PDA

Vizualizar Versão Completa : O Porquê de não haver Low Cost nos Açores !

rammstein
01-10-09, 10:38
Olá ! Como tenho paixão pela aviação apresento-me a esta casa !
Ai vai o meu primeiro post !

Segundo o Decreto Lei nº 138/99, de 23 de Abril, as companhias que desejem operar nesta rota terão também de servir as ilhas de S. Miguel, Pico, Terceira, Santa Maria e Faial, sendo assim meus amigos enquanto esta lei subsistir, os interesses da SATA e dos seus funcionarios estarão salvaguardados. Ou seja termos que continuar a pagar cerca de 300 euros para um voo de 1h50m, temos que sustentar os voos dos funcionarios, das mulheres e maridos e filhos dos funcionarios, dos pais em linha directa que também tem desconto, dos melhores seguros médicos que eles tem, entre outras coisas até às creches que são suportadas a 50% pela nossa transportadora publica (com o dinheiro dos nossos impostos ) nos melhores colegios da cidade. E mais a Sata dá mais regalia aos Madeirenses que aos Açoreanos !
Venha o Low Cost que nós merecemos, levantemos a vós contra estas empresas familiares que servem 1% da população açoreana ! É vê-los (funcionários) a ir para o fim se semana prolongado para Lisboa de graça, enquanto TU ficas cá ....

LowCost Em Portugal

Faro, Funchal, Lisboa, Porto e para os funcionários da SATA !

pcarvalho
01-10-09, 10:50

Segundo o Decreto Lei nº 138/99, de 23 de Abril, as companhias que desejem operar nesta rota terão também de servir as ilhas de S. Miguel, Pico, Terceira, Santa Maria e Faial, sendo assim meus amigos enquanto esta lei subsistir, os interesses da SATA e dos seus funcionarios estarão salvaguardados. Ou seja termos que continuar a pagar cerca de 300 euros para um voo de 1h50m, temos que sustentar os voos dos funcionarios, das mulheres e maridos e filhos dos funcionarios, dos pais em linha directa que também tem desconto, dos melhores seguros médicos que eles tem, entre outras coisas até às creches que são suportadas a 50% pela nossa transportadora publica (com o dinheiro dos nossos impostos ) nos melhores colegios da cidade. E mais a Sata dá mais regalia aos Madeirenses que aos Açoreanos !
Venha o Low Cost que nós merecemos, levantemos a vós contra estas empresas familiares que servem 1% da população açoreana ! É vê-los (funcionários) a ir para o fim se semana prolongado para Lisboa de graça, enquanto TU ficas cá ....

LowCost Em Portugal

Seja bem vindo rammstein

Pois é, sem alteração dessa lei não estou a ver como elas possam servir os Açores. Só se aparecer algum advogado que consiga escorregar numa virgula, dar um pontapé em algum ponto final, eliminar algum ponto e virgula :) desse Decreto Lei.
A malta dos Algarve sofre de um mal parecido, felizmente não das Low cost mas da companhia de bandeira. Se reparar, todas as promoções que são lançadas é tudo apartir de LIS e OPO, FAO não existe :)

Paulo Carvalho

Pedro_Loureiro
01-10-09, 12:43
Enquanto isso, entraram hoje em vigor novas tarifas mais reduzidas (um pouquinho, pronto, quase nada ;) ) para os residentes nos Açores.

rammstein
01-10-09, 13:48
O " decrescimo " em principio será apenas para os voos inter-ilhas. O que não serve para nada ! Mais, estamos a falar numa empresa que teve só no ano passado 3 milhoes negativos ! O João Jardim é que faz bem, não quer empresas regionais, abriu o ceu da Madeira e lá vieram eles ! Tem sempre hoteis cheios. Nos Açores estão vazios! Só para terem uma ideia um avião por exe. A310 leva cerca de 230 passageiros, geralmente e fora epocas altas (Dezembro/Julho/Agosto) comporta 50 % de funcionarios não pagantes, 40 % de equipas desportivas regionais que também não pagam, 5 % doentes que podiam fazer o tratamento nos Açores, mas por falta de equipamento básico são enviados para o continente e 5% de pagantes efectivos. Como poderá esta empresa dar lucro !

NunoPimentel
01-10-09, 13:59
Relativamente ao tráfego inter-ilhas a situação é bastante complicada, não só nos Açores como em todas as regiões consideradas "isoladas". Daí a existência do serviço público, perfeitamente justificado pelas leis comunitárias, obviamente transpostas para a nossa lei.

E o serviço público é isso mesmo, criar condições mínimas para os habitantes locais se poderem deslocar. Estas medidas têm em vista minimizar o isolamento e promover a Economia local.

A sangue frio pode parecer que se está a esbanjar dinheiro (e está), mas é para o bem da região. Imagina que a SATA Açores não recebia apoios do Estado, cada bilhete custaria uma fortuna. Infelizmente nem todos ganham.

Abraço,

Nuno Pimentel

BATSA
01-10-09, 14:19
Não percebo...

Então como é que companhias como Air Berlin, Primera, Finnair, entre outras operam regularmente para Ponta Delgada sem irem às outras ilhas?!

rammstein
01-10-09, 14:44
Isto é outro esquema ! A Região paga para estes aviões trazerem turistas para Ponta Delgada, principalmente nas epocas baixas. Porque se um açoreano quiser seguir nestes aviões não pode a não ser na Air Berlin, só que uma das imposições foi de a tarifa não ser mais baixa do que a SATA. Portanto não serve para nada. Se forem ao site da www.sata.pt podem ver voos de Funchal para Lisboa desde 35 Euros e vise versa a 41 Euros. Mais a sata faz voos directos para alguns pontos da Europa, Londres, Manchester, Frankfurt, Paris, etc ... , mas nós açoreanos temos que ir tomar estes aviões à Madeira. Junto envio o novo avião com o novo logotipo da empresa e vejam ...

JanetFlight
01-10-09, 15:29
Bem vindo Rammstein...já agora dia 8 de Novembro tambem vou la estar, ja tenho bilhetinho ;D

rammstein
01-10-09, 15:55
Assim mesmo amigo aproveita.
Abraços.

NunoPimentel
01-10-09, 16:32
São situações diferentes. A Obrigação de Serviço Público (OSP) abrange os voos inter-ilhas, não os voos para o exterior (excepção aos domésticos em Portugal, mas isso são outros fados que nem vale a pena discutir).

Do exterior "voa quem quiser", ao abrigo da liberalização do tráfego aéreo. A questão dos incentivos é também outra cantiga, que no meu leigo pensamento acaba por ser um subsídio indirecto.

Abraço,

Nuno Pimentel

skysurfer
01-10-09, 17:59
Esta é uma das situações que já comentei com várias pessoas.
Ha pessoas que são contra as low cost, no entanto se não fossem as mesmas eu como muita gente não poderia voar tanto e conhecer outros sítios.
Nesses sítios entram o Açores que penso que também iriam ganhar mais turismo caso existisse para essas bandas uma low cost.

É claro que isso acabaria também por baixar os preços da concorrência, como é o caso agora da Madeira. Esta situação na altura da liberalização para a Madeira também foi muito discutida, devido a que as passagens de ultima hora (que como sendo ilhas é mais para habitantes das ilhas que precisem urgentemente de se deslocar ao continente por ex.) poderem ficar mais caras.

No fundo gostaria também que os Madeirenses aqui presentes pudessem dar uma achega sobre quais os efeitos para eles da liberalização da Madeira, foi positivo ou nem por isso?

José Alberto
01-10-09, 18:08
No fundo gostaria também que os Madeirenses aqui presentes pudessem dar uma achega sobre quais os efeitos para eles da liberalização da Madeira, foi positivo ou nem por isso?

Desde que se marque a viagem com antecedência é positivo. As viagens de ultima hora é que...

Bom bom era uma descida das taxas do Aeroporto da Madeira.

skysurfer
01-10-09, 18:09

Desde que se marque a viagem com antecedência é positivo. As viagens de ultima hora é que...

Bom bom era uma descida das taxas do Aeroporto da Madeira.

Eu não muito em cima do assunto, mas viagens de ultima hora qual tem sido em media o topo? 500, 600 € mais? ???

José Alberto
01-10-09, 18:13
Eu não muito em cima do assunto, mas viagens de ultima hora qual tem sido em media o topo? 500, 600 € mais? ???

Também não sou capaz de dizer os máximos. Sei que há meses o meu irmão pagou à volta de 50 euros* por uma viagem LPMA-LPPT-LPMA na EasyJet.

*vou confirmar o valor.

Luis Rodrigues
01-10-09, 18:14
Também não sou capaz de dizer os máximos. Sei que há meses o meu irmão pagou à volta de 50 euros* por uma viagem LPMA-LPPT-LPMA na EasyJet.

*vou confirmar o valor.

Sim Pode ser esse valor, mas depente se é marca com muito tempo entre a Reserva e a data do Voo e as Épocas do Ano.

skysurfer
01-10-09, 18:16

*vou confirmar o valor.

Eu eu Junho fiz uma simulação para Setembro e consegui um valor de 41 €....

Incrível....porque antes da easyjet por menos de 200 € não se conseguia nada, eu pelo menos não conseguia :\

José Alberto
01-10-09, 18:18

*vou confirmar o valor.

Sim Pode ser esse valor, mas depente se é marca com muito tempo entre a Reserva e a data do Voo e as Épocas do Ano.

Sim, ele marcou a viagem com meses de antecedência.

Incrível....porque antes da easyjet por menos de 200 € não se conseguia nada, eu pelo menos não conseguia :\

Mas em situações de urgência a viagem normalmente fica mais cara que antes da liberalização da rota.

skysurfer
01-10-09, 18:20

Mas em situações de urgência a viagem normalmente fica mais cara que antes da liberalização da rota.

Era desses valores que eu gostava de saber.

paulo linhares
01-10-09, 19:36
Boa noite , falar de prêços praticados pela sata ainda se tolera , agora falar dos seus funcionários é demais ...
Olhe os funcionários tambem pagam , (taxas) e so seguem se houver lugar no aviâo , as creches em 50% digo-lhe já que é mentira , seguros médicos pagam-se uma percentagem mensal como outra empresa qualquer , olhe voe na tap se nâo gosta da sata .

LowCost Em Portugal

AndreGarcez
01-10-09, 19:42
Agora que o Paulo esclareceu as dúvidas, vamos acalmar os ânimos sff... ;)

Siga o debate!

ct2htm
01-10-09, 21:02
Boas,

Na minha opinião a questão da não existência de "low-costs" a trabalhar para o arquipélago dos Açores desde o continente tem a ver com factos inerentes à política exercida pela governação desse território autónomo. Será um proteccionismo excessivo à companhia local o principal entrave a estas operações o que infelizmente prova que a política ainda é um obstáculo difícil de transpor, mesmo quando o desenvolvimento económico de uma região está em causa! Paradoxo? Não, em Portugal existem outros monopólios que o sereno povo nunca contestou ou contestará! Por isso resta-nos aguardar melhores dias e entretanto escolhermos outros destinos que não esse arquipélago. Não se justificam os valores cobrados pela SATA e pela TAP! Seria bom que os nossos governantes olhassem um pouco para o que se passa aqui ao lado em Espanha, há mercado para todos e as companhias são livres de operarem quer as Canárias quer as Baleares.
???

Saudações

PagodaTroop
01-10-09, 22:45
Saudações a Todos:

Há, de facto, muita confusão feita acerca das facilidades de passagens (aquilo que na gíria se chamam de IDs – Industry Discounts) concedidas a funcionários e familiares de funcionários.

Se me permitem, apesar de não ser perito no assunto, vou tentar dar umas dicas sobre isto:

Não se paga nada nos bilhetes ID? Falso. Paga-se sempre mesmo quando se pagam só as taxas - os chamados ID00s (designadamente os ID00R1 e ID00R2) – e bilhetes desse tipo são concedidos sim, mas em numero muito limitado. Nos outros há sempre lugar a um preço que variará em função do percurso (claro) e do tipo de bilhete sendo que nem todos os bilhetes serão acessíveis a todos os tipos de utente: o cônjuge e filhos dos funcionários poderão usufruir dos bilhetes IDZSR2 e pagarão menos que os irmãos do funcionário que usam bilhetes ID8SR1 (com menor percentagem de desconto sobre a tarifa base em vigor).

Regra geral paga-se menos do que numa tarifa normal? Sim paga-se (muito embora casos há em que com certas promoções que se podem obter a coisa não fique assim com tanta diferença…). Mas se se paga menos a verdade é que isto tem (como é óbvio e não podia deixar de ser) o seu downside...

É que com excepção de parte dos bilhetes ID00 (os ID00R1, dos quais só se pode ter um ou dois por ano variando com o tempo de serviço) nenhum outro ID confere direito a uma reserva de lugar – só se viaja se houver lugar vago. Isto quer dizer que nenhum passageiro ID tira, seja de que forma for, o lugar a um pax normal e pagante e nenhum destes últimos ficará em terra para que um passageiro ID embarque.

Mais: tecnicamente um pax com tarifa ID designa-se por um PAD, uma sigla engraçada que significa Passenger Availiable to Disembark: ora esta parte do Available to Disembark quer dizer isso mesmo: disponível para ser chutado do avião para fora caso apareça um pax pagante para ocupar o seu lugar à partida do voo. E para aqueles que acham que isto é fogo de vista devo dizer que já vi isto acontecer – em situações reais... ;)

Como vêem paga-se menos mas a partir daí a paródia acaba. Como seria natural, se calhar, né? ;)

Por isso se disserem que o voo X partiu com 50% de lugares ocupados por PADs isso não significa 50% de borlas a bordo. Significa que seriam 50 % de lugares vazios e que, ao serem ocupados por PADs, ainda permitiram à companhia receber algum dinheiro por lugares que à partida não venderia e sobre os quais teria rendimento zero!

Quanto ao facto de os funcionários das companhias e famílias terem direito a essas facilidades isso não é mais do que um dos muitos exemplos que se vêem por esse mundo do trabalho fora. Sinceramente não acho nada de especial...

Peço desculpa pelo off-topic mas ninguém é obrigado a saber de tudo e assim pode-se contribuir para esclarecer opiniões menos informadas.

Muita gente aqui haverá que sabe mais disto que eu. Se for caso de aditar ou corrigir alguma coisa…façam o favor! ;)

Cumps à Comunidade ;)

skysurfer
01-10-09, 22:51
Obrigado pela explicação.

Na minha humilde opinião, não discordo com esta atitudes, pena nem todas as empresas não terem estas "iniciativas"

Por isso se disserem que o voo X partiu com 50% de lugares ocupados por PADs isso não significa 50% de borlas a bordo. Significa que seriam 50 % de lugares vazios e que, ao serem ocupados por PADs, ainda permitiram à companhia receber algum dinheiro por lugares que à partida não venderia e sobre os quais teria rendimento zero!

Não posso concordar mais....

Pedro_Loureiro
01-10-09, 22:58
Pagooda, não poderias ter dado explicação melhor.

Eu próprio costumava aproveitar as chamadas "borlas", mas que têm o seu custo.
Hoje em dia há muita oferta que as compensa, e para mim era um transtorno ir para os aeroportos 1 e até 2 dias antes para saber se havia lugares, nunca esperei pelo ultimo dia para o fazer, até que um dia não consegui lugar. Imaginem o transtorno para quem precisa de se apresentar ao serviço e não têm qualquer tipo de justificação para apresentar à empresa (sim, porque não temos o direito a reclamar, o que eu concordo).

Ou seja, já desde inícios de 2007 que não as uso.
Antigamente sim, era um privilégio dos grandes, hoje continua a ser um privilegio, mas há alternativas melhores, pelos preços baixos das passagens, e por ter o lugar seguro.

9V-SKA
01-10-09, 23:31
Boas

Em relação às facilidades já foi bem explicado esta questão.

Em relação ao serviço público não deve haver muitas companhias no mundo em que são obrigadas a voar mesmo que não tenham pax ou até só um como já me aconteceu. A Sata Air Açores é!! todas as ilhas, à excepção do Corvo e salvo condições meteo ou técnicas/mecânicas, têm que ser tocadas todos os dias... há correio, carga que tem prazos a cumprir. As únicas rotas rentáveis inter ilhas são apenas entre PDL/TER/HOR e mesmo assim... as outras 2x semana ou 1 ou então de barco.... assim não. Nunca andei no IP3 mas contribui para a sua construção e manutenção. De muito bom grado. Chama-se a isso solidariedade nacional.

Quanto para fora dos Açores que o mercado funcione.. Acho é que ninguém se vai aventurar com preços muito mais baixos. Ainda não é um mercado apelativo e significativo. Mas que comecem!!! só assim é que teremos a certeza

Rui Alves
01-10-09, 23:56
Lembram-se do Herman Enciclopédia?! Pois bem... como se dizia por lá:
"Este Homem é um Sinhore"!

Daquilo que sei parece-me Muitíssimo bem explicado Pagoda!

De modo a ajudar no esclarecimento, deixo as seguintes notas:
Usufruo de IDs, dado que o meu pai foi trabalhador da TAP, durante cerca de 30 anos.

Regra geral paga-se menos do que numa tarifa normal? Sim paga-se (muito embora casos há em que com certas promoções que se podem obter a coisa não fique assim com tanta diferença…).
Afirmativo.
Caso Real:
já fiz MAD-LIS-FNC-LIS-MAD na easyJet varias vezes, exactamente porque era +barato e tinha certeza de voar.

Isto quer dizer que nenhum passageiro ID tira, seja de que forma for, o lugar a um pax normal e pagante e nenhum destes últimos ficará em terra para que um passageiro ID embarque.
Caso não haja lugar, a espera é indefinida até que haja lugar.
Fins de semana, Greves, Mau Tempo, Epocas Altas do ano (Natal, Pascoa, Fim do Ano) são quase No Go...

Mais: tecnicamente um pax com tarifa ID designa-se por um PAD, uma sigla engraçada que significa Passenger Availiable to Disembark: ora esta parte do Available to Disembark quer dizer isso mesmo: disponível para ser chutado do avião para fora caso apareça um pax pagante para ocupar o seu lugar à partida do voo. E para aqueles que acham que isto é fogo de vista devo dizer que já vi isto acontecer – em situações reais... ;)
Afirmativo.
Caso Real:
Regressava eu a FNC num LIS-FNC.
Avião cheio. Chamada às operações e pedido de Jump. o Cmdt concede 2.
Afinal o avião so tem 1 Jump seat.
Voltei para o terminal, depois de ter estado dentro do avião.

Afirmativo.

Quanto ao facto de os funcionários das companhias e famílias terem direito a essas facilidades isso não é mais do que um dos muitos exemplos que se vêem por esse mundo do trabalho fora. Sinceramente não acho nada de especial...
Como havia uns que tinham ADSE.
Outros com seguros medicos das Empresas, que cobrem a familia toda.
Condições especiais de ensino.

Um sem numero de regalias que variam de empresa para empresa e de pais para pais.

Windshear
02-10-09, 00:11
Isto é outro esquema ! A Região paga para estes aviões trazerem turistas para Ponta Delgada, principalmente nas epocas baixas. Porque se um açoreano quiser seguir nestes aviões não pode a não ser na Air Berlin, só que uma das imposições foi de a tarifa não ser mais baixa do que a SATA. Portanto não serve para nada. Se forem ao site da www.sata.pt podem ver voos de Funchal para Lisboa desde 35 Euros e vise versa a 41 Euros. Mais a sata faz voos directos para alguns pontos da Europa, Londres, Manchester, Frankfurt, Paris, etc ... , mas nós açoreanos temos que ir tomar estes aviões à Madeira. Junto envio o novo avião com o novo logotipo da empresa e vejam ...

A SATA tem voos directos regulares de Ponta Delgada para Londres, Manchester, Amesterdão, Frankfurt e dentro de pouco tempo para Copenhaga.

Tanto reclamar mas queria ver o que era dos Açores sem a SATA...

rammstein
02-10-09, 10:05
Tenho que responder dois colegas deste site :

1º Aviation Lover - que colocou a seguinte descrição " Já agora informo que grande parte da população açoriana trabalha na SATA, sendo a maior empresa açoriana " . Isto não tem fundamento nenhum. Nos ultimos censos e de 2007 eramos 244.006 mil habitantes, portanto, estava bonito se trabalhassem quase todos na sata ! Dos trabalhadores efectivos da região que são cerca de 160 mil grande percentagem trabalha para a Função Publica e para privados ! Mais informo desde já que os funcionarios da Sata não tem estatuto de funcionarios publicos. A Sata tem cerca de 4.000 funcionarios.

2º Paulo Linhares - “ Olhe os funcionários tambem pagam , (taxas) e so seguem se houver lugar no aviâo , as creches em 50% digo-lhe já que é mentira , seguros médicos pagam-se uma percentagem mensal como outra empresa qualquer , olhe voe na tap se nâo gosta da sata . “ - Meu amigo estas vantagens não são inventadas por mim, são ditas pelos proprios funcionarios da sata e de peito bem aberto. Se calhar deviam era de ficar calados ...

Mais informo que não tenho nada contra estes previlegios, mas sim contra uma empresa que tem 3 milhoes de euros negativos e nada faz para melhorar a situação, e porquê ? porque é sustentada pelos nossos impostos, portanto enquanto houver a injecção de dinheiros publicos esta situação só tende a piorar.

ClearedForTakeOff
02-10-09, 22:47

*vou confirmar o valor.
paguei 105€ num LIS-FNC marcado 4h antes do STD, numa 6ª feira de greve de pilotos TAP.

José Alberto
02-10-09, 22:59
paguei 105€ num LIS-FNC marcado 4h antes do STD, numa 6ª feira de greve de pilotos TAP.

Como podem ver, depende da sorte de cada um ;D

Hawks
02-10-09, 23:31
Em relação ao pedido de opinião sobre os efeitos da liberalização na linha da Madeira creio que já se pode ir fazendo algumas considerações:

- Com um mês e meio de antecedência marquei um voo de ida e volta LIS-FNC na TAP por 45€ (por ter subsídio de residente). Com alguma antecedência é relativamente fácil encontrar viagens a este valor se formos flexíveis nos horários.

-Viagens marcadas com poucos dias de antecedência (de véspera ou no próprio dia) e sem flexibilidade de horário ficam mais caras mas, ainda assim, mais baratas do que na temporada pré-liberalização. Se estes dias incluem sexta-feira ou Domingo podem ficar ligeiramente mais caras do que no mesmo período.

-Viagens no Natal são bastante mais inflacionadas, mesmo com alguns meses de antecedência. O valor máximo pode ser superior a 500€, mesmo com a aplicação do subsídio. É no entanto ainda possível encontrar a horários pouco cómodos (madrugada) voos a cerca de 220€ para madeirenses.

-A TAP lançou recentemente uma campanha a pensar nos estudantes madeirenses que nesta altura ingressam na universidade: + 10 kg de bagagem extra de porão. Tenho dúvidas que sem concorrência tal medida seria possível. Eu pelo menos nunca tive essas "prendas".

- Marquei recentemente um voo Milão - Lisboa - Funchal que me saiu mais barato que um simples voo Lisboa - Funchal operado em regime de serviço público. Os destinos europeus estão agora mais ao alcance dos madeirenses já que não têm a barreira dos 240€ para chegar até Lisboa, como acontecia anteriormente.

- O tráfego de passageiros nacionais cresceu na Madeira com a entrada da easyJet.

O meu balanço é positivo e creio que nos Açores o impacto poderia ser ainda mais favorável.

Angelo Rosa
04-10-09, 11:47

PDL-FRA 1 voo por semana (directo) e "reservavel" no site da SATA
PDL-LGW e MAN 1 voo por semana (circular PDL-MAN-LGW-PDL) e "reservavel" no site da SATA
PDL-AMS 1 voo por semana (directo) e "reservavel" no site da SATA

Paris so reservavel a partir do Funchal, pois a SATA so opera a partir de la.

Sabe o que sao voos charter??

Abracos,