PDA

Vizualizar Versão Completa : Duas mil pessoas sem luz depois de acidente com avião

jmsoares91
02-12-10, 18:38
Um avião embateu hoje numa linha de distribuição de electricidade, deixando duas mil pessoas sem luz em Bragança, mas sem consequências para a aeronave e ocupantes.

Fonte do aeródromo municipal de Bragança disse à Lusa que o incidente ocorreu na aproximação à pista do último voo do dia, o que chega a Bragança pelas 17:20 oriundo de Lisboa, com escala em Vila Real, a cargo da empresa Aerovip.

De acordo com a fonte, «quando saiu do nevoeiro», que se abateu sobre a cidade associado à neve, «o piloto apercebeu-se que se encontrava a uma altitude baixa e ao levantar (para inverter a situação) embateu com a roda do nariz (da frente) na linha de electricidade».

A fonte garantiu que «não houve qualquer consequência para os passageiros, nem danos na aeronave, que está estacionada no aeródromo municipal pronta para levantar voo» amanhã (sexta-feira) de manhã rumo a Lisboa.

O incidente deixou, no entanto dois mil clientes da EDP sem luz, segundo disse à Lusa, Maria Antónia Fonseca, a responsável pelos cortes de energia regionais na empresa.

Segundo contou, «a linha de distribuição de electricidade quebrou, 12 postos de transformação ficaram fora de serviço e dois mil clientes da zona sem fornecimento de electricidade».

A EDP já enviou para o local uma equipa para avaliar a situação e só após esse trabalho é que a empresa poderá apontar uma solução para o problema e quanto tempo demorará a ser reposta a electricidade aos clientes afretados.

Maria Antónia Fonseca realçou que o trabalho de avaliação no local, além de perigoso pela linha danificada, «é dificultado pela neve e por ser noite».

Segundo disse ainda, «logo que a situação esteja avaliada, a EDP vai tentar repor a situação, mesmo que tenha de ser feito através de outra linha».

http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1725848

A EDP garante que contornou a situação e que as duas mil pessoas que estavam às escuras em Bragança já têm luz depois do embate de um avião contra uma linha de electricidade.

O departamento de Comunicação da EDP Distribuição garantiu à TSF que a luz já está a ser fornecida aos dois mil clientes que tinham ficado sem electricidade devido ao embate de um avião contra um poste em Bragança.

Kiko
02-12-10, 19:03
Que medo...!

kafkiano
02-12-10, 20:14
O avião que liga Bragança e Lisboa embateu hoje numa linha de distribuição de electricidade mas conseguiu evitar a queda. As únicas 'vítimas' do incidente são dois mil clientes da EDP que ficaram sem luz

Fonte do aeródromo municipal de Bragança disse à Lusa que o incidente ocorreu na aproximação à pista do último voo do dia, o que chega a Bragança pelas 17h20 oriundo de Lisboa, com escala em Vila Real, a cargo da empresa Aerovip.

De acordo com a fonte, «quando saiu do nevoeiro», que se abateu sobe a cidade associado à neve, «o piloto apercebeu-se que se encontrava a uma altitude baixa e ao levantar, para inverter a situação, embateu com a roda do nariz na linha de electricidade».

fonte : Jornal Sol

Será o CS-TGG que está na foto? o que se terá passado?

brunodias
02-12-10, 20:35
secalhar a aproximação é visual e ele perdeu as condições para visual

zedoscarro
02-12-10, 21:10
secalhar a aproximação é visual e ele perdeu as condições para visual
entao deveria ter comecado um borrego...

kafkiano
02-12-10, 21:18
http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/middle/7/5/8/1744857.jpg

Dornier DO228-202K

Já agora era interessante obter informação de quem lá esteve

Ricardo (Pedro) jfp
02-12-10, 22:17
Tinha acabado de o Fotografar apenas 2 horas antes... ainda bem que nada de grave aconteceu para além do corte de electricidade.

http://img820.imageshack.us/img820/8562/dsc0336edit1024x680.jpg

.. Entretanto encontrei esta tirada às 16h05 já a caminho de Bragança

http://img8.imageshack.us/img8/6680/dsc01091ts.jpg

ClearedForTakeOff
03-12-10, 07:07
acho que a questão da luz é o minimo, basta ligar um fio outra vez

Nunca fui a bragança, pergunto: quão mal posicionado poderia estar o avião para aterrar quando bateu no cabo?

Kiko
03-12-10, 08:39
Bem, eu tenho la apenas umas 30-40 aterragens (entre dia e noite) e o unico sitio que estou a ver ser possivel aproximar o suficiente do chão seria não na final mas (incrivelmente) na perna base da 20.

Há um monte que se se deixar perder muita altitude fica-se perto mas nada como esperar pelo relatorio para perceber.

Angelo Rosa
03-12-10, 09:29
Pergunta: Qual a altura maxima que 1 poste como este deve ter?

C212-100
03-12-10, 10:29
Bem, eu tenho la apenas umas 30-40 aterragens (entre dia e noite) e o unico sitio que estou a ver ser possivel aproximar o suficiente do chão seria não na final mas (incrivelmente) na perna base da 20.

Há um monte que se se deixar perder muita altitude fica-se perto mas nada como esperar pelo relatorio para perceber.

Na final da 02, da cidade para o aeródromo, também há essa possibilidade, mas teriam que ir muito baixo, seja onde for...

Espetemos que esta situação não provoque receio de voar nas pessoas que usam essa linha.

Cumprimentos!

jac
03-12-10, 10:39
Foi na 02 junto ao restaurante Dona Maria.
Quando fui lá ver estava a SIC a flimar, pelo que deve aparecer no jornal da tarde.

C212-100
03-12-10, 13:20
Já esperava que fosse aí... Foram muito baixo, esteve muito perto...

rjbsilva
03-12-10, 14:10
Foi na 02 junto ao restaurante Dona Maria.

Alguém consegue indicar no google maps onde fica? Ainda procurei mas não consigo encontrar.

Obrigado,
RS

rjbsilva
03-12-10, 14:15
Já agora, link da reportagem SIC:
http://sic.sapo.pt/online/video/informacao/noticias-pais/2010/12/aviao-que-faz-ligacao-lisboa-braganca-bateu-num-cabo-de-um-poste-de-media-tensao03-12-2010-14261.htm

RS

zedoscarro
03-12-10, 15:38
Eh o que eu digo
Devem ter ido abaixo dos minimos com RASN e FG
E ainda por cima eh uma aproximacao NDB, claro que nos minimos com essas condicoes nao viram a pista...

jac
03-12-10, 15:38
41°49'55.76"n
6°42'58.34"w

ruizinhotuga
03-12-10, 18:37
41°49'55.76"n
6°42'58.34"w

Ainda fica um bocado longe.

kafkiano
04-12-10, 13:35
De facto mesmo muita sorte, este tipo de avião tem dispositivo para aviso de mínimos em relação ao chão?