PDA

Vizualizar Versão Completa : Portugalia - Escape para TAP 2.0?

ClearedForTakeOff
07-10-09, 09:56
Caros

Ontem estive em Bruxelas e estive a ver a os Avro RJ da Brussels Airlines a movimentar-se e lembrei-me da SABENA, o que era..e o que é.

Recordando que aquando da falência se movimentaram os activos para uma charter, tal como a SWISSAIR fez com a Crossair, e se deixou falir a parte irremediavelmente endividada, o Sol pode não andar longe da verdade.

A TAP SGPS, proprietária de transportadora, possui a PGA (NI) ainda com o ser certificado de operador.

Não está ai o caminho para um dia passar rotas, aeronaves e staff que interesse para a PGA e deixar a TAP (TP) afundar-se?

Não parece dificil....

Spak
07-10-09, 10:18
Eu espero que não. Não que não goste da marca PGA, mas prefiro de longe a marca TAP.

jcmpsousa
07-10-09, 11:13
Sem dúvida de que a Tap deve continuar, mas terá de ser redimensionada.

JC

ClearedForTakeOff
07-10-09, 13:22
Eu espero que não. Não que não goste da marca PGA, mas prefiro de longe a marca TAP.

Caro, não me expliquei.
A SWISSAIR desapareceu, levaram tudo para a Crossair que desapareceu comercialmente, ficando a SWISS

Não tem a ver com imagem, tem a ver com contabilidade.
A "PGA" iria esfumar-se.

Angelo Rosa
07-10-09, 13:25
Temos mais o caso semelhante da Olympic Airways, que passou a Olympic Air

ClearedForTakeOff
07-10-09, 13:25
Realisticamente, acho que há complicações neste processo que nunca poderiam passar por esse tipo de manobra, por assim dizer.

Aproveitando a deixa de outros textos e seguindo um raciocínio acessível à maioria dos portugueses, afirmo que: a PGA está para a TAP como o FCPorto está para o SLBenfica.

Assim sendo, a questão das marcas está resolvida, pois são como azeite e óleo.

O accionista é o mesmo, e faria o que lhe apetecer.

Spak
09-10-09, 11:08
Caro, não me expliquei.
A SWISSAIR desapareceu, levaram tudo para a Crossair que desapareceu comercialmente, ficando a SWISS

Não tem a ver com imagem, tem a ver com contabilidade.
A "PGA" iria esfumar-se.

Ok, C4TO, entendido.

...

Angelo,

sugiro que altere a sua assinatura como está abaixo, mas sem as " ", de forma a aparecer a imagem. :)

"http://my.flightmemory.com/banner/AngeloRosa.gif"

Angelo Rosa
10-10-09, 15:02
Ok, C4TO, entendido.

Angelo,

sugiro que altere a sua assinatura como está abaixo, mas sem as " ", de forma a aparecer a imagem. :)

"http://my.flightmemory.com/banner/AngeloRosa.gif"

Obrigado Spak

BlueWings
10-10-09, 18:12
... a PGA já recebeu bastantes enquanto que a TAP não. O que interessa hoje em dia é a qualidade do serviço e o preço praticado para uma marca se afirmar. .

Hoje em dia o serviço da PGA é ou igual ou até ligeiramente inferior até do que a TAP.
A imagem da PGA permanece em cores e nome apenas.

José Alberto
10-10-09, 22:49
Já agora, qual é o problema em criar um outra empresa, nem que esta se chame TAP 2.0?

Não seria a TAP de sempre, aquela dos Dakotas, dos Super Constellations, dos 707s, dos L1011s... peço desculpa pela minha visão romântica.

onblocks
10-10-09, 23:18
...Realmente, é preciso termos a noção do que estamos a falar, antes de nos pronunciarmos acerca de certos assuntos.

Já agora, qual é o problema em criar um outra empresa, nem que esta se chame TAP 2.0? É que ainda não percebi, para além das questões de conflito laboral. COAs?

Desculpe dizer-lhe, mas o que parece é que fez um auto-retrato.
É muito fácil dizer que os outros não sabem nada, mas não o devemos fazer sem ir pela certa.

1º (post + antigo) A comparação entre FCP e SLB versus PGA e TAP é do mais infeliz que há, isto porque as companhias aéreas são do mesmo dono, não são concorrentes, ao contrário desses clubes.

2º Criar outra empresa do zero implica além dos COA, rotas e slot's. A TAP tem alguns slots que andam a ser cobiçados por 3ºs há muito tempo, e isso não é nada desprezivel.

3º Aeronaves, as aeronaves se forem "vendidas ou dadas ou lá o que seja à PGA, não podem em principio ser meio de pagamento aos credores e serão muitos. E este é um activo de milhões.

4º A criação de uma nova companhia, iria contar com que dinheiro para iniciar? é que são milhões, não uns tostõezecos. Não penso que o governo fosse nisso, porque já tem dores de cabeça com Novo Aeroporto, TGV e ainda mais essa.

Finalmente, mesmo tirando as diferenças do Direito entre os Países, pergunto:

Os tontinhos dos Suiços ensinaram o truque, e diga-se com uma mestria só ao alcance de alguns. Outros seguiram o modelo e agora por cá, iamos uma vez mais inventar uma receita à "la portuga".

Esta é a minha opinião.

Preferia que a TAP continuasse como TAP, embora com uma melhor gestão.

ClearedForTakeOff
15-10-09, 07:11
O serviço da PGA, quando era PGA a sério, era bem melhor que o da TAP. E o pessoal de cabine, quanto a mim, continua a ser melhor! Para justificar o que digo, estão os prémios SkyTrax. Penso que a TAP não ganhou nenhum...
Que o serviço da PGA está, actualmente, igual ao da TAP... disso também já me apercebi.

O pessoal da cabine é o melhor em quê ao certo?
Sorriem todos de ambos os lados, não entornam café á toa e têm um ar profissional.

A diferença só deve ser na farda, já que a PGA continua com o ser vermelho.

As reminiscências do serviço superior (leia-se executiva) são aquelas placas a imitar azulejos.

O serviço da PGA chegou a ser inferior ao da TAP, quando lançaram as primeiras sandes,que vinham num saco hermético de plástico. Havia uma de caril que só vi pior na KLM.

Os tempos dos prémios Skytrax já lá vão, infelizmente.

Hoje em dia a PGA estagnou em evolução, tem um frota em grande parte rumo ao obsoleto e o investimento na marca parou.

Acredito numa PGA a tomar a liderança de ser a TAP II.

eascensao
15-10-09, 10:19
..........

Tiagoa
15-10-09, 23:11
Os prémios SkyTrax "já lá vão" desde que a PGA foi adquirida pela TAP e que o serviço passou a ser o da TAP. Na minha opinião e na de muitos passageiros que nela votavam, era das melhores companhias regionais da europa e eu tenho orgulho nisso, afinal sempre é uma companhia portuguesa. O pessoal de cabine da PGA, apesar de sorrir, de não entornar café e de ter um ar profissional, ganhou durante vários anos o prémio de melhor pessoal de cabine... por algum motivo foi.
Quanto à frota, apesar de envelhecida, ainda tem bom ar e gosto bastante de viajar nos E145 ou nos F100. Considero-os confortáveis a vários níveis, incluindo os assentos. Os azulejos azuis da Vista Alegre demonstram que a companhia valorizava a produção nacional e o que de melhor temos por cá.
Esta é, claro, a minha simples opinião (em certa medida partilhada com milhares de passageiros).

Sem dúvida. A PGA se tivesse tido a oportunidade de ter vingado poderia ser neste momento a melhor companhia a operar em PT. Viajei muitas vezes na PGA antes de ter sido encorporada no grupo tap, e o serviço foi sempre próprio, exclusivo, de qualidade e requinte, e de satisfação. Sâo pequenos pormenores em toda a sua operação que marcam a diferença.

Apesar de serem as duas consideradas a 3 star airline, comparem (http://www.airlinequality.com/StarRanking/3star.htm) a quantidade de 4 estrelas e 2 estrelas das duas companhias:
4 star- TAP (2) PGA (13)
2 star- TAP (8) PGA (2)

Para se ser grande, tem de ser começar por ser pequeno, e quando um grande nos estraga o caminho, todo o potencial crescimento é afectado.

Cpts

onblocks
17-10-09, 00:14
E em ACMI o serviço prestado é o da contratante ... e não da contratada.

Isso dava pra umas discussões filosóficas.