Vizualizar Versão Completa : ISEC - Licenciaturas, Pós-Graduações, MBA e Outros
WorldTraveller
01-10-09, 10:25
Como estudante de Ciências Aeronáuticas nesta faculdade resolvi abrir esta thread para ajudar a esclarecer eventuais dúvidas que possam ter relativamente aos cursos de Aviação.
Mais info em: http://www.universitas.pt/departamentos/index.php?cat=2&sessao=1&tipo=
Boas...
Assino por baixo, encontro-me neste momento no 2º ano da Licenciatura em Ciências Aeronáuticas no ISEC.
Alguma duvida, disponham.
Boa noite
Eu queria saber quais as perspectivas de emprego desse curso com apenas a licenciatura (o mestrado é muito caro na gestair).
Começei este ano eng mecanica mas o meu curso de eleição sempre foi esse porque para além de gostar mais, penso que é mais fácil que engenharia para onde fui onde penso ter melhores perspectivas de emprego..
WorldTraveller
10-10-09, 02:07
Boa noite
Eu queria saber quais as perspectivas de emprego desse curso com apenas a licenciatura (o mestrado é muito caro na gestair).
Começei este ano eng mecanica mas o meu curso de eleição sempre foi esse porque para além de gostar mais, penso que é mais fácil que engenharia para onde fui onde penso ter melhores perspectivas de emprego..
boas!
se já leste a informação que o site do ISEC disponibiliza verás que em termos de saída, no geral, tens:
- Pilotagem (em parceria com a Gestair)
- Técnico de Manutenção (em parceria com a LAS)
- Operações de Vôo (em parceria com a Gestair)
em relação às oportunidades de emprego, bem, isso varia consoante o mercado. o que é certo é que, seguindo o curso através do ISEC tens a possibilidade de sair Licenciado para uma dessas opções. Esta é a principal vantagem de fazer o curso através do ISEC e não seguindo os cursos leccionados nessas entidades parceiras. Com a Licenciatura poderás progredir na carreira mais longe ao nivel do quadro do que outros que não a tenham.
Em relação aos custos do curso, deverás contar com as propinas (cerca de 3800€/ano) e:
- pagamento da parte prática na Gestair, caso sigas o ramo de pilotagem... cerca de 60 mil euros
- pagamento dos exames na Gestair, caso sigas o ramo das Operações de Vôo
- estágio além do tempo de curso e pagamento dos exames na LAS... os exames rondam umas centenas de euros, não te sei precisar quanto em concreto
Está em curso a possibilidade de, na parte de Manutenção, o curso ser reconhecido pela ANETE, saindo os Licenciados com o título de Engenheiros-Técnicos. No entanto isto é um processo moroso, não havendo previsão sobre quando é que este reconhecimento será feito.
Em relação ao curso que segues, posso-te dizer que alguns dos professores que temos de cadeiras mais ligadas à manutenção são Engs. Mecânicos.
Segundo disseram, a dado ponto da vida académica fizeram a Licenciatura em Eng. Mecânica pelo IST depois de terem passado pelo ISEL e enquanto trabalhavam na TAP.
Mas isto é algo que já foi feito há várias décadas atrás, não nas condições actuais... não te sei dizer se seguindo o curso de Eng. Mecânica onde estás tens ou não mais possibilidades de ingressar, por exemplo, na TAP Manutenção do que através deste curso do ISEC.
Se calhar até tens menos hipóteses mas a probabilidade de vires a ter um salário melhor será maior...
Pessoalmente, posso-te dizer que estava em Eng. Electrotécnica no IST e desisti do curso para ingressar neste porque está mais focado naquilo que quero. O ensino não é tão generalizado e isso favorece-me o estudo.
É óbvio que fico sempre com aquela ideia que ser Eng. pelo IST seria sempre melhor ao nível do título mas eu preferi jogar pelo seguro e não me arrependo de ter mudado.
Cumprimentos!
Boas,
Fui aluno do ISEC durante 2 anos, vou agora fazer o 3º ano no ramo de Pilotagem, este ultimo ano terá que ser numa Escola de Aviação pois o INAC não concede equivalências ás cadeiras de PLA. Posso então vos dizer que o ISEC é uma boa maneira de começarmos a ganhar BOAS bases para a aviação, não é um curso fácil à que trabalhar como em qualquer outro curso.
Visto a dificuldade de empregabilidade no ramo de Pilotagem que se está a passar uma Licenciatura é sempre uma mais valia para qualquer um.
Qualquer dúvida que tenham estejam à vontade.
Saudações Aeronáuticas
JoaoPFToste
12-10-09, 17:38
Alguem sabe se as inscrições no ISEC para o ano 2009/2010 ainda se encontram abertas?
Muito obrigado pela resposta tão explicíta.
E se um licenciado em eng mecânica no ISEL que tire posteriormente o PLA, tem as mesmas hipóteses ou melhores/piores do que um aluno que se formou em ciências aeronáuticas no ISEC?
E se um licenciado em eng mecânica no ISEL que tire posteriormente o PLA, tem as mesmas hipóteses ou melhores/piores do que um aluno que se formou em ciências aeronáuticas no ISEC?
analise o currículo (cadeiras) do curso de Eng. Mecânica, depois as do PLA e por fim, do curso de Ciências Aeronáuticas.... e tire as conclusões...
estude MUITO, na Eng. e o MESMO no PLA..... deixe as preocupações com as hipóteses no dia em que não tiver nada para estudar...
cump
analise o currículo (cadeiras) do curso de Eng. Mecânica, depois as do PLA e por fim, do curso de Ciências Aeronáuticas.... e tire as conclusões...
estude MUITO, na Eng. e o MESMO no PLA..... deixe as preocupações com as hipóteses no dia em que não tiver nada para estudar...
cump
Obrigado pelo conselho ;)
Tinha uma outra questão um bocado parva.
É possivel vir a ser piloto comercial sem esse curso no ISEC e apenas com o ATPL, não é?
Claro que sim, o PLA é um curso profissional, basta teres o 12ºano e as disciplinas de Física e Matemática.
Boas...
Para quem quer ser piloto profissional é indiferente tirares a Licenciatura onde quer que ela seja, no final, o que conta para efeitos de pontos é se é uma Licenciatura com Matemáticas e Físicas ou não.
Por exemplo, na TAP, segundo sei, se tens uma licenciatura na área da Matemática ou Física dão-te 3 ou 4 pontos, se a tua licenciatura é de outra área qualquer dão-te 1 ou 2.
Claro que sim, o PLA é um curso profissional, basta teres o 12ºano e as disciplinas de Física e Matemática.
Eu não tenho física de 12º porque na minha escola não havia.
Mas estou a ter uma cadeira no curso chamada Física Geral.
Será que serve para o PLA ou terei de fazer a física de 12º numa escola de pilotagem?
Boas
Chega perfeitamente;)
WorldTraveller
13-10-09, 14:28
Em termos de equivalências, quem vem de uma faculdade como Nova, IST ou ISEL deve conseguir equivalências facilmente em cadeiras Científicas (Matemáticas, Físicas e Químicas...).
Silvereye, o curso do ISEC, por enquanto, está mais direccionado, por enquanto, para pessoas que actualmente estejam a trabalhar há já alguns anos e não tenham licenciatura, precisando dela para progredir na carreira.
Isto explica o facto de no 2º e 3º anos haver horário em pós-laboral.
Além disso, quem quiser tirar o curso de piloto, pode perfeitamente voar de manhã e à tarde e à noite ir às aulas.
No entanto, isto não invalida o facto de actualmente ser um bom investimento para quem quiser ser piloto, ficando para já com a Licenciatura. É mais fácil agora do que daqui a uns anos, quando já se for piloto. Ser piloto e estudante... não é nada fácil.
Não tenho dúvidas que daqui a uns anos, com o aumento de estudantes vindos do Secundário a participação em grande número leve à abertura de novos horários e o curso passe a ser algo "básico" para quem quiser ingressar em qualquer carreira da aeronáutica civil.
A questão dos horários não tem haver com a disponibilidade dos alunos, mas sim com a dos professores. Na minha turma por exemplo eramos cerca de 30 alunos todos eles vindos do secundário o que daria perfeitamente para continuarmos em diurno. No 2º ano. tal não se passou devido aos professores além de darem aulas também trabalham e assim tivemos que passar para pós-laboral. Penso que todos nós beneficiamos com isso, visto que todos os docentes trabalham na aviação!
Se algum dia o ISEC passar a ter horários diurnos para todos os anos, no meu entender vai perder qualidade é um sinal que os docentes não trabalham no meio...
Pessoalmente, posso-te dizer que estava em Eng. Electrotécnica no IST e desisti do curso para ingressar neste porque está mais focado naquilo que quero. O ensino não é tão generalizado e isso favorece-me o estudo.
É óbvio que fico sempre com aquela ideia que ser Eng. pelo IST seria sempre melhor ao nível do título mas eu preferi jogar pelo seguro e não me arrependo de ter mudado.
Eu sei que o apelo de se estar a estudar algo que nos motiva é forte. Mas o certo é que pelo menos cá em Portugal, a oferta de emprego na área é muito limitada e sobretudo mal paga. Acho que terias mais facilidade (dentro do difícil que é) em entrar na área com o curso do Técnico, ainda por cima electrotecnia. Contudo, e mais uma vez, bem sei que o IST não é fácil nem motivador.
Sou algo céptico quanto à real mais valia destas licenciaturas do ISEC.
Boas...
Não só o Eric optou pelo ISEC tenho mais colegas neste momento no 2º ano que estavam em mecânica no IST e vieram para o ISEC, são opções. Posso vos garantir que o curso não é fácil e MUITO menos oferecido como algumas pessoas pensam. Não se pretende que um licenciado em Ciências Aeronáuticas seja um Engº, por isso, "cada macaco no seu galho" se me permitem a expressão.
Nem eu presumi isso. Falei apenas em entrar na área da aviação e em licenciaturas. Há por aí exemplos de anúncios a procurarem licenciados em Ciências Aeronáuticas? :)
Não, não existe porque o objectivo das Ciências Aeronáuticas é dar-te uma formação base em que depois és obrigado a escolher o ramo que queres seguir: Pilotagem, Manutenção ou Operações de Voo e nestas três áreas de certeza que já leste no jornal qualquer coisa sobre...
O Curso é mais parecido ao da FAP em que sais como licenciado em Ciências Militares Aeronáuticas com a Especialidade Engº/ Piloto etc...
Não, não existe porque o objectivo das Ciências Aeronáuticas é dar-te uma formação base em que depois és obrigado a escolher o ramo que queres seguir: Pilotagem, Manutenção ou Operações de Voo e nestas três áreas de certeza que já leste no jornal qualquer coisa sobre...
O Curso é mais parecido ao da FAP em que sais como licenciado em Ciências Militares Aeronáuticas com a Especialidade Engº/ Piloto etc...
Em relação à pilotagem até poderá dar pontos no caso da TAP. Agora em tudo o resto não precisas desse curso para teres acesso às outras profissões. Bem me lembro da primeira vez que tentei entrar para a aviação em que fui excluído por ter qualificações a mais.
sim...concordo contigo senão vejamos:
TMA - Tiras um curso Ab-initio + qualificações todas e ficas com carteira para poderes exercer a profissão;
Operações de Voo - Tiras o curso de OOV e ficas apto a poder trabalhar nas operações;
No entanto, uma vez lá dentro a progressão de carreira será MUITO mais lenta para uma pessoa sem licenciatura.
WorldTraveller
24-11-09, 00:32
Nem eu presumi isso. Falei apenas em entrar na área da aviação e em licenciaturas. Há por aí exemplos de anúncios a procurarem licenciados em Ciências Aeronáuticas? :)
boas!
posso-te dizer que partilhei do deu cepticismo desde que o curso se iniciou há cerca de 5 anos. poderia dizer-se que era "mais um" de entre os muitos cursos sem qualquer tipo de impacto no mundo do trabalho ou relevância académica.
a verdade é que actualmente, embora não haja claramente uma intenção de procura de licenciados em Ciências Aeronáuticas não quer dizer que o curso seja uma espécie de "beco sem saída".
1) por um lado, convém lembrar que, primeiramente, este curso confere o grau de Licenciado a muitos trabalhadores que actualmente estão na aviação e detêm cursos profissionais ou mesmo o 12º ano e pretendem subir na carreira.
Pilotos e técnicos de manutenção que estejam a trabalhar há 10 ou 20 anos nestas condições... são muitos.
Olha, aqueles que entraram na manutenção da TAP. Fizeram lá o curso, no máximo têm 9º ano ou 12º e querem ser licenciados. Tenho vários colegas nessa situação.
2) depois, grande parte dos alunos dos primeiros anos do curso foram para o ramo de pilotagem.
3) aqueles que não vão para pilotagem, podem ir para manutenção. Fazem o estágio via LAS e depois seguem o seu rumo na manutenção. Quanto a isto ainda não há muito a se dizer já que este ramo começou o ano passado, logo ainda não sairam muitos.
4) há ainda aqueles que seguem para Operações de Vôo
5) e finalmente, a procura de licenciados nesta área é algo que virá com naturalidade à medida que sairem mais e mais alunos que vieram do 12º (ou que mudaram para este curso) e estiverem prontos para ir para o mercado de trabalho.
Há que começar por algum lado.
E neste curso, a parte boa é o facto de termos vários professores que são da TAP no curso a leccionar e mesmo altos quadros da TAP e ANA nas Pós-Graduações, que complementam bem a licenciatura.
É verdade que o mercado aqui em PT é um pouco restrito mas estas empresas não estão indiferentes e, aparentemente, participam activamente na nossa formação com a sua participação.
É uma questão de dar tempo ao tempo. ;)
WorldTraveller
24-11-09, 00:37
Em relação à pilotagem até poderá dar pontos no caso da TAP. Agora em tudo o resto não precisas desse curso para teres acesso às outras profissões. Bem me lembro da primeira vez que tentei entrar para a aviação em que fui excluído por ter qualificações a mais.
É verdade.
Não precisas do curso para ter acesso.
Mas muito provavelmente precisarás dele para subir na carreira, no futuro.
É também uma questão de standard, de acrescentar valor à formação.
E quanto aos empregos em que recusam por teres qualificações a mais... é um risco do mercado, principalmente naqueles empregos em que o Sr. Cunha tem participação activa.
Há bons e maus empregadores em todas as áreas.
Alguém frequenta o curso de Gestão Aeronáutica? O que acham do curso? É apenas mais um ou tem algum futuro?
sim...concordo contigo senão vejamos:
TMA - Tiras um curso Ab-initio + qualificações todas e ficas com carteira para poderes exercer a profissão;
Também não é assim. E digo isto pois sei do que falo, do 2042, Part-147. Após tirar um curso Ab-Initio, tem de começar a trabalhar 6 meses para demonstrar um mínimo de aptidão geral. Depois tira um curso "Type-Rating", que inclui On-job Training. Quando começar a trabalhar nesse TR, só passados um mínimo de 2 anos é que o INAC lhe passa a Licença Aeronáutica com o TR averbado. Porque sem TR, não lhe serve de nada! E olhe que é muito raro um funcionário com 2 anos e meio ter já um curso e prática que lhe dê acesso a TR.
...
Pilotos e técnicos de manutenção que estejam a trabalhar há 10 ou 20 anos nestas condições... são muitos.
Olha, aqueles que entraram na manutenção da TAP. Fizeram lá o curso, no máximo têm 9º ano ou 12º e querem ser licenciados. Tenho vários colegas nessa situação...
Ora vamos ver. Cerca de 80% dos TMA da TAP são originários de Ab-Initio, e eles têem o 12º, no mínimo, outras licenciaturas como electrotecnia, electrónica e até pessoal que saiu para ir trabalhar a fazer software para a NASA (Não é tão linear como está a parecer). O próprio curso de TMA Ab-Initio exige o 12º, assim como os requisitos do 2042 (ensino secundário completo).
Julgo que é justo dizer-se que para TMA é necessário o 12º, no mínimo.
WorldTraveller
08-07-10, 14:10
Alguém frequenta o curso de Gestão Aeronáutica? O que acham do curso? É apenas mais um ou tem algum futuro?
boas!
não frequento o curso mas a opinião que tenho é que futuro, tem.
tendo em conta a oferta universitária, é o único curso inteiramente direccionado para se trabalhar em aviação, na parte "burocrática".
e penso que ficas bem servido com a panóplia de pós-graduações e MBA que a faculdade tem, também direccionadas para essa vertente.
cumps!
Ora vamos ver. Cerca de 80% dos TMA da TAP são originários de Ab-Initio, e eles têem o 12º, no mínimo, outras licenciaturas como electrotecnia, electrónica e até pessoal que saiu para ir trabalhar a fazer software para a NASA (Não é tão linear como está a parecer). O próprio curso de TMA Ab-Initio exige o 12º, assim como os requisitos do 2042 (ensino secundário completo).
Julgo que é justo dizer-se que para TMA é necessário o 12º, no mínimo.
Embora nos últimos concursos exijam o 12º, se bem me lembro, quando concorri em 2004, pediam o 11º ano.
Embora nos últimos concursos exijam o 12º, se bem me lembro, quando concorri em 2004, pediam o 11º ano.
Também eu em 87 quando concorri com mais 1400 pessoas, só pediam o 9º (foi o único curso) e toda a gente que entrou tinha no mínimo o 11º.
Também os meus colegas mais velhos, meus professores (muitos deles já reformados) ao longo da minha vida aqui, quando entraram há 40, 50 anos, entraram com o "Ciclo Preparatório" quando se calhar só se pedia a 4ª Classe.
E o senhor tem o quê?
Toda a gente que entra tem o quê?
Ou fazendo a pergunta de outra maneira, que percentagem dos que entram tem efectivamente apenas o que se pede?
Repare que eu falo no presente, e no presente exige-se o 12º. Mesmo em relação ao passado, os que não tinham acabaram por concluir o ensino secundário completo, continuando mesmo alguns os estudos. Os números serão sensivelmente os que referi.
Mas isto resulta mais (penso eu) da entrada em vigor do 2042 de 20 de Nov de 2003, que diz especificamente "ensino secundário completo". E a TAP, historicamente pela sua posição geográfica e vocação atlântica tem-se visto quase obrigada a andar na vanguarda dos procedimentos (por acaso, aqui até acho que poderia ter cumprido mais cedo).
Claro que isto é só a minha opinião, e vale o que vale.
Eu tinha muito mais do que o 11º, daí terem recusado a minha candidatura. Acredito que já nessa altura a maioria entrasse com o 12º, mas conheço casos, também por essa altura, com o secundário incompleto.
De qualquer forma, eu não exprimi qualquer tipo de opinião, constatei apenas um facto.
Rejeitaram a sua candidatura? Mas chegou a fazer os testes de admissão?
Muito boa noite caros usuarios
Se fosse possivel gostaria que me explicassem as diferenças/funçoes dos seguintes ramos do curso de Ciencias aeronautica
-gestao de transporte aereo;
-operaçoes de voo;
Atenciosamente, aguardando resposta
Alguém aqui tirou a licenciatura após ter o ATPL?
No meu caso, estaria interessado a tirar a licenciatura tendo o atpl frozen. Contactei o ISEC, e estipulam um ano e um semestre para completar.
Queria apenas um inside view da qualidade de ensino do insituto.
OBrigado
Dissem que na lusofona é so um ano...
philippebarreto
02-08-11, 15:01
Alguém aqui tirou a licenciatura após ter o ATPL?
No meu caso, estaria interessado a tirar a licenciatura tendo o atpl frozen. Contactei o ISEC, e estipulam um ano e um semestre para completar.
Queria apenas um inside view da qualidade de ensino do insituto.
OBrigado
Boas,
Disseram me a mesma coisa, 1 ano e pouco. Tens mais informações de quais cadeiras é que terias equivalências?
Na Lusófona disseram que teria que me candidatar primeiro para saber das equivalências.
Abr
WorldTraveller
02-08-11, 23:29
Boas,
Disseram me a mesma coisa, 1 ano e pouco. Tens mais informações de quais cadeiras é que terias equivalências?
Na Lusófona disseram que teria que me candidatar primeiro para saber das equivalências.
Abr
boas!
presumo que na Lusófona seja o mesmo que no ISEC. Paga-se pela inscrição, matrícula e só depois se pode fazer o pedido de equivalências.
existe uma "tabela de correspondência" definida desde o ano passado no ISEC de forma à apreciação de equivalências ser feita da forma mais uniforme possível mas tal não está disponível ao público.
Quanto a fazer em 3 semestres... é um pouco arriscado mas possível. A experiência diz-me que é mais seguro apontar a 4 semestres.
cumps!
WorldTraveller
04-11-11, 12:10
Boas!
A partir deste mês, o curso de Licenciatura em Ciências Aeronáuticas está oficialmente reconhecido pela Ordem dos Engenheiros-Técnicos no ramo de Engenharia de Manutenção Aeronáutica.
Ainda não se encontra disponibilizada a informação no site do ISEC, no entanto, tal reconhecimento já se encontra tanto na página da OET nos cursos de Engenharia registados como publicado em Diário da República.
Uma boa oportunidade para quem quer seguir pela Engenharia de Manutenção. :smile:
Cumps!
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.