Vizualizar Versão Completa : Processo de candidatura á AFA
airforceone
08-10-09, 18:52
Hey.
Desde já parabens pelo forum, tomei a liberdade de criar este sub topico, pois pareceu-me importante fazê-lo.
Fi-lo pois penso, que sendo um dos objectivos deste forum, a interajuda entre os utiizadores, seria importante dar algum apoio á aqueles que pretendem dar inicio ao seu processo de candidatura á afa.
Estou desde ja disponivel para esclarecer eventuais duvidas, caso saiba obviamente.
disponham!
bons voos
Boas,
Eu quanto a candidatura não tenho muitas duvidas, é mais de quando se é admitido. Ora:
-Uma vez dentro da AFA, podemos escolher que rumo tomar, por exemplo, entre seguir para um C-130 ou um C295, ou continuar para F-16, ou somos colocados?
-Após os 8 (são 8 anos de academia certo?) anos, quais são as qualificações que um tem, em termos de licenças?
Abc
airforceone
11-10-09, 19:03
hey!!
-bom, segundo sei, e como é obvio isto nao é nada de oficial, após acabares, os cinco anos de curso, incluindo o tirocinio , que pode ser feito em portugal ou no Estados unidos, se tiveres tido um bom aproveitamento durante o curso,podes tu praticamente escolher o curso, senão é a força aerea que te coloca nos sitios onde fizeres mais falta. ehehe
- Em relação ás competencias que adquires após a tua passagem pela FAP, é assim, como sabes tens de ficar 12 anos depois de tirares o curso, o que dá um tempo efectivo de 18 anos de força aerea ( 6 anos de curso + 12 de permancia obrigatoria), no final deste anos , ficas com bastantes horas de voo, cerca de 2000mil, e com a teoria de linha aerea.(PLAA) e tambem um engenharia em ciencia aeronautica militar.
penso que é isto, contudo relembro que esta informação nao é oficial, e convem sempre ser confirmada , junto das entidades competentes.
comprimentos aeronauticos
boas, estou a fazer o 12º, e já me decidi quanto ao sitio para onde vou, neste caso para a afa.
mandei um mail po recrutamento, e eles vão-me enviar informaçoes sobre tudo.(so um conselho caso alguem queira pedir-lhes informação).
Escolhi também tentar a força aerea, porque apesar do aspecto financeiro, cá fora não há emprego garantido no caso de tirar o curso numa gestair (por ex.). A seguir ao curso ainda temos de andar a pagar para fazer mais horas, e mesmo assim nao ha emprego garantido. E o meu objectivo era entrar na afa e tentar chegar aos f-16, eu sei que é muito dificil, mas não impossivel. No caso de não chegar, olha paciencia...tentei, e até pode se que goste do ambiente da FAP, e não queira sair de lá, apesar do aspecto financeiro ser importante, "contou-me" uma vez um piloto que estava num Hércules em exposição (neste ultimo "airshow" que houve na BA1): "Queres ganhar dinheiro ou divertir-te?"
PS: Boa sorte PINA, para este ano escolar :D e que daqui a dois anos vás ter comigo a afa. (era bom sinal. sinal que tinhamos entrado os dois).
Saudações Aeronáuticas
airforceone
11-10-09, 21:02
hey!
eu tambem vou entrar para o ano!!
eheheh
Boa sorte a todos, e que entre o melhor
cumprimetos aeronauticos!
mesmo fixe! xD se depois quiseres dar o teu mail, para irmos tirando duvidas :P
Domingos Cabaceira
12-10-09, 12:53
Rapaziada, atenção que os testes médicos são (200%) rigorosos. Vista de origem sem qualquer operação. Coluna sem desvios, vertebras sem compressão, etc, etc.
airforceone
12-10-09, 13:58
hey!
como é obvio respeito a opinião de todos, mas penso que o objectivo aqui é ajudar aqueles que tem o sonho de ser pilotos militares, logo, e na minha prespetiva discursos pessismistas e desmoralizadores, são relativamente dispensados.
Contudo esta é só a minha opnião e tem o valor que tem.
cumprimentos aeronauticos.
Nao considero o comentario desmoralizador, apenas uma chamada a terra...
Concordo, mas que quem se candidata já sabe que é dificil, isso já nós sabemos, mas não é por se dificil que nao vou tentar!
Ah, sim, obviamente! Ainda por cima não se perde nada em tentar
Dêem uma vista de olhos a este excelente post de um piloto de Helis da FAP...
http://medic17.blogspot.com/2009/08/porque-ser-aviador.html
airforceone
12-10-09, 19:58
Hey!
Está muito fixe o texto sim senhor.
Parabens ao escritor e o meu muito obrigado a quem o divulgou!
BONS VOOS!
RodrigoF-16
12-10-09, 22:18
Boas!
sou mais um que tem como objectivo entrar para a afa desde o meu 6º ano, é para isso que tenho objectivos a cumprir e parece que o meu companheiro airforceone ja aqui se pronunciou :)
um abraço e bons voos!
vais-te candidatar este ano Rodrigo?
airforceone
13-10-09, 14:47
hey!!!
Bem vindo ao forum parceiro!
Espero que este forum , seja sempre uma escala obrigatória , nos teus voos pela net!!
Até mais!
RodrigoF-16
15-10-09, 19:22
vais-te candidatar este ano Rodrigo?
Para o ano amigo ;)
sim, este ano tipo este ano lectivo xDD
RodrigoF-16
16-10-09, 19:10
sim, este ano tipo este ano lectivo xDD
so depois do outro ;)
airforceone
04-01-10, 17:10
Hey!
Bom ano para todos!!!,
Tenho estado um bocado ausente, porque tenho tido muito com que me ocupar nestes ultimos tempos.
Pois é, este ano que agora chegou, vai ser um ano muito importante para todos aqueles que , como eu, irão concorrer á academia de Pilotos da Força aerea , e ja nao falta tanto tempo como isso faltam apenas cerca de 5 meses para começarmos o nosso processo de candidatura e darmos inicio a esta aventura!eheh
È agora tempo de fazer por terminar o secundario em beleza com uma grande media, ehehe, para depois seguirmos o nosso caminho no mundo aerenautico!
Desejo a maior sorte a tudos aqueles que, como eu, tem o desejo de entrar no mundo da aereonautica militar.
Boa sorte para todos, qualquer duvida......se eu souber....
Bons VOOS|
boa sorte, eu penso que ainda vou esperar mais uma anito antes de concorrer, por isso, se deus quiser, pode ser que daqui a dois anito a gente se conheca pessoalmente :D
Tu ainda vais acabar a pilotar F-Pinas LOL
Pois bem pina, lembras-te quando estavamos no simulador do A320 antes de fazer o push e eu te disse "Daqui a uns anos espero repetir isto ao teu lado, companheiro".
Também não me esqueci, mas sinceramente apesar de me ir candidatar a AFA, (aproveito e corrijo o que está escrito acima, são 12 anos de permanência. 6 de curso mais 6 obrigatorios a contrato) acho que o que me fascina realmente é o cockpit de um A320. Já estive sentado no F-16A, Alphajet, Merlin, C-295, Hércules, Alouette, mas apesar de tudo isso o simples A320 continua a ser um sonho que está tão perto e ao mesmo tempo tão longe, mas que não sei bem como, a cada dia me dá mais força para trepar paredes se for preciso e daqui a 5 ou 6 anos estar sentado num a fazer aquilo que mais me fascina na vida: VOAR, não pelo voo em si mas pela própria máquina, a forma como se controla, comporta...
Já perdi aquele grande fascinio pelos F-16, embora seja uma máquina presente nos meus sonhos, mas são realmente os comerciais que me fascinam, não tenho culpa LOL
Abc
airforceone
09-01-10, 10:56
mas sinceramente apesar de me ir candidatar a AFA, (aproveito e corrijo o que está escrito acima, são 12 anos de permanência. 6 de curso mais 6 obrigatorios a contrato) acho que o que me fascina realmente é o cockpit de um A320.
Penso que isto é que está errado na mentalidade de muitos dos candidatos á FAP, pois estão a concorrer a academia da força aerea, ja a pensar que vão sair para a TAP , ou para outra companhia civil, penso que estas pessoas nao têm consciencia que trabalhar 12 anos numa coisa que nao se gosta , nem se sente o minimo interesse, nao é o mesmo que trabalhar 12 dias.....Os Pilotos da Força Aerea , são acima de tudo militares, penso que está errado á partida um canditado concorrer á academia quando o que na realidade gosta é da aviaçao civil, para os pilotos da aviação civil existem escolas civis.....
Peço desculpa ao colega forista, se o meu comentario for mal entendido, mas na realidade é um assunto que se deve pensar e analisar bem , antes de se tomar uma decisão que irá, caso se concretize, acompanhar os proximos 12 anos da sua vida....
boa sorte para a sua decisão!
até mais!
bons voos!
Os 12 anos de que se fala iniciam-se quando se acaba o curso de pilotagem.
Assim, são 5 de curso, mais 12 de permanência no quadro.
Abc
Caro AFO,
não fico minimamente chateado pelo seu comentário, muito pelo contrário por ser uma critica construtiva.
Mas deixe-me perguntar-lhe o seguinte:
Quem disse que eu não gostava de ser piloto na FAP? Muito menos dizer que estaria 12 anos numa coisa que não gosto minimamente.. Fogo amigo, estamos a falar de F-16!! É um dos meus sonhos!
Ou que até não permaneceria lá depois dos 12 anos obrigatórios? Provavelmente não mas nunca se sabe...
Simplesmente pense nisto, se calhar tem meios que lhe permitam cobrir o PLA ou plo menos um empréstimo para o conseguir, eu posso não ter (não tenho ainda certeza, mas em principio e possivel que tenha) e logo, fico reduzido à hipótese FAP para chegar ao meu sonho. Se for essa a unica hipotese, peço desculpa a quem estiver na fila, mas não vou dar passagem.
Whatever, ainda falta, quando lá chegar logo se vê,
um abraço
airforceone
10-01-10, 19:16
Quem disse que eu não gostava de ser piloto na FAP? Muito menos dizer que estaria 12 anos numa coisa que não gosto minimamente.. Fogo amigo, estamos a falar de F-16!! É um dos meus sonhos!
Ou que até não permaneceria lá depois dos 12 anos obrigatórios? Provavelmente não mas nunca se sabe...
Guga, realmente nao fui muito feliz ao usar a expresão " sem gostar minimamente", mas penso que percebeu o meu ponto de vista, como é obvio nao estou aqui para desmoralizar ou muito menos julgar ninguem, apenas quis alertar que se quer ser piloto civil , tem outras opções como as escolas civis...apesar de algumas desvantagens destas.....
Pois na minha opinião estar 18 anos ( 6 de curso mais 12 de permanencia obrigatoria) a trabalhar na FAP quando o Que realmente se quer é a TAP, desculpe que lhe diga, nao me parece muito inteligente...mas cada um sabe de si....eheh.
Relativamente ás escolas civis, pois bem a minha experiencia diz-me o seguinte:
- São bastante caras ( cerca de 65 mil euros o Plaa):rolleyes:
- Existe muita dificuldade em depois arranjar emprego como piloto numa companhia devido á falta de experiencia( numero de horas de voo).....
- Poderá depois de acabado o curso em vez de ir trabalhar para a TAP como tanto deseja ir fazer taxi aereo ou reboque de mangas no verão eheheh....;)
Bem...como é evidente ambas as opções têm vantagens e desvantagens, mas se pelo menos tambem tem entusiasmo em voar F-16 força!, mas lembro que pode ir para a força aerea acabar o curso e depois ir voar helis para os açores...:p
Espero que nao fique com a ideia que o meu objectivo é desmotiva-lo ou tão pouco afastá-lo do mundo aeronautico, tenho apenas o desejo de o alertar um pouco para a realidade que a aeronautica vive neste momento
Resta-me desejar-lhe boa sorte para as suas escolhas e que o futuro lhe traga os por si tão desejados airbus!...
bons Voos!
Sim caro AFO, mas se não puder tirar o PLA pla via civil e por questões monetárias... terei de arriscar a FAP. Anyway, vou fazer os testes para a FAP nem que seja para não ficar com a consciencia pesada LOL
Abc
boas a todos
Eu sou cadete na GRANDE academia da força aerea,não vou revelar o meu nome,nem o nome do meu curso,simplesmente posso tirar duvidas a quem as tenha,e qui sa,talvez até ajudar em alguma coisa que precisam,escusado será pedir mails ou qualquer coisa que seja,que eu nao vou dar,lamento....
Quanto a AFA,as provas não são faceis,são longas,dificeis e cansativas
Por ordem:
Os psicotecnicos duram 2 dias
Os testes médicos duram em média 7 dias uteis,variando entre 4 a 12
Os testes fisicos é uma manha,e agora é por minimos(bastante acessiveis)
O estágio de voo,dura em média 3 semanas,e é como tirar a carta,primeiro têm uma parte teórica,em que é ministrado TUDO o que voces vão precisar de saber para voar o chipmunk,e depois têm até 7 voos,podendo passar antes desses mesmo 7 voos(conheço quem tenha ficado apto ao 5)
E depois,vem a prova,onde quem não quer a FAP,quem nao quer realmente,não aguenta,que é a PAM,e a PMG,que é onde se separa o milho do trigo...
Lembrem-se de uma coisa
ANTES DE PILOTOS,SÃO MILITARES DA FORÇA AEREA PORTUGUESA
airforceone
19-01-10, 17:52
Hey
antes de mais bem vindo ao forum caro Mrjonhy.
Eu até tenho uma pergunta.....Quantos dias precedem o primeiro teste teorico na fase da prova de seleção de voo?
comprimentos aeronauticos.
Hey
antes de mais bem vindo ao forum caro Mrjonhy.
Eu até tenho uma pergunta.....Quantos dias precedem o primeiro teste teorico na fase da prova de seleção de voo?
comprimentos aeronauticos.
ja houve anos com a teórica a ser dada em 3 dias,outras anos durou 4,que é o que costuma ser normal,depende do numero de candidatos e de como as coisas estao a correr
airforceone
20-01-10, 22:24
Há aqui qualquer coisa, que nao bate certo.:confused:
mas tudo bem.....que seja assim como diz ser .
obrigado na mesma!
Há aqui qualquer coisa, que nao bate certo.:confused:
mas tudo bem.....que seja assim como diz ser .
obrigado na mesma!
Oh airforceone,
Então o homem que é Cadete da Academia da Força Aérea vem aqui predispor-se a tirar dúvidas, visivelmente sabe do que fala, e você vem logo por em causa a primeira coisa que ele diz? :) Baseado em quê, já agora?
Cumprimentos.
Hey
antes de mais bem vindo ao fórum caro Mrjonhy.
Eu até tenho uma pergunta.....Quantos dias precedem o primeiro teste teórico na fase da prova de selecção de voo?
comprimentos aeronáuticos.
Primeiro tens que ficar apto nos exames médicos, por isso não penses adiantado!
E a PAM ui é preciso alguma preparação física, principalmente braçal. Por isso vai já trabalhado o físico.
Já agora só vais concorrer a PILAV?
airforceone
21-01-10, 09:12
Oh airforceone,
Então o homem que é Cadete da Academia da Força Aérea vem aqui predispor-se a tirar dúvidas, visivelmente sabe do que fala, e você vem logo por em causa a primeira coisa que ele diz? :) Baseado em quê, já agora?
Cumprimentos.
Hey!
Digo achar que alguma coisa aqui nao bater certo, porque tenho alguns conhecimentos da forma como o concurso se processa, pois tenho alguns pilotos amigos na Força Aerea, e sei que a parte teorica, precede as provas fisicas ( as provas fisicas são de manha e caso fiquemos aptos á tarde iniciamos logo a fase teorica do estagio de selecção), assim sendo, este normalmente decorre assim , temos aulas num auditorio a tarde toda, no dia seguinte temos aulas o dia todo, e no dia seguinte logo pela manha,temos um exame em que temos de atingir mais de 80%.
contudo estas informações nao são oficiais.
agradeço como é obvio o esclarecimento do mrjonnhy, mas como sabem nao podemos aceitar e ter como certo tudo o que nos dizem..
até mais
bons voos
Hey!
Digo achar que alguma coisa aqui nao bater certo, porque tenho alguns conhecimentos da forma como o concurso se processa, pois tenho alguns pilotos amigos na Força Aerea, e sei que a parte teorica, precede as provas fisicas ( as provas fisicas são de manha e caso fiquemos aptos á tarde iniciamos logo a fase teorica do estagio de selecção), assim sendo, este normalmente decorre assim , temos aulas num auditorio a tarde toda, no dia seguinte temos aulas o dia todo, e no dia seguinte logo pela manha,temos um exame em que temos de atingir mais de 80%.
contudo estas informações nao são oficiais.
agradeço como é obvio o esclarecimento do mrjonnhy, mas como sabem nao podemos aceitar e ter como certo tudo o que nos dizem..
até mais
bons voos
Vai ler outra vez o meu tópico e relê o que eu disse lá,varia de estágio de voo para estágio de voo,por exemplo,no meu estágio de voo,tivemos a tarde toda a tratar dos fatos de voo,e só a noite é que tivemos 2 horas de aulas,e tivemos com alguns problemas para ir ao chipmunk o que adiou o outro teste.
Sim é verdade,que é preciso tirar 80% no teste,e tambem tens um teste,em que entras para dentro do cockpit do chipmunk,de olhos vendados,e ai,vais ter que indicar todos os instrumentos do chipmunk.
Agora,a duração da teórica varia de curso para curso,e de estágio para estágio,tudo depende da organização do processo de candidatura...
Tal como os voos,se o grupo for grande,nem toda a gente voa logo,e as vezes,a estagios de voo,bem demorados
Mas pronto,tu depois vais ver,que aqui dentro,TUDO BATE CERTO
airforceone
21-01-10, 19:17
Vai ler outra vez o meu tópico e relê o que eu disse lá,varia de estágio de voo para estágio de voo,por exemplo,no meu estágio de voo,tivemos a tarde toda a tratar dos fatos de voo,e só a noite é que tivemos 2 horas de aulas,e tivemos com alguns problemas para ir ao chipmunk o que adiou o outro teste.
Sim é verdade,que é preciso tirar 80% no teste,e tambem tens um teste,em que entras para dentro do cockpit do chipmunk,de olhos vendados,e ai,vais ter que indicar todos os instrumentos do chipmunk.
Agora,a duração da teórica varia de curso para curso,e de estágio para estágio,tudo depende da organização do processo de candidatura...
Tal como os voos,se o grupo for grande,nem toda a gente voa logo,e as vezes,a estagios de voo,bem demorados
Mas pronto,tu depois vais ver,que aqui dentro,TUDO BATE CERTO
Hey!
okok.
Peço desculpa pela desconfiança, mas eu ja me interesso e investigo este tema á tanto tempo, que ja vi de todo, desde pessoas que nada são e que fazem parecer que são reis, até pessoas que lizmente, apesar de ja serem muito, têm uma enorme humildade e estão sempre prontas para ajudar, como parece ser o seu caso.
Ja agora duas perguntinhas: - eu tenho lido que os alunos da academia acabam as suas aulas ás 16.30. apos esse periodo podemos ir estudar e dormir , ir ao bar e assim , ou eles arranjam maneiras de nós termos mais actividades extracurriculares?
- Relativamente aos fins-de-semana, são mais os que temos de ficar na academia ou são mais os que podemos vir a casa?
bons voos!
Hey!
okok.
Peço desculpa pela desconfiança, mas eu ja me interesso e investigo este tema á tanto tempo, que ja vi de todo, desde pessoas que nada são e que fazem parecer que são reis, até pessoas que lizmente, apesar de ja serem muito, têm uma enorme humildade e estão sempre prontas para ajudar, como parece ser o seu caso.
Ja agora duas perguntinhas: - eu tenho lido que os alunos da academia acabam as suas aulas ás 16.30. apos esse periodo podemos ir estudar e dormir , ir ao bar e assim , ou eles arranjam maneiras de nós termos mais actividades extracurriculares?
- Relativamente aos fins-de-semana, são mais os que temos de ficar na academia ou são mais os que podemos vir a casa?
bons voos!
Tudo bem, sem problemas
Eu tiro todas as duvidas que tiverem ao meu alcance, mas não te vou tirar a segunda duvida, lamento, mas isso é surpresa, e vais ter que descobrir por ti;)
Talvez to diga quando entrares
Relativamente as aulas, nesse ponto estas errado, as aulas acabam as 17:30, todos os dias, a excepção de sexta, que acabam as 16:30 para os cadetes irem a formatura de fim de semana.
Depois das aulas, existe o período de actividades desportivas(cadete da Academia da Força Aérea, tem que fazer actividades desportivas extra-curriculares), e no primeiro ano, vais ter sempre coisas para fazer
Quanto ao dormir, também foste mal informado, ninguém pode dormir, até a formatura de recolher, que é as 20:30, todas estas informações podem ser encontradas no site da AFA.
Quanto ao bar, bem, essa é outra surpresa, para tu descobrires quando entrares, ou quando tiveres a fazer os testes...
airforceone
21-01-10, 20:49
Tudo bem, sem problemas
Eu tiro todas as duvidas que tiverem ao meu alcance, mas não te vou tirar a segunda duvida, lamento, mas isso é surpresa, e vais ter que descobrir por ti;)
Talvez to diga quando entrares
Relativamente as aulas, nesse ponto estas errado, as aulas acabam as 17:30, todos os dias, a excepção de sexta, que acabam as 16:30 para os cadetes irem a formatura de fim de semana.
Depois das aulas, existe o período de actividades desportivas(cadete da Academia da Força Aérea, tem que fazer actividades desportivas extra-curriculares), e no primeiro ano, vais ter sempre coisas para fazer
Quanto ao dormir, também foste mal informado, ninguém pode dormir, até a formatura de recolher, que é as 20:30, todas estas informações podem ser encontradas no site da AFA.
Quanto ao bar, bem, essa é outra surpresa, para tu descobrires quando entrares, ou quando tiveres a fazer os testes...
ah ok....sim realmente a hora de acabar é 17.30h , eu é que confundi com outra coisa eheeh...mas então se os cadetes depois das aulas tem sempre actividades, quando é que estudam?lol
- ja agora, de certeza que deve ter amigos seus a tirar engenharias em universidades ditas normais, relativamente ao grau de dificuldade, o que pensa ser mais dificil, tirar a engenharia na AFA ou "cá fora"?
bons voos
ah ok....sim realmente a hora de acabar é 17.30h , eu é que confundi com outra coisa eheeh...mas então se os cadetes depois das aulas tem sempre actividades, quando é que estudam?lol
- ja agora, de certeza que deve ter amigos seus a tirar engenharias em universidades ditas normais, relativamente ao grau de dificuldade, o que pensa ser mais dificil, tirar a engenharia na AFA ou "cá fora"?
bons voos
nem sempre tens actividades, mas muitas vezes têm, e o estudar, bem, isso estuda-se quando se pode, tens tempo de estudo, tens a noite toda, sabes que isso de dormir esta sobrevalorizado....
Quanto a engenharia, é dificil de fazer essa comparação, porque aqui tens muita coisa para te preocupares, la fora, talvez o grau seja um bocado mais puxado, mas NAO muito mais, por isso, descansa
airforceone
24-01-10, 14:05
Hey!
Será que alguem me pode dizer em que consiste a PAM, isto é o que é que se faz, em que é que somos testados, se somos "maltrados" se dormimos na rua, se nos poem a comer so ração de combate, se fazemos exercicios fisicos até a exaustão.harhar
e Ja agora se alguem tiver algum concelho que me possa dar para eu ter mais sucesso nas provas de ingresso em geral, agradecia....:thumbup:
obrigado a todos!
boas
Epa,concelhos?
Ora,deixa ver:
Para os psicotecnicos,descansares bem na vespera,ter calma,ser honesto,são bons concelhos
Para os médicos,descansar bem,ter calma,paciencia e rezar que esteja tudo com eles querem
Para os fisicos, eu nao treinei,mas se calhar dá jeito
Para o estágio de voo,muito estudo,muita calma e jeito para a coisa
Na PAM,ires bem preparado fisicamente,e psicologicamente,e dormir bastante na vespera,são coisas que fazem falta.....
:plain::plain:
Rapaz, o único conselho que te dou é dormires mesmo muito antes da PAM. Prepara-te para dormir não mais de umas 10 horas em cada uma das duas semanas... Para além disto, não tomares banho durante uns três dias, mesmo correndo e suando o dia todo será algo para o qual deves estar preparado ( foi o que mais me custou). Trata bem dos pés, pois as botas novas vão causar algum desconforto, e acredita que sem pés sãos não vais a lado nenhum. Prepara-te para ouvir e calar e acima de tudo confiança em ti. Boa Sorte.cool
airforceone
20-02-10, 15:50
Hey!
Obrigado Amigos pelos conselhos! Estou certo que muito me serâo uteis....
Já falta pouco cerca de 4 meses, ja iniciei a preparação fisica, fiquei contente ao constatar que passava sem grandes dificuldades todos os testes fisicos de admissão(andei a testá-los aqui em casa nas férias....eeheh)
Já marquei uma visita á academia da força Aerea para o mês de Abril(não revelo dia de propósito...xdxd), para ir lá conhecer as instalações, as "pessoas", os testes, enfim ter o primeiro contacto com o meio militar....
Bons voos para todos e mais uma vez obrigado pelos sábios conselhos!
Hey!
Obrigado Amigos pelos conselhos! Estou certo que muito me serâo uteis....
Já falta pouco cerca de 4 meses, ja iniciei a preparação fisica, fiquei contente ao constatar que passava sem grandes dificuldades todos os testes fisicos de admissão(andei a testá-los aqui em casa nas férias....eeheh)
Já marquei uma visita á academia da força Aerea para o mês de Abril(não revelo dia de propósito...xdxd), para ir lá conhecer as instalações, as "pessoas", os testes, enfim ter o primeiro contacto com o meio militar....
Bons voos para todos e mais uma vez obrigado pelos sábios conselhos!
Pois,a malta as vezes vê-vos por la
Nao dizes??? tens medo que estejamos la nunununununununununu
Nao tenhas,ninguem te faz mal,pelo menos antes de entrares:whistlinggd5::whistlinggd5::whistlinggd5:
Pessoal eu sou novato neste fórum e tenho uma questão quanto à candidatura à força área, mais concretamente à especialidade de Piloto aviador.
É o seguinte eu gostava muito de ser piloto, porém tenho asma. A minha asma não tem haver com o esforço físico mas sim com alergias e para além disso está completamente controlada. Passo meses sem nenhuma crise asmática.
Posso esquecer ser piloto da força área ou acham que a minha asma não é impeditiva?
Obrigado
airforceone
30-03-10, 09:34
Pessoal eu sou novato neste fórum e tenho uma questão quanto à candidatura à força área, mais concretamente à especialidade de Piloto aviador.
É o seguinte eu gostava muito de ser piloto, porém tenho asma. A minha asma não tem haver com o esforço físico mas sim com alergias e para além disso está completamente controlada. Passo meses sem nenhuma crise asmática.
Posso esquecer ser piloto da força área ou acham que a minha asma não é impeditiva?
Obrigado
Hey!
Pois é parceiro não parece estar muito famoso para o teu lado, na realidade quem tem asma, e analizando apenas as tabelas de aptidão/inaptidão, terá bastante dificuldades em entrar na academia da força aerea na especialidade piloto aviador. Contudo o meu conselho é este, inscreve-te para concurso (cuidado que deve estar quase a abrir), vai lá faz os testes todos...se passares exelente, se chumbares ao menos nao vais ficar com aquela ideia, "se eu tivesse ido....".Bom este é o meu conselho, se o vais seguir ou nao já é contigo.
Boa sorte para tua decisão e espero ter ajudado!
Bons voos"
Ps: O topico pode não representar a versão oficial da Força Aerea Portuguesa dos factos aqui debatidos, para uma melhor compreensão do tema aconcelha-se sempre a consulta das entidades oficiais tais como o centro de recrutamento da Força Aerea Portuguesa.
Desde já bs para a candidatura. Não é fácil. Os Pil acabaram por isso agora só mesmo PILAV. Relativamente aos testes fisicos não são nada por aí além, claro que tem de haver um pouco de treino. Agora se vão pá fap só a pensar em ser pilotos desenganem-se, há muito mais para além da vertente profissional, e no meu caso falo de ATC. Mais uma vez boa sorte e duvidas podes sempre colocar :)
Obrigado
Nos testes médicos,fazes uma prova respiratória,para avaliar isso mesmo
Nunca ouvi falar de ninguem na Academia em piloto com asma,mas se conseguires passar nos testes médicos,e conseguires fazer tudo fisicamente então claro que entras
Quanto ao ultimo post,é verdade,concorrer a Academia,e ser PILOTO AVIADOR da Força Aérea Portuguesa, é muito mais que voar,e garanto,que quem não estiver a "com o sacrificio da própria vida" não está lá a fazer nada,e não acaba.
Os testes fisicos,são bastante acessiveis,mas convem preparares-te,para eles,e para o que vem a seguir
airforceone
18-04-10, 21:37
ja agora faço uma pergunta aqui ao nosso piloto mrjonny.
com rinite alergica ainda que num estado muito pouco acentuado e que praticamente no dia á dia nao se nota, haverá hipotese de passar nos testes pilav? fazem algum teste medico especifico para ver se temos ou na rinite alergica? ou simplesmente nos perguntam? no caso de ter , cada caso é um caso ou o simples facto de ter já é impeditivo?
bons voos
JoãoGonçalves
18-04-10, 22:32
Olá viva a todos.
Para terem uma ideia fica aqui uma reportagem feita pela TVI a não muito tempo.
Onde fala desde a entrada, vida militar, PAM até ao juramento de bandeira.
Cumprir Além do Dever - Repórter TVI (http://www.emfa.pt/www/includes/mostraVideo.php?lang=pt&file=tvi_recruta)
Enjoy
Bons voos
airforceone
20-04-10, 11:11
Olá viva a todos.
Para terem uma ideia fica aqui uma reportagem feita pela TVI a não muito tempo.
Onde fala desde a entrada, vida militar, PAM até ao juramento de bandeira.
Cumprir Além do Dever - Repórter TVI (http://www.emfa.pt/www/includes/mostraVideo.php?lang=pt&file=tvi_recruta)
Enjoy
Bons voos
Hey
olha é so para dizer que essa reportagem é sobre a incorporação mas do pessoal do regime de contrato.....
bons voos!
JoãoGonçalves
20-04-10, 12:55
Olá viva.
Exacto airforceone, para quem vê entende isso ao inicio, mas já dá para ter uma ideia.
Bons voos.
Boas pessoal, sou novo aqui no fórum, mas pelo que vi parece-me excelente e muito bem estruturado. Muitos parabéns.
Pretendo neste ano candidatar-me à AFA para a especialidade de piloto aviador, mas existem duas questões, até ao final deste ano vou utilizar um aparelho ortodontico e a outra é que possuo pés "chatos", (sem estarem em apoio não o são, nota-se perfeitamente a "curva", mas em apoio são-o definitivamente, de qualquer forma não denoto qualquer carácter impeditório à realização de qualquer actividade fisica), a minha questão é, serão estes dois factores razão suficiente para a não classificação de APTO nas provas médicas? Quem por lá já passou sabe se dão muita atenção a estes factores?
Muito grato desde já por qualquer informação que possa vir a ser prestada,
Cumprimentos,
João S.
airforceone
24-04-10, 18:07
Boas pessoal, sou novo aqui no fórum, mas pelo que vi parece-me excelente e muito bem estruturado. Muitos parabéns.
Pretendo neste ano candidatar-me à AFA para a especialidade de piloto aviador, mas existem duas questões, até ao final deste ano vou utilizar um aparelho ortodontico e a outra é que possuo pés "chatos", (sem estarem em apoio não o são, nota-se perfeitamente a "curva", mas em apoio são-o definitivamente, de qualquer forma não denoto qualquer carácter impeditório à realização de qualquer actividade fisica), a minha questão é, serão estes dois factores razão suficiente para a não classificação de APTO nas provas médicas? Quem por lá já passou sabe se dão muita atenção a estes factores?
Muito grato desde já por qualquer informação que possa vir a ser prestada,
Cumprimentos,
João S.
Ora viva
pois amigo joao, acho que o melhor conselho que lhe posso dar é que contacte as entidades oficiais e que qualquer que seja a resposta concorra, pois nunca se sabe se depois de lá estar gosta e tem a possiblidade de optar por outras oportunidades de carreira das muitas que a FAP disponibliza.
Em relação á minha experiencia, penso que não é possivel realizar os testes medicos de adimissão estando no candidato a decorrer um processo de correção ,secalhar terá de abandonar esse processo para concorrer, em relação aos "pés chato" penso que o veridito é mesmo inapto na especialidade de piloto aviador:sarcastic:.contudo PERGUNTE áS ENTIDADES OFICIAIS" atravez do numero do centro de recrutamento da FAP ou por email.
a maior sorte, caso dela percise
bons voos
Ora viva
pois amigo joao, acho que o melhor conselho que lhe posso dar é que contacte as entidades oficiais e que qualquer que seja a resposta concorra, pois nunca se sabe se depois de lá estar gosta e tem a possiblidade de optar por outras oportunidades de carreira das muitas que a FAP disponibliza.
Em relação á minha experiencia, peanso que não é possivel realizar os testes medicos de adimissão estando no candidato a decorrer um processo de correção ,secalhar terá de abandonar esse processo para concorrer, em relação aos "pés chato" penso que o veridito é mesmo inapto na especialidade de piloto aviador:sarcastic:.contudo PERGUNTE áS ENTIDADES OFICIAIS" atravez do numero do centro de recrutamento da FAP ou por email.
a maior sorte, caso dela percise
bons voos
Quanto ao aparelho ortodôntico já enviei um e-mail ao qual me responderam que essa situação só poderia ser avaliada na altura dos exames médicos, pelo que só posso então aguardar, a ideia era mais saber se algum de vós tem alguma experiência ou conhecimento de algum caso similar; resta aguardar por uma outra opinião mais consentanêa. Quanto ao "pé chato", é também aguardar para ver, e esperar que algum fortúnio aconteça, dado esse ser um aspecto de caractér eliminatório.
De qualquer uma das formas, conto concorrer já este ano à AFA.
Muito obrigado pela opinião e atenção,
cumprimentos,
João
ora vamos la ver,o aparelho de correcção,não vejo problemas,pois existe na academia quem o use,na especialidade de Piloto Aviador, mas não sou médico e pode-se tratar de situações diferentes
Quanto ao pés chatos,realmente não conheço ninguem que o use,mas tenho ideia,de durante as provas médicas,e durante uma consulta de ortopedia,o médico me ter visto os pés(tenho a ideia,já foi há algum tempo,e já fiz vários exames médicos depois disso,por isso,não te posso garantir)
De qualquer forma,concorre,vale sempre a pena,é uma experiencia,muito enriquecedora,e vai valer sempre a pena
ora vamos la ver,o aparelho de correcção,não vejo problemas,pois existe na academia quem o use,na especialidade de Piloto Aviador, mas não sou médico e pode-se tratar de situações diferentes
Quanto ao pés chatos,realmente não conheço ninguem que o use,mas tenho ideia,de durante as provas médicas,e durante uma consulta de ortopedia,o médico me ter visto os pés(tenho a ideia,já foi há algum tempo,e já fiz vários exames médicos depois disso,por isso,não te posso garantir)
De qualquer forma,concorre,vale sempre a pena,é uma experiencia,muito enriquecedora,e vai valer sempre a pena
Muito obrigado pela resposta, assim sendo fico um pouco mais descansado, pese ainda o facto de não saber se se tratam de situações semelhantes, mas, mesmo assim são notícias muito animadoras.
Muito obrigado mais uma vez,
Cumprimentos,
João
airforceone
30-04-10, 09:09
Quanto ao pés chatos,realmente não conheço ninguem que o use
usar pés chatos???? , o que eu me ri ao ler isto:rofl::rofl::rofl:
GOSTEI!
bons Voos
usar pés chatos???? , o que eu me ri ao ler isto:rofl::rofl::rofl:
GOSTEI!
bons Voos
tambem reparei agora,quando li
Tu tambem reparas em tudo pa
Mas pronto,nao conheço ninguem que tenha pés chatos,não digo que ha ou não há,pessoas com pés chatos na academia
Ja abriram as vagas,para quem nao saiba
mais informacoes aqui (http://www.emfa.pt/www/po/afa/imagens/conteudos/admissao/CCMA_Aviso_Abertura_2010.pdf)
para quem me tem mandado mensagens privadas,aviso desde ja,que nao vou responder mais.....
Alguma duvida coloquem aqui
Olá, tenho 20 anos e quero muiiito entrar na AFA. Estou me preparando a medida do possivel mas trabalho os 7 dias da semana o que me desanima a conseguir passar na prova intelectual. As informações que consegui na internet são vagas e nada confiaveis. Só nos ultimos 15 min consegui tres provas ditas da AFA mas com nivel de dificuldade muito diferente e todos de 2009. Então, encontro vcs!! Gostaria de saber o grau real de dificuldade da prova comparando com ENEM , UNB ou Catolica. Sei que parece uma pergunta ridicula mas preciso ter uma base para saber se a chances reais em passar nesta prova.
Desde já agradeço e meus parabens pela iniciativa.
Olá, tenho 20 anos e quero entrar para AFA. As informações que consegui na internet são vagas. Comparando a prova intelectual com os processos seletivos universitarios (ENEM, CATOLICA, UNB) o grau de dificuldade das materias de fisica, matematica e portugues e superior ou inferior?
airforceone
04-06-10, 21:36
Comparando a prova intelectual com os processos seletivos universitarios (ENEM, CATOLICA, UNB) o grau de dificuldade das materias de fisica, matematica e portugues e superior ou inferior?
Hey!
desde já muito bem vindo ao nosso humilde espaço!
Sinceramente nao sei a que prova se está a referir. Pois para ingresso na academia nao tem um unica prova para fazer, tem varias. Tem uma a nivel fisico, outra são os testes psicotecnicos (semelhantes aos existentes nos livros de preparação para os psicotecnicos, mas feitos em pc), testes medicos (muito intensivos), estagio de voo( no caso de PILAV) e prova de aptidão militar.
São apenas estas as "provas " que terá de realizar....contudo deve consultar a pagina do centro de recrutamento da FAP.
Espero ter ajudado, se tiver ficado com duvidas, disponha!
Bons voos!
AFO
Sim. As outras sei que são dificeis. Mas neste momento estou preocupada com as provas que são consideradas classificatorias, ou seja, as provas escritas para o concurso de fisica, matematica, portugues e ingles. Não sei até onde vai a verdade em relação a tudo que vi porque as provas que tenho do ano de 2009 não me parecem dificeis então me preparo esperando uma coisa e na verdade é outra entende? Do mais, sou saudavel e pratico muito exercicio fisico o restante não depende mais de mim e sim do padroes que a AFA utiliza nos exames.
airforceone
06-06-10, 09:47
provas que são consideradas classificatorias, ou seja, as provas escritas para o concurso de fisica, matematica, portugues e ingles. .
Bom pelo que vejo há por ai uma grande confusão :whistlinggd5:
Por isso recomendo vivamente a consulta do site do centro de recrutamento da FAP
Depois é assim , a academia, pelo menos no caso dos ingressos para o quadro permamente , nao realiza quaisquer tipo de provas de matematica, fisica ou ingles.A unica coisa que é exigida nesse sentido é , a nota obtida no exame nacional de matematica 12º ano que vale 50% da nota de candidatura á academia no caso dos pilotos, ou o exame nacional de fisica 12º e matematica 12º para as demais especialidades.O grau de dificuldade destas provas depende do ministério da educação .eheh
mais uma vez espero ter ajudado, se tiver ficado com duvidas disponha
Bons voos
AFO
Oi, desculpe se estou te torrando a paciência... Mas acho que não estamos falando da mesma coisa ou então me escrevi no concurso errado. ''Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica EA-CFOAV/CFOINT/CFOINF" de acordo com o site da FAB a 1° etapa para ingresso na AFA de São Paulo é por meio de prova escrita de português, inglês, matemática e física que são classificatórias. Como uma triagem antes de passar para as outras provas. De acordo com o edital haverá exame dia 15 de agosto e o aluno só será considerado apto para ingressar na AFA se tiver media mínima de 5. o q não garante sua entrada mas o classifica para concorrer...Depois de ver absurdos sobre o provável conteúdo da prova me surgiu a dúvida ‘pode-se comparar a prova ESCRITA da AFA com as provas dos demais vestibulares’ ressalvando claro, que estou me referindo apenas as matérias já citadas para comparação.
Agradeço a gentileza de estar postando resposta. Eu nunca quis tanto algo como quero ingressar na AFA. É mais que um sonho é um propósito de vida...
KCAU,
Não estarás a concorrer À força aérea brasileira? É que este fórum é Português e como tal duvido que encontres informações aqui.
airforceone
08-06-10, 13:00
''Exame de Admissão aos Cursos de Formação de Oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica EA-CFOAV/CFOINT/CFOINF" de acordo com o site da FAB a 1° etapa para ingresso na AFA de São Paulo
ahaha
está tudo explicado!
Concorreu á Força Aerea Brazileira, sim tem razão os procedimentos deles são diferentes dos nossos.mas sabe, o nome deste forum , é aviação PORTUGAL! eheh
O que falei refere-se do curso de PILAV na academia de pilotos da força aerea PORTUGUESA!clap
Agora a minha pergunta é: é portugues ou brazileiro? é que se for portugues nao pode concorrer á FAB:eheh
Boa sorte e desculpe a confusão
bons voos
Olá a todos, este vai ser o meu primeiro post aqui no forum, tenho andado a ler alguns tópicos e tenho encontrado alguns bastante interessantes mas agora surgiu uma dúvida e acho que alguém me podia ajudar nestas perguntas que vou colocar.
Eu estou a frequentar o 11º num curso de Energias Renováveis tenho actualmente 16 anos, para o ano acabo o 12º com uma média +/- de 16 até agora o curso está a correr bem, e já comecei a estudar para o exame nacional de matemática, e na altura em que acabar o 12º ano vou ter 17anos e 7meses com esta idade posso candidatar me a piloto aviador na AFA ?
Obrigado pela ajuda desde já e continuem com ente grande forum
Olá a todos, este vai ser o meu primeiro post aqui no forum, tenho andado a ler alguns tópicos e tenho encontrado alguns bastante interessantes mas agora surgiu uma dúvida e acho que alguém me podia ajudar nestas perguntas que vou colocar.
Eu estou a frequentar o 11º num curso de Energias Renováveis tenho actualmente 16 anos, para o ano acabo o 12º com uma média +/- de 16 até agora o curso está a correr bem, e já comecei a estudar para o exame nacional de matemática, e na altura em que acabar o 12º ano vou ter 17anos e 7meses com esta idade posso candidatar me a piloto aviador na AFA ?
Obrigado pela ajuda desde já e continuem com ente grande forum
Boas! (olha também é o meu primeiro post :rofl:)
Se não estou em erro, para concorreres a AFA na especialidade de PILAV precisas no mínimo de 9 no exame de Matemática A ou B (penso que não fazem distinção na AFA), é claro que ninguém entra com 9 a matemática :biggrin: tenta ter o mais alto possível !
Em relação aos 17 anos, podes concorrer com o consentimento dos teus pais (ou noutros casos, quem exerça o poder paternal)
Espero ter ajudado ! abraço !
airforceone
20-06-10, 15:07
Se não estou em erro, para concorreres a AFA na especialidade de PILAV precisas no mínimo de 9 no exame de Matemática A ou B (penso que não fazem distinção na AFA), !
estás em erro! eheheh
a nota minima exigida, no exame nacional de 12º ano de matematica para PILAV, são 95 pontos.A média de candidatura o ano passado subiu para quase 16 valores.
Respondendo ás duvidas do nosso amigo, sim podes concorrer á AFA , especialidade PILAV , com 17 anos, desde que tenhas autorização do encarregado de educação e que faças, com aproveitamento superior a 95 pontos , o exame nacional de matematica 12ºano. tens ainda outras condições que tens de satisfazer mas essas estão presentes nos avisos de abertura dos concursos.
desejo-te a maior sorte do mundo, caso dela precises.
vemo-nos no ar!
estás em erro! eheheh
a nota minima exigida, no exame nacional de 12º ano de matematica para PILAV, são 95 pontos.A média de candidatura o ano passado subiu para quase 16 valores.
Respondendo ás duvidas do nosso amigo, sim podes concorrer á AFA , especialidade PILAV , com 17 anos, desde que tenhas autorização do encarregado de educação e que faças, com aproveitamento superior a 95 pontos , o exame nacional de matematica 12ºano. tens ainda outras condições que tens de satisfazer mas essas estão presentes nos avisos de abertura dos concursos.
desejo-te a maior sorte do mundo, caso dela precises.
vemo-nos no ar!
LOL errei por meio valor dumb ahaha
Já agora alguém pode esclarecer se na entrada para AFA fazem distinção entre MAT A e MAT B ? Já ouvi dizer que não...
abraço
Boas...
Obrigado pelas vossas respostas
Eu tinha esquecido da outra pergunta que queria fazer e ela é sobre os exames médicos, eu já li as exigências que eles fazem e sei que são muito rigorosas e li que não se pode ter desvio na coluna e eu tenho um ombro mais alto que o outro em 3mm acham que eles embirram com isto??
Agradeço desde já as resposta.
Boas...
Obrigado pelas vossas respostas
Eu tinha esquecido da outra pergunta que queria fazer e ela é sobre os exames médicos, eu já li as exigências que eles fazem e sei que são muito rigorosas e li que não se pode ter desvio na coluna e eu tenho um ombro mais alto que o outro em 3mm acham que eles embirram com isto??
Agradeço desde já as resposta.
Sempre ouvi dizer que escoliose (desvio da coluna) é de carácter eliminatório... Mas nestas coisas, nunca se pode ter a certeza absoluta e o melhor mesmo é concorreres, seres avaliado pelo médico e esperar pelo melhor.
Abraço e boa sorte
airforceone
20-06-10, 18:44
Já agora alguém pode esclarecer se na entrada para AFA fazem distinção entre MAT A e MAT B ? Já ouvi dizer que não...
abraço
hey.
segundo informações oficiais retiradas directamente da FAP:
"A Prova de Ingresso de Matemática (16) pode ser satisfeita pela realização do exame nacional 635 Matemática A ou pelo exame nacional 735 Matemática B;
(Anexo II da Deliberação da CNAES, nº 3/2008 de 11 de Fevereiro, divulgada na página da Internet em www.dges.mctes.pt "
in, fap.pt
não há nada como ir directo ás fontes oficiais....x´D
ja agora....vais concorrer este ano?
bons voos
vemo-nos no ar!
hey.
segundo informações oficiais retiradas directamente da FAP:
"A Prova de Ingresso de Matemática (16) pode ser satisfeita pela realização do exame nacional 635 Matemática A ou pelo exame nacional 735 Matemática B;
(Anexo II da Deliberação da CNAES, nº 3/2008 de 11 de Fevereiro, divulgada na página da Internet em www.dges.mctes.pt "
in, fap.pt
não há nada como ir directo ás fontes oficiais....x´D
ja agora....vais concorrer este ano?
bons voos
vemo-nos no ar!
Boas, obrigado pela informação !
Vou concorrer só para o ano que vem ! :biggrin:
Tu vais já este ?
airforceone
20-06-10, 19:04
Boas, obrigado pela informação !
Vou concorrer só para o ano que vem ! :biggrin:
Tu vais já este ?
com sorte daqui a 29 dias estou a fazer a primeira prova.clapping
com sorte daqui a 29 dias estou a fazer a primeira prova.clapping
Pois é as provas estão quase aí !
Desejo-te desde já boa sorte e que consigas entrar naquilo que, mais do que uma profissão... É um SONHO !
Vai fazendo um update aqui ao pessoal com info acerca da provas à medida que as fores fazendo sff cool
Abraço e boas provas !
Quantas vagas para PILAV são este ano,já sabem? Parece que podem vir a ser diminuidas(se nao foram já),para 16....
Mas isto são rumores que já se ouviram por ai,e aos quais,confesso não estar muito atento.
Quanto a média,e para ser exacto,a média do 20º o ano passado,salvo erro,foi de 15.2 para Pilav
Mas acredito,que se o exame este ano nao for dificil(e duvido que seja),a média chegue ou passe os 16(se diminuirem o numero de candidatos,vai ser mesmo esse o resultado)
airforceone,vai fazendo o update das tuas provas,para a malta saber como estão a correr,e para os que vão concorrer depois,terem um resumo do que os espera
Alguma coisa,tambem te vou dizendo o que vais apanhar a seguir....
Quanto ao exame de matemática B,sim,há por ai malta que entrou com matemática B,mas depois,é dificil apanhar a matemática cá de cima,e eles acabam sempre por ir a exame a disciplina..... Por isso,se for o caso,começa a estudar antes de entrares,a sério
airforceone
21-06-10, 16:10
Quantas vagas para PILAV são este ano,já sabem? Parece que podem vir a ser diminuidas(se nao foram já),para 16....
Mas isto são rumores que já se ouviram por ai,e aos quais,confesso não estar muito atento.
Até ao momento, e ja foram conhecidas as vagas para o concurso pilav 2010 , estão em aberto 20 vagas para a especilidade sendo estes os numeros presentes em todos os documentos oficiais, espero que nao mudem as "regras" a menos de um mês das primeiras provas
Quanto a média,e para ser exacto,a média do 20º o ano passado,salvo erro,foi de 15.2 para Pilav
Mas acredito,que se o exame este ano nao for dificil(e duvido que seja),a média chegue ou passe os 16(se diminuirem o numero de candidatos,vai ser mesmo esse o resultado)
a media o ano passado, infelismente subiu para quase 16 valores (15.8)
airforceone,vai fazendo o update das tuas provas,para a malta saber como estão a correr,e para os que vão concorrer depois,terem um resumo do que os espera
Alguma coisa,tambem te vou dizendo o que vais apanhar a seguir....
Quanto ao exame de matemática B,sim,há por ai malta que entrou com matemática B,mas depois,é dificil apanhar a matemática cá de cima,e eles acabam sempre por ir a exame a disciplina..... Por isso,se for o caso,começa a estudar antes de entrares,a sério
Por mim , e no que me for permitido pela força aerea darei o maximo de "brefings" possiveis sobre a minha canditadura aqui ao pessoal do forum....
Relativamente ao exame , fiz hoje o de matematica A e apos analise com o explicador a nota ronda os 175 valores.
Fico com uma media de cantidatura de 17.2 valores, espero bem que chegue para pelo menos ser chamado a prestar provas.....
Relativamente ao meu processo de candidatura, ja está tudo tratado em termos documentais , encontro-me só á espera de ser chamado para os psicotenicos, por isso se me puder já adiantar qualquer coisinha sobre eles .....x´D
bons voos!
vemo-nos no ar!
os psicotecnicos, eles são bruxos! Sabem tudo! A única solução é ser o mais honesto possível.
os psicotecnicos é so seres honesto,dares o melhor de ti,e nao te deixares cair na ilusão que eles tentam passar,que aquilo é o terror
São testes normais e bastante acessiveis,e principalmente,se um te correr menos bem,descansa,que nao e por isso
Quanto a revelares,podes dizer aqui o que vais passando,que os testes são publicos
A nota do ano passado,fui verificar,e foi abaixo do que dizes
Pelo menos a malta com quem eu falei,tinha perto dos 15,ao contrário dos 15.8 por ti anunciados,para ser exacto,e como pode ser visto na net de certeza,o ultimo admitido,tinha os 15.2 que eu te falei....
airforceone
23-06-10, 10:26
Pelo menos a malta com quem eu falei,tinha perto dos 15,ao contrário dos 15.8 por ti anunciados,para ser exacto,e como pode ser visto na net de certeza,o ultimo admitido,tinha os 15.2 que eu te falei....
pois, eu tambem fui consultar e realmente tem razão , foi um erro meu, nao sei onde fui buscar o 158. Na verdade o ultimo candidato teve 152.Peço desculpa pelo engano.
Ja agora uma pergunta, eu contatei o centro de recrumento e eles dizem que irão chamar os candidatos por ordem de nota de candidatura até numero que preencha as vagas, será que com uma media de candidatura de cerca de 175 pontos serei chamado logo para o dia 19(primeiro dia de provas) ou o primeiro grupo de candidatos normalmente tem medias superiores?
bons voos
vemo-nos no ar!
pois, eu tambem fui consultar e realmente tem razão , foi um erro meu, nao sei onde fui buscar o 158. Na verdade o ultimo candidato teve 152.Peço desculpa pelo engano.
Ja agora uma pergunta, eu contatei o centro de recrumento e eles dizem que irão chamar os candidatos por ordem de nota de candidatura até numero que preencha as vagas, será que com uma media de candidatura de cerca de 175 pontos serei chamado logo para o dia 19(primeiro dia de provas) ou o primeiro grupo de candidatos normalmente tem medias superiores?
bons voos
vemo-nos no ar!
Boas ! podes por o link para a página onde tem as notas do último concurso ? Não consigo encontrar...
Em relação à pergunta, eu penso que eles se estavam a referir à seriação de vagas, ou seja, após a conclusão de todas as provas, os candidatos serão colocados, por ordem da nota de candidatura (média de secundário + exame de matemática + aproveitamento nas diversas provas de candidatura) até ao preenchimento da 20ª vagas.
Abraço
airforceone
23-06-10, 11:52
:confused:Boas ! podes por o link para a página onde tem as notas do último concurso ? Não consigo encontrar...
Em relação à pergunta, eu penso que eles se estavam a referir à seriação de vagas, ou seja, após a conclusão de todas as provas, os candidatos serão colocados, por ordem da nota de candidatura (média de secundário + exame de matemática + aproveitamento nas diversas provas de candidatura) até ao preenchimento da 20ª vagas.
Abraço
hey!
relativamente ao link penso que tal tabela já nao se encontra online....
relativamente ao resto, deixe que lhe diga amigo, que se encontra equivocado....eheh
Desde o ano passado que a nota de candidatura é apenas feita tendo em conta a media do 12 ano(50 %) e o exame nacional de matematica(50%), sendo que os pre-requesitos que realizamos são apenas classificados em apto ou inapto.
A novidade é que este ano , penso que á semelhança do ano passado, nem todos os candidatos vão ser chamados a prestar provas....pois vão ser chamados por ordem de notas de candidatura até numero que preencha as vagas em aberto.....
Viva
Antes de mais esclarecer umas dúvidas que por ai andam. Os testes da FAP, nomeadamente para a especialização de PILAV são de carácter eliminatório. Quer isto dizer que os candidatos poderão apenas fazer uma prova e se forem dados como inaptos, irão para casa.
Para PILAV são feitos testes psicotécnicos que duram 2 dias, testes médicos que duram 1 dia ou dois, consoante a disponibilidade, testes fisicos, estágio de voo e por fim a PAM.
De referir que para a PAM serão chamados os 20 candidatos com maior média, que ficaram aptos nas restantes provas, sendo que serão chamados mais uns quantos para reservas, para o caso de alguma desitência na PAM ( que existe sempre ).
Alguma dúvida que tenham em relação ao testes digam. O ano passado efectuei todos os testes para ENGAER e os psicotécnicos para PILAV por isso se tiverem alguma dúvida apitem.
Um abraço
Viva
Antes de mais esclarecer umas dúvidas que por ai andam. Os testes da FAP, nomeadamente para a especialização de PILAV são de carácter eliminatório. Quer isto dizer que os candidatos poderão apenas fazer uma prova e se forem dados como inaptos, irão para casa.
Para PILAV são feitos testes psicotécnicos que duram 2 dias, testes médicos que duram 1 dia ou dois, consoante a disponibilidade, testes fisicos, estágio de voo e por fim a PAM.
De referir que para a PAM serão chamados os 20 candidatos com maior média, que ficaram aptos nas restantes provas, sendo que serão chamados mais uns quantos para reservas, para o caso de alguma desistência na PAM ( que existe sempre ).
Alguma dúvida que tenham em relação ao testes digam. O ano passado efectuei todos os testes para ENGAER e os psicotécnicos para PILAV.
Um abraço
De referir que para a PAM serão chamados os 20 candidatos com maior média, que ficaram aptos nas restantes provas, sendo que serão chamados mais uns quantos para reservas, para o caso de alguma desitência na PAM ( que existe sempre ).
Um abraço
Então,porque que nao entraste? Só por curiosidade,foste um dos que desistiu na PAM,ou foste um dos que chegou ao fim e nao tinha nota?
Nao conheco,ninguem,que tenha feito os testes pela primeira vez,e so tenham demorado 2 dias,MUITO MENOS,1 dia......
Quanto aos candidatos serem chamados por nota,pelo que sei dizem isso todos os anos,que este ano vai ser diferente,mas nunca é....
O ser chamado,eu diria que depende de quando entregas os papeis......
Claro que eles introduzem as médias,e só chamam para ai os 150 primeiros para fazer psicotecnicos,porque muitos deles chumbam mesmo nos psicotecnicos e por ai fora
Por isso,nao sei mesmo,mas liga para la,e pede para fazer os testes logo,é na boa
airforceone
25-06-10, 08:28
, testes médicos que duram 1 dia ou dois, consoante a disponibilidade,
Um abraço
Hey!
1 dia ou 2? já alguma vez fez analises ao sangue, e que umas simples analises ao sangue demoram 3 dias entre a colheia e a entrega dos resultadosclap, agora imagine no que toca aos testes da FAP , na FAP 1 dia devem ser so os testes de visão...amigo na fap os testes medicos demoram entre 1 a duas semanas......
bons voos
vemo-nos no ar
airforceone
25-06-10, 08:39
Quanto aos candidatos serem chamados por nota,pelo que sei dizem isso todos os anos,que este ano vai ser diferente,mas nunca é....
O ser chamado,eu diria que depende de quando entregas os papeis......
Claro que eles introduzem as médias,e só chamam para ai os 150 primeiros para fazer psicotecnicos,porque muitos deles chumbam mesmo nos psicotecnicos e por ai fora
Por isso,nao sei mesmo,mas liga para la,e pede para fazer os testes logo,é na boa
hey
pois eu realmente tambem achei estranho, pois normalmente a ordenação dos candidatos por ordem de nota de candidatura era feita no fim , depois da PAM.
Mas realmente á cerca de 1 mes liguei para o centro de recrutamento e eles dizeram que nem todos os candidatos iriam ser chamados a prestar provas, pois os candidatos iam ser ordenados por ordem de notas e iam ser chamados, é evidente que se eles percisam de 20 PILAV , nao vão chamar 20 candidatos , devem chamar ai uns 70 pois sabem que há sempre quem chumbe ou desista ao longo das provas....
Depois , penso que este ano o facto de entregar os papeis , mais cedo ou mais tarde, nao influencia muito, porque as provas só começam dia 19 e o prazo maximo para entrega de documentos é dia 15. secalhar esse intervalo de 4 dias é mesmo para procederem á ordenação dos candidatos.
Bem , mas nao sei, mas eu vou dando noticias só espero que a minha nota dê para ser chamado a mostrar o que valho.:confused:
bons voos
vemo-nos no ar
Hey!
1 dia ou 2? já alguma vez fez analises ao sangue, e que umas simples analises ao sangue demoram 3 dias entre a colheia e a entrega dos resultadosclap, agora imagine no que toca aos testes da FAP , na FAP 1 dia devem ser so os testes de visão...amigo na fap os testes medicos demoram entre 1 a duas semanas......
bons voos
vemo-nos no ar
Viva
Para sua informação os testes são realizados no hospital da força aerea no lumiar, o mesmo sitio onde fazem os psicotécnicos. E sim fiz analises de sangue durante a manhã em jejum e por volta do final da tarde já tinham os resultados. Inclusivé tive de repetir a analise á hora de almoço.
Quanto a não entrar, eu nem cheguei sequer a ser chamado para PAM por isso como podia desistir ? clap
Simplesmente não fui chamado porque não tinha média. Tinha 162 já com exame nacional. Mas mesmo que fosse chamado não iria porque ENGAER nunca foi o meu desejo. A candidatura foi mais por descargo de consciência, apenas isso. Além do mais já tinha entrado no ensino público por isso muito menos.
Como digo, um concelho que dou é que não criem muitas expectativas em relação à FAP. Não vão para lá a pensar que passam em todos os testes e que sempre foi o sonho de criança de vocês e bla bla bla. Histórias dessas eles ouvem todos os dias. Sejam sinceros e nunca se esqueçam que entrar na FAP é assumir sobretudo uma carreira militar ! E isso exige muita disciplina, regras e sacrifícios. Enquanto os vossos amigos andavam em praches e a sair todas as 5as, muito provavelmente não irão ter isso. Ah e não se esqueçam que se chumbarem a alguma cadeira durante o curso, são expulsos da Academia e o dinheiro que vos foi dado todos os meses ( sim vocês recebem enquanto estão lá a estudar ) terá de ser reembolsado à FAP.
São dificeis os psicotecnicos, mas acho que já forem para lá com uma noção do que vão apanhar, a surpresa já não irá ser tão grande.
Pensem bem na escolha que fazem, e sejam sinceros e honestos e irá tudo correr bem ;)
Um abraço
Ah e não se esqueçam que se chumbarem a alguma cadeira durante o curso, são expulsos da Academia e o dinheiro que vos foi dado todos os meses ( sim vocês recebem enquanto estão lá a estudar ) terá de ser reembolsado à FAP.
espectaculo
Ja estou cá há algum tempo,já vi malta chumbar e continuo a falar com eles e que eu saiba,nunca pagaram nada e continuam cá
Já vi inclusive malta a ser expulsa,e que eu saiba,tambem não pagaram nada,mas quem sabe,se calhar acontece
Quanto a chumbar a uma disciplina,pois,as vezes,informares-te antes de dizer as coisas era bom,porque para quem entrar na Academia,nao funciona nada assim
Podes deixar uma disciplina de cada semestre para tras,mas tens que a fazer no ano a seguir,caso contrário,chumbas
Exemplo:
Deixas calculo I para trás
No segundo ano fazes tudo com 20,menos calculo I,chumbas o ano
Nada haver com o chumbas a uma cadeira e vais-te embora
Alias,só há 2 exepções a regra
Se tiveres negativa a merito militar,és EXPULSO,sem desculpa
Se tiveres negativa a educação fisica,chumbas o ano,e isto meus senhores,é o minimo dos minimos(sim,educação fisica inclui provas fisicas)
Quanto as provas e a chamada dos candidatos,nao sei de nada,isso,hás de receber a carta,com a guia de marcha,e se quiseres podes dormir lá,durante as provas(eu nao dormi por exemplo),mas podes a vontade
Agora,o que o Miguel disse é verdade
Quem entra nesta Academia,entra primeiro para ser Militar,depois para ser um Oficial dos Quadros Permanentes da Força Aérea,e só depois,é PILOTO ou ENGENHEIRO ou o que for,e nunca se esqueçam disso
A tua média,dá de certeza ABSOLUTA,para ires fazer provas airforceone
espectaculo
Ja estou cá há algum tempo,já vi malta chumbar e continuo a falar com eles e que eu saiba,nunca pagaram nada e continuam cá
Já vi inclusive malta a ser expulsa,e que eu saiba,tambem não pagaram nada,mas quem sabe,se calhar acontece
Quanto a chumbar a uma disciplina,pois,as vezes,informares-te antes de dizer as coisas era bom,porque para quem entrar na Academia,nao funciona nada assim
Podes deixar uma disciplina de cada semestre para tras,mas tens que a fazer no ano a seguir,caso contrário,chumbas
Exemplo:
Deixas calculo I para trás
No segundo ano fazes tudo com 20,menos calculo I,chumbas o ano
Nada haver com o chumbas a uma cadeira e vais-te embora
Alias,só há 2 exepções a regra
Se tiveres negativa a merito militar,és EXPULSO,sem desculpa
Se tiveres negativa a educação fisica,chumbas o ano,e isto meus senhores,é o minimo dos minimos(sim,educação fisica inclui provas fisicas)
Quanto as provas e a chamada dos candidatos,nao sei de nada,isso,hás de receber a carta,com a guia de marcha,e se quiseres podes dormir lá,durante as provas(eu nao dormi por exemplo),mas podes a vontade
Agora,o que o Miguel disse é verdade
Quem entra nesta Academia,entra primeiro para ser Militar,depois para ser um Oficial dos Quadros Permanentes da Força Aérea,e só depois,é PILOTO ou ENGENHEIRO ou o que for,e nunca se esqueçam disso
A tua média,dá de certeza ABSOLUTA,para ires fazer provas airforceone
Viva
Se escrevi o que escrevi não foi sem saber. Disse isto porque não foram apenas um caso que conheci. Ainda a semana passada me contaram de um caso idêntico que não conseguiu fazer Álgebra no ano seguir e chumbou o ano. E já agora essa situação de ter de reembolsar a FAP já aconteceu com um conhecido, embora já tivesse sido há um bons 6/7 anos.
Já agora quais são as cadeiras que vocês têm no IST ? Pelo que sei algumas cadeiras são dadas lá, certo ? Já vi por lá um rapaz da marinha acho, mas da FAP ainda não vi ninguém.
Um abraço
airforceone
04-07-10, 13:29
Hey!
Pois é amigos trago más noticias.....Tal como previsto pelo nosso amigo jonny, as vagas para PILAV deste ano , foram reduzidas de 20 para 16...:(
Agora sim precisamos de SORTE!
Só me resta desejar a maior sorte do mundo para todos e que eu seja um dos 16 felizes comtemplados!
bem haja!
vemo-nos no ar!
Hey!
Pois é amigos trago más noticias.....Tal como previsto pelo nosso amigo jonny, as vagas para PILAV deste ano , foram reduzidas de 20 para 16...:(
Agora sim precisamos de SORTE!
Só me resta desejar a maior sorte do mundo para todos e que eu seja um dos 16 felizes comtemplados!
bem haja!
vemo-nos no ar!
pois,nao disse antes,mas já ha algum tempo que isso se sabia
Quanto a cadeiras no IST,isso é para os engenheiros
Os medicos,vao para a faculdade de Medicina
Os Administradores vão para o ISEG
OS PILAV,têm o curso todo na AFA,apesar de terem disciplinas com o mesmo programa que no IST
Reembolsar a FAP,é possivel que haja casos desses,que eu me recorde,nao me lembro de nenhum,mas no curso de PILAV,o reembolso ha de ser BEM grande.....
airforceone,quando começas as provas?
airforceone
13-07-10, 19:03
airforceone,quando começas as provas?
ainda nao sei, calculo que seja durante a proxima semana, na teoria seria na segunda feira dia 19 , mas nao acho isso possivel, porque o concurso documental só fecha na quinta, depois na pratica o centro de recrutamento , so tem um dia para ordenar as fichas enes, enviarnos as cartas a convocar para as provas e nos as recebermos...xd. por isso acho que so lá para quarta ou quinta da proxima semana é que devo ir......
vemo-nos no ar!
vemo-nos no ar!
No ar é que não nos vemos,que tu agora provavelmente voas mais depressa que eu.....
O ano aqui já acabou,agora só para o próximo ano
airforceone
17-07-10, 18:40
Chegou a hora!! clapping
As malas estão feitas, amanha vou para lisboa, e na segunda ás 8 começam os testes.clap Resta-me agradecer a todos os que ,cada um á sua maneira, me ajudaram a concretizar este objectivo.
Obrigado e .......
Vemo-nos no ar!!!
Chegou a hora!! clapping
As malas estão feitas, amanha vou para lisboa, e na segunda ás 8 começam os testes.clap Resta-me agradecer a todos os que ,cada um á sua maneira, me ajudaram a concretizar este objectivo.
Obrigado e .......
Vemo-nos no ar!!!
Já foste chamado ?
Um abraço
bem,como ele ainda não disse nada,é porque os psicotecnicos já devem estar feitos
Pelas minhas contas,e se tudo tiver bem,começou hoje os médicos,devem acabar no minimo sexta,se eles quiserem despachar,mas mais provavel é ser para a semana
airforceone
27-07-10, 22:09
hey!
Bem pessoal trago novidades....
Testes psicotenicos e medicos.....APTO para PILAV
Agora volto lá na sexta feira 30 para os testes fisicos e, caso passe, o estagio de voo...
Desculpem a ausencia, mas lá base nao temos net...
Bem e agora vou dormir que fiz hoje o teste das gotas e na vejo praticamente nada...clap
grande abraço
vemo-nos no ar!
Testes fisicos a uma sexta feira????
Ora aqui esta uma novidade deste ano :P
Que me lembre,eram sempre a segunda,mas isto esta sempre a mudar
Parabens e pode ser que eu passe por la para ver os fisicos
Também fiquei apto hoje nos medicos e psicotecnicos. Daqui a duas semanas estou a fazer os fisicos e depois estágio de voo. Vemo-nos na PAM ;)
Também fiquei apto hoje nos medicos e psicotecnicos. Daqui a duas semanas estou a fazer os fisicos e depois estágio de voo. Vemo-nos na PAM ;)
parabens
prepara-te bem
A PAM não é facil,e nao vao ser nada facil
parabens
prepara-te bem
A PAM não é facil,e nao vao ser nada facil
É na boa. É tudo uma questão de psicologico. Mas também não estou com grandes esperanças de ser chamado à PAM. Tenho visto muita gente com medias de 17 e 18.
Um abraço
É na boa. É tudo uma questão de psicologico. Mas também não estou com grandes esperanças de ser chamado à PAM. Tenho visto muita gente com medias de 17 e 18.
Um abraço
é costume,acredita
No meu ano,eu era provavelmente o gajo com pior media dos psicotecnicos,e apesar de terem passado alguns,no final só eu é que entrei
Não é so psicológico
Lembra-te que é preciso manter o equilibrio entre o fisico e o psicológico,e se um deles não tá bem,o outro tambem não é facil de estar
é costume,acredita
No meu ano,eu era provavelmente o gajo com pior media dos psicotecnicos,e apesar de terem passado alguns,no final só eu é que entrei
Não é so psicológico
Lembra-te que é preciso manter o equilibrio entre o fisico e o psicológico,e se um deles não tá bem,o outro tambem não é facil de estar
Sim acredito, mas não estou a ver a desistir assim tantaa gente. Até agora ficaram aptos 40 com a selecção dos médicos e psicotecnicos. O ano passado os 16º tinha 159.5 de média. Eu tenho 162.0, por isso nao tenho grandes esperanças. Aliás se for chamado à PAM tipo 6º ou 7º reserva nem sequer lá vou. Por mais que desistam a média vai ser subir este ano.
Um abraço
Sim acredito, mas não estou a ver a desistir assim tantaa gente. Até agora ficaram aptos 40 com a selecção dos médicos e psicotecnicos. O ano passado os 16º tinha 159.5 de média. Eu tenho 162.0, por isso nao tenho grandes esperanças. Aliás se for chamado à PAM tipo 6º ou 7º reserva nem sequer lá vou. Por mais que desistam a média vai ser subir este ano.
Um abraço
6º ou 7º ainda compensa
Ja ouvi malta que foi em 12º e entrou
Alem disso,pensa assim,e se nao fores,e entrasses,preferes ficar com esse peso na consciencia?
As medias este ano nao foram mais baixas?????
6º ou 7º ainda compensa
Ja ouvi malta que foi em 12º e entrou
Alem disso,pensa assim,e se nao fores,e entrasses,preferes ficar com esse peso na consciencia?
As medias este ano nao foram mais baixas?????
É uma situação que tenho de ponderar até porque as minhas aulas começam na 2ª semana de Setembro que coincide com a PAM. Pelo que tenho ouvido dizer este ano as médias subiram.
Além disso no meu grupo do estagio de voo, que já conheço quase todo o pessoal, as medias andam á volta do 16/17. Agora no primeiro grupo do estagio de voo, as medias rondam os 19's e 18's e alguns 17's. :sarcastic:
Vamos ver. Pelo menos amanha é os físicos e depois na 5a começa o estagio de voo. Para a semana já espero dar uma voltinha no chipmunk :upshy:
Um abraço
tem calma,e pensa no exemplo que te dei
Muita gente desiste no ESV e ainda mais desistem na PAM
Acredita até ao fim
oh johnny, não te parece que os testes estão a durar pouco tempo este ano? parece que os médicos estão bem mais rápidos que o ano passado.
quanto aos novos candidatos, boa sorte para o ESV, estudem muito, se chumbarem nao vão para casa a pensar que podiam ter estudado mais. dormir é em casa. na AFA nao se dormenunu ;)
para a PAM, comecem a hidratar os pés na semana antes pois ajuda a prevenir algumas bolhas que possam surgir. De resto, é aguentarem com convicção tudo a que forem sujeitos e acima de tudo, confiança em vós próprios. Não tentem dar muito nas vistas durante as provas, nem pelo lado negativo NEM pelo positivo. Lembrem-se disto.
Reembolsar a FAP?:rofl2::rofl2:
Airforceone estás no 1º grupo de ESV ?
Um abraço
airforceone
13-08-10, 21:13
hey!"
respondido em MP!
abc
airforceone podias ter dito aqui
ja agora,como te correu/esta a correr o ESV?
Para os outros boa sorte
Sim,realmente tlg,isto este ano,parece rápido,mas é assim,a FAP,tem que despachar
E tu,ferias? calcoes?
Laurapintas
20-09-10, 21:01
Ninguém mais acha estranho que para PILAV apenas pedem o exame de MAT(A ou B)? É que um aluno que andou no curso de Ciências e Tecnologia tem pelo menos FQA 2 anos(+ 1 ano de Fisica ou Quimica) e 3 anos de MAT A e um aluno de Artes tem apenas 2 anos de MAT B sem FQA durante os 3 anos de curso. Acho que as duas matemáticas não são nada equivalentes (já nem falo na FQA) e a mim parece-me que quem tiver com a ideia de ingressar na AFA é mais compensatório andar no curso de Artes, andar lá a "brincar" (acredito que tenha as suas dificuldades mas um tanto poucas comparadas ao de Ciências) e tirar grandes médias (até podem não ser tão bons a desenho A mas é a única disciplina que é preciso jeito inato) para depois candidatarem-se e passarem à frente daqueles que andaram a dar cabo da cabeça com matemática A e FQA durante 3 anos...
Agora também acredito que um aluno de CeT vá muito mais preparado em termos teóricos para PILAV do que um de Artes mas o que interessa primeiramente é lá entrar. Depois quem sabe menos é agarrar-se aos livros como se não houvesse amanhã.
Será que é assim ou estou a ver as coisas ao contrário?
(Não tenho nada contra os alunos de Artes nem com o curso em si, só não acho justo que o curso de CeT seja equivalente ao de Artes para entrar para PILAV ;))
adrianoalves92
10-11-10, 07:52
Rapaziada, atenção que os testes médicos são (200%) rigorosos. Vista de origem sem qualquer operação. Coluna sem desvios, vertebras sem compressão, etc, etc.
... e a minha esperança ficou por aqui :( lá vou eu tentar MMA.. (sem ser na AFA)
Cumprimentos,
Adriano Alves
o que é feito do airforceone? sempre entrou?
airforceone
29-12-10, 18:40
boas!
Peço desculpa pela ausencia, mas ultimamente nao tenho conseguido passar por aqui...
Sim , felismente sempre consegui entrar na GRANDE ACADEMIA DA FORÇA AEREA PORTUGUESA, na especialidade de piloto aviador!!!! ehehe
Nao posso deixar de agradecer a todos os que ajudaram, agora é a minha vez de ajudar no que puder , por isso....disponham!
boas festas para todos
Vemo-nos no ar
airforceone!
Jose Costa
29-12-10, 20:44
boas!
Peço desculpa pela ausencia, mas ultimamente nao tenho conseguido passar por aqui...
Sim , felismente sempre consegui entrar na GRANDE ACADEMIA DA FORÇA AEREA PORTUGUESA, na especialidade de piloto aviador!!!! ehehe
Nao posso deixar de agradecer a todos os que ajudaram, agora é a minha vez de ajudar no que puder , por isso....disponham!
boas festas para todos
Vemo-nos no ar
airforceone!
Parabens.
Agora são 4 anos de paradas e aulas a ver os aviões ao longe, ocasionalmente uma voltinha de chip ou planador ao fim de semana, depois "the sky is the limit", do F16 ao EH101 é só ter as melhores notas para poder escolher.
Cpts
PedroGustavo
30-12-10, 20:12
boas!
boas festas para todos
Vemo-nos no ar
airforceone!
Parabéns airforceone!!! E o miguel22 também entrou?
Parabéns airforceone!!! E o miguel22 também entrou?
Nope. Não fui à PAM, apesar de ter sido chamado.
Ficou a experiência e a excelente semana de estágio de voo no Chipmunk cool
Um abraço
Laurapintas
02-01-11, 16:30
Parabéns airforceone!! :D
Parabéns AirForceOne! Agora aproveita a oportunidade o melhor que conseguires!
airforceone
26-03-11, 19:22
HEY!
Pessoal, fiquem atentos á pagina do centro de recrutamento que o concurso para este ano,se abrir na mesma altura do ano passado, deve estar quase a abrir, deve ser uma questao de dias...
Boa sorte para todos!
AFO
HEY!
Pessoal, fiquem atentos á pagina do centro de recrutamento que o concurso para este ano,se abrir na mesma altura do ano passado, deve estar quase a abrir, deve ser uma questao de dias...
Boa sorte para todos!
AFO
Obrigado pelo heads up notwor vou concorrer este ano clap
airforceone
29-03-11, 21:20
Obrigado pelo heads up notwor vou concorrer este ano clap
Hey!
Miguel , caso percises....BOA SORTE!
Vemo-nos no ar!
AFO
Hey!
Miguel , caso percises....BOA SORTE!
Vemo-nos no ar!
AFO
Obrigado AFO ! Eu conto acabar o secundário com média de 15.7/15.85 algo entre isso, e sou bem capaz de conseguir pelo menos um 17 no exame de matemática A. Quanto à provas físicas, estou tranquilo, já as tentei fazer e consegui, mas mesmo assim vou continuar com o treino. O que me preocupa mesmo é algum "problema" de saúde de que não tenha conhecimento e que me impeça de entrar para PILAV. Tenho também algum receio das provas psicotécnicas porque não sei o que esperar... Bem nada como concorrer e dar o tudo por tudo :punk:
Abraço
airforceone
30-03-11, 13:47
Obrigado AFO ! Eu conto acabar o secundário com média de 15.7/15.85 algo entre isso, e sou bem capaz de conseguir pelo menos um 17 no exame de matemática A. Quanto à provas físicas, estou tranquilo, já as tentei fazer e consegui, mas mesmo assim vou continuar com o treino. O que me preocupa mesmo é algum "problema" de saúde de que não tenha conhecimento e que me impeça de entrar para PILAV. Tenho também algum receio das provas psicotécnicas porque não sei o que esperar... Bem nada como concorrer e dar o tudo por tudo :punk:
Abraço
Hy!
Ora ai está, é esse o pensamento agora , aquilo em que tens influencia, é dares tudo por tudo agora, aquilo que nao podes mudar, tipo saberes se tens alguma coisa ao nivel medico esquisita, é nao pensar...
Só concorrendo é que consegues entrar!! x´D
Abraço
AFO
KingsKiller
02-04-11, 13:38
Boa Tarde ja vi que a ultima mensagem postada aqui foi ha muito tempo mas gostaria de tentar na mesma, eu quero me candidatar a AFA sempre tive o sonho de ser piloto desde pequenino mas infelizmente aos 7 anos diagonosticaram-me miopia e astigmatismo devem ter imaginado como fiquei ao dizerem-me que pilotar era impossivel para mim. Á poucos anos atras ouvi falar em operaçoes aos olhos para miopes e astigmaticos dentro de mim acendeuse uma chama de esperança outra vez, pesquizei em todo o lado mas nao encontrei nada acerca de pessoas que tinham feito esta operaçao e tenham ido para pilotos gostava de saber se é possivel, ja reparei que ha pessoas neste forum que estao na AFA. Por favor digam-me posso-me candidatar agr com 17 anos com miopia e aos 21 anos fazer uma ciurgia aos olhos de modo a corrigir totalmente a visao??
airforceone
02-04-11, 17:50
Boa Tarde ja vi que a ultima mensagem postada aqui foi ha muito tempo mas gostaria de tentar na mesma, eu quero me candidatar a AFA sempre tive o sonho de ser piloto desde pequenino mas infelizmente aos 7 anos diagonosticaram-me miopia e astigmatismo devem ter imaginado como fiquei ao dizerem-me que pilotar era impossivel para mim. Á poucos anos atras ouvi falar em operaçoes aos olhos para miopes e astigmaticos dentro de mim acendeuse uma chama de esperança outra vez, pesquizei em todo o lado mas nao encontrei nada acerca de pessoas que tinham feito esta operaçao e tenham ido para pilotos gostava de saber se é possivel, ja reparei que ha pessoas neste forum que estao na AFA. Por favor digam-me posso-me candidatar agr com 17 anos com miopia e aos 21 anos fazer uma ciurgia aos olhos de modo a corrigir totalmente a visao??
Hey Kings!
Desde já bem vindo ao forum....
Bom, candidatar, podes candidatares-te sempre!!!
Em relaçao á miopia e ao estigmatismo, dependendo dos seus valores podes ou nao passar nos testes....mas sou sincero, nao vai ser muito fácil.Relativamente ás operaçoes , elas existem e podem ser feitas penso que apartir dos 21 anos, mas a Força Aérea Portuguesa nao aceita candidatos para piloto que tenham feito qualquer tipo de operacao de correcao e /ou usem oculos( á exepçao de oculos de descanso)....
Bem sei que o que te disse secalhar nao foi aquilo que estavas á espera, mas apesar de tudo aquilo que as pessoas te digam, concorre nao tens nada a perder. Eu tambem se tivesse acreditado em tudo o que me disseram hoje nao era cadete piloto aviador!Depois, mesmo que nao passes para piloto e o queiras seja mesmo a vertente militar na Força aerea, existem outras especialidades á tua espera tais como engenharia , medicina e administraçao...se por outro lado o teu sonho é mesmo voar, tens sempre outras formas de tirar o curso nomeadamente a via civil....mas acima de tudo, nao desistas de correr atras de um sonho!!
Abraço
AFO
Força Aerea
02-04-11, 22:24
Olá.. Gostaria de alguma informação a respeito à candidatura na AFA.
Tenho 16 anos e tenho um sonho de ser aviador. Gostaria de pilotar f-16 e caças militares. É verdade que no ano passado ou até à dois anos candidataram-se 900 pessoas e nem sequer um terço dessas pessoas entrou na AFA? É assim tão difícil? Tou um pouco assustado. Estou a par das provas físicas, médicas etc. Mas gostava de saber... Para entrar para PILAV necessito de ter 12ºano compelto e apenas positiva a Matemática A ou necessito de um nota alta, digamos 16..?
Já agora o que é a PAM?
Entendo que sejam muitas as perguntas, mas ficaria grato se alguém mas pudesse responder.
Cumprimentos
airforceone
03-04-11, 01:00
Olá.. Gostaria de alguma informação a respeito à candidatura na AFA.
Tenho 16 anos e tenho um sonho de ser aviador. Gostaria de pilotar f-16 e caças militares. É verdade que no ano passado ou até à dois anos candidataram-se 900 pessoas e nem sequer um terço dessas pessoas entrou na AFA? É assim tão difícil? Tou um pouco assustado. Estou a par das provas físicas, médicas etc. Mas gostava de saber... Para entrar para PILAV necessito de ter 12ºano compelto e apenas positiva a Matemática A ou necessito de um nota alta, digamos 16..?
Já agora o que é a PAM?
Entendo que sejam muitas as perguntas, mas ficaria grato se alguém mas pudesse responder.
Cumprimentos
Hey!
Em primeiro lugar deixa-me dizer que na minha opiniao estas a com a atitude certa, o facto de te estares a tentar informar antes de concorrer é muito bom sinal....eu tambem comecei assim!eheh
Relativamente aos MITOS que tens na cabeça simplesmente esquece!
Se me perguntares , há muita gente a concorrer? HÀ!, se me disseres , há poucas vagas?- HÀ!, mas tu para ti só percisas de uma vaga das 20 que normalmente abrem....
Neste momento foca-te só numa coisa...NOTAS...há um coisa que te posso garantir...com 16 é muito dificil conseguires teres média para entrares, a média de entrada para piloto aviador tem vindo sempre a aumentar, só para te dar um exemplo eu entrei com 17 valores e estou quase no fim da lista....por isso na tua altura a nota minima deve andar nos 17 valores...em relaçao ao exame é tentares tirar a melhor nota possivel nunca menos de 17, visto que o exame vale 50& da nota de entrada....estes anos que te faltam até te candidatares a unica coisa que podes fazer é dares o maximo a nivel escolar, ires treinando a parte fisica e recolhendo informaçoes....ah e mais uma coisa, ao te ires informando vais ver que há muita gente que diz muita coisa ...tens de saber filtrar e nao ligar quando te dissem que nao vais conseguir, muita gente fala sem ter minimamente a noçao do que diz.
Nao sei se respondi a tudo o que querias, se nao o fiz volta a perguntar...ehehe
Fica bem e nunca te esqueças de uma coisa...Nunca deixes de correr atras dos sonhos!
Abraço
AFO
Airforceone, desde já muitos parabéns! És de facto um exemplo de como a persecução de um objectivo (ou sonho), com trabalho e dedicação pode sempre ser alcançado. :thumbup:
Não sei se te recordas, mas no ano passado passei por cá com algumas questões acerca do "pé chato"...
Acabei por ficar a fazer algumas melhorias, e prorroguei a minha candidatura para este ano.
Agora, sem querer abusar da tua paciência e disponibilidade, e baseado na tua experiência, achas que no exame médico eles dão muita importância ao pé? Se são assertivos quanto a isso ou até que ponto eles podem acabar por passar o candidato e dar o benefício da dúvida para depender a aptidão da execução dos testes físicos.
Muito obrigado desde já :thumbsup:, cumps,
João
airforceone
03-04-11, 11:27
Airforceone, desde já muitos parabéns! És de facto um exemplo de como a persecução de um objectivo (ou sonho), com trabalho e dedicação pode sempre ser alcançado. :thumbup:
Não sei se te recordas, mas no ano passado passei por cá com algumas questões acerca do "pé chato"...
Acabei por ficar a fazer algumas melhorias, e prorroguei a minha candidatura para este ano.
Agora, sem querer abusar da tua paciência e disponibilidade, e baseado na tua experiência, achas que no exame médico eles dão muita importância ao pé? Se são assertivos quanto a isso ou até que ponto eles podem acabar por passar o candidato e dar o benefício da dúvida para depender a aptidão da execução dos testes físicos.
Muito obrigado desde já :thumbsup:, cumps,
João
Hey joao!
Bom, eu para te dizer a verdade nao sei o que significa ter pé chato, presumo que seja algo que faz com que toda a superficie do pe esteja em contacto com o solo...mas agora o que tu tens que fazer é parar e pensar....tu com o facto de teres pé chato, consegues correr sem ele te ficar a doer, consegues fazer longas caminhadas, fazer esforço?...ou nao?Se nao conseguires é obvio que a academia nao vai poder admitir nos seus quadros um militar que nao consegue cumprir estes requisitos basicos de qualquer militar....
Os testes medicos nao são estangues apenas querem apurar se tu tens as reais capacidades para o exercicio da funçao....
Em resumo, digo aqui o que digo sempre....Concorre! Só assim saberás!
Somos a tua Força!
Abraço
AFO
E começa outra ronda, alguém este ano quer me fazer companhia no concurso? lol
Hey Kings!
Em relaçao á miopia e ao estigmatismo, dependendo dos seus valores podes ou nao passar nos testes....mas sou sincero, nao vai ser muito fácil.Relativamente ás operaçoes , elas existem e podem ser feitas penso que apartir dos 21 anos, mas a Força Aérea Portuguesa nao aceita candidatos para piloto que tenham feito qualquer tipo de operacao de correcao e /ou usem oculos( á exepçao de oculos de descanso)....
Bem sei que o que te disse secalhar nao foi aquilo que estavas á espera, mas apesar de tudo aquilo que as pessoas te digam, concorre nao tens nada a perder. Eu tambem se tivesse acreditado em tudo o que me disseram hoje nao era cadete piloto aviador!Depois, mesmo que nao passes para piloto e o queiras seja mesmo a vertente militar na Força aerea, existem outras especialidades á tua espera tais como engenharia , medicina e administraçao...se por outro lado o teu sonho é mesmo voar, tens sempre outras formas de tirar o curso nomeadamente a via civil....mas acima de tudo, nao desistas de correr atras de um sonho!!
Abraço
AFO
Já estás a falar como um deles lá dentro:whistlinggd5:
" Se não conseguires tens outras áreas" :rofl2:
Como é que vai isso ? Que tal a sensação de ser largado ? clap
Um abraço
Hey joao!
Bom, eu para te dizer a verdade nao sei o que significa ter pé chato, presumo que seja algo que faz com que toda a superficie do pe esteja em contacto com o solo...mas agora o que tu tens que fazer é parar e pensar....tu com o facto de teres pé chato, consegues correr sem ele te ficar a doer, consegues fazer longas caminhadas, fazer esforço?...ou nao?Se nao conseguires é obvio que a academia nao vai poder admitir nos seus quadros um militar que nao consegue cumprir estes requisitos basicos de qualquer militar....
Os testes medicos nao são estangues apenas querem apurar se tu tens as reais capacidades para o exercicio da funçao....
Em resumo, digo aqui o que digo sempre....Concorre! Só assim saberás!
Somos a tua Força!
Abraço
AFO
Obrigado pela tua opinião :)
A questão prende-se essencialmente por aí, e quanto a isso, sim, consigo fazer sem problemas todos os exercícios que fazem nos testes físicos.
Obrigado pela tua opinião, e assim farei, agora resta esperar que abra o concurso..
Mais uma vez, muito obrigado ;)
Abraço,
João
KingsKiller
03-04-11, 19:51
Hey Kings!
Abraço
AFO
Bem.... não era o que eu queria ouvir, mas mais vale a verdade que falsas esperanças... penso que os F-16 estão fora de questão...é duro ouvir dizer que não podemos seguir o nosso sonho, é claro que vou segir o teu conselho airforceone vou-me candidatar na mesma até pode ser que no ano em que me candidatar se candidatem poucas pessoas e eles tenham em consideração a possibilidade da minha entrada com futura correção ocular.... como tu diseste nunca vou desistir do meu sonho... boa sorte ai na AFA AFO e obrigado por me esclareceres as duvidas.
Boas pessoal...desde ja quero saudar pois ta aqui um forum muito bom. Bem, eu tenho 17 anos e estou a pensar concorrer a força aerea...so que a minha media e cerca de 15 (nao e ma mas e baixa). Ja vi que esta aui pessoal que esta na academia, podem-me dar a vossa opiniao sfff?
desde ja obrigado e boa sorte a todos aqueles que pensam seguir este caminho
Boas pessoal !
O concurso para a academia militar já abriu. Deve ser uma questão de dias até abrir o concurso para a AFA :punk:
Eu vou concorrer este ano, mais alguém ?
Abraço
Ola miguelv93, eu vou concorrer este ano, nao custa nada tentar...
ya o concurso pa a academia militar ja abriu a cerca de uma semana e desde ai ando sempre a ver o diario da republica mas ate agora nada.
Abraço
Laurapintas
30-04-11, 23:40
Pessoal, há uma dúvida que tenho mas só me vou candidatar para o ano.
O concurso abre antes dos exames, logo vocês apresentam o quê da escola? A média que têm agora? Ou por enquanto isso não interessa?
airforceone
01-05-11, 16:20
Hey!
Tenho andado um pouco ausente, mas agora aproveito e respondo ao que têm perguntado, relativamente ao concurso ele deverá abrir agora mais ou menos a meados de maio...possivelmente com menos vagas que o ano passado....
relativamente á media....realmente 15 começa a ser baixa para a academia pois este ano o ultimo a entrar tinha 158....mas tu tambem se te dedicares podes tirar um notão no exame de matemática e com este vale 50% da tua media de entrada podes subir bastante a média
Em relaçao aos exames, tu quando concorres á academia ainda nao o fizeste....mas depois quando começam realmente os testes de admissao, tu ja fizeste o exame de matematica(PRIMEIRA FASE!) e ja tens a ficha ENES!
Um abraço
AFO
50%? realmente e muito eu nao sabia disso vou ter de dar durinho
obrigado pelo esclarecimento.
já agora, as provas fisicas exigem muito do pessoal? e preciso muita preparaçao fisica?
abraço
para as provas fisicas melhor que este documento não ha!
http://www.emfa.pt/www/po/crfa/conteudos/legislacao/rc/DespCEMFA18-08.pdf
seguindo depois o que esse despacho manda seguir, e também, no geral:
http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.php?area=300
airforceone
02-05-11, 19:58
50%? realmente e muito eu nao sabia disso vou ter de dar durinho
obrigado pelo esclarecimento.
já agora, as provas fisicas exigem muito do pessoal? e preciso muita preparaçao fisica?
abraço
Hy!
Não é que as provas fisicas sejam dificeis, que nao são! Mas eu sinceramente aconcelho a que as faças e treines algumas vezes em casa , nomeadamente o muro, vala, corrida, flexoes e abdominais que é para no dia o teu cerebro "saber" que tu, por exemplo, consegues saltar o muro sei que isto pode parecer esquisito, mas acredita que o facto de tu ja teres conseguido fazer todas as provas antes em casa te vai diminuir em muito o nervosismo e te vai facilitar muito no dia!
Um abraço
AFO
ya eu treino todos os dias...so nao treino a muro e a vala mas inda vou a tempo e acredito que o psicologico conte muito.
olha, muito obrigado pelos esclarecimentos pois serviram de muito...
abraço
Boa tarde eu ainda n tenho o exame de matematica feito, é possivel concorrer e fazer o exame a posterior? cumprimentos
airforceone
04-05-11, 13:50
Boa tarde eu ainda n tenho o exame de matematica feito, é possivel concorrer e fazer o exame a posterior? cumprimentos
Hey!
Negativo, para concorrer á afa para os cursos de mestrado tens de ter o 12º ano completo. Bem como o exame de matematica no caso da especialidade de piloto aviador!
Abraço
AFO
Hey!
Negativo, para concorrer á afa para os cursos de mestrado tens de ter o 12º ano completo. Bem como o exame de matematica no caso da especialidade de piloto aviador!
Abraço
AFO
Mas eu já tenho o 12º completo. so que tenho q fazer o exame nacional de matematica para a especialidade de Pilav, so que os exames sao so em Junho /julho e normalmente a abertura do concurso é antes.
airforceone
05-05-11, 13:27
Mas eu já tenho o 12º completo. so que tenho q fazer o exame nacional de matematica para a especialidade de Pilav, so que os exames sao so em Junho /julho e normalmente a abertura do concurso é antes.
Hey
Certo, mas no calendario isso está tudo previsto, tens lá uma data especifica para entregares os papeis relativos á nota....
Caso faças o exame, boa sorte para o exame!!
abraço
AFO
Laurapintas
06-05-11, 20:03
Então quando nos entregamos os papeis de candidatura por volta desta altura, eles fazem logo selecção de quem vai para próxima fase ou só fazemos algo depois de apresentarmos os papeis da nota de exame?
BTW, eles insistem muito com vícios ?
airforceone
07-05-11, 09:27
Então quando nos entregamos os papeis de candidatura por volta desta altura, eles fazem logo selecção de quem vai para próxima fase ou só fazemos algo depois de apresentarmos os papeis da nota de exame?
BTW, eles insistem muito com vícios ?
Hey!
Normalmente há um compasso de espera,entre a abertura do concurso onde tu entregas os teus primeiros dados e documentos e o inicio efetivo das provas de seleçao, estas normalmente começam poucos dias depois de tu entregares a tua ficha ENES com as notas do exame.....
Relativamente aos vicios....bom eu nao psicologo nem médico, mas na minha opinião e é apenas uma opiniao, não deve ser muito bem aceite que um cadete da Força Aerea Portuguesa, ande na droga ou ande sempre bebado agora se por exemplo tiveres o vicio do desporto ou do estudo nao tem problema nenhum!ehehe
Abraço
AFO
Laurapintas
07-05-11, 12:46
Hey!
Normalmente há um compasso de espera,entre a abertura do concurso onde tu entregas os teus primeiros dados e documentos e o inicio efetivo das provas de seleçao, estas normalmente começam poucos dias depois de tu entregares a tua ficha ENES com as notas do exame.....
Relativamente aos vicios....bom eu nao psicologo nem médico, mas na minha opinião e é apenas uma opiniao, não deve ser muito bem aceite que um cadete da Força Aerea Portuguesa, ande na droga ou ande sempre bebado agora se por exemplo tiveres o vicio do desporto ou do estudo nao tem problema nenhum!ehehe
Abraço
AFO
Obrigada pela esclarecimento sobre o inicio das candidaturas. ;)
Humm, claro não devem gostar lol mas eles fazem muitas perguntas para saber os nossos hábitos, vícios? Por exemplo, imaginando que uma pessoa passa muitas horas a frente do ecra do pc mas que é saudável, será este um factor menos bom para eles? Ou serão indiferentes a isto?
....uma pessoa passa muitas horas a frente do ecra do pc ...
Eu diria de outra maneira, eu passo muitas horas por dia à frente de um ecra com aviões lá dentro :whistlinggd5:
lol
KingsKiller
07-05-11, 17:06
Boas pessoal, AFO ja te fiz varias perguntas sobre o curso pilav mas visto que nao posso entrar nele bem... vireime para controlador aereo ( nao tenho dinheiro para tirar um curso de piloto na via civil ) no site da AFA nao encontrei nada sobre controladores aereos sabes se existe o curso na AFA e se existir quantos anos temos que trabalhar a FAP apos o curso e existe a possibilidade de ingressar um torre de controlo aereo civil com a mesma facilidade que uma pessoa que tira o curso de controlador aereo na via civil???
possibilidade de ingressar um torre de controlo aereo civil com a mesma facilidade que uma pessoa que tira o curso de controlador aereo na via civil???
Posso responder que em portugal, mais depressa das tripas se faz coração do que um cta com formação militar entra na nav.... Na formação a NAV tem o monopolio, e nem reconhece a licença emitida pela Academia...
Pedro_Loureiro
08-05-11, 12:20
Posso responder que em portugal, mais depressa das tripas se faz coração do que um cta com formação militar entra na nav.... Na formação a NAV tem o monopolio, e nem reconhece a licença emitida pela Academia...
Pina, respondendo rápido,
A NAV não tem de reconhecer licenças, e tambem não as emite.
A NAV para empregar, exige dar formação, e esta concluida com aproveitamento. Independentemente se já existe experiência anterior.
A NAV não tem o monopólio, mas é a única empresa a prestar os serviços de tráfego aéreo em Portugal
A NAV é reconhecida pelo INAC, como entidade formadora, cumprindo todas aquelas coisas e mais coisas que já se sabe da aviação.
O INAC é que licencia os controladores.
Os controladores militares não têm licença.
A AFA não dá cursos de controlo de tráfego aéreo.
O facto de se ser controlador militar, não serve para nada em termos de concurso, já que há uns anos deixou de fazer parte dos requisitos a experiência da FAP.
KingsKiller
08-05-11, 21:21
uma pergunta , pelo que pesquisei o ultimo concurso para cta que abriu na NAV foi em 2008 alguem sabe quando abre o proximo??
Boas amigos...para quem nao sabe abriu hoje o concurso pa academia.
Desejo uma boa sorte para aqueles que se candidatarem :)
airforceone
20-07-11, 22:34
Hi!
Pessoal, ja sairam as lista de convocados a prestarem provas nos dias 20 ,21e22 e para os restantes dias devem estar para sair, podem consulta-las no sitio online do centro de recrutamento da Força Aerea Portuguesa.Fiquem atentos e boa sorte a todos!
Cumprimentos aeronauticos
AFO
Rogerajacto
21-07-11, 20:04
Pois, vão com calma, muita calma. As entradas para os cursos do QP estão todas à espera de decisão dos Ministros da Defesa e Finanças. E estamos em final de Julho. Vão-se mentalizando que algum ano isto tinha de acontecer e parece que é este: não haver cursos!
Saudações Aeronáuticas
Não percebo uma coisa, estes convocados são de participantes com exames pré 2011 certo? É que só hoje tive a minha ficha ENES e o certificado pronto, e foi porque pedi com urgência...
airforceone
21-07-11, 21:25
Pois, vão com calma, muita calma. As entradas para os cursos do QP estão todas à espera de decisão dos Ministros da Defesa e Finanças. E estamos em final de Julho. Vão-se mentalizando que algum ano isto tinha de acontecer e parece que é este: não haver cursos!
Saudações Aeronáuticas
A informação que neste momento é oficial, é que o concurso está aberto já existem efectivamente candidatos a prestar provas no centro de recrutamento da Força Aerea Portuguesa, só ainda nao se sabe o numero de vagas que vão abrir em cada especialidade. Segundo o despacho a situação do concurso é " aberto provisóriamente até aprovação do numero de vagas"
Cumprimentos
AFO
airforceone
21-07-11, 21:27
Não percebo uma coisa, estes convocados são de participantes com exames pré 2011 certo? É que só hoje tive a minha ficha ENES e o certificado pronto, e foi porque pedi com urgência...
Então deve ter havido um atraso na tua escola, porque eu tenho amigos que a entregaram no dia 20.....Mas nao te preocupes que se a tua média for boa és chamado na mesma.
Boa sorte para o concurso.
Cumprimentos
AFO
Vamos a ver, muito obrigado!
sou um penetra aqui. li os posts até a 5ª pagina e passei directamente para a ultima.
concorrer (e consequentemente terminar com sucesso) á academia foi sem duvida alguma o maior erro que já cometi, e que se pudesse voltar atrás, voltaria a cometer...
quando concorri a net era a 28 kbps, e a informação era reduzida.
a máquina de publicidade da FAP era exelente (e continuou a evoluir), e no que me disseram, foi no que acreditei.
aos cadetes... já se perguntaram porque nunca saem da academia, sempre que vao a alguma esquadra são ''escoltados'' e raramente acolhidos por pilotos modernos, porque nao vos deixam socializar até tarde nos encontros dos ex alunos, e porque vos mantem numa redoma de vidro onde nada vos falta??? pensem nisso, e os que ainda tiverem a tempo de desistir.. pensem mais um bocadinho.
um compromisso de 18 anos, a voar (actualmente em tempos de crise) 80 horas por ano... é algo que, ou se faz por gosto e amor a instituição, ou nao se faz.
porque sair da FAP com 800 horas de voo e 35 anos nao é aquilo que vos vai dar emprego quando aqueles que apenas concorrem para sair, o queiram fazer.pensem bem e desiludam-se um bocado....
Laurapintas
05-04-12, 11:47
Boas
Alguem sabe mais alguma informação sobre os concursos deste ano?
Obrigada
airforceone
01-05-12, 10:37
Bom dia!
Ainda não está disponível informação para os concursos de acesso à Academia da Força Aérea para o ano de 2012/2013. Contudo pode consultar mais informação em http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.php?area=000
Cumprimentos
AFO
Laurapintas
02-05-12, 19:06
Bom dia!
Ainda não está disponível informação para os concursos de acesso à Academia da Força Aérea para o ano de 2012/2013. Contudo pode consultar mais informação em http://www.emfa.pt/www/po/crfa/index.php?area=000
Cumprimentos
AFO
Oi
Pois é o que tenho feito mas só me dei conta da abertura do concurso para praças.
Lá tenho que aguardar...
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.