PDA

Vizualizar Versão Completa : escolha de escola e admissões

stala
21-05-10, 03:05
olá a todos,

tal como todos os que aqui deixam os seus posts, eu também sou um apaixonado pela aviação....não vou dizer que nasceu comigo, porque estaria a mentir, mas confesso que com o passar dos anos a vontade foi crescendo, cada vez mais... viajar, conhecer pilotos, ab's, e viver rodeado de aviões perto de casa, fez crescer esta vontade...que agora poderia definir como um desejo!

tenho 24 anos, acabei agora a licenciatura(mestrado), e não resisto, quero ser piloto...quero poder pilotar um avião...voar!

Gostava de saber entre as escolas gestair e omni qual a melhor e pk?
pk motivo existe uma diferença de 10.000 euros entre as duas?...parece estranho quando na omni até se termina o curso com mais horas de voo.

24 é uma idade demasiado avançada para ser admitido numa linha aérea?

sei que as admissões nas companhias funcionam por pontuações....quais os factores mais relevantes?quais os que tem maior correspondência em pontos?

a licenciatura é uma mais valia?

e gostava de fazer um pergunta, que nao sei se se pode integrar neste tópico...uma pergunta que não é boa de se fazer e que muitos nao gostaram de responder (o que entendo perfeitamente) contudo deixa-me pensativo...qual é o ordenado médio de um piloto recem-formado quando entra numa companhia?...pergunto isto na medida em que gostava de calcular em quanto tempo posso criar retorno do investimento feito.

peço imensa desculpa pelo testamento.

agradecia se me poderem ajudar...

cumprimentos a todos.

elacfault
21-05-10, 15:42
Não sei se repararam, mas já ninguém se da ao trabalho de postar aqui explicações respostas ou ajudas.

Isto acontece porque +- todos os dias aparece aqui um post do sonho do bichinho bla bla bla, igual aos outros 40000000000 que já existem.

Por causa disso ninguém responde e alem disso, vai escondendo os tópicos onde já existe toda a informação e duvidas esclarecidas...

Procurem! Ta cá tudo

Papinha feita é boa!!!

airforceone
21-05-10, 20:25
Hey"

Eu cá nao me importo nada de responder e voltar a responder e ajudar todos aqueles que por aqui passam, pois faço-o por paixão!

Bem ja agora deixe-me que lhe diga que o seu "discurso introdutório " foi dos mais reais que já por aqui vi, porque aquela treta do sonho de voar que pelos vistos nasce com quase todo o pessoal que por cá anda, é um bocado treta....xd....nós quando nascemos queremos é ser bombeiros, policias, astronautas...hehe eu pelo menos nunca vi nenhum rapaz de 4; 5 anos dizer, quer ser piloto comercial de linha aerea, o que acontece na maioria dos casos "reais" é que as pessoas vão conhecendo a profissão , as regalias , o as partes mas e depois ponderam....ahah bem mas isto são promenores....

realtivamente ás suas duvidas, apenas posso responder a duas porque tenho o principio de apenas falar do que sei.

relativamente á pontuação, vou-lhe falar do caso da nossa TAP, que apesar de muitos nao gostarem, deve ser a companhia que gostaria de trabalhar, então na TAP é assim , existe um sistema de pontos onde ter uma licenciatura dá pontos
ser novo dá pontos (21 anos- pontuação maxima), horas de voo - quantas mais melhor.
relativamente a ordenados, apesar de nao serem numeros oficiais hoje em dia um piloto em portugal numa boa companhia ganhará cerca de 3500 euros numa fase incial e perto de 15 mil em fim de carreira

bom deseijo-lhe a maior sorte e ja agora se me permite - "gostei do seu perfil"!clapping

Ps. toda a informação por mim prestada pode nao corresponder á versão oficial das entidades supracitadas , podendo ainda estas nao terem valor de verdade ou nao corresponderem á realidade, devendo por isso serem sempre consultadas as entidades oficiais

bons voos
AFO
bons voos

elacfault
21-05-10, 22:37
15000 em que companhia já agora?

ClearedForTakeOff
22-05-10, 01:04
.....pergunto isto na medida em que gostava de calcular em quanto tempo posso criar retorno do investimento feito.
..

Estás a fazer as perguntas erradas:
-qual a percentagem de pilotos formados com ATPL qu chegar a voar em linha?
- quantas vagas para pilotos se prevêm nos anos a seguir?

jahfly
22-05-10, 16:50
Ouve nos últimos anos um boom nas admissões em algumas companhias aéreas nomeadamente na TAP que por consequência levou a que as outras companhias também abrissem as portas a novos pilotos, pois perderam muitos dos seus pilotos para a TAP,entraram muitos pilotos na TAP que em anos mais "normais" não teriam entrado,pois ai os critérios de seleção eram mais exigentes, e o próprio type rating dado na TAP tinha um grau de exigência que não se adequava a todos(isto não quer dizer que os instruendos que tenham maior dificuldade no curso por serem pilotos com menos experiência não possam ter uma evolução que os leve no futuro a serem melhor pilotos do que aqueles que ate fizeram o curso com menor dificuldade)grau de exigência esse que levaria alguns desses pilotos mais novos a não serem bem sucedidos no type rating,se essa mesma exigência não fosse atenuada.
Neste momento o cenário da aviação em portugal não é esse e pelo que me é dado a perceber lá fora também não,quando é que as coisas vão mudar?Na aviação uma empresa so precisa de mais pilotos em 3 situações diferentes,ou tem muitos pilotos a entrar na reforma e precisa de novos para os substituir,ou esta em crescimento e precisa de novos pilotos para os novos aviões/novas rotas,ou as regras do jogo mudaram(leia-se nova regulamentação em relação a tempo máximo de trabalho)e precisa de mais pilotos para fazer o mesmo trabalho.
Ora na conjuntura actual e na minha modesta opinião nenhuma destas variáveis se vão alterar nos próximos 10 anos,e como todos sabemos, pilotos sem experiência tem sempre muita dificuldade num mercado de trabalho estagnado ou em contração.
Em relação ao que se ganha,será logo á partida um mau principio escolher-se uma profissão pelo retorno que vamos ter ou não da escolha que fazemos,penso que neste caso o maior retorno é a nível emocional/satisfação pessoal/concretização de um sonho/realização profissional.
Em relação a escola também é uma opinião bem pessoal,mas penso que como o dinheiro é sempre uma questão muito relevante a opção deveria ser feita pela escola mais barata/menos tempo de curso,porque a qualidade do curso em si varia pouco,o que varia e muito é o interesse e aplicação das pessoas que estão a fazer o curso, e isso sim é o mais importante.

Um abraço

stala
24-05-10, 13:33
obrigado a todos pelas respostas

é bom encontrar-mos um sítio (ainda que virtual), onde se podem trocar impressoes e esclarecer dúvidas apenas e só pelo prazer de ajudar e partilhar. Parabéns aos fundadores e ao participantes.

gostava apenas de deixar aqui mais algumas perguntas,

-o cenário da aviação nos estrangeiro em países desenvolvidos é o mesmo que se encontra hoje em dia em Portugal nas companhias aéreas?

e tal como "clearedfortakeoff" questionava...
-qual a percentagem de pilotos formados com ATPL qu chegar a voar em linha?
- quantas vagas para pilotos se prevêm nos anos a seguir?

abraço,obrigado