PDA

Vizualizar Versão Completa : Webcam com vista para o aeroporto

Cenose
13-08-10, 09:20
Bom dia ao forum,

Sou novo nestas paragens e gostaria de saber se existe algum site em que se possa ver via web o que se passa nos aeroportos de Porto e Lisboa. Verifiquei que por esta europa os aeroportos tem webcam que mostram os movimentos dos aviões, cá em Portugal não existe ?

Obrigado

José Alberto
13-08-10, 09:25
-estamos proibidos de fotografar ao pé dos aeroportos (certo?)

-estamos proibidos de ouvir comunicações aéreas (certo?)

-os aeroportos portugueses (excepto o da Madeira e, dizem, por tempo limitado) não têm varanda de observação.

Webcam? uma arma terrorista!

Luis Rodrigues
13-08-10, 09:41

Caro Alberto, agora é que o Sr. falou bem :(

A Aeroportos na europa que têem Webcam: LHR e ZRH (2 Exemplos)

pina
13-08-10, 09:53
ZRH tem altifalantes no terraço dedicado aos spotters, a transmitir algumas frequencias do ATC local... eu podia ter nascido suiço, mas nãaaaaaaaao

aeronabo
13-08-10, 09:57
No recanto mais longínquo do nosso território é possível ver online as aterragens num aeródromo nacional. Cliquem em:
http://www.airportwebcam.net/webcam_europa_m-z/webcam_europa_m-z.html
e escolham... CORVO!

Luis Rodrigues
13-08-10, 10:28
ZRH tem altifalantes no terraço dedicado aos spotters, a transmitir algumas frequencias do ATC local... eu podia ter nascido suiço, mas nãaaaaaaaao

e tem no meio do Aeroporto um local próprio também com um rádio e umas colunas que pode-se ouvir algumas Freq.

Mas não é o unico aqui na suiça!

ForumUser
13-08-10, 10:45

Não, errado. Estamos proibidos de as retransmitir, não de as ouvir.

-os aeroportos portugueses (excepto o da Madeira e, dizem, por tempo limitado) não têm varanda de observação.

Não é preciso uma varanda de observação no aeroporto para que se ouçam as comunicações, se fotografe ou exista uma webcam ...

Porquê ?
Teria, contudo, de ser autorizada como qualquer câmara de vigilância que capte imagens em locais públicos.

Cenose
13-08-10, 10:58

Aqui no LPPR está montes de malta a tirar fotos junto a vedação e nunca alguém nos proibiu.

Qualquer um ouve as comunicações, basta ter o equipamento adequado e saber as frequencias. Eu até em casa as ouço :rofl2:

Se os terroristas quiserem mesmo fazer algo não é atravês destas proibições que vão lá
Eles tem muito dinheiro e compram tudo e todos.....

José Alberto
13-08-10, 11:01
Não, errado. Estamos proibidos de as retransmitir, não de as ouvir.

Ou seja, quem quiser ouvir tem de comprar um rádio compatível para uso privado. OK.

Sites tipo LiveATC não podem transmitir comunicações portuguesas. Eu gostaria de ouvir qualquer coisa em casa, mas não posso.

Já agora, porquê esta proibição?

Não é preciso uma varanda de observação no aeroporto para que se ouçam as comunicações, se fotografe ou exista uma webcam ...

Certo, mas a tendência (não só por cá) é a do fecho das varandas e postos de observação em nome da segurança nunu

Porquê ?

Devia perguntar isso a quem dificulta a vida de quem gosta de fotografar ou filmar um avião (a minha vénia para eles).

Teria, contudo, de ser autorizada como qualquer câmara de vigilância que capte imagens em locais públicos.

Todos sabemos a resposta desse pedido de autorização.

Aqui no LPPR está montes de malta a tirar fotos junto a vedação e nunca alguém nos proibiu.

Tenho entendido que em LPPT já houve qualquer coisa...

Se os terroristas quiserem mesmo fazer algo não é atravês destas proibições que vão lá

Estas proibições servem é para mostrar serviço. Minha opinião.

Na internet há de tudo e como bem diz, o dinheiro compra tudo.

Luis Rosa
13-08-10, 11:20

Não sei se está a ironizar mas ouvir não é proibido, a lei diz que é proibido divulgar comunicações que não nos são dirigidas, e fotografar ao pé dos aeroportos também não é proibido.

Luis

José Alberto
13-08-10, 11:24
Luís, repare que coloquei a questão "certo?" no final de cada frase. Mas repito, tenho entendido que os spotters de LPPT já tiveram problemas com a polícia. Não sei se foi aqui no AP ou no LdF que vi essa informação.

Spak
13-08-10, 11:34
Editei o título do tópico, apenas "webcam" não me parece ser nada claro sobre o seu conteúdo.

JoaoMarques
14-08-10, 03:17

Com que propósito? Ou seja, no terraço ou no rádio que usam, qual a diferença de ser Suiço ou Português?

Se é só pra ouvir a frequência, n inventem, pode-se manter a nacionalidade...

MarcoGVA
14-08-10, 11:35
Com que propósito? Ou seja, no terraço ou no rádio que usam, qual a diferença de ser Suiço ou Português?

Se é só pra ouvir a frequência, n inventem, pode-se manter a nacionalidade...

Não so pelo facto de ouvir frequências : também pelo facto que os spotters são bem vistos, pois também ajudam à segurança à volta dos aeroportos ao dar-se conta de pessoal que não faz parte dos habituais spotters, também pelo facto que é um dos muito raros paises onde o pessoal que trabalha nos aeroportos pode andar com a maquina fotográfica pela placa e tirar as fotos que quiser, e isso à frente dos policias... Para quem gosta de aviões, é um must!

Pessoalmente, estou muito satisfeito de ter igualmente o meu passaporte vermelho com a cruz branca...

E às ultimas noticias, Portugal ainda é um pais onde a liberdade de expressão é garantida, portanto o teu comentário é desnecessário.

Luis Rodrigues
14-08-10, 11:52
Como o meu amigo e companheiro de APT disse aqui na Suiça os Plane-Spotters têem condições boas para a prática do seu Hobbie, como as Varandas, Espaços próprios, Rádios em pleno terraço ou nos espaços feitos para os spotters poderem ouvir o ATC a falar com o Piloto e Piloto x ATC sem terem quaisquer problemas com as autoridades pois nós plane-spotters da-mos uma ajuda a segurança (Indirectamente mas damos). Felizmente até os Policias/seguranças do Aeroporto chegam-nos a perguntar o que vem a chegar se a algum destaque ou até ver as próprias fotos, quando ao pessoal que trabalha no lado "Ar" do aeroporto pode levar a maquina sem problemas andar pela placa e tirar fotos que quiser sem quaisquer problemas. Inclusivé a um ATC que pega na sua Bicicleta na hora da pausa e vai pecorrer a placa a tirar fotos aos novos aviões que aterram aqui por GVA. Ele não é o unico a faze-lo pois somos um grande grupo de malucos com maquinas a traz :).

Em portugal: Já me disseram que ia preso por ouvir Freq. Aerea e tirar fotos a aviões, entretanto a lei diz que posso ouvir, só não posso re-transmitir por isso podem dizer o que quiserem pois o dec. de lei / ANACOM é bem explicita. é lamentavél algumas forças de autoridade queiram ter a razão do lado deles mas por vezes tão enganados é só ir ver as leis ou andar com a cópia na mala quando for preciso mostra-se e depois ve-se o resultado da amostra.

E como diz o meu colega MarcoGVA: "Pessoalmente, estou muito satisfeito de ter igualmente o meu passaporte vermelho com a cruz branca..."

JoaoMarques
14-08-10, 18:42
[QUOTE=MarcoGVA;34988
E às ultimas noticias, Portugal ainda é um pais onde a liberdade de expressão é garantida, portanto o teu comentário é desnecessário.[/QUOTE]

Se a liberdade de expressão é garantida, n tem que censurar o meu comentário, correcto?

Quanto ao tema em si, não está em causa o facto de as condições serem muito melhores para os spotters, é realidade, são. Agora, se for SÓ pelo facto de lá poderem ouvir a frequência ATC, então não precisam de mudar de nacionalidade, aqui tb o podem fazer e tb o fazem, e muitas vezes de forma não camuflada (sendo que não deveria ser necessário haver qql tipo de cuidado, mas isso já é outra história...)

É realmente pena não haver zonas específica e com condições para todos poderem ter acesso a ver a "vida" de um aeroporto. Ainda vai havendo algumas excepções, espero que se mantenham assim.

cl_audio
14-08-10, 19:00
Viva,
O mais perto que se consegue de Lisboa é este stream:
http://wms.fccn.pt/cegonhas
O Site é: http://static.publico.clix.pt/cegonhasnaweb/
Abram no VLC ou Mediaplayer.
Muitas vezes vêm se os aviões ao longe e de noite vêm as luzinhas...
Cláudio Silva