PDA

Vizualizar Versão Completa : Cursos Modulares CPL(A)

jmcampos
11-10-09, 21:06
Gostava de saber se existe alguma escola a leccionar cursos modulares em Portugal.
Pelo que me apercebo as escolas neste momento só vendem o "pacote completo".
Penso que talvez fiquem mais caros, mas para alguns (como no meu caso) o curso comercial modular talvez seja a única forma de alcançar o sonho.
Estes cursos podem ser uma boa opção, antes de mergulharmos de cabeça no ATPL?
Se alguém tiver alguma experiência com cursos modulares que queira partilhar, agradeço desde já.

5ft Hover
11-10-09, 21:39
Boas

em relação a escolas a leccionar cursos modulares, (julgo) que as principais escolas estão autorizadas a fazê-lo (ver INAC Lista de Organizações de Formação de Voo (JAR-FCL) - FTO (Flight Training Organizations) (http://www.inac.pt/SiteCollectionDocuments/Pessoal_Aeronautico/Licencas/lista_FTO_01_07_09.pdf) )

provavelmente, a maioria das escolas "vende o pacote completo", por ser esse o "produto" mais procurado - obter o "frozen" ATPL que permite concorrer a TAP... desculpem, ás companhias de transporte aéreo...

mas quero acreditar, que algumas (ou todas), terão a possibilidade de "formatar" o "produto" para adaptar as necessidades individuais, dentro das possibilidades (alunos já com PPA, conversão de licenças estrangeiras, etc..)

Como exemplo, o curso modular CPL(A), necessita de 200 hrs de voo (experiencia), enquanto o modular apenas pede 150 hrs, portanto a questão dos custos não é assim tão linear...

aconselho tb a consulta do JAR FCL 1 (legislação "europeia", guia na certificação de pilotos de aviões) e uma visita as escolas, com algumas perguntas concretas.

cump

Check Six
11-10-09, 21:52
A mensagem que você escreveu é muito pequena. Por favor aumente sua mensagem para no mínimo 10 caracteres.

sailorman
11-10-09, 22:42
De uma maneira muito simples poder-se-á dizer que para obteres CPL pela via modelar terás de fazer PPL , depois somares um bloco de horas até às 150H e em simultaneo efectuares um ATPL Ground School (presencial ou em regime e-learning). Em regime de eleraning poderás fazer em qualquer pais membro JAA/EASA , em Portugal a Nortavia é a unica escola que tem essa opção. Depois terás de efectuar as qualificações de IR e Multimotores e MCC, para ficares com CPL IR (ATPL Frouzen).
Espero ter ajudado

micris
11-10-09, 22:50
Caro Campos(penso ser esse o seu nome) :):

Sei que a Gestair também tem essa possibilidade,mas como já foi aqui falado, não é muito procurado e é mais dispendioso no final.
Vou tentar obter mais informações. Se quiser entre em contacto directamente com a escola para ter mais pormenores.
Sei que pode começar pelo PPL, continuar para o IR, Multi e MCC.
Não sei mesmo como é que se processa com a parte teórica neste caso.

jmcampos
11-10-09, 23:21
Boas
Como exemplo, o curso modular CPL(A), necessita de 200 hrs de voo (experiencia), enquanto o modular apenas pede 150 hrs, portanto a questão dos custos não é assim tão linear...

Qual era a diferença entre os cursos aqui? Não percebi.

Não sei se modular será o termo correcto para aquilo que pretendo fazer.
A minha intenção é seguir isto por etapas, sem me comprometer completamente em termos de gastos, e assim poder gerir a progressão de acordo com as minhas possibilidades.

Por exemplo em espanha algumas escolas leccionam cursos PPA + Teoria ATPL.
Isto será com o objectivo de se fazerem as 150h e depois propormo-nos a exame de CPL?
Feito o PPA e somando as 150h ficaria a faltar a teoria ATPL para a licença CPL (sem IR/ME)? Neste caso seria uma licença CPL para aviões SPE?

Obrigado a todos pela ajuda.

5ft Hover
12-10-09, 00:18
Boas

Para obteres uma licença JAA CPL(A), podes optar por um "integrated course", que te vai exigir um mínimo de 150 hrs de voo em aviões enquanto se seguires um "modular course", terás que somar 200 hrs, para te propores a exame... mais a teoria (exames)

como vais fazer, ou melhor, como essas horas vão ser "gastas" na instrução, depende do que pretendas fazer e do que a escola poderá oferecer.

Como já foi referido, o modular, implica que já tenhas o PPL(A) (ou seja as horas do curso de PPL(A), mais as horas que faças como piloto privado, em voos particulares, já vão contanto)

eu compreendo a tua ideia, faz sentido numa óptica dos gastos serem mais espaçados e controlados... não sei, se no total, não vai acabar por sair mais caro... mas se a questão tempo não for o principal factor, acho que é uma opção.

Atenção depois há questão do IR(A) - ATPL(A), obriga a possuir curso de instrumentos..... e os tempos que os exames ATPL(A) (o tal "frozen") estão válidos até se atingir as horas necessárias (existe já um post com isso)

cump

jmcampos
14-10-09, 18:54
Vou ser mais objectivo, assim talvez me possam dar uma opinião mais concreta.

Para eu poder fazer este curso tenho que manter o meu emprego.
Como não vivo perto de nenhuma escola profissional o problema agrava-se.
Dai estar a optar começar pelo PPL e depois ir fazendo horas, para mais tarde avançar para outras qualificações. Poderá ficar mais caro, mas é a única forma de conseguir pagar.
Ou seja, queria obter a maior quantidade de qualificações enquanto mantenho o meu trabalho.
Dai ter falado num curso deste tipo: PPL + Teoria ATPL
Link:
http://www.fly-in-spain.com/en/ausbildung/cat_ppl.php?navid=4

Se calhar já estou a divagar um bocado :D, mas a ideia podia ser esta:
- PPL
- Teoria ATPL ( feita por e-learning?? )
- 150h de voo
E depois ingressar no CPL, e cumprir os restantes requisitos em termos de instrução teórica e prática (bastante mais reduzida). Claro, ficando a faltar IR's e ME's.

Outra pergunta: a teoria ATPL substitui a teoria CPL?

Os custos aqui são mais secundários (salvo seja!!), a intenção é mesmo conseguir conciliar isto com o trabalho.

Já vos consegui baralhar? lol. :)
Obrigado pela ajuda!

Tiago Cotrim
14-10-09, 21:39
Boas

Podes sempre tirar o PPL(A) e fazer a teoria por e-learning, a Gestair faz isso.

Já agora e para teres ideia, o curso IR(A), são 50h e o multi são 14h.

Podes também aparecer na Gestair ou mandar um e-mail para gestair@gestair.pt ao cuidado da Drª Susana Vitorino para mais esclarecimentos.

Saudações Aeronáuticas

jmcampos
14-10-09, 22:04
Boas

Podes sempre tirar o PPL(A) e fazer a teoria por e-learning, a Gestair faz isso.

Já agora e para teres ideia, o curso IR(A), são 50h e o multi são 14h.

Podes também aparecer na Gestair ou mandar um e-mail para gestair@gestair.pt ao cuidado da Drª Susana Vitorino para mais esclarecimentos.

Saudações Aeronáuticas

Quando te referes à teoria é a teoria do PPL(A), certo?
A possibilidade de fazer o PPL(A) com teoria ATPL é viável?
Desculpem a insistência neste ponto, estou só a tentar encontrar a melhor forma de maximizar o esforço e o tempo.
Haveria a possibilidade de fazer a maioria dos voos ao fim-de-semana?
Vou contactar a escola e saber mais pormenores.
Obrigado pela resposta.

jmcampos
14-10-09, 22:20
De uma maneira muito simples poder-se-á dizer que para obteres CPL pela via modelar terás de fazer PPL , depois somares um bloco de horas até às 150H e em simultaneo efectuares um ATPL Ground School (presencial ou em regime e-learning). Em regime de eleraning poderás fazer em qualquer pais membro JAA/EASA , em Portugal a Nortavia é a unica escola que tem essa opção. Depois terás de efectuar as qualificações de IR e Multimotores e MCC, para ficares com CPL IR (ATPL Frouzen).
Espero ter ajudado

Estava a reler e acho que a questão acaba por estar respondida aqui.
Então a teoria ATPL é feita após o curso PPL e não durante, é isso?

António
17-10-09, 17:55
Sei que neste momento está a decorrer um curso modelar na Nortávia, em sistema de D-Learning. Requisitos são: Licença PPL(A), 150H de voo, Qualificação Nocturna.

jmcampos
18-10-09, 20:11
António, obrigado pela resposta.
Pensei que era possível fazer a teoria ATPL durante o curso PPL.
Só posso começar depois de ter o PPL.
Penso que já estou mais esclarecido.

António
21-10-09, 15:48
Quanto isso penso que tambem podes, nao tenho a certeza mas acho que podes começar assim que passares os exames teoricos de PPL. Agora a prática de ATPL so podes começar com as 150H de voo.