PDA

Vizualizar Versão Completa : Reortagem: No Hospital dos Aviões

TAP153
19-07-10, 16:09
Boa tarde,

Link do Economico:

http://economico.sapo.pt/noticias/reportagem-no-hospital-dos-avioes_94677.html

Abraços

Guga
19-07-10, 18:24
Tudo muito bem explicadinho, a reportagem tá interessante sim, mas aquela coisa de dificilmente passar dos 15 anos na frota...

CS-TNA
CS-TNB
CS-TNO
CS-TNE
CS-TOA
CS-TOB
CS-TOC
CS-TOD
Mais os F100 (que no fundo podemos considerar TAP) e o CS-TOH que ainda não passou essa barreira mas não está muito longe e obviamente não vai sair da TAP para o ano que vem...

Abc

pina
19-07-10, 19:01
Atenção que há um tipo de manutenção que creio que poe o contakilometros a 0, mas não tenho a certeza, alguem me pode confirmar isto?

Podia ser 15 anos de casa também.

182899
19-07-10, 19:43
Atenção que há um tipo de manutenção que creio que poe o contakilometros a 0, mas não tenho a certeza, alguem me pode confirmar isto?

Podia ser 15 anos de casa também.

Sim, é a isso que o Walter se refere.

Quanto ao "contakilómetros", por exemplo os motores e outros componentes sofrendo determinado nível de intervenção, voltam a "zeros", sim. Mas como nunca estive nas oficinas de componentes (a reportagem é no hangar), outros poderão falar melhor que eu. Na linha, o que se faz muito é substituição de componentes por "potencial". Isto significa que aquele componente atingiu a idade máxima dentro de um determinado nível de qualidade e que a partir daí poderá já não o garantir. Assim, determina-se a sua substituição, mesmo que não apresente nenhuma avaria.

Mike Silva
19-07-10, 21:17
A bela reportagem termina com o habitual " Aviões com mais de 50 anos só para a sucata ou para um museu" . O sucateiros devem estar a esfregar as mãos de contentes e a encomendar mais botijas de oxigénio e os pedreiros especializados em construção de pedestais devem estar a dar mais orçamentos às bases aéreas.

O restauro de aeronaves mais uma vez remetido para os confins do desconhecimento humano, numa reportagem feita a despachar como mera curiosidade para um povo que está-se borrifando para a Aviação e quer é Futebol e novelas.

Uma reportagem para "encher chouriços" entre uma notícia do Sócrates e outra da corrupção na arbitragem. Siga! "Aviões?... Ah sim, olha, o filho da vizinha gosta dessas coisas..."

Um autentico desprestígio para quem à roda do Mundo se dedica ao restauro de aeronaves com muito mais de 50 anos. Uma autentica indústria que movimenta milhões . Mas isso pouco interessa para a malta. Desde que haja centros comerciais e bola...Quando para o ano alguns portugueses voltarem a elevar-se nos céus num Broussard de 1940 que pertenceu à FAP, um aparelho com 70 anos, perguntem ao jornalista da reportagem que bicho é aquele. Deverá ser ilusão de óptica...

filalb
19-07-10, 22:21
Acho que a reportagem cumpriu o seu objectivo, visto que se destina ao público em geral.

Foi resumida e transmitida numa linguagem simples e clara, em que muito contribuiram os intervenientes que, sendo pessoal técnico, se abstiveram de usar terminologias pouco familiares às pessoas não envolvidas na aviação.

Quanto à idade da reforma das aeronaves em termos comerciais (pois é disso que se fala na peça) quem a estabelece é essencialmente o detentor do certificado tipo ou então as autoridades aeronáuticas. O primeiro porque é quem mantém válidas as especificações e as instruções de aeronavegabilidade/manutenção e os segundos porque são quem pode suspender ou revogar os certificados de navegabilidade. Não há, portanto, uma idade genérica para as aeronaves serem abatidas.

Finda a utilização comercial, a aeronave ou é destruída para reciclagem, ou mantida em museu, seja em exibição estática, seja em estado de voo, com limitações. Infelizmente por cá, não existe este último hábito.

Guga
19-07-10, 22:25
filalb, com a economia na corrente situação acha mesmo que alguma companhia vai guardar um avião e gastar fortunas nisso? Tomara as companhias conseguirem manter-se acima da linha de água.
Eu também gostava muito de conservar o meu Ferrari 250GTO na minha garagem que nao tenho mas gostava de ter, mas este mês a mesada não esticou.

Abc

filalb
19-07-10, 22:32
filalb, com a economia na corrente situação acha mesmo que alguma companhia vai guardar um avião e gastar fortunas nisso?

Não tenho a mínima ideia.

ClearedForTakeOff
20-07-10, 12:30
Não tenho a mínima ideia.

Até a BA mandou "cortar" a forta história há uns 2 ou 3anos: 707-400, VC-10 e outros.

Guga
20-07-10, 13:05
Quem apagou que avise...
Filalb, as companhias estão mais preocupadas com os ordenados ao fim do mês, não com a conservação de uma máquina que não dá dinheiro, ocupa espaço e consequentemente é dispendiosa.

Abc

ClearedForTakeOff
20-07-10, 13:38
Quem apagou que avise...
Filalb, as companhias estão mais preocupadas com os ordenados ao fim do mês, não com a conservação de uma máquina que não dá dinheiro, ocupa espaço e consequentemente é dispendiosa.

Abc

A Air France cortou um CONCORDE!!!!
Ter uma avião na rua implica pagar estacionamento, pintar etc.

A TAP tem um C-47, mesmo assim.

filalb
20-07-10, 13:52
Quem apagou que avise...

Abc

Acredito que estejam.

Mas eu apenas comentei que por cá não há o hábito entranhado de restaurar/manter aeronaves para exibição ou demonstração. Não contextualizei aos dias de hoje. Sempre foi assim.

É um problema cultural e não económico. E é esse o meu ponto de concórdia com o que o forista Mike Silva escreveu antes.

182899
20-07-10, 13:53
A Air France cortou um CONCORDE!!!!
Ter uma avião na rua implica pagar estacionamento, pintar etc.

A TAP tem um C-47, mesmo assim.

Tem? Onde? :confused:

filalb
20-07-10, 13:57
Tem? Onde? :confused:

Da última vez que o vi, estava "disperso" pelo Hangar 5. :biggrin:

ClearedForTakeOff
20-07-10, 14:22
Da última vez que o vi, estava "disperso" pelo Hangar 5. :biggrin:

Deve estar apenas sem asas, presumo.

Marco Goncalves
21-07-10, 05:59
Até a BA mandou "cortar" a forta história há uns 2 ou 3anos: 707-400, VC-10 e outros.

Caro Colega,vou ter de discordar consigo.Essa historia dos 707-400s da British esta mal contada.

Cumpts

ClearedForTakeOff
21-07-10, 07:16
Caro Colega,vou ter de discordar consigo.Essa historia dos 707-400s da British esta mal contada.

Cumpts

Foram cortados ou não?

Marco Goncalves
21-07-10, 07:37
Foram cortados ou não?

Calma Amigo!!

Nao e preciso nimguem se chatear.

Apenas disse que a Historia estava mal contada,e para responder a sua pergunta,nao os avioes nao foram destruidos na sua integra.

Dos 20 707-400s que fizeram parte da BAW,12 destes avioes seriam devolvidos a Boeing numa troca com os 747-200s ,3 707s foram destruidos em acidentes Aereos (1 deles sendo o G-APFE que embateu no Monte Fuji,Japao).

Os restantes 5 Viriam a ter futuros diferentes.

Os dois unicos que ficaram no Reino Unido parte deles ainda existe hoje em dia.

G-APFG -O Cockpit e parte da fuselagem (fwd) encontra-se guardado em Pershore,Worchestshire.

G-APFJ -O Cockpit e toda a fuselagem da frente foi preservada e encontra-se no National Museum of Flight,East Fortune,East Lothian,Escocia em exposicao ao Publico.

Como pode ver e o Mike Silva pode atestar melhor do que nimguem os avioes Historicos sao preservados no Reino Unido de uma forma ou outra.

Cumpts

ClearedForTakeOff
21-07-10, 07:53
Calma Amigo!!

Nao e preciso nimguem se chatear.

Apenas disse que a Historia estava mal contada,e para responder a sua pergunta,nao os avioes nao foram destruidos na sua integra.

Dos 20 707-400s que fizeram parte da BAW,12 destes avioes seriam devolvidos a Boeing numa troca com os 747-200s ,3 707s foram destruidos em acidentes Aereos (1 deles sendo o G-APFE que embateu no Monte Fuji,Japao).

Os restantes 5 Viriam a ter futuros diferentes.

Os dois unicos que ficaram no Reino Unido parte deles ainda existe hoje em dia.

G-APFG -O Cockpit e parte da fuselagem (fwd) encontra-se guardado em Pershore,Worchestshire.

G-APFJ -O Cockpit e toda a fuselagem da frente foi preservada e encontra-se no National Museum of Flight,East Fortune,East Lothian,Escocia em exposicao ao Publico.

Como pode ver e o Mike Silva pode atestar melhor do que nimguem os avioes Historicos sao preservados no Reino Unido de uma forma ou outra.

Cumpts

Caros
não é nada disso q estou a falar....Falei de um 707-400 e não da totalidade dos 707-400 que voaram na BA.
Falo é do Museum Heritage, arrasado em 2006.
Ex:
http://www.vc10.net/History/Individual/Images/G-ARVM_dismantled1.jpg

http://www.vc10.net/History/Individual/Images/VM_010906_2.jpg

E para todos so efeitos, a TAP tb tem um cockpit de um Connie e de um Caravelle. Á sua escala, não está mal.
A Iberia tem algum, sem ser o bocado do 727 em Cuatro Vientos?

Marco Goncalves
21-07-10, 08:03
Caros
não é nada disso q estou a falar....Falei de um 707-400 e não da totalidade dos 707-400 que voaram na BA.
Falo é do Museum Heritage, arrasado em 2006.
Ex:
http://www.vc10.net/History/Individual/Images/G-ARVM_dismantled1.jpg

http://www.vc10.net/History/Individual/Images/VM_010906_2.jpg

E para todos so efeitos, a TAP tb tem um cockpit de um Connie e de um Caravelle. Á sua escala, não está mal.
A Iberia tem algum, sem ser o bocado do 727 em Cuatro Vientos?

Eu nao estou a falar da Frota Historica da Baw,estou a falar dos dois 707-400s da Baw que se encontravam no Museum Heritage e que entretanto foram oferecidos pela Baw aos Museus que referi acima no meu outro post.

Quando disse que os 707s tinha sido cortados,nao concordei e continuo a nao concordar porque na realidade hoje em dia se o meu amigo quiser pode entrar na cabine e no cockpit dos avioes que mencionei.

E ja agora que mencionou o Trident ao visitar o mesmo Museu na Escocia tb podera encontrar la um Trident.

O que eu quero dizer com isso tudo e que existe no Reino Unido avioes historicos nos Museus,enquanto que em Portugal para alem do Cockpit do Connie e do Caravelle nao existe absolutamente mais nada.

Uma ultima nota,nem o proprio cockpit do Connie que se encontra no Museu da Tap e um cockpit original da Tap ,mas sim um da Lufthansa.

Cumpts

cl_audio
21-07-10, 08:26
Viva,
O material da TAP (cockpit's e o C-47) estão neste momento no Museu do Ar em Sintra.

http://aviacaoportugal.net/showthread.php?t=110&page=2

Cláudio Silva

ClearedForTakeOff
21-07-10, 08:35
Eu nao estou a falar da Frota Historica da Baw,estou a falar dos dois 707-400s da Baw que se encontravam no Museum Heritage e que entretanto foram oferecidos pela Baw aos Museus que referi acima no meu outro post.

Quando disse que os 707s tinha sido cortados,nao concordei e continuo a nao concordar porque na realidade hoje em dia se o meu amigo quiser pode entrar na cabine e no cockpit dos avioes que mencionei.

E ja agora que mencionou o Trident ao visitar o mesmo Museu na Escocia tb podera encontrar la um Trident.

O que eu quero dizer com isso tudo e que existe no Reino Unido avioes historicos nos Museus,enquanto que em Portugal para alem do Cockpit do Connie e do Caravelle nao existe absolutamente mais nada.

Uma ultima nota,nem o proprio cockpit do Connie que se encontra no Museu da Tap e um cockpit original da Tap ,mas sim um da Lufthansa.

Cumpts
o Connie veio de uma airline da América do Sul, e o Caravelle é ex-Transavia.

Marco Goncalves
21-07-10, 08:37
Caro Claudio

Muito obrigado pela informacao,nao fazia a minima idea que o material do Museu da TAP se encontrava no Museu do Ar em Sintra,visto que em Janeiro de 2010 li um artigo numa revista internacional de uma reportagem sobre o Museu da Tap.

Depois de ver as fotos fiquei bastante satisfeito ao ver nao so os diversos tipos de Aeronaves mas tb o aspecto do Museu em sim,sem duvida alguma que nao envergonha nimguem,bem pelo contrario.

Uma vez mais obrigado pela informacao."Living and Learning"

Cumpts

Marco Goncalves
21-07-10, 08:42
o Connie veio de uma airline da América do Sul, e o Caravelle é ex-Transavia.

Negativo no Connie

"Altought the Super Constellation nose is painted in TAP colors,the section (along with the Landing gear and Wright Turbo-Compound engine) is from a former Lufthansa 1049G that had seen service on the Biafran Airlift (marked as
5T-TAK)and subsequently abandoned at Lisbon.Somo components were also retrieved from Santo Domingo,Dominican Republic.

Information provided by Adelina Arezes,coordinator Tap Museum and Madalena Resina,communications and PR TAP Portugal.

ClearedForTakeOff
21-07-10, 08:57
Negativo no Connie

....Somo components were also retrieved from Santo Domingo,Dominican Republic.
...l.

era isto, thx

Marco Goncalves
21-07-10, 09:00
era isto, thx

Your Welcome.

Abraco