PDA

Vizualizar Versão Completa : Validade de Type Rating?

rbaiapinto
01-05-10, 22:05
Boas,

Já pesquisei isto por aqui bem como no resto da net e não cheguei a conclusões.

Alguém me consegue informar qual a validade de um TR? E a revalidação do mesmo custa quanto, custa o mesmo que o TR inicial?

E já agora, se alguém souber, quais os requisitos para manter o TR e o restante das licenças SEP, MEP, IR?

Desde já agradeço as respostas.

Ricardo Ferreira
02-05-10, 11:18
O TR tem a mesma duração de uma qualquer outra certificação (ME IR etc) ou seja, de 1 ano.
Relativamente a preços, será mais barato pois estamos a falar entre 1 a 2 sessões de simulador + o check. O ground school também será bem menor pois será para rever os sistemas do avião e colocação de duvidas que foram surgindo na operação do avião.

Quando é feito a revalidação do TR, revalidas também o teu MET/P (assumindo que o TR é num ME) e IR.

O SEP é revalidado ou com um instrutor ou com um examinador dependendo se fizeste ou não as 12 horas no ultimo ano de validade da mesma.
Obviamente se fizeres o MET o teu MEP não é revalidado enquanto não fizeres um voo de check num MEP

Forte Abraço

rbaiapinto
03-05-10, 16:16
Excelente informação.

E já agora, para não termos de revalidar o TR quantas horas temos de fazer?
Penso que os pilotos das companhias não estão sempre a revalidar o TR, (ou então estão!)deverá existir um nº mínimo de horas voadas para ficar isento não?

Mais uma vez agradeço a atenção.

Ricardo Ferreira
03-05-10, 19:36
Os TR têm todos a validade de 1 ano. As companhias ditas comercias até fazem checks a cada 6 meses. No meu ramo, esse check é feito no avião. No entanto, o recurrent deve ser feito anualmente com ground school e simulador