PDA

Vizualizar Versão Completa : Exmes Medicos Classe 1

freddy
18-06-10, 15:10
Boas em primeiro lugar gostaria de felicitar e agradecer toda a informação sobre este meio disponibilizado no forum e expor algumas questoes.

Quais são os parametros avaliados no exame medico classe 1?
Visao?!
Audição?!
Ter um desvio na coluna pode ser problema?
Ha e ter fumado um char** a menos de 2 meses.

Ja agora tenho tentado obter forma de ter o curso de piloto comercial mas os valores oferecidos pela unica escola na minha zona é d 60.000,00€.
Por outro lado Investiguei um curso lecionado no Aero Clube do Porto sendo este de piloto privado e com um custo de 8,900.00€ e será que fica mais em conta fazer primeiro este e entao fazer o MCC?

SERÁ QUE SE CONSEGUE A LICENCA ATPL POR MENOS DE 40.000,00€?

OBRIGADO

airforceone
18-06-10, 15:53
hey!

por menos de 40 mil duvido que encontre, acho que anda tudo acima dos 60 mil.
Mas se tem alguma vocação para o meio militar pode sempre concorrer á academia da força aerea portuguesa, o concurso encontra-se em aberto até dia 15 de julho acho eu.....mas nesse caso tem de pensar se quer ser MILITAR e só depois piloto......

boa sorte e bons voos

freddy
18-06-10, 16:10
hey!

por menos de 40 mil duvido que encontre, acho que anda tudo acima dos 60 mil.
Mas se tem alguma vocação para o meio militar pode sempre concorrer á academia da força aerea portuguesa, o concurso encontra-se em aberto até dia 15 de julho acho eu.....mas nesse caso tem de pensar se quer ser MILITAR e só depois piloto......

boa sorte e bons voos

Pois mas aviação militar nunca foi a minha primeira escolha.

Primeiro piloto e militar nunca foi opção talvez por achar que temos de obedecer a ordens cuja coerencia pode ser duvidosa.
Enfim...POLITICOS!

Acontece que hoje apresentaram-me o curso "Curso de Piloto privado de Avioes" e tem um custo relativamente razoavel.

Visto que possivelmente ja possa ter o PPL por um valor baixo será possivel fazer o upgrade para ATPL?

Seguramente o valor Global nao chegará aos 50.000€ certo?

Obrigada

miguelmartins
18-06-10, 16:33
Boas em primeiro lugar gostaria de felicitar e agradecer toda a informação sobre este meio disponibilizado no forum e expor algumas questoes.

Quais são os parametros avaliados no exame medico classe 1?
Visao?!
Audição?!
Ter um desvio na coluna pode ser problema?
Ha e ter fumado um char** a menos de 2 meses.

No exame classe I, examinam praticamente tudo. Visão ,audição, coração, análises ao sangue e urina, cerebro (EEG).

O desvio da coluna, pode ser impeditivo nos testes médicos de admissão em algumas companhias aéreas, mas para obter o classe I, em principio, não há problema.

Em relação aos charros, não são um problema para ti, uma vez que não fumas... certo??

Por outro lado Investiguei um curso lecionado no Aero Clube do Porto sendo este de piloto privado e com um custo de 8,900.00€ e será que fica mais em conta fazer primeiro este e entao fazer o MCC?

Isso não pode ser feito, nem tão pouco te habilitaria a seres piloto profissional.

A licença de piloto privado (PPA) não te permite tirar rendimentos da actividade aérea (como piloto..).

O MCC é o curso de multi-crew coordination, habilita-te a trabalhar em tripulação em aviões que assim o exijam. Mas para fazeres o curso de MCC é preciso ter o PCA (licença de piloto comercial) e , salvo erro, qualificação de multimotores.

Para seres piloto profissional tens de ter, no mínimo, o PCA (licença de piloto comercial).
É possivel evoluir do PPA para o PCA, mas tens de cumprir determinados requisitos a nível de experiencia de voo e tens de fazer exames teóricos no INAC. É designado por PCA modular.

O PCA por si só, não te abre muitas portas em termos profissionais. Ao PCA convém juntares uma qualificação de instrumentos e multimotores.
Se quiseres ter uma licença de piloto de linha aérea (PLA), deverás fazer também a teoria de linha aérea e o tal curso de MCC. Deste modo ficas com um PLA "congelado" (frozen ATPL), que poderás "descongelar" quanto obtiveres experiencia para tal.

O frozen ATPL, é hoje em dia um requisito minimo em praticamente todas as companhias de linha aérea.

Um dia houve alguém que se lembrou de juntar tudo aquilo que eu referi em cima (PCA+Instr.+ME+ teoria de linha+MCC) e criou o curso integrado de piloto de linha aérea.

SERÁ QUE SE CONSEGUE A LICENCA ATPL POR MENOS DE 40.000,00€?

Hoje em dia? Muito dificilmente.....

Boa sorte!

freddy
18-06-10, 16:58
No exame classe I, examinam praticamente tudo. Visão ,audição, coração, análises ao sangue e urina, cerebro (EEG).

O desvio da coluna, pode ser impeditivo nos testes médicos de admissão em algumas companhias aéreas, mas para obter o classe I, em principio, não há problema.

Em relação aos charros, não são um problema para ti, uma vez que não fumas... certo??

Isso não pode ser feito, nem tão pouco te habilitaria a seres piloto profissional.

A licença de piloto privado (PPA) não te permite tirar rendimentos da actividade aérea (como piloto..).

O MCC é o curso de multi-crew coordination, habilita-te a trabalhar em tripulação em aviões que assim o exijam. Mas para fazeres o curso de MCC é preciso ter o PCA (licença de piloto comercial) e , salvo erro, qualificação de multimotores.

Para seres piloto profissional tens de ter, no mínimo, o PCA (licença de piloto comercial).
É possivel evoluir do PPA para o PCA, mas tens de cumprir determinados requisitos a nível de experiencia de voo e tens de fazer exames teóricos no INAC. É designado por PCA modular.

O PCA por si só, não te abre muitas portas em termos profissionais. Ao PCA convém juntares uma qualificação de instrumentos e multimotores.
Se quiseres ter uma licença de piloto de linha aérea (PLA), deverás fazer também a teoria de linha aérea e o tal curso de MCC. Deste modo ficas com um PLA "congelado" (frozen ATPL), que poderás "descongelar" quanto obtiveres experiencia para tal.

O frozen ATPL, é hoje em dia um requisito minimo em praticamente todas as companhias de linha aérea.

Um dia houve alguém que se lembrou de juntar tudo aquilo que eu referi em cima (PCA+Instr.+ME+ teoria de linha+MCC) e criou o curso integrado de piloto de linha aérea.

Hoje em dia? Muito dificilmente.....

Boa sorte!

Fumar so d vez em quando e penso que um simples cigarrinho nao iria acusar nas analises......
Bem e se tirar o PPA (8,900.00€) E FIZER os seguintes UPGRADES:

E-learning : CURSO MODULAR DE TEORIA DE LINHA AEREA - 4,800.00€

Qualificação Multimotores - Aviões VFR/IFR - 8,500.00€

Qualificação de Instrumentos - Avião - (nao consegui valores para esta qualificação)

TOTAL ESTIMADO:clappingclapping 22,000.00€clappingclapping (SEM A QUALIFICAÇÃO DE VOO POR INSTRUMENTOS)

E-learning
Objectivo e ConceitoO objectivo do Curso Modular de Teoria de Linha Aérea Aviões é preparar pilotos para um nível de conhecimentos teóricos exigidos para emissão de uma licença ATPL(A), de acordo com o normativo da JAR-FCL 1.285 (Joint Aviation Requirements - Flight Crew Licensing).

Em alternativa ao curso presencial nas instalações da Escola de Aviação Nortávia, o piloto que pretenda actualizar os seus conhecimentos ou converter a sua licença, poderá frequentar o curso modular de teoria de linha aérea em ensino à distância, fazendo uso do curso aprovado e desenvolvido com a Bristol GS, nossa escola de aviação parceira com que firmamos protocolo de cooperação.

--------------------------------------------------------------------------------

Plano de Curso

Componente teórica: O piloto poderá estudar pelo seu computador portátil e num ritmo que achar mais apropriado, esperando pelo menos, 6 meses de média para finalizar o curso, sendo o tempo máximo estabelecido em 18 meses, contando a partir da data do primeiro exame.

Para além das aulas à distância estimadas em 537 horas (se o piloto não tiver créditos estabelecidos pela Autoridade), terá ainda 123 horas de aulas presenciais de preparação para exames.

As matérias do curso são:

Módulo 1
Mass and Balance
Flight Planning and Monitoring
Instrumentation
General Navigation
Meteorology
Human Performance
Communications VFR
Communications IFR

Módulo 2
Principles of Flight
Aircraft General Knowledge
Performance
Operational Procedures
Radio Navigation
Air Law
Carregue aqui para ver o vídeo (5.5Mb)

estes de Progressão do curso e nos exames das aulas presenciais, antes de realizar os exames de cada uma das matérias acima na Autoridade (INAC) em Lisboa.

As aulas presenciais são ministradas nas nossas instalações no Aeródromo de Vilar de Luz, com 3 salas de aulas com capacidade para 20 alunos, equipadas com ar condicionado, sistema de integrado de treino de comunicações, material didáctico e informático com vídeo-projector.

Componente prática: A componente prática depende da experiência de cada candidato, sendo analisado caso a caso. Para mais informações contacte-nos.

Preço
Inscrição 3.00€
Início do Módulo 2 1.600€
TOTAL: 4.800€

E MAIS ISTO

Qualificação de Instrumentos - Avião
Objectivo e Conceito

A Qualificação de Instrumentos habilita o piloto com os conhecimentos teóricos e de voo de modo a adquirir a proficiência necessária para pilotar aviões em condições de voo por instrumentos.

O curso tem uma duração aproximada de 4 meses com aulas teóricas em regime pós-laboral e voos em qualquer dia da semana.

As 340 horas de teoria decorrem ao longo de 3 meses E abrange as seguintes matérias:

Legislação Aérea
Conhecimentos Gerais de Aeronaves
Planeamento de Voo
Comportamento e Limitações Humanas
Meteorologia
Navegação Rádio
Procedimentos Ooperacionais
Comunicações IFR

A cada matéria corresponde um exame a realizar no Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) em Lisboa.

Componente prática: As aulas práticas são constituídas no mínimo por 50 horas de voo em avião Cessna 172 que têm lugar em qualquer dia da semana e funcionam de acordo com a conveniência dos alunos e em coordenação com o planeamento de voos da Nortávia.

As instalações dispõem do equipamento necessário para efectuar planeamentos, aceder a toda a informação aeronautica pretinente, consultar meteorologia em tempo real e de espaço individualizado para briefings com total privacidade.

No final do curso é efectuado um exame de voo para atribuição da desejada qualificação.

E ISTO:

Qualificação Multimotores - Aviões
Objectivo e Conceito

O curso de Qualificação de Multimotores fornece as habilitações necessárias para a pilotagem de aviões multimotores quer em voo visual ou de instrumentos.

O curso tem uma duração de 4 semanas com 36 horas de aulas teóricas e 10 horas de voo.

--------------------------------------------------------------------------------

Plano de Curso
As 36 horas de teoria decorrem de 2ª a 6ª feira e abrange as seguintes matérias:

Planeamento
Performance
Massa e Centragem
Príncipios de Voo

Componente prática: As aulas práticas são constituídas no mínimo por 8:30 (VFR) ou 15:00 (IFR) horas de voo em avião que têm lugar em qualquer dia da semana e funcionam de acordo com a conveniência dos candidatos e em coordenação com o planeamento de voos da Nortávia.
As instalações dispõem do equipamento necessário para efectuar planeamentos, aceder a toda a informação aeronáutica pertinente, consultar meteorologia em tempo real e de espaço individualizado para briefings com total privacidade.

No final do curso é efectuada uma verificação de voo com duração mínima de 01:30 (VFR) ou 02:00 (IFR) para atribuição da qualificação.

Preços
VFR IFR
TOTAL 5.000€ 8.500€

Este valor inclui:

36 horas de formação teoríca
(VFR) - 8:30 horas de voo em Piper PA44T
(IFR) - 15:00 horas de voo em Piper PA44T
Taxas de aterragem e controle

Comentem e dsculpas pela extensividade do post.
Acho que em modular fica uns €uritos mais em conta

Skipper
18-06-10, 17:46
Olá!

Se pretende enveredar pelo curso modelar, isto é, tirar primeiro a PPA, terá que ter em consideração certas coisas.

Primeiro, ao tirar o PPA irá frequentar uma serie de aulas teóricas inerentes ao curso, seguidamente, a parte pratica. Esta licença habilita-o a voar aeronaves monomotores terrestres em condições visuais. À posteriori, terá que frequentar um curso de voo por instrumentos, um curso de multi-motor, a teoria de linha aérea e por fim o MCC.

Não lhe sei dizer se ficará mais em conta, mas duvido, eventualmente ficará é mais caro!!

Quanto aos exames médicos, aquilo a que irá ser submetido na primeira inspecção. será electrocardiograma, espirometria, oftalmologia extensiva, otorrino, exames ao sangue e urina, radiografia panorâmica oral e molde e mais alguns que não me recordo...

Grande abraço

Mas se queres um conselho, vai visitar algumas escolas e expõem o teu caso.

sailorman
18-06-10, 18:25
boas
permitam-me que a crescente um pequeno detalhe no que se refere ao curso modular, que é o seguinte.
Entre as 45 horas com que termina o PPL e poder efectuar a qualificação de instrumentos (no minimo com 150 h), dista 100 horas que terá de voar (5 das quais é a qualificação de voo noturno), ou seja tem de somar este valor considerado com time building, ao custo total.
Posterior mente só com 200horas poderá ser proposto a curso para CPL o que faz que irá terminar a liença com cerca de 225 horas reais.
espero ter auxiliado

brunodias
18-06-10, 18:53
esses 22mil euros são muito simpaticos

isso era descobrir a polvora

eu penso assim, se o pessoal fizer o curso todo seguido paga ai 60 mil, por modulos quase de certeza sai mais caro

freddy
18-06-10, 19:12
Olá!

Se pretende enveredar pelo curso modelar, isto é, tirar primeiro a PPA, terá que ter em consideração certas coisas.

Primeiro, ao tirar o PPA irá frequentar uma serie de aulas teóricas inerentes ao curso, seguidamente, a parte pratica. Esta licença habilita-o a voar aeronaves monomotores terrestres em condições visuais. À posteriori, terá que frequentar um curso de voo por instrumentos, um curso de multi-motor, a teoria de linha aérea e por fim o MCC.

Não lhe sei dizer se ficará mais em conta, mas duvido, eventualmente ficará é mais caro!!

Quanto aos exames médicos, aquilo a que irá ser submetido na primeira inspecção. será electrocardiograma, espirometria, oftalmologia extensiva, otorrino, exames ao sangue e urina, radiografia panorâmica oral e molde e mais alguns que não me recordo...

Grande abraço

Mas se queres um conselho, vai visitar algumas escolas e expõem o teu caso.

Entao tenho de tirar:
1º PPA
2º INSTRUMENTOS
3º MULTI-MOTOR
4º TEORIA DE LINHA AEREA
5º MULTI CREW

boas
permitam-me que a crescente um pequeno detalhe no que se refere ao curso modular, que é o seguinte.
Entre as 45 horas com que termina o PPL e poder efectuar a qualificação de instrumentos (no minimo com 150 h), dista 100 horas que terá de voar (5 das quais é a qualificação de voo noturno), ou seja tem de somar este valor considerado com time building, ao custo total.
Posterior mente só com 200horas poderá ser proposto a curso para CPL o que faz que irá terminar a liença com cerca de 225 horas reais.
espero ter auxiliado

Ou seja teria de adicionar o custo de 100h de voo pagas a minha conta.

Mas acho que ainda assim pode ficar mais barato que os 60.000€
ora vejamos:

1º PPA - 8.900€ - 45h MONOMOTOR
2º INSTRUMENTOS - ??????€ - 50h
3º MULTI-MOTOR - 8,500.00 - 10h
4º TEORIA DE LINHA AEREA - 4,800.00€ -
5º MMC - 3000.00€ - 21h em simulador

Conclusao e partindo do principio que tenho de obter as tais 200h de voo vou adicionar as mesmas no preço final ou seja 95h x 120€/h

ou seja: 36.600€ ( nao sei o valor do modulo de instrumentos) e atençao porque 36.600 é 61% desses 60.000 que me pediram....

Tou a usar valores do aero clube do porto no caso do PPA e valores da nortavia no caso do resto no caso de pensarem que estou a inventar os preços.

sailorman
18-06-10, 19:54
A sequencia é a seguinte:

1º ppa (45 horas)
2º time building (cerca de 100 horas incluindo 5 voo nocturno )
3º teoria de linha aerea ( a decorrer em simultaneo com o passo 2)
4º instrumentos (sõ após o minimo de 150h)
5º multi-motor
6º multi crew

sugiro a leitura atenta do jar fcl 1, para ver as condições em que cada passo deve ser feito.

entao tenho de tirar:
1º ppa
2º instrumentos
3º multi-motor
4º teoria de linha aerea
5º multi crew

ou seja teria de adicionar o custo de 100h de voo pagas a minha conta.

Mas acho que ainda assim pode ficar mais barato que os 60.000€
ora vejamos:

1º ppa - 8.900€ - 45h monomotor
2º instrumentos - ??????€ - 50h
3º multi-motor - 8,500.00 - 10h
4º teoria de linha aerea - 4,800.00€ -
5º mmc - 3000.00€ - 21h em simulador

conclusao e partindo do principio que tenho de obter as tais 200h de voo vou adicionar as mesmas no preço final ou seja 95h x 120€/h

ou seja: 36.600€ ( nao sei o valor do modulo de instrumentos) e atençao porque 36.600 é 61% desses 60.000 que me pediram....

Tou a usar valores do aero clube do porto no caso do ppa e valores da nortavia no caso do resto no caso de pensarem que estou a inventar os preços.

freddy
18-06-10, 20:00
A sequencia é a seguinte:

1º ppa (45 horas)
2º time building (cerca de 100 horas incluindo 5 voo nocturno )
3º teoria de linha aerea ( a decorrer em simultaneo com o passo 2)
4º instrumentos (sõ após o minimo de 150h)
5º multi-motor
6º multi crew

sugiro a leitura atenta do jar fcl 1, para ver as condições em que cada passo deve ser feito.
1º ppa (45 horas) 8900€
2º time building (cerca de 100 horas incluindo 5 voo nocturno ) 105h * 120€/h -12600
3º teoria de linha aerea ( a decorrer em simultaneo com o passo 2) 4800€
4º instrumentos (sõ após o minimo de 150h) nao sei o valor.
5º multi-motor 8500€
6º multi crew 3000€

TOTAL: 37800.00€ clapclapclapclapclapclap :plain:

Axas que compensa financeiramente fazer assim sailorman? Thanks mate

sailorman
18-06-10, 20:05
Axas que compensa financeiramente fazer assim sailorman? Thanks mate

AOS PREÇOS ATRAS REFERIDOS TEM DE SE SOMAR 100h AO MINIMO DE 100€.
VALORES DA QUALIFICAÇÃO DE INSTRUMENTOS NÃO SEI AO CERTO, MAS SUGIRO A CONSULTA DESSES PREÇOS EM INGLATERRA PARA TER UMA APROXIMAÇÃO.

A MINHA OPINIÃO EM TERMOS FINANCEIROS É FAVORAVEL, MAS NEM SÓ OS E CONTAM....NOS AVIÕES.

freddy
18-06-10, 20:08
AOS PREÇOS ATRAS REFERIDOS TEM DE SE SOMAR 100h AO MINIMO DE 100€.
VALORES DA QUALIFICAÇÃO DE INSTRUMENTOS NÃO SEI AO CERTO, MAS SUGIRO A CONSULTA DESSES PREÇOS EM INGLATERRA PARA TER UMA APROXIMAÇÃO.

A MINHA OPINIÃO EM TERMOS FINANCEIROS É FAVORAVEL, MAS NEM SÓ OS E CONTAM....NOS AVIÕES.

ve as minhas contas no post anterior porque estava a editalo quando me respondste.

Thakns

5ft Hover
18-06-10, 21:00
Boas

obtém o valor do curso de instrumentos, depois soma tudo, depois continuas a conversa :whistlinggd5:

falta-te uma "grande" fatia...

cump

freddy
19-06-10, 00:12
Boas

obtém o valor do curso de instrumentos, depois soma tudo, depois continuas a conversa :whistlinggd5:

falta-te uma "grande" fatia...

cump

5ft Hover quao grande é essa fatia?
Já agora ainda me falta o voo nocturno ou é impresao minha?
E quanto a requesitos medicos é muito complicado por causa dos dentes?
e que ja retirei 3:!!!:
Thanks

Skipper
19-06-10, 00:16
Apenas um reparo.

O voo nocturno não poderá ser incluído em "time building" pois é uma qualificação, e não algo que possa fazer porque lhe apetece voar à noite.

Isso não se trata numa mera soma aritmética de cursos, e saí de um chapéu uma licença ATPL(A). Existem requisitos mínimos de horas a cumprir, como horas PIC (OK time building), SPIC instrumentos (100h, o que é a maioria das horas de um curso integrado), etc. De não esquecer que o curso que multi-motor que falas é VFR, e precisas de instrumentos em multi também.

Freddy, mais uma vez reforço-te a ideia, visita algumas escolas, coloca as tuas questões, vê os prós e os contras. Estamos todos interessados em dar-te bons concelhos, mas lembra-te que não descobriste a pólvora e que como tu muita gente tb já pensou nisso. Posso-te dizer que tive um aluno que optou pelo modelar... e por vários motivos não ficou tão satisfeito como esperava, e não estou a falar só do aspecto financeiro, como tb temporal, perda de tempo a estudar para exames que mais tarde teve que os fazer mais uma vez, mas mais extensivos, etc...

Grande abraço

Pedro Fidalgo

Skipper
19-06-10, 00:20
Não te preocupes com os dentes, à coisas piores...

Eles apenas tiram-te um RX panorâmico mais um molde dos mesmos caso um dia seja necessário...

freddy
19-06-10, 00:35
Não te preocupes com os dentes, à coisas piores...

Eles apenas tiram-te um RX panorâmico mais um molde dos mesmos caso um dia seja necessário...

Pois para nos identificar no caso de ficarmos irreconheciveis... lol

Voçes sabem que os valores que pedem por um curso e ainda tendo em conta a situaçao actual da economia nao ajuda, tendo ainda por cima de por esse peso sobre os meus velhotes.

E afinal parece que se calhar os 60.000€ nao serao assim um valor alto.
Conhecem alguem que tenha tirado na nortavia? Qual a vossa impresao sobre esta escola?

Ja agora respondeme a uma questao. Pelo que vi para ingressar numa airliner tenho de ter 500h como F/o mas digamos que nao tenho na escola um airbus nem um boieng para voar. Como se acumula essas horas????????
:confused:

desculpem o rol das perguntas de um rookie