Vizualizar Versão Completa : A380 Qantas burst tyres
Pedro Becken
01-04-10, 14:28
A Qantas Airbus A380-800, registration VH-OQC performing flight QF-32 from Singapore (Singapore) to Sydney,NS (Australia), had touched down on runway 16R when the airplane blew a number of tyres during the roll out. The airplane stopped on the runway, the crew requested fire engines to attend the aircraft. Tower reported he had seen some fire from the brakes during the roll out, the fire had stopped however when the airplane came to a halt. No fire or smoke was visible. Another aircraft lining up behind the Qantas reported seeing sparks from the gear and a lot of rubber on the runway. Emergency services reported, that all tyres on the left hand main gear had deflated and the airplane is sitting on the rims.
Pictorial evidence confirms that only the rear two tyres of the left hand main wheel assembly burst with the two forward tyres appearing still intact.
Sources inside Qantas said, that the brakes on the left hand main wheels locked on during touchdown resulting in the two rear tyres bursting. "The weight and friction of the still locked wheels running along the runway then lead to the wheel assemblies being ground in half, down to the wheel axles, which were also substantially damaged, along with the bogey itself." After realizing from the tower there was fire during the roll out the cockpit crew alerted the cabin crew to a possible evacuation, the alert was later cancelled. Due to the resulting angle of the wheel bogie there was no possibility to jack the bogie up, so that the airplane could not be immediately moved off the runway. The passengers disembarked onto the runway and were bussed to the terminal.
In: AVHerald
e imagens filmadas a bordo,
dfBr1EuhyKs
Pneus explodiram... quer dizer... lá que se diga que os pneus rebentaram (e obviamente que se descubra porquê) ainda vá, agora que explodiram... quando se vai de carro e um pneu rebenta, também se costuma dizer que o pneu explodiu... :sarcastic:
Pedro Becken
01-04-10, 15:40
Aviões, explosão, sangue....vende maisfacepalm
Há este comentário no AvHerald:
"Engineers are saying that indicates the brakes were locked on touchdown."
o que a ser verdade, deve ter sido cá uma pranchada no chão... ai tinham que rebentar mesmo!...
Pedro Becken
01-04-10, 16:48
Pranchada, no sentido de, uma mais aterragem forte?
Pessoal, conjunturas......não será simplesmente um pneu com defeito...nas imagens não vejo nenhuma pranchada, a aterragem até parece que foi perfeita, não consigo ver a oscilação da câmara, agora que fez faísca ai isso fez.....
R.A.
Pranchada, no sentido de, uma mais aterragem forte?
Não sei se me fiz entender... o avião ao tocar o chão teria as rodas bloqueadas o que, imagino eu, deve ter sido uma "pranchada" (desculpa, mas não encontro um termo mais apropriado) valente no trem de aterragem e daí os pneus, por serem o "elo mais fraco" terem cedido e rebentado.
Deu para entender?
traveller320
02-04-10, 23:45
O A380, como o A330 já tem, deve tb ter um aviso no ECAM de "Parking Brake On" em voo... "Talvez" uma avaria no sistema de travagem que originou o uso dos travões sem o sistema Anti-skid a funcionar...
Boa Páscoa,
AE
O A380, como o A330 já tem, deve tb ter um aviso no ECAM de "Parking Brake On" em voo... "Talvez" uma avaria no sistema de travagem que originou o uso dos travões sem o sistema Anti-skid a funcionar...
Boa Páscoa,
AE
Isso aconteceria se fosse o caso, mas nada nos garanteque o P/B ia ON. Duvido que os pilotos levassem o P/B ON na aterragem e mesmo com esse warning no ECAM não notassem, presumo que tenha sido mesmo avaria do sistema, problemas com temperaturas demasiado baixas que tenham avariado componentes, problemas de hidráulica, etc...
Até estou admirado de os fãs da Boeing ainda não tenham vindo mandar a Airbus abaixo por causa deste episódio... lol
Abc
Não sei se me fiz entender... o avião ao tocar o chão teria as rodas bloqueadas o que, imagino eu, deve ter sido uma "pranchada" (desculpa, mas não encontro um termo mais apropriado) valente no trem de aterragem e daí os pneus, por serem o "elo mais fraco" terem cedido e rebentado.
Deu para entender?
Penso que se expressou mal.
Fico sem saber se quis dizer que "a roda por estar bloqueada e não rodar, fez com que rebentasse no toque" ou se por outro lado quis dizer "o toque foi tão violento que uma (ou mais) das rodas rebentou".
Esta diferença implica 2 situações bem distintas, e faço esta diferenciação porque o termo "pranchada" está normalmente mais associado a uma grande aceleração vertical.
Abraços
cool
Marco Goncalves
03-04-10, 05:48
Raspagem teria sido mais correcto??
Eu percebi e acho que os outros tb perceberam.As pneus do aviao ao tocar na pista como estavam bloqueados rasparam ao longo da pista causando o rebentamento dos mesmos....Nao foi?
Fico sem saber se quis dizer que "a roda por estar bloqueada e não rodar, fez com que rebentasse no toque".
Era mais isto que eu queria dizer. Bolas que estava difícil... :biggrin:
OK.´
jÁ DEU PARA VER QUE AQUI SUPOSIÇÕES AS HÁ COM TODO O SENTIDO.
MAS A MINHA PERGUNTA É ESTA??????
JÁ AQUI ALGUÉM ATERROU NUMA AERONAVE COM UM TREM BLOQUEADO?????
POIS É, EU JÁ, E DIGO-VOS NÃO ACONCELHO AO MENOS SENSÍVEL, POIS É CA UMA BORDUADA, QUE NOS FAZ SENTIR UM MERO E SIMPLES MORTAL. MAS ACEITO TODAS AS IDEIAS AQUI COLOCADAS, MAS, ACEITEM A MINHA, POIS JÁ A VIVE, E SEI O QUE O AVIÃO SOFRE, MAS TAMBÉM TEMOS DE TER EM CONTA O PESO DO BICHO, TAMBÉM O AJUDA NA RECUPERAÇÃO, SEM A DITA "PRANCHADA" OU " BORDUDADA, DESCULPEM MAS É A MINHA CONVICÇÃO...
ABRAÇO
R.A.
Ok, mas não precisa de gritar.
Acredito que se tenha esquecido do Caps Lock.
A minha insistência em esclarecer, reside no facto de que se tivesse sido a outra hipótese, estaríamos talvez com um problema maior, o da resistência estrutural.
Não que esta não tenha algum impacto na dita, mas de certeza em menor escala que uma "pranchada" de 3 G's.
Perdoem-me o preciosismo, será talvez vício profissional.
cool
Mas calma lá, a não ser que o circuit breaker do GPWS estivesse saido, os travões nem estariam accionados. O mesmo que a história do engine run dum A345 da ethiad que puxou o circuit breaker e lá foi contra a barreira, mas ao contrário.
Epá mas juro, um dia destes atirou-me contra um jornalista... É que irrita mesmo! P**RA!
Mas calma lá, a não ser que o circuit breaker do GPWS estivesse saido, os travões nem estariam accionados. O mesmo que a história do engine run dum A345 da ethiad que puxou o circuit breaker e lá foi contra a barreira, mas ao contrário.
Epá mas juro, um dia destes atirou-me contra um jornalista... É que irrita mesmo! P**RA!
Pensei que era um A340-600 e não um -500 mas se calhar estou errado.
Abc
[QUOTE=182899;23271]Ok, mas não precisa de gritar.
Acredito que se tenha esquecido do Caps Lock.
OK agora sem caps lock. É um vicio meu começar a escrever em maiúsculas e depois vai a direito...:rofl:
Não queria abrir guerra, longe de mim, apenas a minha convicção no sucedido ao A380, não acham estranho só uma roda (pneu) ter sido afectada?
Na minha experiência foram as duas rodas do trem do lado Esq. de um B727-100, e era em terra batida, não quero nem imaginar no ASFALTO... fartava-se de saltar e os dois pneus, bem esses ficaram parecia tiras de couratos, não falando na trepidação por toda a aeronave, até cairam as máscaras de oxigénio.pcorn
Abraço
R.A.
Se a roda estava bloqueada, foi porque havia pressão hidraulica em alguns blocos de travões, mas não todos.
Se calhar até foi mesmo antiskid inop: Travagem efectuada com "menos tacto" e já está... pneu rebentado e depois foi a roer até ao osso.
Não acredito que tenha sido o burst disk a entrar pois acho que não havia tempo para o pneu aquecer e rebentar em tão pouco tempo.
De qq forma, o esforço e o calor libertado pode afectar a estrutura do MLG de varias formas, não só pelo "torcer do trem", como afectar o eixos do "boggie" com perda das propriedades metalurgicas por causa da temperatura. Digamos que vai ser dificil passar um "non incident statement" para este trem!
sabem se o trem foi substituido? ou mudaram os travões/rodas e já está?
cumprimentos.
É o que dá equipar estes monstros com pneus recauchutados para pouparem uns trocos....tou a reinar.
Bridgestone RE050a ou S01...
Nunca mais aprendem...
ClearedForTakeOff
08-04-10, 01:48
...
Não acredito que tenha sido o burst disk a entrar pois acho que não havia tempo para o pneu aquecer e rebentar em tão pouco tempo.
...
Podes explicar o que é isto?
Burst disk ou thermal fuse. Essencialmente, quando um pneu aquece ( na travagem), a pressão interior aumenta. O objectivo deste componente é garantir que a pressão é aliviada antes de acontecer uma explosão catastrofica por sobrepressão ( causada pelo calor). O pin derrete antes ou existe um disco que cede a determinada pressão.
do manual do 767
"Three thermal fuses melt at approximately 350¡F (177¡C) to
release excessive tire pressure due to heat build-up."
Filipe Abreu
13-05-10, 18:33
.
A380 Anti-Skid Failure
What QF won't want you to see. (QANTAS)
Pics of the A380 stuck on runway at Sydney last week
Deixo aqui em anexo algumas imagens dos resultados, mas sem comentários técnico-científicos.
Isso fica para os Peritos...
.
Filipe Abreu
13-05-10, 18:35
.
Aqui vai a última !
.
Eh lá... isto sim, foi uma valente pranchada!
BOEING 747
14-05-10, 10:09
Eh lá... isto sim, foi uma valente pranchada!
Algo falhou.
O que falhou ficara para os tecnicos.
Pneus explodiram... quer dizer... lá que se diga que os pneus rebentaram (e obviamente que se descubra porquê) ainda vá, agora que explodiram... quando se vai de carro e um pneu rebenta, também se costuma dizer que o pneu explodiu... :sarcastic:
Explosão - 1. Súbita, violenta e, geralmente, estrondosa fragmentação de um corpo, devido à dilatação de gases ou à conflagração de matérias.
A mim o termo parece adequado.
Pela imagem, parece que o tal thermal fuse (partindo do princípio que este A/C o tem) falhou, originando aquele estrago. Deve ter sido cá um estoiro para afectar daquela maneira a jante...:eek:
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.