PDA

Vizualizar Versão Completa : Transponder obrigatório em G?

airborn
10-10-09, 21:50
Boa Noite,

Alguém me poderia informar se em Portugal existe alguma CIA que determine a obrigatoriedade do uso do transponder em espaço aéreo G?

Obrigado.

Pedro_Loureiro
10-10-09, 22:52
Olá,
Está publicado em AIP o uso obrigatório de transponder modo A capaz de responder interrogações de 4096 códigos para vôos IFR dentro de espaço aéreo Golfe. (Modo C não é obrigatório).

Em condições especiais, desde que devidamente autorizado pelo órgão ATS apropriado, pode haver isenção.

Aproveito para acrescentar também a obrigatoriedade do uso de equipamento capaz de manter comunicações bilaterais, para vôos IFR, dentro de espaço aéreo Golfe.
Aeronaves VFR em Espaço Aéreo Golfe a voar na Região de Informação de vôo de Santa Maria, tambem e obrigatório o uso de equipamento capaz de manter comunicações bilaterais.

jmcampos
11-10-09, 10:05
No continente, para voos VFR, não é obrigatório o uso de transponder em espaço G. Ainda assim é sempre aconselhável.

Pedro_Loureiro
11-10-09, 11:30
No continente não é obrigatório o uso de transponder em espaço G. Ainda assim é sempre aconselhável.

Como a pergunta do primeiro post não refere regras de voo, essa resposta pode induzir em erro.

Não é obrigatório para voos VFR.
Para voos IFR a operar em espaço G é obrigatório.
AIP Portugal GEN1.5.1.1 (b)
Se cancelarem o voo IFR ao entrar em espaço G é que o podem desligar à vontade, mas ai já estão a operar VFR.

Como o jmcampos referiu, é sempre aconselhável o seu uso para tornar o voo mais seguro a vários níveis.

Já agora abordo também a questão de ser sempre aconselhável o deposito de plano de voo para mais uma vez salvaguardar a segurança de voo e para se poder prestar o Serviço de Alerta, mesmo que as aeronaves não dêem "cavaco" a ninguém.

eascensao
11-10-09, 14:16
..........

airborn
11-10-09, 15:52
Muito obrigado pelas vossas respostas,

Airborn

jmcampos
11-10-09, 20:43
No continente, para voos VFR, não é obrigatório o uso de transponder em espaço G. Ainda assim é sempre aconselhável.

Habituado a voar só VFR, até me esqueci de fazer essa distinção! Ups!
Obrigado pela correcção. :).

Gonçalo Matias
28-10-09, 21:31
Muito boa noite,

No mês passado ia de Cascais para a Covilhã, tive um problema de transponder ainda no chão que mais tarde foi resolvido e informei o controle que por o meu voo ser VFR se se importava/poderia facilitar a minha saída, uma vez a minha saída ser pelo Cabo da Roca e ir voar a partir daí sempre em espaço aéreo não-controlado. O simpático do controlador não colocou qualquer problema e foi tentar "coordenar" com a informação de Lisboa, que não me quis "aceitar" então por incrível que pareça foram os prestáveis controladores da aproximação que disseram, sim senhor desde que voe o VE1-ATECA-LPCV. Entretanto voltei a ter transponder, mas para verem que a informação de voo apesar de ser de lei a "não necessidade" de transponder o informador não quis o meu voo no "seu" espaço aéreo. Claro que se tivesse sido um voo sempre em espaço aéreo não controlado este problema não se colocaria.

Abraço.

Bons voos.

jmcampos
28-10-09, 22:01
Muito boa noite,

No mês passado ia de Cascais para a Covilhã, tive um problema de transponder ainda no chão que mais tarde foi resolvido e informei o controle que por o meu voo ser VFR se se importava/poderia facilitar a minha saída, uma vez a minha saída ser pelo Cabo da Roca e ir voar a partir daí sempre em espaço aéreo não-controlado. O simpático do controlador não colocou qualquer problema e foi tentar "coordenar" com a informação de Lisboa, que não me quis "aceitar" então por incrível que pareça foram os prestáveis controladores da aproximação que disseram, sim senhor desde que voe o VE1-ATECA-LPCV. Entretanto voltei a ter transponder, mas para verem que a informação de voo apesar de ser de lei a "não necessidade" de transponder o informador não quis o meu voo no "seu" espaço aéreo. Claro que se tivesse sido um voo sempre em espaço aéreo não controlado este problema não se colocaria.

Abraço.

Bons voos.

Levaram as regras à risca, uma vez que descolou de espaço C.

O que significa o VE1 e o ATECA? Presumo que sejam waypoints, mas já agora se quiser explicar...

Kiko
28-10-09, 22:13
MEL para VFR em espaço G:

Relogio, Bussola, Altimetro e Velocimetro.

Gust
28-10-09, 22:56
Levaram as regras à risca, uma vez que descolou de espaço C.

O que significa o VE1 e o ATECA? Presumo que sejam waypoints, mas já agora se quiser explicar...

O VE1 é a designação de um troço de saída da TMA de Lisboa (Terminal Control Area) e o ATECA sim é um waypoint

Quanto à questão de usar ou não transponder em VFR no espaço G... É sempre nosso o dever de dar a conhecer às outras aeronaves a nossa posição portanto mesmo não sendo obrigatório neste tipo de voo é recomendável usar o A7000 lá no transponder porque imaginemos esta situação que me foi colocada numa conferência recentemente... estamos a voar a baixa altitude e na nossa zona está a passar um tráfego militar com as comunicações em UHF!!! Estando em modos de comunicação diferentes ele não sabe que lá estamos caso não seja informado pelo ATC mas se tivermos o A7000 certamente que ele nos poderá identificar facilmente a partir de um alerta de tráfego. Portanto parte da consciência de cada um fazer os "deveres que não são obrigatórios" :)

eascensao
29-10-09, 08:58
..........

LinoAcro
01-11-09, 15:11
O VE1 é a designação de um troço de saída da TMA de Lisboa (Terminal Control Area) e o ATECA sim é um waypoint

Quanto à questão de usar ou não transponder em VFR no espaço G... É sempre nosso o dever de dar a conhecer às outras aeronaves a nossa posição portanto mesmo não sendo obrigatório neste tipo de voo é recomendável usar o A7000 lá no transponder porque imaginemos esta situação que me foi colocada numa conferência recentemente... estamos a voar a baixa altitude e na nossa zona está a passar um tráfego militar com as comunicações em UHF!!! Estando em modos de comunicação diferentes ele não sabe que lá estamos caso não seja informado pelo ATC mas se tivermos o A7000 certamente que ele nos poderá identificar facilmente a partir de um alerta de tráfego. Portanto parte da consciência de cada um fazer os "deveres que não são obrigatórios" :)

Tudo certo, mas se voar a baixa altitude, muito provavelmente o radar não o irá captar, os aviões militares têm radares primários, nesses radares captam os outros aviões mesmo que estes não tenham Transponder.

Quanto a uma eventual assistencia que alguem necessite (ex: falha de motor) e seja transmitida em 121.5 ou numa das frequencias de Lis Info, duvido que alguem faça de conta que não ouviu, porque não tinha plano de voo.

Somos um país tao facilitista para umas coisas e tão complicados para outras.

Saudações

DiogoC
04-11-09, 16:37

Já agora em modo C.

Abraço,

Diogo

canar
15-11-09, 22:05
os aviões militares têm radares primários, nesses radares captam os outros aviões mesmo que estes não tenham Transponder

Quais são os aviões da FAP que tem esta capacidade? Todos? E os helicópteros também (EH101 e ALIII)?

Saudações aeronauticas

Sebastião Mello

LinoAcro
19-11-09, 14:18
Os mais perigosos pela velocidade a que se deslocam, têm radar.

Ex: F-16 e Alpha Jet.

Os outros voam a velocidades identicas á da aviação geral.

5ft Hover
19-11-09, 22:55
MEL para VFR em espaço G:

Relogio, Bussola, Altimetro e Velocimetro.

Boas

confirma então, que isto (Relogio, Bussola, Altimetro e Velocimetro) é o que pode estar INOPERATIVO para voar em VFR em espaço G .... ???

ou será que o "MEL" esta ali mal incluído?? ;)

cump

Kiko
20-11-09, 07:59
Boas

confirma então, que isto (Relogio, Bussola, Altimetro e Velocimetro) é o que pode estar INOPERATIVO para voar em VFR em espaço G .... ???

cump

Não, não! está bem incluído. Voo VFR em espaço G podes voar com tudo INOP mas o Relogio, Bussola, Altimetro e Velocimetro têm que estar operacionais. é facil de perceber:

-Relogio para que não ultrapasses o teu Endurance
-Bussola para que não te desorientes
-Altimetro para que possas cumprir as altitudes de circuito, não fures o espaço G e que saibas se consegues franquear obstaculos previamente estudados na carta
-Velocimetro como seguro de vida... (para stall, glide speeds, flaps, etc,)

5ft Hover
20-11-09, 09:28
Não, não! está bem incluído.

ok :) e o que é a MEL ??? ;)

cump

Kiko
20-11-09, 09:36
Minimum Equipment List

airborn
20-11-09, 20:21
Boas

cump

Penso que 5ft Hover pretende dizer que não é a MEL que determina isto, a MEL o que determina é a operação da aeronave com uma quantidade de equipamentos diminuída mas aceitável.

Estes requisitos de equipamento mínimo não são para se confundir com MEL e são definidos sim por ICAO anexo 6

In aviation, a minimum equipment list (abbreviated MEL) provides for the operation of an aircraft in airworthy conditions, although certain instruments or equipment are inoperative. It lists the instruments and equipment that may be inoperative without jeopardizing the safety of the aircraft. It is developed for a specific aircraft and type of operation and is approved by the appropriate authority

Kiko
20-11-09, 20:43
Nesse contexto sim, usar a expressão MEL se calhar é exagerado no entanto reafirmei o MEL pois pareceu-me que o 5ft Hover pensou que o Relogio, Bussola, Alt e Vel eram equipamentos que podiam estar INOP para voo VFR em espaço G.