Vizualizar Versão Completa : O que é isto?
Caros foristas,
A minha curiosidade, levou-me a pensar que o equipamento da figura pertence ao sistema de ILS do Aeroporto de Faro, pois há dois nos arredores de Loulé, com 2Km em linha recta entre ambos.
É ou não è?
Por outro lado, a meio do poste parece ter um Data Link.
O curioso, é que para além de um pictograma a dizer CUIDADO , Descargas Eléctricas,
não existe qualquer chapa de proprietário, ou empresa instaladora.
Daniel Castro
Manuel Brito
07-10-09, 18:21
Boas.Também fiquei curioso e vou tentar responder.
O que está na foto poderá ser uma antena do Localizer ou do Locator do ILS. Corrijam-me se estiver errado.
Pedro Becken
07-10-09, 18:25
Do Localizer não é de certeza. As antenas do localizer são na cabeceira oposta da pista e tem o seguinte aspecto normalmente.
http://www.airport-technology.com/contractor_images/intelcan/3_Localizer_naviad.jpg
Daniel consegues indicar no google maps a localização ao certo?
Abraço,
Boas,
Tal como o Pedro disse, Localizer não é, ainda mais, por norma, a NAV tem todos os seus equipamentos (ou quase todos) identificados.
Daniel essa foto foi tirada no Cerro de S. Miguel?
Cumprimentos
Bruno
Fica mesmo perto da fábrica da cimpor, muito próximo da zona onde vai ser implantado o futuro aeródromo de Loulé.
Vou tentar no google.
Daniel
Não sei o que é mas dúvido que seja algo relacionado com o aeroporto. Os equipamentos do aeroporto costumam estar identificados, seja pela ANA seja pela NAV, por exemplo o radar e o NDB.
Luis
No inicio andei na zona para ver se descobria a(s) estações meteorologicas que deviam estar a caracterizar a zona para o futuro aeródromo, entrei estes dispositivos, que são interessantes, têm alimentação, têm captação de dados (não sei é quais) e tem comunicação de dados...
Nada tem a ver com as redes GSM, UTMS, etc, etc,
O mais estranho é não ter qualquer informação do seu proprietário.
Até podia ser uma estação meteorológica, pois a grande maioria dos sensores são de estado sólido, mas todas as medições relacionadas com o vento necessita de sistemas mecânicos, logo não pode ser ...
Pensei que poderia ser um dispositivo electrónico de localização, dai a minha dúvida se seria do ILS, e colocar a questão no forum.
DE qualquer forma a localização do google é
latitude: 37° 7'57.22"N
longitude: 8° 5'29.10"W
A implantação do aeródromo irá ser desse ponto para nascente, com uma bela pista de 1700m.
Daniel
O LOC encontra-se na cabeceira oposta (o que se ve na segunda circular é o LOC da 21)
O GLIDE esta posicionado ao lado da pista perto da marca dos 300 metros. Nunca fora do campo.
Pedro Becken
09-10-09, 23:33
ao lado da pista perto da marca dos 300 pes.
Só uma pequena correcção, de certo quis dizer 300metros (1000 pés) :)
Abraço,
Só uma pequena correcção, de certo quis dizer 300metros (1000 pés) :)
Abraço,
Sim, obigado
Caros foristas,
A minha curiosidade, levou-me a pensar que o equipamento da figura pertence ao sistema de ILS do Aeroporto de Faro, pois há dois nos arredores de Loulé, com 2Km em linha recta entre ambos.
É ou não è?
Por outro lado, a meio do poste parece ter um Data Link.
O curioso, é que para além de um pictograma a dizer CUIDADO , Descargas Eléctricas,
não existe qualquer chapa de proprietário, ou empresa instaladora.
Daniel Castro
Por acaso isso parece-me mais um microfone (e respectivo mastro) de algum sistema de monitorização de ruído ambiente.
No entanto, não é do aeroporto porque este não dispõe de tal sistema.
A dúvida permanece.
Já pensei que seria monitorização ambiente, uma vez que a Cimpor está ali a menos de 500m. O mastro até tem lógica, para fazer as colheitas a uma determinada altura do chão , que por sinal anda muito perto da altura máxima da vegetação da zona.
De qualquer modo lancei aqui um debate interessante sobre os equipamentos do ILS e assim que descobrir o que é realmente aquele dispositivo, coloco aqui a informação.
Daniel Castro
Olá, boa noite,
Para aumentar a curiosidade de todos, voltei ao local e descobri maisduas estações, semelhantes à anterior, mas com sensores diferentes.
A primeira tem um dispositivo laser, pois tem um autocolante que já está queimado pelo sol que alerta para presença de laser classe 1, estes laser em princípio são de pequena potência , logo não danificam a vista se estivermos feitos parvos a olhar para eles.
MAS O REPARO PARA QUEM ESTÁ HABITUADO A ESTAS COISAS É QUE CONVEM NÃO COLOCAR A VISTA NA LINHA DE ACÇÃO DELE....
Existe algum sistema que possa ser utilizado em aviação que utilize posicionamento laser, como se fosse um farol.
O que é que faz ali no meio do campo um laser?
A segunda estação que encontrei é em tudo semelhante à anterior, tem um link de datos apontado para ela, mas tem mais dois dispositivos,
- um parece um pluviometro (conjunto de balde e funil),
- o outro não sei o que é
Deixo-vos mais estas incógnitas.
Daniel Castro
Na primeira foto, o aparelho inclinado com a referencia a laser é um ceilometer.
Este aparelho mete a altura da base das nuvens, dependendo do fabricante, consegue normalmente detectar 3 camadas de núvens.
Fornece ainda a visibilidade vertical.
É o que vejo na foto, pois ja instalei 2 sistemas de meteorologia, o de LPMR e LPBJ.
O pequenino, sim é pluviómetro.
No mastro cinzento, temos uma randome na latera onde aloja-se a sonda de temperatura à sombra e medidor de humidade relativa.
Se a sonda for mais completa, pode ainda medir a pressão atmosférica local.
No topo do mastro está a antena de transmissão de dados (rectangulo branco). Eu não comprava essa antena porque normalmente são caras e uma mini yagi fazia o serviço com qualidade.
Na primeira foto do tópico, parece existir uma esponja no topo do mastro, confirma?
Sei que por faro existe um conjunto de microfones instalados pelos serviços de qualidade e ambiente do aeroporto. Esses microfones medem o ruído aéreo, de modo ao aeroporto poder multar as operadoras aéreas.
Não sei se esse mastro será algo assim.
Instalei na FAP anemómetros/cataventos estáticos, isto é, o equipamento é só um. Funciona em altas frenquências, medindo a direcção e velocidade do vento por triangulação espacial / temporal.
Desculpem os 3 posts, mas o pc desliga-se e estava sempre a perder a informação.
Espero ter ajudado.
Abraços
Finalmente,
Obrigado,
Confirma-se, são as estações meteorolócicas que estão a caracterizar a área do futuro Aeródromo de Loulé.
Daniel
Rui Parreira
15-11-09, 15:11
Não tenho a certeza...mas será possivelmente um NDB!?
Não tenho a certeza...mas será possivelmente um NDB!?
Confirma-se, são as estações meteorolócicas que estão a caracterizar a área do futuro Aeródromo de Loulé.
......
Luis
Se for preciso posso explicar mais em detalhe o funcionamento de cada ;)
Por acaso em breve espero instalar um NDB portátil. Depois mando fotos.
OK,
Seria interessante saber mais sobre estes equipamentos.
Daniel Castro
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.