Vizualizar Versão Completa : Periodo de descanso de pessoal Tripulante e TMA´s
Boas, estou a criar aqui este post para uma possível discussão sobre o período de descanso do pessoal directamente ligado as aeronaves, não só para tripulação e pessoal de cabine mas sim tb para os TMA´s.
Hoje deparei-me com uma noticia na SIC de um grupo de pilotos e pessoal de cabine de longo curso e que reivindicava que deveriam ter mais horas de descanso em prol da segurança aeronáutica, aonde é que neste contexto pudemos incluir os Técnicos de Manutenção de Aeronaves - TMA´s?
Afinal, o pessoal de terra e mais propriamente os TMA´s, na minha visão tb deveriam puder lutar por algo similar, ou não? Sei de TMA´s que fazem mais de 12 horas de trabalho, será que um TMA ao fim destas horas todas de trabalho tb não está cansado? Será que o qual tb não deveria ter direito a um descanso adicional ? Afinal é ele que efectua e certifica os trabalhos efectuados durante essas 12 horas nas aeronaves e em que depois as liberta para voo, é claro que a ultima aceitação da aeronave para voo é a do piloto cmdt, o que a meu ver não inviabiliza a responsabilidade do TMA em caso de acidente, correcto?
Considero que sempre existiu uma "grande" diferença entre as responsabilidades dos pilotos e a dos TMA´s, mas será que deveria haver?
É certo que cada um tem uma GRANDE responsabilidade na sua área de intervenção na aeronave, não só em voo mas sim tb em terra, correcto?
O piloto voa e o TMA mantêm a aeronave aeronavegavél, será que os direitos laborais e salariais não deveriam ser similares?
Bom, ficam aqui algumas palavras para possível discussão, se é que a mesma existe…
Concordo...
Mais uma vez é tudo uma questão de dinheiro!
Sem dúvida!!!
O bolo é feito de ingredientes, se por ventura algum desses ingredientes fica estragado em algum momento, seja na fazedura do bolo, na conservação ou até mesmo no prato, o bolo deixa de prestar. "simple as that"
Por isso, TODOS são importantes no que toca ao cumprimento de objectivos. No caso das aeronaves, para que elas possam voar é necessária toda uma equipa de TMA's e engenheiros que mantenham a maquina a voar, porque se não fossem eles o Cmdte não tinha sequer aeronave para comandar.
Não quero aqui, de modo algum, tirar mérito ou acrescentar mérito a ninguém, quer TMA's quer Pilotos quer Engenheiros, mas na realidade é que o romancismo associado á profissão de comando de uma aeronave está desde os primórdios da aviação comercial conotada como algo de extraordinário, enquanto que a "malta de chão" terá sempre aquela imagem mecânico com fato macaco todo sujo de óleo e depois claro o engenheiro ao cromo das contas.
No meu modesto entender, penso que o salário de um empregado é ou devia ser proporcional ás suas responsabilidades / capacidade de decisão. Um individuo capaz para tomar decisões é necessariamente um individuo com "know how" por mais especifico que seja, ele tem-no e como tal tem de ser recompensado.
Quanto aos tempos de repouso, sei que existe legislação para os tripulantes de cabine, mas desconheço a existência de legislação para TMA's e Engenheiros. Penso que seria crucial a criação de tal medida, mais não fosse para permitir saber se efectivamente reduzia o erro e se aumentava a eficiência do "pessoal de chão".Mais eficiência menos prejuízo.
O exemplo do bolo não podia ser mais acertado!
O chocolate da Godiva que uso de certeza não tem o mesmo preço da farinha, que tambem vou usar no bolo :D
Sem dúvida!!!
O bolo é feito de ingredientes, se por ventura algum desses ingredientes fica estragado em algum momento, seja na fazedura do bolo, na conservação ou até mesmo no prato, o bolo deixa de prestar. "simple as that"
Por isso, TODOS são importantes no que toca ao cumprimento de objectivos. No caso das aeronaves, para que elas possam voar é necessária toda uma equipa de TMA's e engenheiros que mantenham a maquina a voar, porque se não fossem eles o Cmdte não tinha sequer aeronave para comandar.
Não quero aqui, de modo algum, tirar mérito ou acrescentar mérito a ninguém, quer TMA's quer Pilotos quer Engenheiros, mas na realidade é que o romancismo associado á profissão de comando de uma aeronave está desde os primórdios da aviação comercial conotada como algo de extraordinário, enquanto que a "malta de chão" terá sempre aquela imagem mecânico com fato macaco todo sujo de óleo e depois claro o engenheiro ao cromo das contas.
No meu modesto entender, penso que o salário de um empregado é ou devia ser proporcional ás suas responsabilidades / capacidade de decisão. Um individuo capaz para tomar decisões é necessariamente um individuo com "know how" por mais especifico que seja, ele tem-no e como tal tem de ser recompensado.
Quanto aos tempos de repouso, sei que existe legislação para os tripulantes de cabine, mas desconheço a existência de legislação para TMA's e Engenheiros. Penso que seria crucial a criação de tal medida, mais não fosse para permitir saber se efectivamente reduzia o erro e se aumentava a eficiência do "pessoal de chão".Mais eficiência menos prejuízo.
Caro Amigo Tiago
Concordo perfeitamente consigo,e em todos os aspectos!!
Penso que o mais dificil de tudo,não será "movimentar" os quadros do Pessoal de M&E,mas sim MUDAR MENTALIDADES(dos que regulamentam e dos que "pagam) não só pela maneira de ver os mesmos,mas sim pelo reconhecimento da importância dos mesmos!!
Para que tal aconteça muito tem de mudar..e não é só em Portugal!
Abraço
Francisco Abreu(PNC)
PS: Por muito que se queira fazer passar o contrário,o respeito e admiração pelo staff de M&E é elevadissimo por parte dos Tripulantes.
Tripulante é tripulante o seu descanso é prioritário porque as responsabilidades assim o exigem , senão vejamos a titulo de exemplo , têm que estar atentos ao automatico a ver se não salta em voo, o que seria preocupante pois o manual tem duvidas sobre o que fazer.
O TMA não precisa do descanso conforme legislação (vide portaria e EU OPS), pois o seu trabalho não é relevante em termos de descanso, senão vejamos a titulo de exemplo, se um TME trabalhar 23 horas como acontece frequentemente se se enganar e nao resolver o problema de uma bleed valve o maximo que pode acontecer e uma despressurização... e so e critico se acontecer a voar em sitios com montanhas...
Meus caros a resposta a questao incialmente colocada têm a ver com a força de um sindicato . Quanto mais rico mais forte ....
saudações
têm que estar atentos ao automatico a ver se não salta em voo, o que seria preocupante pois o manual tem duvidas sobre o que fazer.
Boas
Uma dúvida,
O que é o automatico?! e para que serve
Desde já agradeço
automatico =piloto automatico
manual= piloto
esclareci?
Tripulante é tripulante o seu descanso é prioritário porque as responsabilidades assim o exigem , senão vejamos a titulo de exemplo , têm que estar atentos ao automatico a ver se não salta em voo, o que seria preocupante pois o manual tem duvidas sobre o que fazer.
Os pilotos não estão la para estar atentos para os automatismos mas sim para tomar decisões e voar o avião seja com os automatismos ou sem eles,seja em situações normais seja em emergência,seja com Cavok seja em LVO.
Não existem pilotos que não saibam o que fazer quando os automatismos falham pois todos eles passaram nas seções de simulador para estar a voar e no simulador falha tudo e mais alguma coisa.
Os pilotos não estão la para estar atentos para os automatismos mas sim para tomar decisões e voar o avião seja com os automatismos ou sem eles,seja em situações normais seja em emergência,seja com Cavok seja em LVO.
Não existem pilotos que não saibam o que fazer quando os automatismos falham pois todos eles passaram nas seções de simulador para estar a voar e no simulador falha tudo e mais alguma coisa.
Confesso ter exagerado mas vamos a ver se nos entendemos, o que quero dizer é que a importancia do TMA é em muito desvalorizada pelos membros da tripulação, e ja o vi muitas vezes.
Acho que sinceramente um TMA ou qualquer outro profissional da aviação, handling, operações, pessoal navegante de cabine têm a mesma importância que o PNT. a Responsabilidade é de todos , infelizmene os sindicatos é que fazem a balança...
Caro Fenix...
Não sei se leu o meu Post,mas pelos seus,cada vez mais fico com a certeza que o "maior problema" em resolver certos assuntos está mesmo no vosso lado!
Espero sinceramente que o consigam resolver em vez de estarem a "olhar" constantemente para a casa do "vizinho".
Grande Abraço
PS: Não fazia idéia que um TME chegava a ter turnos de 23 horas:confused:.e acho isso atroz e um atentado á segurança.
Caro Fenix...
Não sei se leu o meu Post,mas pelos seus,cada vez mais fico com a certeza que o "maior problema" em resolver certos assuntos está mesmo no vosso lado!
Espero sinceramente que o consigam resolver em vez de estarem a "olhar" constantemente para a casa do "vizinho".
Grande Abraço
PS: Não fazia idéia que um TME chegava a ter turnos de 23 horas:confused:.e acho isso atroz e um atentado á segurança.
Turnos de 23 horas ???!... Hómessa!!!... Claro que não têm e não podem ter! Além de ilegal - ninguém pode ser obrigado "a prolongar" acima de 50% do tempo de trabalho normal - o rendimento e a qualidade do trabalho seria, significativamente, afectada. Haverá alguma empresa que, ILEGALMENTE, o faça???!
Meus caros a resposta a questao incialmente colocada têm a ver com a força de um sindicato . Quanto mais rico mais forte ....
Meu caro ,está enganado.
Os sindicatos são os trabalhadores e quem faz um sindicato são os seus trabalhadores sindicalizados.
Se não está contente com o seu ,se é que é sindicalizado ,faça uma lista ,um programa e concorra nas próximas eleições.
Pode ser que consiga melhorar o seu salário e os seus tempos de repouso.
Um abraço
Estando de acordo que todos devem ter periodos de descanso adequados, não me parece que a importancia seja a mesma para PN e TMA's. Pela razão simples que o TMA não tem emergencias nem é obrigado a decisões imediatas. E pode e deve recusar ceder a pressões se precisar de mais tempo para resolver algum problema ou inspecionar um avião.
De resto, tal como os pilotos, deve contar com a sua experiencia e com os manuais. E quanto mais cansado estiver, mais deve seguir os manuais/troubleshootings.
No caso dos pilotos, no entanto, sublinho que o cansaço afecta tambem a rotina mais simples, e nesse caso a única defesa é o "by the book".
Mas sim, o ideal é que todos tenham descanso suficiente.
Um abraço
Meu caro ,está enganado.
Os sindicatos são os trabalhadores e quem faz um sindicato são os seus trabalhadores sindicalizados.
Se não está contente com o seu ,se é que é sindicalizado ,faça uma lista ,um programa e concorra nas próximas eleições.
Pode ser que consiga melhorar o seu salário e os seus tempos de repouso.
Um abraço
Para sua informação não pertenço a nenhum dos sindicatos , nem nunca o serei .
Interprete como quiser..
Turnos de 23 horas ???!... Hómessa!!!... Claro que não têm e não podem ter! Além de ilegal - ninguém pode ser obrigado "a prolongar" acima de 50% do tempo de trabalho normal - o rendimento e a qualidade do trabalho seria, significativamente, afectada. Haverá alguma empresa que, ILEGALMENTE, o faça???!
Realmente NINGUEM o faz !! Especialmente no papel
Fenix
Fonix oh fenix isso é que é de homem,23 horas, sim senhor...mas foi porquê?para fazer umas horas extra?
Fonix
Fonix oh fenix isso é que é de homem,23 horas, sim senhor...mas foi porquê?para fazer umas horas extra?
Fonix
Caro Jahfly,
Nao sou TMA e não sou piloto, conheço bem as duas realidades e de muito proximo, dar-lhe-ia exemplos mas não é a hora nem o sitio. Mas tambem tenho a certeza que conhece ou entao anda de olhos fechados...
Para sua informação não pertenço a nenhum dos sindicatos , nem nunca o serei .
Interprete como quiser..
Pois, então deve ser mais um que anda por ai, perdido, tenho pena.
Os que recebem o tal rendimento de não sei bem o quê também não são sindicalizados.
E os ciganos das feiras também não, até não interessa.
Queres trabalhar então tens que pertencer à Union.
Vai para a Ferry Street assentar ladrilhos e logo aprendes como é.
Um abraço e boa jornada de 23 horas, não sei bem a fazer o quê, nem os chineses em Angola.
Pois, então deve ser mais um que anda por ai, perdido, tenho pena.
Os que recebem o tal rendimento de não sei bem o quê também não são sindicalizados.
E os ciganos das feiras também não, até não interessa.
Queres trabalhar então tens que pertencer à Union.
Vai para a Ferry Street assentar ladrilhos e logo aprendes como é.
Um abraço e boa jornada de 23 horas, não sei bem a fazer o quê, nem os chineses em Angola.
Meu caro,
Não recebo rendimento. Para produzir neste ou qq outro pais não é necessário pertencer a nenhum sindicato, sinceramente ate os acho contraproducentes.
Relativamente as 23 horas testemunhei varias vezes serem feitas em companhias de aviação.
Relativamente a ciganos... o comportamento de certas entidades tambem se assimilha.
Quais Mafias organizadas..
Meu caro,
Não recebo rendimento. Para produzir neste ou qq outro pais não é necessário pertencer a nenhum sindicato, sinceramente ate os acho contraproducentes.
Relativamente as 23 horas testemunhei varias vezes serem feitas em companhias de aviação.
Relativamente a ciganos... o comportamento de certas entidades tambem se assimilha.
Quais Mafias organizadas..
Peço que sejam apenas feitos comentários de informações com fontes credíveis.
O diz que disse só levanta polémicas e não é uma boa politica para o fórum funcionar.
Se a sua fonte é apenas você então vamos por favor mudar o "assunto" e seguir com o tópico, caso tenha fontes credíveis do que aqui diz por favor apresente as mesmas.
Se estao a achar muito 23h, quando disser que uma vez tive 3 dias movido a cafés e sem dormir vao-me crucificar...
Caro perigeu,
Entendo-o bem.
Não entendo o porque da polemica se todos nos neste ramo sabemos que acontece.
Mas nao comento mais sobre este assunto , adiante.
Meu caro,
Não recebo rendimento.
..
É disso que eu tenho andado à procura.
Quer trabalhar para mim?
Sem rendimento e por 23 horas???
Espero que seja por dia e não por semana.
Pode mandar CV por PM
Muito obrigado
Um abraço
Quer trabalhar para mim?
Pode mandar CV por PM
Muito obrigado
Um abraço
Esqueci...Tem uma sopinha antes da caminha e depois um copinho de leite ou mata bicho se gostar mais ,ao levantar.
Esqueci...Tem uma sopinha antes da caminha e depois um copinho de leite ou mata bicho se gostar mais ,ao levantar.
Caro nonpt...há muitas formar ardilosas de contornar as leis para nao ter de pagar horas extra. Basta incluir no contracto o belo do subsidio de prevençao e isençao de horário.
Logo...pode-se "montar o circo" de repente, e logo depois das 8 horas diárias, se o problema persiste (ou se se entretanto monta outro circo), nao tens outro remedio senao continuar a trabalhar.
E talvez estes circos todos nao se montassem, se outros ramos da aeronautica fossem um pouco mais desvalorisados em prol das gentes que realmente tem que saber coisas....mas mais nao digo!!!
E talvez estes circos todos nao se montassem, se outros ramos da aeronautica fossem um pouco mais desvalorisados em prol das gentes que realmente tem que saber coisas....mas mais nao digo!!!
Lá estão vocês com a vossa "mente" ao contrário:rolleyes:....em vez de pensar assim,talvez devesse tentar fazer com que o VOSSO RAMO fosse mais VALORIZADO(e acho muito bem),no entanto são essas atitudes/pensamentos que....mas mais não digo!!
Grande Abraço
Lá estão vocês com a vossa "mente" ao contrário:rolleyes:....em vez de pensar assim,talvez devesse tentar fazer com que o VOSSO RAMO fosse mais VALORIZADO(e acho muito bem),no entanto são essas atitudes/pensamentos que....mas mais não digo!!
Grande Abraço
Caro Jetstream, muito provavelmente se tentar adivinhar o que faço vai errar.
De qualquer forma considero-me um previligiado da aviaçao, pois já percorri quase todas as áreas da aviaçao, e posso dizer que tenho um conhecimento do que é ser Piloto, flight attendant, TMA (linha e hangar), Oficial de Operaçoes, assistente de handling, etc...
E nao há sector onde se sofra (mas também o mais bonito) tanto como no sector da manutençao de linha (aí é onde se realmente aprende o que sao avioes e como lidar com eles).
No ambito geral da aviaçao, os TMA's, e a manutençao em geral sao vistos como um mal necessário, e uma fonte de despesas muito avultadas, e esse sentimento sente-se na pele, mas digo já que se há alguém que percebe de avioes sao as pessoas que trabalham em linha.
Desafio alguns TMA's de linha que por aqui se passeam que confirmem o que digo.
Quem pensa que por exemplo dois 320 sao iguais que se enganem. Cada um tem a sua "personalidade", por vezes a mesma avaria tem duas maneiras distintas de a resolver. POr vezes faz-se um reset, e em outro aviao basta tirar o voltar a por o conector.
Isto é perceber, entender e respirar aviaçao...e tenho pena que nao venha mais gente defender a manutençao, pois é onde se sabe mais (ao contrário do que muita gente pensa) de aviaoes.
Mas todos os sectores sao como um bolo, se há um que está estragado todo o bolo sai mal. (acho que já li isto algures por aqui, e ficou-me na cabeça)
De qualquer forma considero-me um previligiado da aviaçao, pois já percorri quase todas as áreas da aviaçao, e posso dizer que tenho um conhecimento do que é ser Piloto, flight attendant, TMA (linha e hangar), Oficial de Operaçoes, assistente de handling, etc...
E nao há sector onde se sofra (mas também o mais bonito) tanto como no sector da manutençao de linha (aí é onde se realmente aprende o que sao avioes e como lidar com eles).
No ambito geral da aviaçao, os TMA's, e a manutençao em geral sao vistos como um mal necessário, e uma fonte de despesas muito avultadas, e esse sentimento sente-se na pele, mas digo já que se há alguém que percebe de avioes sao as pessoas que trabalham em linha.
Quem pensa que por exemplo dois 320 sao iguais que se enganem. Cada um tem a sua "personalidade", por vezes a mesma avaria tem duas maneiras distintas de a resolver. POr vezes faz-se um reset, e em outro aviao basta tirar o voltar a por o conector.
Isto é perceber, entender e respirar aviaçao...e tenho pena que nao venha mais gente defender a manutençao, pois é onde se sabe mais (ao contrário do que muita gente pensa) de aviaoes.
Mas todos os sectores sao como um bolo, se há um que está estragado todo o bolo sai mal. (acho que já li isto algures por aqui, e ficou-me na cabeça)
Caro Perigeu
Já tentei adivinhar e erro constantemente!!;)
Este seu Post sim..GOSTEI e muito. Aliás tudo o que você disse sempre senti em conversas que tenho com Colegas da M&E...tenho a CERTEZA que são os que mais sabem de Aviões(tecnicamente) e ainda bem,pois se assim não fosse pessoalmete não iria voar com o á vontade e confiança com que o faço!
A Manutenção não precisade ser "defendida",a não ser de si mesma(espero que tenha percebido)!
Grande Abraço
PS: Você poderia ser 2 CMD's da minha Cª que lembro-me terem tido esse percurso!! Se assim for,um Abraço ainda maior e espero que a Reforma esteja a correr bem!
Quer trabalhar para mim?
Pode mandar CV por PM
Muito obrigado
Um abraço
Antes de entrar em ataques pessoais caro nontp ficamos por aqui.
Cada profissional da aviação sabe o que é necessário para desempenhar a sua função.
Isso de ser na manutenção que se sabe mais de aviação é uma afirmação um tanto ou quanto generalista,já agora diga-me o que é para si a "aviação".
Caro Perigeu
Já tentei adivinhar e erro constantemente!!;)
Este seu Post sim..GOSTEI e muito. Aliás tudo o que você disse sempre senti em conversas que tenho com Colegas da M&E...tenho a CERTEZA que são os que mais sabem de Aviões(tecnicamente) e ainda bem,pois se assim não fosse pessoalmete não iria voar com o á vontade e confiança com que o faço!
A Manutenção não precisade ser "defendida",a não ser de si mesma(espero que tenha percebido)!
Grande Abraço
PS: Você poderia ser 2 CMD's da minha Cª que lembro-me terem tido esse percurso!! Se assim for,um Abraço ainda maior e espero que a Reforma esteja a correr bem!
Concordo quando diz que a manutençao precisa de ser defendida de si mesma (sim percebi), mas também a classe em si...pois ainda muitos sao vistos como simples mecânicos (com um sentido depreciativo) por muitos outros colegas de profissao nao mecânicos.
Por mais que custe admitir aos restantes, a classe da M&E sao as que tem um conhecimento mais profundo de um aviao, isto por força das consequências, pois tudo mais cedo ou mais tarde vai dar problemas, e enquanto os pilotos vao cumprir com o seu respectivo descanso (pois também tem que estar devidamente concentrados no seu trabalho), a malta M&E está a "descascar" o problema de alto a baixo. E logo quando se resolve e é o tempo destes descansarem, acontece algo em outro aviao e o telemovel continua apitar sem fim...é assim que se aprende, pelo sangue, suor e lágrimas , muito café e noites mal dormidas, como dizia eu à malta que trabalhava comigo.
Nao me mal interpretem, pois nao estou a criticar nenhuma classe em particular, até porque hoje estou afastado da linha (elas nao matam mas moem, mas nao estou reformado, ainda sou muito novo para tal), e como sinto falta do cheirinho e do barulho!!!!
Todos nós fazemos e movemos estas belas máquinas...desde a Srª que limpa, até ao piloto que comanda, somos todos elos de uma corrente, onde quando um se parte...já sabemos no que dá.
Abraços à comunidade
Cada profissional da aviação sabe o que é necessário para desempenhar a sua função.
Isso de ser na manutenção que se sabe mais de aviação é uma afirmação um tanto ou quanto generalista,já agora diga-me o que é para si a "aviação".
Claro que cada macaco no seu galho. Cada um tem as suas responsabilidades, e todas elas como já disse imprescindiveis. A mensagem que queria fazer passar era que no conhecimento global da maquina que é o aviao, a M&E é obrigada a saber de tudo pelo trabalho que tem de desempenhar. Nunca subvarorizando o conhecimento ou as capacidades dos demais.
Dou-vos um exemplo, quando era destacado em missoes, fazia questao de ir no cockpit e aprender com os pilotos, fazia perguntas e tentava saber porquê de certas e determinadas coisas, mas apenas 1 FO ficou uma vez comnosco interessado no nosso trabalho, e é a isso que me refiro.
E agora para mim o que é a aviaçao, bem, é um termo um pouco geral, mas para mim significa tudo o que rodeia o aviao, desde da fase de projecto, até à fase da opraçao do mesmo.
Abraço
Olá a todos,
Tenho vindo a acompanhar os desenvolvimentos neste post por mim criado e gostaria de salientar que todos os que aqui participaram e participam, de alguma forma e por experiencias passadas, ou não, temos todos razão no que se disse ou se fala, mas a realidade é que infelizmente a comunidade TMA em Portugal irá continuar na mesma enquanto não houver alguém de jeito que agarre este assunto de uma forma séria. As empresas aéreas iram sempre privilegiar o pessoal tripulante, dando-lhes o que querem e exigem, enquanto o “Zé Mecânico” se aguenta à bronca de salários baixos, pouco treino e muitas horas trabalho...as empresas tendem a esquecer-se de que sem TMA´s os aviões também NÂO voam.
O mercado aeronáutico em Portugal é pequeno e a maioria das empresas tendem a pagar mal aos TMA´s, mas quando um cliente voa nos aviões da mesma, ai já sabem cobrar a valer…Pelo que já li algures, a maior percentagem de custo da operação do avião vai para o combustível e os salários dos pilotos (+/-30-40%), a manutenção vêm a seguir com 10-15% dos custos operacionais, com este valor podem ver que as empresas não têm muita margem de manobra mas se houve-se uma redução, mesmo pequena que fosse de 5% nos salários dos pilotos, a área da M&E já teria mais alguns “cobres” para pagar à malta TMA, que bem merece…já nos combustíveis e com a constante flutuação dos preços, as empresa vêem-se obrigadas a seguir o mercado do preço do crude…será que o pessoal tripulante está cotado na bolsa?
Todos nós temos em mente que a segurança aeronáutica deve vir sempre em primeiro lugar, o pessoal tripulante exige mundos e fundos para assegura-la, será que os TMA´s não deveriam exigir também? Eu digo, “Um TMA motivado contribui com produtividade para a empresa, com produtividade dos colaboradores a empresa realiza “income”, mas para que esta frase se realize, o mesmo TMA deverá, ter saúde, ser renumerado de acordo com a profissão e as exigências/responsabilidades da mesma, ter treino devido para puder exercer a profissão, ter o seu “merecido” descanso, estar bem consigo mesmo e no seu seio familiar, estes são alguns dos factores que afectam também o pessoal tripulante, correcto? Afinal somos todos humanos, eu não percebo, e se calhar sou só eu, por que é que alguns na mesma área da industria são tratados como “deuses” e outros como “escravos”... Estas palavras não são de algum modo para atingir quem quer que seja, são simplesmente palavras de alguém que gostava de ver a comunidade TMA mais valorizada e respeitada pelos gestores das empresas aeronáuticas do mundo…irei continuar a acompanhar o post e comentar quando necessário, obrigado a todos por participarem…quando mais falarmos mais eventualmente poderemos ser ouvidos e talvez algo se comece a fazer para dignificar mais a nossa profissão de que muito nos orgulhamos de ser TMA`s..."Keep Them Rolling"
Só para me contextualizar, estamos a falar de que horários de trabalho?
Quantas horas de trabalho semanal têm?
A quantos dias seguidos pode, no máximo, trabalhar um piloto e a que descanso tem direito?
Ambas as profissões trabalham por turnos e em horário nocturno?
Olá a todos,
Tenho vindo a acompanhar os desenvolvimentos neste post por mim criado e gostaria de salientar que todos os que aqui participaram e participam, de alguma forma e por experiencias passadas, ou não, temos todos razão no que se disse ou se fala, mas a realidade é que infelizmente a comunidade TMA em Portugal irá continuar na mesma enquanto não houver alguém de jeito que agarre este assunto de uma forma séria. As empresas aéreas iram sempre privilegiar o pessoal tripulante, dando-lhes o que querem e exigem, enquanto o “Zé Mecânico” se aguenta à bronca de salários baixos, pouco treino e muitas horas trabalho...as empresas tendem a esquecer-se de que sem TMA´s os aviões também NÂO voam.
O mercado aeronáutico em Portugal é pequeno e a maioria das empresas tendem a pagar mal aos TMA´s, mas quando um cliente voa nos aviões da mesma, ai já sabem cobrar a valer…Pelo que já li algures, a maior percentagem de custo da operação do avião vai para o combustível e os salários dos pilotos (+/-30-40%), a manutenção vêm a seguir com 10-15% dos custos operacionais, com este valor podem ver que as empresas não têm muita margem de manobra mas se houve-se uma redução, mesmo pequena que fosse de 5% nos salários dos pilotos, a área da M&E já teria mais alguns “cobres” para pagar à malta TMA, que bem merece…já nos combustíveis e com a constante flutuação dos preços, as empresa vêem-se obrigadas a seguir o mercado do preço do crude…será que o pessoal tripulante está cotado na bolsa?
Todos nós temos em mente que a segurança aeronáutica deve vir sempre em primeiro lugar, o pessoal tripulante exige mundos e fundos para assegura-la, será que os TMA´s não deveriam exigir também? Eu digo, “Um TMA motivado contribui com produtividade para a empresa, com produtividade dos colaboradores a empresa realiza “income”, mas para que esta frase se realize, o mesmo TMA deverá, ter saúde, ser renumerado de acordo com a profissão e as exigências/responsabilidades da mesma, ter treino devido para puder exercer a profissão, ter o seu “merecido” descanso, estar bem consigo mesmo e no seu seio familiar, estes são alguns dos factores que afectam também o pessoal tripulante, correcto? Afinal somos todos humanos, eu não percebo, e se calhar sou só eu, por que é que alguns na mesma área da industria são tratados como “deuses” e outros como “escravos”... Estas palavras não são de algum modo para atingir quem quer que seja, são simplesmente palavras de alguém que gostava de ver a comunidade TMA mais valorizada e respeitada pelos gestores das empresas aeronáuticas do mundo…irei continuar a acompanhar o post e comentar quando necessário, obrigado a todos por participarem…quando mais falarmos mais eventualmente poderemos ser ouvidos e talvez algo se comece a fazer para dignificar mais a nossa profissão de que muito nos orgulhamos de ser TMA`s..."Keep Them Rolling"
Quem não entende a diferença que existe então é porque nunca vai entender,poderia lhe dar imensos exemplos de profissionais que trabalham na mesma área e tem uma diferença salarial maior do que a de um "deus" e um "escravo",mas não penso que seja necessário,o factor principal desta diferença chama-se "lei de mercado livre",oferta,procura,valorização do profissional, o capitalismo é isto mesmo,o sistema é auto-regulador,partindo deste principio se o TMA produz mais do que ganha seria facil ele trocar de empregador e ganhar mais fazendo trabalho semelhante noutro lugar.
Abraços.
Quem não entende a diferença que existe então é porque nunca vai entender,poderia lhe dar imensos exemplos de profissionais que trabalham na mesma área e tem uma diferença salarial maior do que a de um "deus" e um "escravo",mas não penso que seja necessário,o factor principal desta diferença chama-se "lei de mercado livre",oferta,procura,valorização do profissional, o capitalismo é isto mesmo,o sistema é auto-regulador,partindo deste principio se o TMA produz mais do que ganha seria facil ele trocar de empregador e ganhar mais fazendo trabalho semelhante noutro lugar.
Abraços.
O que o nosso caro jahfly quer dizer e quem se vende melhor ...
Abraços.
Boas,
Isto ignora um factor muito importante. Se existir um certo nível de desemprego, isto reduz em muito a capacidade negocial dos trabalhadores junto dos empregadores; se existir alguém no desemprego disposto a fazer o mesmo que você faz pelo mesmo salário que você recebe actualmente as suas chances de passar a ganhar mais de acordo com a sua produtividade são praticamente nulas. Isto da “lei do mercado livre” pressupõe que a oferta se mantenha igual á procura; quando aplicada a ao mercado de trabalho pressupões ausência de desemprego. A “lei do mercado livre” também pressupõe que quer do lado da oferta quer do lado da procura ninguém é suficientemente grande em relação ao tamanho do mercado para influenciar o preço. Ora no exemplo que deu, quantas empresas em Portugal contratam TMAs? Apenas duas, TAP e OGMA.
Quer um exemplo bastante contundente? Ao contrário daquilo que muita gente pensa, nos EUA nem sempre houve uma desigualdade na distribuição do rendimento. Quando o Reagan chegou à Casa Branca os EUA estavam a meio da tabela entre os países da OCDE no que diz respeito à distribuição do rendimento. Mas entre 1981 e 2006, enquanto a produtividade média nos EUA aumentou 70%, apenas houve aumento do rendimento real para os 20% mais ricos, sendo que os 10% mais ricos absorveram 80% do aumento da riqueza. Os 80% menos ricos viram o seu rendimento real estagnar durante este período de 25 anos apesar de neste período o número médio de horas de trabalho ter aumentado nos EUA, tendo ultrapassado mesmo o Japão. Nos anos 70 até os europeus trabalhavam mais horas que os americanos. Isto significa que o salário real por hora diminuiu para grande parte dos trabalhadores americanos, apesar do aumento da produtividade. Isto por sua vez cria pressão para trabalhar maior número de horas, senão o seu rendimento real diminui! Depois recebem palmadinhas nas costas da parte dos dirigentes politicos, elogiando “how hard-working americans are”. Aqueles que conseguiram ver um (grande) aumento do seu rendimento real foram aqueles que trabalham em áreas mais protegidas da concorrência externa como médicos, advogados (lá como cá as Ordens limitam o acesso às profissões), ou detentores de capital e gestores, que podem beneficiar de terem trabalhadores produzindo mais sem no entanto receberem mais, ou podem deslocalizar fábricas para países em desenvolvimento, onde uma massa de enorme de trabalhadores estão dispostos a trabalhar em troca de salários irrisórios.
A somar à estagnação do rendimento real para a maioria da população, a redução de benefícios sociais para as classes inferiores, e o desinvestimento no sistema público de educação, em parte para que fosse possível reduzir os impostos para os mais ricos (hoje a taxa de imposto para o escalão mais alto de rendimento é 35%, quando em 1981 era 70%, e entre 1951 e 1963 era uns inacreditáveis 91%!), e a crescente necessidade de os filhos terem cursos superiores, os crescentes custos do sistema privado de saúde, e também o cada vez mais forte apelo ao consumismo, foi um factor muito importante para a redução da taxa de poupança e aumento do endividamento nos EUA que conduziu à actual crise.
Cumprimentos
Nuno Gouveia
Abraços.
Boas, posso ver pelo avatar que o nosso amigo “jahfly” é piloto…o qual congratulo pois tenho muita estima por essa profissão, pois cá eu sou um TMA já com alguns anitos da profissão, embora não possa dizer que sou um "sénior", pois com os meus 38 anos e 21 de experiência considero que ainda tenho muito para aprender. Sei muito bem a realidade dos dois lados quando olhamos ás funções que cada um têm que desempenhar, o que se passa no cockpit antes, durante e depois do voo e no chão fora dele. Como sabe a operação de uma aeronave é algo complexa a qual só é possível com a dedicação de profissionais dedicados, passo a redundância, e “know how” dos mesmos para que essa mesma operação se realize com segurança. A questão aqui em discussão é “o fosso” de diferenças existentes entre estas duas profissões, não estou a incluir os controladores pois além de não conhecer a realidade dos mesmos, acho que essa profissão já vai a caminho e bem mais avançada da igualdade, enquanto a comunidade TMA ainda muito areia têm que colocar no “fosso” e muitas “milhas” têm ainda que percorrer para chegar onde a classe de PN está neste momento.
Todos nós temos as nossas responsabilidades e não é isso que está aqui em discussão, mas sim a percepção do porquê que uma profissão (Piloto, Chefe de Cabine, Comissário de Bordo) que se considera muito bem paga aos olhos da comunidade, cada vez mais exije que, 1)lhes paguem mais, 2)tenham mais horas de descanso, 3)tenham mais regalias? Será que as outras profissões especializadas na aeronáutica (TMA, Controlador Aéreo, etc) não têm também esse direito? Tenho plena consciência que o descanso dos pilotos está devidamente legislado e que as empresas são obrigadas a cumpri-lo à risca, porque é que o mesmo não acontece com os TMA´s? Falando da importância da profissão, porque é que se aparenta que um PN é mais importante que um TMA? Penso que aqui a frase “Todos diferentes mas todos iguais” não se aplica em muitos níveis…
Uma vez mais estas palavras não são de algum modo para atingir quem quer que seja, são simplesmente palavras de alguém que gostava de ver a comunidade TMA mais valorizada e respeitada pelos gestores das empresas aeronáuticas do mundo…irei continuar a acompanhar o post e comentar quando necessário, obrigado a todos por participarem…quando mais falarmos mais eventualmente poderemos ser ouvidos e talvez algo se comece a fazer para dignificar mais a nossa profissão de que muito nos orgulhamos de ser TMA`s..."Keep Them Flying"
Todos nós temos as nossas responsabilidades e não é isso que está aqui em discussão, mas sim a percepção do porquê que uma profissão (Piloto, Chefe de Cabine, Comissário de Bordo) que se considera muito bem paga aos olhos da comunidade, cada vez mais exije que, 1)lhes paguem mais, 2)tenham mais horas de descanso, 3)tenham mais regalias? Será que as outras profissões especializadas na aeronáutica (TMA, Controlador Aéreo, etc) não têm também esse direito?
Caro Amigo e Colega
Concordo consigo plenamente,aliás tenho a certeza que todos concordam sejam PN ou não!
O que tenho vindo a dizer com os meus curtos e humildes Post's é que acima de tudo são vocês que têm de "enfrentar" essa "guerra"! Tal como o PN durante anos o fez...e se "exigimos"(acho a palavra exagerada),é porque continuamos a querer melhores condições. Espero que com calma e seriedade,no futuro e em especial quando esta crise "terminar" possamos chegar a um entendimento com "proveitos" para ambas as partes! O PN nestes ultimos anos tem vindo a perder tanto em "regalias" tal como em poder de compra(assim está a Industria e temos também de saber perceber isso)!!(fala-se muito aì por fora...é o diz que disse e o Amigo que diz que sabe que ouviu,que a mulher de sicrano disse a fulano e tal e tal..)
Quanto aos TMA's que com todo o respeito e admiração convivo profissionalmente acho sinceramente que em vez de olharem para o lado deveriam mas é de olhar em frente!!
Grande Abraço
Francisco
Caro Amigo e Colega
Concordo consigo plenamente,aliás tenho a certeza que todos concordam sejam PN ou não!
O que tenho vindo a dizer com os meus curtos e humildes Post's é que acima de tudo são vocês que têm de "enfrentar" essa "guerra"! Tal como o PN durante anos o fez...e se "exigimos"(acho a palavra exagerada),é porque continuamos a querer melhores condições. Espero que com calma e seriedade,no futuro e em especial quando esta crise "terminar" possamos chegar a um entendimento com "proveitos" para ambas as partes! O PN nestes ultimos anos tem vindo a perder tanto em "regalias" tal como em poder de compra(assim está a Industria e temos também de saber perceber isso)!!(fala-se muito aì por fora...é o diz que disse e o Amigo que diz que sabe que ouviu,que a mulher de sicrano disse a fulano e tal e tal..)
Quanto aos TMA's que com todo o respeito e admiração convivo profissionalmente acho sinceramente que em vez de olharem para o lado deveriam mas é de olhar em frente!!
Grande Abraço
Francisco
Caro JetStream (Francisco), aceite a minhas sinceras desculpas se não usei as palavras próprias, mas as mesmas advêm do que normalmente oiço por ai fora e na comunicação social quando a classe PN se dirige à comunidade em geral, por outro lado, muito pouco se ouve das "lamentações" dos TMA´s.
Aproveito para afirmar de que concordo plenamente do que disse no post anterior e acho que com mais algum tempo se possa chegar a um futuro melhor, a aviação têm os seus altos e baixos, pode ser que na próxima “vaga” em alta, algo mais se possa fazer para valorizar mais a profissão de TMA, como vc disse, à que olhar em frente e continuar a lutar…
Meus caros, não se achaquem, que a situação não o merece.
Nem vejo com bons olhos que se venha aqui pôr causa o que quer que seja em prol de uma qualquer inabilidade.
Considero sobre o tema (se me é permitido) que o problema é cultural e muito nosso, português. E é especialmente latente na parte dos TMA. Porque se calhar alguns se habituaram a viver com as horas extras, porque não fomos capazes de dizer "não, não quero dinheiro, quero descanso", porque não seremos talvez os melhores em relações humanas, porque sei lá o quê seja qual for a situação.
Só há mesmo uma solução e tem de partir de dentro de cada um de nós até um dia atingir o todo!
Só mesmo no dia em que nos capacitarmos TODOS que precisamos de descanso, de vida social e tudo aquilo a que aspiramos é que poderemos almejar algo. Quando tivermos esse descanso e essa vida social, se calhar poderemos concluir que gozamos melhor o nosso salário (pouco ou muito) e não mais sentiremos a necessidade de compensar aquelas falhas, com dinheiro extra que irá tapar o quê o sol com a peneira?
Em vez de lutarmos por dinheiro, lutemos por Segurança, por Condições, por Respeito, por Brio, por descanso, o resto virá atrás.
Mas tratemos sempre com equidade aqueles que financeiramente pelo menos, estejam abaixo de nós.
Este fosso de que se fala, é mais por nossa responsabilidade e até é mais da nossa psique que de outra coisa. É uma questão de ATITUDE.
Espero ter contribuído positivamente
Cumprimentos
Gaspacho Y Migas
13-12-09, 13:11
Olá Boa Tarde
Eu penso que os TMA´s, sobretudo os de manutenção de linha são "vitimas" do seu próprio sucesso e porquê? porque são os técnicos, dentro da aviação mais difíceis de formar (em termos de tempo e de exigência) e desse facto resulta que não existem muitos no mercado.
Os Pilotos têm um problema? é fácil substitui-los por outro, os PNC têm um problema? substitui-se rápidamente toda a tripulação, um Engenheiro tem um problema? soam os alarmes em toda a empresa e acendem-se as luzes vermelhas.
Na verdade não existem muitos engenheiros disponíveis no mercado, porque é extremamente difícil e demorado ter todas as qualificações e Type-ratings necessários. È esta a razão porque muitas vezes os engenheiros têm que fazer tantas horas, porque as empresas não têm alternativas, porque as empresas não conseguem arranjar mais engenheiros. A alternativa, a única alternativa, que muitas vezes as empresas têm para os engenheiros não fazerem tantas horas é declararem um AOG e pedirem a substituição do avião e isso é a ultima coisa que elas gostam de fazer porque tem imensas implicações.
Sejamos agora honestos os TMA são dos profissionais mais brilhantes que existem na aviação, dos mais orgulhosos e "largar" um avião sem lhe ter resolvido o problema é algo que na maior parte das vezes nem lhes passa pela cabeça (o problema das horas passa logo para segundo plano) eles encaram o problema quase como pessoal, é admiravel a forma como tratam dos aviões, eles são na verdade os verdadeiros donos dos aviões, eles sabem como ninguem as "manhas" de cada um e por isso saber que um dos seus "meninos" está com um problema e irem-se embora é muito difícil, muito difícil.
Já o escrevi num outro post, a única classe que tem neste momento poder reivindicativo são os TMA e por isso estão a ser tão bem pagos. Para as empresas neste momento despedir um qualquer profissional não é um problema (existem 10 no desemprego para o seu lugar), agora despedir um engenheiro, bem garanto-vos que as razões têm que ser muito, muito grandes e ainda assim não é uma decisão fácil.
Não sou engenheiro de manutenção mas vejo-os a trabalhar, observo a sua postura e aprendi a respeitá-los e a admirá-los mais do que a qualquer outra classe profissional (sem que isso queira dizer que não respeito as outras)
Obrigado pelas suas amáveis palavras caro forista, toca-me como em qualquer outra profissão, ver o trabalho reconhecido.
Mas permita-me uma achega quando fala de "engenheiros". Nós não o somos, somos antes o que se chama "Ground Engineer" (em Portugal é o TMA), que é o termo aplicado pela EASA, caracterizado por uma multidisciplinaridade de funções e conhecimentos. Esta diferenciação deve fazer-se, pois os campos de aplicação são bastante diversos. O Engenheiro dito "civil", por oposição ao "Ground Eng." especializa-se a 100% de um determinado campo, enquanto o gnd. eng. se especializa em cerca 3 ou 4 ou 5 cursos, mas a 80%, ficando de fora aquele conteúdo programático que não é estritamente necessário ao exercício das suas funções e se destina mais aos aspectos de "projecto", vocacionados essencialmente ao Engº que está no escritório a comunicar com os fabricantes e fornecedores de forma a melhorar a performance dos aviões ou sistemas a seu cargo. A adicionar ainda as disciplinas que não se encontram noutro meio que não o da aviação.
Claro que tudo é influenciado pela estrutura das diversas empresas, que em alguns casos dispensam a aplicação dos Engº "civis". Não que não sejam necessários, apenas depende da estrutura montada.
Na TAP por exemplo, considero-os tão essenciais como qualquer outro profissional, pois não nos podemos esquecer que a aviação civil é um negócio de equipa.
Por outro lado considero que para a Linha não devem vir "fresquinhos do curso", pois seria o mesmo que meter "recrutas" à frente do pelotão. Numa área operacional como é a Linha devem vir já profissionais devidamente formados, com "escola de hangar" para quando for necessário.
Cumprimentos,
Gaspacho Y Migas
13-12-09, 15:13
Ola 182899
È exactamente dos Ground Engeneer que estou a falar e porque para se ter as qualificações necessárias para se poder assumir a responsabilidade por um avião são precisos muitos anos de estudo e de prática, porque como você diz não se pode colocar alguem ainda "verde" a assumir uma tão grande responsabilidade, é que não existem assim tantos no mercado (B qualifications e type rated).
O essencial da discussão é que com todas as qualificações ou só com parte delas a postura que observo é a mesma, uma enorme entrega ao trabalho, um orgulho enorme e o encararem o dever de ter os aviões prontos para voar, quase como uma questão pessoal.
Por aquilo que algumas vezes tenho observado, é que são os Ground Engeneers que em caso de um problema surgir no avião, se "esquecem" das horas pois só pensam em ter o avião pronto. Nunca assisti a um engenheiro dizer "estou no final de turno o provblema não está resolvido se o querem a voar chamem outro engenheiro", é por isso que digo vocês com o vosso brio profissional e orgulho também são um bocadinho responsáveis pelo excesso de horas.
Ola 182899
È exactamente dos Ground Engeneer que estou a falar e porque para se ter as qualificações necessárias para se poder assumir a responsabilidade por um avião são precisos muitos anos de estudo e de prática, porque como você diz não se pode colocar alguem ainda "verde" a assumir uma tão grande responsabilidade, é que não existem assim tantos no mercado (B qualifications e type rated).
O essencial da discussão é que com todas as qualificações ou só com parte delas a postura que observo é a mesma, uma enorme entrega ao trabalho, um orgulho enorme e o encararem o dever de ter os aviões prontos para voar, quase como uma questão pessoal.
Por aquilo que algumas vezes tenho observado, é que são os Ground Engeneers que em caso de um problema surgir no avião, se "esquecem" das horas pois só pensam em ter o avião pronto. Nunca assisti a um engenheiro dizer "estou no final de turno o provblema não está resolvido se o querem a voar chamem outro engenheiro", é por isso que digo vocês com o vosso brio profissional e orgulho também são um bocadinho responsáveis pelo excesso de horas.
Não podia estar mais de acordo consigo, embora pense que a abnegação não é exclusivo dos TMA, tenho testemunhado vários exemplos noutras profissões da aviação. Aliás só assim as airlines portuguesas puderam construir o que têem e são hoje.
Estamos então de acordo.
E o descanso?
Cumprimentos,
Eu lembro-me que o meu pai na TAP trabalhava por turnos, todos eles no máximo de 8 horas:
- 8:00 às 16:00
- 16:00 às 24:00
- 00:00 às 8:00
Este último era de facto violento. De resto, parecem-me horários de trabalho razoáveis.
Horas extra, fazia se quisesse.
Eu lembro-me que o meu pai na TAP trabalhava por turnos, todos eles no máximo de 8 horas:
- 8:00 às 16:00
- 16:00 às 24:00
- 00:00 às 8:00
Este último era de facto violento. De resto, parecem-me horários de trabalho razoáveis.
Horas extra, fazia se quisesse.
Para mim, nem é esse. É o que vem a seguir, das 8h00 às 16h00.Pois que sair da manhã para a noite é menos violento que da noite para a manhã. Mas é só a minha opinião.
De qualquer maneira, foi a vida que escolhi e não me arrependo.
De qualquer maneira, foi a vida que escolhi e não me arrependo.
O que não impede que se lute por uma melhor qualidade de vida e do trabalho produzido ;)
o que não impede que se lute por uma melhor qualidade de vida e do trabalho produzido ;)
Sempre !!! ;)
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.