PDA

Vizualizar Versão Completa : Acidente Castro Marim

Pedro Becken
09-10-09, 18:46
Lisboa, 09 Out (Lusa) - Uma avioneta que terá descolado do Aeródromo de São Bartolomeu do Sul, Concelho de Castro Marim, caiu hoje, pelas 17:10, num descampado na mesma localidade, causando a morte do piloto e único ocupante do aparelho, informou o Comando-Geral da GNR.
De acordo com a mesma fonte, a aeronave voava no sentido Sul-Norte quando caiu por motivos ainda desconhecidos.
A área do acidente foi já isolada, estando no local bombeiros, elementos da GNR e do INEM.

http://aeiou.visao.pt/castro-marim-queda-de-aeronave-causa-morte-do-tripulante-gnr=f532506

Um ultraleve despenhou-se esta tarde, em Castro Marim, causando a morte ao piloto da aeronave.
Segundo o comandante dos bombeiros de Vila Real de Santo Antonio, em declarações à Antena 1, o piloto, morador na localidade aldeia nova, tinha vários anos de experiencia em voo.

Ao que o barlavento.online apurou, foram já enviados vários meios de socorro para o local do acidente, em Sobral de Baixo (Castro Marim).

Este é já a décima vítima mortal causada por acidentes do mesmo género em Portugal.

http://www.barlavento.online.pt/index.php/noticia?id=36795

skysurfer
09-10-09, 18:50
É sempre triste ler estas noticias, os meus sentimentos à família e amigos da vitima mortal.

AndreGarcez
09-10-09, 19:24
Pelos vistos foi um Cri Cri que caiu... F-PYNN, número de construção 269.

Alguém tem fotos dele? Não o encontro na internet.

Ricardo Ferreira
09-10-09, 19:34
2009 está a tornar-se um ano negro para a aviação em Portugal

Os meus sentidos sentimentos à famila

RIP

Rui Sousa
09-10-09, 20:03
Realmente... vi há pouco em rodapé no telejornal e só pensei "mais um...??!"

Este ano não está realmente sendo muito favorável e ainda por cima, com número considerável de mortes...

Paz a mais esta vítima...

redeagle69
09-10-09, 20:05
Realmente , é acidentes e incidentes consecutivos , parece que algo não vai bem no mundo dos aviões de pequeno porte .
O ano de 2009 tem sido demasiado negro .
Há família do piloto malogrado , deixo aqui os meus sentimentos .

R.I.P

Kavoc
09-10-09, 21:40
É de lamentar mais este acidente e mais uma vitima mortal.
Dá que pensar, tanto mais que parece ter este acidente ocorrido em circunstâncias semelhantes aos que levaram ao verificado em Alcácer do Sal há cerca de dois meses.
Segundo ouvi na TVI o piloto estava a voar para que um amigo, no solo, lhe tirasse umas fotografias. Foi este amigo quem deu o alarme.
Depois isto acontece quase sempre com "pilotos muito experientes" e "com muitas horas de voo".
E a LUSA vem dizer que o acidente aconteceu num aeródromo não autorizado e certificado pelo INAC e construído numa propriedade particular.
Santa ingnorância.
Mas, por favor, parem de se matar.

Saudações com tristeza

KAVOC

Ricardo Ferreira
09-10-09, 21:47
A experiência de um piloto pode ser medida em horas de voo e nunca em anos de experiência.
Eu tenho Carta de Mota há 5 anos mas no entanto só conduzi uma umas 3 ou 4 vezes depois de tirar a carta.

No entanto é de lamentar mas esta perda humana.

PedroGustavo
09-10-09, 21:52
A experiência de um piloto pode ser medida em horas de voo e nunca em anos de experiência.
Eu tenho Carta de Mota há 5 anos mas no entanto só conduzi uma umas 3 ou 4 vezes depois de tirar a carta.

No entanto é de lamentar mas esta perda humana.

Boa noite

Pois... eu tenho carta de mota há 20 anos e só conduzi tb cerca de 6 ou 7 vezes.

Cumprimentos

PedroGustavo

FL076
09-10-09, 22:07
Como alguém já disse, este ano está a ser mau demais para ser verdade.
Penso que o avolumar de situações exige um estudo profundo do que se está a passar, antes de mais..

O essencial aqui é que há a lamentar a perda de mais uma vida. E tudo o que se possa fazer para evitar a perda de mais uma que seja, é de toda a importância.

Quero concluir deixando as minhas sentidas condolências aos familiares do malogrado piloto.

R.I.P.

Domingos Cabaceira
09-10-09, 22:17
Boas

Talvez o incremento que a aviação tem tido nos últimos anos em Portugal seja a justificação para o aumento de acidentes!

Com mais gente a voar a probabilidade de haver maior número de acidentes é maior.

Isso é bem verdade. Mas, será que a actual crise não se reflete num decréscimo na manutenção?

AndreGarcez
09-10-09, 22:19
Pelo menos nos acidentes/incidentes em aviões ligeiros que ocorreram este ano, foram quase todos erros de pilotagem, e não de manutenção...

Spak
09-10-09, 22:31
E o tempo até tem ajudado... talvez seja mesmo como o Miguel escreveu, mais aviões a voar, maior probabilidade de haver acidentes... :(

dcastro
10-10-09, 22:36
Grande Calvinho, descansa em paz.

Como o Miguel disse e muito bem, no Algarve muita asneirada se fez à 20 anos atrás.

Eu li hoje o CM e descobri que afinal o acidentado de ontem já tinha sido meu GRANDE companheiro.

Só o conheci em 89 na tropa e com ele tirei uns bons fins-de-semana para me fazer aprender a voar em asa delta. O instrutor era ele, e a ASA pertencia ao Clube de Asa Delta do IST onde ele tinha estudado.

Como ele dizia, se lhe colocassem um motor preso a cadeira, ELE fazia-a voar...

Na altura também voava com frequência micro-leves e só sonhava em tirar linha aérea. O problema é sempre o mesmo, falta de papel...!!!!

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade-regioes/avioneta-acidente-morto-gnr-inem-tvi24/1094710-4556.html

Ele era extremamente cuidadoso com tudo, e voava com paixão....

Nunca mais o vi, e sempre tive a esperança de ir um dia para a zona onde ele caiu e lá o encontrar a voar,
agora só me resta a nostalgia de o ver a falar sobre tudo o que diz respeito a voar...

GRANDE CALVINHO

BrunoC
10-10-09, 23:35
Tava a ver isto,penso que ja que falam e bruxedos e coisas do genero,a aviacao em portugal tem um mto forte este ano...e que tem sido tantos e tantos :X

Antes de mais R.I.P
Alguem pode me actualizar quantos acidentes ocorreram este ano ?

Cheers

BC

Pedro Becken
10-10-09, 23:55
Alguem pode me actualizar quantos acidentes ocorreram este ano ?

http://www.gpiaa.gov.pt/tempfiles/20091006161803moptc.pdf

dcastro
13-10-09, 13:16
O funeral do António Calvinho é hoje às 15:00h em Vila Real de St. António.

eascensao
13-10-09, 13:44
..........

Graça
13-10-09, 15:24
O António Calvinho sempre disse que havia de ser noticia ... e foi!
Também muitas vezes disse que não desistissemos dos nossos sonhos...e ele nunca desistiu!
Eu falei com ele ao telemóvel, aqui do meio do Atlântico, ás 15.30 (aí 16.30h) de 6a feira! Mas não me despedi dele!

dcastro
13-10-09, 16:42
Notícia do Correio da Manhã.

11 Outubro 2009 - 00h30
Bimotor que caiu em Castro Marim inspeccionado em França
Inspecção feita esta semana
O avião bimotor que caiu anteontem em Castro Marim, e provocou a morte do piloto de 44 anos, tinha sido inspeccionado, em França, na segunda-feira passada.

A vítima, António Calvinho, comprou a aeronave, um MC-15 Cricri (considerado o mais pequeno bimotor do Mundo), em França, e fez questão de fazer a sua manutenção no local de compra. "Fui com ele fazer a inspecção ao Instituto Aeronáutico francês e o avião estava a funcionar perfeitamente", contou ao CM Amaro Correia, colega e um dos melhores amigos de Calvinho. Igualmente piloto, tenta agora encontrar as causas do acidente. "Tudo indica que tenha ocorrido uma falha num motor e ao aterrar terá apanhado uma rajada de vento de cauda que o fez cair a pique", entende Amaro Correia.

Humberto Coelho
13-10-09, 19:21
Boa Noite, depois de ter lido o que por aqui se escreveu em termos de experiencia ou falta dela, a segurança, o excesso de confiança, lembro que não estou dirigir-me a ninguem em particular, pergunto se não existe um género de reciclagem por alguma entidade aeronáutica a pilotos privados para permanecerem ou não com o brevet ?

eascensao
13-10-09, 21:36
..........

Humberto Coelho
13-10-09, 22:42
Tanta quanto a efectuada pelo IMTT relativa aos condutores automóvel ...

Aliás, um bocadinho mais na medida em que a renovação do certificado médico é feita mais vezes para os pilotos do que para os condutores ...

Boa Noite, obrigado pela resposta, mas fora os certificados médicos,não existem exames teóricos e praticos para atestar que o piloto continue coma sua licença?
Desculpe a insistência e o off topic!

Graça
13-10-09, 23:42
Boa Noite, depois de ter lido o que por aqui se escreveu em termos de experiencia ou falta dela, a segurança, o excesso de confiança, lembro que não estou dirigir-me a ninguem em particular, pergunto se não existe um género de reciclagem por alguma entidade aeronáutica a estes pilotos privados para permanecerem ou não com o brevet ?

Desculpe o atrevimento mas ouvir "estes pilotos privados" quando a pessoa que morreu era um amigo...custa! Não ponha em causa a capacidade do piloto, deste ou de qualquer outro...este, por acaso, não precisava de reciclagem!!!

Humberto Coelho
14-10-09, 09:27
Desculpe o atrevimento mas ouvir "estes pilotos privados" quando a pessoa que morreu era um amigo...custa! Não ponha em causa a capacidade do piloto, deste ou de qualquer outro...este, por acaso, não precisava de reciclagem!!!

Bom dia, antes de mais queria endereçar os meus pêsames pelo seu amigo, eu na mensagem mencionei que não estava a falar de ninguem em particular, peço-lhe desculpa a si e a outros colegas se não me referi a estas pessoas da maneira mais correta, tambem estou a começar a aprender o que é este fantastico mundo da aviação, pelo que posso estar a dizer asneiras mas nunca com o intuito de ferir ninguem, apenas aprender.

Passem bem!

Ricardo Ferreira
14-10-09, 20:06
Confesso que desconheço os requisitos para ULM's mas em relação aos PPA's as licenças têm uma validade de 2 anos. Para a revalidação da mesma, existem 2 possibilidades:

Se no 2º ano de licença tiver efectuado 12 ou mais horas, basta efectuar um voo com um instrutor em supervisão. Findo este, o Instrutor passará uma declaração (a ser entregue no INAC para a emissão de uma nova licença) em como efectuaram X horas no modelo Y.

Se essas mesmas horas não tiverem sido efectuadas, esse mesmo voo terá de ser feito com um examinador.

Forte Abraço

Humberto Coelho
14-10-09, 22:42
Confesso que desconheço os requisitos para ULM's mas em relação aos PPA's as licenças têm uma validade de 2 anos. Para a revalidação da mesma, existem 2 possibilidades:

Se no 2º ano de licença tiver efectuado 12 ou mais horas, basta efectuar um voo com um instrutor em supervisão. Findo este, o Instrutor passará uma declaração (a ser entregue no INAC para a emissão de uma nova licença) em como efectuaram X horas no modelo Y.

Se essas mesmas horas não tiverem sido efectuadas, esse mesmo voo terá de ser feito com um examinador.

Forte Abraço

Obrigado pela resposta caro Ricardo Ferreira.

Humberto Coelho
15-10-09, 08:56
Humberto

Não tem de pedir desculpa, a sua questão foi claramente uma questão de âmbito geral não focada numa pessoa e/ou acontecimento. Compreendo muito bem a sua curiosidade pois tive a mesma exacta curiosidade no passado.

A aviação é feita por homens e máquinas e infelizmente, quer uns quer outros são faliveis... não há homens à prova de erro, nem máquinas à prova de falha! Desconheço o que faz (ou não faz) o INAC em relação aos detentores de licenças de piloto de ultraligeiro mas se as máquinas são submetidas a revisões regulares não me choca que os homens fossem igualmente "revistos" periódicamente!

A aviação é um mundo muito interessante, mas também algo perigoso. Perigoso quando se pensa que se sabe tudo e somos à prova de falha (algo que não existe) interessante porque se aprende e cresce todos os dias!

Nunca se coíba de colocar as suas dúvidas, se alguns não aproveitarão nada delas, muitos certamente aproveitarão e isso é que é importante.

Lamentando a perda deste piloto, sendo isso irremediável, espero que o sucedido possa ser esclarecido para que uma morte, sempre lamentável, possa ainda assim servir para que outros vivam.

Caro Miguel, obrigado pelas suas palavras, eu já tinha esta dúvida antes deste trágico acontecimento e no seguimento de um ano trágico para a aviação ligeira ainda mais me intrigado fiquei.

Antonio Marinho
15-10-09, 09:03
Caros foristas,

Não querendo me querendo alargar muito sobre a questão do acidente, porque não há ainda informação suficiente sobre o mesmo, apenas queria clarificar uma questão.

O avião acidentado éra um Cri-Cri, certo?

Ora um este avião é um bimotor, logo não pode ser um ULM, independentemente de ser um dos mais pequenos aviões do mundo e muito giro na minha opinião, e como julgo saber deve estar matriculado com aeronave "experimental". por estes factos a licença de voo terá de ser no minimo de PPL vulgo PPA, e presumo que com a qualificação de bimotores.

Um abraço para todos

António Marinho

dcastro
15-10-09, 10:32
Bom dia,

http://www.flight.cz/cricri/english/

Daniel

PA-22-108
25-10-09, 22:05
Boas

Na net já vi 2 filmes desta pequena aeronave. Num descolou do 'tejadilho' de um jeep (com este, é claro, em movimento) e no outro, supostamente, atravessou um Lockheed C-5 Galaxy entrando pela porta de carga rectaguarda e saindo pela frente!

Tentei encontrar os filmes mas só dei com o primeiro no Youtube!

-uuoD7TwwPA

Esta demonstração de descolagem original já tive oportunidade de assistir ao vivo à uns anos atrás numa feira aeronáutica que se realizava em Tires.

jmcampos
26-10-09, 19:05
Caros foristas,

Não querendo me querendo alargar muito sobre a questão do acidente, porque não há ainda informação suficiente sobre o mesmo, apenas queria clarificar uma questão.

O avião acidentado éra um Cri-Cri, certo?

Ora um este avião é um bimotor, logo não pode ser um ULM, independentemente de ser um dos mais pequenos aviões do mundo e muito giro na minha opinião, e como julgo saber deve estar matriculado com aeronave "experimental". por estes factos a licença de voo terá de ser no minimo de PPL vulgo PPA, e presumo que com a qualificação de bimotores.

Um abraço para todos

António Marinho

Nunca tinha pensado neste cenário, mas faz todo o sentido.

Os checks de proficiência nos UL's são feitos de uma destas formas (Reg. 164/2006 de 8 Set.):

"a) Comprovação de experiência recente em ultraleves da classe ou do tipo em causa, devendo o titular da qualificação ter efectuado pelo menos três horas de voo e 10 aterragens nos últimos seis meses;
b) Realização de um voo de treino com um instrutor, com a duração mínima de uma hora, no período referido na alínea anterior;
c) Aprovação em verificação de proficiência feita por um examinador autorizado pelo INAC."

Caro Ricardo Ferreira,

Então o check/revalidação das licenças PPL é sempre feito com um instrutor?

Ricardo Ferreira
27-10-09, 22:34
Caro Ricardo Ferreira,

Então o check/revalidação das licenças PPL é sempre feito com um instrutor?

A duração de uma licença PPL é de 2 anos e se no segundo ano dessa licença tiver efectuado >12 horas num avião SE então basta fazer um voo sobre a supervisão de um instrutor. No final do mesmo, o instrutor passa uma declaração ao inac em como o mesmo voo foi feito estando o piloto apto para a renovação da licença. Se essas mesmas 12 horas não tiverem sido feitas )no 2º ano da licença) então terá de ser feito 1 voo com um examinador.

Forte Abraço

LinoAcro
27-10-09, 22:39

Forte Abraço

É verdade, mas caso se faça esse voo com o instrutor, não significa que se esteja capaz, o papel que o instructor passa, apenas diz que foi feito um voo com determinada pessoa.

Saudações

jmcampos
28-10-09, 19:11
Pensei que a experiência de voo fosse suficiente para manter a proficiência.
Só para confirmar: 12h feitas no 2º ano da licença, e não no conjunto total dos 2 anos. É isso?
Onde posso ler mais sobre esse assunto?

Obrigado!

jmcampos
28-10-09, 20:23
Pensei que a experiência de voo fosse suficiente para manter a proficiência.
Só para confirmar: 12h feitas no 2º ano da licença, e não no conjunto total dos 2 anos. É isso?
Onde posso ler mais sobre esse assunto?

Obrigado!

Já confirmei: as 12h têm de ser feitas no 2º ano da licença.
Está no JAR-FCL 1. Passei por lá os olhos algumas vezes, mas não procurei bem. :)
Obrigado.

dcastro
21-12-11, 17:46
Finalmente ficou hoje à tarde disponivel no GPIAA o relatório final deste acidente.

http://www.gpiaa.gov.pt/tempfiles/20100507143823moptc.pdf

DESCANÇA EM PAZ CALVINHO.

DC