Vizualizar Versão Completa : Pilotos e tripulantes alertam riscos da fadiga na profissão
fatimafelix
05-10-09, 02:36
Pilotos e tripulantes de cabine portugueses juntam-se segunda-feira a uma iniciativa europeia que pretende chamar a atenção para os riscos da fadiga na actividade destes profissionais.
«Vamos distribuir aos passageiros em Lisboa, no aeroporto da Portela, um facsimile de um bilhete de avião, no qual estão informações sobre os motivos desta contestação que une pilotos e tripulantes de cabine em toda a Europa», disse à Lusa fonte da organização da iniciativa.
Organizada pelas associações europeias ECA (pilotos) e EFT (tripulantes de cabine), a acção visa lutar contra aquilo que consideram ser a «apatia» da Comissão Europeia face as estudos que comprovam os riscos da actual legislação referente aos tempos de utilização destes profissionais.
Diário Digital / Lusa
starfighter
05-10-09, 18:06
Para mais informação relativamente a este tema recomendo a consulta atenta a este site:
www.dead-tired.eu
Isto pode vir a agitar muitas discussões aqui neste forum para os próximos tempos
Para mais informação relativamente a este tema recomendo a consulta atenta a este site:
www.dead-tired.eu
Isto pode vir a agitar muitas discussões aqui neste forum para os próximos tempos
Um Dakar que atrasa na saída prevista às 22h , atrasa em escala, tem uma avaria técnica, arranja-se a avaria técnica e chega-se a Lisboa perto da hora de almoço.
Mas é raro acontecer. Mas pode por exemplo acordar num sábado às 5h30 para estar no aeroporto às 7h. O voo sai às 8h. Prepara-se para fazer
1º percurso: Lisboa-Horta
2º percurso: Horta-Lisboa
3º percurso: Lisboa-Milão
Chega a Milão às 18h30. Desembarque, malas, transporte e chega ao Hotel às 19h30.
Acordou exactamente há 14h. Era ainda de noite, madrugada.
Já descolou e aterrou 3 vezes, serviu cerca de 400 passageiros e sentou-se no máximo 10 minutos seguidos.
Janta no quarto e dorme.
Domingo acorda às 7h50. Tem que se apresentar na recepção do Hotel às 9h50 em ponto. Sem atrasos. Tem que estar impecável como se viesse de férias. Bom aspecto, roupa impecável. São 8h50 3 segue para o aeroporto de Milão.
O voo sai às 10h20.
Neste Domingo que acordou às 7h50 vai realizar mais 3 percursos:
1º percurso: Milão-Lisboa
2º percurso: Lisboa-Milão
3º percurso: Milão-Lisboa
Realiza o mesmo percurso 3 vezes! Sempre impecável. No 3º percurso é exigido ao tripulante que esteja como estava no 1º. O passageiro não faz ideia que já estamos há 10h dentro do avião. Não interessa. Temos que estar impecáveis. Mudou de tripulação em todos os percursos. Teve vários chefes de cabine e colegas de cockpit.
O Domingo acaba portanto, aterrando em Lisboa, são 21h.
Os passageiros saem, malas, transporte, parque. Entra no carro às 21h40.
Chega a casa às 22h10.
Passaram cerca de 40h desde a última vez que acordou na sua cama.
Foram 40h em que fez 6 percursos, transportou 800 passageiros, desfez e fez a mala 2 vezes. O seu corpo despressurizou 6 vezes e pressurizou outras 6. Inchou, "desinchou", sentiu os ouvidos a fechar, embarcou, desembarcou, sorriu quase sempre, por vezes já não sorria. Revelava o cansaço que o tópico começou por descrever. Talvez assim, mais detalhadamente explicado, perceba então que por vezes, nós tripulantes, gostamos MESMO do que fazemos.
De outra forma não estaríamos lá. O que não significa que não falhemos por vezes. Somos humanos e a maioria acha apenas que somos uns calões e ganhamos muito. É completamente falso e posso muito bem com isso.
Isto é real. Acontece.
Cumprimentos.
Filipa.
Eu penso que este tema é fulcral para a segurança de voo!
O post da cara forista "tp1956" é um exemplo bastante elucidativo do que o pessoal que anda nestas vidas tem que suportar, muitas das vezes...
Infelizmente é estarrecedora a a ideia que muita da opinião pública tem de quem (tanto) trabalha nesta área. Ignorância? Falta de Informação? Eu sei lá.
Por exemplo, basta ler alguns dos comentários (dizer que alguns deles são infelizes, é dizer pouco) que surgiram a acompanhar a notícia na edição on-line do Correio da Manhã..
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=E10D3554-0593-4BF9-B40F-CC54190396C4&channelid=00000011-0000-0000-0000-000000000011
Independentemente da sua qualidade (ou falta dela) jornalística e de ser (ou não) sensacionalista (não é isto que vem ao caso)... Eu acho que o próprio título escolhido para a notícia é de uma infelicidade confrangedora, para não dizer mais
Podem eventualmente dizer que este jornal não é exemplo, aceito, mas é representativo de uma determinada faixa de população portuguesa (ou não fosse um dos mais vendidos).
Muitas pessoas esquecem-se do mais importante: que a vida de todos os intervenientes (sejam PNC's, PNT,'s, PAX's ou outros) está em causa e é o que realmente importa!!
Penso também que nesta questão é essencial que reine o bom senso e que seja dado crédito aos diversos estudos que têm surgido!!!
Tiago Cotrim
06-10-09, 22:09
Boas
Muitos nem se querem aperceber que a sua vida depende das decisões de quem está dentro do avião, seja pnt, seja pnc, mas após alguns minutos de conversa, quase todos percebem por que razão é que temos de ter a cabeça fresca e estarmos concentrados.
O problema, é que para as rotas e frequências actuais, isso implica a contratação de mais tripulantes, e como estamos sempre numa crise qualquer ninguém quer gastar mais um tostão...
Saudações Aeronáuticas
Quote:
"1º percurso: Milão-Lisboa
3º percurso: Milão-Lisboa"
Isto faz-se, hoje em dia? Para mim é novidade...
Não é q n soubesse q legalmente é possível, mas nunca tinha ouvido falar desta "estuchazinha"!
Bons vôos.
(que não destes, se possível)
Boas
Muitos nem se querem aperceber que a sua vida depende das decisões de quem está dentro do avião, seja pnt, seja pnc, mas após alguns minutos de conversa, quase todos percebem por que razão é que temos de ter a cabeça fresca e estarmos concentrados.
O problema, é que para as rotas e frequências actuais, isso implica a contratação de mais tripulantes, e como estamos sempre numa crise qualquer ninguém quer gastar mais um tostão...
Saudações Aeronáuticas
Totalmente de acordo com o Tiago,
além disso, quando vão com algum de nós dentro de um avião também se devem aperceber, digo eu... eheh
Grande abraço Tiago
Quote:
"1º percurso: Milão-Lisboa
3º percurso: Milão-Lisboa"
Isto faz-se, hoje em dia? Para mim é novidade...
Não é q n soubesse q legalmente é possível, mas nunca tinha ouvido falar desta "estuchazinha"!
Bons vôos.
(que não destes, se possível)
Tens esta e tens outras mais...e o problema da "fadiga acumulada" pode ser evitada por um escalonamento equilibrado!!
Abraço
PS-Até podia dar muitos exemplos de "estuchazitas",mas prefiro dizer que felizmente também existe muita coisa boa!!...
Tens esta e tens outras mais...e o problema da "fadiga acumulada" pode ser evitada por um escalonamento equilibrado!!
Abraço
PS-Até podia dar muitos exemplos de "estuchazitas",mas prefiro dizer que felizmente também existe muita coisa boa!!...
Jetstream,
Tem uma msg privada!
Caros,
In Turisver:
Horas de voo dos pilotos não levantam problemas de segurança para a AEA
“As horas de voo dos pilotos não são uma questão de segurança”, titula a Associação de Companhias Aéreas Europeias, num comunicado em que desvaloriza a onda de pressões de sindicatos de pilotos sobre este tema.
Para a AEA, as alegações de fadiga ou redução de segurança por parte de sindicatos de pilotos são “puro interesse próprio”. Assim, a Associação de Companhias Aéreas rejeita a tese dos sindicatos, de que os actuais limites de horas de voo e períodos de descanso aplicáveis na Europa são inseguros. “As companhias aéreas europeias são extremamente seguras. É simplesmente mentira afirmar que não são”, afirma o secretério-geral da AEA, Ulrich Schulte-Strathaus. “Os sindicatos estão a levantar questões de segurança como forma de promover os seus próprios interesses”, diz Strathaus. “Os sindicatos querem que pilotos que hoje voam de forma segura voem menos amanhã, para que mais pilotos sejam necessários para o mesmo tempo de voo, para que as promoções de pilotos sejam aceleradas, e para que os sindicatos tenham mais membros e mais quotas”.
O responsável da AEA afirma ainda que “insinuar que a EASA, Agência Europeia de Segurança, é inoperante, é absurdo”, e conclui dizendo que “os passageiros de companhias aéreas europeias podem estar descansados quanto ao facto de voarem com regras que são demonstradamente seguras”.
N.A.
08/10/2009
Um abraço,
Jopeg
Boa tarde,
Aqui fica o link para um estudo realizado sobre fadiga para a CAA (UK).
http://www.caa.co.uk/application.aspx?catid=33&pagetype=65&appid=11&mode=detail&id=1942
PR
Caros,
In Turisver:
Um abraço,
Jopeg
Felizmente, os aviões, ao contrário dos humanos, não se cansam e são máquinas extremamente fiáveis e por isso as coisas têm corrido bem. No dia em que houver uma emergência e for preciso decidir/agir rápida e correctamente, numa situação de cansaço extremo como as que as actuais leis permitem que sucedam, veremos as consequências. Porque exemplos de ambos os pilotos adormecerem no cockpit não faltam. Já nem falo dos tripulantes de cabine, esses então expostos a níveis de cansaço físico brutais. Nem do pequeno pormenor de não existir no corpo humano um botão "Wake up/Fall asleep" que tanto jeito faria. "Acordar" às 2/3 da manhã não é normal, muito menos fazer três pernas depois disso. Assim como tb custa passar uma semana a acordar a essas horas e para terminar em beleza ter um voo nocturno all night long. É que depois já estarmos 'habituados' a acordar cedo obviamente que não vamos conseguir dormir ate mais tarde, ou até de tarde para prepararmo-nos para o tal nocturno.
Não quero parecer ofensivo até porque sou trabalhador da TAP. Não é por isso tudo que têm uma carreira atractiva? Lamento dizer isto mas apenas as classes que fazem horários regulares sem turnos, não sofrem de cansaço. De resto a TAP está cheia de horários estranhos e horários nocturnos. Aliás a TAP recompensa muito mais a classe tripulante do que outras classes, que sofrem na pele males maiores.
Por mais que queiram defender a vossa responsabilidade e auto sacrifícios a verdade é que é a profissão mais bem renumerada tendo em conta a função desempenhada.
Falo apenas da TAP. Sei que existe por aí muitos pessoal de cabine em que a história se passa de maneira diferente.
Já agora este problema poderia ser resolvido por uma melhoria nas escalas. Muitos tripulantes andam à caça das rotas mais lucrativas e aí não os vejo a queixarem-se...
Há pessoal suficiente bastaria uma melhoria na gestão.
Em relação aos PNT é uma situação mais melindrosa. Todavia, isso implicaria umas alterações à lei, que provavelmente se traduziria num aumento de custos para a companhia. Seria irresponsável pedir mais dinheiro já que isso não resolve o problema do cansaço. Ou agora a estratégia mudou e, em vez de aumentos, querem uma redução de horários? Mas já agora uma questão honesta. em vôos superiores a 8 horas, tipo Moçambique, vão quantas tripulações técnicas a bordo?
Sinceramente não percebi qual foi a intenção da manifestação. Foi apenas alertar? Apenas essa inocente acção?
Um Dakar que atrasa na saída prevista às 22h , atrasa em escala, tem uma avaria técnica, arranja-se a avaria técnica e chega-se a Lisboa perto da hora de almoço.
Mas é raro acontecer. Mas pode por exemplo acordar num sábado às 5h30 para estar no aeroporto às 7h. O voo sai às 8h. Prepara-se para fazer
1º percurso: Lisboa-Horta
2º percurso: Horta-Lisboa
3º percurso: Lisboa-Milão
Chega a Milão às 18h30. Desembarque, malas, transporte e chega ao Hotel às 19h30.
Acordou exactamente há 14h. Era ainda de noite, madrugada.
Já descolou e aterrou 3 vezes, serviu cerca de 400 passageiros e sentou-se no máximo 10 minutos seguidos.
Janta no quarto e dorme.
Domingo acorda às 7h50. Tem que se apresentar na recepção do Hotel às 9h50 em ponto. Sem atrasos. Tem que estar impecável como se viesse de férias. Bom aspecto, roupa impecável. São 8h50 3 segue para o aeroporto de Milão.
O voo sai às 10h20.
Neste Domingo que acordou às 7h50 vai realizar mais 3 percursos:
1º percurso: Milão-Lisboa
3º percurso: Milão-Lisboa
Realiza o mesmo percurso 3 vezes! Sempre impecável. No 3º percurso é exigido ao tripulante que esteja como estava no 1º. O passageiro não faz ideia que já estamos há 10h dentro do avião. Não interessa. Temos que estar impecáveis. Mudou de tripulação em todos os percursos. Teve vários chefes de cabine e colegas de cockpit.
O Domingo acaba portanto, aterrando em Lisboa, são 21h.
Os passageiros saem, malas, transporte, parque. Entra no carro às 21h40.
Chega a casa às 22h10.
Passaram cerca de 40h desde a última vez que acordou na sua cama.
Foram 40h em que fez 6 percursos, transportou 800 passageiros, desfez e fez a mala 2 vezes. O seu corpo despressurizou 6 vezes e pressurizou outras 6. Inchou, "desinchou", sentiu os ouvidos a fechar, embarcou, desembarcou, sorriu quase sempre, por vezes já não sorria. Revelava o cansaço que o tópico começou por descrever. Talvez assim, mais detalhadamente explicado, perceba então que por vezes, nós tripulantes, gostamos MESMO do que fazemos.
De outra forma não estaríamos lá. O que não significa que não falhemos por vezes. Somos humanos e a maioria acha apenas que somos uns calões e ganhamos muito. É completamente falso e posso muito bem com isso.
Isto é real. Acontece.
Cumprimentos.
Filipa.
Circunstâncias da vida...e da profissão que se escolheu...
Mas já agora uma questão honesta. em vôos superiores a 8 horas, tipo Moçambique, vão quantas tripulações técnicas a bordo?
Então aqui vai uma resposta honesta,brasília;belo horizonte;rio de janeiro;são paulo,são tudo voos com mais de 8 horas e eram todos feitos com 2 Pilotos só agora com a mudança dos horarios é que se passou a fazer alguns destes com reforço a 50%(isto tem a ver com a nova hora de apresentação,que limita o numero de horas que se pode fazer com tripulação simples)o maputo e o joanesburgo normalmente é reforçado a 50% ou 100% mas também ja se fizeram sem reforço.
Abraço.
Caro abade quando entrou na Tap já sabia concerteza que o pessoal de voo era o melhor remunerado dentro da empresa certo?E também foi informado de qual seria a sua remuneração certo?
Fazendo das suas palavras minhas "Circunstâncias da vida...e da profissão que se escolheu... "
Circunstâncias da vida...e da profissão que se escolheu...
Nem mais Nuno...daì aguentar-mos sempre,com bom espirito,e dedicação!!(mas podemo-nos "queixar" um "pouquinho"!! ;) )
Se perguntar a algum ex TMA que tenha vindo para Bordo,irá perceber mais um pouco sobre o que falamos,mas para PERCEBER mesmo...só MESMO estando DESTE LADO!!(Sabe,sempre foi um problema que tive tanto com Familia e Amigos,o tentar "explicar" as algumas vicissitudes da Profissão!!! No entanto e por mais que tente(já desisti),o que fica sempre é a "velha e desgastada" imagem do VIAJAR e FAZER NADA!!!)
Quanto á escolha de rotas,podemos fazer "bidings" que consoante a antiguidade e "pontuação"(por escolhas anteriores) PODERÃO ser atribuidas ou NÃO!!(há quem goste das mais "lucrativas"(leia-se maior ajudas de custo...mas implica mais tempo fora de casa),mas EXISTEM outros que preferem o "não lucro",que implica mais vôos de ida e volta!!
Como vê Nuno existe muita coisa que comenta-se por aqui e ali(tal como sobre a vossa muy nobre Profissão),no entanto existem muitas explicações que ou se tem conhecimento e vivência ou então mais vale não comentar!(tal como eu faço em relação a outras profissões em que o meu conhecimento é apenas o disse-disse de boca,e fora o escárnio e mal-dizer)
Grande Abraço
Francisco
Então aqui vai uma resposta honesta,brasília;belo horizonte;rio de janeiro;são paulo,são tudo voos com mais de 8 horas e eram todos feitos com 2 Pilotos só agora com a mudança dos horarios é que se passou a fazer alguns destes com reforço a 50% (isto tem a ver com a nova hora de apresentação,que limita o numero de horas que se pode fazer com tripulação simples)o maputo e o joanesburgo normalmente é reforçado a 50% ou 100% mas também ja se fizeram sem reforço.
Abraço.
Estimado jahfly,
Quer dizer que BSB, CNF, GIG e GRU são feitos com mais 50% de tripulantes (PNT) ... confesso que não sabia ...
Será 2 pilotos e 1 comandante ?
Um abraço,
Jopeg
Caro Jetstream, agradecido pelos esclarecimentos, a vida é uma lição:)
Apenas comentei porque achei piada às "queixinhas" e o facto de muitos tripulantes de cabine se acharem "incompreendidos" pela generalidade das pessoas. Reconheço-vos valor e esforço mas em abono da verdade é talvez a melhor profissão da TAP em termos de função/responsabilidade/renumeração.
Sei que os boatos por vezes são exagerados mas no fundo de um boato há sempre um pouquinho de verdade. Nem tudo são rosas é verdade mas os ganhos ultrapassam bem os sacrifícios de se ser assistente de bordo. Ou estou enganado?
"PS-Até podia dar muitos exemplos de "estuchazitas",mas prefiro dizer que felizmente também existe muita coisa boa!!... " e ainda bem:)
Pelo que li pareceu-me que apenas o espiríto de sacrifício e a dedicação é que mantém muitos deles na função...
Não leve a mal o tom irónico, desejo tudo de bom para nós/vós trabalhadores TAP (todos:)) e que o futuro seja risonho!
Quanto à nobreza da minha profissão fico-lhe agradecido e retribuo. Desde que a função seja feita com profissionalismo (e tudo o que ser bom profissional acarreta) qualquer profissão é nobre.
Em resposta ao caro jahfly, para ser sincero não estava bem informado das renumerações quando escolhi ser o que sou. Não me estou a queixar, apenas a evidenciar o facto que há certas diferenças salariais que simplesmente não se justificam. Mas isso não é problema meu, apenas significa que certas carreiras foram mais bem negociadas que outras. Sorte de quem tem sindicatos fortes e pessoas certas nos lugares certos.
Contudo, este tipo de post foi colocado, parece-me a mim, mais como vitimização do que informação. E foi neste contexto que resolvi intervir. Peço desculpa, desde já, se feri susceptibilidades.
Abc
Nuno
Caro Jetstream, agradecido pelos esclarecimentos, a vida é uma lição:)
Apenas comentei porque achei piada às "queixinhas" e o facto de muitos tripulantes de cabine se acharem "incompreendidos" pela generalidade das pessoas. Reconheço-vos valor e esforço mas em abono da verdade é talvez a melhor profissão da TAP em termos de função/responsabilidade/renumeração.
Sei que os boatos por vezes são exagerados mas no fundo de um boato há sempre um pouquinho de verdade. Nem tudo são rosas é verdade mas os ganhos ultrapassam bem os sacrifícios de se ser assistente de bordo.
Contudo, este tipo de post foi colocado, parece-me a mim, mais como vitimização do que informação. E foi neste contexto que resolvi intervir. Peço desculpa, desde já, se feri susceptibilidades.
Abc
Nuno
Caro Amigo e Colega Nuno
Ninguém no universo do PN "faz-se de vitima",pois estamos cientes do que é bom na profissão e do que é mau!! Aprendemos a viver com isso todos os dias,e talvez por isso tenhamos uma postura diferente(..acho que explicando não dá,só mesmo se estiveres deste lado!! Hmmm..talvez se imaginares-te depois do 2º borrego em FNC e borregar em seguida em PXO..aterrar nos "vapores" em LPA,ou depois de um fogo eléctrico a FL350,exemplos que se passaram comigo aqui á largos anos,entre outros que nem posso enumerar)!
Não quero com isto "queixar-me",pois sei que faz parte do MUNDO em que escolhi(e BEM) trabalhar,mas sendo que a tua opinião é: "...talvez a melhor profissão da TAP em termos de função/responsabilidade/renumeração.",vale o que vale e respeito-a!
Talvez a grande diferença é que o PN ache o contrário sobre vós,ou seja que são sobrevalorizados e infelizmente UNDERPAID(prefiro esta palavra),no entanto,o que "irrita" é haver sempre tantos de vós sempre com a mesma "lenga-lenga" sobre nós!!(espero que me percebas)
O que vale é que os meus Grandes Amigos que estão desse lado já vêm a coisa de outra maneira.:)
Já era tempo deste tipo de "guerrinha/separatismo" acabar.(lembra-me os tempos do Colégio)
Grande Abraço
PS: Quanto aos boatos..existe sempre uma ambiguidade na formação e interpretação dos mesmos,pois normalmente só os..... acreditam! ;)
Até deixo aqui um: O fulano que andou a tirar as fotos dos xxxx para passar aos tipos da xxx foi o xxxx do xxxx!!??
---------------------------------------------------------------------------------------
Moderadores e demais as minhas desculpas pelo off-Topic
Caro Colega e Amigo Francisco,
Como dois adultos com cabeça para pensar que somos,podemos divergir em opiniões, pode-se concordar em discordar:)
Pelo menos fez-me pensar que talvez devesse manter estas opiniões para mim em vez de as manifestar publicamente. Lendo bem, até pareci desagradável.
E percebo-te perfeitamente quando falas de "lengas-lengas". Do tipo daquelas que acabei por escrever:)
Fica aqui garantido que manterei certas opiniões para mim. Peço desculpa mais uma vez se denegri a classe.
Abc
Sorry for the off topic
Caro Nuno
Não tens de pedir desculpas por teres dado a tua opinião!!Somos sempre livres de o fazer...
Eu é que de uma maneira ou de outra tenho de fazer-te ver ou compreender que "podes" estar "errado"(não quer dizer que completamente),ou fazer-te ver o nosso lado(o que não é facil).
De resto,como Adultos e Pessoas com Educação e pertencentes á mesma Empresa,temos acima de tudo de saber estar tanto entre nós,tal como em publico.
Sou um acérrimo defensor(assim como todo o PN) de um CRM em conjunto com a M&E,infelizmente parece que tal não é possivel,pelas mais infimas razões!!
Grande Abraço
KlrSolrJj50
Não é queixar-se...é Alertar!!
Ricardo Ferreira
14-10-09, 20:11
Convido-vos a fazer umas contas:
A Ryanair voa por avião 4000 horas por ano;
Tem 4 tripulações por avião;
O piloto "não pode" voar mais de 900 horas por ano;
Quem faz as restantes 400?
Forte Abraço
Pelo que vejo o mercado está mau em todos os sectores, em tempo de crise haverá assuntos mais prioritários que a fadiga. A fadiga foi culpada de quantos acidentes?
Mas é a minha opinião...
Saudações
Pelo que vejo o mercado está mau em todos os sectores, em tempo de crise haverá assuntos mais prioritários que a fadiga. A fadiga foi culpada de quantos acidentes?
Mas é a minha opinião...
Saudações
Poderei saber em que se baseia a sua opinião?
Grato
Ricardo Ferreira
16-10-09, 23:40
Basta ler todos os outros posts deste utilizador para ver que a sua opinião é deveras valiosa e fundamentada...
Gosto de pensar que não é alguem ligado profissionalmente á aviação,pois se for demostra uma aberrante falta de conhecimento.
A fadiga não foi culpada de acidentes?!? :eek::eek:
Isto é de um brilhantismo...
Então há inúmeros acidentes que, segundo indicam diversos estudos, tiveram nas suas causas sintomas de fadiga de tripulações, dezenas, senão centenas de trabalhos médicos e cientifícos sobre o caso e vamos "deletar" tudo isso e assumir que isso são fábulas... Sim Senhor, BRILHANTE! Nunca tinha pensado nisso..
Deixo apenas 2 exemplos:
(...)
There are many documented accidents that can been attributed to pilot fatigue. Most recently would be the June 1999 fatal runway accident of American Airlines Flight 1420 in which a McDonnell Douglas MD-82 overran the end of the runway, went down an embankment, and impacted approach light structures after landing at the Adams Field Airport in Little Rock, Ark. Thunderstorms and heavy rain were reported in the area at the time of the accident. There were 11 fatalities, including the aircraft captain, and numerous injuries among the 145 passengers and crew aboard the flight. While the final report has not been released, it is expected that fatigue will be listed as a contributing cause.
(...)
in http://www.airlinesafety.com/editorials/PilotFatigue.htm
“THE AIRPLANE COLLIDED WITH TERRAIN APRX 1/4 MI FROM THE APPROACH END OF THE RUNWAY AFTER THE CAPTAIN LOST CONTROL OF THE AIRPLANE. FLIGHTCREW HAD EXPERIENCED A DISRUPTION OF CIRCADIAN RHYTHMS AND SLEEP LOSS; HAD BEEN ON DUTY ABOUT 18 HRS AND HAD FLOWN APRX 9 HRS. CAPT DID NOT RECOGNIZE DETERIORATING FLIGHTPATH AND AIRSPEED CONDITIONS DUE TO PREOCCUPATION WITH LOCATING STROBE LIGHT ON GROUND. STROBE LIGHT, USED AS VISUAL REFERENCE DURING APPROACH, INOPERATIVE; CREW NOT ADVISED. REPEATED CALLOUTS BY THE FLIGHT ENGINEER STATING SLOW AIRSPEED CONDITIONS WENT UNHEEDED BY
THE CAPT. CAPT INITIATED TURN FROM BASE LEG TO FINAL AT AIRSPEED BELOW CALCULATED VREF OF 147 KTS, AND LESS THAN 1,000 FT FROM THE SHORELINE, AND HE ALLOWED BANK ANGLES IN EXCESS OF 50 DEG TO DEVELOPE. STALL WARNING STICK SHAKER ACTIVATED 7 SECS PRIOR TO IMPACT, 5 SECS BEFORE AIRPLANE REACHED STALL SPEED. NO EVIDENCE TO INDICATE CAPT ATTEMPTED TO TAKE PROPER CORRECTIVE ACTION AT THE ONSET OF STICK SHAKER. OPERATOR'S MANAGEMENT STRUCTURE AND PHILOSOPHY WERE INSUFFICIENT TO MAINTAIN VIGILANT OVERSIGHT AND CONTROL OF THE RAPIDLY EXPANDING AIRLINE OPERATION.
Probable Cause
THE IMPAIRED JUDGEMENT, DECISION-MAKING, AND FLYING ABILITIES OF THE CAPTAIN AND FLIGHTCREW DUE TO THE EFFECTS OF FATIGUE; THE CAPTAIN'S FAILURE TO PROPERLY ASSESS THE CONDITIONS FOR LANDING AND MAINTAINING VIGILANT SITUATIONAL AWARENESS OF THE AIRPLANE WHILE MANEUVERING ONTO FINAL APPROACH; HIS FAILURE TO PREVENT THE LOSS OF AIRSPEED AND AVOID A STALL WHILE IN THE STEEP BANK TURN; AND HIS FAILURE TO EXECUTE IMMEDIATE ACTION TO RECOVER FROM A STALL. ADDITIONAL FACTORS CONTRIBUTING TO THE CAUSE WERE THE INADEQUACY OF THE FLIGHT AND DUTY TIME REGULATIONS APPLIED TO 14 CFR, PART 121, SUPPLEMENTAL AIR CARRIER, INTERNATIONAL OPERATIONS, AND THE CIRCUMSTANCES THAT RESULTED IN THE EXTENDED FLIGHT/DUTY HOURS AND FATIGUE OF THE FLIGHTCREW MEMBERS. ALSO CONTRIBUTING WERE THE INADEQUATE CREW RESOURCE MANAGEMENT TRAINING AND THE INADEQUATE TRAINING AND GUIDANCE BY THE AIRLINE, TO THE FLIGHTCREW FOR OPERATIONS AT SPECIAL AIRPORTS, SUCH AS GUANTANAMO BAY; AND THE NAVY'S FAILURE TO PROVIDE A SYSTEM THAT WOULD ASSURE THAT THE LOCAL TOWER CONTROLLER WAS AWARE OF THE INOPERATIVE STROBE LIGHT SO AS TO PROVIDE THE FLIGHTCREW WITH SUCH INFORMATION.”
(NTSB REPORT AAR-94/04, ADOPTED 5/10/94)
in http://aeromedical.org/Articles/Pilot_Fatigue.html
Aquele Abraço
Esta acção conjunta dos PNT e PNC Europeus (representados respectivamente pela ECA e ETF) visa fazer pressão na EASA para introduzir na sua legislação que regulamenta os tempos de trabalho um estudo cientifico que ela própria encomendou.
Faz parte do seu corpo legal, bem como, do novo anexo 6 da ICAO, a introdução dos ultimos desenvolvimentos cientificos comprovados.
Sendo assim, e como este estudo já tem um ano e as associações das companhias aéreas (AEA e ERA) têm feito lobby para a não introdução deste estudo, as associações dos tripulantes estão a fazer a pressão contrária para que a lei seja cumprida.
Como este protesto, por mera coincidência, veio a calhar em cima do protesto dos pilotos da TAP, poderia parecer que estava algo relacionado. Na verdade, foi mera coincidência.
De realçar que nos Estados Unidos já foi aprovada uma lei recentemente para tentar contrariar os efeitos da fadiga na aviação. A meu ver, foi preciso o desastre da Colgan Air para se tentar fazer alguma coisa.
Infelizmente, na aviação as leis continuam a ser escritas em sangue.
Aqui na Europa, as acções de esclarecimento e persuasão continuam...
Check Six, Krueger...
Basta ler todos os outros posts deste utilizador para ver que a sua opinião é deveras valiosa e fundamentada...
Caro Ricardo,
Relativamente as minhas opiniões são fundamentadas naquilo que pude observar.
Relativamente a fadiga... continuo a dizer que deviamos ter mais atenção ás desculpas que damos para nos aumentarem os tempos de descanso e assim ter mais tempo para ir para a discoteca...
Concordo que os limites de psv são importantes e devemos respeitar, mas dai a dizer que a nova legislação não tem atenção a essas limitações é no minimo aberrante. Mas como costumo afirmar é a minha opinião.
Viva
Antes de criticar devemos avaliar os pontos de vista. No meu entender há vantagens e desvantagens em ser piloto como em qualquer profissão! Não é por X ganhar mais que Z que é melhor ou pior mais competente ou mais incompetente... Nós portugueses temos este grande defeito que é cobiçar demais, olhar para a galinha da vizinha!
Agora para terminar, há já algum tempo, tenho bastante curiosidade em saber como se processam voos de longo curso nas diferentes companhias alguém pode ajudar?
-Quantos pilotos e comandantes geralmente vão a bordo?
-Há horas de descanso? Quantas?
-Quem faz a "ida"? E a "volta"?
-Numa companhia de "bandeira" quem (pilotos/tripulantes) faz mais voos de longo curso? Porquê? E essas pessoas quando voltam a fazer voos mais curtos?
-Já agora, nos voos cargueiros e de "ferry" como funciona?
-Já agora para terminar e não maçar mais, quem faz os testes de motores no chão?
Obrigado pelas possíveis respostas!
PS: Não se zanguem, já todos sabemos o que pode acontecer se um fórum descamba...
Ricardo Ferreira
17-10-09, 20:57
Caro Ricardo,
Relativamente as minhas opiniões são fundamentadas naquilo que pude observar.
Relativamente a fadiga... continuo a dizer que deviamos ter mais atenção ás desculpas que damos para nos aumentarem os tempos de descanso e assim ter mais tempo para ir para a discoteca...
Concordo que os limites de psv são importantes e devemos respeitar, mas dai a dizer que a nova legislação não tem atenção a essas limitações é no minimo aberrante. Mas como costumo afirmar é a minha opinião.
A partir do momento em que diz que as suas opiniões são fundamentadas, eu quero ouvir esses fundamentos.
Vir para aqui dizer que a formação inicial é duvidosa e que a única coisa que se faz é certificar que os automatismos funcionam, isso demonstra uma elevada falta de conhecimento do que está a falar. Você sabe a minha área por isso pergunto qual a sua pois dessa forma poderemos falar de igual para igual.
A partir do momento em que diz que as suas opiniões são fundamentadas, eu quero ouvir esses fundamentos.
Vir para aqui dizer que a formação inicial é duvidosa e que a única coisa que se faz é certificar que os automatismos funcionam, isso demonstra uma elevada falta de conhecimento do que está a falar. Você sabe a minha área por isso pergunto qual a sua pois dessa forma poderemos falar de igual para igual.
Caro Ricardo,
Não leve a mal, não me estou a referir a todos os profissionais. É como em tudo há bons e há maus. Não prenedia ofender ninguem simplesmente alertar para a existência de excepções que podem ser o suficiente para ser preocupantes. Relativamente ao que pergunta, sou reformado da aviação.
Ricardo Ferreira
17-10-09, 21:27
Caro Ricardo,
Não leve a mal, não me estou a referir a todos os profissionais. É como em tudo há bons e há maus. Não prenedia ofender ninguem simplesmente alertar para a existência de excepções que podem ser o suficiente para ser preocupantes. Relativamente ao que pergunta, sou reformado da aviação.
O facto de ser reformado da aviação não me diz quais são os seus fundamentos, e muito menos me diz a área em que trabalhava. Não estou a pedir que me diga se é Dr. Eng. ou algo que se pareça pois não é isso que vai valorizar a sua opinião. O que quero são factos e fundamentos.
Já agora, a aviação do antigamente nada tem a ver com os dias de hoje. Não é há muitos anos que se voa alto como se voa agora e só daqui a alguns anos é que veremos as repercussões na saúde desses mesmos profissionais.
Podemos até começar por algo tão simples como o jet lag
http://en.wikipedia.org/wiki/Jet_lag
Poderei saber em que se baseia a sua opinião?
Grato
Um exemplo de fadiga:
Um voo da Northwest Airlines com 144 passageiros, que vinha de San Diego rumo a Minneapolis, perdeu contacto com os controladores aéreos por mais de uma hora e ultrapassou o destino em 241 quilómetros, segundo as autoridades.
A Agência Nacional de Segurança nos Transportes disse que os dois pilotos do voo 188, um Airbus A320, disseram às autoridades depois de pousar que se distraíram durante «uma acalorada discussão sobre a política da empresa aérea».
sem mais,
Fenix
Um exemplo de fadiga:
Um voo da Northwest Airlines com 144 passageiros, que vinha de San Diego rumo a Minneapolis, perdeu contacto com os controladores aéreos por mais de uma hora e ultrapassou o destino em 241 quilómetros, segundo as autoridades.
A Agência Nacional de Segurança nos Transportes disse que os dois pilotos do voo 188, um Airbus A320, disseram às autoridades depois de pousar que se distraíram durante «uma acalorada discussão sobre a política da empresa aérea».
sem mais,
Fenix
Ora aqui está um post bem oportunista que tenta dizer que afinal aquilo "eles até vão sentados e tal, se falham é porque iam na conversa".
Cuidado porque a excepção felizmente não faz a regra.
Cumprimentos
Filipa
Ora aqui está um post bem oportunista que tenta dizer que afinal aquilo "eles até vão sentados e tal, se falham é porque iam na conversa".
Cuidado porque a excepção felizmente não faz a regra.
Cumprimentos
Filipa
E a regra faz a excepção. Não diria «oportunista» mas uma oportunidade na altura devida...
Mas é a minha opinião...
Saudações
Seja em que tempos for a coisa mais importante na aviação é a segurança ponto final.
Humberto Coelho
23-10-09, 18:35
Seja em que tempos for a coisa mais importante na aviação é a segurança ponto final.
No meio de tanta resposta e contra resposta esta acaba por ser a afirmação que tem de ser importante para cada lado da barricada.
No meio de tanta resposta e contra resposta esta acaba por ser a afirmação que tem de ser importante para cada lado da barricada.
Sem duvida a segurança primeiro...
Sem duvida a segurança primeiro...
Infelizmente a segurança tem um custo que nem todas as companhias querem suportar...
Infelizmente a segurança tem um custo que nem todas as companhias querem suportar...
Sabe isso é bem verdade, mas tambem devo questionar, que tipo de segurança. O que quero dizer é que deveriamos deixar a questão da segurança para os profissionais da aviação , pilotos, atc, operações, manutenção... A segurança estará entregue a profissionais do nosso ramo que sabem e conhecem os perigos e dificuldades deste ramo?
Nao seria menos dispendiosa a segurança se de facto os procedimentos fossem implementados e verificados por quem os vivencia todos os dias?
Deixo esta questão
Sabe isso é bem verdade, mas tambem devo questionar, que tipo de segurança. O que quero dizer é que deveriamos deixar a questão da segurança para os profissionais da aviação , pilotos, atc, operações, manutenção... A segurança estará entregue a profissionais do nosso ramo que sabem e conhecem os perigos e dificuldades deste ramo?
Nao seria menos dispendiosa a segurança se de facto os procedimentos fossem implementados e verificados por quem os vivencia todos os dias?
Deixo esta questão
Pelo facto de haver essa consciência dos profissionais é que há um índice de segurança alto. A segurança e os interesses financeiros por vezes não estão em concordância e existem áreas onde não pode haver poupança, nem de dinheiro nem de tempo. Agora dizer isto a uma companhia aérea que tem que operar no limite... Acho que é do interesse de todos que a segurança esteja sempre em alta, seja a nós profissionais seja as companhias... Cabe andar de olhos abertos no dia a dia e concluir que existem certas coisas que não podem (ou não devem) ser negociadas. A Segurança deve estar acima de tudo, mesmo que isso signifique prejuízos...
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.