUNO MIGUEL ROPIO, COM CARLOS VARELA
Um antigo oficial do Exército provocou a queda de uma aeronave no aeródromo de Tires, após ameaçar o piloto e obrigado dois ocupantes a lançarem-se das alturas. O pirata do ar, um coronel na reforma, matou-se com um tiro depois de o avião se ter despenhado.

Todos a serem interrogados na Polícia Judiciária (PJ), em Lisboa: a responsável pela empresa de pára-quedismo Get High, o piloto da aeronave sequestrada e os dois pára-quedistas que seguiam a bordo. À hora de fecho desta edição, o objectivo dos inspectores passava por perceber o que terá levado, ontem à tarde, o septuagenário Coronel J. Oliveira a fretar a aeronave no aeródromo de Évora, pertencente àquela empresa, para as 15.30 horas, alegadamente com destino a Ponte de Sor e, nem uma hora depois, forçar dois tripulantes a saltarem ainda em pleno voo e obrigar o piloto a projectar o avião PAC 750 XL para a pista de Tires, em Cascais.

Tendo acabado por se matar com um tiro na cabeça, pelas 16.57 horas, após a queda da aeronave, o antigo oficial deixou ainda no estacionamento do aeródromo de Évora um rasto de destruição, logo que levantou voo, pelas 16. 25 horas. Já se encontrava dentro do avião quando terá detonado dois engenhos explosivos, de fabrico artesanal, dentro de um Hyundai Matrix, com o qual se deslocou até ali. O veículo pertencente a uma empresa de leasing em Lisboa ficou em escombros.

Apresentou-se como fotógrafo

Segundo a responsável da empresa Get High, que não quis referir o nome, o septuagenário requisitou uma viagem para fotografar a paisagem alentejana - concretamente, "a zona de Ponte de Sor". [ver infografia], "exigindo passar por Cascais". "O senhor marcou às 15.30 horas. Chegou atrasado e esteve na conversa até ao voo, com o piloto e os pára-quedistas, que acompanham sempre as viagens", disse, ao JN, ao entrar nas instalações da PJ.

Antes do voo, J. Oliveira tirou um saco da viatura, que o piloto sueco Michi Reich e um dos pára-quedistas, Hélder Sousa, julgaram ser material fotográfico. Cinco minutos depois, a viatura do pirata do ar explodiu. "Ouvi três estrondos, pareciam de uma caçadeira. Como estava junto à rede da pista, percebi que era o carro dele que tinha explodido. Chamei logo os funcionários da empresa Agroar", explicou José Batista, instrutor em Évora. Extintas as chamas, estas revelaram duas bombas de fabrico artesanal na bagageira do carro.

Dali a 150 quilómetros, J. Oliveira terá ameaçado com uma arma de fogo os dois ocupantes, que aproveitaram os pára-quedas e lançaram-se quando sobrevoavam Tires. Já Michi, apontou a aeronave para o aeródromo, tendo embatido no solo com a asa esquerda e perdido o trem de aterragem. Em plena relva, junto à pista 3.5 de Cascais, o piloto saltou e fugiu do pirata do ar. Quando os bombeiros da Parede chegaram ao local, o suspeito tinha disparado sobre si e acabado com uma tarde de pesadelo a bordo do PAC 750 XL.

Manuel Brito
13-02-10, 08:59
Boas pessoal,

Bem decidi partilhar algo que me disseram não tenho a certeza da veracidade da mensagem, mas mesmo assim decidi partilha-la.
Um amigo meu que é piloto, disse-me que o avião vinha com um "call-sign", (nao sei se será este o termo, nao sou piloto), algo a ver com "750", que o mesmo me informou, que é o "call-sign" de Hijack, tipo uma forma de informar a torre da situaçao, suponho.
Informou-me tambem, que a aeronave, pertencia a mesma "frota" daquela aeronave que caiu em Évora, com pessoal que ia fazer o salto, no verão passado, ou seja, nesta altura pertencia ha suposta mulher, do piloto que acabou por falecer, nesse acidente em Évora.
Uma ultima coisa, talvez um episódio mais cómico no meio disto tudo, pouco depois do acidente ter acontecido, um suposto "piloto em formaçao" vai há torre de controlo entregar um plano de voo, para o dia seguinte, de repente aparece a policia, e mandam deitar o rapaz no chao com uma pistola apontada cabeça, QUE FILME!!! Só porque estava de capacete na mao, pensaram que era um dos paraquedistas. =)
Bem fico-me por aqui.

Cumprimentos

Boas. Deve ter algo a ver com o que se chama transponder a bordo da aeronave e sim se o avião foi hijacked introduziram o código 7500 para informar os serviços ATC do que se passava.

Rui Alves
13-02-10, 10:19
No airliners está uma foto do André Garcez:
http://www.airliners.net/photo/Untitled/Pacific-Aerospace-750XL/1651665/L/

comentário
A visitor from Portugal posted Fri February 12, 2010:
More information about this accident:

Few moments away from landing at Tires, the pilot managed to take the weapon away from the hijacker, but he went for the controls and tried to crash the aircraft. That's when the parachuters jumped. The aircraft landed with a struggle between the pilot and the terrorist underway, that's why it crash landed.

brunodias
13-02-10, 10:50
Curiosidade:

As escolas que tinham avioes no ar, tiveram que fazer landing onde? No plano de voo o alternante costuma ser LPPT nao? Mas nao tou a ver as 5 da tarde lisboa a aceitar C152's e afins...

Foram para Sintra? Duvido, com a ameaca de terr0rismo no ar...

Para onde foram??

o alternante tambem estava a ser santa cruz, secalhar hoje quando la chegar ainda esta la aviões

Check Six
13-02-10, 11:54
boas. Deve ter algo a ver com o que se chama transponder a bordo da aeronave e sim se o avião foi hijacked introduziram o código 7500 para informar os serviços atc do que se passava.

isso! Para minha segurança continuem a partilhar esses códigos aqui...a serio! Muito bom!

brunodias
13-02-10, 11:56
isso! Para minha segurança continuem a partilhar esses códigos aqui...a serio! Muito bom!

claro ate porque essa informação não existe na internet
alias se alguem que faz isto pesquisar um bocado, basta desligar o transponder

Ricardo Lourenço
13-02-10, 12:04
claro ate porque essa informação não existe na internet
alias se alguem que faz isto pesquisar um bocado, basta desligar o transponder

Sim realmente...Até no Wikipédia vem!! =)

Aerotower
13-02-10, 13:01

E qual é o problema?! Qualquer pessoa pode ver esses códigos com uma pesquisa na net, por isso não vejo nenhum problema nisso. Tanto medinho.....

Manuel Brito
13-02-10, 16:47
E nem todas as pessoas sabem estes códigos. E como já foi dito existem na net informações e eu acrescento mais, tabelas com códigos transponder para situações especificas como o hijack ou medical emergency.
Não vejo o porquê de tanto medo, por uma simples informação ser divulgada mas adiante.

Lapa Gonçalves
13-02-10, 16:48
E qual é o problema?! Qualquer pessoa pode ver esses códigos com uma pesquisa na net, por isso não vejo nenhum problema nisso. Tanto medinho.....

De facto, não entendo esta complicação de se saber o código do transponder, pois quem o souber o que vai fazer com ele ? Haverá algum aparelho doméstico ou de lazer onde este código possa ser introduzido e afectar a navegação aérea ?

SwornToTheDark
13-02-10, 17:04
Se tiverem oportunidade leiam o artigo do correio da manhã, versão um tanto ou quanto diferente, nomes diferentes etc...

Bert
13-02-10, 17:20
Boas pessoal,

Bem fico-me por aqui.

Cumprimentos

blink Tive que me registar...

O callsign usado tem a ver com o nome do avião, mais conhecido por PAC 750, e no caso de se usar o código de hijack, faz-se no transponder, não se usa este código como callsign...
Código este que todos os pilotos do mundo conhecem, mesmo os senhores das torres gémeas... Portanto Check Six, a sua "segurança" já à muito que está comprometida, apesar de só hoje o saber...

A aeronave NÃO pertence à frota da outra aeronave que caiu em Évora, uma empresa é a Skydive Portugal, outra é a GET HIGH, a Skydive Portugal era do Eddy Resende que infelizmente nos abandonou, e a GET HIGH é do Mário Pardo.
A Skydive Portugal neste momento opera com um Pilatus Porter!

Estas informações que aqui disponho não me foram contadas, são factos verdadeiros, por isso tome-nos por garantidos! Quem lê este fórum toma qualquer opinião ou texto como dado adquirido, e daí ser preciso ter cuidado com o que se escreve... Daqui nascem os boatos!
Daqui, e de alguns jornais que... clap:rofl2::rofl:lol

Sei que há excepções, e muito boas, mas...

edit: http://www.youtube.com/watch?v=ogRd9zy8xMI

AndreGarcez
13-02-10, 17:38
Ao que parece o piloto colocou mesmo o transponder em 7500, visto que num espaço de 2m após o acidente, já os GOE estavam a assaltar a aeronave de armas em punho.

AndreGarcez
13-02-10, 17:55
Mas os Goe só saem de Belas quando são notificados de alguma irregulariadade. Eles não estão baseados em Tires.

BOEING 747
13-02-10, 18:16
Boas

Se o acidente se deu às 17:01... bem, às 16:56:40 o código era 2045! Mesmo que ás 16:56:41 tivessem metido o código de "hijack" (preservemos a segurança do CheckSix) duvido que em 4 minutos desse para organizar o que fosse!

Pois alguma coisa aconteceu para os goe aparecerem assim do nada.
Os goe sao uma força policial que esta sempre alerta,e de belas a tires nao e assim tantos kms.

LST235
13-02-10, 18:20
Boas.
Desculpem a minha inucencias, mas, o que é os GOE?

brunodias
13-02-10, 18:21
Boas.
Desculpem a minha inucencias, mas, o que é os GOE?

Grupo Operações Especiais

ClearedForTakeOff
13-02-10, 18:24

Os códigos existem a nível ICAO e são para usar quando é preciso. Se há algum perigo, é porque o terrorista está a bordo, e não cá em baixo.

Os codigos (não entender como dódigo secreto) das desgraças são o Partido Comunista Espanhol.
Piracy - 7500
(loss of) Communications - 7600
Emergency - 7700.

Flockzap
13-02-10, 18:27
Os códigos existem a nível ICAO e são para usar quando é preciso. Se há algum perigo, é porque o terrorista está a bordo, e não cá em baixo.

Os codigos (não entender como dódigo secreto) das desgraças são o Partido Comunista Espanhol.
Piracy - 7500
(loss of) Communications - 7600
Emergency - 7700.

Ou ICE
I- Illegal interference 7500
C- Comunications (loss) 7600
E- Emergency- 7700

Flockzap
13-02-10, 18:30
Mas os Goe só saem de Belas quando são notificados de alguma irregulariadade. Eles não estão baseados em Tires.

Podiam estar lá por perto a comer uma bifana :teeth:

AndreGarcez
13-02-10, 18:33
Podiam estar lá por perto a comer uma bifana :teeth:

... de shotgun em punho para não pagarem gorjeta! :D

Guga
13-02-10, 18:35
Já agora, houve também um avião cargueiro em que um dos tripulantes atacou os outros à martelada e tentou suicidar-se atirando o avião contra o chão... mas falhou felizmente

Foi um DC-10 ou um MD-11 da FedEx. Ele fez isso porque com o dinheiro do seguro de vida, daria uma vida boa aos filhos e à ex-mulher, coisa que não conseguia fazer com o ordenado da FedEx.

Abc

ClearedForTakeOff
13-02-10, 18:36
Foi um DC-10 ou um MD-11 da FedEx. ....

Abc

MD-10, sim foi esse.

Guga
13-02-10, 18:48
MD-10 não, DC-10 queres tu dizer.
A national geographic fez um "Mayday Mayday" sobre isso, FDX705.

Não estranho que os GOE já andassem a cheirar por ali, uma vez que o carro de alguém a bordo já tinha explodido nessa altura em Évora e sabia-se pelo plano de voo que o avião ia passar em Cascais.

Abc

aviatorboy
13-02-10, 18:54
MD-10 não, DC-10 queres tu dizer.
A national geographic fez um "Mayday Mayday" sobre isso, FDX705.

Não estranho que os GOE já andassem a cheirar por ali, uma vez que o carro de alguém a bordo já tinha explodido nessa altura em Évora e sabia-se pelo plano de voo que o avião ia passar em Cascais.

Abc

Afirm! foi mesmo um DC-10.
Já agora, desculpem lá o offtopic, mas qual é o callsign da FedEx?

Guga
13-02-10, 18:59
FedEX - FDX

Abc

Aerotower
13-02-10, 19:13
No correio da manhã aparece as três etapas daquele fatídico dia, ou seja primeiro matou um vizinho a seguir foi a Évora alugar um avião, explodiu o carro e depois aconteceu aquilo em Tires.

P.S.- Ainda à 1hora atrás estive a ouvir a história de um dos para-quedistas(contada pelo próprio) que teve que saltar do avião.

Bert
13-02-10, 20:18
Alguém me pode confirmar que os agentes da PSP presentes no aeródromo eram mesmo do GOE? É que já vi várias fotos, mas nenhum elemento do GOE...

Luis Rosa
13-02-10, 20:39
Cá para mim, e isto é pura suposição, era uma brigada de intervenção rápida da PSP, para fazer o perimetro de segurança como é normal nestas situações. Certamente existem pessoas com mais qualificações que eu para esclarecer este assunto mas pelo que tenho visto das actuações do GOE, estas não são de emergência e tão "em cima do joelho", o GOE intervem após um cuidadoso e detalhado planeamento, pelo menos é a ideia que tenho dele.

Luis

Guga
13-02-10, 20:49
Luis, os GOE demoram horas a planear se isso acontecer num edificio onde os sequestradores estejam barricados ou se houver reféns, mas esta situação não tem nada disso.

Imagina que mataste alguém e fugiste 5km de carro, assim que os GOE souberem onde estás e pelas janelas virem que estás sozinho, não vão planear muito...

Abc

Guga
13-02-10, 20:50
No correio da manhã aparece as três etapas daquele fatídico dia, ou seja primeiro matou um vizinho a seguir foi a Évora alugar um avião, explodiu o carro e depois aconteceu aquilo em Tires.

P.S.- Ainda à 1hora atrás estive a ouvir a história de um dos para-quedistas(contada pelo próprio) que teve que saltar do avião.

O que ouvi, foi que em Évora, tinha ameaçado um homem de morte, mas não que o tinha mesmo morto.

Abc

brunodias
13-02-10, 21:07
O que ouvi, foi que em Évora, tinha ameaçado um homem de morte, mas não que o tinha mesmo morto.

Abc

no jornal diz que lhe mandou 2 tiros, mas o homem não morreu

JoaoMarques
13-02-10, 21:21

Off-topic: Não são segredo para niguém, os documentos onde eles estão publicados são públicos.

Kiko
13-02-10, 21:41
7500- "Seven Five - You're taken alive
7600 - "Seven Six - You need a fix
7700- "Seven Seven- You're going to heaven"

PedroGustavo
13-02-10, 22:38
A notícia do CM: http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=33035CFA-25C0-403B-A5B1-C80EF4FC8C43&channelid=00000181-0000-0000-0000-000000000181&h=11

Dá tiros a vizinho e sequestra avião

Ex-emigrante em Macau queria fugir para Espanha, mas acabou por se suicidar em Tires.

Deu dois tiros de carabina num antigo vizinho em Portalegre, às 14h00. E às 16h53 suicidava-se com a mesma arma no aeródromo de Tires, Cascais. Isto depois de ter feito explodir o próprio carro em Évora e sequestrado três pessoas numa avioneta com o objectivo de fugir para Espanha.
Segundo o CM apurou, o acto tresloucado foi cometido por Marques Carrilho, ex-emigrante em Macau, de 41 anos, que depois de tentar matar um vizinho (ver peça secundária) se dirigiu ao aeródromo de Évora. Armadilhou o próprio carro, escondeu a carabina e fingiu que era fotógrafo. Quando se aproximou da aeronave da empresa Queda Livre sacou da arma e obrigou o piloto e os dois instrutores de saltos a levantar voo.
O avião descolou pelas 16h03 e um minuto depois explodia o monovolume. De arma em punho, o pirata do ar exigiu ir para Espanha, mas o piloto dirigiu-se para o aeródromo de Tires. Quando a aeronave se fazia à pista, obrigou os dois homens equipados com pára-quedas a saltar. 'A informação que temos é de que foram obrigados a saltar quando o avião estava a 750 pés (320 metros), mas aterraram bem', disse ao CM João Lopes, da Queda Livre.
Permaneceram no avião o pirata do ar e Mikael Anderson, piloto sueco de 30 anos. Com a carabina apontada, o piloto debateu-se para tirar a arma ao agressor, o que veio a conseguir. Já próximo da pista cortou o combustível, parando os motores. Assim que o avião tocou no chão, guinou para fora da pista. Com a aeronave parada, Mikael fugiu. O pirata sacou de outra arma e disparou um tiro na cabeça, suicidando-se. Morreu ainda no interior do avião.
USADO EXPLOSIVO ARTESANAL
O monovolume terá sido armadilhado rapidamente. O homem usou apenas algumas botijas de gás e esferas metálicas, tendo colocado a bomba artesanal na mala do monovolume. A informação da existência de um engenho explosivo fez, no entanto, as autoridades suspeitarem da possibilidade de atentado terrorista. A tese foi afastada.
PORMENORES
AVIÃO AUSTRALIANO
O avião que se despenhou é um PAC 750 XL de origem australiana e matrícula alemã usado na prática do pára-quedismo. Pode transportar dez passageiros ou 16 pára-quedistas.
CORPO SAIU ÀS 22H15
O cadáver de Marques Carrilho,o pirata do ar que sequestrou a avioneta, foi retirado da pista da Base Aérea de Tires pelas 22h15. Os bombeiros transportaram-no para a morgue do Hospital de Cascais, onde será autopsiado.
'A HÉLICE VINHA PARADA'
Gonçalo Sousa, de 19 anos, está a tirar o curso de piloto no aeródromo de Tires e assistiu ao acidente. 'O avião vinha sem motor, com a hélice parada. Estava a cerca de 150 metros do solo quando vimos duas pessoas saltarem de pára-quedas. Tentou depois aterrar mas com os ventos cruzados acabou por se estatelar', disse ao CM. O jovem conta que viu 'um homem a fugir do avião' após a queda e depois 'pessoas a abraçarem-se', provavelmente o piloto e os dois homens que saltaram de pára-quedas. Gonçalo disse ainda que os três homens 'foram revistados pela PSP'.
JUDICIÁRIA EM FORÇA NO TERRENO
A directoria de Lisboa da Polícia Judiciária esteve ontem em força no terreno. Investigadores da Brigada de Homicídios da PJ deslocaram-se a Tires e a Portalegre, onde recolheram diversos elementos. Também elementos da DCCB foram a Elvas, onde recolheram provas relacionadas com os explosivos colocadosno carro. Ao princípio da noite, a PJ já tinha reunido os principais elementos relativos ao incidente.
EX-MILITAR E DE POUCAS FALAS
Homem de poucas falas, o ex-militar do Exército perdeu a cabeça quando avistou um antigo vizinho com quem mantinha desavenças e disparou dois tiros que o atingiram com gravidade na face e num braço. Começava aí, cerca das 14h00, uma rocambolesca história protagonizada por este homem que tentou matar, fugiu, armadilhou o carro e sequestrou um piloto e dois pára--quedistas em Évora. Tudo acabou com a queda da aeronave e suicídio.
Em Fortios, o episódio apanhou a aldeia de surpresa. Os tiros terão acontecido dentro da propriedade da vítima, Joaquim Garcia, de 59 anos. O atirador abriu a porta do carro e desferiu os disparos, que só por milagre não tiveram consequências mais trágicas, colocando-se depois em fuga. Atingido na face e no braço, o homem caminhou em direcção à estrada que atravessa a localidade. 'Foi encontrado ensanguentado na estrada por um camionista e uma ambulância que passou e que prestou auxílio, até chegar o INEM', disse uma testemunha. 'A vítima foi estabilizada, mas em estado considerado grave. Foi, posteriormente, transferido para Lisboa', disse ao CM o Gabinete de Comunicação do Hospital de Portalegre.
O homem, que foi identificado pela vítima, estava em processo de divórcio. Foi emigrante em Macau. 'Pouco falava com as pessoas. Não era uma pessoa que convivesse com os da terra', referiu um popular.
NOTAS
INQUÉRITO: GABINETE RETIRA-SE
Uma equipa do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves do Ministério das Obras Públicas esteve ontem em Tires, mas retirou-se quando soube que se tratava de crime
LUTA: COMBUSTÍVEL CORTADO
Em luta com o pirata do ar, o piloto da aeronave, Mikael Anderson, conseguiu cortar o tubo do combustível, provocando a paragem do motore levando a que o avião aterrasse abruptamente
DISPAROS: SEIS INVÓLUCROS
Uma brigada da Polícia Judiciária recolheuseis invólucros de carabina no interior do avião sinistrado, o que indicia a existência de tiroteio ainda antes de a aeronave aterrar em Tires.

Luis Rodrigues
13-02-10, 22:42
Base Aérea de Tires ??

Jornalistas 4ever.

P.S-Mas que grande erro do Jornalista :(

Aerotower
13-02-10, 23:01
Só uma coisa o PAC 750 não é da Nova Zelândia?

Bluesky
13-02-10, 23:14
"A informação que temos é de que foram obrigados a saltar quando o avião estava a 750 pés (320 metros), mas aterraram bem', disse ao CM João Lopes, da Queda Livre."

Nem se dão ao trabalho de convertes pés para metros!!!!!

750 pés = 350 metros???????

É quase o mesmo que se dizer que o um tipo saltou do 1º andar, ou saltou do 10º andar de um prédio!!! Parecido!!! Mais metro, menos metro, que importa??!!!!

De facto com esta qualidade jornalistica, este Portugal anda sempre bem informado!!!!

FL076
13-02-10, 23:36
... de shotgun em punho para não pagarem gorjeta! :D

Caro André, só de imaginar a cena... :eek: :rofl2::rofl2::rofl2:

7500- "Seven Five - You're taken alive
7600 - "Seven Six - You need a fix
7700- "Seven Seven- You're going to heaven"

Gostei desta mnemónica, se bem que o "going to heaven" não é lá muito simpático... http://netiris.no.sapo.pt/smiles/bash1.gif

A notícia do CM: http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?contentid=33035CFA-25C0-403B-A5B1-C80EF4FC8C43&channelid=00000181-0000-0000-0000-000000000181&h=11

Dá tiros a vizinho e sequestra avião
(...)
Já próximo da pista cortou o combustível, parando os motores.
(...)

Bem, em relação à qualidade jornalística... facepalm
Mais um exemplo: "MOTORES"?!?! Ena, afinal o bicho era multi-motor... blinkhttp://netiris.no.sapo.pt/smiles/bash1.gif

No entanto, este artigo finalmente parece trazer alguma lógica (se é que esta palavra pode ser sequer pensada neste caso) e luz a todo este imbróglio...

Que raio de história. Como já disse atrás, isto nem num guião muito imaginativo de Hollywood...

Obrigado pela partilha Pedro!

Snippercat
13-02-10, 23:49
Não quero ferir susceptibilidades, mas desde quando o Correio da Manhã é sério? lol

Pedro_Loureiro
13-02-10, 23:57
Afirm! foi mesmo um DC-10.
Já agora, desculpem lá o offtopic, mas qual é o callsign da FedEx?

è mesmo esse...
callsign (indicativo radiotelefónico) da FeDex, é FEDEX.

Valkyrie
13-02-10, 23:58
Não quero ferir susceptibilidades, mas desde quando o Correio da Manhã é sério? lol

De facto lêem-se coisas pouco precisas nesse matutino.. :unsure:

Agora a mnemónica do KIKO tá muito boa. :thumbup:

PagodaTroop
14-02-10, 11:15
Saudações a Todos:

Essa história do GOE…não me parece…

Primeiro, porque não ouvi isso ser referido em lado nenhum.

Segundo porque as coisas também não funcionam assim. O GOE é uma unidade de reserva o que quer dizer que não anda na rua, nem patrulha. Fica, antes, aquartelado e em regime de prevenção para resposta a operações específicas ou incidentes de determinado tipo e a sua activação obedece a trâmites e protocolos específicos. E as situações onde o GOE intervém também não se desenrolam assim e são abordadas com recurso a procedimentos e trâmites operativos específicos e definidos. Aliás, para terem uma ideia geral da coisa, basta lembrarem-se, desde o princípio ao fim, do caso do BES.

Terceiro, porque, em termos de emergência, pareceu-me que quem chegou lá primeiro foram bombeiros e INEM. Se esta fosse uma dessas situações, isto também não se passaria assim…

Quarto, porque (para além de não ouvir isso ser referido em mais lado nenhum) nas fotografias que vi nada vi que indicasse, ainda que minimamente a presença do GOE, nem sequer o CI ou outro pessoal de unidades especiais.

Aliás as fotos só reforçam a teoria de que, sendo uma emergência, a PSP atirou para ali com o que tinha à mão, em termos locais. Vê-se uma TP Sprinter (provavelmente da SIR local) carros patrulha (incluindo um do Trânsito) e até um carro da Escola Segura! GOE ou outra unidade especial…não vejo lá nada parecido com isso. Mesmo o pessoal à civil que aparece na foto do André Garcez deve ser PSP (talvez investigação criminal) ou possivelmente até já da PJ ou outras Forças e Serviços de Segurança.

A resposta ao incidente numa primeira e maioritária, fase deve ter passado por pessoal da PSP local. E, para o que sucedeu, deve ter sido suficiente.

Desculpem-me lá estar a promover um certo downgrading do dramatismo inerente à questão:biggrin:…mas é o que me parece, sinceramente.

Cumps à Comunidade

albatrosanish
14-02-10, 13:49
Como diria Spock, é fascinante a especulação em vota de um acidente que tem tudo de singular. Num sítio como este é o esperado: tentamos descobrir o que aconteceu, sem qualquer acesso a provas ou factos. Nos comentários nos media: até podemos disparatar. Mas os jornalistas :deviam limitar-se ao "onde" "quando" e "como" e "saber de fonte segura"!
Aparentemente uma mente perturbada tentou apoderar-se de uma aeronave, podia ser para fugir ou para atingir um alvo premeditado, um "dejá vu" que só as polícias esclarecerão.
O mundo aeronáutico está de parabéns, a determinação do piloto, o sangue frio dos acompanhantes e o apoio de bombeiros, ambulâncias e polícia no aeródromo, permitiram transformar uma situação potencialmente fatal numa boa aterragem.
Sim foi uma boa aterragem! todos saíram pelo seu próprio pé!

tomesaiote
14-02-10, 14:17
<H1 id=NewsTitle>http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1494576 (http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1494576)

"Pirata" suicida alugou avião há quinze dias

00h30m

CARLOS VARELA
Ex-oficial entregou bilhete a pára-quedistas exigindo que saltassem do avião. Levava pistola e espingarda.
O antigo oficial que sequestrou, anteontem, os tripulantes do avião em Tires e acabou por se suicidar pretenderia despenhar-se na zona. O aparente tresloucado plano estaria preparado ao pormenor, tanto assim que tinha alugado a areonave há quinze dias.
A razão de ser do aluguer seria a recolha de imagens aéreas da zona de Ponte de Sor, segundo ontem noticiamos e ontem confirmou, ao JN, Mário Pardo, responsável pela empresa Get Hihg (que alugou o avião no aeródromo de Évora) e da escola de pára-quedismo Queda Livre, a funcionar também na mesma infra-estrutura aeronáutica. "Nunca imaginámos que o aluguer do avião pudesse vir a ter o desfecho que teve", salientou.
O aluguer da aeronave foi concretizado há duas semanas e o voo era para se ter realizado na sexta-feira anterior. Só por causa das más condições atmosféricas o voo foi adiado e foi acertado para anteontem. Mário Pardo não sabia, mas quando quando J. Oliveira, de 69 anos, surgiu anteontem no aeródromo de Évora, já o desfecho estava anunciado.
J. Oliveira estava, afinal, em fuga da localidade de Fortios, em Portalegre. Cerca das 14 horas de anteontem tinha alvejado, com dois tiros, Joaquim Garcia, de 59 anos. Feriu gravemente o homem que há quatro anos lhe vendeu o terreno onde contruiu a casa, onde vivia com a mulher, de quem estaria a divorciar-se.
"Não sabemos porque é que ele disparou, mas ele dava-se mal com os vizinhos", contou um funcionário do restaurante "O Sobreiro", onde o agressor ia com frequência.
J. Oliveira fugiu então na direcção Sul, conduzindo um Hiunday Matrix, que estacionou no parque público do aeródromo de Évora. Ali chegado, tudo correu normalmente. O avião estava estacionado no hangar e além de J. Oliveira e do piloto, o sueco Mikael Anderson, entraram também mais dois páraquedistas da Queda Livre. "Foi uma medida de segurança", justifica Mário Pardo. J. Oliveira levava uma mala com material de fotografia e uma outra mala preparada para conter uma viola. "É uma viola, vamos passar em Tires para a entregar a uma pessoa amiga", terá justificado, num rumo que passaria também por Ponte de Sor.
E sem que o soubessem, minutos antes da descolagem, às 14,25 horas, segundo os dados fornecidos pelo director do aeródromo, Eduardo Lima Basto, o Hyundai começava a arder. O avião já seguia o seu percurso e depois do piloto anunciar à torre de controlo de Tires que pretendia aterrar e ter recebido autorização para o efeito, J. Oliveira puxou de uma pistola e apontou-a aos pára-quedistas a quem entregou um bilhete onde escreveu a frase: "Têm dois minutos para sair do avião".
Mas o avião voava demasiado baixo, com o risco dos pára-quedas não abrirem, gerou-se a luta com o piloto depois do agressor tentar ficar aos comandos da aeronave. Mikael Anderson apesar da luta manteve-se aos comandos da aeronave e fê-la subir para uma altura que permitiu então o salto aos dois pára-quedistas.
O avião entrou em voo picado, ameaçando esmagar-se na zona urbana de Tires, o que parecia ser a intenção suicida de J. Oliveira, que disputava os comandos da aeronave, mas Mikael Andersen conseguiu executar a aterragem em relativa segurança. "O piloto foi um verdadeiro herói", sustenta Mário Pardo. No chão J. Oliveira suicidou-se. Mais tarde, a PJ descobriu que a caixa da guitarra escondia uma carabina.

PedroGustavo
14-02-10, 14:26
Reportagem da RTP com declarações do piloto:

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Homem-que-desviou-a-avioneta-tentou-matar-em-Portalegre.rtp&headline=20&visual=9&article=319013&tm=8

Marco Goncalves
14-02-10, 17:40
Ganda Filme!!!!!!!!!!!

B84
14-02-10, 18:52
Caro PagodaTroop, o que as fotos mostram é irrefutavel, no entanto não se pode afirmar que algo não se sucedeu por não aparecer nas fotos.
Nenhuma das fotos que vi até agora dá a noção do número de viaturas da polícia que se encontravam no aerodromo a determinada altura.

Eu e todos os que estavam na placa A da "Base Aérea de Tires" ;) ficámos surpreendidos ao ver uma carrinha irromper a alta velocidade cheia de elementos armados e encapuzados. O equipamento/uniforme não era regular, dai se ter presumido tratar-se do GOE. Até poderiam ser do CI mas aqueles tipos, da polícia municipal não eram de certeza. Esses até de acelera chegaram :D

ruijacome
14-02-10, 19:27
Olá,

De certo os que entraram, eram do SIR. Serviço de Intervenção Rápida... Cascais não tem CI disponivel .. Tem que vir de Lisboa..

Bert
14-02-10, 19:52
É impressionante o quanto se inventa quando não se sabe.
Até doi ver as noticias na tv.
Era tudo tão mais simples (provavelmente menos emocionante) se todos nos cingíssemos aos factos.

Facto:
O piloto da aeronave (PAK750) saiu da mesma, após o acidente, pelo próprio pé. Visivelmente abalado correu (como já aqui foi referido) para junto de um dos railes de um taxiway onde aguardou pelas autoridades.
Por falar em autoridades, da polícia, quer PSP (GOES incluidos), quer PJ quer Polícia Municipal, tiveram lá pelo menos uns 8 carros.

Cumprimentos

:whistlinggd5:

Luis Rosa
14-02-10, 20:30
Curioso que tenha de haver um caso destes para entrarem tantos membros novos no Aviação Portugal, bem vindos.

Luis

PedroGustavo
14-02-10, 20:43
Curioso que tenha de haver um caso destes para entrarem tantos membros novos no Aviação Portugal, bem vindos.

Luis

É verdade Luís, também já tinha reparado nisso... mas desde que respeitem as regras são sempre benvindos.

Spak
14-02-10, 20:43

Luis

Curiosamente, estava a pensar na mesma coisa...

JanetFlight
14-02-10, 21:26
Tambem eu...:whistlinggd5:

B84
14-02-10, 22:04
:whistlinggd5:

Mea culpa por não ter escrito "POSSIVELMENTE" o GOE.
Na altura, toda a gente na placa, eu inclusive ficou com essa idéia, no entanto é um facto que não tenho certeza de que era.
Não querendo arranjar desculpas alheias para a minha imprecisão, a afirmação de que é impressionante o quanto se inventa quando não se sabe referia-se a tudo o que ia sendo dito na comunicação social.

Cumprimentos!

PagodaTroop
14-02-10, 23:46
Saudações a Todos, em especial ao colega B84:

Olá:

Só uma pequena correcção, se mo permitir: eu nunca disse textualmente que o GOE não tinha estado lá - para isso seria necessário que eu tivesse estado lá. O que disse (e mantenho) é que não acredito muito nisso e que, daquilo que li, ouvi e vi nestes dias, nada me leva a crer que isso tenha acontecido.

Deixe-me também que lhe diga que acho perfeitamente natural que a generalidade das pessoas confunda um bocado essas coisas. Para além de ninguém ser obrigado a saber disso, a própria coisa presta-se a alguma confusão.

Por exemplo, a carrinha que presumo que referiu - a tal TP Sprinter - não é, garantidamente, do GOE mas sim (como o Rui Jácome bem referiu) operada pelas SIR locais (Secções de Intervenção Rápida - unidades locais de reforço e apoio operacional sediadas normalmente ao nível de Divisão que neste caso seria a de Cascais). Mas o CI (que tal como o GOE já opera num patamar nacional e não local) ainda opera Sprinters identicas (desde há algum tempo que as estão a substituir pelo modelo novo) pese embora as deles tenham umas certas diferenças de serigrafia - desde logo a inscrição "CORPO DE INTERVENÇÃO" nos flancos e os brasões da unidade nas portas e capot:

http://www.agbmorais.com/images/police_cars/psp/psp-viat-ci.bmp

...portanto até que não será assim tão dificil confundir isto, suponho...

O fardamento especial que referiu pode até ser uma simples combinação dum colete anti-bala, um capacete anti-motim e uma máscara sobre uma farda normal de calças e blusão de cabedal. Embora fique com uma certa pinta táctica:biggrin: e possa, a um cidadão normal, prestar-se a alguma confusão a verdade é que não será bem isto:

http://3.bp.blogspot.com/_-vVUD1JjAjU/SLQLI9l5BgI/AAAAAAAAABQ/ayE16JYl7dA/s1600/lis1325974bp1.jpg

As máscaras, de qualquer modo, já foram, há muito, apanágio de unidades especiais como o GOE. Hoje isso banalizou-se um bocado...

Tudo isto para dizer que, se ficaram com a ideia de que a malta que apareceu na Sprinter era do GOE...bom isso é um engano natural e que nada tem de censurável. Acho eu...

Abraço!;)

Cumps à Comunidade

PS - Numa época em que tantos falam tanto de paranoia securitária, a ideia de que um homem de 69 anos possa ter, sozinho, planeado e executado esta cowboyada será, para mim e no mínimo, aquilo que os ingleses chamam a sobering thought...:eek:

pf
15-02-10, 11:04
Que situação esta. E ainda não se sabe, ao certo, o que levou este militar a planear uma situação destas. Mas aconteceu...

B84
15-02-10, 13:07
Saudações a Todos, em especial ao colega B84:

Olá:

Só uma pequena correcção, se mo permitir: eu nunca disse textualmente que o GOE não tinha estado lá - para isso seria necessário que eu tivesse estado lá. O que disse (e mantenho) é que não acredito muito nisso e que, daquilo que li, ouvi e vi nestes dias, nada me leva a crer que isso tenha acontecido.

Deixe-me também que lhe diga que acho perfeitamente natural que a generalidade das pessoas confunda um bocado essas coisas. Para além de ninguém ser obrigado a saber disso, a própria coisa presta-se a alguma confusão.

Por exemplo, a carrinha que presumo que referiu - a tal TP Sprinter - não é, garantidamente, do GOE mas sim (como o Rui Jácome bem referiu) operada pelas SIR locais (Secções de Intervenção Rápida - unidades locais de reforço e apoio operacional sediadas normalmente ao nível de Divisão que neste caso seria a de Cascais). Mas o CI (que tal como o GOE já opera num patamar nacional e não local) ainda opera Sprinters identicas (desde há algum tempo que as estão a substituir pelo modelo novo) pese embora as deles tenham umas certas diferenças de serigrafia - desde logo a inscrição "CORPO DE INTERVENÇÃO" nos flancos e os brasões da unidade nas portas e capot:

http://www.agbmorais.com/images/police_cars/psp/psp-viat-ci.bmp

...portanto até que não será assim tão dificil confundir isto, suponho...

O fardamento especial que referiu pode até ser uma simples combinação dum colete anti-bala, um capacete anti-motim e uma máscara sobre uma farda normal de calças e blusão de cabedal. Embora fique com uma certa pinta táctica:biggrin: e possa, a um cidadão normal, prestar-se a alguma confusão a verdade é que não será bem isto:

http://3.bp.blogspot.com/_-vVUD1JjAjU/SLQLI9l5BgI/AAAAAAAAABQ/ayE16JYl7dA/s1600/lis1325974bp1.jpg

As máscaras, de qualquer modo, já foram, há muito, apanágio de unidades especiais como o GOE. Hoje isso banalizou-se um bocado...

Tudo isto para dizer que, se ficaram com a ideia de que a malta que apareceu na Sprinter era do GOE...bom isso é um engano natural e que nada tem de censurável. Acho eu...

Abraço!;)

Cumps à Comunidade

PS - Numa época em que tantos falam tanto de paranoia securitária, a ideia de que um homem de 69 anos possa ter, sozinho, planeado e executado esta cowboyada será, para mim e no mínimo, aquilo que os ingleses chamam a sobering thought...:eek:

Caro PagodaTroop,

ainda que ache que não se tratava da "farda normal" com colete por cima, não posso deixar de concordar com o que escreveu. É muito fácil confundir quando não se está por dentro do assunto.

Cumprimentos e obrigado pela explicação!

Bert
16-02-10, 19:42
Pois é caro Luís, ás vezes é preciso um incentivo para o registo, muito obrigado a si e aos demais pelas boas vindas.

B84, errar é humano, mas admitir que se errou é sobre humano, é uma qualidade! Não o conheço mas já gosto de si!

Cumprimentos

cl_audio
16-02-10, 21:18
Viva,
Hoje estive em Évora com o colega aqui do forum Aerotower, que me disse onde o carro do sr militar se incendiou e, por acaso ou até de proposito, o edificio que aparece nas fotografias é o Posto de Transformação da EDP.
Aquilo ( o P. T.) até é bem feito, caso contrario, o Aeródromo de Évora poderia ter ficado sem corrente, a não ser que seja abastecido em redundancia.
Cláudio Silva

cl_audio
16-01-11, 10:35
Ora Viva,
Alguém sabe o que se passa com o avião deste misto de crime com incidente/acidente?
Googlei pela matricula, serial do avião e nada apareceu após a data do acontecimento.
Obrigado,
Cláudio Silva

FilipeFernandes
16-01-11, 16:34
Até há algum tempo atrás estava no apron lá em Tires em modo de destroço mas sinceramente não sei se já o removeram.

Spitzer
20-01-11, 22:34
Ora aqui está a aeronave acidentada, agora com matricula portuguesa e pintura nova!!

Ricardo Ferreira
20-01-11, 22:48
Ora aqui está a aeronave acidentada, agora com matricula portuguesa e pintura nova!!

Tens a certeza que é a mesma aeronave? É que estava para chegar uma aeronave nova da Nova Zelândia para uma escola em Évora cuja iria ser pilotada pelo nosso colega forista Pedro Antunes que faleceu após conclusão do TR no mesmo

AndreGarcez
20-01-11, 23:33
Tens a certeza que é a mesma aeronave? É que estava para chegar uma aeronave nova da Nova Zelândia para uma escola em Évora cuja iria ser pilotada pelo nosso colega forista Pedro Antunes que faleceu após conclusão do TR no mesmo

Exactamente, é este mesmo!

Spitzer
21-01-11, 12:18
Pois..eu não sabia se era a mesma ou não, decidi colocar o post e arriscar lol, á espera que alguem disse-se se era a mesma aeronave ou n. André...no teu post crias dizer que esta é a aeronave acidentada ? ou é a aeronave que veio da nova zelandia?

AndreGarcez
21-01-11, 17:54
É o novo avião, não tem nada a ver com o acidentado... ;)