PDA

Vizualizar Versão Completa : Instrução de Vôo - mercado de trabalho?

Shaitan
08-10-09, 20:18
Boas!

Sou estudante finalista de direito, com 26 anos, mas acontecimentos recentes na minha vida fizeram-me revisitar a possibilidade de seguir a minha carreira de sonho: piloto de linha aérea.

Contudo, sei que as coisas não estão nada boas em termos de perspectiva de emprego nesse campo, e por isso ponderei a possiblidade alternativa de me dedicar à instrução de vôo.

Isto permitir-me-ia voar como profissão (embora não tão alto, rápido e bem pago como gostaria :p), e a experiência daí decorrente manter-me-ia a porta das linhas aéreas abertas para quando a situação económica melhorasse. Suponho que 30 anos de idade com 200h de vôo ou 30 anos com 1500/2000h e experiencia em instrução seja muito diferente.

Mas para este plano resultar era importante que houvessem empregos de instrução...E não é facil arranjar informação sobre esse mercado de trabalho na net.

E pronto, tendo encontrado este forum, imaginei que eventualmente alguém aqui me pudesse ajudar...

Como anda o mercado da instrução de vôo em portugal nestes tempos turbulentos? Ainda se verifica a falta de instrutores de há uns anos atrás, ou as perspectivas depois do curso resumem-se ao desemprego?
O meu plano parece minimamente sólido, ou nem por isso?

Desde já agradeço a atenção.

Cumps.
Pedro

MiguelMorais
08-10-09, 20:42
O único conselho que te posso dar é que fazer projectos nesse sentido pode dar mau resultado.

O mercado de trabalho para Pilotos recém formados está tão mau ou pior que o mercado para finalistas de Direito. Como tal, se optares para estes lados tens de vir com a convicção de que podes ganhar uma qualificação para meter no bolso e ficar à espera da sorte, mesmo na instrução!

A pergunta que tens que fazer a ti próprio é a seguinte:

Se acabares o CPL e não arranjares emprego durante 6 meses...6 anos...enfim o que for, a tua vida vai ser tranquila? Isto é, não vais depender da aviação para pagar dividas? Se a tua resposta for SIM ( que não vais depender ) então anda porque o pior que pode acontecer é não te empregares na aviação e se isso não for problema está tudo bem.

mpcosta
09-10-09, 09:43
Neste momento a grande maioria dos instrutores acabados de formar nem estagio consegue.

MC

danielglourenco
09-10-09, 10:16
Neste momento a grande maioria dos instrutores acabados de formar nem estagio consegue.

MC

Bom dia caro colega. Peço que faça a sua apresentação no local indicado pf. Obg

FL076
09-10-09, 21:46
Isto permitir-me-ia voar como profissão (embora não tão alto, rápido e bem pago como gostaria :p), e a experiência daí decorrente manter-me-ia a porta das linhas aéreas abertas para quando a situação económica melhorasse. Suponho que 30 anos de idade com 200h de vôo ou 30 anos com 1500/2000h e experiencia em instrução seja muito diferente.

Como anda o mercado da instrução de vôo em portugal nestes tempos turbulentos? Ainda se verifica a falta de instrutores de há uns anos atrás, ou as perspectivas depois do curso resumem-se ao desemprego?
O meu plano parece minimamente sólido, ou nem por isso?

Meu caro,

Basicamente, os colegas MiguelMorais e mpcosta, resumiram bem as coisas..

Na teoria o seu plano é sólido, o problema depois é a prática, a vida real.

Eu sou piloto formado há 11 meses e estou apeado, pessoalmente optei por não fazer o PI.
Tive colegas que tiraram o PI, que investiram 9.000/10.000 € mais, além do custo já enorme do curso.
Alguns nem estágio tiveram garantido. Dos que conseguiram, ninguém lhes garantiu prazo para conclusão das horas desse estágio (100, penso eu), mas isso também ninguém consegue prever correctamenre, digo eu.
Dos que concluíram o curso, alguns ficaram a trabalhar, mas muitos outros não conseguiram.. Para além disso, o salário de um PI low-hours é muito baixo, segundo sei.

Não estou a dizer que seja igual para todos, claro que há excepções, mas que é difícil, é! Muito!!

Eu só acho que deve ponderar muito bem antes de se meter "ao barulho".

Neste momento, a perspectiva mais certa é, infelizmente, o desemprego.

Quando comecei o curso, faz hoje precisamente 3 anos, começámos 60 na mesma entrada (só na minha escola), desses se estiverem 10 empregues (estou a ser muito optimista), é o muito.
Fora todos os cursos subsequentes, cuja taxa de empregabilidade deve ser semelhante, ou inferior.

Não me estou a queixar, tanto que se tivesse que voltar atrás tirava o curso na mesma (mesmo que chamem louco), tou apenas a constactar evidências.

Boa sorte

Humberto Coelho
09-10-09, 21:56
Meu caro,

Basicamente, os colegas MiguelMorais e mpcosta, resumiram bem as coisas..

Na teoria o seu plano é sólido, o problema depois é a prática, a vida real.

Eu sou piloto formado há 11 meses e estou apeado, pessoalmente optei por não fazer o PI.
Tive colegas que tiraram o PI, que investiram 9.000/10.000 € mais, além do custo já enorme do curso.
Alguns nem estágio tiveram garantido. Dos que conseguiram, ninguém lhes garantiu prazo para conclusão das horas desse estágio (100, penso eu), mas isso também ninguém consegue prever correctamenre, digo eu.
Dos que concluíram o curso, alguns ficaram a trabalhar, mas muitos outros não conseguiram.. Para além disso, o salário de um PI low-hours é muito baixo, segundo sei.

Não estou a dizer que seja igual para todos, claro que há excepções, mas que é difícil, é! Muito!!

Eu só acho que deve ponderar muito bem antes de se meter "ao barulho".

Neste momento, a perspectiva mais certa é, infelizmente, o desemprego.

Quando comecei o curso, faz hoje precisamente 3 anos, começámos 60 na mesma entrada (só na minha escola), desses se estiverem 10 empregues (estou a ser muito optimista), é o muito.
Fora todos os cursos subsequentes, cuja taxa de empregabilidade deve ser semelhante, ou inferior.

Não me estou a queixar, tanto que se tivesse que voltar atrás tirava o curso na mesma (mesmo que chamem louco), tou apenas a constactar evidências.

Boa sorte
Como não estou por dentro deste mercado de trabalho, não tinha ideia que o "deserto" era assim tão grande.
Pela sua ultima frase só quem tiver um sonho e uma ilusão muito romântica( eu não estou a depreciar a sua coragem e espirito aviador), é que arrisca a tirar um PLA.
De qualquer modo muita sorte pra si e outros na sua condição.

FL076
09-10-09, 22:12
Como não estou por dentro deste mercado de trabalho, não tinha ideia que o "deserto" era assim tão grande.
Pela sua ultima frase só quem tiver um sonho e uma ilusão muito romântica( eu não estou a depreciar a sua coragem e espirito aviador), é que arrisca a tirar um PLA.
De qualquer modo muita sorte pra si e outros na sua condição.

Meu Amigo, com efeito assim é.

Bem, quem tiver "O" sonho, ou muita massa! :p O que nem é o meu caso, porque a mensalidade do empréstimo nunca mo deixa esquecer.. :eek:

Neste momento, mesmo com possibilidades financeiras é preciso gostar mesmo muito disto! Eu gosto!

O importante é manter a calma e não desesperar, melhores dias virão! "Always"

Obrigado pelas palavras

BrunoGanhao
09-10-09, 23:57
Boas,

Fernando, estás a esquecer-te de uma coisa.

Na altura que começaste e que eu comecei (Fev 07), as perspectivas no panorama nacional, ainda eram relativamente boas, ninguém certamente esperava que isto viesse a ficar assim.

No entanto, apesar de todas as dificuldades (financeiras, laborais, tirar férias para estudar e fazer exames) lá nos safámos e como tu, apesar deste cenário, também eu voltaria a fazer o mesmo.

Como já disse a algumas pessoas, se esse for o vosso sonho e se tiverem possibilidades, ainda que por vezes com algum esforço, tentem!!!! Sigam o sonho, não deixem passar uma vida e olhar para trás arrependidos e pensar que poderiam tê-lo feito...

Quem entra agora, quando finalizar o curso, possivelmente irá encontrar uma realidade diferente, mas isso é futurologia, cabe a cada um decidir.

Se quiserem tirar algumas dúvidas, estejam à vontade, estamos cá para isso.

Um grande abraço para ti Fernando e para todos os outros,

BG

FL076
10-10-09, 13:26
Boas,

Como já disse a algumas pessoas, se esse for o vosso sonho e se tiverem possibilidades, ainda que por vezes com algum esforço, tentem!!!! Sigam o sonho, não deixem passar uma vida e olhar para trás arrependidos e pensar que poderiam tê-lo feito...

Quem entra agora, quando finalizar o curso, possivelmente irá encontrar uma realidade diferente, mas isso é futurologia, cabe a cada um decidir.

Se quiserem tirar algumas dúvidas, estejam à vontade, estamos cá para isso.

Meu Amigo Bruno,

concordo totalmente contigo. Dou o meu (e de tantos como nós) exemplo para que se perceba que as coisas não estão fáceis e para que as pessoas tenham mais um factor de ponderação na sua decisão.

Mas sou o primeiro a dizer que faria tudo de novo. Mesmo hoje, sabendo o que sei e como as coias estão. Mas como tu mesmo dizes (área seleccionada), quem realmente quiser, que não desista.
Eu por mim dizia a todos: VÃO!!! No entanto, como tu também dizes, cabe a cada um decidir!

Aquele Abraço, meu Amigo

NFaria
11-10-09, 23:22
Boa noite a todos. Estou neste momento num enorme impasse para escolher entre a Gestair ou a AAE. Já andei a recolher opiniões de alguns alunos de ambas as escolas, mas continuo algo indeciso. Tendo em conta vários factores(entre eles a crise), pergunto então aos alunos que saíram recentemente desdas duas escolas como estão em termos de arranjar emprego(em Portugal ou noutro país). Se preferirem responder por mensagem privada estejam à vontade. :)

Cumprimentos

MiguelMorais
11-10-09, 23:41
Caro NFaria, este assunto já está em discussão neste post (http://www.aviacaoportugal.net/showthread.php?t=262).

E que fique bem claro que é completamente indiferente se o caro amigo se forma na Gestair ou na AAE, estar a escolher uma das escolas a pensar que poderá ter vantagem no futuro em termos de emprego é, digamos, inútil.

O que vai fazer com que se decida por uma escola é apenas analisando as vantagens e desvantagens, durante a formação, de todas elas e aí fará a sua escolha dependente dessas variáveis, no entanto, esse assunto também já foi falado e acho que a conclusão que todos podemos tirar é que todas elas têm coisas boas e coisas más.

Se quiser dados concretos pode pedir uma votação com uma pergunta nestes termos:

"Aconselha a sua escola a novos alunos? Sim/Não"

É apenas uma ideia, vale o que vale :)

NFaria
12-10-09, 20:31
Boas. Obrigado pela resposta Miguel :)
Aí é que está...estou a limar as arestas em relação ao que vou escolher mas estou mesmo indeciso ainda. Digamos que o que eu achar que me vai preparar melhor estará no topo das minhas preferências. A votação é uma boa ideia. Vou pensar se faço uma :)
Por agora é tudo. Novamente um muito obrigado aos que me responderam!

Cumprimentos

5ft Hover
12-10-09, 20:51
NFaria

em relação a escolha da escola, pelas saídas que ela possa criar, acho que o Miguel já o disse, poderão haver vantagens pontuais (l :) não foi propositado, mas uma delas, até permite um ponto adicional na classificação para o concurso a uma determinada companhia ;))

mas no geral, a diferença não será muita... as horas serão aproximadamente as mesmas, os exames os mesmos, o ambiente de voo semelhante (Portugal, algumas visitas a Espanha) - não argumento os "EFIS" dum, o simulador do outro, etc... isso vai um pouco para o marketing.....

o que pode, e deverá fazer diferença, é o aluno e a forma como "ataca" o curso... (assunto para outro tópico ;))

embora o valor de uma boa formação, deva ser mais importante do que o valor da formação, os valores em jogo fazem com que seja importante, na escolha da escola, analisar também os custos associados ao curso, mas não pagos na escola...

sejam custos de alimentação, transporte ou estadia... a duração do curso, onde viver durante esse tempo, onde comer, os km's casa/escola... é uma parcela que deve ser bem calculada, para não haver surpresas depois..

sei de historias de alunos, que vem diariamente de Setúbal, Caldas da Rainha, ... e que a "factura" em km é alta e cansativa....

cump

NFaria
12-10-09, 22:14
5ft Hover,

Ora aí está! É dedicação acima de tudo :) sendo isto um sonho, vontade não me falta nenhuma.
O custo astronómico a que somos obrigados a pagar...enfim, não se pode fazer nada contra isso a não ser usar como um factor extra de motivação.
Em relação à estadia, também vai pesar e bem...é uma questão também de arranjar os contactos certos. Um pouco de sorte :)
Um muito obrigado pela resposta :D

Cumprimentos

Shaitan
14-10-09, 13:09
Obrigado a todos pelas respostas esclarecedoras.

Se eu não tivesse perspectivas relativamente seguras de carreira em Direito, a decisão estava tomada à partida. Entre desempregado em direito ou em aviação, antes em aviação.

A verdade é que, ao contrário de muitos colegas, tenho emprego garantido em Direito - e uma mudança de área neste momento seria irreversível porque perderia imediatamente essas perspectivas.

Como dizia o outro, mais vale um pássaro na mão do que dois a voar.

Por isso penso que, para já, vou ficar quietinho e resignar-me à 2a melhor opção. Com um bocado de sorte terei possibilidade de pagar e manter uma licença PPA e dar umas voltas de vez em quando.

Caso as coisas mudem na aviação, revisito a ideia.

Mais uma vez obrigado.

MiguelMorais
14-10-09, 13:29
Shaitan.... PERFEITO!

É de aplaudir porque a maneira como estás a pensar é a ideal. Continuas Low Profile até porque embora o mercado esteja péssimo em Direito, com os conhecimentos certos sempre se arranja qualquer coisa e com os olhos voltados para um PPA.

Com um PPA fazes aquilo que gostas por um investimento que nada tem a ver com um PCA e no fundo vais estando na mesma atento ao mercado de forma a que quando achares que é o momento certo avances para um PCA.

Quando as coisas são bem feitas mais tarde ou mais cedo o sucesso aparecerá.

PedroRuella
28-10-09, 02:51
Miguel,

Saindo um pouco off-topic, julgo que a melhor altura para iniciar um PCA/PLA é agora (aliás, diria no início de 2009) para apanhar a retoma após o término do curso. No nosso caso, que iniciámos em 2007, ainda apanhámos quase um ano de bonança económica e, afinal de contas, "aterrámos" em solo pantanoso...

Isto independentemente da possibilidade de seguir um low profile após ter o PCA/PLA ser uma boa ideia.

Cumps

Gust
28-10-09, 12:49
Obrigado a todos pelas respostas esclarecedoras.

Se eu não tivesse perspectivas relativamente seguras de carreira em Direito, a decisão estava tomada à partida. Entre desempregado em direito ou em aviação, antes em aviação.

A verdade é que, ao contrário de muitos colegas, tenho emprego garantido em Direito - e uma mudança de área neste momento seria irreversível porque perderia imediatamente essas perspectivas.

Como dizia o outro, mais vale um pássaro na mão do que dois a voar.

Por isso penso que, para já, vou ficar quietinho e resignar-me à 2a melhor opção. Com um bocado de sorte terei possibilidade de pagar e manter uma licença PPA e dar umas voltas de vez em quando.

Caso as coisas mudem na aviação, revisito a ideia.

Mais uma vez obrigado.

Caro Shaitan

Na actual crise que estamos a passar e com o desejo de voar que você mostra, seria exactamente isso que eu faria. E para que não lhe desapareça essa vontade de voar como profissional deixe-me dar o meu conselho...

Se está a acabar o curso de Direito e tem oportunidades de emprego em vista, então é a altura ideial para evoluir no mercado de trabalho. Com isto irá aumentar a sua experiência profissional, terá um curriculum mais considerável, entre outras vantagens de tudo isso. No entanto é de aproveitar a tirar o PPA pois pode ir fazendo horas de voo sem que esteja preocupado em atingir um certo patamar para poder concorrer a companhias aéreas... ou seja estará a voar somente por prazer (não estou a dizer que quem voa para atingir esse patamar não voa por prazer, apenas me refiro a situações diferentes quer a nivel profissional quer psicológico).
Quando daqui a uns tempos (ou quem sabe anos) o mercado de pilotos melhorar, poderá fazer um curso de piloto comercial por módulos ou seja... Normalmente quando as pessoas se inscrevem para um curso de piloto fazem um CIPLAA (Curso integrado de piloto de linha aérea) quer isto dizer que se inscreveram para adquirir todas as competências necessárias para ter uma licença comercial. Um curso modular é quando o aluno se inscreve a determinadas qualificações desse curso integrado e uma vez que já tem qualificação em single engine (do tal PPA) poderá partir daí para conseguir a licença de piloto comercial. Imaginemos o seu caso "ah e tal já tenho X horas de voo, tenho alguma disponibilidade e o mercado até está porreiro, vou tirar a qualificação de Voo por instrumentos" ... passados uns tempos... "agora vou tirar o Multi-Engine" ... "e agora o MCC" e por aí fora.

Pronto será uma maneira de mais tarde conseguir ter a sua licença de piloto comercial, candidatar-se às companhias aéreas já com algumas horas de voo e com uma boa bagagem de experiência profissional que foi exercendo em direito, e que é levado bastante em conta. Claro está que não será assim tão fácil como disse aqui, terá pessoalmente outros factores como é óbvio, mas deixo aqui uma ideia que é possível fazer.

PS: peço desculpa pela extensão do texto e por alguma incoerência que possa ter dito.

Bons voos a todos.:D

jahfly
28-10-09, 14:35
Isso de esperar que o mercado de aviação melhore é um pau de 2 bicos,pois se realmente faz todo o sentido não se meter em algo que não sabe se vai ter emprego quando terminar a formação,há outras pessoas que não estão há espera e quando o tal mercado melhorar estão em vantagem.
Quanto a vantagem de ter experiência em advogacia, para a aviação nao vejo que tipo de vantagem seja,a nivel pessoal e profissional dentro da area de advogacia claro que sim,para piloto arriscaria a dizer nenhuma.
Mas acho que é uma decisão muito pessoal e cada um deve realmente pensar bem,e pesar todos os mais pequenos detalhes.

Abraços.

varzea
28-10-09, 19:57
Amigo,, eu esperei tanto que já tenho 33 anos. Acho que já é tarde para mim. Na verdade, esta semana tomei uma decisão: DESISTIR.
Pode parecer fraqueza, mas como sabem isto é tão forte que pode até tornar-se doentio. Não é uma decisão fácil, mas a necessária, pelo menos para mim.

O tempo passa quer queiramos quer não....

Abraço a todos

jmcampos
28-10-09, 21:43
O sentimento que o Shaitan aqui descreveu é de certeza partilhado por muita gente, onde me incluo também.
Tenho 28 anos e deparo-me (ou deparei-me?) com as mesmas dúvidas, e dou comigo a pensar que de uma vez por todas tenho que ir à procura do tão desejado sonho.
Infelizmente o emprego que ainda me vai dando algumas garantias fica longe das escolas que "vendem esse sonho".
Histórias de pilotos sem trabalho são o prato do dia por aqui. Acredito que os sonhos devem ser levados até ao fim, mas nos dias de hoje um emprego é um bem escasso, e deixá-lo em troca de um "devaneio", ainda que legítimo, deve ser uma coisa muito bem ponderada. Alternativas?

No meio das hesitações e de algum conformismo acabei por fazer o curso de UL. Foi uma hipótese que me apareceu assim de repente, e hoje tenho a certeza que foi a melhor coisa que fiz. Para mim foi um marco na minha vida. Conheci gente fantastica e abri a porta para este mundo muitas vezes dificil de integrar. Pessoalmente já me sinto um privilegiado por poder ver a Terra lá cima, e o gozo que isso me dá preenche completamente a minha paixão pelo voo.

Mas descobri algo tão ou mais importante do que isso: sentir que a cada voo que faço, essa vocação de que suspeitava está cá dentro em pulgas e a crescer, e provar a mim mesmo que cada vez mais é isto que gostava de fazer profissionalmente.

Por isso enquanto as hesitações vão e vêm, vou começar o PPL dentro de um mês e logo se vê o que é que isto dá... :)

Não desistam.

Abraços

MiguelMorais
29-10-09, 02:40
Miguel,

Saindo um pouco off-topic, julgo que a melhor altura para iniciar um PCA/PLA é agora (aliás, diria no início de 2009) para apanhar a retoma após o término do curso.
Cumps

Eu por vezes gosto de ir ao Casino jogar na roleta, acho aquilo giro. Das poucas vezes que lá vou digo sempre para mim mesmo "Bom, vou lá gastar 20 euritos". Numa estatística feita assim por alto diria que em 80% das vezes que lá vou trago sempre mais dinheiro no bolso mas no entanto a minha filosofia é sempre a mesma, gastar os 20 euritos e não ir para lá a pensar que vou ganhar.

Dizer que a melhor altura é esta ou aquela é o papel que as escolas fazem nas suas sessões de esclarecimento em que por obra do acaso é sempre a melhor altura para começar até porque "o mundo assiste a uma falta de pilotos e na Ásia os aviões estão parados à nossa espera".

A nossa sorte é que aqui no nosso cantinho a maior parte dos novos Pilotos era absorvida pela TAP, PGA e outras só que agora "niente" e então está tudo pendurado. Pendurado porque lá fora tudo pendurado está igualmente.
E os pendurados são cada vez mais, a pagarem mais ainda por um currículo competitivo.

Pedro, teoricamente a coisa funciona assim mas existem tantas variáveis não controláveis que a fluidez prática estará longe da teórica.

Isso de esperar que o mercado de aviação melhore é um pau de 2 bicos,pois se realmente faz todo o sentido não se meter em algo que não sabe se vai ter emprego quando terminar a formação,há outras pessoas que não estão há espera e quando o tal mercado melhorar estão em vantagem.

Os que não estão à espera pagam logo um PI de 10 mil euros, continuam no desemprego e pagam mais 20 ou 30 mil em programas (horas, TRs, etc) que os tornam mais competitivos quando o mercado abrir.

Jahfly eu entendo o que queres dizer, quem esperar pode-se arrepender mais tarde mas quem for em frente que fique bem ciente que os 60 mil euros do CPL não vão chegar, juntem umas massas valentes. É isto que eu quero deixar bem claro.