PDA

Vizualizar Versão Completa : Petição para atribuição de uma bolsa de estudo para curso de piloto de Linha Aérea

Rui Santos
22-12-10, 16:23
Olá a todos!
Está disponível online, uma petição para a atribuíção de uma bolsa de estudo para a frequência do curso de piloto de Linha Aérea.
http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2010N4856

Cumprimentos,
Rui Santos

ggirao
22-12-10, 16:39
Ja contribui...

jmsoares91
22-12-10, 17:16
Ja nao existe para açoreanos ?

Pgirao
22-12-10, 17:25
Também já contribui...

Rui_Dias
22-12-10, 18:55
Essa bolsa já existe. Chama-se Força Aérea Portuguesa.

FilipeFernandes
23-12-10, 08:19
...e também existe a possibilidade de ser atribuída pelo IEFP. Há quem tenha tido essa sorte/sabedoria/oportunidade/amigos/etc....

TMP
23-12-10, 09:06
...e também existe a possibilidade de ser atribuída pelo IEFP. Há quem tenha tido essa sorte/sabedoria/oportunidade/amigos/etc....
Pelo IEFP?
Como é que é isso??

aeronabo
23-12-10, 09:26

Bolsa de Formação da Iniciativa do Trabalhador?:eek:

elacfault
23-12-10, 11:49
O curso é privado.
Se não quiserem pagar FAP com ela. Estão a rasca até nos jornais tem anúncios para tudo e mais algum cargo.

...

Se não façam também petição para vos pagarem casas e carros, e telemóveis etcc...

TMP
23-12-10, 14:07
O curso é privado.
Se não quiserem pagar FAP com ela. Estão a rasca até nos jornais tem anúncios para tudo e mais algum cargo.

...

Se não façam também petição para vos pagarem casas e carros, e telemóveis etcc...

E que tal uma petição para aceitarem pessoas com Doença de Crohn na força Aérea, hein?
Talvez assim já tivesse a minha chance... ;-)

FilipeFernandes
23-12-10, 15:01
Bolsa de Formação da Iniciativa do Trabalhador?:eek:

Affirm....

Rui_Dias
23-12-10, 15:04
Em todas as bolsas há requisitos que os candidatos têm que ter. Quem não cumpre, está fora.

Aero.Gigolo
23-12-10, 15:15
Peço desculpa mas não concordo com esta petição. Não concordo pelo seguinte motivo:
O estado já oferece cursos de piloto, leia-se Força Aérea.

Isto compara-se ao caso de querer entrar em Medicina que tem médias altissimas. Não conseguiu entrar porque não teve média ou então por outras razões alheias não significa que o Estado tenha que pagar cursos em faculdades no estrangeiro uma vez que cá não existem particulares de medicina.

O Estado já oferece as ferramentas necessárias para nos podermos formar. São poucas vagas? Temos que nos esforçar para estar entre os melhores.

Se o caso fosse uma bolsa de estudo num curso que não existe em Portugal de um modo Estatal era outra coisa.

Neste caso é Força Aérea com ele!

Check Six
23-12-10, 15:21
Adorei estas duas respostas!

B R U T A L ! Gostei!

Essa bolsa já existe. Chama-se Força Aérea Portuguesa.

palhaçada autentica estas petições!
Nem me vou preocupar, isto não vai dar em nada... agora até se paga para trabalhar... por isso...

Rui_Dias
23-12-10, 15:40
É o reflexo deste país. Toda a gente quer viver à custa de subsídios.

dcastro
23-12-10, 15:57
FAP

FAP

FAP

FAP

Aprendi desde pequeno, que quando não se tem dinheiro , ou a chamada falta de oportunidade, concorria-se a uma Academia Mil.

Meus caros, se há e havia muita gente feliz por tirar a carta de condução ligeiros ou pesados durante o cumprimento do SMO, agora aconselho-os ao mesmo,

estudem, façam desporto e assim que tiverem o 12 º e mais 17 anos,
começem a concorrer à FAP.

Só ficam lá alguns, é como tudo, nas companhias também só entram alguns.

DC

Guga
23-12-10, 18:51
Não se entra ou deixa de entrar na FAP APENAS por não se ter 95% a matemática ou a FQ, etc... Conheco gente que foi reprovada na FAP por ter um dente chumbado ou dois centímetros a mais. Então porra, eu não posso escolher a altura que tenho e deixo de ter oportunidade de ser piloto porque tenho mais dois centímetros que o rapaz do lado?? Onde é que isso é justo? Se a FAP tem 50 vagas, então que os melhores e os que têm os centímetros máximos e os dentes mais brilhantes fiquem na FAP, mas que se criem condições para que outros 10 tenham pelo menos uma ajuda para tirar o curso pelos meios civis. Eu sei que por exemplo em medicina há 200 vagas (exemplo) e ponto final, mas também não há tantas restrições (muitas delas um bocado exageradas).
Muita gente diz "Quem não tem posses, FAP!", mas esquece o pormenor de que não entrou na AFA e teve a SORTE de os papás poderem pagar um ATPL. E quem não tem papás desses ou não vai ao BES, não tem direito? Podendo ser até melhor e mais talentoso, mais empenhado do que um que tenha dinheiro a rodos... Há sempre injustiças em todo o lado, mas há algumas que podem ser menores se fizermos para isso. Que se ponham 50 vagas na FAP e que se ponham só 10 bolsas ou 5 para quem realmente merece, mas que se crie pelo menos essa possibilidade!

Se há bolsas para o estrangeiro onde o custo total do curso é maior do que um ATPL, porque não criarem-se bolsas para os nossos, nas escolas portuguesas, para um ATPL?

jmsoares91
23-12-10, 20:00
Ha companhias que oferecem Ab Initio, e a TAP fazia ab initio para pilotos ate ha pouco tempo...

Guga
23-12-10, 20:20
A TAP paga TR's, mas AB Initio penso que já acabou há uns bons anos. Pelo menos é o sistema actual desde que me lembro.

Abc

FilipeFernandes
23-12-10, 20:31
Era interessante que o pessoal não se esquecesse que a FAP existe para defender o país e não para dar cursos de piloto à malta que acha que aquilo é fixe......

jmsoares91
23-12-10, 22:00
Na FAP ainda vos pagam para tirar o curso de piloto, querem melhor ?

PullUp
23-12-10, 22:16
Desculpe Guga, mas discordo da sua opinião. Para todos os cursos tem que existir um processo de selecção. Pode-se concordar, ou não, com os critérios, mas eles têm que existir. Também existem em qualquer selecção para um emprego. Se a FAP quer "astronautas", com um perfil "x", porque não podem pedir? É injusto eu usar óculos desde pequeno e não poder ir tirar um curso de piloto, pois é... mas é assim. Outros não têm inteligência ou engenho para entrar em medicina... E então? Temos que deixar toda a gente ser o que quer, só porque quer??? E o Estado paga? A que propósito?
Por essas e por outras, antigamente quem era advogado tinha um emprego digno e era reconhecido. Entretanto, abrem 1000 faculdades privadas e toca a pagar o curso a torto e a direito (com bolsas do Estado em privadas, sim! ) e agora alguns são caixas em supermercados. Desculpem mas não é isto que eu quero para os meus filhos, nem tão pouco quero ajudar a pagar...
Posso concordar que é injusto... mas também é injusto nascer no Sudão em vez da Noruega.

Cumprimentos

Guga
23-12-10, 23:01
PullUP, concordo consigo. Simplesmente tento ver o outro lado da moeda, é injusto é facto mas se há toneladas de bolsas para cursos com muito menos saída e ao mesmo preço, porque não haver para este, por poucas que fossem?
Na FAP não há super-homens, há superstars! Acho muito bem que assim seja, quem anda lá em cima a proteger-me a mim e a si, ao menos que seja o mais perto possível do perfeito. Agora, uma pessoa com a mesma capacidade que eu ou até mais, não entrar porque tem um dente chumbado?? Mas que porcaria é esta?

Filipe, ninguém esqueceu isso, mas também não esqueço que 50000€ são 50000€! Muito menos esqueço que para mim a aviação ou o sonho de pilotar um A330 é completamente imune ao facto de isto ser uma coisa que está na moda ou deixa de estar. Se há quem goste de andar aí armado em papa-pitas mas até se safa a matemática e tal e entra na FAP porque não tem um dente chumado e o outro concorrente tem, e depois de lá estar está a chular o estado e os seus impostos para ser corrido uns tempos depois, lamento mas não faço parte desse grupo pseudo-elitista.

jmsoares, se gostas de aviões, sabes que a FAP até paga e tudo, estás aqui a fazer o quê ainda? Entra para lá! Ou tens um dente chumbado?

lol lol lol

Abc

Bluesky
23-12-10, 23:25
Peço desculpa mas há aqui algum equivoco.
Os cursos de Piloto que se dão na FAP, são para futuros pilotos da Força Aérea. O Estado até tem dificultado a saída de Pilotos formados na FAP para a aviação civil, e muito bem, uma vez que estes tiveram todas as suas despesas suportadas pelo Estado Português.
Talvez se estejam a esquecer que a Academia da Força Aérea, do Exército e da Marinha também dão formação noutras áreas, como o exemplo da Medicina, Engenharias, etc. Todos estes profissionais que são formados nestes locais, têm o dever de continuar nas Forças Armadas Portuguesas.
Agora pergunto, não há Cursos pagos pelo estado para variadissimas profissões com baixissimo interesse para a economia de Portugal? Quanto é que o Estado gasta com cada aluno durante os 5 ou 4 anos de curso superior? Provavelmente o mesmo que poderia gastar num curso de Piloto de 18 meses.
Porque razao uma pessoa que deseja fazer formação de Piloto, tem que ser discriminado em relação a uma pessoa que queira fazer o curso de qualquer outra profissão?
Posso dar o exemplo da dificuldade que eu tive em obter crédito para realizar o meu curso. Os bancos oferecem excelentes condições de taxa para outros cursos, para um curso de Piloto levei com Euribor mais 4%.
Quantos me disseram que se fosse para um curso superior me poderiam emprestar, mas para este tipo de curso, não se enquadrava no financiamento para estudos...
E a incapacidade de ver reconhecido o estatuto de trabalhador estudante no meu local de trabalho, por este não ser um curso reconhecido pelo Ministério da Educação?
Curioso que a profissão de Piloto é reconhecida e respeitada pela maioria dos cidadãos, mas ninguem se preocupou de como estes homens e mulheres lá chegaram. Dos sacrificios que tiveram que fazer, das dificuldades que tiveram que ultrapassar.
Eu tive que esperar e lutar para um emprego que me desse condições para poder pagar o curso... E não posso deixar esse emprego enquanto fiço o curso.
Há muita coisa que se poderia fazer em prol dos que gostariam de fazer o curso de Piloto, e não é só o facto de não existirem Bolsas de Estudo. No entanto uma petição para essa bolsa de estudo pode ser o principio para muita coisa.

BS

jmsoares91
23-12-10, 23:31
jmsoares, se gostas de aviões, sabes que a FAP até paga e tudo, estás aqui a fazer o quê ainda? Entra para lá! Ou tens um dente chumbado?

lol lol lol

Abc

Dente nao, visao.

Guga
24-12-10, 00:22
Então, mas como tu próprio disseste, a FAP até te paga para tirar o curso e tudo!! Pois paga, mas eu também tenho miopia! Tu desististe? Quanto a ti não sei, mas eu não desisto e nem que tenha de lavar escadas, hei-de ser piloto se não morrer antes!

Marco Goncalves
24-12-10, 03:11

Acorianos e nao Acoreanos.pcorn

jmsoares91
24-12-10, 09:27
Então, mas como tu próprio disseste, a FAP até te paga para tirar o curso e tudo!! Pois paga, mas eu também tenho miopia! Tu desististe? Quanto a ti não sei, mas eu não desisto e nem que tenha de lavar escadas, hei-de ser piloto se não morrer antes!

Eu nao desisti, primeiro acabo a licenciatura depois passo para o ATPL, primeiro Engenheiro depois Piloto.

Guga
24-12-10, 13:34
Esta parte já não sei nem é comigo, mas o dinheiro que não tinhas (penso eu que por isso optaste pela engenharia) para tirar o ATPL quando chumbaste na FAP, vai aparecer de um dia para o outro só por acabares engenharia?

jmsoares91
24-12-10, 13:54
Guga engenharia e uma salvaguarda, em caso de algum dia fique desabilitado por motivos medicos e nao possa renovar os exames medicos nao podendo voar mais, acontece, por exemplo um acidente de carro que nos apanhe um braço...

E em 2017 segundo li aqui no forum (nao me lembro ao certo no post) nao ha admissoes de pilotos sem licenciatura nas major...

A licenciatura e sempre uma mais valia no meu ponto de vista

Abraço e boas festas

Guga
24-12-10, 14:30
Claro que sime vou tirar a minh também. Mas lá porque tens engenharia não significa que emprego caia do céu no fim do curso para poder pagar o curso de piloto. Isso é que lixa tudo.

Abc

jmsoares91
24-12-10, 14:55
Claro que sime vou tirar a minh também. Mas lá porque tens engenharia não significa que emprego caia do céu no fim do curso para poder pagar o curso de piloto. Isso é que lixa tudo.

Abc

Concordo plenamente !

Guga
24-12-10, 15:36
Concordo plenamente !

Resta-me desejar-te um feliz natal e um bom 2011, e continua na luta

jmsoares91
24-12-10, 16:09
Resta-me desejar-te um feliz natal e um bom 2011, e continua na luta

Obrigado igualmente guga !

FilipeFernandes
24-12-10, 16:14
Gostava só de desfazer o mito dos dentes....não se chumba nos médicos por ter os dentes chumbados. Chumba-se por tê-los podres, desarranjados ou mal formados, mas arranjados, com chumbo, é um mito urbano.
Acrescento que falo com conhecimento de causa.

Guga
24-12-10, 16:21
Filipe, actualmente pode ser mito urbano, mas há alguns (poucos) anos não foi. E posso também dizer-te que o caso é de alguém próximo a mim. Mas atenção, queria dar mais enfase aos exageros, não própriamente ao dente chumbado em si.

Check Six
24-12-10, 19:09
Chumbo nos dentes?
Não podemos comer alimentos com chumbo mas podemos ter chumbos nos dentes?!

Chama-se Amalgama dentária! E não apresenta chumbo na sua constituição.

Boas festas.

Guga
24-12-10, 20:50
Peço desculpa, pensei que aqui toda a gente soubesse o que é um dente "chumbado". Ignorância a minha, sorry. Merry Xmas

zulu
24-12-10, 23:14
É de mim ou anda tudo doido neste país?????
Bolsa para ATPL?????????????????
Quem tem dedos para tocar cavaquinho que toque para a frente, quem não tem, se quiser que vá para a FAP.(a melhor escola)
Eu paguei do meu bolso e custa, não ando a pagar impostos para andarem a oferecer cursos de piloto.
RIDICULO e JUÍZO NESSAS CABEÇAS, o que faz falta é muito trabalho neste país que assim á menos tempo para pensar em petições e afins.......

BONS VOOS e FELIZ NATAL

Guga
25-12-10, 02:19
zulu, nós também pagamos impostos para você ter uma reforma. A questão não é se deve ou não haver, mas sim se há para outros cursos, porque não haver para este também?

Já agora, se a FAP é a melhor escola porque é que tirou o curso cá fora? Pagou-o você mesmo ou os pais?

F-WWOW
25-12-10, 18:59
É de mim ou anda tudo doido neste país?????
Bolsa para ATPL?????????????????
Quem tem dedos para tocar cavaquinho que toque para a frente, quem não tem, se quiser que vá para a FAP.(a melhor escola)
Eu paguei do meu bolso e custa, não ando a pagar impostos para andarem a oferecer cursos de piloto.
RIDICULO e JUÍZO NESSAS CABEÇAS, o que faz falta é muito trabalho neste país que assim á menos tempo para pensar em petições e afins.......

BONS VOOS e FELIZ NATAL

Concordo plenamente. O que este pais precisa eh de se concentrar no que realmente importa, ou seja, matar a fome aos pobres...
Bolsas para ATPL... num pais ah beira do caos financeiro... ridiculo!

Rui_Dias
25-12-10, 22:08
Atenção que quando se fala na FAP, não esquecer que a FAP têm duas formações de pilotos. PILAV e PIL.

miguel22
25-12-10, 22:49
Atenção que quando se fala na FAP, não esquecer que a FAP têm duas formações de pilotos. PILAV e PIL.

PIL já não existe na FAP ;)

Agora é só PILAV.

Um abraço

FilipeFernandes
25-12-10, 23:01
PIL existe, de facto. No entanto os cursos não têm aberto vagas, não havendo previsão de quando irá acontecer.

jmsoares91
25-12-10, 23:07
PIL já não existe na FAP ;)

Agora é só PILAV.

Um abraço

PIL existe, de facto. No entanto os cursos não têm aberto vagas, não havendo previsão de quando irá acontecer.

Alguem podia explicar qual a diferença entre PIL e PILAV ?

Obrigado

Rui_Dias
25-12-10, 23:15
PILAV tens que entrar pela Academia e entras para os quadros permanentes. PIL é pelo regime de contrato.

jmsoares91
25-12-10, 23:18
PILAV tens que entrar pela Academia e entras para os quadros permanentes. PIL é pelo regime de contrato.

Muito obrigado Rui

Abraço

globalexpress
27-12-10, 13:46
É o reflexo deste país. Toda a gente quer viver à custa de subsídios.

lol e verdade...uma pena..o governo a contar os 'cêntimos' e ainda querem subsídios desta natureza. lol

noony
27-12-10, 20:24
Eu até acredito que esta petição vá avante, mas não será para nenhum de vós!
Cuidadinho com o que pedem pois não vão gostar nada de saber que os vossos impostos estão a financiar ATPL de pessoal que não precisa. Os critérios para atribuição de bolsas são muitas vezes duvidosos, e falo com conhecimento porque me candidatei por duas vezes e conheço a quem tenha sido atribuído.
Meus amigos, tirem a vossa licenciatura e trabalhem!
Vou no meu 2º curso a ter que recorrer ao crédito bancário, e ainda nem acabei de pagar a licenciatura e já estou no ATPL. Só peço que não me falte saúde, porque a "enxada" já tenho e não vou desistir. Façam o mesmo, já existem demasiados parasitas neste país.

brunodias
27-12-10, 21:16
hoje em dia pede-se com cada coisa

meus amigo quem não tem dinheiro não tem vicios

a força aerea ate diz que tem falta de pilotos, concorram

se por acaso esta petição levar a algo, então faço 1 petição para o governo dar 1 lamborghini ou um ultraleve para mim

C212-100
27-12-10, 21:53
hoje em dia pede-se com cada coisa

meus amigo quem não tem dinheiro não tem vicios

a força aerea ate diz que tem falta de pilotos, concorram

se por acaso esta petição levar a algo, então faço 1 petição para o governo dar 1 lamborghini ou um ultraleve para mim

Eu prefiro Aston Martin... Faz a petição a pedir de forma geral, Bruno. Depois cada um punha a excentricidade que queria. :)

Não vão trabalhar não.

brunodias
27-12-10, 22:03
eu ate entendo que para muitos o sonho é ser piloto, mas se querem isso e vos falta o dinheiro, tem que ir para a força aerea, ou então tirar o curso por modulos, mas a 1º opção deve ser melhor

springbok
27-12-10, 22:08
Quando pensava que ja tinha visto tudo neste triste pais, vem alguem que surpreende com mais uma ideia brilhante.

Concordo com o Aston Martin, bom gosto.
O One-77 se não for pedir muito e tambem um subsidiozito mensal ou um lugar de ASPON para o "pitrol".

C212-100
27-12-10, 22:45
eu ate entendo que para muitos o sonho é ser piloto, mas se querem isso e vos falta o dinheiro, tem que ir para a força aerea, ou então tirar o curso por modulos, mas a 1º opção deve ser melhor

Bruno,

Ou trabalhar! Como muitos que eu conheço. Alguns tive o privilégio de conviver em Tires e considerá-los meus amigos. Muitos deles tiravam o Curso PLAA enquanto trabalhavam em empregos de muita responsabilidade. E tiraram o curso. E fizeram-no com muito sucesso! E não deixaram de corresponder no seu emprego. Deve ser muito difícil e não deve ser para todos. Parabéns a eles! De mim ganharam o respeito e a admiração desde os primeiros dias.

Aqueles que pedem hoje bolsas para isso estão a precisar de uma ligação rápida e urgente à Terra.

Gosto do One-77 também! Pode ser! Mas seja ele qual for tem que vir com o cartão para gasolina. :)

Cumprimentos a todos!

Guga
27-12-10, 23:30
A questão nem é ser uma ideia boa ou má, pelo menos para mim passou a ser se há para outros cursos que existem também no público e que têm custos equiparáveis, porque não haver para este também? Por ser considerada uma elite?

PJTN
27-12-10, 23:39
Devia era ser criada uma petição "Anti-facilitismo e anti-subsidiária" que só serve para dar trabalho a quem não tem vocação e aumenta os encargos financeiros do país.

Vivemos numa época de procura de facilidades e do "el-dourado", cada vez existe menos consciência e responsabilidade por parte de quem promulga os cursos, quando havia mercado existiam testes psicotécnicos, para avaliar minimamente a apetência para o curso, numa altura em que o mercado está saturado e cada vez mais precário, basta ter € e fazer parte do grupo de pessoas que pretende seguir a área por todos os motivos, menos aqueles que realmente são importantes, como o gosto pela aviação e a consciência de que se for o caso, será responsável pelo transporte em segurança de milhares de pessoas.

Cada vez se vê mais pessoas iludidas de facilidades e de falta de estudo, cujo curso, consiste essencialmente em decorar bases de dados e conseguir os requisitos mínimos em termos práticos.

Prevejo um futuro em que os pilotos de verdade se mantenham em actividade e os sonhadores voltem às suas actividades, quando por culpa das low-cost e da massificação dos pilotos, o ordenado dos mesmos seja banalizado.

O dia em que isto acontecer, voltarão os ab-initios e a aviação voltará à normalidade no que respeita ao recrutamento, mas com uma transformação radical de modo de vida dos pilotos.

Saudações aeronáuticas.

zulu
27-12-10, 23:47
Caro Guga em resposta ao que me tinhas perguntado antes, sim fui EU que paguei o meu curso e tirei "cá fora" por questões profissionais!

Quanto ao resto que se tem falado, anda tudo a falar nisto da bolsa e petição e tal á espera que lhes caia do céu uma bolsa de 50000 ou mais euros para um ATPL em vez de se esforçarem para conseguirem cumprir o desejo de serem pilotos.....é mesmo a atitude tuga, queixam-se que está tudo mau, que não têm dinheiro, etc , mas ficam em casa a ver tv o dia todo a MAMAR á custa do estado e no natal gastam centenas de euros a comprar porcaria para serem os maiores da aldeia...
Isto revolta quem trabalha e luta todos os dias por algo melhor...peço desculpa se estou a falar demais.

Quanto aos que querem ser pilotos á pala do estado LOOOOOOL, só tenho mais uma coisa a dizer, quem ama de facto a aviação e é ser piloto o que quer para a vida, essa pessoa luta e trabalha como eu conheço alguns que até fome passaram para pagar o curso!

BONS VOOS

F-WWOW
27-12-10, 23:48
A questão nem é ser uma ideia boa ou má, pelo menos para mim passou a ser se há para outros cursos que existem também no público e que têm custos equiparáveis, porque não haver para este também? Por ser considerada uma elite?

Gostava de saber que cursos são esses que estão disponives no ensino publico, a que sao dadas bolsas e que tem os mesmos custos para o estado que um ATPL.

jmsoares91
28-12-10, 00:14
Mas ser piloto nao e so possuir ATPL, eu se tivesse PPL e trabalhando durante a semana era muito feliz a dar umas voltas no sabado ou domingo.

zulu
28-12-10, 00:19
PPL??? pior ainda, o estado a pagar para o pessoal curtir....lol

PPL não é uma licença profissional, não pode ganhar nada com isso(legalmente).
Se assim for o pessoal faz aí uma petições para cursos de mergulho, cartas de marinheiro, cursos de paraquedismo...etc

jmsoares91
28-12-10, 00:28
PPL??? pior ainda, o estado a pagar para o pessoal curtir....lol

PPL não é uma licença profissional, não pode ganhar nada com isso(legalmente).
Se assim for o pessoal faz aí uma petições para cursos de mergulho, cartas de marinheiro, cursos de paraquedismo...etc

zulu percebeu-me mal, nao estava a referir pedir uma bolsa para pagar ppl, mas sim que a maioria pensam que so se é piloto se possuirmos ATPL e vivermos da aviação. Aviação nao e so ATPL era o que queria dizer.

zulu
28-12-10, 00:38
peço desculpa, percebi outra coisa...

Rui_Dias
28-12-10, 18:33
Não sei como é que ainda dão a importância a estas palhaçadas...

Guga
28-12-10, 20:53
Gostava de saber que cursos são esses que estão disponives no ensino publico, a que sao dadas bolsas e que tem os mesmos custos para o estado que um ATPL.

Se achar que um estudante de medicina sai mais barato ao estado durante 6 anos de curso do que um ATPL de 16 ou 18 meses, diga...

E quanto ao que se fala, não digo que não trabalhe para pagar o ATPL ou que não ponha até esse curso à frente de outro qualquer, muito pelo contrário. E já agora, Sr.Zulu, se o termo MAMAR lhe é familiar ou não eu não sei, mas comigo agradeço que não volte a utilizá-lo.

Kiko
28-12-10, 21:13
Ha uns anos vi uma reportagem que dizia que o curso mais caro era o de Medicina com o custo de 4500€/aluno/ano e em seguida as Engenharias a uma distancia consideravel.

P.S.Julgo que o termo "MAMAR" não era dirigido ao Guga e sim a "rendimentos minimos e afins", pelo menos foi assim que interpretei.

Guga
28-12-10, 21:25
Acredito que não, mas não achei que fosse a coisa mais correcta de dizer mesmo que não fosse nesse caso dirigida a mim.

Os valores ao certo não sei, mas a avaliar por esse preço ficaria a quase metade de um ATPL. O que acho razoável é que mesmo que não se "pagasse" o curso às pessoas, pudesse ser dado algum tipo de subsídio aos que tivessem melhor aproveitamento ao longo do percurso escolar e que provassem merecê-lo. A FAP dá o curso e quem não pode ir para a FAP, que trabalhe. É uma forma de ver as coisas, não deixa de ter o seu espaço, mas eu simplesmente tenho outra. Se se gastam rios de dinheiro em centenas de alunos de medicina e até temos excesso de pessoal que não entra pelas médias e vai com subsídios lá para fora, então porque não distribuir esse dinheiro por outras áreas também?

zulu
29-12-10, 00:17
Meu amigo cada um interpreta á sua maneira e ao que lhe diz respeito ou não... pelos vistos ouve gente que percebeu de forma correcta o que eu queria dizer com o termo "MAMAR". Se o meu amigo não percebeu bem, não posso fazer nada quanto a isso.

Guga
29-12-10, 01:30
Poder pode, pode passar a pensar duas vezes antes de escrever e ver em que sentido é que as coisas podem ser interpretadas pelas pessoas que as vão ler, é simples. De qualquer forma não é obrigado a fazê-lo, incorrendo apenas no risco de "MAMAR" uma resposta mais ríspida se eu voltar a não entender o sentido da sua afirmação.

Gafanhoto
30-12-10, 08:32
Nem estou a acreditar bem nisto.... então mas os pobrezecos (como eu) que gastaram 65 mil euros no ATPL, vêm-se à rasca para arranjar trabalho, e agora ainda vêm com estas petições para uns felizardos tirarem o ATPL a preço de amigo? Num mercado de trabalho saturado como o do nosso Portugal isto faz algum sentido? No Brasil falou-se por parte da ANAC na atribuição de bolsas para tirar o CPL, mas isso é no Brasil, que tem um mercado incomparavelmente maior que Portugal e onde como todos sabem existe escassez de pilotos e com tendência a agravar-se. Agora aqui em Portugal? Devem estar a gozar.... Como disseram e bem, querem ser pilotos profissionais? Solução: FAP
Têm a paixão por voar: PPL.

Meus amigos, isto é a coisa mais ridícula que vi passar aqui no fórum.

Isto é tipicamente Zé tuga, quanto mais facilitismos melhor, "venha a mim, venha a mim!"
Felizmente esta história das petições 99% dos casos não leva a nada e por isso esta ideia descabida não passará disto, fico é triste por não haver iniciativa de se fazer uma petição por tentar por exemplo que haja um maior proteccionismo da classe aqui em Portugal, à semelhança do que se passa no Brasil e afins. Ou por tentar que haja um relacionamento JUSTO entre Portugal e Brasil no que toca à colocação de pilotos. Isto sim seria uma petição de valor...

Não dá na FAP? Então trabalhem, juntem dinheiro, e continuem a trabalhar durante o ATPL, como muita gente fez e faz.

brunodias
30-12-10, 09:19
trabalhar???
isso cansa pahh

ir para a fap??

isso tem muitas regras, é tropa

bom é alguem nos pagar o curso, uma bolsa de estudo a custa de todos é que é bom

jmsoares91
30-12-10, 13:49
(...)
Têm a paixão por voar: PPL.

Paixão por voar :plain:

Querem voar e tem paixao pela aviação PPL e o mais indicado, e uma liberdade total.

Abraço e boas festas !

Guga
30-12-10, 13:55
Nem estou a acreditar bem nisto.... então mas os pobrezecos (como eu) que gastaram 65 mil euros no ATPL,

Então você é pobrezeco e vai tirar um ATPL de 65000€, quando há escolas que NESTE MOMENTO têm um preço de 50000€ ou pouco mais?

Desculpe mas se ainda por cima teve de trabalhar para isso, não foi lá muito inteligente na escolha...

Gafanhoto
30-12-10, 14:41
Então você é pobrezeco e vai tirar um ATPL de 65000€, quando há escolas que NESTE MOMENTO têm um preço de 50000€ ou pouco mais?

Desculpe mas se ainda por cima teve de trabalhar para isso, não foi lá muito inteligente na escolha...

Caríssimo Guga,

Quando disse "pobrezeco" era mais no sentido de ter de pagar o curso na totalidade, sem bolsas de coisa nenhuma nem ajudas de lado nenhum.

Em relação à minha falta de inteligência na escolha respondo-lhe da seguinte forma: Por ter pedido empréstimo bancário com período de carência de 3 anos optei por escolher uma escola que tivesse meios que me permitissem acabar o curso no menor tempo possível de modo a não abranger a totalidade do período de carência.

Publicidades à parte, escolhi a Aerocondor por ter uma frota maior o que permite voar mais regularmente do que nas outras escolas o que me proporcionou acabar o ATPL em 1 ano e 3 meses. Como pode ver, ainda tenho uma boa margem de tempo para arranjar emprego na aviação ou noutra área até o periodo de carencia esgotar e já ter meios financeiros reunidos que me possibilitem pagar a prestação. Tenho amigos nas outras escolas que começaram antes de mim e ainda lá andam.

Na verdade, o curso ficou-me em 61 mil pois paguei a pronto. Se compensa a diferença? Compensa, principalmente no caso de quem tem empréstimo no banco.

E sim, ainda fui trabalhando durante o curso e como eu muitos dos meus colegas, alguns com vidas bem piores.

Inteligente ou não, pelo menos luto pelo que quero e não fico à MAMA ou na esperança de uma bolsa milagrosa para satisfazer o capricho. :punk:

Kiko
30-12-10, 17:20

Guga, uma escola não se escolhe só pelo preço. Por isso é que TODAS têm alunos. Por exemplo, a localização geografica. Se houvesse uma escola a fazer o ATPL por 40.000€ em Madrid mesmo assim eu não ia! Casado, com 3 filhos prefiro pagar a diferença para uma escola local diferenca essa que rapidamente seria dissipada pelos custos de alojamento.

Va la, tenham bom senso e cuidado com o tom com que se escreve.

Guga
30-12-10, 17:58
Gafanhoto,

eu sei que todas têm alunos e que todas têm as suas vantagens e desvantagens. Quis que o meu post fosse feito mais num tom irónico mas possível e provavelmente não o entendeu como tal e é totalmente legítimo que não o tenha feito. No caso de não ter dinheiro para o curso e o empréstimo ser a única opção, eu pessoalmente sendo novo e tendo mais do que tempo, não me preocuparia tanto com o tempo do curso e mais sim com o dinheiro que não tinha. Provavelmente acabou o curso há mais tempo do que a diferença de tempo entre o curso de 65.000 e o curso de 50.000, continua sem emprego na área e tem mais 15.000 para pagar ao banco fora juros do período de carência. Mas lá está, como disse esta seria a minha forma de ver as coisas.
Neste momento e como tudo indica começarei o curso em 2011, em vez de o tirar na AWA em Lisboa por 50000€, vou durante 11 meses para os EUA, tirar o curso em moldes JAA por 42000e com alojamento e pagarei apenas a minha própria alimentação que trabalhando num part-time tipo McDonalds ou coisa do género, deve cobrir perfeitamente esse montante. Já li algumas opiniões de pessoas que fizeram o mesmo e dizem que trabalhar ao mesmo tempo é dificil, mas com determinação acho que tudo se consegue. Como ando a dormir uma média de 5 ou 6 horas em dias normais e épocas de aulas, não morro se fizer lá o mesmo.

Kiko, a si não posso responder muito, sendo que tentei passar um tom irónico no meu post e você não entendeu como tal, a sua resposta não "serve" para o caso embora seja válida e mostre a sua opinião no caso.

No assunto da bolsa em si, não sou de acordo com a bolsa a 100%, mas obviamente se há bolsas para milhentos outros cursos, sou obrigado a colocar a questão: Porque é que não há para este caso também?
Cada um terá a sua opinião. Mas para dar um exemplo, a FAP tem 50 vagas por ano para pilotos (exemplo), para medicina existem 250, são 5x mais. No entanto há ainda bolsas para medicina, mas para ATPL, 0. Os estudantes de medicina são livres de irem para onde querem depois de 5 anos ou 6 de curso, na FAP têm de lá ficar (bom por um lado, mau por outro). Não pode ser tudo igual, mas talvez algumas coisas pudessem ser atenuadas.

Ricardo Ferreira
30-12-10, 18:22
O que pode oferecer um médico à sociedade?
O que pode oferecer um piloto à sociedade?

Prefiro que o dinheiro dos meus impostos paguem 1000 cursos de medicina a 1 curso de piloto.

Guga
30-12-10, 18:53
O que pode oferecer à sociedade portuguesa um médico português formado em espanha e que fique a trabalhar lá fora? Com sorte vem cá pagar impostos na altura da reforma.

O que um piloto pode oferecer à sociedade? Diz-me antes tu que és piloto. Ou tiraste um curso para ser inútil?

Kiko
31-12-10, 08:33
Guga,

Se faz tensão de ir para os EUA para tirar o curso por que é mais barato (e não pelo facto se ser uma aventura) então faça uma folha de Excel e aponte TODOS os gastos que tiver la que não teria cá como viagens, taxis, refeições fora, o despertador que teve que comprar, as contas de telf, etc, etc . No final some...

Um ultimo conselho, fale com varias pessoas do meio sobre a ida para uma escola nos EUA mesmo sendo JAA. Sobretudo gente que lhe possa dar uma perspectiva realista. Dou-lhe uma dica, se conhece algum aluno (ou melhor ainda um instrutor) na AAE pergunte-lhe qual a opinião generalizada dos instrutores sobre o contingente deles que foi para os EUA fazer a parte do voo.

Luis_Bravo
31-12-10, 11:39
Não sendo muto activo neste forum, hoje apeteceu-me participar...

Realmente um subsidiozinho vinha mesmo a calhar ( como em qualquer outra situação....),
mas meus caros, subscrevendo o que o Ricardo Ferreira disse, mas de uma forma menos "drástica", a verdade é que o nosso País necessita de médicos... e infelizmente, tristemente, lamentavelmente... NAO necessita de mais pilotos... Claro que quem quer (como eu) tentar contrariar essa tendência e seguir o seu sonho tem todo o mérito (seja a trabalhar ao mesmo tempo ou com o curso oferecido pelos papás...).

Se vivêssemos no Brasil, onde de facto precisam de mais pilotos do que têm, ai faria sentido um empréstimo dado pelo estado com mais facilidades de pagamento, ou mesmo uma bolsa, pois de facto é uma necessidade do pais e o facto de se formarem mais pilotos vai fazer com que as empresas lá gerem mais dinheiro...

Mas cá...seria realmente um investimento inteligente do estado uma bolsa para pilotos, que provavelmente nem acabariam a trabalhar em Portugal por falta de mercado?

Melhores dias virão, a aviação vai voltar a crescer, os transportes são necessários a qualquer economia e tal, mas neste momento a coisa de facto não está facil....

Cps, desculpem o testamento...hj tou com muito tempo livre...lol