PDA

Vizualizar Versão Completa : Tempos de checklist.

koenig
20-09-10, 23:50
Boa Noite,

Agradecia que me pudessem informar qual o tempo médio que se demora a efectuar o checklist a um A320 e a um A340.

Obrigado!

Koenig

pina
21-09-10, 14:57
Qual checklist? Há checklists mais curtas (3 itens) e outras mais longas (12 itens dividios em duas partes). Mas 10 segundos é mais que suficiente para percorrer a mais longa.

Pgirao
21-09-10, 15:27
Qual checklist? Há checklists mais curtas (3 itens) e outras mais longas (12 itens dividios em duas partes). Mas 10 segundos é mais que suficiente para percorrer a mais longa.

Só??? Mais demora a realização de um checklist de um C-152!!!

Presumo que a questão re reporta ao tempo necessário para fazer todo o checklist ao avião, estrutura, sistemas, etc...

jahfly
21-09-10, 15:53
Nos aviões mais complexos os checklists só são pedidos e lidos depois de se ter feito cada tarefa relacionada com os mesmo,quer isto dizer que o checklist só serve de confirmação ao que já foi feito,é o chamado do-and-read.
Por isso o tempo de leitura é o tempo normal de se ler e responder ao checklist.

Abc.

Nelson Peixoto
21-09-10, 16:22
Nos aviões mais complexos os checklists só são pedidos e lidos depois de se ter feito cada tarefa relacionada com os mesmo,quer isto dizer que o checklist só serve de confirmação ao que já foi feito,é o chamado do-and-read.
Por isso o tempo de leitura é o tempo normal de se ler e responder ao checklist.

Abc.

E depende da filosofia de cada fabricante e do tipo de operação. O checklist no caso da Airbus e da Boeing insere-se no final de "flows", que consiste basicamente em realizar os procedimentos de memória, para cada fase do voo, numa determinada sequencia de acordo com os SOPs. Assim que esse "flow" termina, normalmente está associado a um checklist, que como o jahfly disse, serve para confirmar apenas os items de maior relevância para a operação da aeronave (a maioria com impacto na segurança), se foram ou não executados/confirmados nessa sequência. O checklist é lido em forma de questão pelo PNF, e respondido pelo PF de acordo, após este ter verificado o item. O PNF, além de ler o checklist, também confirma em silêncio. O tempo de leitura é de segundos por cada fase, dependendo do tempo que cada um leva a ler, e o outro ver e responder.
Os aviões mono-piloto, em geral, tem checklists mais extensas pois normalmente contém o procedimentos descritos na integra ...

Cumprimentos.

pina
21-09-10, 17:03
E Nelson, se não me engano há também itens que é preciso ser ambos o PF e PNF a responder, por exemplo as baro Ref ou a FLAP setting no before T.O. Pelo menos é o que sempre pensei quando via o (BOTH) nas que tenho acesso (tenho a uma fornecida da TAP Virtual que conhecendo como a conheço de certo que foi adaptada da real), certo?

koenig
21-09-10, 17:17
Boa Tarde,

Peço desculpa mas dado o meu pouco tempo nestas andanças, não soube explicar o que pretendia.
O que queria dizer, refere-se ao tempo de preparação da aeronave (A320 e A340) que a tripulação (pilotos) necessita para efectuar todos os procedimentos antes de uma viagem.

Obrigado!

Nelson Peixoto
21-09-10, 19:18
E Nelson, se não me engano há também itens que é preciso ser ambos o PF e PNF a responder, por exemplo as baro Ref ou a FLAP setting no before T.O. Pelo menos é o que sempre pensei quando via o (BOTH) nas que tenho acesso (tenho a uma fornecida da TAP Virtual que conhecendo como a conheço de certo que foi adaptada da real), certo?

Não conheço essa checklist da TAP Virtual, mas está correcto...
Abraço.

Nelson Peixoto
21-09-10, 19:30
Boa Tarde,

Peço desculpa mas dado o meu pouco tempo nestas andanças, não soube explicar o que pretendia.
O que queria dizer, refere-se ao tempo de preparação da aeronave (A320 e A340) que a tripulação (pilotos) necessita para efectuar todos os procedimentos antes de uma viagem.

Obrigado!

Depende, o normal ronda os 45 minutos, em rotações realizadas na Europa, até o avião ficar totalmente pronto, ou seja, entre procedimentos da tripulação, desembarque, catering, limpeza, abastecimento, carregamento, documentação e novo embarque. Em termos de procedimentos de cockpit, isso também depende do dia e da hora ;) , mas normalmente, e com alguma rotina, entre 10 a 15 minutos, os procedimentos ficam completos, revistos e dado o briefing.

Cumprimentos.

rayban
21-09-10, 19:35
e a inspecção 360º de um A320 quanto tempo demora em média? Quem a efectua?

Nelson Peixoto
21-09-10, 21:06

Nunca reparei quanto tempo demora em média. Geralmente é realizada próximo do fim do abastecimento pois aproveita-se para assinar e receber o recibo nos casos em que não ha manutenção a tratar do assunto do combustível.
Quem realiza a inspecção exterior depende dos SOPs de cada operador. Ha operadores em que é o PNF, outros é sempre o Co-Piloto independentemente deste ser ou não o PF.

Cumprimentos;

zedoscarro
22-09-10, 21:14
Vou dar exemplos do que conheco:

Exemplo de uma checklist de certa companhia
APU .................................................. .......ON/OFF
Flight Controls ....................(BOTH)… CHECKED
V-SPDS/FLEX Temp ................ (CA) ____, ____
(FO) CHECKED
Trims ............CENTERED, CENTERED, UP____
Flaps ................................. (BOTH)... ____, ____
FMAs ............................................... CHECKED
T/O CONFIG ..................................... CHECKED
Brake Temp ........................................... GREEN

Nao sei te dizer das aeronaves em causa, mas no Brasil, ha rotacoes de 30 minutos, podendo as vezes ser de ate 25.
Isso tempo entre chocks on e chocks off. Para preparar o aviao no cockpit eh menos tempo claro, ou seja, uns 10 a 15 minutos.

Nao sei o de um A320, mas o walkaround de um aviao menor, leva cerca de uns 3-4 minutos, ou se for em transito, uns 2 minutos
Quem a faz eh o COP, porem se ele for o PF da etapa, ele fica la dentro a preparar o FMS e o CMT sai para fazer a walkaround...

Isso como alguem ja disse, depende de companhia para companhia, de SOP para SOP...