PDA

Vizualizar Versão Completa : Porquê do aumento de acidentes/incidentes

onblocks
10-10-09, 23:49
Inicío este tópico com um poat do KISPO noutro tópico:

Re: Acidente Castro Marim

--------------------------------------------------------------------------------

Boas

Talvez o incremento que a aviação tem tido nos últimos anos em Portugal seja a justificação para o aumento de acidentes!

Com mais gente a voar a probabilidade de haver maior número de acidentes é maior.

Sendo assim vou colocar algumas, minhas hipóteses:

1ª A crise - Não li tudo, mas já ouvi dizer que anda para aí muita pecinha manhosa, manhosa e barata. Não me soou nada de pessoal de manutenção, habitualmente são muito bons, mas há gente de todo o género. Em suam cheira-me a poupança, seja licita ou ilícita.

2º O desemprego - quanto mais se fala na crise da TAP, mais gente quer ir pra lá. Os jovens ouvem vão para as escolas e há mais alunos a voar e mais acidentes.
As universidades também são caras e o desemprego já vai atingindo até os engenheiros. As pessoas arriscam um curso de piloto por uns 20000€ até poder trabalhar alguma coisa e se for pra uma universidade um curso custa 15000€ no minimo, o piloto pode começar a pagar após 1 ou 2 anos de formação.

3º Os brandos costumes - Sabendo aquelas questões da "just culture", "no blame culture", e o papel do GPIAA, sei que nunca se passa nada, ou não há responsáveis de nada ou não há noticias. Têm de existir responsáveis que sejam de facto responsabilizados por aquilo que acontece, não digo prender ninguém mas...

Mais hipóteses?

elacfault
11-10-09, 15:59
Os cursos de Piloto custam pelo menos 3 vezes mais que o valor indicado.

mpcosta
11-10-09, 17:19
3º Os brandos costumes - Sabendo aquelas questões da "just culture", "no blame culture", e o papel do GPIAA, sei que nunca se passa nada, ou não há responsáveis de nada ou não há noticias. Têm de existir responsáveis que sejam de facto responsabilizados por aquilo que acontece, não digo prender ninguém mas...

A missão do GPIAA não é a de encontrar o "culpado".

Tal pode ser comprovado pela legislação, mencionada em todos os relatórios :

Em conformidade com o Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, com a Directiva da C.E. nº 94/56/CE, de 21/11/94, e com o nº 3 do art.º 11º do Decreto Lei Nº 318/99, de 11 de Agosto, este relatório não tem por objectivo o apuramento de culpas ou a determinação de responsabilidades, destinando-se, apenas, a retirar ensinamentos susceptíveis de prevenir futuros acidentes.

Acho que se todos os pilotos e alunos pilotos lessem os relatórios... muitos acidentes se evitariam de futuro.

Um abraço,

MC

SpeedBird
11-10-09, 19:29
Eu recomendo sempre a leitura de reports de acidentes e incidentes, o beneficio dessa mesma leitura é de grande importancia para os conhecimentos de um piloto ou piloto aluno, nunca se sabe o que nos podera bater á porta durante um voo.

Nunca é demais aprender.

Cumprimentos,
PR

Kiko
11-10-09, 21:43
Recentemente fiz uma leitura desses "reports" desde 2003 excluindo no entanto os de ultraleves. Fiquei supreendido com a quantidade de acidentes que se julga que o carb icing originou (nunca se pode ter 100% certeza pois obviamente as provas derretem) sendo o factor com maior peso dentro das falhas mecanicas. No compto geral fiquei com a clara noção que o factor humano é preponderante na etiologia dos acidentes/incidentes em aviões ligeiros.

Marco Goncalves
12-10-09, 01:09
O erro humano e a causa de pelo menos 90% de todos os acidentes aereos:

Pilotos,Tmas e algumas vezes Atc.

Fenix
23-10-09, 22:17
Uma vigilância mais profunda por parte das autoridades as aeronaves usadas por privados e usados para formação. Uma vigilância aos procedimentos usados pelos mesmos, tambem poderia ajudar.

Ricardo Ferreira
25-10-09, 18:19
Uma vigilância mais profunda por parte das autoridades as aeronaves usadas por privados e usados para formação. Uma vigilância aos procedimentos usados pelos mesmos, tambem poderia ajudar.

Todas as aeronaves têm de ter entre outros documentos, um certificado de aeronavegabilidade.

Se o mesmo se encontra válido a aeronave está legal.

Os procedimentos usados pelas escolas são averbados pelo Inac que é a autoridade com competência para tal.

Não percebo o que está a falhar...

Fenix
25-10-09, 19:45
Esta a falhar o nr de auditorias e fiscalizações efectuadas pelas entidades aeronauticas, talvez pelo reduzido nr de pessoas ao seu dispor.
Está a falhar uma fiscalização mais dura, será?

E relembro-lhe que o facto de ter COA não é condição suficiente para assegurar uma operação segura, passa nao so pela aviação civil mas pela responsabilização dos operadores. Note que o COA pode ser retirado em casos considerados graves, ou suspensos.

Ricardo Ferreira
25-10-09, 19:48
Esta a falhar o nr de auditorias e fiscalizações efectuadas pelas entidades aeronauticas, talvez pelo reduzido nr de pessoas ao seu dispor.
Está a falhar uma fiscalização mais dura, será?

Ok, vamos a exemplos concretos então? Que companhias Portuguesas (penso ser a isso que se está a referir) é que estão a falhar e em que áreas?

Fenix
25-10-09, 19:52
Como deverá entender este forum é so o sitio para lançar as ideias e discuti-las. É o sitio em que deixamos a nossa opinião , mesmo que em tom de acusação ou preocupação. Mas é só mesmo a minha opinião. Não é sitio para mencionar nomes como deverá compreender.

Ricardo Ferreira
25-10-09, 19:56
Como deverá entender este forum é so o sitio para lançar as ideias e discuti-las. É o sitio em que deixamos a nossa opinião , mesmo que em tom de acusação ou preocupação. Mas é só mesmo a minha opinião. Não é sitio para mencionar nomes como deverá compreender.

Mas então de que me serve todas esses comentários se não houver concretização dos mesmos? Não se pode apenas lançar o "boato" sem qualquer tipo de sustentabilidade.

Quero mesmo é saber factos pois de boatos já me basta o telejornal da TVI

Fenix
25-10-09, 19:57
Os factos estão a vista de todos ...

Jonhyboy
19-11-09, 22:57
Recentemente fiz uma leitura desses "reports" desde 2003 excluindo no entanto os de ultraleves. Fiquei supreendido com a quantidade de acidentes que se julga que o carb icing originou (nunca se pode ter 100% certeza pois obviamente as provas derretem) sendo o factor com maior peso dentro das falhas mecanicas. No compto geral fiquei com a clara noção que o factor humano é preponderante na etiologia dos acidentes/incidentes em aviões ligeiros.

Haa podes dizer me onde podemos fazer essas leituras?? Obrigado pela atenção..

Kiko
20-11-09, 07:50
Claro que sim, a leitura é longa mas interessante e muito util.

http://www.gpiaa.gov.pt/cs2.asp?idcat=1026

Ricardo Ferreira
20-11-09, 11:42
A Sirius deste mês tem uma entrevista com o Tcor Fernando Reis (Novo director do GPIAA). Uma leitura acessível em termos de conteúdos a qualquer leitor.

Forte Abraço

rjbsilva
24-03-10, 17:00
Caros,

Pareceu-me que neste tópico os dois documentos estatísticos de acidentes 2009 e 2010 disponibilizados pelo GPIAA fazem sentido:

http://www.gpiaa.gov.pt/tempfiles/20091014180552moptc.pdf

http://www.gpiaa.gov.pt/tempfiles/20100322114433moptc.pdf

Agora parece é que o de 2009 tem uma incoerência ao classificar o acidente em Castro Marim como ULM. O bimotor Cri-cri não se encaixa na legislação de ULM.

RS

rjbsilva
25-03-10, 08:25
Agora parece é que o de 2009 tem uma incoerência ao classificar o acidente em Castro Marim como ULM. O bimotor Cri-cri não se encaixa na legislação de ULM.

Envie mail ao GPIAA e responderam confirmando que de facto ocorreu um engano e que vai ser corrigido.

RS

onblocks
26-03-10, 22:46
Os técnicos do GPIAA são de grande nível, mesmo que por vezes cometam erros ou incorrecções.

Nesse aspecto, estamos bem porque sem meios fazem tão bem ou melhor que outros de Países mais ricos.