PDA

Vizualizar Versão Completa : Exigências dos pilotos da TAP são "acto de fé", admite Sindicato

fatimafelix
07-10-09, 01:19
Uma semana depois da greve, os pilotos e a TAP voltam a sentar-se à mesa das negociações. Entretanto foi tornadas públicas novas acusações de ambas as partes ficando a dúvida se existe ou não espaço para chegar a consenso.

Uma semana depois da greve, os pilotos e a TAP voltam a sentar-se à mesa das negociações. Entretanto foi tornadas públicas novas acusações de ambas as partes ficando a dúvida se existe ou não espaço para chegar a consenso.

Os pilotos reiteram que "apenas querem repor o seu poder aquisitivo e ir para o mesmo nível dos nossos colegas em Portugal, nomeadamente na SATA", disse Hélder Raio Silva, presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, em entrevista ao Negócios. Já fonte oficial da companhia aérea apenas disse que "a TAP não faz negociações em praça pública".
Ana Torres Pereira
dn

Spak
07-10-09, 08:16
Vamos ver qual o lado que vai ceder primeiro... :S

Lapa Gonçalves
07-10-09, 12:36
Boas

Mas, no meu entender, não é com comparações salariais entre diferentes Empresas que se consegue um acordo salarial. Então eu vou exigir ao meu patrão que me aumente porque um amigo meu com a mesma equiparação ganha mais do que numa outra Empresa ? Acho que esta argumentação nunca será válida se colocada em cima da mesa. Terá de haver outros argumentos, nomeadamente ligados á produção e ganhos.

Lightup
20-10-09, 03:43
Com a SATA? Qual SATA?

Mas anda tudo alucinado??!!

Desde quando é que no final do mês, o total retributivo médio de um piloto da TAP é inferior a qualquer outro em Portugal?

Sejamos verdadeiros!

jcmpsousa
18-12-09, 08:41
Pilotos da TAP já preparam greves para 2010
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) está a preparar novas formas de reivindicação para 2010. Tendo em vista a «intensa negociação sindical» do acordo da empresa e o «potencial conflito» que a questão salarial pode levantar, o orçamento do SPAC para 2010 cativa 212,4 mil euros – 12% das verbas disponíveis – para despesas com greves, avança a ediçaõ do SOL desta sexta-feira

in sol ( 18/12/2009 )

ClearedForTakeOff
19-12-09, 18:46
Pilotos da TAP já preparam greves para 2010
O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) está a preparar novas formas de reivindicação para 2010. Tendo em vista a «intensa negociação sindical» do acordo da empresa e o «potencial conflito» que a questão salarial pode levantar, o orçamento do SPAC para 2010 cativa 212,4 mil euros – 12% das verbas disponíveis – para despesas com greves, avança a ediçaõ do SOL desta sexta-feira

in sol ( 18/12/2009 )

A RyanAir responde com mais uma base no País.
Espero que algo mude de repente senão algo irá rebentar na nossa aviação nacional já em 2010.

jcmpsousa
19-12-09, 20:18
A RyanAir responde com mais uma base no País.
Espero que algo mude de repente senão algo irá rebentar na nossa aviação nacional já em 2010.

Concordo plenamente, algo terá de ser feito, tanto mais que se torna complicado gerir uma empresa sob ameaças e chantagens, e na actual conjuntura mais complicado será.

JC

Gaspacho Y Migas
19-12-09, 22:38
Olá Boa Noite

A estratégia da Ryanair não depende em nada daquilo que se passa ou irá passar na TAP. Podemos aproveitar tacticamente mas em nada influi na estratégia.
As bases que se irão, ou não, abrir dependem apenas da nossa estratégia, até porque a TAP, como se está a ver em OPO e em breve em FAO, é pouco relevante.

O problema da TAP é falta de estratégia e de liderança, o engenheiro não lidera, faz que lidera, não tem estratégia vai navegando "à vista" e se com o Petróleo tão baixo não consegue ter lucro imaginem quando ele começar a subir para os $100.

O Governo já percebeu isso e quando impõe uma comissão para estudar a estratégia para a empresa, que é uma comissão externa, dá para ver o grau de confiança que o accionista maioritário tem na gestão da empresa.

O ultimo manifesto de greve dos pilotos é tambem um documento extremamente elucidativo sobre a verdadeira gestão da TAP e deve-se olhar atentamente para esse documento e estudá-lo. Independentemente do resto os pilotos têm razão ao questionar a gestão da empresa e as opções desta porque importa perguntar para que é que serve a TAP? o que se quer da TAP? pode a TAP ter sucesso? como?

Em minha opinião a TAP tem tudo para ter sucesso agora ter uma equipa de gestão a quem o governo impõe uma comissão para estudar a estratégia para a empresa é a mesma coisa que numa equipa de futebol o presidente do clube decidir que a equipa e a tactica para o jogo é feita por um consultor e não pelo treinador.

A TAP tem que se aproveitar das Low Cost para encher os seus aviões, a TAP tem que repensar a sua estrategia de Longo Curso, tem que olhar para a Lufthansa e não se deixar "comer" por ela. A TAP tem que emagrecer (livrar-se da Groundforce e daquele cancro no Brasil), deslocalizar a Manutenção e Engenharia e expandir a Cateringpor.

O problema da TAP não são em definitivo os pilotos.

Desculpem a comparação mas no único ano em que a Ryanair apresentou um semestre negativo os administradores e directores, porque assumiram que eram eles os responsaveis pela estratégia e decisões tomadas na empresa e para darem o exemplo, prescindiram dos bónus, na TAP também foi assim? pediu-se sacrifício aos trabalhadores e os administradores?, prescindiram eles dos bónus?

182899
20-12-09, 02:30
Olá Boa Noite

... deslocalizar a Manutenção e Engenharia...
...pediu-se sacrifício aos trabalhadores e os administradores?, prescindiram eles dos bónus?

Caro forista,

Perdoe-me a rigidez de visão, mas diz-me respeito directamente

Concordo com muito do que diz, salvo algumas passagens como por exemplo a da ME; assim, pedia-lhe que exemplificasse como deslocalizar a ME mantendo a qualidade exigível.

Isto, porque eu sou mesmo burro em termos de negócios...:confused:

Não está por acaso convencido que seria só aportar o Nome, ou está? Ou pensa que a Qualidade se institui se não houver já uma cultura subjacente e propiciante?

Ou pensa que a qualidade se pode dispensar? Afinal de contas também tem o direito de pensar como melhor lhe aprouver...

Bem haja

Gaspacho Y Migas
20-12-09, 08:10
Ola 182899

Deslocalizar não foi certamente a melhor palavra, deveria ter escrito descentralizar, enviando a Manutenção e Engenharia para um aeroporto secundário, Beja por exemplo.

Porque a ANA é uma empresa extremamente bem gerida, já percebeu que aviões estacionados em Lisboa sem se mexerem é perder dinheiro e o mesmo vai acontecer com a Manutenção e Engenharia da TAP se quiserem expandir.
Assim e em meu entender a mudança permitiria mais espaço, maior liberdade e outros planos de expansão (eventualmente apoiada por fundos UE porque is para zona deprimida).

E os trabalhadores? iam para Beja. Era um incómodo, certamente mas com o nova autoestrada fica a uma hora e LIS. Casas? Existe o bairro alemão (entregue à FAP) com mais de metade das casas desocupadas e cuja manutenção a FAP não faz (A FAP é outra instituição portuguesa com 10 anos de atraso em relação às congéneres europeias).

182899
20-12-09, 13:05
Ola 182899

Deslocalizar não foi certamente a melhor palavra, deveria ter escrito descentralizar, enviando a Manutenção e Engenharia para um aeroporto secundário, Beja por exemplo.

Porque a ANA é uma empresa extremamente bem gerida, já percebeu que aviões estacionados em Lisboa sem se mexerem é perder dinheiro e o mesmo vai acontecer com a Manutenção e Engenharia da TAP se quiserem expandir.
Assim e em meu entender a mudança permitiria mais espaço, maior liberdade e outros planos de expansão (eventualmente apoiada por fundos UE porque is para zona deprimida).

E os trabalhadores? iam para Beja. Era um incómodo, certamente mas com o nova autoestrada fica a uma hora e LIS. Casas? Existe o bairro alemão (entregue à FAP) com mais de metade das casas desocupadas e cuja manutenção a FAP não faz (A FAP é outra instituição portuguesa com 10 anos de atraso em relação às congéneres europeias).

Bem, quanto à gestão da ANA, cobrar um serviço em terrenos que nunca foram da ANA, não me parece extremamente complicado. Preocupa-me mais não fornecerem o serviço em condições, como já tem acontecido e danificando equipamentos das aeronaves, mas isto é para outro thread.

A mudança permitiria mais espaço, é verdade, mas não se pense que esses custos não seriam em parte imputados à TAP. É que se for necessário, vai um transporte (ou ia) a casa dos tripulantes buscá-los, o que não acontece com o pessoal de Terra.

Bairro alemão? Não o conheço, até pode ser muito bom mas não acredito que o Senhor, depois de estar uma vida a tentar sediar-se numa determinada zona, empenhando ao banco aquilo que pode, aceitasse de ânimo leve uma mudança destas.

Dou-lhe outra ideia:

Porque não remover da Portela o Figo Maduro? Onde é que estão estacionados os F-16? Quanto tempo leva 1 F-16 a vir do Montijo a Lisboa? Afinal onde é que estão os interesses instalados? Alcochete? OTA? Portela? Figo Maduro?

:confused:

ClearedForTakeOff
20-12-09, 13:32
Bem, quanto à gestão da ANA, cobrar um serviço em terrenos que nunca foram da ANA, não me parece extremamente complicado. Preocupa-me mais não fornecerem o serviço em condições, como já tem acontecido e danificando equipamentos das aeronaves, mas isto é para outro thread.

A mudança permitiria mais espaço, é verdade, mas não se pense que esses custos não seriam em parte imputados à TAP. É que se for necessário, vai um transporte (ou ia) a casa dos tripulantes buscá-los, o que não acontece com o pessoal de Terra.

Bairro alemão? Não o conheço, até pode ser muito bom mas não acredito que o Senhor, depois de estar uma vida a tentar sediar-se numa determinada zona, empenhando ao banco aquilo que pode, aceitasse de ânimo leve uma mudança destas.

Dou-lhe outra ideia:

Porque não remover da Portela o Figo Maduro? Onde é que estão estacionados os F-16? Quanto tempo leva 1 F-16 a vir do Montijo a Lisboa? Afinal onde é que estão os interesses instalados? Alcochete? OTA? Portela? Figo Maduro?

:confused:

Quanto custaria construir em Beja hangares como o hangar 6, além dos testes de motores? Grande parte dos aeroportos de grande porte tem manutenção de lá, para evitar manutenções rápidas a quem lá opera, e evitar alguns voos de ferry (custos).

jahfly
20-12-09, 14:09
Ola 182899

No entanto é curioso ver que a Lufthansa Technik tem a sua base principal em frankfurt
Air France Industries KLM Engineering & Maintenance tem base em Paris(Orly,CDG)e Schipol,e a British Airways Engineering em Heathrow,talvez descentralizar uma pequena parte do negócio de manutenção da Tap para Beja possa fazer sentido,mas nunca a manutenção toda,isso não faz sentido.
Quanto a ANA,deve saber mais do que o Schiphol Group,BAA,ADP ou a Fraport,pois estas gerem os aeroportos mais movimentados da europa e em todos eles estão as bases de manutenção das maiores companhias europeias.(leia-se com aviões parados destas companhias e de todas as companhias a quem fazem manutenção).
Opinões são opiniões e todos nós temos a nossa.

Abraços.

182899
20-12-09, 14:21
Quanto custaria construir em Beja hangares como o hangar 6, além dos testes de motores? Grande parte dos aeroportos de grande porte tem manutenção de lá, para evitar manutenções rápidas a quem lá opera, e evitar alguns voos de ferry (custos).

Além disso, temos de ter em conta as inspecções diárias ou T1 e semanais ou T2, que são feitas com a aeronave dada à operação (entre voos).

Cada vez que se tivesse de fazer uma destas inspecções levavam-se os passageiros para Beja, ou ficavam em Lis para depois o avião voar para Beja (ferry) e fazer a inspecção?

Gaspacho Y Migas
20-12-09, 15:24
Olá Boa Tarde

Concordo com todos os posts colocados posterioemente ao meu ultimo. Quando digo que a TAP deve descentralizar é numa prespectiva de expansão e de lutar por outro mercado. Também não faz sentido para mim a TAP não ter manutenção na principal base da operação.

Acontece que Figo Maduro muito dificilmente virá (A FAP está estruturalmente e organizacionalmente desfasada das congéneres europeias) e a vir será certamente para a ANA. Se a solução é Beja, ou Montijo ou outro qualquer aeroporto é indiferente desde que permita a Manutenção e Engenharia ter uma ambição que ultrapasse o dar manutenção a uma companhia de pequena dimensão como a TAP. Posso estar errado mas pareçe-me que já li que a TAP Manutenção recusou contratos por falta de espaço e de instalações.

Os custos da mudança ou da expansão, desde que fosse feita para zona deprimida, poderia ser feita à custa de dinheiros públicos e da UE, aqui está uma forma da TAP aproveitar fundos que outras empresas aproveitam, afinal porque é que pensam que a Embrer foi para Èvora?

Mais do que o local de expansão, mudança ou não, mais importante será perceber se a TAP Manutenção tem mercado para expandir, se quer expandir, se aquela invenção do Brasil é viável.

182899
20-12-09, 21:08
Olá Boa Tarde

... Posso estar errado mas pareçe-me que já li que a TAP Manutenção recusou contratos por falta de espaço e de instalações.
...

Concordo consigo agora!

A falta de espaço remonta (pelo menos) a 1997, quando recusámos um contrato de 40 (!) L1011 por falta de espaço. Ora não devemos ter feito um trabalho tão mau entre 1993 e 1997 nos diversos L1011 de várias companhias para nos terem proposto semelhante negócio.

;)

Snippercat
21-12-09, 17:23
Sobre a greve dos pilotos, apenas acho que o exemplo de rigor financeiro deveria começar de cima para baixo, e não de baixo para cima!

Sobre a Manutenção, Beja(já que dizem que aquilo vai ser um deserto) penso que seria um bom sitio para isso, mas caso a Portela se mantenha aberta(ainda tenho esperanças) mesmo com o NAL a TAP estaria na dianteira para ganhar mais um quanto espacinho em Lisboa e quem sabe até não seria uma "injecção" de capital com o facto da TAP servir o Aeroporto do "centro" de Lisboa? ;)

jcmpsousa
28-02-10, 20:17
Pilotos da TAP avançam para nova greve
Hermínia Saraiva
28/02/10 18:33
economico

Os pilotos da TAP reúnem a 10 de Março em assembleia-geral para decidir nova paralisação. A última, em Setembro, levou ao cancelamento de mais de uma centena de voos.

O Sindicato de Pilotos da Aviação Civil (SPAC) convocou para 10 de Março uma nova assembleia-geral. Em causa está o impasse nas negociações entre os pilotos e a administração da TAP para revisão do acordo de empresa e revisão salarial.

Hélder Raio Silva, presidente do SPAC, reconheceu há uma semana em entrevista ao Diário Económico que as negociações tinham entrado na fase "em que surgem divergências". De acordo com o mesmo responsável existe já "um acordo preliminar" nas questões ligadas ao plano técnico da prestação e utilização dos pilotos, mas que "falta encontrar um entendimento na forma como os pilotos vão ser compensados por um aumento de produtividade e é normalmente nessas fases que surgem as divergências".

As negociações começaram em Setembro após uma greve de dois dias que levou ao cancelamento de mais de uma centena de voos. De acordo com as contas da TAP cada dia de greve custará à companhia área nacional cerca de 5 milhões de euros.

jcmpsousa
10-03-10, 10:57
Fernando Pinto diz que «greve é coisa do século passado»
«Eu considero que greves é algo do século passado, ou do século anterior. Não é inteligente, porque retira completamente a capacidade da empresa de melhoria não só do salário como de competitividade. Esta é uma empresa em dificuldades, cujo capital próprio é negativo. É uma empresa em recuperação», disse Fernando Pinto em entrevista à Lusa.
De acordo com o mesmo responsável, os pilotos são o único grupo profissional que ainda não chegou a acordo com a empresa.
A TAP fechou acordo com os restantes sete sindicatos, com uma proposta de aumento salarial de 1,8 por cento, ainda sujeita a aprovação do ministério das Finanças.
Já com os pilotos a empresa ofereceu uma percentagem adicional indexada a ganhos de produtividade e jogando com o acordo de empresa.
«Em Novembro os pilotos apresentaram um valor muito mais alto, que não se podia de forma nenhuma pensar em considerar. A nossa proposta foi dizer que os valores eram impossíveis sequer de conversar, mas que existia a possibilidade de discutir o acordo de empresa de forma a ter ganhos de eficiência sem serem prejudiciais para os pilotos», referiu Fernando Pinto.
Essas alterações «poderiam ajustar e melhorar a eficiência da empresa e até a vida do próprio tripulante».
«Em contrapartida, os ganhos que tivéssemos com isso, reais e mensuráveis, a TAP iria dividir: parte seria incorporada no salário e outra ficaria para a empresa. Essa foi a nossa proposta em Novembro», explicou.
O sindicato recusou esta proposta e entrou em greve pouco tempo depois.
«Nós dissémos que, responsavelmente, não poderíamos fazer de outra forma num momento com este [ou seja, com uma crise mundial a afectar todo o sector da aviação]», afirmou o presidente da TAP, lembrando que o sindicato acabou por aceitar esta proposta.
Depois de chegarem a acordo sobre os pontos do acordo da empresa a modificar, chegou-se a um novo impasse: «Quais seriam os impactos na operação da empresa em termos de ganhos».
É este o ponto que ainda divide as duas partes.
«Orientei o meu pessoal para que o cálculo desse o máximo no beneficio às duas partes: ganhos reais que depois dividiríamos pelos dois. O cálculo a que chegámos foi metade ou memos do apresentado pelos sindicatos», disse Fernando Pinto.
Foi então que surgiu uma nova proposta de acrescentar a estes ganhos um aumento salarial de 1,8 por cento.
«Todo o restante grupo de trabalhadores entendeu, aceitou o limite da empresa e vai ficar extremamente desgostoso se um grupo [dos pilotos] iniciar um processo que acaba por ser uma destruição para a empresa», alertou.
Os pilotos discutem hoje em assembleia-geral os aumentos propostos pela empresa e admitem avançar para uma greve.
Para Fernando Pinto, «os pilotos, pela sua profissão, têm de ter bom-senso. Sabemos como se processa uma assembleia-geral e muitas vezes perde-se o controlo. Eu alerto que é extremamente perigoso para a empresa. O momento não é para esse tipo de movimentação».

Lusa / SOL

publico
10-03-10, 16:48
Carvalho da Silva diz que presidente da TAP tem mentalidade do século XIX
10.03.2010 - 13:34 Por Lusa

16 de 21 notícias em Economia « anteriorseguinte »
O secretário-geral da CGTP, Carvalho da Silva, lamentou hoje que o presidente da TAP, Fernando Pinto, tenha demonstrado a “mesma mentalidade do século dezanove” ao referir-se às greves na empresa.
Carvalho da Silva

(Carlos Lopes)
século passado”, referindo que retiram “completamente a capacidade da empresa de melhoria não só do salário como de competitividade”.

“É [uma afirmação] inquestionavelmente retrógrada”, disse Carvalho da Silva em declarações à Lusa, lamentando que Fernando Pinto pertença a um grupo de gestores com “a mesma mentalidade do século dezanove”, anterior à existência dos direitos colectivos dos trabalhadores.

“É o neoliberalismo na sua afirmação plena”, frisou o dirigente sindical.

Carvalho da Silva disse ainda considerar “muito grave” que um responsável de uma empresa “tenha este tipo de atitude”, que considerou como uma “provocação” aos pilotos, criando condições para uma “greve complicada e de impactos complexos, quer na vida da empresa, quer na situação do país”.

“Não percebo o que pode estar por trás desta afirmação, que é um apelo quase indirecto à realização de uma greve”, disse.

Os pilotos da TAP discutem hoje em Assembleia Geral as medidas a adoptar para resolver o impasse do processo negocial de revisão do Acordo de Empresa.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) adianta num comunicado que “a proposta equacionada no projecto de revisão do Regulamento de Utilização e Prestação de Trabalho dos Pilotos foi objecto de consenso preliminar prévio”, mas a resposta da administração da TAP foi contrária às expectativas dos pilotos, “ao pretender manter a erosão” dos salários.

IN PUBLICO

Mentalidade do Sec XXI é avançar para greve até fechar.
De vitória em vitória até à derrota final... Onde já vimos isto? Ah pois foi, na defunta VARIG.

C212-100
10-03-10, 18:06
Edite lá isso outra vez, publico...

"defunda" é palavra que nem existe...

rayban
10-03-10, 20:25
Só espero que não cheguem à greve para não aumentar os prejuízos da TAP.

tp1956
10-03-10, 22:04
...É que se for necessário, vai um transporte (ou ia) a casa dos tripulantes buscá-los, o que não acontece com o pessoal de Terra...

Nem do Ar.

182899
10-03-10, 22:16
Nem do Ar.

Ok, estou esclarecido, obgd

HOSTILE
11-03-10, 00:32
Pilotos da TAP avançam com seis dias de greve

Hermínia Saraiva
11/03/10 00:40
enviar noticia
Fernando Pinto, presidente da TAP, vai enfentar mais uma greve.

Fernando Pinto, presidente da TAP, vai enfentar mais uma greve.

Os pilotos da TAP vão parar de 26 a 31 de Março. Seis dias de greve que poderão custar à companhia aérea cerca de 30 milhões de euros.

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) vai convocar uma greve entre os dias 26 e 31 de Março para “sensibilizar” a administração da TAP depois do impasse negocial do Acordo de Empresa.

De acordo um comunicado, os pilotos reunidos hoje em Lisboa votaram a favor da paralisação e mandataram a administração do SPAC “para rejeitar a proposta da administração [da TAP] relativa à compensação pelos ganhos de produtividade dos Pilotos, por ser objectivamente insuficiente, desequilibrada e discriminatória dos Pilotos da TAP, face aos demais trabalhadores”.

Em causa está a renegociação do acordo de empresa que se arrasta desde Setembro e também a revisão salarial dos pilotos. O SPAC e administração da TAP já se entenderam quanto às medidas a adoptar para garantir o aumento de produtividade dos pilotos, mas não chegam a acordo sobre a valorização destes ganhos e consequente aumento salarial.

Tal como o Diário Económico avançou há cerca de duas semanas, a equipa de Fernando Pinto acredita que estão garantidos ganhos de cerca de cinco milhões de euros, enquanto que para o SPAC as alterações a introduzir ao Acordo de Empresa permitem a redução de custos operacionais e aumentos de produtividade na ordem dos 20 milhões de euros.

Os pilotos acusam por isso a administração da companhia de “ter desvalorizado, de um modo inaceitável, as inúmeras concessões que solicitou ao SPAC” e de “continuar a apropriar-se de uma fracção significativa do valor criado, desrespeitando o contributo e a dignidade profissional dos pilotos”.

Em Setembro, por altura da última paralisação dos pilotos, Hélder Silva, presidente do SPAC, admitiu que o aumento exigido pelos pilotos era na ordem dos 9,3%. Já este mês os pilotos recusaram a revisão salarial de 1,8% proposta pela administração da TAP e aceite por todos os outros sindicatos representados na companhia

http://economico.sapo.pt/noticias/pilotos-da-tap-avancam-com-seis-dias-de-greve_83820.html

Spak
11-03-10, 09:03
Confesso que com o cenário que temos na actualidade, a juntar ao cenário que é a Tap no momento, não entendo muito bem a opção de partirem para a greve... espero que as coisas sejam resolvidas sem terem que recorrer a isso. :unsure:

José Alberto
11-03-10, 09:14
Para quem está cá fora, ignorante destes assuntos (como eu), num contexto tão complicado como aquele em que TODOS estamos a viver e numa TAP que tem tantos problemas económicos, custa perceber esta greve!

Seis dias?!?!?

Snippercat
11-03-10, 10:12
Para variar mais uma greve que calha quando vou viajar... Isto anda bonito...

Agora mais a sério... Acredito que os pilotos tem bons motivos para fazer greve, não discordo disso, mas uma greve nesta altura para a TAP não é bom... Numa altura em que se fala da sua privatização(só não se sabe para quando mas sabe-se que é até 2013) uma greve de 6 dias não ajuda muito na procura de investidores, ainda para mais, a ultima greve custou algo como 10 Milhões por dia... 6 dias então pode muito bem fazer a diferença entre lucro ou prejuízo no final do exercício económico.

Edit: a Madeira não vai ser afectada pela greve... menos mal :biggrin: Mas ainda assim... Não ajuda à imagem da TAP

babribeiro
11-03-10, 10:29
Apenas Opnião propria e não me levem a mal:

1. Penso que o pessoal que vai fazer esta greve está a abusar.
2. Penso que com este abuso , ainda levam a companhia para piores resultados
3. Por mim a TAP pode fechar já que é problematica e com alguns trabalhadores mimados ( opniao propria sem ofensas ). pois se ele fecha , a maior parte vai para o desemprego. e depois mais tarde choram.
4. Não quero, nem estou disposto a pagar impostos para depois serem usados na TAP, já chega os problemas que o pais enfrenta.
5. Afectam varios milhares de pessoas assim como a companhia.

Não quero dizer que não tenham direito a greve nem que axo bem ao mal ser efectuada. Mas o timing é mau, pessimo, ( é quase fazer o seguinte, "Ou nos dão o que queremos ou levamos a maior prejuizo ou memso falencia" , provavelemente convencidos que la estará o governo por de tras. )

Meus caros senhores da greve, tenho pessoalmente muitas pessoas que estão fartinhas da TAP. e outras pessoas que antes sempre apoiavam os pilotos , agora encontram-se reticentes.

Encontro-me a fala pelo que sei pessoalmente e pelo meu ponto de vista, se bem que discosões deste tipo , iram ser sempre longas. a cada um puxar para o seu lado.

ps: O senhor master da TAP, bem podia demitir-se... e porem lá um homem como deve ser e com redeas "justas" PARA TODOS !!.

pss: Enquanto lá estiver o governo por detras ( directa ou indirectamente ), estou acomodados.

psss: Senhores da greve , se estão muito descontentes, pergunto , porque não vão procuram outras companhias??, outro local de trabalho como qualquer outra pessoa no mundo faz ??

diogogrosso
11-03-10, 10:44
Que miseria. Os trabalhadores devem preferir ir para a rua do que manterem com os ordenados que já tem ( que devem bastante razoaveis). Mais cedo ou mais tarde vão haver despedimentos depois não chorem. Ainda por cima vai calhar quando eu vou viajar pela Tap dia 28 para Milão, quando lá vou fazer escala e se houver problemas no voo, perco o outro voo, muito mau mesmo, ainda por cima somos um grupo de 18 pessoas.

Check Six
11-03-10, 11:44
Só faz greve quem quer ( nem vou falar em represálias porque conheço casos próximos com situações chatas).
E se houver despedimentos melhor... menos gente... menos confusão!

Valkyrie
11-03-10, 12:06
pcorn mnhom...mnhom...

Biden
11-03-10, 12:27
Só faz greve quem quer ( nem vou falar em represálias porque conheço casos próximos com situações chatas).
E se houver despedimentos melhor... menos gente... menos confusão!

O problema é que se algum co-piloto fizer greve ha represálias como ja vimos na anterior greve.espero sejam muitos os comandantes a furar a greve.A imagem que passa para os passageiros é que os pilotos so querem dinheiro, que sao arrogantes e insconscientes ao ponto de fazer greve neste clima de instabilidade económico e social.vamos tentar ser sensatos.

cumps

Snippercat
11-03-10, 12:47
O problema é que se algum co-piloto fizer greve ha represálias como ja vimos na anterior greve.espero sejam muitos os comandantes a furar a greve.A imagem que passa para os passageiros é que os pilotos so querem dinheiro, que sao arrogantes e insconscientes ao ponto de fazer greve neste clima de instabilidade económico e social.vamos tentar ser sensatos.

cumps

Concordo plenamente

Fenix
11-03-10, 12:57
Não posso deixar de concordar com os pobres pilotos. GREVE sempre , acho que não deveria ser 6 dias deveria ser 7 pois ao setimo dia e descanso.

Viva o direito a greve , por mim deveriam fazer greve ad eterno a ver quando alguem pegava na TAP , privatizasse e declare falência desta coisa que so nos dá despesa.
Serviço publico??? a Easyjet faz 140 euros mais barato para as ilhas por exemplo, questiono quem faz serviço publico?

E ja agora nesta altura que vivemos de estomago cheio ( não há crise) acho que todos os sectores deveriam estar em greve! Vva Portugal, esta linda republica plantada perto de Africa.

babribeiro
11-03-10, 13:16
Não posso deixar de concordar com os pobres pilotos. GREVE sempre , acho que não deveria ser 6 dias deveria ser 7 pois ao setimo dia e descanso.

Viva o direito a greve , por mim deveriam fazer greve ad eterno a ver quando alguem pegava na TAP , privatizasse e declare falência desta coisa que so nos dá despesa.
Serviço publico??? a Easyjet faz 140 euros mais barato para as ilhas por exemplo, questiono quem faz serviço publico?

E ja agora nesta altura que vivemos de estomago cheio ( não há crise) acho que todos os sectores deveriam estar em greve! Vva Portugal, esta linda republica plantada perto de Africa.

:D clappingclappingclappingclapclapping

onblocks
11-03-10, 15:28
Têm todo o direito a fazer greve.

Julgo que os governantes, desde o 25 de Abril, deram mais prejuizo que os pilotos.
Se acham que é pra fazer greve façam, se acham que não não façam.

Aconselho alguns colegas aqui do forum a ler qualquer coisa que relacione aeroportos e companhias aéreas com economia, qualquer coisa mesmo, porque pelo que dizem estão mesmo na tábua rasa.

Por exº
"Bem, quanto à gestão da ANA, cobrar um serviço em terrenos que nunca foram da ANA, não me parece extremamente complicado. Preocupa-me mais não fornecerem o serviço em condições, como já tem acontecido e danificando equipamentos das aeronaves, mas isto é para outro thread."

Se é para outro thread não devia mandar as bocas, isso mesmo, até concretizar são bocas infundadas e de má fé, o resto da frase nem se fala.

"já percebeu que aviões estacionados em Lisboa sem se mexerem é perder dinheiro"
Tem a certeza ou foi "balde"?

diogogrosso
11-03-10, 19:22
Pessoa na greve de setembro, a greve foi até ao fim ou foi cancelada no decorrer dela ? Houve muitos voos cancelados ou a tap subcontratou outras companhias para fazer os voos ?

Vou dia 28 , um grupo de 18 pessoas, se o voo é cancelado perdemos tudo, voo de ligação, cruzeiro, etc...

182899
11-03-10, 19:57
Pessoa na greve de setembro, a greve foi até ao fim ou foi cancelada no decorrer dela ? Houve muitos voos cancelados ou a tap subcontratou outras companhias para fazer os voos ?

Vou dia 28 , um grupo de 18 pessoas, se o voo é cancelado perdemos tudo, voo de ligação, cruzeiro, etc...

A greve de Setembro, foi cancelada se não me engano no 2º dia.

cool

Valkyrie
11-03-10, 21:10
Ora, os equipamentos dos aviões são extremamente sensíveis e o resultado foi dois CIDS Directors para o galheiro.

Viva,

Seria útil haver algum tipo de protecção para estes equipamentos tão caros e importantes num avião (do tipo do famoso fusivél). De qualquer forma, o amigo não faz os Airbus em causa e portanto fico-me pelo desabafo. :sarcastic:

Gostaria de dizer que não sei como é na Portela (LPPT) mas em Faro, a empresa responsável pelas pontes telescópicas não é a ANA. Isto só pra complicar as coisas e deixar a reflexão de que ás vezes estes processos de compensações não são tão simples como acreditamos...há um perigo sempre eminente de se generalizar e simplificar, para o qual devemos estar sempre atentos. pcorn (Gosto bué deste bonequinho da pipoca:biggrin:)

Um abraço,
Valkyrie

onblocks
11-03-10, 22:04
Ok, então vou concretizar:

Julgo que a ANA já resolveu o problema.

O meu post apenas comentou a "gestão da ANA", no sentido em que por exemplo, essa situação já tinha sido referida por várias vezes.

Quanto aos terrenos, em que ano foi criada a ANA? Não foram esses terrenos adjudicados pelo governo de então à empresa?

Assim, custa-me ouvir aqui dizer que a TAP é um peso para o bolso dos contribuintes, pois há muitas variáveis nisto tudo.

Prove-me que estou errado e prontamente aqui o reconhecerei.

cool

abreviei um pouco as suas referências para não tornar isto maçudo.

- A ANA, julgo eu, tem seguros que cobrem isso, se se provar, e ninguém diz que a ANA não cumpre as suas obrigações.

- A mim também me custa ouvir isso, que aliás é mentira, a TAP dá ao País mais lucro do que prejuizo.

- Os terrenos que a ANA gere, são TODOS do Estado, são do País, tal como o são os terrenos da Brisa, Estradas de Portugal, etc. Isto porque a ANA detém uma concessão, cujo objecto é a gestão de aeroportos.

Não se podem misturar as questões ANA com as questões TAP, parecendo que não, são negócios diferentes e com estratégias diferenciadas embora interdependentes.

Sei que não falou mas eu digo, as taxas que a ANA cobra (algumas) são determinadas pelo estado e esta não pode excusar-se a cobrá-las.

PedroGustavo
11-03-10, 23:16
pcorn mnhom...mnhom...

:rofl2::rofl2::rofl::rofl: