Vizualizar Versão Completa : Ryanair provoca TAP a propósito da greve
A 'low cost' emitiu um comunicado onde "censura" a greve anunciada pelos pilotos da TAP. "Quem ainda precisa dos pilotos da TAP?", pergunta a Ryanair.
"Pretendendo um aumento salarial superior ao proposto pela administração da TAP e que já em si estaria em contradição com o PEC do Governo, os pilotos da TAP decidiram atribular os planos de viagem de milhares de portugueses em época de Páscoa", lê-se num comunicado da Ryanair.
A ‘provocação' surge depois do de o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) ter avançado para uma greve de seis dias, entre 26 e 31 de Março.
http://economico.sapo.pt/noticias/ryanair-provoca-tap_83866.html
Os Pilotos da TAP estao-se a por a jeito.
Cumps
Caros,
Tenho de "tirar o chapeu" e reconhecer o mérito dos responsáveis pela imagem/marketing da Ryanair, pois bem ou mal, estamos sempre a falar deles ...
Pessoalmente NÃO GOSTO DESTE TIPO DE PUBLICIDADE, acho que é de mau tom uma companhia comentar os problemas internos de outra. As greves são um problema da TAP, dos seus pilotos, dos passageiros envolvidos e do accionista (neste caso o Estado português).
Lá por estar na "mó de cima" em termos de resultados, enquanto que a TAP luta pela sobrevivência, não devia usar este tipo de publicidade !
Um abraço,
Jopeg
Não sei porquê, mas eu estou convencido que a greve vai ser desconvocada... será que o bom senso virá ao de cima?... :rolleyes:
Aero.Gigolo
11-03-10, 16:20
Não sei porquê, mas eu estou convencido que a greve vai ser desconvocada... será que o bom senso virá ao de cima?... :rolleyes:
Espero bem que sim. Porque com ou sem razão para uma greve, acho que 6 dias na Pascoa é mais uma machadada na TAP do que uma pequena guerra sindicalista.
Eu concordo e acrescento que nunca a TAP esteve tao perto de "rebentar" e acho que os próprios pilotos que convocaram a greve vao ter isso em conta. Atenção que o lugar dos pilotos não está totalmente a salvo, se nao têm essa noção é bom que comecem a ter.
Nao deviam olhar so para o seu lugar, mas também para o das novas gerações de pilotos que se estão a formar nesta altura de crise e que olham para este assunto com desconfiança.Temos mais de 300 pilotos com atpl(a)frozen neste momento que quando entrarem numa tap nao vao pensar dessa forma, pois sabem o que custou estes 2 últimos anos.(muitos deles com empréstimos Às costas)
O que eu quero dizer é que com esta tomada de posição os pilotos da TAP estão a arriscar imenso os seus futuros e o da próxima geração de pilotos.
Penso que o objectivo deles nao é seguir com os seis dias de greve(esses sao só para criar instabilidade e choque inicial)o que eles querem é resolver isto logo no primeiro dia.
Acho que os pilotos da TAP têm razão, mas nao é a altura nem o momento e muito menos a companhia aérea exacta para fazer essa tomada de posição.
A TAP passa por graves e sérias dificuldades.só respira porque tem um balão de oxigénio.
Com este clima de instabilidade acreditam realmente que o Socrates ou o Cavaco se importam que a TAP seja portuguesa, acreditam que a TAP é a maior dor de cabeça?
Basta a TAP ser privatizada em 51 e o estado continuar com 49. continuaria a ser vista como uma companhia aérea portuguesa, independentemente do capital.
cumps
Mariovieira
11-03-10, 18:41
Independentemente de toda a publicidade, boa ou má, e de mau tou neste caso (a Ryanair é useira e vezeira neste tipo de 'estratégias de comunicação' de gosto e resultados duvidosos - quem não se lembra dos 'slogans' pintados nas fuselagens dos seus 738), ninguém me apanha a voar com eles. Antes uma boa companhia de bandeira do que qualquer low cost que encaixota os passageiros - que possívelmente para os seus responsáveis são apenas 'freight that moans' - e usa as/os PNC como empregados de limpeza.
Pelo menos numa companhia de bandeira, sei que as aeronaves 'têm as revisões em dia'.
O mais caricato é que nada ganham com estas técnicas, só publicidae, não necessariamente positiva. E será que alguma das 'majors' já fechou por culpa da RYR ?
PagodaTroop
11-03-10, 18:42
Saudações a Todos:
Desculpem-me a franqueza, mas é por estas e outras que, quando contemplo a hipótese de uma viagem de avião e chegada a hora de olhar para as alternativas em termos de companhias a RYR é, para mim, mais do que uma nulidade...é uma inexistência!
Uma opinião pessoal. Tão só...
Cumps à Comunidade
... E será que alguma das 'majors' já fechou por culpa da RYR ?
A ALITÁLIA não é um exemplo? Pergunto eu, que não sei
cool
Independentemente de toda a publicidade, boa ou má, e de mau tou neste caso (a Ryanair é useira e vezeira neste tipo de 'estratégias de comunicação' de gosto e resultados duvidosos - quem não se lembra dos 'slogans' pintados nas fuselagens dos seus 738), ninguém me apanha a voar com eles. Antes uma boa companhia de bandeira do que qualquer low cost que encaixota os passageiros - que possívelmente para os seus responsáveis são apenas 'freight that moans' - e usa as/os PNC como empregados de limpeza.
Pelo menos numa companhia de bandeira, sei que as aeronaves 'têm as revisões em dia'.
O mais caricato é que nada ganham com estas técnicas, só publicidae, não necessariamente positiva. E será que alguma das 'majors' já fechou por culpa da RYR ?
ate estava admirado de não ter sido mais rapido este argumento errado
É de facto notável a imoralidade despudorada destes cavalheiros...
Num contexto económico muito difícil para a aviação mundial, onde encerram companhias umas atrás da outras, os pilotos da TAP exigem mais melhorias da "qualidade de vida". Bom, comecemos por avaliar a vida que têm um piloto da TAP. Quando entra para a companhia, o curso para habilitar esse piloto a voar o Airbus e que tem um valor aproximado de entre os 30 e os 50 mil Euros é inteiramente pago pela companhia não tendo ele que desembolsar nada, sendo inclusivamente pago durante o curso com um valor que ronda os dois ordenados mínimos. As companhias em geral exigem a qualquer piloto que o valor do curso seja suportado pelo mesmo.
Um piloto da TAP que começa a voar sem experiência absolutamente nenhuma no avião, tem como primeiro salário 3856€, passando imediatamente a efectivo. Após ganhar alguma experiência passa a auferir 4475€ sendo que um comandante aufere 5886€ valor base ao qual se somam por cada aterragem entre os 20€ (médio curso) e 64€ (longo curso). A isto somam-se ajudas de custo. O piloto TAP tem um acordo de empresa que não permite que a companhia possa tirar partido de todas as horas de voo que a lei permite, rentabilizando-o, pois é mais restritivo o que permite tempos de descanso superiores. Em relação a férias tem mais dias de férias que outros pilotos de linha aérea de companhias portuguesas.
Usufrui de um conjunto de benefícios em relação ao transporte de familiares, sendo que os filhos até aos 25 anos nada pagam e após essa idade, apenas pagam uma pequena fracção do valor da passagem.
A TAP está numa situação financeira muito difícil, apresentado em 2008 perdas na ordem dos 300 milhões de Euros. O sindicado de pilotos, responsável pelas greves, já provocou em 2009 prejuízos de mais de 10 milhões de Euros só à TAP em apenas dois dias de greve,sem contar com as greves da Portugália. Em 2010 prepara-se para fazer seis dias de greve numa altura do ano importante para recuperação de passageiros, a Páscoa.
Porque é que este sindicato de pilotos não aceita a proposta da TAP de aumento dos actuais 4475 para 4675€ para um co-piloto e 5886€ para 6275€ para um comandante? (apesar de um aumento destes num cenário de crise e falencia anunciada seja em si muito questionável)
Porque aparecem estas greves quando se fala em privatização?
Pode um grupo de indivíduos pôr em causa milhares de postos de trabalho e por em causa a imagem de toda uma classe?
Porque é que não abandonam a companhia estes pilotos se são tão mal pagos? Existem centenas de pilotos experientes desempregados oriundos de companhias que faliram recentemente e prontos para os substituírem.
Que serviço público é este em que um português paga o triplo na TAP para voar para a Madeira? Já para não falar do monopólio dos Açores em que o passageiro não tem escolha ou TAP ou SATA que trabalham em cartel pois são ambas estatais.
Que estado é este que tem o monopólio da aviação regular em Portugal asfixiando qualquer iniciativa privada e mesmo assim perde milhões?
Assim não vamos lá amigos...
http://www.annaguirre.com/wp-content/uploads/can-o-worms.gif
pcorn
O Sporting ganhou??pcorn
Empatou :D
JanetFlight
11-03-10, 20:42
Desculpem a minha sincera e humilde opinião, pois é muito pessoal e não sou dono da verdade, mas dizia eu...Num País que se endivida á ordem de 48 Milhões de Euros por Dia, devido a erros Governamentais sucessivos, não acho nada justo agora mandar culpas pra cima da TAP, seus Pilotos e afins...pcorn
adrianoalves92
11-03-10, 21:02
E eu até que um dia quero experimentar a Ryanair...
Mas que jogada tão suja!! E já que a Ryanair está com esses termos, está a ponto de evitar alguma coisa? Porque estão eles a meter o nariz onde não são chamados??
Realmente acho graça a estes comunicados e "banners" nos aviões, mas agora insultarem a companhia aérea que mais admiro e que mais prezo é que não!!
Cumprimentos,
Adriano Alves
Porque estão eles a meter o nariz onde não são chamados??
Porque podem.
A lógica de mercado da RYR é completamente diferente da usada pela TAP e mesmo até de outras empresas de aviação como a EZY (low cost). Faz parte da forma de negócio deles, irreverente e agressiva. Eu atrever-me-ia a chamá-la até dura.
Confesso que estas noticias de greve me resultam algo erradas nos tempos que correm. Creio que o rumo presente na TAP não é de um futuro radioso, mas espero sinceramente estar enganado. A TAP quer queiramos ou não, faz parte da história recente do nosso pequeno país, e é com alguma tristeza que oiço estas noticias bem como outras de passivos pesados.
Cumprimentos cold
Aero.Gigolo
11-03-10, 21:41
É de facto notável a imoralidade despudorada destes cavalheiros...
Num contexto económico muito difícil para a aviação mundial, onde encerram companhias umas atrás da outras, os pilotos da TAP exigem mais melhorias da "qualidade de vida". Bom, comecemos por avaliar a vida que têm um piloto da TAP. Quando entra para a companhia, o curso para habilitar esse piloto a voar o Airbus e que tem um valor aproximado de entre os 30 e os 50 mil Euros é inteiramente pago pela companhia não tendo ele que desembolsar nada, sendo inclusivamente pago durante o curso com um valor que ronda os dois ordenados mínimos. As companhias em geral exigem a qualquer piloto que o valor do curso seja suportado pelo mesmo.
Um piloto da TAP que começa a voar sem experiência absolutamente nenhuma no avião, tem como primeiro salário 3856€, passando imediatamente a efectivo. Após ganhar alguma experiência passa a auferir 4475€ sendo que um comandante aufere 5886€ valor base ao qual se somam por cada aterragem entre os 20€ (médio curso) e 64€ (longo curso). A isto somam-se ajudas de custo. O piloto TAP tem um acordo de empresa que não permite que a companhia possa tirar partido de todas as horas de voo que a lei permite, rentabilizando-o, pois é mais restritivo o que permite tempos de descanso superiores. Em relação a férias tem mais dias de férias que outros pilotos de linha aérea de companhias portuguesas.
Usufrui de um conjunto de benefícios em relação ao transporte de familiares, sendo que os filhos até aos 25 anos nada pagam e após essa idade, apenas pagam uma pequena fracção do valor da passagem.
A TAP está numa situação financeira muito difícil, apresentado em 2008 perdas na ordem dos 300 milhões de Euros. O sindicado de pilotos, responsável pelas greves, já provocou em 2009 prejuízos de mais de 10 milhões de Euros só à TAP em apenas dois dias de greve,sem contar com as greves da Portugália. Em 2010 prepara-se para fazer seis dias de greve numa altura do ano importante para recuperação de passageiros, a Páscoa.
Porque é que este sindicato de pilotos não aceita a proposta da TAP de aumento dos actuais 4475 para 4675€ para um co-piloto e 5886€ para 6275€ para um comandante? (apesar de um aumento destes num cenário de crise e falencia anunciada seja em si muito questionável)
Pode um grupo de indivíduos pôr em causa milhares de postos de trabalho e por em causa a imagem de toda uma classe?
Porque é que não abandonam a companhia estes pilotos se são tão mal pagos? Existem centenas de pilotos experientes desempregados oriundos de companhias que faliram recentemente e prontos para os substituírem.
Que serviço público é este em que um português paga o triplo na TAP para voar para a Madeira? Já para não falar do monopólio dos Açores em que o passageiro não tem escolha ou TAP ou SATA que trabalham em cartel pois são ambas estatais.
Que estado é este que tem o monopólio da aviação regular em Portugal asfixiando qualquer iniciativa privada e mesmo assim perde milhões?
Assim não vamos lá amigos...
Não acha que está a abusar em vir expôr em praça publica salários e etc?
Porque não expõe os seus aqui? Diga o seu nome, morada, local de trabalho, estado civil, nº de filhos, hobbies, vicios, etc.
Acho que não tem o direito de denunciar informações "ditas" privadas dos pilotos. Ou pelo menos não o deve fazer se não torna a sua vida publica.
Aero.Gigolo
11-03-10, 21:48
Desculpem a minha sincera e humilde opinião, pois é muito pessoal e não sou dono da verdade, mas dizia eu...Num País que se endivida á ordem de 48 Milhões de Euros por Dia, devido a erros Governamentais sucessivos, não acho nada justo agora mandar culpas pra cima da TAP, seus Pilotos e afins...pcorn
É de aplaudir o seu Post. Realmente acho que há despesas que deviam preocupar mais os Portugueses do que os ordenados na TAP.
A lógica de mercado da RYR é completamente diferente da usada pela TAP e mesmo até de outras empresas de aviação como a EZY (low cost). Faz parte da forma de negócio deles, irreverente e agressiva. Eu atrever-me-ia a chamá-la até dura.
Eu chamar-lhe-ia era estúpida, arrogante, parva, etc... MAS QUEM DISSE AQUILO ESTAVA ERA CHEIO DE RAZÃO! Agora usar o facto para publicidade é que não é muito louvável...
Mas apesar de aqui estar "contra", tenho que admitir que o pessoal do marketing da RYR é simplesmente brilhante! Não há dia que não se fale na porcaria da RYR seja pelo que for! Contudo, não aceito aquele argumento parvo das revisões/manutenções, etc...
Concordo também com o que foi dito antes, mas vejo-o de outra forma. Os pilotos da TAP estão como estavam os da PGA (antes das eleições berraram e berraram, lá conseguiram qualquer coisita e calaram-se), mas os pilotos da TAP estão a esquecer-se que não estamos em tempo de eleições e que podem estar a cavar a própria sepultura...
Abc
Porque não expõe os seus aqui? Diga o seu nome, morada, local de trabalho, estado civil, nº de filhos, hobbies, vicios, etc.
Acho que não tem o direito de denunciar informações "ditas" privadas dos pilotos. Ou pelo menos não o deve fazer se não torna a sua vida publica.
As pessoas têm direito a saber o que está aqui em causa ou não? Se a questão é salarial, então é porque os senhores querem discutir salários. Se fosse segurança discutia-se segurança, mas não é o caso. Agradeça ao sindicato por se terem posto a jeito.
Os rendimentos de médicos, professores, juizes, do próprio presidente da TAP e até do primeiro-ministro são públicos. Acha que os pilotos da TAP deveriam ter tratamento especial? Porquê? Mais, se quiser saber os salários de um qualquer piloto, por exemplo de uma Low-cost ,basta-lhe ir ao site da empresa. O simples facto de ter dito "denunciar" é ,em si, reveladora...
Quanto a mim, não se preocupe... Não passo de um invejoso ignorante, com um salário que não me permite ter hobbies ou vícios... Mas para quem se identifica como "Aero.Gigolo" você tem cá uma moral...
Realmente acho graça a estes comunicados e "banners" nos aviões, mas agora insultarem a companhia aérea que mais admiro e que mais prezo é que não!!
Ou seja, desde que se metam com outras companhias é engraçado e tal, mas se se referem à TAP já é insultuoso. Talvez fosse melhor enviar um mail à RYR dizendo-lhes com que companhias podem brincar e quais as que estão imunes nunu
Ora aí está! Para mim, reside neste facto a verdadeira razão desta greve!
Aero.Gigolo
11-03-10, 23:59
As pessoas têm direito a saber o que está aqui em causa ou não? Se a questão é salarial, então é porque os senhores querem discutir salários. Se fosse segurança discutia-se segurança, mas não é o caso. Agradeça ao sindicato por se terem posto a jeito.
Os rendimentos de médicos, professores, juizes, do próprio presidente da TAP e até do primeiro-ministro são públicos. Acha que os pilotos da TAP deveriam ter tratamento especial? Porquê? Mais, se quiser saber os salários de um qualquer piloto, por exemplo de uma Low-cost ,basta-lhe ir ao site da empresa. O simples facto de ter dito "denunciar" é ,em si, reveladora...
Quanto a mim, não se preocupe... Não passo de um invejoso ignorante, com um salário que não me permite ter hobbies ou vícios... Mas para quem se identifica como "Aero.Gigolo" você tem cá uma moral...
Sinceramente nem sei porque perco tempo consigo.
Está visto que sofre de qualquer coisa que o faz odiar os vencimentos dos pilotos da TAP.
Boa sorte para a sua cruzada contra os pilotos da TAP.
Sinceramente nem sei porque perco tempo consigo.
Está visto que sofre de qualquer coisa que o faz odiar os vencimentos dos pilotos da TAP.
Boa sorte para a sua cruzada contra os pilotos da TAP.
Não é verdade. Não acho que o vencimento dos pilotos da tap seja desajustado do mercado, por isso não encontro motivos para greves. Não se trata de uma cruzada por causa de vencimentos ou de qualquer outra natureza.
No entanto não posso ser conivente com um movimento de pilotos que procura através do recuso às greves adiar o inevitável. A privatização. Acha que estes pilotos não sabem o que os espera depois disto? Acha que estas greves e estas exigências salariais são inocentes? Ao criarem um cenário de instabilidade e tumulto, estão a tentar mais uma vez ganhar tempo e retaliar politicamente, pondo com essa atitude em causa o futuro já de si frágil da empresa.
Mas que direito têm estes senhores de hipotecar o futuro dos pilotos que entraram há menos tempo na empresa? Serão estes os mais penalizados quando a coisa der para o torto.
Fazer política de terra queimada quando estão em jogo milhares de postos de trabalho, é criminoso e irresponsável. Haja coragem para a privatização e saneamento destas sangessugas antes que seja tarde demais.
Aero.Gigolo
12-03-10, 01:01
Não é verdade. Não acho que o vencimento dos pilotos da tap seja desajustado do mercado, por isso não encontro motivos para greves. Não se trata de uma cruzada por causa de vencimentos ou de qualquer outra natureza.
No entanto não posso ser conivente com um movimento de pilotos que procura através do recuso às greves adiar o inevitável. A privatização. Acha que estes pilotos não sabem o que lhes espera depois disto? Acha que estas greves e estas exigências salariais são inocentes? Ao criarem um cenário de instabilidade e tumulto, estão a tentar mais uma vez ganhar tempo e retaliar politicamente, pondo com essa atitude em causa o futuro já de si frágil da empresa.
Mas que direito têm estes senhores de hipotecar o futuro dos pilotos que entraram há menos tempo na empresa? Serão estes os mais penalizados quando a coisa der para o torto.
Se é a sua opinião é a sua opinião.
Na minha ideologia pessoal não há espaço para greves mas também não faço dos pilotos os principais anunciadores do desparecimento da TAP. Se amanhã os PNC tiverem motivos para uma greve, farão, os TMA a mesma coisa e outros funcionários a mesma coisa.
A British Airways também está "à rasca" e vai haver greve.
É simples: As Cias estão todas em dificuldades e os trabalhadores não estão para mais anos de sacrificios. Querem os aumentos há muito prometidos e adiados.
Mas não faremos uma cruzada contra os pilotos porque hoje são eles amanhã são outros quaisquer.
No entanto não posso ser conivente com um movimento de pilotos que procura através do recuso às greves adiar o inevitável. A privatização. Acha que estes pilotos não sabem o que lhes espera depois disto? Acha que estas greves e estas exigências salariais são inocentes? Ao criarem um cenário de instabilidade e tumulto, estão a tentar mais uma vez ganhar tempo e retaliar politicamente, pondo com essa atitude em causa o futuro já de si frágil da empresa.
Fazer política de terra queimada quando estão em jogo milhares de postos de trabalho, é criminoso e irresponsável. Haja coragem para a privatização e saneamento destas sangessugas antes que seja tarde demais.
Caro Publico,
certas vezes não tenho concordado com as suas opiniões e, nalgumas outras, com a forma mais "acalorada" como as expressa.
Com este seu post, não posso estar mais de acordo!
Acho q andam a atirar areia p os olhos da opinião pública, p esconder a verdadeira razão da greve: afastar potenciais investidores na privatização da TAP.
Se a Administração da TAP teve de pedir uma autorização especial ao governo, dado o congelamento de salários nas empresas públicas, para dar aumentos de 1,8%, como é q alguém acredita q com uma greve, na actual conjuntura económica, vão conseguir os aumentos q estão a pedir?
Já sei q dps deste meu post, vão aparecer umas quantas respostas a dizer q querem é a privatização, q estão fartos de ter dez milhões de administradores, etc, etc, etc.
Isso para mim são balelas!
Por mto q digam o contrário eu não acredito que haja UM(!) funcionário da TAP q queira a privatização!
Mas sosseguem as vossas mentes inquietas! Ainda não vai ser desta!
Eu pelo menos, não acredito!
A este propósito, e para aligeirar o tom, sugiro que vejam este post (com alguma graça) do Rodrigo Moita de Deus no blog "31 da Armada".
http://31daarmada.blogs.sapo.pt/3825467.html
Bons vôos p todos.
Se é a sua opinião é a sua opinião.
Na minha ideologia pessoal não há espaço para greves mas também não faço dos pilotos os principais anunciadores do desparecimento da TAP. Se amanhã os PNC tiverem motivos para uma greve, farão, os TMA a mesma coisa e outros funcionários a mesma coisa.
A British Airways também está "à rasca" e vai haver greve.
É simples: As Cias estão todas em dificuldades e os trabalhadores não estão para mais anos de sacrificios. Querem os aumentos há muito prometidos e adiados.
Mas não faremos uma cruzada contra os pilotos porque hoje são eles amanhã são outros quaisquer.
Pois é precisamente isso que eles pretendem, quanto mais convulsão melhor e mais gente a solidarizar-se e a legitimar as greves. Mas a coisa não lhes está a correr de feição pois parece que mais nenhum sector está disposto a arriscar tudo em nome da ganancia.
Os pilotos da British concordaram em reduzir o salário para poderem manter os postos de trabalho e poupar 26 milhoes de £.
Na TAP a administração propõe um aumento, em total inversão das directivas do governo para o sector público, compromete-se a manter os postos de trabalho, mas o sindicado recusa e convoca seis dias de greve...
Sabe o que é mais triste? É que esta greve vai servir como desculpa da administração para mais uns milhões de perdas no fim do ano, como se alguma vez a actual TAP fosse capaz de gerar riqueza que não seja à custa de receitas extraordinárias e engenharia financeira. Somos mesmo um país de castrados... E vamos continuar a pagar isso caro
WorldTraveller
12-03-10, 13:05
É de aplaudir o seu Post. Realmente acho que há despesas que deviam preocupar mais os Portugueses do que os ordenados na TAP.
boas!
concordo, há despesas que deviam preocupar mais os portugueses.
e com que se devem preocupar os portugueses que pretendem viajar na TAP, nomeadamente nos dias de greve?
um passageiro que viaje na TAP paga por um serviço e espera que ele seja cumprido. se o serviço não é cumprido por uma greve, é perfeitamente natural que o passageiro prejudicado se inteire das razões pelas quais a greve que o afecta é feita.
Qual é que é o motivo de se fazer uma greve? Sensibilizar a opinião pública a seu favor e esperar que isso sirva de pressão para atingir determinados objectivos!
E devemos ignorar os danos colaterais? Passageiros que não chegam ao seu destino? Prejuízos imputados directamente à companhia e não aos pilotos?
cumps!
tomesaiote
12-03-10, 14:09
Jà agora, o "famoso" comunicado...
Comunicado Ryanair sobre greve dos pilotos
12-Mar-2010
«Quem ainda precisa dos pilotos da TAP?»
A Ryanair, a favorita mundial entre as companhias aéreas, censura hoje (11 de Março) a greve anunciada pelos pilotos da TAP, a decorrer entre 26 e 31 de Março. Pretendendo um aumento salarial superior ao proposto pela Administração da TAP e que já em si estaria em contradição com o Plano de Estabilidade e Crescimento do Governo, os pilotos da TAP decidiram atribular os planos de viajem de milhares de Portugueses em época de Páscoa.
A Ryanair oferece 23 rotas “livres de greves” a partir do Porto e 30 a partir de Faro. Para sublinhar as vantagens dos voos da Ryanair a partir do Porto e de Faro, a Ryanair anuncia hoje 1 milhão de lugares a €8 para viajar em Abril e Maio (excepto na época festiva), garantindo aos seus passageiros que não ficarão “em terra” em resultado de greves de pilotos.
Daniel de Carvalho da Ryanair disse:
“É inacreditável que um pequeno grupo de pilotos ao serviço de uma companhia que já está em situação de falência técnica esteja agora a exigir aumentos salariais no período de recessão que atravessamos. A Ryanair congelou os salários dos seus gestores e demais pessoal em 2008 como resposta à recessão. Os passageiros portugueses já pagam elevadas tarifas e suplementos de combustível à TAP e, como resposta, vêem os seus planos de viajem afectados com mais uma greve de pilotos. Os passageiros da Ryanair podem estar certos que nós temos as tarifas mais baixas, a maior pontualidade, menos voos cancelados e garantimos não haver greves de pilotos. Aconselhamos todos os passageiros da TAP a reservarem um dos lugares da Ryanair a €8, para viajarem em Abril e Maio (excepto nos dias festivos). Esta oferta termina terça-feira (16 Mar) à meia-noite.”
Nota: as seguintes rotas a partir do Porto são uma alternativa às rotas existentes da TAP: Barcelona (Girona), Bruxelas (Charleroi), Frankfurt-Hahn, Londres Stansted, Madrid, Milão e Paris (Beauvais)
Sem querer tomar partido, por respeitar o que não sei, chamo a atenção para um PEQUENO pormenor do post anterior, no comunicado: "...A Ryanair congelou os salários dos seus gestores e demais pessoal em 2008 como resposta à recessão...
Cá em Portugal não existem exemplos destes...
cool
Não conheço a Ryanair pese embora tenha relatos directos de vidas duras de sobrevivência.
Aquilo que eu sei é que em Portugal a grande maioria dos trabalhadores são MUITO mal pagos.
Se formos falar da classe profissional do 182899, diria mesmo que são muito, muito mal pagos para a formação técnica e responsabilidades que possuem.
Por isso, não vejo muita legitimidade em congelar salários a quem de facto contribui para a produtividade deste país :)
pois, o pessoal da alitalia também era muito mal pago, faziam greves atrás de greves, e deu no que deu...
Não que os funcionários da TAP, do pingo doce, do talho do arlindo, ou o senhor que vende jornais na banca ali ao fundo da rua não mereça estes aumentos, só não podem é recebe-los agora. Há que fazer ainda mais sacrificios, mas antes aguentar-se a rasca com o que se tem, do que ficar-se sem nada porque a empresa faliu.... na minha opnião... (ainda bem que ainda não trabalho nem recebo salários, porque senão aposto que não tinha dito isto lol )
Caro Aero.Gigolo
Deixe-me apenas referir que o Acordo de Empresa e a tabela salarial dos pilotos da TAP é público e pode ser consultado no Boletim de Trabalho online, assim como o acordo de empresa dos pilotos da SATA, PGA etc.
Atentamente,
Exijam os sacrifícios a quem não sabe gerir ou a quem anda a roubar quem trabalha.
Quando altas personalidades vêem dizer que não sabem o que fariam com o ordenado mínimo nacional mas que o país não pode pagar mais é porque algo está mal.
tomesaiote
12-03-10, 16:29
No DN......
IATA alerta que não é altura para paralisações
Procura de passageiros está a crescer, mas o sector levará ainda três anos a recuperar
A associação internacional do transporte aéreo IATA alertou ontem que "este não é com certeza o momento para greves". Durante a apresentação ontem, em Genebra, das estimativas para o sector da aviação comercial em 2010, o director-geral da associação, que reúne 230 companhias aéreas em todo o mundo, entre as quais a TAP, recordou que mais de 30 transportadoras aéreas deixaram o sector desde o início da crise económica e financeira e que as companhias perderam quase 50 mil milhões de euros na última década, a que se somam dívidas superiores a 145 mil milhões.
"Este não é tempo para aumentar salários ou preços de serviços, e não é de certeza tempo para greves", disse Giovanni Bisignani, sem se referir a nenhuma companhia em concreto, mas depois de os pilotos da Lufthansa terem paralisado no mês passado e quando o pessoal navegante da British Airways e os pilotos da TAP ameaçam fazer o mesmo. "Todos os parceiros devem trabalhar juntos para sair dos números a vermelho", acrescentou, antecipando novas perdas de 2,05 milhões de euros este ano na globalidade do sector, contribuindo só o conjunto das companhias aéreas europeias para 1, 6 mil milhões daquele valor.
Bisignani lembrou que as companhias começaram a recuperar no final do ano passado, permitindo que os prejuízos baixassem dos 8,07 mil milhões de euros inicialmente previstos para 6,9 mil milhões em 2009, e que continua a verificar-se um aumento da procura nos primeiros meses deste ano. As previsões apontam para um crescimento de 5,6% de passageiros este ano e de 12% no transporte de carga. Mas chamou a atenção para o facto de 2010 representar apenas metade do caminho no esforço de recuperação do sector, que poderá levar três anos e sem que isso implique um regresso aos lucros.
A esse propósito, o responsável pela IATA alertou também para os preços altos do petróleo, que poderão igualmente afectar a recuperação. Actualmente o barril de crude custa em média 79 dólares por ano, o que implica custos de 132 mil milhões de dólares para as companhias, o equivalente a um quarto dos seus custos operacionais. Mas "o petróleo é uma carta fechada", como desabafou Bisignani.
Greve dos pilotos na Páscoa custa 30 milhões à TAP
Proposta da administração significaria aumentos de 5,4%, mas o sindicato reclama mais do dobro
Os pilotos da TAP votaram na madrugada de ontem a favor de uma greve de seis dias, no período da Páscoa, que poderá trazer custos de 30 milhões de euros à empresa. Agências de viagens, operadores turísticos, hotéis e as famílias que planeiam viajar por essa altura também saem prejudicados neste diferendo entre os pilotos e a administração de Fernando Pinto, que já se arrasta desde 2009.
Os pilotos não aceitam as contas da companhia quanto aos ganhos potenciais de cinco milhões de euros estimados com a revisão do Acordo de Empresa e dos quais a administração está disposta a abrir mão de metade (2,5 milhões) para compensar a classe. Na prática, esta proposta resultaria num aumento de 5,4% das remunerações dos pilotos, a somar ao aumento salarial de 1,8% já acordado com os restantes trabalhadores.
Pelas contas do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), as alterações na utilização e prestação de trabalho já acordadas com a empresa irão gerar ganhos de produtividade de 21 milhões de euros. Ou seja, os pilotos contrapõem um valor de 10,5 milhões de euros a repartir pela classe, que resultaria num aumento superior a 10% nas remunerações, sem contar os 1,8% já citados. Isto depois de o Governo ter decidido alargar às empresas estatais o congelamento dos salários na função pública e quando os restantes trabalhadores da TAP terão de contentar-se com uma subida dos sa- lários de 1,8%, caso o Governo aceite abrir essa excepção para a transportadora aérea nacional.
De acordo com o comunicado do SPAC, os pilotos, reunidos em assembleia geral convocada pelo sindicato, desde as 14.30 de quarta-feira até às 00.30 de ontem, decidiram "rejeitar a proposta da administração relativa à compensação pelos ganhos de produtivi- dade dos pilotos, por ser objecti-vamente insuficiente, desequilibrada e discriminatória dos pilotos da TAP, face aos demais trabalhadores", numa moção aprovada por 70% dos presentes, tendo comparecido à reunião 65% dos pilotos da companhia aérea portuguesa.
Em relação ao processo negocial, a direcção do sindicato considera que "o impasse resulta do facto de a administração da TAP ter desvalorizado, de um modo inaceitável, as inúmeras concessões que solicitou ao SPAC, susceptíveis de reduzirem os custos operacionais, aumentarem a produtividade dos pilotos". E justifica o apelo à greve feito aos associados com a necessidade de "adoptar vigorosas medidas de sensibilização da administração da TAP para que esta assuma uma postura construtiva e responsável nas negociações".
Assim, até ao início da próxima semana, o SPAC deverá lançar o pré-aviso de uma greve que se inicia dia 26, estendendo-se até ao último dia do mês. Ou seja, começa um dia antes do fim-de-semana anterior à Páscoa e termina na véspera da Quinta-Feira Santa, afectando os voos dos portugueses que querem sair para férias e as chegadas dos turistas estrangeiros ao País.
Numa altura em que o transporte aéreo começa a dar "sinais de recuperação" e sendo a Páscoa o primeiro período do ano "em que há a expectativa de receber fluxos importantes de turismo", esta greve dos pilotos "vai colocar a TAP numa situação muito difícil, sendo também muito negativa para o País", afirmou o porta-voz da companhia. António Monteiro considera também que um historial de greves não é "nada favorável para uma empresa de transporte aéreo", que deve transmitir confiança aos operadores. A companhia garante, no entanto, que tudo fará para minimizar os incómodos que resultarão para os passageiros com esta paralisação, estando os serviços operacionais já a "estudar alternativas", disse ainda ao DN António Monteiro.
Prejuízo de 30 milhões... quanto custa um A320 novo?
Acho muita piada a isto tudo, mas cheira-me que em breve teremos uma nova companhia de bandeira Portuguesa!
Não existem companhias de bandeira. Nem a TAP o é mais. Para isso basta ver o perfil do passageiro. Existem companhias de ligação, companhias low-cost e charters.
A técnica negocial com recurso a greve traz sempre prejuízos e o risco de inviabilizar a empresa. Em especial numa empresa com problemas financeiros. Como o Estado não pode financiar a TAP, os pilotos vão correr o risco de ficar no desemprego. Espero que seja um risco bem calculado pois não gostaria de ver a minha querida TAP fechar.
Bom bom era a Rya apresentar uma nova promoção, oferecendo-se transportar qualquer pax da TAP prejudicado pela anunciada ameaça de greve de BORLA!!
Assim ficavam todos felizes. A Rya cativava paxs com sua boa onda, paxs satisfeitos por irem para o seu destino e até a TAP por ter os paxs entregues sem mais encargos...
WorldTraveller
12-03-10, 22:48
Bom bom era a Rya apresentar uma nova promoção, oferecendo-se transportar qualquer pax da TAP prejudicado pela anunciada ameaça de greve de BORLA!!
Assim ficavam todos felizes. A Rya cativava paxs com sua boa onda, paxs satisfeitos por irem para o seu destino e até a TAP por ter os paxs entregues sem mais encargos...
boas!
Quem é que viajaria feliz num 737-800 onde a distância entre lugares está espremida ao máximo aceitável e sem in-flight entertainment, de Lisboa ou Porto para a América do Sul/África? :rofl:
Acho que nem de borla! :upshy:
cumps!
Proponho desde já uma TAP sem PN....
Pilotos..apenas Virtuais(podendo muitos de vós concorrer..com cunhas virtuais)!!
Pilotando desde casa,bem sentadinhos no sofá com as Mulheres(ou mamãs) trazendo comidinha e bebidas q.b(podendo em cruzeiro visitar os fórums de aviação):whistlinggd5:
Em substituição ao PNC,umas quantas máquinas de café,sandes,batatas fritas e chocolates.
Safety?? who cares!!!...afinal todo o pax sabe como e quando abrir uma porta!!:upshy:
Pronto...problema resolvido:biggrin:
PagodaTroop
12-03-10, 23:14
Saudações a Todos:
Comunicado Ryanair sobre greve dos pilotos
12-Mar-2010
«Quem ainda precisa dos pilotos da TAP?»
A Ryanair, a favorita mundial entre as companhias aéreas, censura hoje (11 de Março) a greve anunciada pelos pilotos da TAP, a decorrer entre 26 e 31 de Março. Pretendendo um aumento salarial superior ao proposto pela Administração da TAP e que já em si estaria em contradição com o Plano de Estabilidade e Crescimento do Governo, os pilotos da TAP decidiram atribular os planos de viajem de milhares de Portugueses em época de Páscoa.
A Ryanair oferece 23 rotas “livres de greves” a partir do Porto e 30 a partir de Faro. Para sublinhar as vantagens dos voos da Ryanair a partir do Porto e de Faro, a Ryanair anuncia hoje 1 milhão de lugares a €8 para viajar em Abril e Maio (excepto na época festiva), garantindo aos seus passageiros que não ficarão “em terra” em resultado de greves de pilotos.
Daniel de Carvalho da Ryanair disse:
“É inacreditável que um pequeno grupo de pilotos ao serviço de uma companhia que já está em situação de falência técnica esteja agora a exigir aumentos salariais no período de recessão que atravessamos. A Ryanair congelou os salários dos seus gestores e demais pessoal em 2008 como resposta à recessão. Os passageiros portugueses já pagam elevadas tarifas e suplementos de combustível à TAP e, como resposta, vêem os seus planos de viajem afectados com mais uma greve de pilotos. Os passageiros da Ryanair podem estar certos que nós temos as tarifas mais baixas, a maior pontualidade, menos voos cancelados e garantimos não haver greves de pilotos. Aconselhamos todos os passageiros da TAP a reservarem um dos lugares da Ryanair a €8, para viajarem em Abril e Maio (excepto nos dias festivos). Esta oferta termina terça-feira (16 Mar) à meia-noite.”
Nota: as seguintes rotas a partir do Porto são uma alternativa às rotas existentes da TAP: Barcelona (Girona), Bruxelas (Charleroi), Frankfurt-Hahn, Londres Stansted, Madrid, Milão e Paris (Beauvais)
...que tristeza!....facepalm:thumbdown:
Cumps à Comunidade
JanetFlight
13-03-10, 00:21
Quem diabo é esse tal de Daniel de Carvalho da Ryanair..:confused:
WorldTraveller
13-03-10, 00:26
Boas!
Qualquer semelhança com o passado é pura coincidência... ou não:
Quem Precisa dos Pilotos da Tap?
RYANAIR SEM GREVES E SEMPRE COM AS TARIFAS MAIS BAXAS
A Ryanair, a favorita mundial entre as companhias aéreas, critica hoje (24 de Setembro) a última greve dos pilotos da TAP que hoje e amanhã, uma vez mais, afectará os planos de viagem de 40.000 passageiros da TAP. Este é um novo exemplo do desdém que o sindicato de pilotos da TAP SPAC tem pelos consumidores, sendo razão para que os passageiros não confiem nos serviços da TAP: tarfias altas, suplementos de combustível e greves frequentes.
A Ryanair oferece 22 rotas “livres de greves” do Porto e 13 Faro. Para sublinhar as vantagens dos voos da Ryanair a partir do Porto e Faro, a Ryanair anuncia hoje 40.000 lugares a €4.99 para viajar em Novembro, garantindo aos seus passageiros que não ficarão “em terra” em resultado de greves de pilotos.
Daniel de Carvalho da Ryanair, disse que:
“É inacreditável que um pequeno grupo de pilotos possa afectar 40.000 passageiros em período de recessão. Os passageiros Portugueses já pagam elevadas tarifas e suplementos de combustível à TAP e, como resposta, são afectados com pilotos em greve. Os passageiros da Ryanair podem agora voar “livre de greves” do Porto e de Faro num total de 35 tarifas de baixo custo. Nós somos mais baratos e não incomodamos os passageiros com greves. Aconselhamos todos os passageiros da TAP a reservarem um dos lugares da Ryanair a €4.99, para viajarem em Novembro. Esta oferta termina esta sexta-feira à meia-noite.”
Nota: as seguintes rotas a partir do Porto sao uma alternative ‘as rotas existents da TAP: Barcelona (Girona), Brussels (Charleroi), Frankfurt-Hahn, London Stansted, Madrid, Milan and Paris (Beauvais)
http://www.ryanair.com/pt/novidades/quem-precisa-dos-pilotos-da-tap
Cumps!
Gaspacho Y Migas
13-03-10, 12:00
Quem diabo é esse tal de Daniel de Carvalho da Ryanair..:confused:
É o director de comunicação da Ryanair.
A Ryanair está cheia de portugueses, já tinha dito isto por aqui, muitos deles em lugar de topo. Muito do que a Ryanair é e faz deve-o, também, ao esforço e trabalho de muitos "patricios". É por isto que o mercado português é muito especial para muitos de nós e é por isso que tem estado a ser tão fácil entrar em Portugal.
Portugal está-se a transformar num caso de sucesso e de facilidade de penetração sem precedentes.
Os Barbaros do Norte já estão entre nós, já estão instalados a Sul e já estão instalados a Norte, as populações acolhem-nos e dizem que os bárbaros lhes possibilitam aquilo que Roma sempre lhes negou. Roma está cercada,sem apoio e cheia de vícios, é uma questão de tempo até Roma capitular.
Gaspacho y Migas
(Olé!!!)
Este tópico é muito interessante pois permite ver como a estratégia de comunicação da Ryanair aproveita o ambiente competitivo e a oportunidade dada pela TAP para ir ocupando quota de mercado.
Num ambiente competitivo, se um dos players tem problemas laborais e greves, isso constituí uma oportunidade para os restantes. A Ryanair só está a aproveitar.
JanetFlight
13-03-10, 14:35
É o director de comunicação da Ryanair.
Os Barbaros do Norte já estão entre nós, já estão instalados a Sul e já estão instalados a Norte, as populações acolhem-nos e dizem que os bárbaros lhes possibilitam aquilo que Roma sempre lhes negou. Roma está cercada,sem apoio e cheia de vícios, é uma questão de tempo até Roma capitular.
Gaspacho y Migas
(Olé!!!)
Obrigado...agora referente a esse pequenino pedaço de historia voçe fazia corar o Prof. Hermano Saraiva...Bons Vôos:upshy:
"Comandantes da companhia, uns afectos à administração, outros ao sindicato dos pilotos, procuram evitar a greve.
É o derradeiro esforço para evitar a greve dos pilotos da TAP marcada de 26 a 31 de Março. A administração da empresa e a direcção do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) mantiveram entre quinta-feira e ontem contactos informais para procurar uma plataforma de entendimento que permita prosseguir com as negociações interrompidas depois da paralisação ser anunciada na última quarta-feira, dia 10.
Ao que o Diário Económico apurou, os contactos foram mantidos entre comandantes próximos da administração TAP e outros próximos da direcção do SPAC, com o patrocínio tanto de Fernando Pinto, presidente da companhia aérea, como de Hélder Silva, dirigente do sindicato. Sem que tenha sido apresentada uma nova proposta por parte da administração da TAP, as conversas tiveram como objectivo perceber se haveria um entendimento possível no caso de serem retomadas as negociações.
A última reunião entre a administração da TAP e o SPAC aconteceu a 4 de Março e, apesar desta tentativa de aproximação, até à hora do fecho desta edição, não estava marcada nova ronda de negociações.
Contactada pelo Diário Ecómico, fonte oficial da companhia aérea disse desconhecer esta situação. Por seu lado, o SPAC garante que "está tudo na mesma".
"
http://economico.sapo.pt/noticias/tap-e-pilotos-fazem-novos-contactos-para-evitar-greve_84034.html
Mas só há uma coisa que ainda não percebi:
O aumento proposto aos pilotos pela adm. da TAP era de início SUPERIOR À INFLAÇÃO! Mas é impressão minha ou nem a isso os pilotos deram atenção??
Já não chega serem aumentados mais do que o resto dos FP e ainda se queixam????? Só em Portugal!
Querem trabalhar o mesmo, estar nas mesmas funções, voar aviões novos e receber mais?
Também eu!! Mas acho que só dá no Airline Manager do Facebook...
Por que raio de coisa é que os pilotos da TAP hão de receber maiores aumentos do que o resto da FP (que no caso da minha mãe nem existiram!)??
Toda a gente precisa de dinheiro, até eu! Nem que seja só para ir ao cinema com as "amigas", mas entre o querer e o poder vai uma grande distância! E a TAP simplesmente não pode, PORTUGAL não pode!
Abc
DEPOIS DE "INGLORIOUS BASTARDS", KATHRYN BIGELOW, SANDRA BULLOCK, JOSÉ SÓCRATES E PROFESSOR BAMBO, O ÓSCAR PARA O "PIOR ARGUMENTO" VAI PARA MÁRIO VIEIRA EM:
AINDA ALGUÉM ACREDITA QUE OS RYR NÃO TÊM MANUTENÇÃO? VOCÊS ANDAM AQUI NUM FÓRUM DE AVIAÇÃO A FAZER O QUÊ?
Abc
Oh Guga, então os trabalhadores TAP agora são função pública?
Guga...se um dia trabalhares na TAP verás que irás ter MUIIITAS mais Amigas,por isso precisas de GRANDES AUMENTOS...e estas por saberem que trabalhas na TAP pensam que és riquissimo e não aceitam ir ao cinema..querem ir ao que está na moda,seja em Milão,NY,Paris,Roma.
Como só podemos ter uma "ESPOSA" no agregado familiar PRECISAS de mais aumentos para poder pagar passagens ás AMIGAS,pois estas não aceitam viajar na Ryanair!!!:whistlinggd5:
Como temos uma "imagem" a manter...pois a população em geral pensa que ganhamos balurdios,TEMOS de ter aumentos para MANTER a APARÊNCIA..pois afinal de contas o TUGA gosta e ADORA viver de APARÊNCIAS!!!!!:upshy:
Grande Abraço e espero que não leves a mal o meu humor:biggrin:
Aero.Gigolo
13-03-10, 20:45
Guga...se um dia trabalhares na TAP verás que irás ter MUIIITAS mais Amigas,por isso precisas de GRANDES AUMENTOS...e estas por saberem que trabalhas na TAP pensam que és riquissimo e não aceitam ir ao cinema..querem ir ao que está na moda,seja em Milão,NY,Paris,Roma.
Como só podemos ter uma "ESPOSA" no agregado familiar PRECISAS de mais aumentos para poder pagar passagens ás AMIGAS,pois estas não aceitam viajar na Ryanair!!!:whistlinggd5:
Como temos uma "imagem" a manter...pois a população em geral pensa que ganhamos balurdios,TEMOS de ter aumentos para MANTER a APARÊNCIA..pois afinal de contas o TUGA gosta e ADORA viver de APARÊNCIAS!!!!!:upshy:
Grande Abraço e espero que não leves a mal o meu humor:biggrin:
:rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::r ofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rof l:notwornotwornotwornotwornotwornotwornotwornotwor notwornotwor
e estas por saberem que trabalhas na TAP pensam que és riquissimo e não aceitam ir ao cinema..querem ir ao que está na moda,seja em Milão,NY,Paris,Roma.
Bolas... logo agora que acabei de receber o myZONcard :rolleyes:
Bolas... logo agora que acabei de receber o myZONcard :rolleyes:
Continua a dizer que estás na LuzAir e não na TAP que estás SAFO!!!:biggrin:
LOOOL LisbonJet eu já tenho, como não sou piloto da TAP é o que me vai safando.
Jetstream é óbvio que não levo a mal, virado para o humor fiz eu esse comentário das amigas, por isso não poderia levar a mal.
Gonçalo, não são FP mas são funcionários de uma empresa do estado (que todos indirectamente acabamos por sustentar) a quem foi proposto UM AUMENTO ATÉ SUPERIOR À INFLAÇÃO, QUANDO OS FP NEM UM IGUAL À INFLAÇÃO SEQUER TIVERAM! E NO FIM VÊM RECLAMAR AINDA MAIS, QUANDO ESTAMOS NA SITUAÇÃO EM QUE ESTAMOS?
ISTO NÃO É O MEU TESTE DE MATEMÁTICA, MAS CURIOSAMENTE TAMBÉM ME PARECE QUE ALGO ESTÁ ERRADO AQUI!
Com isto não digo que não o merecam, mas como disse o Pina e muito bem, aguentem lá os cavalos que isto não está fácil, se querem ter proveitos maiores seja a curto, médio ou longo prazo, façam o respectivo sacrifício!
Abc
Como só podemos ter uma "ESPOSA" no agregado familiar PRECISAS de mais aumentos para poder pagar passagens ás AMIGAS,pois estas não aceitam viajar na Ryanair
Só espero que a tua esposa não seja visitante assídua deste fórum...
EHEHEHEHEH
Abc
Só espero que a tua esposa não seja visitante assídua deste fórum...
EHEHEHEHEH
Abc
Ela voa para a Easyjet...sabe perfeitamente que estou a brincar!!!:biggrin:
Embora a TAP pertença ao Estado os seus Trabalhadores não têm o estatuto de FP...se assim fosse eu nem me importaria de ter tido os vários aumentos que os FP tiveram nestes ultimos anos(eu á 9 que não sou aumentado)...quantas greves da função Publica nos ultimos anos???
Da minha parte não fiz nenhuma...
Abraço
Evitem escrever em maiúsculas.
Se querem destacar alguma coisa, usem o bold.
Aero.Gigolo
14-03-10, 00:16
Ela voa para a Easyjet...sabe perfeitamente que estou a brincar!!!:biggrin:
Embora a TAP pertença ao Estado os seus Trabalhadores não têm o estatuto de FP...se assim fosse eu nem me importaria de ter tido os vários aumentos que os FP tiveram nestes ultimos anos(eu á 9 que não sou aumentado)...quantas greves da função Publica nos ultimos anos???
Da minha parte não fiz nenhuma...
Abraço
Há quem diga que a ADSE é melhor que a MultiCare...
Há quem diga que a ADSE é melhor que a MultiCare...
Ou então não.
Abraço
Eu tenho ADSE e realmente não me posso queixar.
Tu e a tua classe, Francisco, não foram aumentados, já o mesmo não podemos dizer dos pilotos, que, continuo a dizer merecem os aumentos mas esta é uma altura complicada para os dar.
Abc
Gonçalo, não são FP mas são funcionários de uma empresa do estado (que todos indirectamente acabamos por sustentar) a quem foi proposto UM AUMENTO ATÉ SUPERIOR À INFLAÇÃO, QUANDO OS FP NEM UM IGUAL À INFLAÇÃO SEQUER TIVERAM! E NO FIM VÊM RECLAMAR AINDA MAIS, QUANDO ESTAMOS NA SITUAÇÃO EM QUE ESTAMOS?
ISTO NÃO É O MEU TESTE DE MATEMÁTICA, MAS CURIOSAMENTE TAMBÉM ME PARECE QUE ALGO ESTÁ ERRADO AQUI!
Com isto não digo que não o merecam, mas como disse o Pina e muito bem, aguentem lá os cavalos que isto não está fácil, se querem ter proveitos maiores seja a curto, médio ou longo prazo, façam o respectivo sacrifício!
Abc
Não concordo Guga, desculpa. A TAP é empresa pública sim, mas os seus trabalhadores não são, nem devem ser comparados, com FP... Sem querer com isto dizer que são melhores ou piores. Apenas não são FP. Ponto.
Em relação às razões das reinvidicações deles para a greve de agora pergunto: Tens a certeza que sabes as razões por trás da greve? Tens a certeza que tens todos os dados para fazeres avaliações tão definitivas?
Eu nem digo se concordo ou não, porque aliás nem tenho que dizer, é um problema deles, não meu, nem nosso. A única coisa que digo é que em Portugal todos temos a mania de fazer grandes considerações sobre assuntos de que sabemos pouco ou nada...
Abraço.
WorldTraveller
14-03-10, 15:39
Eu nem digo se concordo ou não, porque aliás nem tenho que dizer, é um problema deles, não meu, nem nosso. A única coisa que digo é que em Portugal todos temos a mania de fazer grandes considerações sobre assuntos de que sabemos pouco ou nada...
Abraço.
boas!
A partir do momento em que a greve afecta outras pessoas, nomeadamente passageiros já com bilhete ou cidadãos que pretendam viajar e vejam a TAP como sendo uma alternativa, todos os interessados terão direito a ter uma opinião sobre isso!
E isto não é só referente à TAP. É susceptível de acontecer com qualquer empresa que preste um serviço ao público, seja entidade pública ou privada.
Deixa de ser um problema "só deles".
cumps!
BOEING 747
14-03-10, 18:36
Caros,
Tenho de "tirar o chapeu" e reconhecer o mérito dos responsáveis pela imagem/marketing da Ryanair, pois bem ou mal, estamos sempre a falar deles ...
Pessoalmente NÃO GOSTO DESTE TIPO DE PUBLICIDADE, acho que é de mau tom uma companhia comentar os problemas internos de outra. As greves são um problema da TAP, dos seus pilotos, dos passageiros envolvidos e do accionista (neste caso o Estado português).
Lá por estar na "mó de cima" em termos de resultados, enquanto que a TAP luta pela sobrevivência, não devia usar este tipo de publicidade !
Um abraço,
Jopeg
Concordo plenamente consigo.
Embora a TAP pertença ao Estado os seus Trabalhadores não têm o estatuto de FP...se assim fosse eu nem me importaria de ter tido os vários aumentos que os FP tiveram nestes ultimos anos
Abraço
E eu a pensar que quando falavas em FP te referias a Funcionários Públicos...afinal, com essa história dos vários aumentos nos últimos anos, já vi que não.... ;)
Não concordo Guga, desculpa. A TAP é empresa pública sim, mas os seus trabalhadores não são, nem devem ser comparados, com FP... Sem querer com isto dizer que são melhores ou piores. Apenas não são FP. Ponto.
Em relação às razões das reinvidicações deles para a greve de agora pergunto: Tens a certeza que sabes as razões por trás da greve? Tens a certeza que tens todos os dados para fazeres avaliações tão definitivas?
Abraço.
Faço questão de voltar a dizer.
Não digo que os trabalhadores não devam receber os aumentos, simplesmente não é uma boa altura para os pedirem, sobretudo quando estão a deitar 30M€ ao lixo que fazem mais do que muita falta, na altura que corre em que a TAP não está nada bem...
É o que disse no primeiro post que fiz sobre o assunto, é uma faca de dois bicos, podem-se safar ou podem estar a cavar mais um palmo para a própria sepultura!
Abc
boas!
A partir do momento em que a greve afecta outras pessoas, nomeadamente passageiros já com bilhete ou cidadãos que pretendam viajar e vejam a TAP como sendo uma alternativa, todos os interessados terão direito a ter uma opinião sobre isso!
E isto não é só referente à TAP. É susceptível de acontecer com qualquer empresa que preste um serviço ao público, seja entidade pública ou privada.
Deixa de ser um problema "só deles".
cumps!
Claro, acabe-se já com um direito pelo qual tantos e tantos lutaram durante tantos anos!
Que se lixe o direito à greve! Que se danem os outros se as minhas férias ou as minhas coisas forem afectadas por isso! O meu umbigo importa, a vida dos outros quero lá saber...
A TAP (empresa) é que se deveria preocupar com a satisfação dos clientes afectados pela greve. E essa, se não o fizer satisfatoriamente, é que deve ser acusada de mau serviço. Agora a greve deles é um direito que eu respeito. Muito! Se concordo ou não isso pouco importa, acima de tudo porque não tenho dados para fazer tal avaliação.
Cumprimentos.
E eu a pensar que quando falavas em FP te referias a Funcionários Públicos...afinal, com essa história dos vários aumentos nos últimos anos, já vi que não.... ;)
Nos ultimos 9 anos quantos foram?? 4-6?
Faço questão de voltar a dizer.
Não digo que os trabalhadores não devam receber os aumentos, simplesmente não é uma boa altura para os pedirem, sobretudo quando estão a deitar 30M€ ao lixo que fazem mais do que muita falta, na altura que corre em que a TAP não está nada bem...
É o que disse no primeiro post que fiz sobre o assunto, é uma faca de dois bicos, podem-se safar ou podem estar a cavar mais um palmo para a própria sepultura!
Abc
....provávelmente o início do "canto do cisne" ou os 1º.s episódios de uma "annunciated death"....prevista de há longa data,....e que pode ser acelerada com estas greves..!!
Como disse o CEO:...."não tem mais como! Só a privatização salvará a Tap".....
Num cenário de salvação de uma empresa falida,....não encaixam absolutamente nenhumas greves....; Não é preciso ser muito cerebral...basta fazer como a Auto-Europa,...quando o que está em jogo são os postos de trabalho/fecho da empresa.....há que apertar os cintos, e não dar-lhe golpes de misericórdia....
Cpts.
Só futuros CEO em potência aqui... Espero que nenhum seja desperdiçado.
Cumprimentos.
Claro, acabe-se já com um direito pelo qual tantos e tantos lutaram durante tantos anos!
Que se lixe o direito à greve! Que se danem os outros se as minhas férias ou as minhas coisas forem afectadas por isso! O meu umbigo importa, a vida dos outros quero lá saber...
A TAP (empresa) é que se deveria preocupar com a satisfação dos clientes afectados pela greve. E essa, se não o fizer satisfatoriamente, é que deve ser acusada de mau serviço. Agora a greve deles é um direito que eu respeito. Muito! Se concordo ou não isso pouco importa, acima de tudo porque não tenho dados para fazer tal avaliação.
Cumprimentos.
Pois, realmente é uma questão de umbigo, mas de umbigo dos pilotos, pois nao olham a meios nem consequencias para atingir os seus fins. Nao está em questão o direito à greve, pois é um direito constituicional. O que está em causa são os argumentos utilizados nas sucessivas greves. Basta ver que já perderam toda a credibilidade da opinião pública. Mas sejamos realistas, os pilotos nao são nem nunca foram uma classe sacrificada. Então se falarmos dos pilotos da TAP, esses são uns previligiados, nem os TR pagam quando entram na companhia. Além disso os pilotos de LC, chegam a voar menos de uma vez por semana e muitos deles têm vários empregos. Talvez seja por isso que não se importem de arruinar a companhia, já que a maioria têm outras fontes de rendimento.
O que é certo, é que mesmo que esta greve venha a ser desconvocada já está a provocar prejuízos à companhia. Basta ver que os agentes de viagem já não estão sequer a vender viagens na TAP para o periodo da Páscoa, ou seja se a greve for desconvocada, possivelmente vamos ter aviões a voar vazios. Que tristeza.
Bons e voos e melhores aterragens.
JanetFlight
14-03-10, 22:04
O MOL parece ser um prodigio em coisas mirabulantes arrow
http://www.lowcostportugal.net/companhias-aereas/michael-oleary-desafia-ceo-da-easyjet-para-duelo-2/2010/02/
Haja santa paciência..pcorn
WorldTraveller
14-03-10, 23:29
Cumprimentos.
boas!
não me interprete mal. nunca disse que era contra as greves.
apenas que quem é afectado por elas tem direito a ter uma opinião!
quer ela seja a favor dos grevistas (pelo que reivindicam: salários, melhores condições de trabalho, etc) quer ela seja contra os grevistas (e a favor da administração).
neste caso, não é por certas pessoas criticarem o pedido de aumento de salários dos pilotos que essas opiniões vão ser menos válidas que as que apoiam os pilotos.
Afirma que não tem dados para fazer uma avaliação sobre esta greve. Acredito, e acredito que a maior parte das pessoas também não saiba.
Mas, então, se as pessoas não sabem, qual é o objectivo de fazer uma greve que afecte directamente essas pessoas? Porque não lutar contra a administração sem afectar o serviço? É simples: porque uma greve serve para sensibilizar a opinião pública a seu favor e a aumentar a pressão sobre a administração. Sem a opinião pública, não seria a mesma coisa.
Quem faz greve deve ser capaz de aceitar as vozes favoráveis e que lhes dão razão... bem como as vozes contra.
cumps.
Nos ultimos 9 anos quantos foram?? 4-6?
Sinceramente, não faço ideia, sei que foram bastantes os anos em que não houve aumentos, havendo igualmente anos em que alguns foram aumentados e outros (incluindo eu) não....
Claro que isto só doi a cada um e como é óbvio, cada um tem de lutar pela melhoria das suas condições mas, deixem lá os FP em paz...
A Função Pública tem, como em todo o lado bons e maus funcionários e no privado há igualmente muito boa gente a receber ordenados que a qualidade e quantidade do seu trabalho não justifica, nem de longe...
Só futuros CEO em potência aqui... Espero que nenhum seja desperdiçado.
Cumprimentos.
O que é óbvio......dispensa explicações..!!
Caros,
In D. Económico:
Aviação
Fernando Pinto tenta travar greve dos pilotos na TAP
Hermínia Saraiva - 15/03/10 00:06
Sindicatos dos Pilotos entregou na quinta-feira um pré-aviso de greve de seis dias, a cumprir entre 26 e 31 de Março.
A duas semanas de uma nova greve dos pilotos, Fernando Pinto diz que a empresa "tentará até ao final" evitar uma nova paralisação. Fernando Pinto admite assim estar disponível para regressar à mesa das negociações com o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), procurando evitar a greve e demonstrando uma flexibilidade que não teve na última paralisação dos pilotos, no final de Setembro de 2009, nem no mês anterior com os sindicatos de terra, que chegaram a cumprir meio dia de paralisação. Nessa altura, Fernando Pinto recusou-se a negociar com um pré-aviso de greve em cima da mesa.
Na quinta-feira os pilotos entregaram o pré-aviso para uma greve de seis dias, a cumprir entre 26 e 31 deste mês.
Tal como o Diário Económico noticiou na edição de sábado, decorreram no final da semana encontros informais entre comandantes afectos à TAP e outros próximos do SPAC, no sentido de encontrar uma plataforma comum que permita retomar as negociações. Contactos que decorreram com o patrocínio de Fernando Pinto e de Hélder Silva, presidente do SPAC, mas que não tiveram até agora qualquer resultado.
Tenho um palpite, e nada mais que um palpite pessoal sem nenhum tipo de fundamento, que se a greve for mesmo para a frente ... não vai durar os 6 dias, mas sim uns 2/3 dias.
Depois o SPAC vem desconvocar a greve como "gesto de boa fé", para retomar as negociações e tal e tal. A ver vamos ...
Um abraço,
Jopeg
O que é óbvio......dispensa explicações..!!
Oh Angola 777,
Para mim as coisas não são assim tão óbvias... Por favor não pare de me iluminar com a sua luz.
Só para deixar um abraço ao C212-100, pela sua sensatez.
A greve é uma forma de retaliação contra a empresa, que está prevista na lei. (não contra os passageiros)
O passageiros têm direito a saber porque? Não sei se têm ou não, pelos vistos a maioria aqui acha que sim. Proponho que se façam munir dos seus bilhetes comprados para as datas e se desloquem ao sindicato afim de obter explicações. Existem sempre 3 historias de um acontecimento a de um lado, a do outro e a verdadeira como costumo dizer. Comvém pelo menos sabermos 2 delas antes de tentar-mos chegar a verdadeira.
Vir praqui mandar uma bocas com total desconhecimento do que se está a passar entre pilotos e administração, desde á 10 anos a esta parte, parece-me descabido.
De qualquer das formas, a lei do pais, não permite só as greves, permite também a liberdade de expressão, por isso continuem.
Abraço a todos os outros
Oh Angola 777,
Para mim as coisas não são assim tão óbvias... Por favor não pare de me iluminar com a sua luz.
Desculpe oh C212,....pensei que tivesse visto, as declarações do sr. Fernando Pinto, nos canais da Televisão,(acho que passou em todos)....em relação à prevista greve!!
Só escrevi aqui um pequeno "statement",...do que ele disse, ontem ou anteontem....
My apologies.....longe de mim, tentar iluminar alguém....eu não sou dos que sabe tudo, estou aqui para aprender também...!!
Mesmo que esteja em Tripoli, também dá para ver na RTP Internacional,....pelo menos dava,....quando estive aí, hà uns 6 anos....
Cpts.
WorldTraveller
15-03-10, 15:54
A greve é uma forma de retaliação contra a empresa, que está prevista na lei. (não contra os passageiros)
boas!
e no entanto, os passageiros acabam por ser também prejudicados com a greve.
quem é que lhes paga uma indemnização em caso de greve para alterarem a data de viagem ou eventuais custos que possam ter? Ninguém. Então, isso confere-lhes todo o direito de opinarem.
a meu ver, não é o passageiro prejudicado que deve dirigir-se ao sindicato mas sim o sindicato dirigir-se aos passageiros e inteirá-los das razões pelas quais a greve que eles convocaram se realiza, nem que seja por intermédio da companhia, através de e-mail ou agente de viagens.
cumps!
Desculpe oh C212,....pensei que tivesse visto, as declarações do sr. Fernando Pinto, nos canais da Televisão,(acho que passou em todos)....em relação à prevista greve!!
Só escrevi aqui um pequeno "statement",...do que ele disse, ontem ou anteontem....
My apologies.....longe de mim, tentar iluminar alguém....eu não sou dos que sabe tudo, estou aqui para aprender também...!!
Mesmo que esteja em Tripoli, também dá para ver na RTP Internacional,....pelo menos dava,....quando estive aí, hà uns 6 anos....
Cpts.
E esse senhor é o dono da razão?... Tudo o que ele diga deve então ser encarado como um dogma, é isso?
Em Tripoli continua a poder ver-se a RTPi, assim como outros canais... Mas não sabia também que agora tudo o que se ouve e vê na TV é verdade absoluta...
Cumprimentos.
O passageiros têm direito a saber porque? Não sei se têm ou não, pelos vistos a maioria aqui acha que sim.
Isso é muito fácil de escrever, no entanto, havendo greve, curiosamente, que se lixa é sempre o passageiro. O tal que até pagou por um serviço que se calhar não vai ter.
Acho que podemos dizer que 'o passageiro tem o direito a saber' para - já que foi ele que pagou pelo serviço - pensar numa alternativa que, em muitos casos, o volta a fazer pagar mais qualquer coisa.
Just my 2 cents.
Só para deixar um abraço ao C212-100, pela sua sensatez.
O passageiros têm direito a saber porque? Não sei se têm ou não, pelos vistos a maioria aqui acha que sim. Proponho que se façam munir dos seus bilhetes comprados para as datas e se desloquem ao sindicato afim de obter explicações. Existem sempre 3 historias de um acontecimento a de um lado, a do outro e a verdadeira como costumo dizer. Comvém pelo menos sabermos 2 delas antes de tentar-mos chegar a verdadeira.
Vir praqui mandar uma bocas com total desconhecimento do que se está a passar entre pilotos e administração, desde á 10 anos a esta parte, parece-me descabido.
De qualquer das formas, a lei do pais, não permite só as greves, permite também a liberdade de expressão, por isso continuem.
Abraço a todos os outros
Lino, obrigado! Haja alguém que perceba que a única coisa que procuro transmitir é sensatez. Não sei, e para ser sincero nem quero saber, se têm ou não razão nas greves. Sei sim que têm direito a ela. Assim como todos temos direito à nossa opinião livre, como bem disseste. Só devíamos era ter cuidado na forma como a partilhamos...
Um abraço e bons voos com o Extra! :) Abraço para o Jorge Fachadas também. A ele ainda estou a dever um pedido de desculpa...
Cumprimentos,
Gonçalo Dias
boas!
e no entanto, os passageiros acabam por ser também prejudicados com a greve.
quem é que lhes paga uma indemnização em caso de greve para alterarem a data de viagem ou eventuais custos que possam ter? Ninguém. Então, isso confere-lhes todo o direito de opinarem.
a meu ver, não é o passageiro prejudicado que deve dirigir-se ao sindicato mas sim o sindicato dirigir-se aos passageiros e inteirá-los das razões pelas quais a greve que eles convocaram se realiza, nem que seja por intermédio da companhia, através de e-mail ou agente de viagens.
cumps!
Worldtraveller,
Mantenho a minha. Continuo a achar que a empresa prestadora do serviço é que devia ter o respeito suficiente pelos passageiros pagantes e prestar-lhes contas do porquê de cancelamentos e atrasos e, ao mesmo tempo, obviar a que o inconveniente para eles seja o menor possível.
Cumprimentos,
Gonçalo Dias
Isso é muito fácil de escrever, no entanto, havendo greve, curiosamente, que se lixa é sempre o passageiro. O tal que até pagou por um serviço que se calhar não vai ter.
Acho que podemos dizer que 'o passageiro tem o direito a saber' para - já que foi ele que pagou pelo serviço - pensar numa alternativa que, em muitos casos, o volta a fazer pagar mais qualquer coisa.
Just my 2 cents.
Claro que quem se lixa é o passageiro. Havia de ser quem? Agora a empresa, e estou a repetir-me, é que devia ter respeito pelos passageiros pagantes ao invés de fazer o mais fácil que é tentar uma campanha de desinformação tendo em vista aquilo que conseguiu - que o odioso da questão fique para os grevistas.
Vamos pensar um bocadinho em conjunto?
Quem se lixa na greve dos professores não são os alunos e os pais que têm que arranjar forma de ocupar os filhos num período em que normalmente estariam nas escolas?
Quem se lixa com as greves da CARRIS, STCP e afins não são também os passageiros?
Quem se lixa nas greves da CP não são os passageiros?
Quem se lixa nas greves da função pública não são os utentes que pagam os mesmos serviços (até de uma forma absolutamente directa, se quisermos ser puristas)?
Nestes casos também defendem então que não deviam fazer greve, é isso?
Ah... se calhar não... estes aqui não têm um emprego considerado "de sonho" (muito longe de o ser, nos dias que correm, garanto-vos), não viajam "à borla" (também podemos falar sobre esta falsa verdade, se quiserem, não têm mulheres bonitas a trabalhar com eles e a tratá-los como príncipes (também não é obrigatoriamente verdade ;)), não têm ordenados chorudos (não sei se esta parte podia estar mais longe da verdade...)...
Cumprimentos,
Gonçalo Dias
Julgo que ainda há pessoas que pensam que determinadas pessoas (quem quer que sejam) só por falarem na TV, passam a ter estatuto de quem diz "toda a verdade e nada mais que a verdade".
Ora, todos sabemos que a TV (e a rádio, e a internet) mais não são que veículos de informação (poucas vezes) e de desinformação (infelizmente, a maior parte das vezes)...
cool
JanetFlight
15-03-10, 20:48
Julgo que ainda há pessoas que pensam que determinadas pessoas (quem quer que sejam) só por falarem na TV, passam a ter estatuto de quem diz "toda a verdade e nada mais que a verdade".
Ora, todos sabemos que a TV (e a rádio, e a internet) mais não são que veículos de informação (poucas vezes) e de desinformação (infelizmente, a maior parte das vezes)...
cool
Correctissimo Jorge...nos tempos primordiais da minha net, messenger's e afins, quando a malta passava horas de novidade e teclava pro outro lado do Atlantico com as meninas do "Oi, donde tecla Vc", podia dizer que tinha uma pilinha de 30 cm's e ninguem se ralava...mas agora tudo o que se diz na TV tem estatuto de ser "Rigoroso" e amiúde "Verdadeiro"...:upshy:
aviatorboy
15-03-10, 20:59
Por falar em TV, alguém viu o outro senhor do programa da sic a falar da greve dos pilotos da TAP?
aviatorboy
15-03-10, 21:45
Quem? O MST?
Sim esse senhor. Qual a vossa opinião acerca do que ele disse?
Eu não vi... não tenho opinião...
Podes dar-me uma ideia do que ele disse?
Caros,
Aqui está o link para a "peça jornalistica" do MST:
http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/sinais-de-fogo/2010/3/greve-dos-pilotos15-03-2010-221623.htm
Um abraço,
Jopeg
WorldTraveller
15-03-10, 23:14
Agora a empresa, e estou a repetir-me, é que devia ter respeito pelos passageiros pagantes ao invés de fazer o mais fácil que é tentar uma campanha de desinformação tendo em vista aquilo que conseguiu - que o odioso da questão fique para os grevistas.
Nestes casos também defendem então que não deviam fazer greve, é isso?
Ah... se calhar não... estes aqui não têm um emprego considerado "de sonho" (muito longe de o ser, nos dias que correm, garanto-vos), não viajam "à borla" (também podemos falar sobre esta falsa verdade, se quiserem, não têm mulheres bonitas a trabalhar com eles e a tratá-los como príncipes (também não é obrigatoriamente verdade ;)), não têm ordenados chorudos (não sei se esta parte podia estar mais longe da verdade...)...
boas!
aqui entramos numa zona dúbia. Aos olhos do passageiro comum, de quem lê o comunicado do SPAC e o comunicado da TAP, como é que se sabe que é desinformação? Para si pode ser, pode ter provas disso e pode ser totalmente contra a administração. Mas os outros não sabem mais do que o senhor!
Quem lê ambos os comunicados oficiais e faz um juízo a favor da administração terá uma opinião menos válida? Porquê?
Há quem seja contra a greve porque:
1) não se justifica aumento de salários nesta altura.
2) não se justifica aumentos superiores aos que as outras entidades públicas têm
3) independentemente de aumentos, os pilotos já ganham bem
4) é numa época de muito tráfego e isso prejudica muito a companhia
5) 6 dias de greve na Páscoa é um absurdo
6) calha numa época em que já tinha planeado viajar... marquem para outro dia
É ilegítimo alguém ter alguma destas opiniões lendo os dois comunicados oficiais e exprimi-la?
É óbvio que quem apoia a greve não gosta de ouvir essas coisas. Mas são pensamentos que as outras pessoas têm com o que lhes chega oficialmente.
Não tinha dito antes mas eu sou a favor da greve mas nunca 6 dias em plena época de Páscoa!
Porque não um só dia completamente casual, a meio de uma semana que não de férias? Não deixa de ser greve e não deixa de prejudicar a companhia imputando uma grande parte da responsabilidade (se não total) à administração.
Quanto aos outros empregos que referiu, não são empregos "de sonho", com privilégios e "ordenados chorudos".
E quando fazem greve, também há vozes discordantes por diversos motivos, na mesma legítimas e com opiniões válidas mas que alguns não gostam de ouvir.
cumps!
diogogrosso
15-03-10, 23:16
Caros,
http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/sinais-de-fogo/2010/3/greve-dos-pilotos15-03-2010-221623.htm
Um abraço,
Jopeg
Boas, vi agora a reportagem, concordo com quase tudo o que ele disse, principalmente se esta greve for avante, vai ser o principio do fim da tap. Penso que não há mais margem de manobra para novas greves. Penso que a solução da tap é fecha-la e abrir uma nova, assim acabando com os maus vicios que existe dentro da empresa.
Aero.Gigolo
16-03-10, 00:56
Caros,
Um abraço,
Jopeg
Diz-se muita verdade mas também se diz muita asneira.
Comparar um piloto a um taxista ou condutor da carris. Estamos a falar de uma profissão altamente especializada.
Na peça introdutória fala-se como se os pilotos tivessem todas as regalias do mundo. Já aqui disse, ja foi dito por outros mas volto a dizer: Esqueçam a imagem do piloto dos anos 60! Já não se pilota e faz férias ao mesmo tempo, já não se vai de mãos dadas para o avião com assistentes de bordo dignas de uma capa de revista! Estes tempos acabaram. Os pilotos actualmente são pessoas que trabalham no limite do saudável. Fusos horários? Esqueçam, Noites em branco? Esqueçam. Horas a fio num ambiente seco a 8000ft? Esqueçam. Vida familiar bem conjugada? Esqueçam.
Claro que não é uma vida de coitadinho mas também não é uma vida playboy como pintam por aí.
Não sejamos hipócritas. Existem classes sociais e os pilotos estão inseridos numa classe social alta, logo não podemos esperar que tenham as mesmas regalias que um trolha, embora estes sejam pessoas que merecem todo o respeito do mundo.
Por acaso aqui alguém já penso desta forma:
Têm uma vida cheia de responsabilidade,cansaço e regalias mas também quantas vezes já não abdicaram de muita coisa para ajudar a TAP?
Se me perguntarem se sou a favor da greve é óbvio que não porque os tempos não são os ideais mas se forem a ver os numeros, a maioria dos pilotos não votou a favor da greve.
Numa de bitaite de bruxo acho que esta greve não irá para frente porque a direcção sabe que tem que dar mais de 1,8% mas os pilotos também sabem que 8% é um abuso.
Para os que dizem que os pilotos são uns gajos com ordenados milionários e baixar-lhes o ordenado não era má ideia. A minha resposta é: Força! Mas não esperem ver os pilotos a ficar na TAP. Milhares de horas de voo jacto e type rate já permitem entrar em muito boas companhias de renome internacional com óptimos ordenados livres de impostos e com o triplo das regalias. Ah e aviões modernissimos e com destinos de topo.
Será do interesse da TAP ver os seniores com milhares de horas de expêriencia ir embora?
Diz-se muita verdade mas também se diz muita asneira.
Comparar um piloto a um taxista ou condutor da carris. Estamos a falar de uma profissão altamente especializada.
Na peça introdutória fala-se como se os pilotos tivessem todas as regalias do mundo. Já aqui disse, ja foi dito por outros mas volto a dizer: Esqueçam a imagem do piloto dos anos 60! Já não se pilota e faz férias ao mesmo tempo, já não se vai de mãos dadas para o avião com assistentes de bordo dignas de uma capa de revista! Estes tempos acabaram. Os pilotos actualmente são pessoas que trabalham no limite do saudável. Fusos horários? Esqueçam, Noites em branco? Esqueçam. Horas a fio num ambiente seco a 8000ft? Esqueçam. Vida familiar bem conjugada? Esqueçam.
Claro que não é uma vida de coitadinho mas também não é uma vida playboy como pintam por aí.
Não sejamos hipócritas. Existem classes sociais e os pilotos estão inseridos numa classe social alta, logo não podemos esperar que tenham as mesmas regalias que um trolha, embora estes sejam pessoas que merecem todo o respeito do mundo.
Por acaso aqui alguém já penso desta forma:
Têm uma vida cheia de responusabilidade,cansaço e regalias mas também qunatas vezes já não abdicaram de muita coisa para ajudar a TAP?
Se me perguntarem se sou a favor da greve é óbvio que não porque os tempos não são os ideais mas se forem a ver os numeros, a mairia dos pilotos não votou a favor da greve.
Numa de bitaite de bruxo acho que esta greve não irá para frente porque a direcção sabe que tem que dar mais de 1,8% mas os pilotos também sabem que 8% é um abuso.
Para os que dizem que os pilotos são uns gajos com ordenados milionários e baixar-lhes o ordenado não era má ideia. A minha resposta é: Força! Mas não esperem ver os pilotos a ficar na TAP. Milhares de horas de voo jacto e type rate já permitem entrar em muito boas companhias de renome internacional com óptimos ordenados livres de impostos e com o triplo das regalias. Ah e aviões modernissimos e com destinos de topo.
Será do interesse da TAP ver os seniores com milhares de horas de expêriencia ir embora?
Gostei do que li!
Bons dias
Porque será que os pilotos da Portugália nunca fizeram greve antes de entrarem na TAP ?
Porque será que os pilotos da TAP sempre boicotaram qualquer greve de outros sectores da companhia ?
Porque será que os pilotos da TAP, durante a última greve anunciada pelo PNC, estavam muito preocupados com o futuro da companhia ?
Porque será que os pilotos da TAP, ainda durante a última greve anunciada pelo PNC TAP, pressionavam os eventuais a aceitarem sair sem Chefes de Cabine, violando quer a lei quer os regulamentos internos ?
Porque será que os pilotos da TAP nunca se preocupam com os tempos de trabalho do seu PNC ?
Porque será que os pilotos da TAP, aquando da última greve da Groundforce, nem os "placas" respeitaram, e todos os dias trabalham em conjunto ?
Porque será que os pilotos da TAP durante a greve da ME, tudo fizeram para a boicotar ?
Porque será que os pilotos da TAP tenham negociado, já à alguns anos atrás, aquando da privatização ficarem com 10% da companhia.
Porque será que os pilotos da TAP , etc ,etc ,etc ?
Será que também têm um fundo de solidariedade para os restantes trabalhadores, quando falirem a TAP ?
Porque será que os pilotos da TAP estejam sempre preocupados com a diferença salarial entre todos os trabalhadores da companhia e o seu salário ?
Porque será que os pilotos da TAP querem equiparar o seu estatuto ao dos licenciados ?
E para terminar, qual a média de idade dos pilotos da TAP no médio curso.
Chegará aos 30 anos ?
Porque será que os pilotos da TAP , etc ,etc ,etc ?
Ainda andas na idade dos porquês?...harhar
boas!
aqui entramos numa zona dúbia. Aos olhos do passageiro comum, de quem lê o comunicado do SPAC e o comunicado da TAP, como é que se sabe que é desinformação? Para si pode ser, pode ter provas disso e pode ser totalmente contra a administração. Mas os outros não sabem mais do que o senhor!
Quem lê ambos os comunicados oficiais e faz um juízo a favor da administração terá uma opinião menos válida? Porquê?
Meu caro WorldTraveller,
Eu expliquei-me mal. A minha ideia relativamente a isto tudo é que a empresa (como prestador do serviço) é, e deve sempre ser, o principal responsável, assim como o principal preocupado, com a situação do seu cliente - o passageiro pagante. Em vez disso vejo a empresa, como quase todas em situações iguais, a tentar transportar o odioso da questão para os grevistas ao invés de tentar em primeiro lugar, resolver os problemas que da mesma advirão para os passageiros. Eu não faço ideia quem tem razão no meio disto tudo, nem sei se haverá alguém que a tenha. A única coisa que sei é que o direito à greve é uma das únicas ferramentas que todo e qualquer trabalhador tem para fazer valer os direitos que entendem merecer. A empresa e, em último caso, o mercado em que a mesma trabalha tratarão de mostrar quem tem ou não razão. Em último caso, e com falta de flexibilidade de ambas as partes, as empresas fecham. Já aconteceu tantas vezes. E há-de acontecer outras tantas... E se a TAP Portugal fechar como tantos agoirão vai para uns bons 20 anos, pois que feche... Portugal não morre e os portugueses não deixam de poder viajar para onde sempre viajaram. Portugal ficará mais pobre sem a TAP? Acho que sim. Se tenho pena? Claro!
A coisa que mais me custa quando se fala de assuntos relativos à TAP Portugal são os ódios viscerais mal-escondidos (alguns nem tentam) que logo aproveitam para verter mais umas gotas dos seus desejos de sangue (não digo que é o seu caso!)... Entende-me? Isso custa-me relativamente à TAP Portugal como a outros assuntos em que acontece isso. Acho isso de uma mesquinhez que em nada ajuda o nosso país e com isso nada nos ajuda a todos nós no nosso dia-a-dia. A inveja negativa é uma característica muito nossa (portugueses) e a mim incomoda-me. Desculpem.
Relativamente a esta anunciada greve a única coisa que digo é que esses trabalhadores têm direito a ela como aqueles que ganham o ordenado mínimo. As razões são válidas? Não faço ideia. A altura é a melhor? Provavelmente não.
Percebe agora a minha ideia? Não precisa concordar, como eu não preciso concordar com a sua e daí não vem mal nenhum...
Há quem seja contra a greve porque:
1) não se justifica aumento de salários nesta altura.
Se calhar concordo que a altura não é a melhor, mas eles é que têm direito a escolhê-la e eles, melhor até que nós, têm perfeita noção dos riscos em que incorrem.
2) não se justifica aumentos superiores aos que as outras entidades públicas têm
A TAP Portugal não é função pública, portanto com este argumento não concordo. É uma empresa de capitais públicos que funciona através de Acordos de Empresa e que deve ser gerida como empresa privada... Não concordo, mas respeito o argumento.
3) independentemente de aumentos, os pilotos já ganham bem
E que tem isso a ver para o facto? E quem diz que eles ganham bem? Qual é o factor de comparação? A partir de que valores está estabelecido que "se ganha bem"?... Não concordo com esse argumento também. Isso não é factor para não se poder reivindicar mais.
4) é numa época de muito tráfego e isso prejudica muito a companhia
As greves são resultado de alturas de ruptura negocial, portanto é normal que todos escolham períodos mais complicados. Razões de efectividade a isso obrigam...
5) 6 dias de greve na Páscoa é um absurdo
É muito sim.
6) calha numa época em que já tinha planeado viajar... marquem para outro dia
Como eu o percebo! A mim também me vai acontecer isso... ;)
É ilegítimo alguém ter alguma destas opiniões lendo os dois comunicados oficiais e exprimi-la?
É óbvio que quem apoia a greve não gosta de ouvir essas coisas. Mas são pensamentos que as outras pessoas têm com o que lhes chega oficialmente.
Eu nunca disse que era ilegítimo exprimir opiniões, por favor. O que eu digo é que há formas e formas de o fazer.
Quanto aos outros empregos que referiu, não são empregos "de sonho", com privilégios e "ordenados chorudos".
E isso quer dizer o quê? E que conceito é esse de "emprego de sonho"? Os sonhos e o conceito de sonho não é igual para todos nós. Olhe que a vida de um piloto, mesmo o de uma boa companhia como o é a TAP Portugal está longe, cada vez mais longe infelizmente, de poder ser qualificado como "um sonho"...
E quando fazem greve, também há vozes discordantes por diversos motivos, na mesma legítimas e com opiniões válidas mas que alguns não gostam de ouvir.
cumps!
Claro! E venham essas vozes discordantes e que expliquem os pontos de discórdia, é assim que se aprende e evolui. Com essas opiniões, mesmo que (ou apesar de) discordantes da minha, eu posso bem e até agradeço a quem se dá ao trabalho de entrar numa dessas discussões comigo. Com o que eu não concordo já expliquei acima.
Desculpe ter "desfeito" assim o seu tópico, mas era forma mais fácil para eu lhe poder explicar a minha ideia.
Cumprimentos,
Gonçalo Dias
WorldTraveller
16-03-10, 12:04
Se calhar concordo que a altura não é a melhor, mas eles é que têm direito a escolhê-la e eles, melhor até que nós, têm perfeita noção dos riscos em que incorrem.
As greves são resultado de alturas de ruptura negocial, portanto é normal que todos escolham períodos mais complicados. Razões de efectividade a isso obrigam...
É muito sim.
boas!
caro C212-100, no geral concordo com quase tudo o que disse em cima clapping, ficando apenas na dúvida em relação ao que fiz quote.
1) não percebi isso das "razões de efectividade". :confused:
2) Creio que a greve, nestes moldes, serve definitivamente para arrastar a TAP para a falência e/ou reestruturação e/ou privatização porque a TAP não aguenta mais grandes perdas "voluntárias" de receita.
Se, como diz, os pilotos "melhor até que nós, têm perfeita noção dos riscos em que incorrem", devem ter bem a noção disto, correcto? É isso que querem? Se é, se acham que isso é mesmo uma solução para resolver os seus problemas a longo prazo e não somente a curto, porque é que não o dizem explicitamente?
Se a SPAC não esclarece isso nos comunicados públicos, das duas, uma: ou é desonesta em relação ao que realmente pretende com a greve ou é negligente, ignorando as implicações que uma greve destas tem nas contas da empresa. Nenhuma delas abona a seu favor.
3) Na minha opinião, greves deveriam ser usadas para marcar uma posição, não para comprometer radicalmente a viabilidade da empresa.
Por isso, apoio que a greve seja feita num menor espaço de tempo e fora de épocas altas.
Excepto, visto que este é um serviço, quando está em causa a segurança da prestação do serviço, seja do lado dos passageiros, seja do lado dos trabalhadores. Aí qualquer data é aceite. nunu
cumps!
TAP facilita troca de bilhetes dos dias de greve
12h16m
A TAP está a "facilitar" a mudança de voos aos passageiros com reservas efectuadas para os dias da greve dos pilotos, entre 26 e 31 de Março.
Trabalhadores da transportadora aérea nacional disseram à Agência Lusa que "já existem instruções da administração para que sempre que seja solicitado pelos passageiros a alteração de um voo marcado para os dias da greve não lhes sejam cobradas as habituais penalizações".
No entanto, quando contactada fonte oficial da TAP, esta confirmou apenas que a companhia está "a facilitar a mudança" de voos nestes dias.
O facto de a TAP estar a facilitar a troca dos voos deixa entender que a administração estará pouco confiante nos contactos informais que têm existido entre alguns pilotos próximos de Fernando Pinto e outros mais ligados ao sindicato, numa tentativa de travar a greve.
Reunidos a 10 de Março em assembleia geral extraordinária, os pilotos da TAP decidiram avançar com seis dias de greve, entre 26 e 31 de Março, por continuarem a discordar da política de aumentos, inserida no acordo de empresa.
"Num sinal de solidariedade" os pilotos apenas asseguram os voos de e para a Madeira.
Segundo fonte oficial da companhia, para os seis dias de paralisação - época alta para a aviação, já que existem as 'mini-férias' da Páscoa - a TAP estima que 150 mil passageiros possam ser afectados, nos cerca de 1.500 voos que a companhia tem programados, num prejuízo calculado em 30 milhões de euros.
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1520419
Se algum mérito esta greve terá, é o de mostrar a "face oculta" dos pilotos da TAP. As pessoas cá fora não fazem a mais pequena ideia do comportamento de muitas destas personagens e foram assim complacentes com todos as suas exigências. Se soubessem a verdade ficariam certamente enojadas e revoltadas. É bom que se continue a falar nisto e que agucem a curiosidade da comunicação social. Claro que há excepções que infelizmente vão ser apanhados na curva...
Diz-se que foi a implementação por parte dos pilotos de procedimentos operacionais que permitiu a poupança de milhões de € em combustível. Não se disse foi a verdade. A verdade é que muitos desses pilotos nunca foram a favor dessas medidas tendo oferecido grande resistência inclusive.
Já para não falar do negócio da instrução de pilotos que foi coutada de incompetentes durante anos com a responsabilidade directa do sindicato. Como se explica que o "concurso" para instrutor da TAP fosse aberto no sindicato? Isto é para verem como aquela empresa está completamente envenenada e controlada por uma grupeta de sangessugas. Os bons ficavam de fora para os "amiguinhos do sindicato" poderem sacanear quem quisessem nas sessões de simulador ou checks de linha.
Falam em poupança mas foram esse mesmos instrutores que obrigavam pilotos qualificados em A320 a terem que fazer tudo do inicio. É só fazer a conta aos milhares de horas de simulador e horas pagas a instrutores que a TAP suportou.
Força com a greve pá.
Caro Publico
Não sou Piloto como sabe,e claro que esta greve preocupa-me não fosse eu um funcionário da dita cuja.
No entanto e respeitando a sua "razão/opinião" preocupa-me também qual a sua "hiden agenda"!!
Um abraço e bons vôos esteja onde estiver
No entanto e respeitando a sua "razão/opinião" preocupa-me também qual a sua "hiden agenda"!!
A agenda do user publico é participar em todo e qualquer tópico em que entra a palavra TAP. :biggrin:
Sugiro que se mude o nome do tópico para: "publico" provoca pilotos da TAP a propósito da greve
Já para não falar do negócio da instrução de pilotos que foi coutada de incompetentes durante anos com a responsabilidade directa do sindicato. Como se explica que o "concurso" para instrutor da TAP fosse aberto no sindicato? Isto é para verem como aquela empresa está completamente envenenada e controlada por uma grupeta de sangessugas. Os bons ficavam de fora para os "amiguinhos do sindicato" poderem sacanear quem quisessem nas sessões de simulador ou checks de linha.
Falam em poupança mas foram esse mesmos instrutores que obrigavam pilotos qualificados em A320 a terem que fazer tudo do inicio. É só fazer a conta aos milhares de horas de simulador e horas pagas a instrutores que a TAP suportou.
Força com a greve pá.
Nao chamo de incompetentes..
A verdade é que os checks de linha podem ser terriveis para co-pilotos que estao contra o "sistema" ou que nao estao sindicalizados....
cumps
Nao chamo de incompetentes..
A verdade é que os checks de linha podem ser terriveis para co-pilotos que estao contra o "sistema" ou que nao estao sindicalizados....
cumps
Pois é,e então para aqueles que pouco ou nada sabem dos sistemas que realmente são importantes,e que são fraquinhos e pouco humildes então aí é que os checks de linha devem ser um terror.
Se algum mérito esta greve terá, é o de mostrar a "face oculta" dos pilotos da TAP. As pessoas cá fora não fazem a mais pequena ideia do comportamento de muitos destas personagens e foram assim complacentes com todos as suas exigências. Se soubessem a verdade ficariam certamente enojadas e revoltadas. É bom que se continue a falar nisto e que agucem a curiosidade da comunicação social. Claro que há excepções que infelizmente vão ser apanhados na curva...
Diz-se que foi a implementação por parte dos pilotos de procedimentos operacionais que permitiu a poupança de milhões de € em combustível. Não se disse foi a verdade. A verdade é que muitos desses pilotos nunca foram a favor dessas medidas tendo oferecido grande resistência inclusive.
Força com a greve pá.
Quando se começa a destapar a careca,aí percebe-se um pouco das motivações que algumas pessoas escondem por traz dos seus comentários.
Abraços.
Caro Publico
Não sou Piloto como sabe,e claro que esta greve preocupa-me não fosse eu um funcionário da dita cuja.
Um abraço e bons vôos esteja onde estiver
Caro Jetstream,
Eu considero a TAP uma referência e um exemplo das condições de trabalho no sector. Tomara a muitos em Portugal ou não, poderem trabalhar com as mesmas condições. Serem respeitados tempos de trabalho, terem um acordo de empresa e até o salário na conta a tempo e horas. Infelizmente o sector da aviação está como sabemos e todos os trabalhadores dessas empresas têm feito tudo para manter os seus empregos.
É esta realidade que parece que é deliberadamente desprezada quando se fazem assembleias gerais para avançar para uma greve que na minha opinião é uma pouca vergonha e vai ainda mais acentuar as dificuldades da empresa.
Talvez já se tenha apercebido na pele daquilo que eu aqui digo mas não lhe vou pedir para concordar publicamente comigo.
Pois é,e então para aqueles que pouco ou nada sabem dos sistemas que realmente são importantes,e que são fraquinhos e pouco humildes então aí é que os checks de linha devem ser um terror.
Quando se começa a destapar a careca,aí percebe-se um pouco das motivações que algumas pessoas escondem por traz dos seus comentários.
Abraços.
Sim? E quais são?
Apenas em modo de pergunta pensei quando vi o topico que se tratava de um topico no qual se falaria do facto de a RYR ter feito um comentário a uma outra empresa. Mas qual não é o meu espanto quando mais uma vez se volta a falar dos pilotos e de tudo o que os rodeia. Pelo que li apercebo-me que tdos aqui são entendidos, têm sempre opnião sobre algo. Por Favor!! Já está na altura de não falar de cór!!
A agenda do user publico é participar em todo e qualquer tópico em que entra a palavra TAP. :biggrin:
É mais a palavra greve.
Abraço
tomesaiote
16-03-10, 16:09
Jà agora e por pura curiosidade, quais são as ações previstas?
Greve em casa, no local de trabalho(instalações da companhia) ou piquetes de Pilotos nos aeroportos ?
rgds
Caros,
In Agência Financeira:
Últimas
TAP já está a facilitar troca de bilhetes nos dias de greve
Paralisação dos pilotos está marcada para dia 26 de Março e estende-se a 31 do mesmo mês
A TAP já está a «facilitar» a mudança de voos aos passageiros com reservas efectuadas para os dias da greve dos pilotos, um sinal que está pouco confiante que consiga um acordo com aqueles profissionais a tempo de evitar a paralisação.
Trabalhadores da transportadora disseram à Lusa que «já existem instruções da administração para que sempre que seja solicitado pelos passageiros a alteração de um voo marcado para os dias da greve não lhes sejam cobradas as habituais penalizações». No entanto, quando contactada fonte oficial da TAP, esta confirmou apenas que a companhia está «a facilitar a mudança» de voos nestes dias.
O facto de a TAP estar a facilitar a troca dos voos para estes dias deixa entender que a administração estará pouco confiante nos contactos informais que têm existido entre alguns pilotos próximos de Fernando Pinto e outros mais ligados ao sindicato, numa tentativa de travar a greve, nota a Lusa.
Reunidos a 10 de Março em assembleia geral extraordinária, os pilotos da TAP decidiram avançar com seis dias de greve, entre 26 e 31 de Março.
Jopeg
Caro publico,ou lhe vendem meias verdades ou então você ate esta um pouco por dentro da coisa,mesmo que sendo de uma forma distorcida,mas pelo facto de você poder espreitar pelo buraco da fechadura não quer dizer que saiba o que esta do outro lado da porta.
Abraço.
Caro publico,ou lhe vendem meias verdades ou então você ate esta um pouco por dentro da coisa,mesmo que sendo de uma forma distorcida,mas pelo facto de você poder espreitar pelo buraco da fechadura não quer dizer que saiba o que esta do outro lado da porta.
Abraço.
Jahfly,
Talvez até saibamos os dois o que está do outro lado da porta. A diferença é que eu não faço de conta que está tudo bem.
Abraço e bons voos
Abraço.
Nesse caso, deviam então abrir a porta para que se possa ver e o que pretendem. Tendo em conta que é publico e que afecta muita gente.
Cumprimentos
Que não está tudo bem também sei eu muito bem,agora se calhar podemos é discordar das razões para não estar tudo bem.
Mas pode ter a certeza que em muita coisa também eu não me revejo na posição assumida pela maioria.......mas isso dava pano para mangas e não é nem o lugar,nem o momento certo para se falar.
Estaremos cá todos para ver o que isto vai dar.
Abraço.
Acima de tudo, o que é mau é o pedido de aumento. Nem vale a pena falar na percentagem que é exigida. Tendo em conta que anda tudo à rasca, só se vê nas notícias o PEC para a frente e o PEC para trás, as empresas que fecham e que o estado não as ajuda (e nisto refiro-me a multinacionais estrangeiras que se não lhes dão o que eles querem vão-se embora para onde a mão de obra é mais barata, principalmente estas). Por que carga de água o estado aceita dar o aumento para a TAP para trabalhadores (que é o que são) que recebem de salário base 3k, 4k, 5k euros. Aonde é que para o resto dos trabalhadores, privados e públicos, isto pode ser possível.
Cumps.
1º- Onde estão esses empregos? Essa é uma falsa ideia. Essa realidade não existe e é ver pelos milhares de pilotos desempregados com as mesmas ou mais horas.
2º- É de todo o interesse da futura TAP em se livrar destes pilotos e de todos os custos associados a eles. Especialmente porque o mercado tem profissionais experientes, qualificados, em quantidade e dispostos a trabalhar por menos que actuais vencimentos. Outra ideia cretina e até um bocado provinciana, é que os pilotos da TAP são "os melhores do mundo". Uns são bons e outros nem por isso. É assim em todas as companhias e a TAP não é excepção.
Abraço
1º- Onde estão esses empregos? Essa é uma falsa ideia. Essa realidade não existe e é ver pelos milhares de pilotos desempregados com as mesmas ou mais horas.
2º- É de todo o interesse da futura TAP em se livrar destes pilotos e de todos os custos associados a eles. Especialmente porque o mercado tem profissionais experientes qualificados em quantidade e dispostos a trabalhar por menos que actuais vencimentos. Outra ideia cretina e até um bocado provinciana, é que os pilotos da TAP são "os melhores do mundo". Uns são bons e outros nem por isso. É assim em todas as companhias e a TAP não é excepção.
Abraço
A questão é saber porque motivo sao mantidos os menos bons..os tais que falham sucessivamente os checks de linha, os que tiveram aproveitamento péssimo no simulador durante o curso, os tais que nao sabem os sistemas essenciais à operaçao do avião.É triste voltar ao mesmo assunto sempre..as cunhas.Nao me preocupam que elas existam;toda a gente deve ter oportunidade de mostrar o que vale.o que me preocupa é o facto das cunhas manterem o mau pessoal, tanto pnt's como pnc's.
"Basta de cabeças nas nuvens
O Mundo está em crise, Portugal está em crise profunda, a TAP está em falência técnica.
Existem no nosso País mais de 600 mil desempregados.
Os salários na função pública e empresas do Estado estão congelados.
Na TAP, excepcionalmente, e porque os trabalhadores não tinham aumentos desde 2008, foi acordado entre a empresa e todos os sindicatos um aumento de 1,8%. Todos os sindicatos? Não, há uma estrutura representativa de um irredutível grupo de "elite" que permanentemente ameaça com greves, realiza greves e prejudica a empresa e toda a economia nacional, nomeadamente o sector do turismo.
Essa estrutura, e porque se devem chamar os bois pelos nomes, é o Sindicato de Pilotos de Aviação Civil (SPAC). Depois de outras paralisações e ameaças de paralisação que prejudicaram fortemente a TAP e a economia nacional, vêm agora os senhores que mandam neste sindicato convocar uma greve de seis dias consecutivos, a realizar na Páscoa.
O que quer o SPAC? Dinheiro, mais dinheiro, muito dinheiro para os pilotos. Alega o SPAC que os pilotos têm dado muito dinheiro a ganhar à TAP, através de ganhos de produtividade. Uma novidade para os senhores pilotos, que desconhecem aparentemente a realidade da TAP: todos os trabalhadores têm trazido enormes ganhos de produtividade para a empresa.
Os pilotos são essenciais à actividade da companhia. Mas, que eu saiba, se voarem aviões vazios de passageiros, sem manutenção, sem combustível, sem planos e autorizações de voo, sem tantas outras coisas, não voam para nada.
Em terra, há milhares de trabalhadores que tratam de todos estes "pormenores": enchem os aviões de passageiros, recebem e processam a receita das vendas para pagar os salários aos pilotos, negoceiam os fornecimentos aos aviões, fazem a manutenção dos mesmos, analisam, programam e planeiam rotas, etc.
Pois bem, eu sou um desses trabalhadores, e o que quero dizer directamente aos pilotos da TAP (não ao SPAC, porque com esse não vale a pena argumentar) é que chega. Chega de falta de bom senso. Chega de falta de respeito pela TAP. Chega de falta de respeito por todos os outros trabalhadores da empresa. Chega de falta de respeito por todos os outros trabalhadores de Portugal. Chega de falta de respeito, que raia o insulto, pelos desempregados do País.
Os pilotos da TAP ganham bem. Devem ganhar bem. Todos nós devemos ganhar bem. Mas, ao contrário dos pilotos, não ganhamos. Todos nós damos muito à TAP, e esse muito traduz-se em ganhos de produtividade enormes que nunca se reflectiram, nem aproximadamente, nos nossos salários. Porque todos estamos empenhados em recuperar a TAP. Todos? Não, a irredutível classe dos pilotos contínua com a cabeça nas nuvens. E eu estou farto deles, das ameaças deles, de eles porem constantemente em causa a viabilidade da empresa que paga o sustento da minha família.
Os pilotos da TAP somam muitas razões, de carácter técnico, para serem um dos orgulhos de todos nós. Infelizmente, em termos de carácter humano, pela sua ganância, pelo seu autismo para com tudo o que os rodeia, eles são, neste momento, a vergonha da nossa empresa.
Basta ler os comentários que a população em geral vai deixando nas várias notícias que já foram publicadas sobre a anunciada greve da Páscoa. O povo português não compreende e repudia esta greve. Eu, trabalhador da TAP, não compreendo e repudio esta greve. E digo basta.
Chegou a hora de todos nós exigirmos responsabilidade e bom senso aos pilotos da TAP. Chegou a hora de exigir que deixem de seguir, como carneiros, aquilo que é dito pela irresponsável Direcção do SPAC. Chegou a hora de exigir que pensem pela própria cabeça e percebam o absurdo das reivindicações do SPAC na actual conjuntura. Chegou a hora de exigir que deixem de prejudicar impunemente a TAP, todos os que nela trabalhamos, as nossas famílias e o País em geral.
Basta de terrorismo que só nos faz perder passageiros, receita, credibilidade e confiança do mercado. Basta!
Chegou a hora de os trabalhadores da TAP fazerem sentir aos pilotos que não toleram mais estes comportamentos. Chegou a hora de exigir que mudem a direcção do SPAC e boicotem a absurda greve convocada, realizando nesses dias o trabalho pelo qual são muito bem pagos."
AsaDelta
tomesaiote
16-03-10, 19:29
Uma greve de 6 dias é obra. No minimo os "spotters" naçionais vão poder fazer chapas como estas. Ou não....
http://cache4.asset-cache.net/xc/57268923.jpg?v=1&c=IWSAsset&k=2&d=77BFBA49EF878921F7C3FC3F69D929FD7D86063AF30431FD DBB6270FD6BDB6A5302849B0B3CE485DF06BF04B24B4128Cht tp://cache3.asset-cache.net/xc/57268915.jpg?v=1&c=IWSAsset&k=2&d=77BFBA49EF878921F7C3FC3F69D929FD4E5F978F66FC359D A42B7274741BF3DF03F4410CD41B203BF06BF04B24B4128Cht tp://www.thepost.ohiou.edu/archives3/mar01/032701/images/comair.jpg
http://static.ibnlive.com/pix/sitepix/11_2009/air-india-pilots-strike-313.jpghttp://blog.oregonlive.com/business_impact/2008/06/Continental%20Pilots_Hays.JPG
aviatorboy
16-03-10, 19:46
O Mundo está em crise, Portugal está em crise profunda, a TAP está em falência técnica.
Na TAP, excepcionalmente, e porque os trabalhadores não tinham aumentos desde 2008, foi acordado entre a empresa e todos os sindicatos um aumento de 1,8%. Todos os sindicatos? Não, há uma estrutura representativa de um irredutível grupo de "elite" que permanentemente ameaça com greves, realiza greves e prejudica a empresa e toda a economia nacional, nomeadamente o sector do turismo.
Essa estrutura, e porque se devem chamar os bois pelos nomes, é o Sindicato de Pilotos de Aviação Civil (SPAC). Depois de outras paralisações e ameaças de paralisação que prejudicaram fortemente a TAP e a economia nacional, vêm agora os senhores que mandam neste sindicato convocar uma greve de seis dias consecutivos, a realizar na Páscoa.
O que quer o SPAC? Dinheiro, mais dinheiro, muito dinheiro para os pilotos. Alega o SPAC que os pilotos têm dado muito dinheiro a ganhar à TAP, através de ganhos de produtividade. Uma novidade para os senhores pilotos, que desconhecem aparentemente a realidade da TAP: todos os trabalhadores têm trazido enormes ganhos de produtividade para a empresa.
Os pilotos são essenciais à actividade da companhia. Mas, que eu saiba, se voarem aviões vazios de passageiros, sem manutenção, sem combustível, sem planos e autorizações de voo, sem tantas outras coisas, não voam para nada.
Em terra, há milhares de trabalhadores que tratam de todos estes "pormenores": enchem os aviões de passageiros, recebem e processam a receita das vendas para pagar os salários aos pilotos, negoceiam os fornecimentos aos aviões, fazem a manutenção dos mesmos, analisam, programam e planeiam rotas, etc.
Pois bem, eu sou um desses trabalhadores, e o que quero dizer directamente aos pilotos da TAP (não ao SPAC, porque com esse não vale a pena argumentar) é que chega. Chega de falta de bom senso. Chega de falta de respeito pela TAP. Chega de falta de respeito por todos os outros trabalhadores da empresa. Chega de falta de respeito por todos os outros trabalhadores de Portugal. Chega de falta de respeito, que raia o insulto, pelos desempregados do País.
Os pilotos da TAP ganham bem. Devem ganhar bem. Todos nós devemos ganhar bem. Mas, ao contrário dos pilotos, não ganhamos. Todos nós damos muito à TAP, e esse muito traduz-se em ganhos de produtividade enormes que nunca se reflectiram, nem aproximadamente, nos nossos salários. Porque todos estamos empenhados em recuperar a TAP. Todos? Não, a irredutível classe dos pilotos contínua com a cabeça nas nuvens. E eu estou farto deles, das ameaças deles, de eles porem constantemente em causa a viabilidade da empresa que paga o sustento da minha família.
Os pilotos da TAP somam muitas razões, de carácter técnico, para serem um dos orgulhos de todos nós. Infelizmente, em termos de carácter humano, pela sua ganância, pelo seu autismo para com tudo o que os rodeia, eles são, neste momento, a vergonha da nossa empresa.
Basta ler os comentários que a população em geral vai deixando nas várias notícias que já foram publicadas sobre a anunciada greve da Páscoa. O povo português não compreende e repudia esta greve. Eu, trabalhador da TAP, não compreendo e repudio esta greve. E digo basta.
Chegou a hora de todos nós exigirmos responsabilidade e bom senso aos pilotos da TAP. Chegou a hora de exigir que deixem de seguir, como carneiros, aquilo que é dito pela irresponsável Direcção do SPAC. Chegou a hora de exigir que pensem pela própria cabeça e percebam o absurdo das reivindicações do SPAC na actual conjuntura. Chegou a hora de exigir que deixem de prejudicar impunemente a TAP, todos os que nela trabalhamos, as nossas famílias e o País em geral.
Basta de terrorismo que só nos faz perder passageiros, receita, credibilidade e confiança do mercado. Basta!
Chegou a hora de os trabalhadores da TAP fazerem sentir aos pilotos que não toleram mais estes comportamentos. Chegou a hora de exigir que mudem a direcção do SPAC e boicotem a absurda greve convocada, realizando nesses dias o trabalho pelo qual são muito bem pagos."
AsaDelta
Concordo consigo!
Mas eu acredito também que a greve dos pilotos não é apenas uma greve por aumentos, há muito mais por trás...
thereddragon
17-03-10, 02:35
O Sporting ganhou??pcorn
Não tem nada a ver com o tema más não deixa de ser refrescante
thereddragon
17-03-10, 02:46
AsaDelta
Eu não sou trabalhador da TAP e não vou criticar o que desconheço embora penso que devem existir alterntivas a greve, este meu post vai no sentido solidário consigo, pois eu acho que em Portugal da-se muita importêancia aos cargos e estatutos e nos esquece-mos dos outros trabalhadores que fazem o trabalho de bastidores com a mesma garra e empenho que os Pilotos da TAP.
O que aconteceria se os OOVś da TAP entrarem em greve? A TAP não para?
Eu sei que os OOVś da TAP ganham uma miséria para o trabalho que desempenham e os FAś em contrapartida ganham tanto ou mais que muitos Pilotos da TAP, se calhar é por isso que andam caladinhos? Imcompreensível más é verdade!!! ainda mais imcompreensível que agreve dos Pilotos?
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.