PDA

Vizualizar Versão Completa : Acidente na Covilhã

madbird
03-10-09, 16:31
In público

Acidente
Avioneta despenha-se durante festival aéreo na Covilhã
03.10.2009 - 17h15 Lusa
Uma avioneta despenhou-se hoje durante um festival aéreo na localidade de Boidobra, Covilhã, disse à Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS). Os dois ocupantes terão sofrido apenas ferimentos ligeiros.

De acordo com informações avançadas pela Antena 1, os dois ocupantes do aparelho - o piloto e uma acompanhante - saíram pelo próprio pé, tendo já sido transferidos para o Hospital da Covilhã.

O acidente ocorreu quando a avioneta se fazia à pista.

skysurfer
03-10-09, 16:38
Felizmente não existe perdas humanas :).

Alguém sabe de que aeronave se trata?

madbird
03-10-09, 16:48
Segundo a SIC:

"Um avião despenhou-se este sábado durante um festival aéreo na Covilhã, disse à agência Lusa fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Os dois tripulantes do avião, o piloto e uma jornalista, sofreram ferimentos ligeiros, disse à Lusa o comandante dos bombeiros voluntários da Covilhã, José Flávio.

O avião é um Chipmunk, uma aeronave histórica da aviação portuguesa, que pertencia a um clube suíço que participa no festival, adiantou a mesma fonte."

onblocks
03-10-09, 17:39
03 Outubro 2009 - 17h50

Este sábado
Avioneta caiu na Covilhã (EM ACTUALIZAÇÃO)
Uma avioneta caiu este sábado perto do aérodromo durante a realização do Festival Aéreo da Covilhã. De acordo com as autoridades, não existem vítimas mortais. Os dois tripulantes terão sofrido ferimentos ligeiros. Desconhecem-se ainda as causas deste acidente

in CM

Aerotower
03-10-09, 23:08
Boa noite,

Estive a falar com um amigo que foi la de avião e que está lá que a pessoa que ia no avião não sabe o que se passou....O avião fez uma passagem sobre a pista e voltou, e nessa volta caiu.

Era um Chipmunk restaurado.

Abraço

http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2009/10/aeronave-cai-na-covilha-sem-causar-vitimas-graves.htm
O festival é organizado NÃO pela UBI, mas sim pelo AEROUBI!!!

skysurfer
04-10-09, 11:13
Covilhã: Antigo avião da Força Aérea despenha-se em festival aéreo
“Foi milagre não terem morrido”
Foi um milagre eles não terem morrido. Podia ter acontecido uma tragédia”. O desabafo de José Flávio, comandante dos Bombeiros da Covilhã, espelha o sentimento geral das dezenas de pessoas que ontem assistiram, ao longe, à queda de um avião que participava num festival aéreo que decorria no aeródromo daquela cidade. O avião caiu quase a pique sobre uns amieiros e salgueiros na ribeira de Boidobra.

Na aeronave seguiam o piloto, suíço, de 32 anos, e uma jornalista, 23 anos, de uma televisão local de Castelo Branco, que fazia o baptismo de voo. Ambos sofreram apenas escoriações e foram assistidos no Hospital Pêro da Covilhã.

O avião era um Chipmunk – uma aeronave histórica da Força Aérea Portuguesa adquirida por um clube suíço – e participava no festival desde a manhã. Às 16h30, segundos depois de ter sobrevoado o aeródromo, ganhou alguma altitude e quando voava na vertical entrou em perda e acabou por se despenhar.

“Deu-me a ideia de que o motor falhou e o avião entrou em perda”, disse ao CM Ezequiel Barata, que assistiu ao acidente e seria o próximo a voar com o filho (ver caixa). “Vi o avião a cair a pique e ainda pensei que fosse alguma acrobacia”, adiantou Carlos Seabra, participante no festival na classe de aeromodelismo e que também testemunhou a queda.

Segundo o comandante dos bombeiros da Covilhã, a aeronave perdeu o leme da cauda num pinheiro e depois caiu sobre as árvores, amortecendo a queda. “Foi muita sorte porque o avião podia ter-se incendiado”, refere José Flávio, salientando que o piloto foi o primeiro a sair e depois retirou a ocupante. “Quando lá chegámos estavam muito nervosos mas também aliviados”, concluiu.

Depois do acidente o festival foi interrompido e as pessoas acorreram ao local onde estava o avião sinistrado, mergulhado na vegetação. A área foi interdita pela GNR até à chegada dos inspectores que vão investigar as causas da queda.

PORMENORES

ESCUDO NO AVIÃO

Apesar de já pertencer a um grupo suíço, na fuselagem do avião ainda estava o símbolo da Força Aérea Portuguesa.

INVESTIGAÇÃO

As causas que estiveram na origem da queda da aeronave vão ser investigadas pelo Instituto Nacional de Aeronáutica Civil.

MEIOS DE SOCORRO

No local estiveram dez bombeiros, com um auto-tanque com 500 litros de espumífero de combate a fogo e uma ambulância medicalizada.

CRONOLOGIA

ACIDENTES DE AVIAÇÃO

24 Maio Funchal – Aeronave despenha-se no aeroporto: um morto e um ferido.

13 Junho Seia – Helicóptero cai na serra da Estrela: três feridos.

12 Julho Porto – Queda de avioneta em P. Lima: um morto.

17 Julho Santarém – Aeronave capota a aterrar: um ferido.

12 Agosto Fundão – Aterragem de emergência: sem feridos.

14 Agosto Évora – Bimotor cai: dois ocupantes mortos.

16 Agosto Setúbal – Aeronave ligeira cai: piloto morto.

15 Setembro Beja – Avioneta cai em Castro Verde: três mortos.

"OS PRÓXIMOS A VOAR ERA EU E O MEU FILHO..."

Na altura em que se deu o acidente encontravam-se no aérodromo da Covilhã dezenas de pessoas que aguardavam vez para o baptismo de voo. Ezequiel Barata, 55 anos, já tinha bilhete para si e para o filho. Iam voar a seguir, se o avião não se tivesse despenhado.

"Foi por pouco. Se o avião tivesse aterrado os próximos a voar era eu e o meu filho", conta aliviado Ezequiel Barata, reformado da Força Aérea, da área da manutenção. No entanto, a queda da aeronave não lhe tirou a vontade porque acidentes destes "são uma anormalidade. Aconteceu alguma falha mecânica porque estes pilotos são muito experientes".

In: http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000010-0000-0000-0000-000000000010&contentid=232EFF18-EFA5-433A-B9D0-52BDF58AF79F

Spak
05-10-09, 11:48
Por acaso sabe-se se não foi um dos Chipmunk que apareceram na Red Bull Air Race?

jmcampos
05-10-09, 14:15
Estive no festival e falei com o piloto depois do acidente.
Ele fez uma passagem a baixa velocidade sobre a pista e depois entrou em linha de subida com volta à esquerda a descer, da qual não conseguiu recuperar.
Aquilo que ele me disse foi que não houve falha de motor, nem aparentemente outro tipo de falha.
O GPIAA esteve no local na manhã de Domingo.
Quem viu o avião descer rapidamente em direcção ao solo não quis acreditar que não tinha havido feridos. Foi um grande alivio para toda a gente que estava ali.
Não sei se o avião esteve no RBAR, sei que estava há alguns dias em Portugal e que veio da Suiça. Era propriedade de outros 16 sócios.
A participação do avião neste encontro foi coincidente com a viagem de volta à Suiça, e que no dia do acidente deveria ter continuado em direcção a Valladolid (Espanha), depois da passagem na Covilhã.

dragonfn
05-10-09, 22:34
Mais alguém tem novidades?

aoliveira
06-10-09, 19:02
Boas,

A aeronave pertencia a este aeroclube.

cumpts

AndreGarcez
08-10-09, 19:49
Os quatro Chipmunks que estiveram no RBAR, eram da Força Aérea Portuguesa! ;)

JanetFlight
14-10-09, 21:19
Alguem me poderia mesmo confirmar a matricula e operador/proprietário desta aeronave...Tanx desde já:cool:

aoliveira
15-10-09, 09:29
Alguem me poderia mesmo confirmar a matricula e operador/proprietário desta aeronave...Tanx desde já:cool:

O registo é HB-TUM e pertencia a um aeroclube. Tens o logo no meu post anterior.

Cumpts

dcastro
15-10-09, 10:29
Bom dia,

http://www.pictaero.com/en/pictures/picture,54545

Daniel

JanetFlight
21-10-09, 02:05
Tanx Pessoal!