PDA

Vizualizar Versão Completa : TAP - Que futuro?

Kaitak
01-10-09, 01:54
Obviamente que um dos assuntos mais apaixonantes na nossa pequena aviação é infelizmente, a viabilidade enconómica da nossa empresa de bandeira, a TAP.

Senão vejamos:
- 2500 milhões de EUR de passivo;
- Inexistência de qualquer proposta/interesse por parte de qualquer companhia na sua aquisição;
- Salvo 2 ou 3 anos de lucros (na opinião de muitos ficticios) constantes perdas e prejuízos record;
- Crescimento na opinião de muitos exarcebado (com rotas menos lucrativas e excesso de aviões a leasings altíssimos - A330-200);
- Greves permanentes e (desculpem alguns participantes neste forum) sem qualquer tipo de razão pelo menos perante a opinião pública;
- Pilotos que já não são os mais bem pagos (na SATA os vencimentos são superiores), não voam os melhores aviões (a HiFly voa A340-500 a euroAtlantic prepara-se para o B777-200ER), são os mais utilizados (no medio curso voa-se muitas vezes o limite do AE) e em constante guerra com a administração da empresa;

Que será do futuro da nossa empresa mãe agora que a Alitalia e a Olympic (as ex-parceiras da TAP no que diz respeito a companhias detidas pelo estado) são privadas?

Ao vosso comentário.

torreneg
01-10-09, 10:05
Bom dia
Gostaria de com esta minha primeira intrevenção neste forum, fazer uma pergunta aos demais intervenientes e se possível aos pilotos da TAP.
Qual foi o benefício que esta greve teve para os pilotos da TAP?
Obrigado pelas vossas respostas.

José Alberto
01-10-09, 10:29
não voam os melhores aviões (a HiFly voa A340-500 a euroAtlantic prepara-se para o B777-200ER)

Não percebi. Na minha opinião a TAP tem uma frota de que muito se pode orgulhar.

Nomad
01-10-09, 12:52
Obviamente que um dos assuntos mais apaixonantes na nossa pequena aviação é infelizmente, a viabilidade enconómica da nossa empresa de bandeira, a TAP.

Senão vejamos:
- 2500 milhões de EUR de passivo;
- Inexistência de qualquer proposta/interesse por parte de qualquer companhia na sua aquisição;
- Salvo 2 ou 3 anos de lucros (na opinião de muitos ficticios) constantes perdas e prejuízos record;
- Crescimento na opinião de muitos exarcebado (com rotas menos lucrativas e excesso de aviões a leasings altíssimos - A330-200);
- Greves permanentes e (desculpem alguns participantes neste forum) sem qualquer tipo de razão pelo menos perante a opinião pública;
- Pilotos que já não são os mais bem pagos (na SATA os vencimentos são superiores), não voam os melhores aviões (a HiFly voa A340-500 a euroAtlantic prepara-se para o B777-200ER), são os mais utilizados (no medio curso voa-se muitas vezes o limite do AE) e em constante guerra com a administração da empresa;

Que será do futuro da nossa empresa mãe agora que a Alitalia e a Olympic (as ex-parceiras da TAP no que diz respeito a companhias detidas pelo estado) são privadas?

Ao vosso comentário.

Subscrevo completamente!

Vejamos então algum do argumentário comum para perpetuar a agonia desta TAP:

- A TAP realiza serviço público -

Bom, se serviço público é transportar pessoas e carga a qualquer custo, mesmo que isso implique prejuízos faraónicos.
Se serviço público é exigir aos passageiros das ilhas um valor pelo transporte superior á concorrência privada.
Se serviço público é ter um serviço de bordo no médio curso que em pouco se destaca de uma low-cost (excepto Ryanair) Então sim temos serviço público!

- Se a TAP acabar vamos ter que ir apanhar o avião a Madrid -

Falso. Não há vácuo na economia. Certamente que seria uma oportunidade histórica para a realização de investimentos em novas companhias portuguesas privadas, e geridas como tal, que não têm hoje espaço para competir com um elefante branco estatal.

Em relação aos ordenados dos pilotos e ás greves;

Mais uma vez se a comparação salarial é para ser feita com companhias estatais deficitárias, então por aí têm um ponto marcado. Contudo, num sector altamente volátil como é o da aviação, deviam ter talvez uma atitude discreta e agradecida pelo que ainda mantêm. Um autentico oásis de regalias, inimaginável em nenhuma companhia com objectivos económicos realistas...

IgrejaR
01-10-09, 21:33
Na minha modesta opinião, e como se diz por aí.

"Alegremente a caminhar para o precipício..."

Visto de fora, uma vez que eu não pertenco profissionalmente ao mundo da aviação, mas sim ao mundo da gestão, esta(s) greves apenas se justificam por motivos políticos, e mais grave ainda, por uma atitude generalizada de mugir a vaca enquanto há leite, e quem vier a seguir que feche a porta.

O comunicado que o sindicato dos pilotos emitiu como justificação para a greve é, para além de insultuoso para a classe média portuguesa, é também de rir até levar às lágrimas tais são os disparates que lá estão escritos.

Mas enfim... Pode ser que fechem a TAP e abram uma Portugal Air logo ao lado, sem vínculos contratuais com mais ninguém. É pena para os funcionários que nada têm a ver com estas atitudes e que só querem trabalhar e fazer a vida deles, mas enfim... É a vida.

Espero que para primeiro post não me levem muito a mal, mas é de facto o que penso...

AndreGarcez
01-10-09, 21:44
Meus caros, vamos deixar o assunto da Greve de fora?

É um tema que só os pilotos, sejam ou não da TAP, têm direito a debater. Nós que estamos de fora, não sabemos ao certo o que se passa lá dentro... só o diz que disse! ;)

Ps: Caro IgrejaR, e que tal para segundo post, se apresentar à restante comunidade no tópico para esse efeito criado? :)

Obrigado,

A Administração

ct2htm
01-10-09, 22:09
Boas

Não sendo piloto, muito menos da TAP, acho que tenho o direito a manifestar a minha modesta opinião.

Acho que deve ser tentado novamente o diálogo numa tentativa de acordo. Sabemos que os tempos presentes não são fáceis para ninguém!

Não sou a favor nem contra as greves nessa companhia, no entanto acho que tudo o que contribuir para um agravamento da situação económico-financeira não será bom para ninguém.

Daí que se a melhor solução for a venda de activos (aviões) e ajustar a dimensão da oferta à procura, óptimo.

MiguelMorais
01-10-09, 23:17
AndreGarcez eu percebo o teu ponto de vista, este assunto não foi debatido de forma harmoniosa no LdF mas eu penso que aqui, de cara lavada, poderemos discutir saudavelmente.

Em relação ao facto de dizerem que esta greve foi preconizada com intuitos políticos é de fácil compreensão, todos nós estamos queimados com a maior parte dos sindicatos pois estes, muitas vezes usando o nome dos trabalhadores, almejam objectivos meramente políticos. Ainda para mais quando é convocada uma greve às portas das eleições. Nós queremos acreditar na SPAC e nos Pilotos mas assim é difícil ganhar adeptos.

Já tendo um pé recuado devido a isto, confio que os Pilotos façam a greve genuinamente, acreditando que, mais do que a famosa crise, a gestão do Eng. Fernando Pinto seja ainda mais danosa e como tal terá de ser mudada o mais rápido possível, sendo isso feito independentemente da conjectura actual.

Eu entendo que num momento em que as famílias se esforçam a contar os trocos até vir um novo mês e com ele um novo ordenado ( que alguns nem o têm ) venha uma classe trabalhadora com um nível salarial acima da média fazer greve com o intuito de aumentar o vencimento, tendo como base uma empresa inviável e sem futuro ( com a actual gestão ) no privado.

Mas às vezes as coisas não são tão simples como aparentam. Só se fala que os Pilotos querem aumentos mas a verdadeira luta não é nos aumentos mas sim na gestão do Eng. Fernando Pinto e o facto de receber prémios que consideram indevidos. Com certeza que os Pilotos saberão da realidade financeira da TAP e dos prejuízos que uma greve de dois dias acarreta, se o fizeram eu tenho a certeza que não terá sido de ânimo leve.

Contudo, o melhor mesmo seria os próprios Pilotos da TAP darem o seu testemunho e debateram harmoniosamente connosco. Se não o fizerem terão as suas razões ao qual respeitamos.

PedroGustavo
01-10-09, 23:27
AndreGarcez eu percebo o teu ponto de vista, este assunto não foi debatido de forma harmoniosa no LdF mas eu penso que aqui, de cara lavada, poderemos discutir saudavelmente.

Boa noite,

O Direito à greve está consagrado na Constituição da República.

Claro que se pode discutir, mas de forma saudável, sem picardias, sem provocações ou insultos (que serão imediatamente sujeitos à moderação logo que reportado).

Cumprimentos
A Administração

AndreGarcez
01-10-09, 23:30
A minha opinião em relação à discussão da greve da TAP só tem uma razão. Vi o que aconteceu no LDF.

Mas se acham que conseguem ter uma discussão civilizada acerca deste assunto, siga o debate!

Estarei atento... ::)

PedroGustavo
01-10-09, 23:35
É isso mesmo. Seja neste ou noutro qualquer assunto, se a discussão começar a descambar será sujeita à moderação.

jahfly
01-10-09, 23:38
Ninguem pode acreditar que os pilotos da TAP querem ver o barco ir ao fundo.Todo o mundo sairia prejudicado,como é logico nos os pilotos tambem.
Os pilotos da TAP amam o que fazem e a companhia onde trabalham,não conheço nenhum piloto da TAP que esteja lá como segunda opção de vida,damos o nosso melhor sempre que vestimos aquele uniforme.
E que ninguem tenha duvidas que todos queremos o melhor para a "nossa" companhia.
O futuro da TAP?Eu arriscaria a dizer que a TAP continuara a existir por muitos e longos anos(acho que a importancia da TAP é maior do que aquela que salta assim á primeira vista de todos)até pode ser sentimentalismo barato mas é isto que sinto.
A TAP é uma empresa sólida,tem mercado,tem um rumo definido,e é competitiva,sem duvida que algumas decisões que foram tomadas nos ultimos tempos não foram as melhores,mas não penso que sejam irreversíveis nem que consigam derrubar tudo o que de bom foi feito.
Mas para o bem e para o mal todos nós estaremos cá para ver o que vai acontecer.
Um abraço.

9V-SKA
01-10-09, 23:42
Boas

Enquanto a TAP for uma empresa com capitais públicas vai sempre existir. Por uma questão de brio nacional.....

PA-22-108
01-10-09, 23:55
Este assunto pelo que vejo criou muita atenção e muita paixão da parte de alguns intervenientes neste e outros fóruns, o que é compreensível, pois a maioria ou mesmo senão todos estão à margem dos verdadeiros problemas de fundo que estão a ser tratados.

Podemos todos emitir as nossas opiniões de forma ponderada, sustentada e na posse dos elementos verdadeiros e reais, que nos permitam fazer uma analise verdadeira, correcta e objectiva do assunto a tratar.

Por vezes somos facilmente manipulados pelo excesso de informação que circula e levados a criar uma opinião menos correcta das coisas, hoje mais do que nunca é difícil esta gestão, a sociedade actual peca por vezes pelo excesso de informação.

Este tema é e continuará a ser esmiuçado por uns e por outros todos com razões válidas, mas cabe-nos a nós aqui neste recém criado fórum manter de forma equitativa e imparcial o bom senso necessário e desejado.

Cumprimentos a todos

Kaitak
02-10-09, 00:18
"Meus caros, vamos deixar o assunto da Greve de fora?
É um tema que só os pilotos, sejam ou não da TAP, têm direito a debater. Nós que estamos de fora, não sabemos ao certo o que se passa lá dentro... só o diz que disse!"

Discordo totalmente deste post. A TAP é uma empresa 100% pública e por isso de todos nós. Sendo eu, como cidadão português, também dono da empresa e sendo este (deveria ser) um orgulho para todos nós, não posso aceitar que um grupo de profissionais bem pagos, em tempo de crise e porque sabem que nada lhes acontecerá facam greve prejudicando o trabalho de quase 10 anos de uma administração.

Poderiam até ganhar 5 vezes mais, se a empresa desse lucro e o desastre finaceiro que representa não fosse arcado por todos nós.

Já repararam que pilotos e FAs da HiFly, White, euroAtlantic e todas as outras empresas têm que descontar parte do seu ordenado para que um governo decidad depois por nós injectar dinheiro numa empresa onde colegas seus fazem greve porque ganham pouco numa empresa que há um ano deu quase 1 milhão de EUR de prejuízo por dia? Onde está a justiça em tudo isto?

E não se trata deuma questão de sindicato: 99% dos pilotos fizeram greve - quase todos excepto 8.

Penso que tem que haver coragem política para, de uma vez por todas, se acabar com a brincadeira de greves, mordomias exacerbadas, jubileus de 150 mil EUR aquando da reforma para depois se dirigirem a White / Air Comet a pedir emprego. Privatizem esta empresa já e nós, portugueses, tenhamos vergonha de ter a única companhia de bandeira detida 100% pelo estado na Europa.

Já agora, fui informado hoje que o Fernando Pinto enviou há dois dias um email a todos os empregados da TAP alertando para a falência iminente da mesma.

Alguém tem mais informacões?

jahfly
02-10-09, 00:40
Meu caro se isso fosse verdade concerteza que então o grande responsavel pela falencia da companhia seria o CEO e a sua equipa de gestores,pois as decisões de gestão são da inteira responsabilidade deles.

Expedite
02-10-09, 00:45
Boa noite

É o meu 1º post no forum sobre um tema que me entristece e preocupa. Em Setembro saiu um artigo devastador para a TAP cujo link deixo aqui http://www.ionline.pt/conteudo/20799-tap-em-estado-critico-e-em-falencia-sao-2472-milhoes-menos como podem ver a TAP está muito mal.
Lendo isto pergunto o que se pode fazer? Os sindicatos nem ligam e só me pergunto como é que a TAP ainda tem liquidez para cumprir as suas obrigações, se fosse pelos seus resultados há muito que não teria dinheiro portanto o dinheiro vem de algum lado. Pode vir da banca mas quem é o fiador? Seremos todos nós?

pcarvalho
02-10-09, 00:45
"Meus caros, vamos deixar o assunto da Greve de fora?
É um tema que só os pilotos, sejam ou não da TAP, têm direito a debater. Nós que estamos de fora, não sabemos ao certo o que se passa lá dentro... só o diz que disse!"

Discordo totalmente deste post. A TAP é uma empresa 100% pública e por isso de todos nós. Sendo eu, como cidadão português, também dono da empresa e sendo este (deveria ser) um orgulho para todos nós, não posso aceitar que um grupo de profissionais bem pagos, em tempo de crise e porque sabem que nada lhes acontecerá facam greve prejudicando o trabalho de quase 10 anos de uma administração.

Poderiam até ganhar 5 vezes mais, se a empresa desse lucro e o desastre finaceiro que representa não fosse arcado por todos nós.

Já repararam que pilotos e FAs da HiFly, White, euroAtlantic e todas as outras empresas têm que descontar parte do seu ordenado para que um governo decidad depois por nós injectar dinheiro numa empresa onde colegas seus fazem greve porque ganham pouco numa empresa que há um ano deu quase 1 milhão de EUR de prejuízo por dia? Onde está a justiça em tudo isto?

E não se trata deuma questão de sindicato: 99% dos pilotos fizeram greve - quase todos excepto 8.

Penso que tem que haver coragem política para, de uma vez por todas, se acabar com a brincadeira de greves, mordomias exacerbadas, jubileus de 150 mil EUR aquando da reforma para depois se dirigirem a White / Air Comet a pedir emprego. Privatizem esta empresa já e nós, portugueses, tenhamos vergonha de ter a única companhia de bandeira detida 100% pelo estado na Europa.

Já agora, fui informado hoje que o Fernando Pinto enviou há dois dias um email a todos os empregados da TAP alertando para a falência iminente da mesma.

Alguém tem mais informacões?

De todos nós inclusive dos pilotos.
O amigo acha que a TAP não é um orgulho para todos nós?
A questão da greve é sempre um pau de 2 bicos.

Paulo Carvalho

Kaitak
02-10-09, 00:54
Na minha opinião o grande responsável pela falência da TAP é simplesmente o não se ter ainda privatizado a mesma - e ninguém ter coragem para o fazer. Adia-se durante tanto tempo que não será mais privatizada - fecha antes disso.

E prejudicados são todos pois em "casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão" - vê-se com as actuais greves.

Portugal tem companhias privadas com sucesso, investidores dispostos a trabalhar nesta área mas o elefante TAP nada permite, tudo consome, em tudo manda e tudo perde.

Para mal de todos, infelizmente.

"O amigo acha que a TAP não é um orgulho para todos nós?"

Não! Só se for por motivos históricos. Orgulho de ter sido a 2ª companhia na Europa com mais perdas no ano passado? Orgulho de ter pilotos a saberem disto e a fazer greve? Orgulho de ser a única companhia da Europa 100% detida pelo estado? Give me a break!!!

Teria orgulho de uma TAP bem gerida, optimizada, a crescer sustentadamente, a dar lucro e a principalmente a competir livremente com outras concorrentes privadas portuguesas.

Não tenho orgulho numa companhia que nem com 90% dos destinos de longo curso operados em regime de monópoloio dá lucro - é um desastre financeiro. Nisso não tenho orgulho. Nem numa companhia que voa com Supervisores de Cabine que pouco fazem e têm ordenados superiores a professores universitários. Todos sabem disto e ninguém faz nada. Não tenho orgulhos numa empresa que para um vôo de longo curso destaca 1 supervisor de cabine, 3 SFA e 7 ou 8 FAs. Numa privada bastava 1 SFA e os restantes seriam FAs. Nisto não tenho orgulho.

Chama-se a isto sindicatos mandarem numa empresa - porque é do estado e desculpem-me a expressão, e não "toca a ninguém".

jahfly
02-10-09, 01:14
A equipa de gestores da TAP tinha como uma das metas meio que "impostas" pelo governo tornar a companhia atrativa para a privatização,claro que no meio disto tudo ouve o 11 de setembro;a gripe das aves;o preço do crude;a recessão economica, mas isso não explica tudo.
Mas de uma coisa eu sei,a culpa não é dos pilotos,disso ninguém pode duvidar nem por em causa,são 10 anos de concessões...

Um abraço.

Dário Teixeira.

WorldTraveller
02-10-09, 01:19
Na minha opinião o grande responsável pela falência da TAP é simplesmente o não se ter ainda privatizado a mesma - e ninguém ter coragem para o fazer. Adia-se durante tanto tempo que não será mais privatizada - fecha antes disso.

Boas!
O mal é estarmos dependentes de uma classe política de baixa qualidade.
Não se adiou só a privatização da TAP. Adiou-se tudo o que é projecto estruturante ao nivel dos transportes.
Resumindo à TAP, a companhia já perdeu a melhor época para ser privatizada pelo melhor valor comercial. Agora será muito difícil o governo aprovar esta privatização não sabendo se o valor pelo qual vender a companhia será mesmo o "menos mau".
Não será um processo pacífico, nem na companhia nem na política.
Cumprimentos.

PagodaTroop
02-10-09, 01:25
Saudações a Todos:

Pessoal, lá me vou inaugurar como moderador. Isto apesar de ainda nem saber mexer nos botões.

O André e o Pedro já disseram quase tudo. O que se passou no Linha da Frente podia ter sido engraçado mas acabou mal. E acabou mal porque foi longe de mais. Porque começou-se a abusar dos adjectivos. E porque, ao invés de dar opiniões, começou-se a querer dizer mal. Só por dizer mal.

Na minha modesta opinião não há assuntos tabu, nem opiniões erradas. Pode-se optar por não discutir ou debater um tema ou pode-se não concordar com uma opinião. Pode se ter uma opinião forte e intensa sobre um assunto e pode-se discutir um assunto com paixão e calor, sempre com fundamento e bom-senso. Quando essa opinião carece de informação ou radica em pressupostos errados pode-se e deve-se informar o opinante: é para isso que isto serve, para debater, ensinarmos e aprendermos uns com os outros.

Uma coisa é se discordar de alguém, outra é insultá-lo pela opinião que deu. Uma coisa é se usar uma linguagem mais...colorida, outra é recorrer ao insulto e à arrogância. Uma coisa é discutir uma coisa com civismo, educação, irreverência, sim, humor, sim, paixão, sim. Outra é dizer mal por dizer mal, ser arrogante por ser arrogante e insultar por insultar.

Isto é como o futebol. Toda a gente gosta de ver um jogo viril e bem disputado. Mas há regras. Há uma linha traçada.

E todos nós, repito, todos nós sabemos disso, não é?

Por fim, há muito tipo de gente que aqui vem. E são todos benvindos. E seria bom que se sentissem bem por aqui. Profissionais de Aviação ou simples pessoas que gostam de aviação e de aviões todos têm esse direito. E, na minha modesta opinião é assim que deve ser...

Como se diz no inicio dos combates de boxe nos States: Let´s keep it within the rules!...

Cumps à Comunidade

PS - Isto é apenas uma reflexão...

Expedite
02-10-09, 01:51
Boa noite

Se me permite a equipa de moderação penso que até agora toda a gente exprimiu educadamente o seu ponto de vista sobre esta complicada questão. A TAP, e o seus profissionais lembram repetidamente aos portugueses o serviço público que fazem por isso é natural que os portugueses se preocupem e comentem tudo o que envolve a companhia. Espero que a equipa de moderação esteja atenta e consiga separar o pensamento critico do insulto, o primeiro deve ser benvindo o segundo repudiado.
Em termos de comentários não posso concordar que a privatização seja a solução para tudo, mas é claro que a TAP só sobriverá se se reajustar aos novos tempos o que será impossivel de conseguir sem a colaboração e cedência dos sindicatos. O Estado deve deixar claro quais as metas e objectivos que quer para a TAP e o prazo até quando os quer ver concretizados. Se nessa altura marcada estes não estiverem alcançados então é necessário tomar decisões mais radicais.

Abade
02-10-09, 03:05
Boa Noite,
Sou funcionário TAP, TMA. Como muita gente, assisti à greve dos pilotos com preocupação e já afirmei e continuo a afirmar que não concordo com a greve. Penso que o que os pilotos ganham, pelo menos nesta altura, é o adequado. Como funcionário sei que achamos que merecemos sempre mais. Vejamos o exemplo do executivo da TAP, numa altura de grave crise, não abdicaram dos prémios dos "lucros", em grande parte conseguidos com a privatização da Groundforce. Temos então um executivo excessivamente renumerado e uma classe de pilotos em braço de ferro com a administração. Prova disto, é a conversa do sindicato dos pilotos, falando de grandes sacrifícios pessoais, e de um AE não respeitado.

Esta luta vem numa altura em que a Direcção da TAP decidiu, num movimento de rentabilização e economia de custos, diminuir o número de aviões e, consequentemente, tripulações fora da base (lisboa). Isto tudo traduzido irá significar uma diminuição nas ajudas de custo, parte considerável de um salário de um tripulante, seja ele técnico ou navegante. Ou seja, no fundo, os pilotos querem mais componentes salariais fixas-aumento percentual do ordenado base- para compensar o que perdem nas componentes variáveis.

Um argumento que para mim não tem fundamento é o de que deixaram de ser a referência salarial de pilotos em Portugal. Desde quando isto é um argumento de luta válido? No minímo utópico...
O que na TAP se está a passar é um bocado vergonhoso para o país, os mais bem pagos são os que mais se lamentam. Grave também foi o crescimento pouco sustentado que o Sr. Fernando Pinto sonhou para a TAP, compra de aviões, Compra de empresas falidas (Portugália e VEM) e no fundo passeam este manto de impunidade de quem faz tudo pode fazer. O Governo assiste passivamente...

Outra coisa que é preciso diferenciar. A última greve de pessoal de terra -leia-se Groundforce- teve como único intuito o não despedimento e não aumentos salariais. Em Dezembro os Técnico de manutenção reividicaram um aumento salarial na ordem do 2%, referentes ao lucro de 2007 da TAP, recusado pela administração. Agora os Pilotos a classe mais bem paga da TAP exige aumentos na ordem dos 800€.

Acho que o direito à greve assiste a todos que vivem em democracia. Mas existe uma linha entre o responsável e o utópico. E mais, assisti a comportamentos muito pouco éticos por parte desta classe em lutas/greves de outras classes, ditas de "terra".

Abade
02-10-09, 03:18
Caro Kaitak,
A circular interna que referiu, e que posso dizer que recebi, não fala em lado nenhum de falência iminente, isso foram boatos que se criaram. Apenas foi um alerta e um desabafado da administração acerca greve dos pilotos. Posso transcrever em parte

"...Os resultados de todo um trabalho envolvendo enormes sacrifícios por parte dos trabalhadores estão a ser comprometidos pela atitude da actual Direcção do SPAC, que parece ainda não ter percebido que os tempos mudaram. Todos sabem que a União Europeia impede o Estado de ajudar a TAP, pelo que só com os Clientes do nosso lado teremos o futuro assegurado.

A situação tem, paradoxalmente, um aspecto positivo. É que constatámos o enorme e incansável esforço desenvolvido por todos os que trabalharam neste período, em particular os mais expostos na “linha da frente” no contacto com os passageiros e nas áreas mais ligadas à operação e coordenação, e que enfrentaram com inexcedível profissionalismo e dedicação a difícil situação que lhes foi criada..."

No fundo foi mais uma chamada de atenção que outra coisa.
E para aqueles que vaticinam um fecho da TAP, lembrem-se que apesar de dos prejuízo é uma fonte de incalculavel lucro para o País em receitas de turismo por exemplo...nem só a TAP precisa dos passageiros, os destinos também...

HOSTILE
02-10-09, 08:09
Governo pondera fechar a TAP e abrir nova empresa
02-10-2009 08:07 por Canal de Negócios
José Sócrates estará a ponderar fechar a TAP, e abrir outra empresa, transferindo os seus activos e pessoal. Em causa está a situação financeira da companhia aérea e o facto das regras europeias proibirem novas ajudas do Estado.

A notícia é avança pelo “Sol”na edição de hoje que revela que o encerramento da TAP está a ser estudada pelo primeiro-ministro.

Depois de ter regressado aos prejuízos a TAP encontra-se numa situação frágil, tendo voltado a um cenário de falência técnica.

O “Sol” adianta que, devido à proibição da Comissão Europeia de novas ajudas financeiras do Estado à empresa e a crise mundial do mercado de transporte aéreo que inviabilizou a privatização prevista, podem levar a que o próximo Executivo decida fechar a TAP para “abrir ao lado” uma nova empresa, para onde serão transferidos os activos e pessoal da transportadora aérea nacional.

Este tipo de operação foi já realizada pelos Governos suíço e belga.

Nomad
02-10-09, 08:14
Meu caro se isso fosse verdade concerteza que então o grande responsavel pela falencia da companhia seria o CEO e a sua equipa de gestores,pois as decisões de gestão são da inteira responsabilidade deles.

Eis um ponto interessante. Isto porque é justamente no cockpit que muitas ideias brilhantes de gestão são exaltadas. Isto sem qualquer tipo de depreciação pessoal em relação a tal acto tão abnegado, mas com frases do tipo "as low-cost não podem ser lucrativas" ou " o cliente TAP não voa low-cost"... Não sei o que seria se fossem estes senhores a decidir. Mas se quiserem na privatização comprar parte da empresa, serão muito bem vindos e os contribuintes até agradecem.

Nomad
02-10-09, 08:15
José Sócrates estará a ponderar fechar a TAP, e abrir outra empresa, transferindo os seus activos e pessoal. Em causa está a situação financeira da companhia aérea e o facto das regras europeias proibirem novas ajudas do Estado.

A notícia é avança pelo “Sol”na edição de hoje que revela que o encerramento da TAP está a ser estudada pelo primeiro-ministro.

Depois de ter regressado aos prejuízos a TAP encontra-se numa situação frágil, tendo voltado a um cenário de falência técnica.

O “Sol” adianta que, devido à proibição da Comissão Europeia de novas ajudas financeiras do Estado à empresa e a crise mundial do mercado de transporte aéreo que inviabilizou a privatização prevista, podem levar a que o próximo Executivo decida fechar a TAP para “abrir ao lado” uma nova empresa, para onde serão transferidos os activos e pessoal da transportadora aérea nacional.

Nem de propósito...

Luis Filipe
02-10-09, 09:34

Nem de propósito...

No minimo estranho... Acho que com assunto tão delicado é uma questão de aguardar e ver no que isto vai dar... mas estou um tanto ou quanto renitente com esta noticia...a ver vamos.

skysurfer
02-10-09, 09:45
Eu com esta questão até tenho um pouco de "receio" de comentar devido a ser tão "delicada".
Na minha opinião a TAP terá de alterar muita coisinha se quiser continuar na luta com as maiores.

A questão da ultima greve, não sou piloto lá, não compreendi os motivos reais dos pilotos, o que os Media deram a entender foi que são muitos maus porque já ganham bem e querem ganhar ainda mais, pessoalmente penso que seja mais alguma coisa grave.
Gostaria que algum piloto da TAP pudesse expor aqui (se possível) as verdadeiras causas.

No fundo espero que a TAP cresça de uma forma sustentável e que seja uma grande companhia Mundial!

pcarvalho
02-10-09, 10:34

e viu se o lindo serviço.

Eu pessoalmente, acho que é conversa para Boi dormir.

Paulo Carvalho

Nomad
02-10-09, 10:48

Paulo Carvalho

Infelizmente deve ter razão. Se fosse noutro lado bem poderiam começar a procurar emprego depois da greve feita em cima das eleições.

Abade
02-10-09, 10:54
Apesar dos prejuízos da TAP, é preciso ver o valor desta empresa para o país. Turismo por exemplo. Fico com a sensação que se não fossem as aventuras deste executivo, nomeadamente a compra da Portugália, da VEM e de novos aviões, apesar de concordar com a modernização da frota, a TAP seria uma empresa muito mais lucrativa. Os contribuintes que não se preocupem, se o dinheiro nao entrar na TAP entra noutra empresa qualquer. Carris, CP, banca, RTP, Sem falar em novo TGV e aeroporto. Isto sim verdadeiras aberrações.

ClearedForTakeOff
02-10-09, 11:22

Paulo Carvalho

Caro, e verdade que a Swiss (Crossair) e a Brussels não são o que eram, mas o seu mercado nacional também caiu, não apenas quem a explorava.

Era assim, ou nem havia nada...

Vide a Olympic, varig e a Alitalia, essas sim, um mar de incompetência ao longo de décadas.

Espero que este não seja o futuro da TAP. Acredito, sem ter acesso aos números e projeções internas, que ainda se esteja a tempo de evitar uma "solução" destas.

fatimafelix
02-10-09, 11:23
Hoje o Sol avançava com esta notícia:

«José Sócrates está a estudar o encerramento da TAP e a transferência dos seus activos e pessoal para uma nova companhia aérea, avança a edição do "Sol" desta sexta-feira.
A proibição da Comissão Europeia de novas ajudas financeiras do Estado à empresa e a crise mundial do mercado de transporte aéreo que inviabilizou a privatização prevista, "podem levar o novo Executivo a fechar a TAP e 'abrir ao lado' uma nova empresa - seguindo exemplos semelhantes dos governos suíços e belga", refere o semanário.
A transportadora voltou a estar em situação de falência técnica em 2008 com capitais próprios negativos de 172 milhões de euros e um passivo de 2,4 mil milhões, com as contas do primeiro semestre deste ano a manterem-se negativas.
sol»

José Alberto
02-10-09, 11:28
novo TGV e aeroporto. Isto sim verdadeiras aberrações.

Off-topic mas... :o :o :o

O NAL já devia estar em funcionamento!!

Fim de off-topic. Peço desculpa.

Abade
02-10-09, 11:36
Como funcionário TAP espero que se consiga solucionar o problema sem acções radicais. Contudo e se esta for a única solução, que os trabalhadores não fiquem prejudicados. Apesar disto, em contraponto, estão abertas novas contratações e vai abrir um novo curso AB-INITIO em Janeiro. Este clima de incertezas dá azo a boatos e teorias...

Abade
02-10-09, 11:42

Caro,
Lamento mas discordo. Numa altura de tão grave crise no sector da aviação, em que não só já se pôs de lado o crescimento do sector como se põe em causa a sua sobrevivência, a última coisa que precisamos é de ver o governo enterrar biliões em obras megalómanas. O facto do aeroporto ser no centro de Lisboa é uma mais valia, pena é terem deixado construir em volta. E aliás as novas obras parecem-me bem:)

pcarvalho
02-10-09, 11:46

Paulo Carvalho

Caro, e verdade que a Swiss (Crossair) e a Brussels não são o que eram, mas o seu mercado nacional também caiu, não apenas quem a explorava.

Era assim, ou nem havia nada...

Vide a Olympic, varig e a Alitalia, essas sim, um mar de incompetência ao longo de décadas.

Espero que este não seja o futuro da TAP. Acredito, sem ter acesso aos números e projeções internas, que ainda se esteja a tempo de evitar uma "solução" destas.

O mercado da Swiss e da Brussels são diferentes do da TAP.
A Swiss praticamente nasceu da Swissair, agora a Brussels Airlines é um rebatismo da SN Brussels, com umas colheres de Sabena/Sobelair, uma pitada de DAT e um cheirinho de Virgin Express Belga :)
O mercado Belga sempre foi propicio ao aprecimento de várias companhias, quem não se lembra da famosa TEA, EBA, CityBird, Air Belgium, Constelation, Challenge Air, European Al, Skyjet, BIA Brussels International Al e mais as outras que já referi a cima.

Paulo Carvalho

WorldTraveller
02-10-09, 12:35
Portugal tem relações privilgiadas com Brasil, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, etc... tudo países com grande potencial de crescimento e com cada vez mais investidores com muitos milhões em dinheiro para vir cá investir e comprar mercadorias produzidas por nós.
É fundamental ter um novo aeroporto com capacidade suficiente a longo prazo para sustentar esse aumento de procura e a TAP, com a sua oferta de rotas e frequências, devia ter um papel preponderante nesse plano.

E é fazer isto antes que outras companhias europeias e governos estrangeiros o façam! >:(

Kavoc
02-10-09, 12:40
Neste primeiro contacto felicito os responsáveis por esta iniciativa, saúdo todos os que participam neste forum e desejo que ele seja um local de debate livre e responsável, sem restrições salvo as que são devidas à liberdade dos outros e ao respeito que todos merecem.

Este tema TAP, com greve ou sem greve, é muitissimo interessante e deve ser debatido por todos, pois, não o esqueçamos a TAP é um companhia de bandeira, representa Portugal e tem no Estado Português o único accionista.

A situação da TAP é gravissima, não é a primeira vez que tal acontece, a única diferença é que desta feita tem caminhado para esta situação sob variados disfarces e sempre com um sorriso nos lábios da sua administração, hábil a dar palmadinhas nas costas, perita a fazer promoções oportunas e selectivas, muito inteligente em relações públicas, mas com resultados desastrosos.
O novo ministro da tutela (dizem que será Vieira da Silva) deveria começar por mandar fazer uma auditoria a cargo de uma entidade internacional com provas dadas na área do transporte aéreo.
Deveriam ser auditados os últimos dez anos de gestão da TAP.
Esta uma sugestão.

Ao longo dos últimos anos não foram efectuadas reformas estruturais na empresa, bastou fazer cosmética, fizeram-se negócios disparatados (PGA que o Grupo Espirito santo não quis) Groundforce, VEM, Academia de Évora, YES e muito outros, sem esquecer a vergonha que foi a "aliança" coma Swissair.

A tão falada privatização não é sequer falada nos dias de hoje, muito simplesmente porque ninguém está interessado em comprar a TAP. É triste mas é verdade.

Agora a greve.

Depois de terem perdido a luta contra os 65 anos os pilotos decidiram avançar para esta recente greve fazendo-a numa data que consideram por certo opotuna e a que melhor servia os seus interesses.
Enganaram-se.
Perderam.
E agora ?

Recordo que, há cerca de 25 anos, o então Governo da AD teve na mão a extinção da TAP.
Os pilotos entraram em greve, o presidente da TAP era Gomes Mota e o ministro dos Transportes era Viana Batista, ambos já falecidos. Viana Batista teve em cima da secretária o Decreto de extinção da TAP pronto a ser assinado. Só não o foi porque os pilotos recuaram e puseram fim á greve.

Não me espanta que depois daquilo que se passou Sócrates esteja a pensar fazer aquilo que Viana Batista não fez.

A pergunta que fica é esta: pode Portugal viver sem a TAP ?

Rui Alves
02-10-09, 12:40

Completamente de acordo.

Estivesse o novo aeroporto construído há + tempo e provavelmente a TAP
não teria recebido só aquela quantidade de 330s, e a frota tivesse crescido muito mais.

A meu ver, houve 1 momento em que a TAP ficou refém do aeroporto de Lisboa, digo eu.
Queria continuar a crescer mas não havia espaço.

Falta de lugares para ter as aeronaves.
Falta de terminal para uma maior quantidade de passageiros dessas aeronaves.
Processamento de bagagens ineficiente, etc, etc.

Comparem o actual aeroporto de Lisboa com as principais cidades Europeias.
A sua localização, a sua dimensão, as acessibilidades...
sim, porque mesmo estando "dentro" da cidade, Lisboa é das capitais Europeias cuja acessibilidade é pior.
Não há metro nem comboios e o serviço de autocarros é limitado.
Quase que a única hipótese é ir de táxi.

Não falo da comodidade para quem lá trabalha.
Falo dos milhões de turistas/utilizadores do aeroporto,
os que trazem dinheiro e alimentam a industria.

Será que, se a TAP tivesse realmente crescido mais,
se tivesse mais rotas novas, se se tivesse colocado como um player global,
será que hoje as coisas estariam assim?

Certamente ninguém poderá jurar a pés juntos, nem que sim nem que não,
mas fica a dúvida (pelo menos para mim).

Os imponderáveis que alguns referiram, afectaram virtualmente "todos"
(por ex a Virgin Atlantic fez hedging nos combustíveis e teve os lucros que se sabem).
Não é só pela conjuntura que a TAP está assim...

É preciso ser pragmático e objectivo.
Sem meter partidos, sindicatos e forças externas.
Sem paixões e clubismos, porque...
a economia e a conjuntura actual, certamente, não darão muitas abébias... seja a quem for.

É mau para a TAP.
É mau para a a nossa economia.
É mau para os países com os quais temos laços estreitos, devido à TAP (falo principalmente de Africa).

Em suma: É mau para Portugal.

OT:
Quanto ao TGV, tambem ja devia estar no terreno.
O Pais precisa de infraestruturas que não nos deixem mais longe da Europa.
Precisa de coisas que possam atrair investimento, geração de emprego, Know-How e progresso.

Veja-se o excelente exemplo da PT na fibra... já estão no Brasil!
Para ganhar mais é preciso investir!

José Alberto
02-10-09, 12:42
Caro,
Lamento mas discordo. Numa altura de tão grave crise no sector da aviação, em que não só já se pôs de lado o crescimento do sector como se põe em causa a sua sobrevivência, a última coisa que precisamos é de ver o governo enterrar biliões em obras megalómanas. O facto do aeroporto ser no centro de Lisboa é uma mais valia, pena é terem deixado construir em volta. E aliás as novas obras parecem-me bem:)

Um aeroporto não se faz numa noite: na melhor das hipóteses é para inaugurar em 2017. Nessa altura ainda vamos andar em crise?

Aliás as economias começam lentamente a inverter a tendência negativa. Não podemos continuar a adiar o inevitável: a Portela está ultrapassada. A própria TAP sente isso.

PS: obrigado, Rui.

skysurfer
02-10-09, 12:53
Metendo a minha opinião, eu penso que temos de investir para colher os frutos depois, como aqui já mencionaram o actual Aeroporto já fez "efeitos negativos" na TAP a níveis de crescimento.
Espero que seja mesmo desta que se construa o NAL.

Quanto ao TGV concordo com a ligação Lisboa-Madrid...Lisboa-Porto ainda tenho de estudar (Ou alguém me explicar que outras vantagens poderá ter ;D )

Off-Topic Off

Kaitak
02-10-09, 13:12
"Este tipo de operação foi já realizada pelos Governos suíço e belga.
e viu se o lindo serviço. Eu pessoalmente, acho que é conversa para Boi dormir."

A Brussels Airlines e a Swiss sao hoje das companhias mais rentaveis e mais bem geridas da Europa (ambas detidas agora pela Lufthansa).

Quanto a noticia do estudo por parte do Primeiro Ministro da privatizacao da TAP reconheco que possa ate ter uma opiniao radical mas:
1- Privatizem já doa a quem doer;
2- Evitem a escolha do actual PNT/PNC da TAP para a nova companhia ou terão problemas gravíssimos pois estes vão minar desde o dia zero a formação da mesma;
3- Reduzam drasticamente o número de aviões, destinos e empregados da empresa;
4- A mesma deverá ser, obrigatoriamente, maioritariamente PRIVADA;

E já agora ponham lá aviões decentes (Boeing, especialmente o 787 muito mais adequado a dimensão da TAP que os A330). :-)

Como disse fui um pouco radical mas, ALELUIA que haja alguem neste país que se atreva a por em causa o completo disparate de regalias e mordomias que só uma empresa gigante, deproporcionada e mal gerida como a TAP pode ter.

José Alberto
02-10-09, 13:15
E já agora ponham lá aviões decentes (Boeing, especialmente o 787 muito mais adequado a dimensão da TAP que os A330). :-)

Pode explicar isto?

Bruno_R
02-10-09, 13:19
Kaitak
2- Evitem a escolha do actual PNT/PNC da TAP para a nova companhia ou terão problemas gravíssimos pois estes vão minar desde o dia zero a formação da mesma;

apenas em modo de opnião, n entendo este ponto 2 uma vez que quer o PNT quer o PNC, são funcionários já especializados, e que tem demonstrado um elevado nível de competência não acredito que os mesmos possam vir a fazer aquilo que se encontra escrito neste ponto.

Kaitak
02-10-09, 13:25
Absolutamente.

Os B787 são muito mais económicos para muitas das rotas que a TAP mantém (Nordeste do Brazil, EUA, Cacaras). A TAP no final dos anos 80 esteve para comprar B767 (similar em tamanho ao 787) mas não o fez devido às ajudas da UE (ou chamar-lhe-emos luvas dadas à administração para compra do A310 e depois A340).

A opção pelos A350 é, adicionando, um total absurdo apesar de terem sido oferecidos com 50% de desconto (coisa típicas outra companhias do estado como a EADS/Airbus) .

Em practicamente nenhuma rota (à excepção de LAD, GRU e GIG) a TAP justifica ao longo de um ano inteiro aviões com a dimensão do A330 (daí o adiar por muito anos da substituição dos A310 - esses sim com dimensões acertadas para muitas das rotas da TAP).

Quanto ao mais decentes é apenas um pequeno à parte pois não sou "fã" da Airbus (embora tenha alguns méritos).

Kaitak
02-10-09, 13:30
Quanto aos insultos, talvez tenha sido um pouco drastico nos comentarios, Peco desculpa.

Quanto ao PNT/PNC da TAP: na minha opiniao nao deveriam ser admitidos na nova empresa nao por uma questao tecnica (obviamente sao pilotos/FAs como os de qualquer outra empresa, competentes e profissionais) mas por uma questao de atitude - permanente reivindicacao de tudo, achar que podem fazer o que querem sem ser responsabilizados (veja-se a ultima greve da PNT da TAP).

Se eu fosse o accionista maioritario desta nova empresa nao queria as minhas equipas de bordo com mais de 10% a 15% de ex-TAP caso contrario teria, em termos futebolisticos, problemas de balneario. :-)

Nomad
02-10-09, 13:36
Kaitak

apenas em modo de opnião, n entendo este ponto 2 uma vez que quer o PNT quer o PNC, são funcionários já especializados, e que tem demonstrado um elevado nível de competência não acredito que os mesmos possam vir a fazer aquilo que se encontra escrito neste ponto.

è compreensível para quem vê de fora que possa não parecer lógico, mas no caso da TAP concordo com a opinião de não aproveitar o actual pessoal navegante.

Porque?

1. Conflitualidade latente acrescida pela necessária adequação de benefícios à nova realidade empresarial.

2. Cultura de empresa demasiadamente enraizada com consequantes vícios.

Em síntese: manter os actuais pilotos, expecialmente comandantes, é manter tudo igual e premiar aqueles que activamente contribuíram para o mau clima interno que hoje corrói a companhia.

José Alberto
02-10-09, 13:45
não sou "fã" da Airbus (embora tenha alguns méritos).

Não tinha reparado nisso.

Mas comentando as afirmações e aproveitando para indicar que não sou mais do que um maluquinho dos aviões, o que você propõe é mais ou menos:

-aviões de grande capacidade para LAD, GRU e GIG (claro, 777 porque Airbus "não presta").

-o resto das rotas de longo curso ou de médio curso com grande procura servidas por aviões de menor capacidade (767 porque Airbus "não presta").

-para o resto da frota se calhar também Boeing (porque, mais uma vez "Airbus não presta"). Embora aqui diga que se calhar havia que fazer algo em relação aos muitos A319s que temos e aos poucos A321. Não seria melhor tudo A320 (perdão, 737 :D )?

Portanto, 777s, 767s, 737s... a TAP já teve L1011 e A310no longo curso (e 737s para o médio curso!); mas não é mais simples, rápida e económica a "adaptação" do pessoal a A330/A340 e também entre estes e os A320s?

E em termos de manutenção, não é melhor a actual situação?

Penso que a situação actual (A340-A330, e no futuro A350 mais os A330s de fábrica) permite uma operação mais eficiente. Se em algumas rotas a capacidade é muito superior à procura? trabalhem para aumentar os passageiros com promoções ou outras facilidades.

Bruno_R
02-10-09, 13:53
Kaitak

è compreensível para quem vê de fora que possa não parecer lógico, mas no caso da TAP concordo com a opinião de não aproveitar o actual pessoal navegante.

Porque?

1. Conflitualidade latente acrescida pela necessária adequação de benefícios à nova realidade empresarial.

Em síntese: manter os actuais pilotos, expecialmente comandantes, é o mesmo que deixar tudo na mesma e premiar aqueles que activamente contribuíram para o mau clima interno que hoje corrói a companhia.

mau clima interno talvez seja um pouco exagerado na minha opnião. mais uma vez e na minha opnião eu prefiro ter esses senhores sentados "lá à frente" , pois já provaram que conseguem por o "estojo no sitio"...

Kaitak
02-10-09, 13:56
Nao disse que a Airbus nao presta. E obvio que e um excelente fabricante e as vendas mostram-no. Apenas referi que preferia Boeing. Mas as preferencias pessoais nao interessam, o que interessa e economia e dinheiro, na gestao e uma companhia.

O A350 e o equivalente ao B777 mas em composite materials da Airbus. Logo a encomenda da TAP de 12 A350 nao faz sentido, Poupam no preco e gastam depois em combustivel. Mas um exemplo de "boa gestao" de uma companhia do estado que tem que fazer favores politicos ao patrao porque a Airbus e europeia. O mesmo, que como disse, se passou com a escolha dos A310/340.

Kaitak
02-10-09, 13:59
mau clima interno talvez seja um pouco exagerado na minha opnião. mais uma vez e na minha opnião eu prefiro ter esses senhores sentados "lá à frente" , pois já provaram que conseguem por o "estojo no sitio"...

Para aterrarem um A340 na taxiway em Sao Paulo e a situacao ser coultada pelos media portugueses? Ou para se enganarem a falar ingles com a aproximacao de NY e serem escoltados para uma base militar? Ou para entrarem em CBs em Milao? Se calhar prefere-os para aterrarem L1011 na pista 35 em Lisboa onde os tres motores param no taxi por falta de combustivel...ve-se que (infelizmente) nao esta minimamente informado sobre o que se passa, internamente, na TAP.

José Alberto
02-10-09, 14:01
O A350 e o equivalente ao B777 mas em composite materials da Airbus. Logo a encomenda da TAP de 12 A350 nao faz sentido, Poupam no preco e gastam depois em combustivel. Mas um exemplo de "boa gestao" de uma companhia do estado que tem que fazer favores politicos ao patrao porque a Airbus e europeia. O mesmo, que como disse, se passou com a escolha dos A310/340.

Não tenho competência/conhecimentos para comentar.

Nomad
02-10-09, 14:01
Kaitak

Porque?

Em síntese: manter os actuais pilotos, expecialmente comandantes, é o mesmo que deixar tudo na mesma e premiar aqueles que activamente contribuíram para o mau clima interno que hoje corrói a companhia.

Felizmente para todos nós, que diariamente todos os pilotos TAP ou não, conseguem "por o estojo no sitio". E digo-lhe mais, fazem-no sem greves, faltas de respeito pelo pessoal de terra e não só, e curiosamente por menos dinheiro...

AndreGarcez
02-10-09, 14:03

Para aterrarem um A340 na taxiway em Sao Paulo e a situacao ser coultada pelos media portugueses? Ou para se enganarem a falar ingles com a aproximacao de NY e serem escoltados para uma base militar? Ou para entrarem em CBs em Milao? Se calhar prefere-os para aterrarem L1011 na pista 35 em Lisboa onde os tres motores param no taxi por falta de combustivel...ve-se que (infelizmente) nao esta minimamente informado sobre o que se passa, internamente, na TAP.

Caro Kaitak, leia os safety reports de outras companhias, a TAP com estes incidentes, não se compara a outra grandes companhias mundiais que já fizeram bem pior. Se há coisa que nos podemos orgulhar na companhia, é o seu histórico de segurança e operacionalidade!

Já agora, essa história do L1011 perder os três motores no taxiway é falsa, sugiro que leia com mais atenção o relatório do GPIAA referente a este incidente.

Bruno_R
02-10-09, 14:09
Kaitak
ve-se que (infelizmente) nao esta minimamente informado sobre o que se passa, internamente, na TAP.

poix provavelmente e verdade, uma vez que n tenho conhecimentos suficientes deixo de falar sobre o assunto, deixando-o para as pessoas informadas.
Obrigado

pcarvalho
02-10-09, 14:11
"Este tipo de operação foi já realizada pelos Governos suíço e belga.
e viu se o lindo serviço. Eu pessoalmente, acho que é conversa para Boi dormir."

A Brussels Airlines e a Swiss sao hoje das companhias mais rentaveis e mais bem geridas da Europa (ambas detidas agora pela Lufthansa).

Quanto a noticia do estudo por parte do Primeiro Ministro da privatizacao da TAP reconheco que possa ate ter uma opiniao radical mas:
1- Privatizem já doa a quem doer;
3- Reduzam drasticamente o número de aviões, destinos e empregados da empresa;
4- A mesma deverá ser, obrigatoriamente, maioritariamente PRIVADA;

Como disse fui um pouco radical mas, ALELUIA que haja alguem neste país que se atreva a por em causa o completo disparate de regalias e mordomias que só uma empresa gigante, deproporcionada e mal gerida como a TAP pode ter.

O amigo está onfire
Se bem percebi, teriamos que começar do zero :)
Privatizavamos já, corriamos com todos os PNT/PNC. Já agora tb podiamos aproveitar a brecha e correr com os OAE e TTAE pois não fossem esses minar a companhia a mando dos pilotos.
Ficavam meia duzia de aviões, 1 para o Brasil, 1 para Africa ( uma boa ideia, voltavamos a ter a linha Imperial, fazia Lisboa-Sal-Bissau-Dakar-Luanda-Maputo e vice versa), 1 para a Venezuela e USA e 3 na Europa. Mas tudo Boeings.
Radical ? não, não pense nisso, eu diria Visionário.

Paulo Carvalho

Kaitak
02-10-09, 14:12
Andre: como sabe que eu nao li os reports? Eu orgulho-me tanto do safety da record da TAP como do da Iberia, British Airways, SATA, White, euroAtlantic ou Luzair. Os pilotos sao humanos em todas as companhias.

O que quis dizer com a minha mensagem e que ha um bluff / falso mito a volta da seguranca da TAP em Portugal que de uma vez por todas tem que acabar. E tao segura como qualquer outra banal companhia de um pais civilizado.

E muitas vezes (ja eu proprio vi na TV) tripulantes da TAP a falarem da seguranca da mesma como se fosse um exemplo a nivel mundial. Estamos a falar de uma companhia com cerca de 50 avioes. A Southwest Airlines por exemplo tem 550 e ate hoje so teve dois runway overruns (a empresa voa desde os anos 60). A TAP ja teve o acidente do Funchal, que se tiver o cuidado de verificar, mancha por completo a nivel estatisco a seguranca da mesma (ha por ai tabelas que ja li sobre o mesmo).

Making it simple: nao estou a dizer que a TAP e insegura, estou apenas a dizer que a esse nivel nao passa de uma companhia como outra qualquer, com incidentes, ASRs, etc, etc.

Kaitak
02-10-09, 14:18
Onfire uma boa expressao. :-)

Estou apenas exausto e saturado (sera a asfixia democratica falada nas eleicoes AHAHAHA) sobre uma companhia que e mal gerida, em que ninguem nada faz e nada fez para mudar a situacao e que sobre tudo isto ainda se acha (muitos dos que la trabalham) superiores ao ponto de fazerem greves sem qualquer nexo.

Quanto a linha imperial nada disso: Portugal precisa de uma companhia com nao mais 5 wide bodies e 15 narrow bodies. Destinos GIG-GRU-LAD-MPM-JNB-EWR-CCS de longo curso e nada mais. O resto e para as Charter (ja agora o nordeste do Brasil esta ligado a toda a Europa mas nunca por companhias de bandeira, so charters - apenas a nossa TAP la vai gloriosamente com A330 vazios buscar turistas...os yilds nestes voos sao ridiculos, nao ha class C).

Haja alguem que ponha mao nisto - so ha uma forma de o fazer, privatizar para que todos estes problemas sejam responsabilizados e...resolvidos.

AndreGarcez
02-10-09, 14:35
Caro Kaitak,

Por respeito com os demais foristas, e para manter as regras iguais para todos, a Administração sugere que se apresente aos restantes membros no tópico próprio para o efeito:

http://aviacaoportugal.net/index.php/topic,8.120.html

Obrigado,

A Administração

Nomad
02-10-09, 14:56
Andre: como sabe que eu nao li os reports? Eu orgulho-me tanto do safety da record da TAP como do da Iberia, British Airways, SATA, White, euroAtlantic ou Luzair. Os pilotos sao humanos em todas as companhias.

O que quis dizer com a minha mensagem e que ha um bluff / falso mito a volta da seguranca da TAP em Portugal que de uma vez por todas tem que acabar. E tao segura como qualquer outra banal companhia de um pais civilizado.

E muitas vezes (ja eu proprio vi na TV) tripulantes da TAP a falarem da seguranca da mesma como se fosse um exemplo a nivel mundial. Estamos a falar de uma companhia com cerca de 50 avioes. A Southwest Airlines por exemplo tem 550 e ate hoje so teve dois runway overruns (a empresa voa desde os anos 60). A TAP ja teve o acidente do Funchal, que se tiver o cuidado de verificar, mancha por completo a nivel estatisco a seguranca da mesma (ha por ai tabelas que ja li sobre o mesmo).

Making it simple: nao estou a dizer que a TAP e insegura, estou apenas a dizer que a esse nivel nao passa de uma companhia como outra qualquer, com incidentes, ASRs, etc, etc.

Nem mais!

Na componente operacional que passa o dia a "virar frango" para os mesmos aeroportos da Europa com tudo preparadinho pelas operações, e com uma manutenção de luxo... Sem demérito, não encontro aqui grandes virtudes.

Há quem neste país faça muito mais com muito menos recursos, e não passa o dia a gabar as suas superiores capacidades aeronauticas...

airborn
02-10-09, 16:48
Caro Kaitak,

Por respeito com os demais foristas, e para manter as regras iguais para todos, a Administração sugere que se apresente aos restantes membros no tópico próprio para o efeito:

Obrigado,

A Administração

Com todo o respeito pela sua dedicação à causa e que nos permite a todos continuar a ter um espaço:

Gosto de ler as diversas opiniões, a cada cabeça sua sentença. Penso ter capacidade de destrinçar aquilo em que devo ou não acreditar e não ter que ser defendido opinião deste ou daquele membro.
Não deste modo.

Obrigado pela sua comprensão.

AndreGarcez
02-10-09, 16:54
Caro airborn,

Uma coisa é falar de questões internas de uma companhia aérea quando se dá a cara, outra é falar por detrás de um nick. A minha sugestão de o senhor Kaitak se apresentar aos restantes membros, prende-se com o facto de ter recebido várias mensagens privadas de membros a pedirem para o fazer, visto que há assuntos que não podem ser deixados em anonimato.

Podem falar do que quiserem neste fórum, mas no que toca a companhias aéreas, peço-vos que dêm a cara quando falam de algo de foro interno da mesma. Já bastaram os processos judiciais que assombraram o LDF...

airborn
02-10-09, 17:39
Pois desculpe mas parece uma tentativa de desencorajar as contribuições que possam estar a afectar sensibilidades. Nem toda a gente trabalha na Tap. Nem me pareceu este forum ser afecto a esta ou aquela companhia.

É que se for então fui eu que vim ao lugar errado. Nem me tinha inscrito. E não é porque é da Tap que se fala. Porque quando for a vez de falar da minha, tb quero dar uma achega :)

Mais logo não podemos aqui dizer que SATA teve um HARD LANDING e foi voar. Assim sendo um funcionário da SATA é melhor que não esteja identificado quando escrever, or else...

estaremos a tentar censurar opiniões só porque não veêm de encontro às nossas expectativas? Toda a gente sabe que atrás de um anónimo se pode esconder uma mentira
mas muitas vezes isso também serve para expor à comunidade situações sem que se sofram
represálias por isso, a nível profissional é óbvio.

Nos dias que hoje correm informação é ouro

Eu gosto de fotografias bonitas mas este fórum é de aviação e também aviação deve ser conversada aqui.
Quem não gosta não participa ou responde se for capaz. É a falar que a gente se entende

já agora aproveitava se me der licença, para humildemente sugerir para o novo site um arranjo dos tópicos tipo prune: Zona para cockpit, zona pa spoters, cabin crew tb há imensa gente. wanabes e espectadores de bancada etc...
entendo perfeitamente se não for esse o "point" deste site. Era só para partilhar a minha ideia.

Ah, e dont feed the trolley ;)

Kavoc
02-10-09, 17:44
Caro André,

Sobre questões que se prendem com o direito de opinar e o direito de reserva de identidade a minha opiniãi é esta:

Eu tenho direito de falar sobre questões relacionadas com a gestão de empresas priovadas, como por exemplo a euroAtlantic ? Não tenho, isso é com os accionistas.

Mas já tenho o direito de falar sobre questões que se prendam com os serviços prestados ao utilizador do transporte aéreo, ou sobre a segurança operacional, do ponto de vista do passageiro.

Tenho o direito de falar sobre a gest~ºao da TAP? Entendo que tenho, já que se trata de uma empresa de capitais públicos, da qual sou indirectamente accionista.
Tenho direito de criticar aspectos da gestão? tenho, desde que o faça corretamente e com fundamento.

Isto posso faze-lo sob reserva de identidade.

Não posso é esconder-me sob o anonimato é para insultar alguém ou, como está agoira na moda, lançar suspeitas sobre alguém sem qualquer fundamento.

Entendo que a Administração tem direito de pedir a identificação de quem se esconde sob anonimato para insultar ou criar susperições.
Agora só por abordar questões polémicas já não me parece.

Mas quando a administração pede, esse pedido deve ser correspondido sem reservas.

Melhores cumprimentos ??? ??? ???

ClearedForTakeOff
02-10-09, 17:55
Absolutamente.

Os B787 são muito mais económicos para muitas das rotas que a TAP mantém (Nordeste do Brazil, EUA, Cacaras).

Caro o 787 nem existe... nunca voou... não tem certificado de aeronavegabilidade...não passa de um tubo de plástico e um monte de papelada, no preciso momento.

O A330 voa em linha há 15 anos.

airborn
02-10-09, 17:59
Caro Kavoc só um preciosismo da minha parte,

Eu acredito que não é preciso ser accionista de nada para ter o direito de vir aqui falar sobre o que nos interessa a todos. Sem insultos nem parvoíces, óbvio.

Eu acho é que a malta pica-se com pouco, não conseguem um distanciamento. Sabe-se lá porque motivo.

O que eu gosto em outros fóruns que andam por aí é que a malta até se pica mas a razão vai prevalecendo. Seja por força da moderação ou dos próprios membros.
deve mesmo fazer parte da condição humana...

AndreGarcez
02-10-09, 18:05
Meus caros,

O pedido de identidade tem duas razões muito simples. O forista em questão já insultou (e foi corrigido imediatamente, mais que uma vez, pela moderação) e comentou comunicados internos da companhia. Para este último, sou da opinião que uma pessoa deve dar a cara. Quem nos garante a veracidade do comunicado? Pelo que já vi aqui, o mesmo foi desmentido por outro forista...

Tudo o resto são livres de o fazer, e só temos que respeitar a opinião de cada um. Se um forista tiver uma opinião que sabemos estar errada, cabe-nos a todos corrigi-lo e explicar o porquê de estar errado.

Começo eu, com o relatório do incidente do L1011 da TAP:

http://www.gpiaa.gov.pt/tempfiles/20090529130601.pdf

airborn
02-10-09, 18:11
Tá a ver André?

a verdade sempre vem ao de cima...

deixem os homens jogar à bola. é pra isso que isto serve.

airborn
02-10-09, 18:22
OOps afinal de contas enganei-me mesmo, não é de futebol o site 0012395

Kaitak
02-10-09, 18:27
Caro Andre: tenho a elogio-lo, sinceramente, por ter sugerido somente a minha identificacao e nada mais. Já sei que fui advertido por fazer menções ao LDF mas por favor permita-me, somente desta vez fazer uma comparação: nesse outro forum seria ímpossivel escrever o que aqui escrevi sem ser imediatamente banido. Por isso elogio mais uma vez a abertura e a liberdade que nos proporciona e por favor, mais uma vez não a prejudique pedindo a indentificação dos utilizadores. Em nenhum forum do mundo tem alguem que se idenfitifcar para poder enviar posts. Isso simplesmente e irrelevante e não protege a livre expressão de cada um.

Quanto ao escrevi: não está mencionado um único erro nem nenhuma falsidade. Tudo é verdadeiro. Se não concordar então que escreva aqui a sua opinião para todos debatermos livre e democraticamente (tal como fez com o incidente do L1011 que vou ter o prazer de ler).

Mais uma vez o digo: na minha opinião a TAP é pessimamemnte mal gerida, muitos funcionários aproveitam-se do facto da empresa ser estatal para fazerem greves inusitadas sem sequer se lembrarem que trabalham numa empresa que praticamente (a não ser pela venda de activos) nunca deu lucro, não se responsabilizam, auferem ordenados ridiculamente altos comparados com o resto do país (por exemplo um Supervidor de Cabine ganha mais que um professor universitário) e ainda por cima se dão ao luxo de fazerem exigências.

Em países decentes estes funcionários veriam os seus salários reduzidos até que a empresa desse lucro e depois disso seriam recompensados. Na TAP...fazem greve.

Tambem já deu para perceber pelos outros colegas do forum é noticias que os portugueses estão cansados de tudo isto. Há alternativas para o médio curso e muitas (low cost e outras empresas que estão a erodir o mercado da TAP no médio curso) e no longo curso (Portugal tem empresas privadas prontas a arrancar com um projecto de aviação novo) por isso digo, em nome de muita gente, chega de uma vez por todas. Privatizem esta empresa já e acabem com este desastre financeiro, de má gestão e de oportunismo.

Kaitak
02-10-09, 18:32
E ja agora um copy/paste do comunicado do SPAC elaborado para esta ultima greve:

A crise externa não é, para o SPAC, um argumento válido para conter as exigências dos Pilotos da TAP. Por outro lado, os erros de gestão do Eng. Fernando Pinto são por demais evidentes:

1. Ao contrário do que tem sido difundido, a indústria na Europa apresentou um lucro agregado de 400 milhões de euros, em 2008, conforme estatísticas da IATA.

2. Se não fossem os prejuízos da TAP, o lucro da indústria quase que duplicaria.

3. No mesmo ano, a TAP apresentou os prejuízos relativos mais elevados da indústria, correspondentes a 13% das suas vendas.

4. Estes prejuízos ascenderam a 289 milhões de euros, sendo os mais elevados da história da TAP, representando um agravamento de 240% face aos prejuízos evidenciados em 2000, ano da admissão do Eng. Fernando Pinto na TAP.

5. No mesmo período, o passivo total da empresa aumentou de 1.200 para 2.500 milhões de euros, aumentando mais do que as vendas, hipotecando as vendas futuras através de operações de titularização.

6. O quadro de trabalhadores também aumentou de 8200 trabalhadores para 13845, dadas as aquisições da VEM e da PGA.

7. Este descalabro financeiro deveu-se a decisões erróneas ou omissões graves na gestão dos riscos, com destaque para, entre outras:

a. O insustentável aumento da capacidade em 22% em 2008, especialmente no longo curso, (o mercado e a indústria cresceram a apenas 6%) e a sua concentração em mercados deficitários:

i. Brasil, onde a receita por passageiro e km voado foi de apenas 5,6 cêntimos, sendo o respectivo custo de 8,3 cêntimos;

ii. Tráfego de ligação, subsidiado pelo tráfego ponto a ponto, e com custos de irregularidades elevados.

iii. Abertura de linhas marginais, como por exemplo Brasília ou Belo Horizonte, com tarifas que não cobrem os custos variáveis (margem bruta negativa).

b. A falta de capital para suportar a expansão (a TAP tinha uma autonomia financeira de apenas 3%), tendo recorrido ao endividamento para financiar a compra de aeronaves que agora estão parcialmente imobilizadas ou subutilizadas.

c. Subsequente redução em 10% da capacidade, sem redução do efectivo de pessoal ou de aeronaves, mantendo-se os encargos fixos associados à manutenção do excesso da capacidade.

d. Este crescimento produziu resultados sem qualidade, induzindo o mais baixo factor de ocupação da Europa, de apenas 63% na rede da TAP (foi reduzido de 70%) e que compara desfavoravelmente com a média da indústria de 77% e com o break-even da TAP de 76%, precipitando o colapso das tarifas médias, que são as mais baixas da Association of European Airlines, para ocultar o excesso de capacidade criado em 2007 pela gestão do Eng. Fernando Pinto.

e. A degradação do serviço prestado aos clientes, com uma pontualidade e um índice de extravio de bagagens que é o segundo pior da Europa, amplificando as indemnizações aos passageiros (especialmente de ligação) para 31 milhões de euros em 2008.

f. As aquisições financiadas por dívida de empresas deficitárias e tecnicamente falidas, como a VEM (prejuízos acumulados desde a sua compra em 2005 de 300 milhões de euros) e da PGA que apresentava prejuízos de 50 milhões em 2007, para além dos prejuízos da Groundforce de 36 milhões produzidos pela expansão e venda de 51% do seu capital à Globalia.

g. A insuficiência ou ausência dos programas de hedging do combustível, como a sua execução no apogeu do preço em Julho de 2009, com prejuízos para a TAP de 12 milhões.

8. Tudo indica que o Eng. Fernando Pinto se prepara para diferir custos relativos a 2009 para exercícios subsequentes e antecipar receitas para camuflar o descalabro da gestão e continuar a receber prémios de gestão indevidos.

9. Um exemplo desta prática verificou-se em 2007: a TAP apresentou lucros de 22 milhões (e não 33 como foi anunciado) quando o prejuízo da VEM nesse mesmo ano foi de 46 milhões, anulando os lucros da TAP.

10. Com o argumento de que a VEM iria ser vendida, o que não veio a acontecer porque não tem viabilidade económica, os prejuízos não foram consolidados na TAP, como deveriam, segundo as normas internacionais de contabilidade.?

Rui Alves
02-10-09, 19:07
Ao Kaitak,
e peço desculpa ao forum por estar-me a desviar do tópico...

1 - Não vi a administração exigir nada
2 - Acho realmente um desrespeito pelos outros.
Já mais de 130 foristas se apresentaram.
E já se falou aqui em situações de excepção em relação à Tap.
O que faz com que alguns possam ter situações de excepção no forum?

Por isso elogio mais uma vez a abertura e a liberdade que nos proporciona e por favor, mais uma vez não a prejudique pedindo a indentificação dos utilizadores. Em nenhum forum do mundo tem alguem que se idenfitifcar para poder enviar posts. Isso simplesmente e irrelevante e não protege a livre expressão de cada um.

1 - Correcto, apenas foi sugerido que se apresentasse.
2 - Prejudicar a liberdade?
Mas ninguem pediu para deixar de enviar posts.
Apenas e só, pede-se a coragem de assumir as suas opiniões.
Com tudo o que isso implica.

Disclaimer
Não tenho nada a ver com a TAP.
Não tenho nada contra o Kaitak.
Apenas quero o forum a funcionar correctamente e em condições de igualdade para todos, em Liberdade.
Atenção: Liberdade não é sinónimo de Anarquísmo.

Nomad
02-10-09, 19:28
Caro Andre: tenho a elogio-lo, sinceramente, por ter sugerido somente a minha identificacao e nada mais. Já sei que fui advertido por fazer menções ao LDF mas por favor permita-me, somente desta vez fazer uma comparação: nesse outro forum seria ímpossivel escrever o que aqui escrevi sem ser imediatamente banido. Por isso elogio mais uma vez a abertura e a liberdade que nos proporciona e por favor, mais uma vez não a prejudique pedindo a indentificação dos utilizadores. Em nenhum forum do mundo tem alguem que se idenfitifcar para poder enviar posts. Isso simplesmente e irrelevante e não protege a livre expressão de cada um.

Quanto ao escrevi: não está mencionado um único erro nem nenhuma falsidade. Tudo é verdadeiro. Se não concordar então que escreva aqui a sua opinião para todos debatermos livre e democraticamente (tal como fez com o incidente do L1011 que vou ter o prazer de ler).

Mais uma vez o digo: na minha opinião a TAP é pessimamemnte mal gerida, muitos funcionários aproveitam-se do facto da empresa ser estatal para fazerem greves inusitadas sem sequer se lembrarem que trabalham numa empresa que praticamente (a não ser pela venda de activos) nunca deu lucro, não se responsabilizam, auferem ordenados ridiculamente altos comparados com o resto do país (por exemplo um Supervidor de Cabine ganha mais que um professor universitário) e ainda por cima se dão ao luxo de fazerem exigências.

Em países decentes estes funcionários veriam os seus salários reduzidos até que a empresa desse lucro e depois disso seriam recompensados. Na TAP...fazem greve.

Tambem já deu para perceber pelos outros colegas do forum é noticias que os portugueses estão cansados de tudo isto. Há alternativas para o médio curso e muitas (low cost e outras empresas que estão a erodir o mercado da TAP no médio curso) e no longo curso (Portugal tem empresas privadas prontas a arrancar com um projecto de aviação novo) por isso digo, em nome de muita gente, chega de uma vez por todas. Privatizem esta empresa já e acabem com este desastre financeiro, de má gestão e de oportunismo.

Estou de acordo. Enquanto as pessoas que participam neste espaço de debate, souberem com elevação defender e partilhar as suas convicções, tudo o que seja obrigar alguém a identificar-se, fruto ou não de pressões, é revelador do desconforto que algumas verdades podem provocar.

Mais, já não é a primeira vez que alguém é vitima da sua participação em fóruns da Internet por parte das chefias internas, mesmo que essa participação em nada diminua a empresa, simplesmente porque foi dito aos chefes que este ou aquele fez determinado comentário muitas vezes tirado do contexto.

Contribuam anonimamente e denunciem apenas a verdade, porque essa virá sempre ao de cima, mesmo com todas as pressões e ameaças.

Se este fórum enveredar pelo silenciamento daqueles que partilham a sua opinião, outros fóruns virão, e ficará sempre a suspeição e o embaraço daqueles que têm algo a esconder.

Em relação ao comunicado do SPAC estou estupefacto. Retiro tudo o que disse acerca de pensar que os pilotos da TAP viviam alheados da realidade. Contudo agora estou perplexo por perante a situação calamitosa descrita, a resposta ser a exigência de um aumento salarial e posterior greve.

Posto isto, deve ter sido este documento que o Eng. Sócrates leu antes de avançar com o possível encerramento da TAP. Afinal os pilotos são os únicos com os pés na terra, e antes de todos perceberam a inevitabilidade do encerramento da companhia. Obrigado

Rui Sousa
02-10-09, 19:30
Penso que todos nós temos direito a ter opinião acerca do que quer que seja, companhias de aviação incluídas, sejam quais forem.

O problema que se coloca muitas vezes em fóruns tem a ver com o facto de que muitas vezes não sabemos se as pessoas que fazem certas afirmações sabem realmente do que estão a falar ou estão simplesmente a "mandar papaias".

Poderá ser fácil de perceber para quem esteja dentro das situações e companhias se determinada afirmação é verdadeira, falsa ou apenas uma opinão e se esta tem fundamento ou não mas, muitas vezes isto é menos fácil de perceber para o simples entusiasta.

Para evitar situações já acontecidas no LdF (pois é, estamos todos "escaldados") seria bom que as afirmações que são feitas como sendo verdades absolutas fossem igualmente acompanhadas de fontes e informação credível nesse sentido.

Opiniões, todos têm direito à sua e os fóruns são precisamente para podermos partilhar e "discutir" as mesmas, com o devido civismo e mantendo o calor da discussão a um nível amigável.

Afinal de contas não podemos todos pensar da mesma forma mas, a melhor maneira de fazermos valer o nosso ponto de vista, é com factos.

airborn
02-10-09, 19:57
Rui Alves,

Eu pessoalmente não vejo QUEM é pode beneficiar num fórum deste tipo ou de outro qualquer, a discutir temas mais ou menos polémicos se tivermos todos que nos apresentar, ainda se fossemos amigos....

Não podemos querer que toda a gente esteja em condições de escrever o que pensa/sente
sem sofrer consequências na vida profissional. Se trabalha na aviação sabe concerteza como é tudo tão pequenino e quão maldosas as pessoas podem ser.

Logo, aqui ninguém é ingénuo para não entender que por trás de uma sugestão de apresentação no desenrolar desta conversa estava uma tentativa de silenciação.
Apesar disso penso que a administ/ entendeu. Águas passadas.

Já o disse não estou de acordo com insultos, e concordo com bans se for preciso.
Mas não se pode tapar o sol com a peneira.

eu aprendi imensa coisa hoje

tou a curtir o novo Fórum, e os espaços ;)

:editado para escrever Rui ALVES

airborn
02-10-09, 20:14
Poderá ser fácil de perceber para quem esteja dentro das situações e companhias se determinada afirmação é verdadeira, falsa ou apenas uma opinão e se esta tem fundamento ou não mas, muitas vezes isto é menos fácil de perceber para o simples entusiasta.

Rui Sousa,

É verdade, mas estamos todos no sitío certo, uns aprendem enquanto outros esmiuçam.

os factos/fontes são desejáveis mas nem sempre possíveis
E há aqui muita gente para que as papaias passem incólumes. Algumas hão-de passar, até na vida
quanto mais aqui..

Expedite
02-10-09, 20:30
Boa noite

Li referências ao B787 que neste momento parece ser um avião cheio de problemas. Será que seria assim tão boa compra?

publico
02-10-09, 20:45
Boa noite,

Li com atenção todos os posts aqui colocados e fiquei com a ideia que quando alguém diz alguma coisa em relação a TAP com alguma convicção, parece que ofende as sensibilidades.

Confesso que nada do que li até agora me parece ofensivo ou calunioso, pelo contrário, vejo comentários fundamentados. Pena não haver mais contribuições daqueles que mais conhecem a realidade interna. Contudo não é a pedir para os participantes darem o nome que vamos lá... Ingenuidade não obrigado.

Não devem haver assuntos tabus e muito menos sobre um que é de todos. Tudo o que é relativo à TAP é assunto público enquanto não for privatizada, e mesmo depois tenho dúvidas pois continua a servir os cidadãos. É o mesmo que dizer que tudo o que diga respeito ao serviço nacional de saúde é privado... não faz sentido.

Posto isto, deixo um desafio: Onde está disponível o acordo de empresa da TAP? Ou é segredo?

Kavoc
02-10-09, 21:18
Boa noite,

A proposito das decisões sobre a frota de uma transportadora, que pode muito bem ser a TAP, as opções são tomadas com base em tantos factores que é quase irrelevante afirmar que este ou aquele avião é o melhor do ponto de vista técnico-operacional, pois é certo que na maior parte das vezes nem sempre o que parece é.

Importa ter em conta os factores que levam a uma tomada de decisão: é a opinião dos comerciais ? da manutenção ? dos financeiros ? dos operacionais incluindo pilotos e pessoal de voo não técnico ? é a carga aérea, são as contrapartidas ? é tudo isto por junto ?
Ou será apenas uma decisão política ?

Quando a TAP decidiu comprar à Airbus Industrie o A310-300 em detrimento do Boeing 767-300ER porque razão o fez ? Era o A310 melhor que B767 ?
A batalha travada entre a Airbus e a Boeing foi terrivel criaram-se grupos de influencia e fizeram-se enormes pressões políticas. Portugal tinha acabado de aderir á CEE e os presidente Alemão de Francês fizeram sentir o seu peso junto do governo de Lisboa e a TAP lá anunciou pela voz de João Lencastre a compra do A310-300 para grande desilusão da Boeing até então dominante a 1005 na frota da TAP.
Foi o 310 a melhor escolha ? quanto a mim não foi e digo isto com base na opinião quase unânime dos peritos que sabem do assunto e naquilo que tenho lido.O B767-300ER servia muito melhor a operação de longo curso da TAP.

Isto acontece com outras frotas e posso dizer que quando a TAP decidiu comprar o A350 em detrimento do Dreamliner a Boeing ficou atónita já que considerava a sua proposta imbativel.
Mais tarde ficou-se a saber as razões da decisão da TAP pelas declarações insólitas do ministro Mário Lino que respondeu a uma comissão parlamentar que a Airbus tinha vendido os aviões a preço de saldo, com um desconto na ordem do 50%.

Que eu saiba, foi a primeira vez que alguém, neste caso um ministro, revelou em público os segredos de um negócio destes.

Portanto, são muitos os factores que influenciam estas compras, isto para não falar em possíveis sacos azuis e luvas.

Cumprimentos

Bruno_Almeida
02-10-09, 21:38
Posto isto, deixo um desafio: Onde está disponível o acordo de empresa da TAP? Ou é segredo?

Não é segredo, basta pesquisar um pouco:

http://www.sitava.pt/ae's/TAP/ind_ger.htm

Cumprimentos

publico
02-10-09, 22:06
Obrigado mas o AE do PNT e PNC não é este.

Bruno_Almeida
02-10-09, 22:12
Boas,

Os AE´s são negociados com os sindicatos, o Sitava representa algum pessoal de terra. No entanto é um dos AE´s em vigor na TAP. Nem só de pilotos se faz a TAP.

Cumprimentos

publico
02-10-09, 22:18
Tem razão. O erro foi meu por não ter especificado. Agradeço na mesma o contributo.

Também aproveito para dizer as sensibilidades que se melindram mais com estas coisas são sempre os mesmos e não são pessoal de terra.

jvicente
03-10-09, 00:23
Relativamente ao "Futuro da TAP", e pegando no tema já aqui "postado", terá "pernas para andar" a solução tipo a que o governo grego fez com Olympic Airlines que fechou portas no passados dia 29 de Setembro (assegurando temporariamente apenas voos de serviço público) e abriu "ao lado" a Olympic Air ?

Alguém sabe quais as consequências para os trabalhadores deste tipo de solução? Despedimentos? Novo acordo laboral?

José Alberto
03-10-09, 00:45
Choca-me a maneira como se fala de encerrar uma empresa que é uma marca com mais de 60 anos... alguém pensa o mesmo?

skysurfer
03-10-09, 07:28
Choca-me a maneira como se fala de encerrar uma empresa que é uma marca com mais de 60 anos... alguém pensa o mesmo?

A mim pouco, mas gostaria de saber melhor quais os prós e contras de fechar a TAP e criar outra companhia em paralelo.
Algum entendido na matéria?

Careca
03-10-09, 09:37
Boa noite,

Li com atenção todos os posts aqui colocados e fiquei com a ideia que quando alguém diz alguma coisa em relação a TAP com alguma convicção, parece que ofende as sensibilidades.

Confesso que nada do que li até agora me parece ofensivo ou calunioso, pelo contrário, vejo comentários fundamentados. Pena não haver mais contribuições daqueles que mais conhecem a realidade interna. Contudo não é a pedir para os participantes darem o nome que vamos lá... Ingenuidade não obrigado.

Não devem haver assuntos tabus e muito menos sobre um que é de todos. Tudo o que é relativo à TAP é assunto público enquanto não for privatizada, e mesmo depois tenho dúvidas pois continua a servir os cidadãos. É o mesmo que dizer que tudo o que diga respeito ao serviço nacional de saúde é privado... não faz sentido.

Todos os Acordos de Empresa/Contratos Colectivos de Trabalho para terem força legal têm que ser publicados no B.T.E. (boletim do trabalho e emprego) do Ministério do Trabalho.
Nunca andei à procura, mas julgo que com uma "busca" paciente no(s) site(s) do Ministério do Trabalho chegará lá. (a legislação laboral é pública)

editado para acrescentar:(a legislação laboral é pública)

airborn
03-10-09, 12:34
Relativamente ao "Futuro da TAP", e pegando no tema já aqui "postado", terá "pernas para andar" a solução tipo a que o governo grego fez com Olympic Airlines que fechou portas no passados dia 29 de Setembro (assegurando temporariamente apenas voos de serviço público) e abriu "ao lado" a Olympic Air ?

Alguém sabe quais as consequências para os trabalhadores deste tipo de solução? Despedimentos? Novo acordo laboral?

As consequencias para a Olimpic estão aqui

http://www.pprune.org/terms-endearment/383712-olympic.html

Kaitak
03-10-09, 14:46

As consequencias para a Olimpic estão aqui

http://www.pprune.org/terms-endearment/383712-olympic.html

Problema dos antigos pilotos da Olympic. A Olympic é agora privada logo os trabalhadores não se podem por a frente da empresa: se esta for produtiva e der lucro então este será repartido pelos trabalhadores. Se esta não for bem sucedidada todos sofrem com isto. Mais justo é ímpossivel.

O oposto disto é um "aborto financeiro": quer a empresa seja bem sucedida ou não os trabalhadores são bem pagos e exigem sempre mais (TAP).

PagodaTroop
03-10-09, 16:27
Saudações a Todos:

De facto é curioso que tudo pareça tão simples quando estamos de fora…

E é por esse motivo que até nem tenho opinado sobre isto – porque estou de fora.

Mas apesar de estar de fora (i.e não sou funcionário da TAP) a realidade da companhia é algo com a qual convivo, no dia-a-dia, com alguma proximidade. E, depois de ler o que aqui se escreveu ( e o que se postou no LdF) e sabendo algo devido a essa proximidade que referi surgem-me algumas perguntas que acho que se impõem a uma qualquer análise que se queira fazer do actual estado da TAP.

A TAP tem sido, de facto, bem gerida pela actual Administração? Tenho, como a maior parte de vós, a noção de que o trabalho de Fernando Pinto e da sua equipa tem sido positivo (também não era nada difícil fazer melhor que os antecessores – dirão alguns). Mas positivo é uma coisa, bom é outra. E será que foi mesmo bom? Será que as grandes decisões foram, de facto e em bom rigor, acertadas? A VEM? A PGA? O aumento de frota? As novas rotas? A pesada aposta no Brasil? A alienação do handling? A mudança de imagem? Não haveriam outras decisões ou apostas interessantes ou até prioritárias em relação a estas?

E nas pequenas coisas: a relação com os trabalhadores tem sido a melhor, a mais correcta? Não falo só da abertura para diálogos. Mas da interactividade no dia a dia, entre administração e trabalhadores, de relações humanas e gestão dos recursos?

É que acho que se tem esmiuçado muito o lado dos trabalhadores. E não se tem analisado, com tanto pormenor, a questão do desempenho da administração.

Noutro campo porque é que, no espaço de menos um ano, a maioria dos sindicatos da TAP (PNC, PNT, pessoal de terra, manutenção) convocou greves, sabendo da situação da empresa? Serão todos loucos ou kamikazes ou haverá aqui mais algo em questão? E nesta última greve, a dos pilotos, porquê este timing descabido e esta agressividade toda? Birras de meninos mimados, obscuras conspirações corporativistas ou haverá mais algo por detrás?

Por último: até que ponto estará a TAP assim tão mal?

A finalizar só mais três pontos:

a)Analisar a segurança de uma companhia a partir de estatísticas é muito, mas muito curto. Segurança traduz-se antes de mais em mentalidade, cultura, espírito e consequente execução de um conjunto dos mais variados procedimentos. É que, por mais interessantes e úteis que as estatísticas sejam muitas vezes, só por si, dão leituras deturpadas…

b)Se a crise atingiu a TAP, é caso que se diga que nos atingiu a todos. Incluindo os trabalhadores da TAP. E todos têm a sua vida e os seus encargos. É que diálogos, promessas e afins não pagam prestações bancárias, contas de médicos, creches, escolas e idas ao supermercado, entre outros...

c)Quanto aos ordenados dos Pilotos da TAP nada tenho a ver com o que ganham e estou-me borrifando para isso ( a não ser que algum que me queira doar parte do vencimento, isso aí já é outra história… ;D). Digo mais, num país onde há quem ganhe isso e mais só por saber dar um bom toque numa bola, isso até…enfim. E até acho legitimo quererem mais dinheiro – até eu gostaria disso, chiça! A questão do timing é que parece ter sido um enorme tiro no pé, mas isso já é outra discussão e um bocado ultrapassada…

Cumps à Comunidade

Jetstream
03-10-09, 17:31
Grande Pagoda

É sempre um prazer lêr a tua "Prosa"!! :)

Confesso que ainda não fui ler as 7 páginas do Tópico,mas tenho a certeza que teremos alguns post's com muito interesse,entre os muitos outros do costume! ;D

Por um lado gostaria e MUITO que a TAP fosse privatizada o quanto antes..mas depois para onde iriam os meus impostos?? ::) Algum outro "Departamento de Estado"??..Algum Banco em falência??..ajuda a algum Clube de Futebol em perdões fiscais,terrenos publicos ou Estádios/Pavilhões?? É que eu prefiro que os MEUS impostos vão SÓ para a TAP!!!!(desculpem-me a ironia,e a falta de um post com nivel)

Abraços

macaroni
03-10-09, 18:22
Boas a todos,

Por falar na privatização; das grandes companhias europeias ou mesmo mundiais, sabem dizer quais as que são públicas ou privadas? AF, LH, BA, IB,... ? E o seu estado.

Abc

Kaitak
03-10-09, 19:50
"Por falar na privatização; das grandes companhias europeias ou mesmo mundiais, sabem dizer quais as que são públicas ou privadas? AF, LH, BA, IB,... ? E o seu estado."

Na Europa ocidental neste momento só a TAP é do estado. Que eu saiba em toda a Europa só algumas (muito pequenas) companhias são do estado (CSA, LOT).

OLIVEIRA
03-10-09, 20:05
Boa noite,

Todos os Acordos de Empresa/Contratos Colectivos de Trabalho para terem força legal têm que ser publicados no B.T.E. (boletim do trabalho e emprego) do Ministério do Trabalho.
Nunca andei à procura, mas julgo que com uma "busca" paciente no(s) site(s) do Ministério do Trabalho chegará lá. (a legislação laboral é pública)

editado para acrescentar:(a legislação laboral é pública)

no site
http://www.dgeep.mtss.gov.pt/edicoes/bte/

O BTE Digital está online

Efectuar pesquisa avançada

E no CAE por o 62- Transportes aéreos.

E encontram tudo e mais alguma coisa.... 0012394

Manuel Oliveira

Jetstream
03-10-09, 20:23
Curioso que de um tópico onde se "discute/comenta" o "Futuro" da TAP,já se esteja em pesquisa aos Acordos de Empresa da mesma com os seus Funcionários!!
Será que algum de vós terá alguma idéia para "alterar" os mesmos??(leiam-nos de fio a pavio e deleitem-se,pois vão ter leitura para uns dias!!..já agora vejam se conseguem perceber tudo)!! ;D ;)

Quanto ao futuro da Empresa apenas tenho como desejo,que se continue a ver o nome TAP Portugal em Aeroportos de todo o Mundo!!(E não uma qualquer Aerolineas dji Portugal) :-[

Abraços

Kaitak
03-10-09, 20:45
"Será que algum de vós terá alguma idéia para "alterar" os mesmos??"

É obvio que não ou se forem alterados serão ainda para serem mais escandalosamente a favor dos trabalhadores prejudicando ainda mais a empresa.

Ou será que a TAP pode fazer greve aos ordenados para tentar obter o que é reivindicado pela empresa? :-) LOL

Jetstream
03-10-09, 22:40
"Será que algum de vós terá alguma idéia para "alterar" os mesmos??"

É obvio que não ou se forem alterados serão ainda para serem mais escandalosamente a favor dos trabalhadores prejudicando ainda mais a empresa.

Ou será que a TAP pode fazer greve aos ordenados para tentar obter o que é reivindicado pela empresa? :-) LOL

A ultima frase é Linda...ficou gravada!!
(No entanto é inconsequente,porque o que é reivindicado pela Empresa,é cumprido pelos Funcionários..pelo menos,por aqueles que TRABALHAM ;))

Grande Abraço

IgrejaR
03-10-09, 23:14
Tendo lido tudo o que por aqui se disse, parece-me que começa a enraizar-se a ideia de uma TAP privatizada, pelo menos na malta que tende a acompanhar a mesma. Será que a nível do povão a ideia seria tão bem aceite? Por mim, sou forçado a concordar com o Kaitak. Uma TAP totalmente privada seria uma solução muito mais racional, e muito melhor para a sustentabilidade da mesma, sem ministros a meter cunhas, ou pelo menos com menor poder de influência. Sim, porque não se esqueçam que a administração do Eng. Fernando Pinto (que ao que parece tem feito um trabalho positivo) volta e meia sofrem pressões para efectuar certos negócios (vide PGA).

É óbvio que os pilotos, pelo menos na maioria, conhecem a realidade da empresa, e possivelmente terão tentado entalar os decisores com o timing da greve, mas a opinião pública não aceita os seus argumentos, e acabaram entalados... Eu pessoalmente acho insultuoso advogar aumentos de 9%, independentemente das circunstâncias, e como eu, a maioria da classe média.

A não ser que a intenção seja forçar o encerramento da TAP e abertura de uma companhia privada ao lado, mais bem gerida... Mas não me parece, será? ???

Tarzan
04-10-09, 00:15
O que fariam os bancários, os advogados, médicos, funcionários públicos, autarcas, escritorários, notários, jardineiros, juízes, policias, professores, administradores, CTA's, etc. se nem pela inflacção fossem aumentados durante 10 ou 11 anos?
Se ao longo desses anos fossem recebendo pancadinhas nas costas, aumentando a produtividade e a carga horária, mas aumentos zero?
Se, apesar de serem dos profissionais com menor absentismo, lhes retirassem previlégios de viagens por terem baixas por acidentes de trabalho (ex. barotraumatismo)?
Se cada vez que começassem negociações, estas se arrastavam tanto no tempo que aparecia um 11 de Setembro, uma gripe qualquer, uma escalada no petróleo ou uma crise mundial, que tornava as negociações inoportunas?
Que fizessem sacrificios reconhecidos na altura pela empresa, mas quando finalmente pedissem o que têm direito, lhes chamassem mimados, inoportunos e irresponsáveis e que eram os culpados pelas desgraças da empresa...

Já estamos a viver em comunismo?
Não se pode ser aumentado enquanto o picas do eléctrico não ganhar o mesmo que o piloto?
Todos os profissionais têm direito a ter expectativas. E quando se vai para diferentes profissões (por gosto ou por falta de opção), têm-se também expectativas diferentes. Mas todos têm limites.

Uma coisa posso garantir: Quando esta crise passar vai aparecer qualquer outro obstáculo na aviação. O que vai tornar quaisquer negociações inoportunas... pelo menos é essa a estatistica dos últimos 11 anos.

Sobre a greve antes das eleições, não posso garantir, mas parece-me que entre a assembleia do SPAC e a greve de pilotos, passou-se mais ou menos o tempo minimo legal de aviso de greve. E nada mais.

Já agora (quem não sabe fica a saber), a TAP é um dos maiores (senão o maior) exportador Português (entre as empresas de capital Português).
E tem tido um problema ao longo dos últimos 35 anos: É (mal) gerida por boys dos partidos, anda ao sabor da vontade de ministros, mas ao contrário das empresas privadas, não pode receber capitais. Uma clássica situação de nem f#$%& nem saem de cima (que pena, isto estava tão bonito...).

Em suma, a culpa é dos irresponsáveis dos pilotos.

Um abraço

fatimafelix
04-10-09, 01:12
Há muito tempo se fala da viabilização da TAP e a necessidade de controlar os custo e tornar a empresa pelo menos saldo positivo de um euro.
Esta gestão tem feito tudo para viabilizar a companhia, mas nestes dois últimos anos têm sido dificeis de ultrapassar por diversos factores um deles o aumento do combustível e outro a crise economica internacional.
Quanto às opiniões sobre o futuro da companhia em que muitos alvitram o seu encerramento e abrir no «dia seguinte» com outro nome é o pior que podia acontecer ao país. Se assim for a decisão, estaremos perante uma insolvência e a companhia não pagaria a nenhum fornecedor. So aqui quantas empresas fornecem serviços à TAP e vivem da TAP e muitas delas iam ficar sem receber algo? Para a gestão era fácil, não se paga nada, fecha-se, abre-se no dia seguinte «salvo seja»porque se for para fechar e abrir no outro dia
com o mesmo pessoal então porquê fechar? evidente que teriam que abrir outra com outra dimensão e com outros contratos de
trabalho e naturalmente 50% do pessoal iria para o desemprego
Por outro lado os passageiros com bilhetes TAP não serão aceites em nenhuma companhia porque a nova companhia deverá cumprir outros regulamentos em termos de contrato de tranporte/bilhetes de avião;
Se não sabem ficam a saber que quando foi a falência da SR e da SN (swissair e sabena ) os psgrs que estavam de retorno tiveram que comprar novos tkts para viajar. Já com encerramento da Varig aconteceu o mesmo. Vi muitos psgrs aflitos que no dia de embarque esses bilhetes não valiam nada.
Abrir outra companhia no dia seguinte é pura ficção, as pessoas são de memória CURTA com o que se passou na Suiça e na Bélgica, para não falar no Brasil.
Basta parar um dia em Portugal para podermos ver o caos.Faço fotos que a TAP ultrapasse estes maus momentos

fatimafelix
04-10-09, 01:26
José Sócrates estará a estudar o encerramento da TAP e a transferência dos seus activos e pessoal para uma nova companhia aérea? A notícia, avançada na edição de ontem do "Sol", não é confirmada por nenhuma das partes.

A proibição da Comissão Europeia de novas ajudas financeiras do Estado e a crise mundial do mercado de transporte aéreo que inviabilizou a privatização prevista, poderão levar assim o novo Executivo a seguir os exemplos dos governos suíços e belga.

Segundo o semanário, para o secretário de Estado da tutela, Paulo Campos, esta hipótese "não tem qualquer fundamento". E explicou que da parte da administração da companhia aérea nunca chegou à tutela qualquer proposta.

Contactada pelo o JN, a empresa não comentou a notícia. Já o sindicato dos pilotos da TAP parece não estar preocupado com os rumores, até porque "o secretário de Estado não coloca este cenário sobre a mesa, e para que isso acontecesse o primeiro sinal seria a demissão da actual administração", avançou fonte oficial. http://jn.sapo.pt/paginainicial/economia/default.aspx

fatimafelix
04-10-09, 02:34
Os políticos estão nesta campanha como os pilotos estão para a TAP: querem ganhar eles, custe o custar, aos outros. Os argumentos da sua vitória podem significar a ruína colectiva, mas no fundo todos crêem no mito da viabilidade eterna: alguém há-de pagar, isto nunca fecha.

Os políticos estão nesta campanha como os pilotos estão para a TAP: querem ganhar eles, custe o custar, aos outros. Os argumentos da sua vitória podem significar a ruína colectiva, mas no fundo todos crêem no mito da viabilidade eterna: alguém há-de pagar, isto nunca fecha.

Primeiro, a TAP. Claro que isto um dia fecha. Não é por causa desta greve oportunista dos pilotos, em cima das eleições. Mas é com a sua prestimosa ajuda. A reivindicação de aumentos salariais dos pilotos nesta altura tem tanto cabimento como enfiar um melão num quebra-nozes. A não ser que já estejam a constituir-se como comissão de credores antecipada, para que a TAP lhes fique a dever mais dinheiro quando falir.

Pela terceira vez escrevo: a TAP está em falência técnica. Não é uma abstracção, é uma necessidade concreta de injecção de capital que o accionista Estado está impedido de dar, por Bruxelas. Sem privados interessados em entrar no capital, pode restar como solução fazer como na Helvécia: fecharam a Swissair, abriram ao lado a Swiss, deixando credores e "direitos adquiridos" pelo caminho. E isto não é "bluff" de administrador, qualquer contabilista o vê.

Este fanatismo na TAP só pode existir porque as ameaças de falência não são levadas a sério. No último ano, a pretexto da crise, o Estado tornou-se uma unidade de salvados, sem critério algum que não fosse o número de trabalhadores de uma empresa aflita ou a sua mediatização. Este ciclo da bondade veda o aumento de desemprego mas entope o ciclo de renovação empresarial. E reproduz a aparente inexistência de risco: o Estado salva, o Estado protege, o Estado está, paga, fia, empresta.

É uma patranha. A mesma que se ouve cansativamente nesta campanha, um desfile de propostas despesistas com total e irresponsável ausência de preocupação com as contas públicas.

Em Portugal tivemos a tragédia de a crise financeira servir de placebo para a crise económica e de concluirmos que, afinal, é preciso mais Estado. Não é. É preciso mais regulação, mais controlo e sindicância, é preciso (sempre foi) investimento público de curta duração para compensar as arritmias de uma recessão, mas não é preciso mais Estado. Mais Estado é mais impostos. Tem-no sido sempre.

Na Alemanha, também em eleições, os liberais estão perto de regressar ao poder. Em Inglaterra, os partidos estão a discutir onde vão cortar despesa pública. Em Espanha, só dá aumento de impostos. Mas em Portugal, desnovela--se quem dá mais subsídios, apoios sociais, baixa de impostos, incentivos. O irrealismo é tão grande quanto o dos pilotos da TAP. Mas a deputados pede-se mais responsabilidade que aos sindicalistas.

O drama português é o empobrecimento, absoluto e relativo. É sermos campeões da falta de produtividade. É a desigualdade, a baixa riqueza, a tributação. O Compromisso Portugal tinha razão. Medina Carreira tem razão. Vítor Bento escreveu um livro que devia ser literatura obrigatória depois das escolas e antes das escolhas.

Os melhores ministros do Governo que agora cessa, Vieira da Silva e Teixeira dos Santos (e Correia de Campos, que saiu a meio do tempo), praticaram governação responsável. Mas são ilhas neste regabofe eleitoralista que, da Esquerda à Direita, vai eleger 230 suaves deputados cujos delírios despesistas serão pagos em violentas prestações por um País em vertigem. Ao contrário da TAP, contudo, não é possível fechá-lo e abrir outro ao lado.http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS_OPINION&id=388145

IgrejaR
04-10-09, 11:16
ificios reconhecidos na altura pela empresa, mas quando finalmente pedissem o que têm direito, lhes chamassem mimados, inoportunos eO que fariam os bancários, os advogados, médicos, funcionários públicos, autarcas, escritorários, notários, jardineiros, juízes, policias, professores, administradores, CTA's, etc. se nem pela inflacção fossem aumentados durante 10 ou 11 anos?
Se ao longo desses anos fossem recebendo pancadinhas nas costas, aumentando a produtividade e a carga horária, mas aumentos zero?
Se, apesar de serem dos profissionais com menor absentismo, lhes retirassem previlégios de viagens por terem baixas por acidentes de trabalho (ex. barotraumatismo)?

Já estamos a viver em comunismo?
Não se pode ser aumentado enquanto o picas do eléctrico não ganhar o mesmo que o piloto?
Todos os profissionais têm direito a ter expectativas. E quando se vai para diferentes profissões (por gosto ou por falta de opção), têm-se também expectativas diferentes. Mas todos têm limites.

Em suma, a culpa é dos irresponsáveis dos pilotos.

Caríssimo, longe de mim advogar o comunismo ou igualitarismo de pilotos de aviação com outras profissões, até porque tenho perfeita consciência do custo financeiro e pessoal que implica uma opção desse tipo, mas daquilo que me é dado a conhecer, e posso estar enganado, é que a classe de pilotos da TAP quando comparada com os pilotos da SATA, PGA ou outra companhia aérea nacional (que é com quem tem de se comparar) e até de várias companhias de bandeira da UE, não são nada mal pagos, mesmo com esses anos sem aumentos.

Também não penso que ninguém nega que os pilotos têm todo o direito de procurar melhorar as suas condições, agora temos é de olhar para a realidade. Considerações s/ a gestão à parte, o que é certo é que a TAP não está bem, e não estando bem será sensato parar a empresa com reivindicações salariais? Da classe em questão?

Já disse isto e reafirmo. "Alegremente a caminhar para o abismo".

publico
04-10-09, 15:54
Ricardo,

"Isso é mesmo passar uma imagem muito fraca dos pilotos. Parece que nem capazes de formar opinião têm."

E muitos não são. A opinião que tem é a que lhes é vendida diariamente no cockpit por alguns comandantes que em muitos casos não conhecem outra realidade laboral que não seja a da TAP.

"Só alguém com personalidade um pouco fraca se deixa levar pelas opiniões dos outros por ter medo de represálias. Na Tap não será diferente."

Onde há quem, com responsabilidades, proclame alto e bom som que "a TAP não é uma democracia", tire daí as suas conclusões.

LisbonJet
04-10-09, 22:28
Não tenho orgulhos numa empresa que para um vôo de longo curso destaca 1 supervisor de cabine, 3 SFA e 7 ou 8 FAs. Numa privada bastava 1 SFA e os restantes seriam FAs. Nisto não tenho orgulho.

Não fazendo qualquer consideração sobre a razoabilidade da composição das tripulações de longo curso, devo referir que não é nada de exclusivo.

No acidente do voo AF447, percebi que a tripulação de cabine tinha os seguintes elementos:

Tripulação comercial (comissários de bordo)

Chefe de cabine principal :

■Nacionalidade francesa
■49 anos
■Entrou na companhia em 1985

2 chefes de cabine :

■Nacionalidade francesa
■54 e 46 anos
■Entraram na companhia em 1981 e em 1989

6 comissárias e comissários

■5 de nacionalidade francesa e 1 de nacionalidade brasileira
■Entre 24 e 44 anos
■Entraram na companhia entre 1996 e 2007

Isto para um Airbus A330 com 219 lugares e duas classes de serviço. A TAP voa com 1 S/C, 2 C/C e 7 F/A em A330/40 com duas classes de serviço e 50 lugares a mais que o A330 da AF. Pelo menos em comparação com a Air France não me parece assim tão desfasado.

redeagle69
05-10-09, 00:52
Só posso falar do que tenho conhecimento , a nível de Carga em Lisboa , tem subido bastante , tanto a nível de exportação como de importação , de realçar Luanda ( as obras do Aeroporto e a CAN , é sempre a bombar ) e Brasil ( todos os destinos muito compostos ) , pena cada vez haver menos pessoal e trabalho em crescendo , tem uma vantagem , nem se dá pelo tempo passar , abraço.

Aviation Lover
05-10-09, 15:54
Eu acho que é legítimo que as pessoas peçam melhores condições salariais, mas pedir num momento pré-eleitoral e quando uma empresa tem 280 milhões de euros de resultados negativos no ano anterior, parece-me excessivo.
Parece-me também que se a TAP fechar e abrir outra vez já privatizada, não vai levar tudo atrás. Nessa altura será de esperar que façam uma "limpeza" a todos os níveis, como fizeram a Swiss ou a Sabena. As possíveis vantagens em termos de gestão para a empresa após uma re-abertura e privatização são o fim das greves, da contestação, do poder dos sindicatos... enfim, passamos a ter uma empresa igual a tantas outras que existem em Portugal em que os empregados ganham mal e não se podem queixar muito. A empresa fica mais competitiva e quem perde são os trabalhadores.

jcmpsousa
05-10-09, 16:32
Tendo lido tudo o que por aqui se disse, parece-me que começa a enraizar-se a ideia de uma TAP privatizada, pelo menos na malta que tende a acompanhar a mesma. Será que a nível do povão a ideia seria tão bem aceite? Por mim, sou forçado a concordar com o Kaitak. Uma TAP totalmente privada seria uma solução muito mais racional, e muito melhor para a sustentabilidade da mesma, sem ministros a meter cunhas, ou pelo menos com menor poder de influência. Sim, porque não se esqueçam que a administração do Eng. Fernando Pinto (que ao que parece tem feito um trabalho positivo) volta e meia sofrem pressões para efectuar certos negócios (vide PGA).

É óbvio que os pilotos, pelo menos na maioria, conhecem a realidade da empresa, e possivelmente terão tentado entalar os decisores com o timing da greve, mas a opinião pública não aceita os seus argumentos, e acabaram entalados... Eu pessoalmente acho insultuoso advogar aumentos de 9%, independentemente das circunstâncias, e como eu, a maioria da classe média.

A não ser que a intenção seja forçar o encerramento da TAP e abertura de uma companhia privada ao lado, mais bem gerida... Mas não me parece, será? ???

Não digo encerramento, mas um redimensionamento a meu ver é necessário.
Vamos ver o que este novo governo tem em carteira, e se haverá coragem politica para fazer alguma coisa.

Abade
05-10-09, 22:28
Fala-se muito da TAP e dos vencimentos dos funcionários. Reparem que apesarem de representarem um custo considerável, no meio da facturação da TAP não é assim tanto. E se vamos falar de obscenidades vejam os vencimentos dos administradores e relativos prémios. E se calhar alguns recebidos de forma indevida. Todos os anos é o pior ano da TAP e todos os anos esperam terminar com lucros. Reparem, eu como funcionário TAP sei muito pouco das suas finanças e acho que os Sindicatos também não são devidamente esclarecidos o que provoca estes braços de ferro. Afinal, nós, funcionários, não podemos reinvidicar aumentos mas a administração pode escolher impunemente onde esbanjar o dinheiro... Antes de falar mal dos salários devia-se "esmiuçar" o tipo de gestão deste executivo..
Apesar de tudo, como tinha dito, não concordei com esta última greve dos pilotos.

tp1956
06-10-09, 00:23
Plano de recuperação da TAP está pronto e prevê privatização

Conclusões do Comité de Reestruturação da empresa serão entregues nas próximas semanas ao Governo.

http://img.rtp.pt/icm//thumb/phpThumb.php?src=/noticias/images/f1/f1d8b53e9f7f3523fe50117b16fcf167&w=385&sx=40&sy=0&sw=1131&sh=793&q=75
Está concluído o Plano de Recuperação da TAP.

O primeiro esboço do que promete ser o modelo de recapitalização da TAP será entregue ao Governo por Carlos Veiga Anjos nos próximos dias. Sem adiantar as medidas sugeridas à tutela, o presidente do Comité de Reestruturação Económico-Financeira da transportadora áerea portuguesa confirmou que "o primeiro ‘draft' será entregue nas próximas duas semanas".

Este grupo de trabalho foi criado pelo Governo na última assembleia-geral da TAP, com a missão de se focar na "concretização de um plano de capitalização da companhia, desenvolvendo acções para a captura de ‘cash-flow' no curto-prazo", bem como no desenvolvimento das condições para a concretização do processo de privatização da companhia". O objectivo do governo é equilibrar a saúde financeira da TAP que fechou o primeiro semestre do ano "com capitais próprios negativos de 247,2 milhões de euros", segundo o relatório da Parpública.

Também os resultados da TAP continuam no vermelho. Entre Janeiro e Julho a companhia apresentou prejuízos de 65 milhões de euros, montante que representa, ainda assim, uma melhoria de 59,3% face a igual período de 2008, mas que poderá ser insuficiente para cumprir a meta de lucros de oito milhões prevista por Fernando Pinto. Principalmente depois da greve dos pilotos que, ao valor de 2007, terá custado à empresa cerca de 10 milhões de euros. Para esta quarta-feira a administração da TAP tem marcada uma reunião com os pilotos.

in Hermínia Saraiva , Diário Económico. (http://economico.sapo.pt/noticias/plano-de-recuperacao-da-tap-esta-pronto-e-preve-privatizacao_71269.html)

tp1956
06-10-09, 15:54
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou hoje que a eventual privatização da TAP seria "má para o país, sustentando que esse cenário iria prejudicar a economia nacional, a empresa e os seus trabalhadores.

http://www.abola.pt/img/fotos/mundos/politicos/jeronimosousa1.JPG

O líder comunista reagia à manchete de hoje do Diário Económico, que avança que o plano de recuperação da TAP "está pronto e prevê privatização", adiantando que "conclusões do Comité de Reestruturação da empresa serão entregues nas próximas semanas ao Governo".

"Como é que uma empresa nacional, de referência à escala internacional pode ter como solução a privatização?", questionou Jerónimo de Sousa, à margem de uma visita à fábrica Nigel, em Peniche, frisando que se a TAP passar para gestão privada, "perde a economia nacional, perde essa empresa de referência e perdem os trabalhadores."

Jerónimo de Sousa manifestou "uma inquietação profunda" quanto a esta hipótese, referindo que os resultados têm sido desastrosos em situações semelhantes noutras companhias.

"Valia a pena um esforço para defender a TAP, com gestão pública, uma TAP ao serviço da nossa economia nacional, uma empresa de bandeira. Assim também se respeitariam os direitos de quem lá trabalha", sustentou o líder comunista.

in Diário Económico (http://economico.sapo.pt/noticias/privatizacao-da-tap-seria-ma-para-o-pais_71315.html).

tp1956
06-10-09, 16:10
Os pilotos da TAP defendem que o encerramento da companhia aérea portuguesa agravaria a dívida pública em 1,5 mil milhões e deixaria 12 mil colaboradores desempregados.

http://economico.sapo.pt/public/uploads/articles/foto_pagina/tap1_pagina.jpg
Encerramento da TAP levaria ao aumento do desemprego em mais de 12 mil pessoas.

O sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) defende que o encerramento da TAP teria como consequência para o país o "aumento da dívida pública em mais de 1.500 milhões de euros e do défice público em 1,5% do PIB, em 2010, devido ao aumento do desemprego em mais de 12.000 pessoas e ao pagamento de indemnizações por rescisão".

Em comunicado, reagindo à manchete de hoje do Diário Económico, os pilotos avançam que as consequências do encerramento da companhia aérea para o País "serão substâncias", sobretudo após os compromissos feitos, como a construção do Novo Aeroporto de Lisboa. Além disso, os pilotos apontam a redução das exportações em 0,8%, a redução do número de ligações aéreas de Portugal a outros destinos, a perda de quota de mercado, entre outros.

O SPAC defende que a "a acontecer [o encerramento da companhia aérea] não será por culta dos Acordos de Empresa dos trabalhadores ou dos pilotos (...) mas sim por causa dos erros de gestão, como as excessivas compras de aviões ou empresas falidas, financiadas por dívida onerosa".

in Diário Económico (http://economico.sapo.pt/noticias/fim-da-tap-agrava-divida-publica-em-15-mil-milhoes_71329.html)

jcmpsousa
06-10-09, 18:45
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, afirmou hoje que a eventual privatização da TAP seria "má para o país, sustentando que esse cenário iria prejudicar a economia nacional, a empresa e os seus trabalhadores.

http://www.abola.pt/img/fotos/mundos/politicos/jeronimosousa1.JPG

O líder comunista reagia à manchete de hoje do Diário Económico, que avança que o plano de recuperação da TAP "está pronto e prevê privatização", adiantando que "conclusões do Comité de Reestruturação da empresa serão entregues nas próximas semanas ao Governo".

"Como é que uma empresa nacional, de referência à escala internacional pode ter como solução a privatização?", questionou Jerónimo de Sousa, à margem de uma visita à fábrica Nigel, em Peniche, frisando que se a TAP passar para gestão privada, "perde a economia nacional, perde essa empresa de referência e perdem os trabalhadores."

Jerónimo de Sousa manifestou "uma inquietação profunda" quanto a esta hipótese, referindo que os resultados têm sido desastrosos em situações semelhantes noutras companhias.

"Valia a pena um esforço para defender a TAP, com gestão pública, uma TAP ao serviço da nossa economia nacional, uma empresa de bandeira. Assim também se respeitariam os direitos de quem lá trabalha", sustentou o líder comunista.

in Diário Económico (http://economico.sapo.pt/noticias/privatizacao-da-tap-seria-ma-para-o-pais_71315.html).

Pois, pois, é naturalíssima esta opinião.

JC

jcmpsousa
06-10-09, 18:50
Os pilotos da TAP defendem que o encerramento da companhia aérea portuguesa agravaria a dívida pública em 1,5 mil milhões e deixaria 12 mil colaboradores desempregados.

http://economico.sapo.pt/public/uploads/articles/foto_pagina/tap1_pagina.jpg
Encerramento da TAP levaria ao aumento do desemprego em mais de 12 mil pessoas.

O sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) defende que o encerramento da TAP teria como consequência para o país o "aumento da dívida pública em mais de 1.500 milhões de euros e do défice público em 1,5% do PIB, em 2010, devido ao aumento do desemprego em mais de 12.000 pessoas e ao pagamento de indemnizações por rescisão".

Em comunicado, reagindo à manchete de hoje do Diário Económico, os pilotos avançam que as consequências do encerramento da companhia aérea para o País "serão substâncias", sobretudo após os compromissos feitos, como a construção do Novo Aeroporto de Lisboa. Além disso, os pilotos apontam a redução das exportações em 0,8%, a redução do número de ligações aéreas de Portugal a outros destinos, a perda de quota de mercado, entre outros.

O SPAC defende que a "a acontecer [o encerramento da companhia aérea] não será por culta dos Acordos de Empresa dos trabalhadores ou dos pilotos (...) mas sim por causa dos erros de gestão, como as excessivas compras de aviões ou empresas falidas, financiadas por dívida onerosa".

in Diário Económico (http://economico.sapo.pt/noticias/fim-da-tap-agrava-divida-publica-em-15-mil-milhoes_71329.html)

Bem, isto já começa a mexer!
Alguma coisa terá que ser feita.

JC

TomasR
06-10-09, 21:09
Eu tou a ver que muita agua vai correr por baixo desta ponte. Vai demorar muito tempo até que o governo decida o que fazer com a transportadora aerea nacional. Eu acredito que o governo vai recorrer á privatização da TAP de maneira a fazer um travão a esta situção. Enfim logo se verá...

José Alberto
06-10-09, 21:21
É possível que uma empresa que faça parte de uma aliança concorrente à Star Alliance entre no capital da TAP?

Há situações assim hoje em dia?

O que aconteceu entre as companhias e as respectivas alianças?

redeagle69
06-10-09, 21:22
Mas o governo desta vez não tem maioria absoluta , e uma decisão seja ela qual for vai ser difícil de tomar e para ser concretizada tem de haver um consenso geral na sociedade portuguesa , irá ter muita implicação e repercussão a nível nacional , mas alguma coisa tem de ser feita , esperamos que sejam apresentadas propostas com cabeça , tronco e membros , e esperamos que não sejam tomadas decisões precipitadas pela pressão da opinião pública , está muita coisa em jogo , e a vida de milhares de trabalhadores , sejam eles directos ou indirectos.

Abade
06-10-09, 21:42
Como Funcionário TAP afirmo que estou a ficar verdadeiramente preocupado... Só espero que os empregados não saiam prejudicados, mas como tamos a falar de privatizações... Fala-se muito da greve dos pilotos e de outras classes e referentes prejuízos mas as aventuras deste executivo que enterrou milhões não as vejo clarificadas nem sendo consideradas como as principais razões para a TAP estar como está. Foi um esbanjar de milhões em aviões e empresas falidas e contudo os trabalhadores é que são os maus da fita. Afinal já devíamos saber, este é o Portugal onde os "tubarões" ficam impunes...

tp1956
06-10-09, 21:48
É possível que uma empresa que faça parte de uma aliança concorrente à Star Alliance entre no capital da TAP?

Há situações assim hoje em dia?

O que aconteceu entre as companhias e as respectivas alianças?

É.

Na minha opinião, o melhor que nos podia acontecer, atenção: nós -> Portugal, seria a Lufthansa entrar no capital da TAP.

Abade
06-10-09, 21:51
Concordo. Se alguém investir que seja a Lufthansa...

TomasR
06-10-09, 21:58
lembro me de ler um artigo na revista flight a explorar exactamente este tema, e uma das soluçoes apresentadas ou medidas era exactamente o "casamento" com uma outra companhia de maneira a salvar a nossa transportadora aerea. No entanto enquanto procurava a noticia encontrei tambem esta noticia que nao deixa de ser curiosa.

Veja Aqui (http://www.flightmagazine-online.com/index.php?option=com_content&view=article&id=92:taag-e-tap-juntas&catid=50:taag&Itemid=41)

Guga
06-10-09, 22:21
A TAAG a nivel operacional está a anos-luz da TAP e todos sabemos isso agora a nivel financeiro desde que o acordo seja sustentável e rentável, não vejo razão para que não se avançe. Certamente outros foristas que conhecam melhor os factos e a realidade interna da TAAG poderão dar outras opiniões.

Ao entrar na minha caixa de correio, vi isto:
http://noticias.pt.msn.com/article.aspx?cp-documentid=150084692

Abc

Abade
06-10-09, 22:35
A Lufthansa, apesar da crise no sector é talvez a mais rentável companhia aérea Europeia. Diga-se que os funcionários são dos mais bem pagos e ainda à bem pouco tempo fizeram uma greve onde reinvidicaram 9% e levaram 7%. Para provar que altos salários e muitos funcionários não são sinónimo de prejuízo...
Entre outras coisa recorreram ao hedging e procuram uma situação na Europa de quase monopólio. Ainda existe a Lufthansa Itália? Porque não uma Lufthansa Portugal com os mercados de África e Brasil? Ou então TAP subsidiária Lufthansa.

Guga
06-10-09, 22:40
A Lufthansa, apesar da crise no sector é talvez a mais rentável companhia aérea Europeia. Diga-se que os funcionários são dos mais bem pagos e ainda à bem pouco tempo fizeram uma greve onde reinvidicaram 9% e levaram 7%. Para provar que altos salários e muitos funcionários não são sinónimo de prejuízo...
Entre outras coisa recorreram ao hedging e procuram uma situação na Europa de quase monopólio. Ainda existe a Lufthansa Itália? Porque não uma Lufthansa Portugal com os mercados de África e Brasil? Ou então TAP subsidiária Lufthansa.

Pois, caro Abade, "altos salários e muitos funcionários não são sinónimo de crise", numa companhia que dê lucros, o que não está a ser a TAP.
Neste caso, comparar a TAP a Lufthansa, desculpe o termo e não quero ofendê-lo, mas é completamente absurdo.

Abc

Abade
06-10-09, 22:41
Lembro aqui o acordo Air France-KLM, apesar da TAP ser muito pequena quando comparada. Se calhar caminha-se para uma grande companhia de aviação Europeia. Uma British-Lufthansa-AirFrance-KLM-Iberia (LAKIB lol)que simplesmente compra todas as companhias europeias:) .De qualquer modo não concordo na entrada de capitais não europeus. Refiro-me especialmente à TAAG e à TAM brasileira. Países onde não existem direitos dos trabalhadores, ou se existem estão camuflados.

Abade
06-10-09, 22:46
Não ofende e não comparei a companhia em termos de tamanho ou de lucros, comparei apenas em termos de gestão. A TAP não dá lucro porquê? Por causa dos salários? Ou será apenas uma questão de saber gerir bem ou mal?
E mais digo, qualquer companhia pública com lucro ou não lucro em Portugal paga exorbitâncias aos seus altos quadros executivos. E isso meu caro é que é incompatível com más gestões. Ou agora só os funcionários "rasos" é pagam a factura?

Humberto Coelho
06-10-09, 22:56
É.

Na minha opinião, o melhor que nos podia acontecer, atenção: nós -> Portugal, seria a Lufthansa entrar no capital da TAP.

O que foi perguntado era o que acontecia se uma CIA de uma outro grupo que não a star alliance compra-se a tap.
Seria possivel?
Como ficaria a nossa companhia entre perante os 2 grupos?
A privatização com o arrasto de milhões de prejuizo,nao poderia levar à extinção de postos de trabalho a medio prazo e possivel extinção de um simbolo do país a longo prazo?
Não levem a mal as perguntas.

Guga
06-10-09, 23:05
Não ofende e não comparei a companhia em termos de tamanho ou de lucros, comparei apenas em termos de gestão. A TAP não dá lucro porquê? Por causa dos salários? Ou será apenas uma questão de saber gerir bem ou mal?
E mais digo, qualquer companhia pública com lucro ou não lucro em Portugal paga exorbitâncias aos seus altos quadros executivos. E isso meu caro é que é incompatível com más gestões. Ou agora só os funcionários "rasos" é pagam a factura?

Entendeu-me mal mas eu explico não tem problema, a unica coisa que eu quis transmitr foi que neste caso pelo menos isso não se aplica. Quanto aos prejuizos, é claro que a culpa não e do comandante ou da hospedeira. O ano passado disfarçou-se a crise da TAP com o aumento dos combustiveis... Não digo que não tenha contribuido, mas não deve ter sido o unico factor para que isso acontecesse! E sim concordo que a TAP não dê lucros sobretudo por uma gestão deficitária que não conheço tão profundamente como gostaria para poder discutir esta questão de outro modo. Mas por outro lado e vendo a questão de outra maneira também será um bocado injusto dizer que a TAP dá e deu prejuizos graças aos ordenados e prémios dos orgãos de gestão...
Temos que contar as condições de leasings, combustíveis, imprevistos a niveis operacionais, as greves que não ajudam nada embora sejam por um lado justas mas por outro completamente inviáveis, etc...

Abc

Abade
06-10-09, 23:06
Provavelmente seriam extintos milhares de posto de trabalho dependendo do tamanho da companhia que entrasse no capital da TAP. O pessoal mais directamente ligado à operação sofreria menos, contudo os lugares de administração, apoio, logísticas e departamentos comerciais seriam mais afectados. Seriam demasiados funcionários a fazerem a mesma coisa o que os tornaria redundantes... No exemplo da fusão KLM-AirFrance não sei como resolveram esta questão.

onblocks
06-10-09, 23:09
Nos Paises Europeus, Portugal é aquele em que as diferenças salariais entre os, digamos gestores (mesmo que não mereçam o título) e os funcionários é maior.
Ou seja na Alemanha um empresa com 1 gestor que ganhe 20000€, o salário médio é de pelo menos 2000€, mais coisa menos coisa. Sejam empresas privadas ou não privadas.
Nós por cá, é uma desgraça, os gestores, mesmo com prejuizo ganham mais que os alemães com lucro.
Algo está mal no reino de Portugal!

Já não sei se é mesquinhez, ou se estaremos a assistir a um achinesamento social, ia dizer lento mas nem sequer é lento.

É inadmissivel que ao maior prejuízo da TAP, se suceda ou antecipe, talvez o maior prémio por uma "gestão de excelência" suponho, se não é de excelência será de quê?

- A referência aos prémio para a gestão da TAP, são baseadas em diversas noticias que não posso confirmar.

Abade
06-10-09, 23:13
"Mas por outro lado e vendo a questão de outra maneira também será um bocado injusto dizer que a TAP dá e deu prejuizos graças aos ordenados e prémios dos orgãos de gestão..."

A questão é porque é que uma companhia que dá tanto prejuízo ainda paga tanto aos seus administradores...

E compreendi o que tinha transmitido da primeira vez agora na explicação é que fiquei confuso...

"Entendeu-me mal mas eu explico não tem problema, a unica coisa que eu quis transmitr foi que neste caso pelo menos isso não se aplica"

Não se aplica o quê?
Abc

ClearedForTakeOff
06-10-09, 23:16
O PC como de costume tem a soluação para todos os problemas do "capitalismo".

Jerónimo de Sousa diz que privatizar a TAP seria mau para o país
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu esta terça-feira que a eventual privatização da TAP seria "má para o país", afirmando que tal cenário prejudicaria a economia nacional, a empresa e os seus trabalhadore

À margem de uma visita à fábrica Nigel, em Peniche, o líder comunista comentou a manchete de hoje do Diário Económico, que refere que o plano de recuperação da TAP "está pronto e prevê privatização" da empresa, acrescentando que "conclusões do Comité de Reestruturação da empresa serão entregues nas próximas semanas ao Governo".

"Como é que uma empresa nacional, de referência à escala internacional pode ter como solução a privatização?", perguntou Jerónimo de Sousa, considerando que se a TAP passar para gestão privada, "perde a economia nacional, perde essa empresa de referência e perdem os trabalhadores".

O secretário-geral comunista considerou que "uma decisão dessa natureza seria má para o país" e afirmou ter "uma inquietação profunda", referindo que os resultados têm sido desastrosos em situações semelhantes noutras companhias.

"Valia a pena um esforço para defender a TAP, com gestão pública, uma TAP ao serviço da nossa economia nacional, uma empresa de bandeira. Assim também se respeitariam os direitos de quem lá trabalha", sustentou.

Acorda, Cte Air-Foice-Martelo que até a Aeroflot tem Boeings na frota.

tp1956
06-10-09, 23:16
...comparar a TAP a Lufthansa, desculpe o termo e não quero ofendê-lo, mas é completamente absurdo.

Discordo totalmente de si.

A única coisa que a TAP precisa agora é da gestão inteligente da Lufthansa. Os lucros vêm logo a seguir porque em todo resto (manutenção, aeronaves e pessoal) a TAP está nos mesmos níveis da Lufthansa desde que entrou para a Star Alliance. Aliança esta "comandada" pela mesma Lufthansa.

Uma aliança entre as duas empresa não é nada absurdo. É inteligência estratégica de dois parceiros europeus em que um deles, a TAP, passaria a ter lucro no ano seguinte. Não tenho a mínima dúvida.

Cumprimentos,
Filipa.

tp1956
06-10-09, 23:19
É inadmissivel que ao maior prejuízo da TAP, se suceda ou antecipe, talvez o maior prémio por uma "gestão de excelência" suponho, se não é de excelência será de quê?

- A referência aos prémio para a gestão da TAP, são baseadas em diversas noticias que não posso confirmar.

Ninguém receberá prémios no ano de 2009. Que fique claro.

Cumprimentos

Abade
06-10-09, 23:21
Cara Filipa,
Estou consigo na entrada da Lufthansa em capitais TAP. Concordo e já tinha afirmado quando começaram os problemas que seria o melhor para a TAP. Mas como nem tudo são rosas:). Primeiro vejamos se a TAP interessa à Lufthansa, o mercado africano é o mais atractivo e depois vejamos como resolveriam a questão dos funcionários.

Cumprimentos,
Nuno

Abade
06-10-09, 23:23
Ninguém receberá prémios no ano de 2009. Que fique claro.

Cumprimentos

Os prémios de gestão foram relativos ao Ano de 2007

tp1956
06-10-09, 23:31
Os prémios de gestão foram relativos ao Ano de 2007

Não se aplica ao que disse. Nem eu nem o forista falou em 2007. O que o outro forista, e "dono" da citação, referiu foi sobre o ano 2009. E este ano ninguém receberá prémios.

Abade
06-10-09, 23:41
Não se aplica ao que disse. Nem eu nem o forista falou em 2007. O que o outro forista, e "dono" da citação, referiu foi sobre o ano 2009. E este ano ninguém receberá prémios.

Desculpe mas o forista da citação original não referiu 2009. Referiu-se a um prémio de excelência e já que se falou aqui tanto de gestões e prémios calculei que estivesse a falar do único prémio que esta gestão recebeu e foi referente ao ano de 2007.
Lamento se no meu post não referi a citação original mas apenas a sua, foi por lapso.
Cumps

Guga
06-10-09, 23:42
"Mas por outro lado e vendo a questão de outra maneira também será um bocado injusto dizer que a TAP dá e deu prejuizos graças aos ordenados e prémios dos orgãos de gestão..."

A questão é porque é que uma companhia que dá tanto prejuízo ainda paga tanto aos seus administradores...

E compreendi o que tinha transmitido da primeira vez agora na explicação é que fiquei confuso...

"Entendeu-me mal mas eu explico não tem problema, a unica coisa que eu quis transmitr foi que neste caso pelo menos isso não se aplica"

Não se aplica o quê?
Abc

Não se aplica esta regra: "altos salários e muitos funcionários não são sinónimo de crise", embora este não seja o principal problema da TAP.

Abc

Abade
06-10-09, 23:46
Não se aplica esta regra: "altos salários e muitos funcionários não são sinónimo de crise", embora este não seja o principal problema da TAP.

Abc

Eu disse que muitos funcionários e altos salários não são sinónimo de prejuízo, não de crise... E em segundo não acho que seja uma regra para se aplicar ou não. Apenas puxei o exemplo da Lufthansa como modelo de gestão. Sim, sei que são de dimensões e realidades diferentes
Cumps

Guga
06-10-09, 23:56
Discordo totalmente de si.

A única coisa que a TAP precisa agora é da gestão inteligente da Lufthansa. Os lucros vêm logo a seguir porque em todo resto (manutenção, aeronaves e pessoal) a TAP está nos mesmos níveis da Lufthansa desde que entrou para a Star Alliance. Aliança esta "comandada" pela mesma Lufthansa.

Uma aliança entre as duas empresa não é nada absurdo. É inteligência estratégica de dois parceiros europeus em que um deles, a TAP, passaria a ter lucro no ano seguinte. Não tenho a mínima dúvida.

Cumprimentos,
Filipa.

Cara Filipa,

subentendo que a citação que deveria ter feito seria esta:

"Pois, caro Abade, "altos salários e muitos funcionários não são sinónimo de crise", numa companhia que dê lucros, o que não está a ser a TAP.
Neste caso, comparar a TAP a Lufthansa, desculpe o termo e não quero ofendê-lo, mas é completamente absurdo."

Se foi realmente sobre isto que quis discordar, eu vou dizer novamente que muitos funcionários e altos salários não são sinónimo de crise num esquema já montado e a trabalhar como é o caso da Lufthansa, que dá lucro actualmente, mas não se pode aplicar esse mesmo esquema a uma máquina como a TAP, que neste momento a única coisa que não tem deficitária são os funcionários (Pilotos, hospedeiras, comissários, pessoal de terra), a TAPME, e a própria frota. Se temos 5 euros, produzimos mais 5 durante o ano, chegamos ao final do ano e queremos pagar 11, vai faltar um bocadinho assim €, porque 5 + 5 são 10.
Agora se formos à Lufthansa que tem 30, produz 55 ao ano e no fim quer pagar 50, acho muito bem, quem me dera ser piloto lá agora! Mas a questão é que a Lufthansa tem bases para o fazer e a TAP com muita pena minha não tem.

Eu nunca disse, não digo, nem hei de dizer (desculpem o facto de isto soar a Manuela Ferreira Leite), que a TAP não poderá ter esse esquema em funcionamento... Pode, como qualquer outra empresa que dê lucro, e espero que venha a ser assim daqui a poucos anos quando eu for piloto lá, mas actualmente é uma ******** (e mais uma vez não quero insultar ninguém) comparar a Lufthansa à TAP nestes termos.

Penso que desta vez deu para me exprimir melhor,

Um abraço a todos

Guga

Kaitak
07-10-09, 00:07
Analisando os ultimos posts gostaria de comentar o seguinte:
"A única coisa que a TAP precisa agora é da gestão inteligente da Lufthansa. "

Eu adicionaria que a única coisa que a TAP não precisa é das greves poucos inteligentes dos pilotos, por exemplo.

So espero que a proposta de privatização da TAP vá de vez em frente e que não seja mais uma ameaça. Quanto a aquisição por parte da Lufthansa: acho no minímo ridículo que muitos dos trabalhadores (pilotos principalmente) achem que depois de andarem "à boleia" do governo durante tantos anos pensem agora que haverá alguma privado disposto que "pegue" numa empresa totalmente falida e que possam continuar a usufruir das regalias riídiculas à custa da...Lufthansa.

O que mais me preocupa (ou não visto que há outras empresa privadas com mira em muitas rotas da TAP) é que obviamente a TAP terá que ser redimensionada para o país pequeno que somos. Assim a futura TAP não terá mais de 20 ou 30 aviões e todos os jovens que entraram para a mesma recentemente vão ter que sair deixando por lá os eternos responsáveis pelos sindicatos e mau ambiente diário na empresa.

Ou talvez não...caso se crie uma empresa nova (como a Swiss ou SN Brussels) 90% dos seus quadros não pertenciam às velhinhas SABENA/Swissair. Espero que por cá se faça o mesmo. Caso contrário estarão a comprar os mesmos problemas à partida.

Resumindo a minha opinião é simples: privatizem a TAP imediatamente, ponderadamente e com inteligência. A má gestão e abuso por parte de sindicatos vão ter que doer a alguém e alguém terá que ser responsabilizado por tuso isto.

tp1956
07-10-09, 00:07
Cara Filipa...

...mas actualmente é uma ******** (e mais uma vez não quero insultar ninguém) comparar a Lufthansa à TAP nestes termos.

Não querendo, insulta. Temos imensas palavras qualificativas que não insultam. Mas posso bem com isso e continuo a discordar de si.

Cumprimentos,
Filipa

tp1956
07-10-09, 00:10
...que possam (os pilotos) continuar a usufruir das regalias riídiculas à custa da...Lufthansa.

Que regalias "ridículas" tiraria?

Guga
07-10-09, 00:13
Não querendo, insulta. Temos imensas palavras qualificativas que não insultam. Mas posso bem com isso e continuo a discordar de si.

Cumprimentos,
Filipa

Pronto Filipa para ser mais suave eu vou dizer "uma opinião extremamente imponderante e altamente imprudente", mas se pus la "(nao querendo insultar ninguém)", foi exactamente para não ser mal interpretado, pelos vistos mais uma vez não foi entendido como eu pretendia, peço desculpa se mesmo assim a ofendi,

Cumprimentos
Guga

Guga
07-10-09, 00:15
Realmente e pegando na citação da forista filipa, não acho que os pilotos da TAP tenham regalias assim tão especiais e nesse caso peço que nos esclareça nesse campo, Kaitak.

Abc
Guga

Kaitak
07-10-09, 00:16
"Os pilotos da TAP defendem que o encerramento da companhia aérea portuguesa agravaria a dívida pública em 1,5 mil milhões no próximo ano e deixaria mais de 12 mil colaboradores desempregados.

O sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) defende que o encerramento da TAP teria como consequência para o país o "aumento da dívida pública em mais de 1,5 mil milhões de euros e do défice público em 1,5% do PIB, em 2010, devido ao aumento do desemprego em mais de 12 mil pessoas e ao pagamento de indemnizações por rescisão".

Em comunicado, reagindo à manchete de hoje do Diário Económico, os pilotos avançam que as consequências do encerramento da companhia aérea para o país "serão substanciais", sobretudo depois dos compromissos feitos, como a construção do Novo Aeroporto de Lisboa.

Além disso, os pilotos apontam a redução das exportações em 0,8%, a redução do número de ligações aéreas de Portugal a outros destinos, a perda de quota de mercado, entre outros.

O SPAC defende que a "a acontecer [o encerramento da companhia aérea] não será por culpa dos Acordos de Empresa dos trabalhadores ou dos pilotos (...) mas sim por causa dos erros de gestão, como as excessivas compras de aviões ou empresas falidas, financiadas por dívida onerosa"

---------------------------------------------------------------------------------

A propósito deste tópico estava agora a ler o Diário Económico e li um dos mais absurdos comentários. Simplesmente AMAZING. É inacreditável que isto seja possivel. Penso que vivem mesmo noutro planeta (moderadores desculpem o excesso mas isto é mesmo inacreditável! ). :-)

mas o querem afinal estes senhores? Uma companhia 100% detida pelo estado onde ninguém seja responsabilizado por greves injutificáveis? Uma companhia que seja 100% do estado que não tenha que ser bem sucedida, dar lucro e que esmague a concorrência sem mesmo assim ser proveitoso para ela, pois conitnua no vermelho?
Uma companhia que tem o monopólio em 90% das suas rotas de longo curso e que mesmo assim permance, sempre, no vermelho?

Mas afinal o que querem eles? Regalias, salários altos, fazer greve quando lhes apetece?
É o país dos favorzinhos..."deixem lá isto no estado pah, esqueçam a greve para nós podermos estar para aqui à vontade". AMAZING!

PedroGustavo
07-10-09, 00:20
Boa noite,

Entendo que se devem discutir todos os assuntos livremente mas com educação, sem provocações ou insultos, os quais serão imediatamente moderados, podendo ser sujeitos a eliminação parcial ou total e os seus autores advertidos e se persistirem na sua conduta banidos.

Que tal darem uma vista de olhos neste (http://www.aviacaoportugal.net/showthread.php?t=185) tópico?

Cumprimentos

PedroGustavo

Guga
07-10-09, 00:24
Mas afinal o que querem eles? Regalias, salários altos, fazer greve quando lhes apetece?
É o país dos favorzinhos..."deixem lá isto no estado pah, esqueçam a greve para nós podermos estar para aqui à vontade". AMAZING!

Mais uma vez peço, explicite as regalias de que fala caso não se importe.
Como todos sabemos a greve foi feita em tempo de eleições e todos sabemos o que isso significa, mas não nos podemos esquecer que o direito a greve faz parte da nossa constituição... Não acredito que se faça uma greve só porque sim ou que se pense algo do estilo "Vamos lá tentar pá, o Sócrates agora quer é votos vamos lá pedir mais uns porcentozinhos". Mais, como já aqui foi falado não são os funcionários "rasos" que têm culpa da situação da companhia e acho que se esses desempenham o seu papel da maneira a que a TAP nos habituou, o aumento seria mais que merecido. Falar da altura em que o fazem é outra questão...

Cumprimentos
Guga

tp1956
07-10-09, 00:26
mas o querem afinal estes senhores? Uma companhia 100% detida pelo estado onde ninguém seja responsabilizado por greves injutificáveis? Uma companhia que seja 100% do estado que não tenha que ser bem sucedida, dar lucro e que esmague a concorrência sem mesmo assim ser proveitoso para ela, pois conitnua no vermelho?
Uma companhia que tem o monopólio em 90% das suas rotas de longo curso e que mesmo assim permance, sempre, no vermelho?

Perceba que mesmo dando prejuízo, continua a ser a 3ª maior exportadora de serviços. Contribui mais para o PIB do que a Autoeuropa, gera à sua volta, cerca de 120.000 mil postos de trabalho (13.000 são directos) e exclua-se aqui o turismo (Hoteis, restaurantes, agências, etc tetc).

A TAP gera economia. Por isso o prejuízo é, por vezes, assumido.

Há coisas assim. A Carris, a CP, os Metropolitanos, nunca darão lucro. Mas são necessários. As pessoas enquanto necessitarem de se transportar tudo isto existirá.

O meu 1º parágrafo foi um esclarecimento e são os factos. O 2º foi apenas uma reflexão.

Kaitak
07-10-09, 00:26
"Que regalias "ridículas" tiraria?"

Diga-me por exemplo qual o valor das ajudas de custo recebidas por estadia por um tripulante PNT e PNC da TAP por escala?

Diga-me também o valor do jubileu dado a cada Cmdt quando se reforma.

Já agora está o PNT/PNC da TAP disponível para reduzir o valor do seu vencimento em 50% em contrapartida de manter, nos próximo dois anos, o nr de tripulantes da TAP? Ou preferem que seja um "privado" a arcar com estas despesas? Relembro que é prática cmum nos EUA reduzir-se o salário dos trabalhadores até que a empresa volte a estar saudável. Será que o feedback dos tripulantes da TAP será o mesmo?

Kaitak
07-10-09, 00:28
"Perceba que mesmo dando prejuízo, continua a ser a 3ª maior exportadora de serviços. Contribui mais para o PIB do que a Autoeuropa, gera à sua volta, cerca de 120.000 mil postos de trabalho (13.000 são directos) e exclua-se aqui o turismo (Hoteis, restaurantes, agências, etc tetc)."

O que interessa isso? Há privados que substituiriam a TAP e dariam lucro!!! Assim não só seriam o maior exportador do país como também pagariam IRC. Aliás o valor de impostos pago pela TAP deve ser anulado pelo seu prejuízo.

"A TAP gera economia. Por isso o prejuízo é, por vezes, assumido."

Simplesmente penso que já não argumentos que vos defendam.

"Há coisas assim. A Carris, a CP, os Metropolitanos, nunca darão lucro. Mas são necessários. As pessoas enquanto necessitarem de se transportar tudo isto existirá."

Há concorrência pronta a arrancar e substituir a TAP.

Abade
07-10-09, 00:32
Cara Filipa,

subentendo que a citação que deveria ter feito seria esta:

"Pois, caro Abade, "altos salários e muitos funcionários não são sinónimo de crise", numa companhia que dê lucros, o que não está a ser a TAP.
Neste caso, comparar a TAP a Lufthansa, desculpe o termo e não quero ofendê-lo, mas é completamente absurdo."

Se foi realmente sobre isto que quis discordar, eu vou dizer novamente que muitos funcionários e altos salários não são sinónimo de crise num esquema já montado e a trabalhar como é o caso da Lufthansa, que dá lucro actualmente, mas não se pode aplicar esse mesmo esquema a uma máquina como a TAP, que neste momento a única coisa que não tem deficitária são os funcionários (Pilotos, hospedeiras, comissários, pessoal de terra), a TAPME, e a própria frota. Se temos 5 euros, produzimos mais 5 durante o ano, chegamos ao final do ano e queremos pagar 11, vai faltar um bocadinho assim €, porque 5 + 5 são 10.
Agora se formos à Lufthansa que tem 30, produz 55 ao ano e no fim quer pagar 50, acho muito bem, quem me dera ser piloto lá agora! Mas a questão é que a Lufthansa tem bases para o fazer e a TAP com muita pena minha não tem.

Eu nunca disse, não digo, nem hei de dizer (desculpem o facto de isto soar a Manuela Ferreira Leite), que a TAP não poderá ter esse esquema em funcionamento... Pode, como qualquer outra empresa que dê lucro, e espero que venha a ser assim daqui a poucos anos quando eu for piloto lá, mas actualmente é uma ******** (e mais uma vez não quero insultar ninguém) comparar a Lufthansa à TAP nestes termos.

Penso que desta vez deu para me exprimir melhor,

Um abraço a todos

Guga

Caro,
Com certeza quereria escrever "*******". E pronto, já entendemos que defende a sua posição mesmo baseando as suas conclusões mais em ideias feitas do que propriamente conclusões fundamentadas. Em que se baseia para concluir o que é excedentário ou deficitário na TAP? Ou simplesmente resume uma gestão de uma companhia aeronáutica a "esquemas" como refere. Para si é simples, o esquema Lufthansa não é comparável como o esquema da TAP. A verdadeira *******, sem querer ofender ninguém claro!, é tirar conclusões precipitadas sem primeiro perceber o que leu em primeiro lugar. Tanto escreveu que acabou por concordar basicamente em tudo o que foi dito. A sua pedra no sapato foi uma comparação que em primeiro lugar não foi feita nos moldes que aqui anunciou apenas insistindo por pura *******, sem querer ofender claro está!

Guga
07-10-09, 00:32
"Há coisas assim. A Carris, a CP, os Metropolitanos, nunca darão lucro. Mas são necessários. As pessoas enquanto necessitarem de se transportar tudo isto existirá."

Pois há organismos prontos a seguir e a substituir a TAP, e agora eu pergunto, serão rentaveis?

Pois...LOL

Abc
Guga

Kaitak
07-10-09, 00:36
"Pois há organismos prontos a seguir e a substituir a TAP, e agora eu pergunto, serão rentaveis?"

Respsta muito simples: se forem privados não queremos nem saber. Paguem o que quiserem e façam o quiserem.

O que sabemos agora e que andamos a sustentar um elefante do qual todos estão fartos e poucos precisam, a não ser os que lá trabalham.

Guga
07-10-09, 00:39
Caro,
Com certeza quereria escrever "*******". E pronto, já entendemos que defende a sua posição mesmo baseando as suas conclusões mais em ideias feitas do que propriamente conclusões fundamentadas. Em que se baseia para concluir o que é excedentário ou deficitário na TAP? Ou simplesmente resume uma gestão de uma companhia aeronáutica a "esquemas" como refere. Para si é simples, o esquema Lufthansa não é comparável como o esquema da TAP. A verdadeira *******, sem querer ofender ninguém claro!, é tirar conclusões precipitadas sem primeiro perceber o que leu em primeiro lugar. Tanto escreveu que acabou por concordar basicamente em tudo o que foi dito. A sua pedra no sapato foi uma comparação que em primeiro lugar não foi feita nos moldes que aqui anunciou apenas insistindo por pura *******, sem querer ofender claro está!

Ter atenção quando se le um post que se vai criticar é F-U-L-C-R-A-L!
Ideias feitas? Explique!!
Esquemas (de gestão), a forma, a mecânica de uma empresa, a maneira como a máquina trabalha e gera riqueza!
Quando não se sabe como aumentar o número de posts, somos levados a fazer burrices (sem querer ofender é claro!!), de uma vez por todas entenda que a única coisa que quis dizer foi que não se pode comparar a gestão e os ordenados de uma companhia com os fundos actuais da Lufthansa à TAP, porque caso não saiba, é ligeiramente diferente dirigir uma empresa com um buraco financeiro do que uma com saldo positivo!

Um abraço e espero que não isto não puxe nenhuma ******* (sem ofensa é claro)

Guga

Guga
07-10-09, 00:40
"Pois há organismos prontos a seguir e a substituir a TAP, e agora eu pergunto, serão rentaveis?"

Respsta muito simples: se forem privados não queremos nem saber. Paguem o que quiserem e façam o quiserem.

O que sabemos agora e que andamos a sustentar um elefante do qual todos estão fartos e poucos precisam, a não ser os que lá trabalham.

Isso nós sabemos, mas por outro lado, quem é o privado que vai investir nisso? Eu não seria, pelo menos na situação actual

Abc
Guga

Abade
07-10-09, 00:43
Para o Kaitak é simples...acabam-se com as greves dos pilotos e a TAP magicamente passa a dar lucros.
Quero aqui dizer que também não concordei com o timing da greve mas é preciso esclarecer quem é o verdadeiro culpado da situação actual da TAP. É fácil atirar com culpas aos funcionários sejam eles quais forem e pelas variadas razões. "trabalhadores a mais", "bem pagos", "excesso de regalias", "não fazem nada". É o costume...culpa-se o pequenino enquanto os verdadeiros responsáveis andam de cargo em cargo a brincar com milhões. Se a empresa está como está há cabeças que tem que rolar primeiro do que as dos funcionários TAP.

tp1956
07-10-09, 00:43
Diga-me por exemplo qual o valor das ajudas de custo recebidas por estadia por um tripulante PNT e PNC da TAP por escala?

As ajudas de custo são isso mesmo, parte variável do rendimento, tal como o seu subsídio de almoço, um telemóvel/portátil, um carro, uma casa(!), as então famosas ajudas de custo numa eventual deslocação sua ao estrangeiro a mando da sua empresa, etc. As nossas servem para almoçar, jantar e lavar roupa etc.
Varia como nível do custo de vida de cada destino e permite que não se coma em MacDonalds (apesar de ser a vontade de muitos) o que penso ser razoável visto não ser fã e compensa-me o facto de não ter a cozinha e máquinas da roupa e passar a ferro, em cada quarto de Hotel que cada tripulante fica.

Faz parte de um seguro que é pago em 70% pelo próprio piloto. É dele desde o início. Não seja invejoso.

Já agora está o PNT/PNC da TAP disponível para reduzir o valor do seu vencimento em 50% em contrapartida de manter, nos próximo dois anos, o nr de tripulantes da TAP? Ou preferem que seja um "privado" a arcar com estas despesas? Relembro que é prática cmum nos EUA reduzir-se o salário dos trabalhadores até que a empresa volte a estar saudável. Será que o feedback dos tripulantes da TAP será o mesmo?

Por mim falo como você também não fala por todos nós (TAP). E eu digo-lhe que sim. Sou e serei sempre solidária com os meus colegas caso seja necessário. Mas reforço que o problema da TAP não são os salários. Por isso não será necessário. Já agora acrescento que em nenhuma empresa americana se reduziu em 50% os salários e não é prática comum.
E nós, não somos americanos!:rolleyes:

http://img3.imageshack.us/img3/9422/89629968.jpg

"Um senhor dentro do autocarro vê outro senhor sentado num Porshe. Em vez de pensar na forma, de um dia poder ter um carro destes também, deseja que o senhor que tem um Porshe também ande de autocarro como ele. Um dia."

Cumprimentos,

Filipa.

Abade
07-10-09, 00:52
Ter atenção quando se le um post que se vai criticar é F-U-L-C-R-A-L!
Ideias feitas? Explique!!
Esquemas (de gestão), a forma, a mecânica de uma empresa, a maneira como a máquina trabalha e se move!
Quando não se sabe como aumentar o número de posts, somos levados a fazer burrices (sem querer ofender é claro!!), de uma vez por todas entenda que a única coisa que quis dizer foi que não se pode comparar a gestão e os ordenados de uma companhia com os fundos actuais da Lufthansa à TAP, porque caso não saiba, é ligeiramente diferente dirigir uma empresa com um buraco financeiro do que uma com saldo positivo!

Um abraço e espero que não isto não puxe nenhuma ******* (sem ofensa é claro)

Guga

Sem ofensa. Em primeiro e em último lugar não faço comentários a posts escritos em "estrangeiro". No mínimo é um cabaz de ideias mal explicadas e incoerentes e uma fraca análise económica de realidades diferentes. Mas olhe, como não estou para alimentar birras, ficamos por aqui que o mal deve ser sono. Não o conheço e lamento que se limita a fazer invenções. Como sugestão de leitura de cabeçeira leia o post onde tudo isto começou, pode ser que fique mais esclarecido.
Cumps.

tp1956
07-10-09, 01:02
Caro Kaitak,

Já agora acrescento o que você mesmo escreveu inicialmente sobre os pilotos da TAP que tanto critica agora, depois de muitos comentários ao seu post inicial e que transcrevo:

01/10/2009

E agora o que escreveu, depois de muitos comentários ao seu post inicial, mais uma vez:

06/10/2009

"Que regalias "ridículas" tiraria?"

Em que ficamos? São marginalizados ou têm regalias "ridículas"?
O que o fez mudar em 6 dias?

Sugiro que raleie o seu primeiro post, no início do tópico, ironicamente criado por si.

Cumprimentos,

Filipa.

jahfly
07-10-09, 01:08
Quanto a aquisição por parte da Lufthansa: acho no minímo ridículo que muitos dos trabalhadores (pilotos principalmente) achem que depois de andarem "à boleia" do governo durante tantos anos pensem agora que haverá alguma privado disposto que "pegue" numa empresa totalmente falida e que possam continuar a usufruir das regalias riídiculas à custa da...Lufthansa.

O que mais me preocupa (ou não visto que há outras empresa privadas com mira em muitas rotas da TAP) é que obviamente a TAP terá que ser redimensionada para o país pequeno que somos. Assim a futura TAP não terá mais de 20 ou 30 aviões e todos os jovens que entraram para a mesma recentemente vão ter que sair deixando por lá os eternos responsáveis pelos sindicatos e mau ambiente diário na empresa.

Ou talvez não...caso se crie uma empresa nova (como a Swiss ou SN Brussels) 90% dos seus quadros não pertenciam às velhinhas SABENA/Swissair. Espero que por cá se faça o mesmo. Caso contrário estarão a comprar os mesmos problemas à partida.

Resumindo a minha opinião é simples: privatizem a TAP imediatamente, ponderadamente e com inteligência. A má gestão e abuso por parte de sindicatos vão ter que doer a alguém e alguém terá que ser responsabilizado por tuso isto.

Você tem cá uma azia em relação as pilotos da TAP que até faz aflição,gostaria que me falasse um pouco mais dessas "regalias riídiculas".
Nestes seus posts em relação a este assunto do futuro da TAP você faz afirmações que quem aqui passa até pode ficar iludido e achar que você entende alguma coisa de gestão de uma companhia de aviação,mas dar bitaites não chega tem que se fundamentar o que se diz:"Assim a futura TAP não terá mais de 20 ou 30 aviões"então a TAP teria este numero de aviões porque?
Em relação á afirmação"caso se crie uma empresa nova (como a Swiss ou SN Brussels) 90% dos seus quadros não pertenciam às velhinhas SABENA/Swissair" é mentira o que diz,nos 2 casos quer a Swiss quer a SN Brussels resultaram da fusão das falidas Swissair e Sabena e os pilotos de ambas as companhias entraram nas respetivas "novas companhias" mas como é logico sendo uma fusão ninguem estava á espera que se fosse despedir pilotos da crossair e da virgin express(estas foram duas das companhias que se fundiram respetivamente com a swissair e sabena)para admitir so pilotos das 2 falidas.

Dário Teixeira
Orgulhosamente piloto da melhor companhia de aviação do mundo TAP Portugal.

fatimafelix
07-10-09, 01:25
Os pilotos da TAP defendem que o encerramento da companhia aérea portuguesa agravaria a dívida pública em 1,5 mil milhões no próximo ano e deixaria mais de 12 mil colaboradores desempregados.

O sindicato dos Pilotos de Aviação Civil (SPAC) defende que o encerramento da TAP teria como consequência para o país o "aumento da dívida pública em mais de 1,5 mil milhões de euros e do défice público em 1,5% do PIB, em 2010, devido ao aumento do desemprego em mais de 12 mil pessoas e ao pagamento de indemnizações por rescisão".

Em comunicado, reagindo à manchete de hoje do Diário Económico, os pilotos avançam que as consequências do encerramento da companhia aérea para o país "serão substanciais", sobretudo depois dos compromissos feitos, como a construção do Novo Aeroporto de Lisboa.

Além disso, os pilotos apontam a redução das exportações em 0,8%, a redução do número de ligações aéreas de Portugal a outros destinos, a perda de quota de mercado, entre outros.

O SPAC defende que a "a acontecer [o encerramento da companhia aérea] não será por culpa dos Acordos de Empresa dos trabalhadores ou dos pilotos (...) mas sim por causa dos erros de gestão, como as excessivas compras de aviões ou empresas falidas, financiadas por dívida onerosa".

in diario economico

Kaitak
07-10-09, 01:27
Há muitos privados interessados nisto. Uma companhia como a TAP bem gerida dará muito dinheiro e será boa para todos.

tp1956
07-10-09, 01:32
Os pilotos da TAP defendem que o encerramento da companhia aérea portuguesa agravaria a dívida pública em 1,5 mil milhões no próximo ano e deixaria mais de 12 mil colaboradores desempregados.

O SPAC defende que a "a acontecer [o encerramento da companhia aérea] não será por culpa dos Acordos de Empresa dos trabalhadores ou dos pilotos (...) mas sim por causa dos erros de gestão, como as excessivas compras de aviões ou empresas falidas, financiadas por dívida onerosa".

in diario economico

Esta notícia já foi postada por mim mais atrás.;)

tp1956
07-10-09, 01:36
Há muitos privados interessados nisto. Uma companhia como a TAP bem gerida dará muito dinheiro e será boa para todos.

Privados portugueses não existem.

Recordemos o que Belmiro de Azevedo disse sobre a TAP:

"Não quero um negócio de milhões que dá tostões."

No entanto, saúdo a bandeira branca que lançou nesse seu último comentário. Vir aqui dizer que os pilotos da TAP e restante tripulantes têm regalias ridículas não é sério. mais uma vez refiro que os tripulantes da TAP são altamente eficientes (refiro-me a produtividade) e que o problema da TAP não reside nem no cockpit nem na cabine. Espero que tenha percebido isto de uma vez por todas.

Cumprimentos,

Filipa

Kaitak
07-10-09, 02:09
tp1956: respeito a sua opinião mas não concordo.
Conforme no meu post anterior:

1- Diga-me por exemplo qual o valor das ajudas de custo recebidas por estadia por um tripulante PNT e PNC da TAP por escala?

2- Diga-me também o valor do jubileu dado a cada Cmdt quando se reforma (jubileu).

3- Já agora porquê a existência de Supervisores de Cabine e de 2 ou 3 SFA em vôos de longo curso?

O problema da TAP reside sobretudo em ser uma companhia estatal em que ninguem é responsabilizado por quase, como em qualquer outra companhia estatal.

BOEING 747
07-10-09, 02:38
segundo apurei o futuro da tap nao passara pelo encerramento,ainda bem.

tp1956
07-10-09, 02:41
tp1956: respeito a sua opinião mas não concordo.
Conforme no meu post anterior:

1- Diga-me por exemplo qual o valor das ajudas de custo recebidas por estadia por um tripulante PNT e PNC da TAP por escala?

2- Diga-me também o valor do jubileu dado a cada Cmdt quando se reforma (jubileu).

3- Já agora porquê a existência de Supervisores de Cabine e de 2 ou 3 SFA em vôos de longo curso?

O problema da TAP reside sobretudo em ser uma companhia estatal em que ninguem é responsabilizado por quase, como em qualquer outra companhia estatal.

Meu caro a discussão aqui chegou a um nível estrondosamente feio e mesquinho.

Como calcula, e por mais que deseje, não colocarei aqui nenhum valor excepto os que me dizem respeito e que pertencem à minha vida privada. Sugiro que o faça pessoalmente e não a através de um teclado!

Conforme vai perdendo a razão de um lado ou de outro, a sua guerra vai oscilando entre pilotos e pessoal de cabine. Não deixa de ser interessante e motivo de alguma satisfação. Concluo que alguns dos seus argumentos vão sendo aqui, bem clarificados. Mas revelar valores de salários ou outro tipo de aferimentos, que não são os meus, seria no mínimo uma falta de respeito por quem os ganha exclusivamente através od seu trabalho e qualificações. Nesse campo de "euros" até o poderia ajudar mas, não o ajudarei.

Já lhe respondi a essa perguntas, abusivas e bem esclarecedoras do que o senhor sente pela empresa e os empregados que lá trabalham. Use o scroll e verá que já lhe respondi. Dou-lhe uma pista: tem um foto de uns ratos dentro de uma bola de vidro que querem desesperadamente um queijo que está do lado de fora, mas não conseguem. Porque são ratos.

Já agora, SFA's existem na euroAtlantic (busted!). Na TAP existem CC's. E nunca se voa com 3.

Como se percebeu, Supervisor é o "queijo" da sua vida mas em relação aos seus "queijos" pouco podem fazer os funcionários da TAP.

O máximo que posso fazer por si é, caso cumpra os requisitos, concorra à TAP. Talvez passe de ódios a amores.

As suas perguntas são mesquinhas pelo conteúdo. Relembro, volte atrás, use o scroll e encontrará a resposta às suas perguntas que agora repetiu. Mais uma vez: tem uma foto com ratos e queijo.

Como já percebi que a sua batalha contra as regalias dos funcionários da TAP, é constante adianto-lhe que não entrarei mais em discussão consigo sobre este assunto que referiu aqui em cima. Deixo isso para outros que seguramente, terão o mesmo gosto que eu tive aqui em revelar o seu queijo e o frasquinho de vidro onde está metido...

Desejo-lhe a melhor sorte do mundo e que se liberte de tanto "derrame" invejoso.;)

Cumprimentos,

Filipa.

tp1956
07-10-09, 02:44
segundo apurei o futuro da tap nao passara pelo encerramento,ainda bem.

BRAVO!
Confio no futuro.

Jetstream
07-10-09, 03:19
Filipa..a sua paciência e sapiência é digna da sua Classe Profissional!! :)

O kaitak,e pelo teor dos seus post's lembra-me um usuário do Airliners.net que andou uns tempos no LDF com o mesmo tipo de comentários,e que por pouco tempo lá ficou!(Amazing)

Existem muitas e variadas maneiras de se conseguir um diálogo,no entanto existe um determinado tipo "approach" que nos leva a conseguir respostas...respostas essas que da nossa parte nunca irá levar!!

Felizmente tenho lido muitos comentários de vários Foristas que merecem atenção pela sua objectividade e clarividência dos mesmos,inclusive nas "criticas" á Cª!!
São estas Pessoas que merecem o meu respeito e o desejo de as receber a Bordo!

Abraços
Francisco
(Devidamente apresentado no Tópico devido)

Lidador
07-10-09, 05:45
Caros colegas e amantes da aviação,
Sou trabalhador Tap há 18 anos e estes últimos, diga-se, "emprestado" ,há Groundforce.
Tenho assistido, ultimamente a um fartar vilanagem em relação á gestão desta cª e como tal estou farto e enojado.Ponho até a hipótese de abandonar de vez este trabalho e arrancar para um novo tipo de vida, a aviação perdeu aquele élan que tinha quando eu entrei, na altura como "Oficial de Tráfego".Quanto ao futuro da nossa cª mãe, vejo o futuro muito negro, casos de Swissair,Sabena,Alitalia e Olimpique. Acho que será o futuro da Tap e só depois de saneada(daqui a 2 anos), seremos absorvidos pela Lufthansa, pois eles querem o nosso mercado, diga-se Luanda e Brasil. Qualquer que seja o cenário escolhido pelo Governo para a Tap, será sempre mau para o "mexilhão", agora se com isso se consegue manter a sobrevivência da cª, teremos que apertar o cinto, mais que visto.Não percebo é como se consegue dar prejuizo, quando vejo no meu sector, neste momento(Carga), tantas taxas e carga, que transportamos todos os dia e depois dizem que estamos a dar prejuizo.Espero participar mais vezes e esperança é a última a morrer.
P.S.-Não se esqueçam que á marcas intemporais, casos do Benfica(não quero ferir ninguém rsrsrsr) e da nossa Tap, valem ouro, pelo menos para o mercado nacional.

Nuno Fernandes
TTAE/CGA/LIS

PagodaTroop
07-10-09, 09:27
Saudações a Todos:

Minhas senhoras e meus senhores, um pedido: vamos manter o debate aceso mas sem deixá-lo descambar para o desagradável, OK?

Agradeço a colaboração.

Cumps à Comunidade

Spak
07-10-09, 10:13

Pode juntar a isso a própria STCP, ainda hoje vem noticiado os milhões que tem em passivo e ainda andam por aí os autocarros a circular... Andam, e andarão... tal como os aviões da TAP vão continuar a rasgar os céus de Portugal e do mundo.

LisbonJet
07-10-09, 10:18

Já aqui dei um exemplo de outra companhia aérea de bandeira europeia que faz isso.

OLIVEIRA
07-10-09, 10:19
Bom dia.
Prefiro uma companhia de bandeira como a TAP, mesmo que custe dinheiro aos contribuintes, (o meu), e ser tratado como GENTE, pois há por aí privadas em que os passageiros são números e não pessoas...
É minha convicção que a TAP presta um serviço PÚBLICO.
A gestão dela.... Tirem de lá os "compadres"...

Guga
07-10-09, 12:43
Bom dia.
Prefiro uma companhia de bandeira como a TAP, mesmo que custe dinheiro aos contribuintes, (o meu), e ser tratado como GENTE, pois há por aí privadas em que os passageiros são números e não pessoas...

Caro Oliveira,
por mais que gostassemos que isso acontecesse e por mais esforços que fossem feitos nesse sentido, esses "arranjinhos" existem sempre, agora que se podem minorar através de uma gestão mais transparente, lá isso podem e torço sinceramente para que isso aconteça.
Mesmo tendo basicamente a sua opinião, não acho que seja bom para todos nós arrastar uma TAP (na actual situação, o que espero que não aconteça) a "gastar milhões e a dar tostões", porque uma coisa é o prejuizo que possa dar o Metro de Lisboa como já foi discutido alguns posts atrás, outra é o prejuizo da TAP e mesmo não podendo afirmar valores por nao ter base para isso, penso que a diferença será grande, e por mais que goste da TAP isso seria demasiado "caro" para os cidadãos e para o país em geral.
Quanto ao tratamento dos passageiros em companhias privadas, meu amigo só posso dizer que oportunidade de escolha não falta e por isso se companhias como a TAP se começarem a "dissolver", a concorrência entre essas mesmas privadas vai apertar e terão certamente de evoluir nesse campo caso se queiram destacar, e, penso que estes tempos, com muita pena minha, não estarão assim tão longe, mas espero estar redondamente enganado, até porque isso não seria nada bom para o futuro profissional que quero.

Abc
Guga

Abade
07-10-09, 16:40
Bom dia.

e "padrinhos" e "afilhados"...muita gente está lá por conhecimentos...seja no cargo mais alto ao mais baixo
Cumps

publico
07-10-09, 17:48
Mais uma vez, quando o assunto mexe com valores monetários, regalias e privilégios, estala o verniz. Alguns podem dizer que não assunto público, mas são os mesmos que dele não abdicam quando a outros diz respeito (ex: prémios de gestão).

Os vencimentos são privados mas os prejuízos esses são públicos. Não me parece de bom tom a resposta agressiva de algumas pessoas quando confrontadas com questões básicas de organização de uma empresa, (ex: despesas de ajudas de custo, salários, leasings operacionais, prémios de jubilação e outros) mesmo que delas não dependam as decisões e apenas se limitem a cumprir com a sua função. Por muito que se sintam ameaçadas com o futuro sombrio que se avizinha (conjuntura), e por muito bons profissionais que sejam (também não ponho em causa), a verdade é que se o argumento para salvar a TAP é que esta é património de todos os portugueses, é precisamente por isto que é assunto de preocupação de todos e não apenas dos que lá trabalham.

Acho que indecente qualquer tentativa de colagem de algum membro participante neste fórum a uma empresa, ou simplesmente responder com uma imagem de mau gosto e dizer que tudo isso é inveja.

Lembrem-se, que é precisamente por essa postura, que os portugueses são tratados como gado, e como patos no dia de pagar os prejuízos.

Educação começa em casa, e geralmente termina onde começa.

Tarzan
07-10-09, 21:03
Os trabalhadores TAP não são funcionários públicos, nem são "vinculados" à função pública. Não é o estado que os recruta nem emprega, é a TAP. Como tal, as suas folhas de vencimento não são públicas nem publicadas. São distribuídos a cada funcionário num envelope fechado ou via internet. O direito à confidencialidade existe, portanto.
Já sendo uma empresa de capitais públicos, os seus administradores são nomeados e da confiança politica do governo. E aí a transparencia deve ser regra.

As ajudas de custo, como já foi muito bem explicado pela Filipa, variam de país para país, e têm relação directa com o preço das refeições nos respectivos hoteis.
Logo, nalguns sítios (como em Portugal, Brasil ou EUA), mal chegam para comer fora do hotel. Em países como a Bélgica ou Suíça, por serem mais elevados, permitem mais escolha.

Um abraço

tp1956
07-10-09, 21:27
A grande vantagem de um dia a TAP ser privatizada/vendida será o facto de deixar de ter 10 milhões de administradores que se acham no direito de por em causa até as ajudas de custo naturalmente atribuídas enquanto o funcionário está fora da base.

De facto, o que ainda muitos não perceberam, é que o problema da TAP não são os ordenados dos seus funcionários. Essa é a eterna confusão. O que motiva a eterna discussão sobre os salários só pode ser mesmo a inveja. E isso meus senhores, é um argumento muito fraco. O pessoal de bordo (PNC e PNT) é hoje, altamente eficiente. Não tenham a mínima dúvida. Falo de produtividade.

Cumprimentos,

Filipa.

E agora algo off topic: Se a TAP é para amigos ou amigas...para mim não foi. Entrei por mérito, porque sou muito boa no que faço. Ponto. Sou qualificada e sei o que valho. Foi assim comigo e com a maioria das pessoas. A TAP tem neste momento mais de 13.000 funcionários. Todos passaram por um processo de recrutamento e formação. Só assinaram contrato quando passaram por todos os processos. Não desenvolvo mais o assunto porque se torna off topic.

Abade
07-10-09, 21:55
A grande vantagem de um dia a TAP ser privatizada/vendida será o facto de deixar de ter 10 milhões de administradores que se acham no direito de por em causa até as ajudas de custo naturalmente atribuídas enquanto o funcionário está fora da base.

De facto, o que ainda muitos não perceberam, é que o problema da TAP não são os ordenados dos seus funcionários. Essa é a eterna confusão. O que motiva a eterna discussão sobre os salários só pode ser mesmo a inveja. E isso meus senhores, é um argumento muito fraco. O pessoal de bordo (PNC e PNT) é hoje, altamente eficiente. Não tenham a mínima dúvida. Falo de produtividade.

Cumprimentos,

Filipa.

E agora algo off topic: Se a TAP é para amigos ou amigas...para mim não foi. Entrei por mérito, porque sou muito boa no que faço. Ponto. Sou qualificada e sei o que valho. Foi assim comigo e com a maioria das pessoas. A TAP tem neste momento mais de 13.000 funcionários. Todos passaram por um processo de recrutamento e formação. Só assinaram contrato quando passaram por todos os processos. Não desenvolvo mais o assunto porque se torna off topic.

Já tinha afirmado isto num post anterior. Realmente o cidadão comum acha que o problema da TAP são os vencimentos dos funcionários. Garanto que se trabalharmos a custo zero a TAP continuaria a não dar lucro, pelo menos, não nos moldes actuais. O problema está na gestão e nos erros cometidos. O Sr Fernando Pinto realmente tem uma coisa boa, é um malabarista da opinião pública, cada vez que há greve coloca nos funcionários o peso do mundo e este acredita. Vejo muitos poucos a porem em causa a gestão actual. Só leio prejuízos, privatizações e greves, quando vai a opinião pública pedir responsabilidades aos verdadeiros culpados?
Contudo volto a repetir, não concordei com a greve dos pilotos mas sei que eles não têm a culpa do estado actual das coisas.

tp1956
07-10-09, 22:12
http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/NoticiasDinheiro/2009/10/ministro-mario-lino-apela-ao-bom-senso-nas-negociacoes-na-tap.htm

Kaitak
07-10-09, 22:52
"O pessoal de bordo (PNC e PNT) é hoje, altamente eficiente. Não tenham a mínima dúvida. Falo de produtividade."

Vamos então discutir a produtividade de um Supervisor de Cabine.

"Entrei por mérito, porque sou muito boa no que faço. Ponto."

Aninda bem para si.

Guga
07-10-09, 23:02
Kaitak, não sei se ocupa alguma função na TAP ou não, eu por exemplo não ocupo, mas não acho bonito estar a dizer coisas desse género, sem ter material para o provar, porque essas são acusações muito graves, mais do que possam parecer. E aliando este comentário ao que a Filipa disse e que eu sou 100% de acordo (em relação à eficiência do pessoal de bordo), mesmo que entrassem por cunhas, etc... Alguma vez foi mal tratado ou acha que não valeu a pena voar na TAP?

Eu já voei várias vezes e não tenho essa opinião, talvez o senhor tenha.

Whatever, atenção as acusações que se fazem porque está a falar de uma das empresas nacionais mais conhecidas no estrangeiro e isso dá uma má imagem nossa, além de ser ilegal acusar-se alguém sem o poder provar como todos sabemos.

Abc

PedroGustavo
07-10-09, 23:11
Bem... parece que se cansaram de discutir o futuro da TAP.

Assim sendo este tópico já não faz sentido.

Porque será...??? http://img131.imageshack.us/img131/4721/blok.gif