PDA

Vizualizar Versão Completa : Comunicações e afins

Shimmy
08-10-09, 00:01
ATC: CXX, Say Speed
CXX: Speed
ATC: CXX, Say Heading
CXX: Heading
ATC: CXX, Say IFR Plan Cancelled
CXX: Heading 200, Speed 180 Kts, CXX

lx mil: cs-zzz, como é que está a ouvir-me?
cs-zzz: estou a ouvi-lo em 123.75.

Atc não precebe e diz
ATC: CX-XXX .. say again
Piloto: Again

Hora de ponta com uns 6 a 7 aviões da escola no traffic pattern, mais uns tantos na posição de espera para descolagem e cada um que chegava reportava e sobrepunham-se uns na comunicações de outros. Ás tantas o controlador passou-se e disse:
"All traffic listen to me… ok?…I have a crazy pattern to drive here, so EVERYBODY which is waiting for departure, just … STANDBY… OK!"
Após 2 segundos de silêncio na frequência começam os vários aviões em espera:
CSX1 standing by.
CSX2 standing by.
CSX3 standing by.
CSX4 standing by.
CSX5 standing by.

Piloto: Sintra APP CX-XXX
ATC: Cx-xxx Go-ahead.
Piloto: Going ahead CX-XXX

Manuel Brito
08-10-09, 06:47
Uma bela tarde em FAOTWR:

ATC: TCX*** have you ever been in Madeira sir?
TCX***: No, not this week
ATC: But have you ever been in Madeira?
TCX***: Yes, personally ies.
ATC: Ok, this landing looked like a Madeira landing.
TCX***: (smiling) Ok we will note that.

FL076
13-10-09, 15:24
Numa bela manhã em Tires durante um voo de instrução, apareceu um fogo enorme em Sintra...

Foram chamados tudo o que era meios de combate... Canadairs, Berievs, eu sei lá.. :eek:

Em pouco tempo, instalou-se um semi-caos. As aeronaves de combate a incêndios eram tráfego prioritário, mas havia gente em tudo o que era área de trabalho, em circuitos, em aproximação, enfim, quem conhece o espaço aéreo de Tires, deverá "visualizar" bem a dimensão da coisa... :eek:

Quando os 2 Berievs decidem fazer a 1.000 pés toda a linha de costa, desde o Cabo da Roca até Carcavelos para tentar encontrar o melhor local de amaragem para abastecimento de água, foi a loucura. Pareciam bolas de bowling a passar e nós os pinos... http://www.aviacaoportugal.net/images/icons/icon7.gif

O pobre controlar teve um trabalho desgraçado e fantástico a tirar toda a gente do "caminho", isto é, quem tava a 1.500ft, passar para 2.000ft, quem tava a 1.000ft, para 1.500ft e assim por diante em todas as áreas de trabalho, para além de tentar perceber que raio os Russos queriam fazer (sim, porque dizer que o inglês deles era macarrónico, é dizer pouco).. http://www.aviacaoportugal.net/images/icons/icon7.gif

O homem perguntou-lhe tudo... Se ele queria a pista livre, se queria abastecer, eu sei lá...

E o outro só dizia: "I wienth to sceoep weatier" :eek:, o que a meu ver era algo como "I want to scoop water", o que se verificou, pois eles tentaram encher água ao largo de Carcavelos... http://www.aviacaoportugal.net/images/icons/icon7.gif

E aqui a parte mais engraçada:
A passagem deles apanhou-me a fazer o percurso entre a Baía de Cascais e a final pela linha de costa, precisamente no caminho deles...
O controlador já em total "overload" manda-me subir para 1.500ft (eu estava a 1.000ft) e depois diz-me:

"Aeroescola XXX, You have 2 Berievs passing at 1.000ft, mantain 1.500ft and maintain horizontal separation"

Bem, eu sei que o homem tava a fazer o seu melhor, mas aqui não consegui evitar, olhei para o instrutor e ele para mim e partimo-nos os 2 a rir, porque imaginem... Velocidade Beriev=(sei lá, pelo menos 150kt); Velocidade C152=uns esforçados 90kts..
Só consegui responder tentando não rir (sem grandes resultados):

"Wilco Sir, I'll try to mantain horizontal separation..."