PDA

Vizualizar Versão Completa : Questão acerca do Trem do 340?

JanetFlight
24-04-10, 16:55
Boas amigos...neste video arrow

<object width="640" height="385"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/cMneA9YGjTM&hl=pt_BR&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/cMneA9YGjTM&hl=pt_BR&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="640" height="385"></embed></object>

...pode-se observar o 340 da TAP a operar em Faro sem o boggie de 2 rodas do trem principal...em que condições pode ele assim operar, quais os criterios para esta operaçao, e existe alguma opçao a nivel de cockpit para fazer ou nao descer esta parte, ou so a Man. consegue assim deixa-lo para o(s) Voo(s) seguinte(s)...durante anos ca por baixo o voo de DUB era normalmente sempre assim feito, sem esta parte do trem..Obrigado desde ja ;)

pina
24-04-10, 19:18
Isso tem a ver com o facto de a uns anos atrás haver uma taxa de aeroporto que tinha a ver com a pegada do avião. Então, se o peso fosse suficientemente baixo para se poder fazer a operação sem a center wheel, fazia-se! Se há algum butão ou não no cockpit que alterne entre todas as rodas ou todas menos a center wheel, não sei, talvez qualquer coisa no circuit breaker, mas acho que nos locais "mais habituais" diga-se assim, não.

O MD-11 também tem essa funcionalidade, e nele tenho a certeza que o piloto pode escolher se quer a center ou não, tem um butão mesmo ao pé da landing gear lever.

canunes
24-04-10, 20:23
Boas

No manual do A430 indica que a manutenção no solo pode inibir as rodas do trem de aterragem central (acho que é assim que se diz...) Será isso?

arrow http://www.smartcockpit.com/pdf/plane/airbus/A340/systems/0016/

(Menciona isso na página 5)

Cumps.

Carlos Nunes

5ft Hover
24-04-10, 20:53
tinha a ver com a pegada do avião. Então, se o peso fosse suficientemente baixo para se poder fazer a operação sem a center wheel, fazia-se!

pergunto:

para um determinado peso, ter mais algumas rodas para distribuir o peso, não reduz o peso por roda, e assim a "pressão" que cada roda exerce sobre o pavimento??

pina
24-04-10, 22:30
pergunto:

para um determinado peso, ter mais algumas rodas para distribuir o peso, não reduz o peso por roda, e assim a "pressão" que cada roda exerce sobre o pavimento??

Sim, por isso é que so se usava essa configuração se o peso fosse baixo o suficiente para o permitir.
Por pegada queria dizer o número de rodas ou trens no chão ;)

Guga
25-04-10, 14:59
Já o ano passado observámos isso no CS-TQM quando fez um Lisboa - Faro. Um dos meus amigos que estava comigo na altura e que conhecia o PIC, fez-lhe essa pergunta. A resposta foi algo parecido com isto: "Tem a ver com o peso, se for muito leve, não necessita do boggie do meio (que faz resistência ao avanço, faz gastar mais fuel etc...), logo não se desce o boggie do meio." A opção para fazer ou não descer o boggie do meio, está no FMGS (não sei se nos "normais", se no de trás, mas sei que pode ser mudado em voo nesse mesmo FMGS).

Abc

F-WWOW
25-04-10, 18:05
A opcao de bloquear o centerline gear no A340 eh uma tarefa feita pela manutencao tal como escrito no FCOM.
Estah no Aircraft Maintenance Manual e o procedimento eh o 32-15-00-040-801.

JanetFlight
26-04-10, 02:44
Ok People...desde ja muito obrigado a todos pela cordial atençao ;)

PA-22-108
26-04-10, 09:21
Posso dar uma achega :upshy:

Voei em tempos o dito cujo, já não me recordo em concreto as situações em que esta situação se pode passar.

Só há uma forma de verificar a operação do trem que é no FCOM 1 e após leitura deixo o testemunho que em operação normal quando se actua o trem de aterragem na manete ele ou sobe todo ou desce todo, não há meios termos.

Agora se realizarmos a descida do trem através de extensão por gravidade ai só desce o trem principal e o de nariz, o central continua arrumadinho.

Consultando a Minimum Equipment List e relativamente ao Centerline Gear, refere que pode estar inop na posição em cima desde que os limites de MTOW: 212 000Kg e MLW: 183 000Kg sejam tidos como máximos de operação.

Conclusão: Provavelmente alguma situação anormal se passou e a manutenção teve certamente que actuar, pois só ela nestas situações pode bloquear o uso do dito cujo, quanto à operação normal respeitando os pesos máximos descritos.

pina
26-04-10, 14:28
Mas atenção que em gravity extension as portas abrem todas, e depois não fecham ;)

Guga
26-04-10, 15:11
http://i527.photobucket.com/albums/cc357/TheA319Man/A340LandingGearFCOM.jpg

Pelos vistos confundi mesmo a questão do FMC com outro sistema qualquer. Mas Pina, aqui diz que apenas as main e nose doors são abertas, não a center.

Abc

pina
26-04-10, 16:34
Pronto, mesmo assim queria era dizer que depois as portas não fecham, a não ser que por alguma razão o sistema inteiro volte a funcionar, a lenga lenga que esta ai escrita.

JanetFlight
26-04-10, 17:21
Esta situaçao foi durante 2 ou mais anos anos seguidos com os 4 A340 que operavam a rota DUB-FAO-DUB...Relembro que nao foi nem um avião especifico nem uma vez casual, mas sim muitas vezes!

F-WWOW
26-04-10, 20:37
Eis uma outra situacao onde o centerline gear nao foi utilisado:

http://img8.imageshack.us/img8/830/DSCN0165.JPG

PA-22-108
26-04-10, 21:26
Esta situaçao foi durante 2 ou mais anos anos seguidos com os 4 A340 que operavam a rota DUB-FAO-DUB...Relembro que nao foi nem um avião especifico nem uma vez casual, mas sim muitas vezes!

É interessante este ponto.

Conheço alguns aviadores que realizaram N voos desses, vou questiona-los acerca disso, pois certamente a não utilização do trem central se prende com algum factor, por exemplo poupar ciclos do trem central já que os pesos certamente que eram transportados nessa rota eram muito abaixo dos máximos autorizados para a operação.

Guga
26-04-10, 22:26
Se repararem, tal como está na página do FCOM que pus ai em cima, este A340 fez o Gravity Extension e por isso as portas dos trens activos estão abertas e o center main gear está up and locked com as portas fechadas.

Abc