PDA

Vizualizar Versão Completa : AJUDA a um principiante

Diabo_cb
07-06-10, 20:47
Boas,

Tenho notado quando estou a fotografar que muita gente tem um livro com as "matriculas" dos aviões... alguém me sabe dizer onde posso adquirir isso?

Alguém me sabe informar como podemos saber todos os voos que estão destinados ao Porto ou Lisboa diariamente ? O syte da Ana diz os comerciais... e os de carga?

espero tomarem a mal alguma situação
Cumps
João

Rui Miguel
07-06-10, 20:57
Boas,

Tenho notado quando estou a fotografar que muita gente tem um livro com as "matriculas" dos aviões... alguém me sabe dizer onde posso adquirir isso?

Alguém me sabe informar como podemos saber todos os voos que estão destinados ao Porto ou Lisboa diariamente ? O syte da Ana diz os comerciais... e os de carga?

espero tomarem a mal alguma situação
Cumps
João

Boas

Não sou spotter mas (penso eu) estou mais ou menos por dentro do assunto.

Os livros penso que sejam normais blocos de notas pois normalmente os spotters têm uma base de dados mais detalhadas em exel por exemplo (ainda há quem use apenas o livro)

Quanto aos voos de carga normalmente não estão indicados no site da ANA por isso nunca se sabe bem quando aparecem e quem aparece. Mas pelos foruns há muito pessoal que tem acesso a esse tipo de informações e costuma postar aqui com uma certa antecedencia. Há alguns que são diarios e esses penso eu têm horas (mas acho que atrasam sempre) e depois há aqueles ocasionais.

Abraço

LisbonJet
07-06-10, 21:00
Existem mesmo livros com registos, como o JP:

http://www.buchair.com/JPAF.htm

MarcoGVA
07-06-10, 21:01
O mais conhecido, pelo menos aqui em GVA, é o JP Airline Fleets, que podes encomendar online aqui : http://www.buchair.com/JPAF.htm

Senão, penso que o poderás encontrar igualmente na loja Air Market do aéroporto de lisboa.

Rui Miguel
07-06-10, 21:06
Já meti o pé na argola,

pensava que se estava a falar dos livros onde se apontavam os registos da spottada

Abraço

Diabo_cb
07-06-10, 21:23
Desde já obrigado por terem respondido!!

é que muitos spotters aparecem la no local só por causa de um certo voo pq sabiam do dia anterior que ele ia aterrar no aeroporto do porto as tantas horas ... isto voo de carga ou mesmo voo de passageiros.

esses livros só mesmo comprando certo??

cumps
João

TheKat
08-06-10, 00:20
Nao conhecia a existencias destas ediçoes,mas visto los precios,creio que continuarei a valerme de www.airfleets.net

Luis Rodrigues
08-06-10, 04:12
esses livros só mesmo comprando certo??

Affirmativo, o EuroJP 2010 Já saiu :)

MarcoGVA
08-06-10, 07:46
Nao conhecia a existencias destas ediçoes,mas visto los precios,creio que continuarei a valerme de www.airfleets.net

Digamos que é um investimento. Pessoalmente, não sou spotter (aconteceu uma vez ou outra levar a maquina fotografica para o trabalho, mas raramente), mas nós no escritório temos sempre lá uma copia. Porquê? Porque para já tens a frota TOTAL MUNDIAL. No airfleets, esquece os bizjets, ou os aviões das forças aéreas, etc.

Pronto, posso compreender que o preço pode parecer alto, mas quando se tém o JP nas mãos, dá logo para perceber o porquê desse valor.

Diabo_cb
08-06-10, 09:42
obrigado pela ajudinha :D

Gente estou a pensar comprar um radio mas não sei qual ... não queria gastar muitos euros...
nem sei aqui no porto onde vendem... alguém me sabe dizer alguma coisa??

abraço
João

Emmanuel
08-06-10, 10:15
Olá João,

no Porto, i.e., Matosinhos, tens a Flyby. Vende o ICOM IC-R5 (um rádio excelente).

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.

cl_audio
08-06-10, 10:29
Viva,
No Porto ainda tens a Germano Lopes (rádios Yaesu) e a Gitei (rádios Kenwood). Em Lisboa tens a Naucom (rádios Icom) e a RMS (rádios Alico e restantes "chinesices")
Em Espanha tens a Locuradigital e a Radiocenter.es, com bom serviço e entrega rápida.
Tens desde os baratinhos Maycom ou Alinco até ao Yaesu VR-170 e Icom IC-R5.
Qual o melhor? Depende da tua posição em relação à origem do sinal, é um tiro no escuro, se bem que a probabilidade de sucesso será maior com um Yaesu ou Icom.
Passa junto ao aeroporto, procura os spotters e fala com eles, vê os rádios que eles usam, é o melhor. Mas lembra-te de uma coisa, NUNCA compres um rádio que faça emissão (como o meu Yaesu VX6), a não ser que também sejas Radio-Amador licenciado.
Cláudio Silva

Diabo_cb
08-06-10, 10:55
Cláudio,

Obrigado,
pelo que tenho visto a malta usa muito o Maycom e Unicom acho eu...

agora não sei é preços... uns falam e 40 50 euros, tens alguma ideia de preços?

cumps
João

cl_audio
08-06-10, 11:27
Viva,
Os Maycom, Uniden e afins rondam entre os 45 e os 80 Euros, dependendo do local onde compras. Nesta gama de aparelhos não vale a pena mandar vir de fora, porque o valor dos portes somado ao do equipamento faz com que o valor fique no mesmo patamar que comprar cá directamente ao balcão da loja.
Os Yaesu, Icom são sempre dos 100 euros para cima.
O que deves analisar, julgo eu, é, o tipo de ficha da antena (SMA ou BNC). Isto permite, que se possa montar uma antena tipo Skyband ou uma antena fixa de VHF no topo da tua casa e assim, aumentares a capacidade de recepção em tua casa.
Eu por exemplo, em casa tenho uma antena Nagoya BA-6200, com 7db de ganho em VHF e consigo ouvir um avião a descolar de Tires/Cascais, e seguir as suas comunicações até Santa Cruz. O rádio é um Icom IC-207, mas com o portátil VX6 os resultados são os mesmos.
Como já referi, isto é um tiro no escuro, cada caso é umm caso.
Se quiseres, em www.qrz.com/db/ct2kbx tens umas fotos do meu equipamento e antenas.
Cláudio Silva

Diabo_cb
08-06-10, 11:43
ok...

obrigadinho pela preciosa ajuda.
cumps
João