PDA

Vizualizar Versão Completa : Sobretaxa de combustível de nove euros nos voos para a Madeira e Açores

Jopeg
15-10-09, 08:25
Caros,

In PressTur:

TAP vai manter sobretaxa zeroem promoções para Madeira e Açores

Presstur 14-10-2009 (15h21)

A TAP, apesar do aumento hoje para nove euros da sobretaxa de combustível nos voos dos Açores e Madeira, vai manter a sua não aplicação em tarifas promocionais, como as da campanha “Preço relaxante” que actualmente tem em curso para a Madeira e em algumas classes de reservas para residentes e estudantes no caso dos Açores, disse ao PressTUR fonte oficial da companhia.
A fonte da companhia explicou que as tarifas ORAMPLUS das ligações entre Lisboa e o Funchal terão zero euros de sobretaxa de combustível e que as tarifas ORAMTAP nas ligações entre o Porto e o Funchal terão uma sobretaxa mais baixa, de quatro euros.
Em relação aos Açores, a fonte explicou que a companhia mantém classes de reservas para residentes na Região Autónoma e para estudantes em que a sobretaxa de combustível continuará a ser de zero euros.

Sobretaxa de combustível dos voos TAP sobe para nove euros na Madeira e Açores

Presstur 14-10-2009 (15h01)

A TAP aumenta a partir de amanhã de quatro para nove euros por percurso a sobretaxa de combustível nos voos de e para a Madeira e Açores, que é regulada por portaria nas linhas açorianas e que a companhia tem por política estender a sua aplicação aos voos das rotas madeirenses, disse ao PressTUR fonte oficial da transportadora aérea.
A TAP tinha reposto a sobretaxa de combustível nos voos dos Açores e da Madeira a 10 de Julho, que estava suspensa desde Abril, em função da evolução dos preços dos combustíveis, que estiveram em baixa acentuada nos primeiros meses do ano e desde então têm vindo sucessivamente a subir.
No caso dos Açores, a sobretaxa de combustível é regulada pela aplicação de um mecanismo que leva em conta a evolução das cotações do petróleo e as taxas de câmbio dólar – euro.
Em relação à Madeira, a TAP tem anunciado ser sua política aplicar os mesmos valores que nas ligações com os Açores, e não os que pratica nas restantes rotas, que são de 30 euros por percurso na maioria das ligações dentro da Europa, incluindo as domésticas no Continente, 35 euros nos casos da Escandinávia, Finlândia e Rússia e 120 nos intercontinentais.

SATA aumenta sobretaxa de combustível para nove euros nos voos da Madeira e Açores

Presstur 14-10-2009 (19h22)

SATA vai aumentar a sobretaxa de combustível de quatro para nove euros por segmento nos voos de e para a Madeira e os Açores a partir de amanhã, confirmou ao PressTUR, fonte do gabinete de comunicação da transportadora açoriana.
Além dos voos entre o Continente e as ilhas, a SATA vai aumentar também a sobretaxa de combustível nos voos entre o Funchal e o Porto Santo, para nove euros mas que abrange os voos de ida-e-volta.

A transportadora açoriana acompanha a TAP que esta tarde disse que iria aumentar a sobretaxa de combustível (clique para ler: Sobretaxa de combustível dos voos TAP sobe para nove euros na Madeira e Açores http://www.presstur.com/site/news.asp?news=22352).

A mesma fonte da SATA lembrou que a sobretaxa de combustível nas rotas de serviço público, referindo-se aos voos entre o Continente e a Madeira e os Açores, é regulada por um mecanismo de revisão trimestral aprovado pelo INAC.

“Temos de cumprir as regulamentações do INAC”, afirmou.

A sobretaxa é calculada com base na evolução da cotação do preço do petróleo e da taxa de câmbio EURO/USD do trimestre anterior.

A sobretaxa de combustível não será aplicada nas tarifas promocionais Discount e Discount Mais da SATA.

Cmps,

Jopeg

Jopeg
06-01-11, 17:28
Caros,

Novos aumentos crying :

Nos voos a partir de dia 14

Taxa de combustível dos voos Madeira e Açores sobe para 19 euros por percurso

Presstur 06-01-2011 (13h29)

A TAP está a informar o mercado de que, a partir de dia 14, os bilhetes dos voos entre o Continente e a Madeira e os Açores têm um acréscimo de quatro euros por percurso, pela subida da sobretaxa de combustível, que passa para 19 euros.
O valor da sobretaxa de combustível aplicado pela TAP é em função do que é determinado pelo INAC, autoridade aeronáutica portuguesa, em relação às ligações com os Açores, tanto do Continente como da Madeira.
A TAP, além de aplicar esse valor de referência para os Açores e aplica-o também às ligações com a Madeira, que assim têm uma sobretaxa de combustível mais baixa do que as restantes ligações de médio curso da companhia aérea.
Uma informação da Direcção de Vendas para Portugal da TAP às agências de viagens a que o PressTUR teve acesso especifica que “o valor da taxa YQ aplicável nas viagens entre o Continente e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, passa a ser de 19 Euros por direcção (em vez de 15 Eur/dir.), para Emissões a partir do dia 7 de Janeiro e Viagens a partir do dia 14 de Janeiro”.
A companhia informa também as agências de viagens que mantém isentas de sobretaxa de combustível as tarifas promocionais (ORAMPLUS) entre Lisboa e o Funchal, as tarifas na classe reserva O das ligações entre o Continente e os Açores e as Tarifas de Residente e Estudante entre os Açores e o Continente (classes de reserva T, E e U).
A última alteração da sobretaxa de combustível das ligações com os Açores, tanto do Continente como da Madeira, tinha ocorrido em meados de Outubro, quando o INAC fixou o valor em 15 euros para o último trimestre de 2010, embaixa de um euro em relação ao que estava em vigor (clique para ler: INAC anuncia descida da sobretaxa de fuel nas ligações aéreas com os Açores).
Antes dessa descida, porém, a tendência dominante tinha sido de agravamento, o último dos quais nos primeiros dias de Julho, quando a sobretaxa subiu três euros, para 16.
Entretanto, já em finais de Setembro, em função da evolução dos preços do combustível de avião nos mercados internacionais, a TAP tinha aumentado as sobretaxas de combustível em voos internacionais dentro da Europa e intercontinentais, entre cinco e dez euros.
De acordo com o Índice IATA do Jet Fuel, o preço do combustível de avião estava no final de 2010 em máximos desde o último trimestre de 2008 (passado o “pico” do ano de 2008, quando foi atingido o valor recorde de 1.424,5 dólares por tonelada), nos 848,9 dólares por tonelada na semana terminada a 24 de Dezembro, em alta de 26,3% em relação à semana homóloga de 2009 e de 80,5% em relação à semana homóloga de 2008.

Um abraço,

Jopeg

ClearedForTakeOff
06-01-11, 17:50
Caros,

Novos aumentos crying :

Um abraço,

Jopeg

há alguma razão contabilistica para esta aparente ficticia taxa imposta á companhia, ou é apenas um subterfúgio para não adimitir aumento unilateral dos preços?

Senão haveria taxas de handling, de limpeza do avião, de carro follow me, de refeição etc

José Alberto
06-01-11, 17:57
Olha, mesmo com as tais caixinhas....

Marco Goncalves
06-01-11, 18:24
E mais uma forma de trazer mais turistas aos Acores impondo mais uma taxa de combustivel.

Mas o que me fez rir e um pouco off topic e a idea de cobrar 3 Euros aos passageiros dos Barcos de Cruzeiro que escalam Ponta Delgada e que desejam sair do Barco para dar um passeio por Ponta Delgada,e caso para dizer que aqui mata-se a galinha dos ovos de ouro.....Se for avante sera mais uma autentica aberracao por parte das Autoridades......

Pedro_Loureiro
06-01-11, 18:39
há alguma razão contabilistica para esta aparente ficticia taxa imposta á companhia, ou é apenas um subterfúgio para não adimitir aumento unilateral dos preços?

Senão haveria taxas de handling, de limpeza do avião, de carro follow me, de refeição etc

Tirei agora um print screen da minha plataforma de investimentos, o gráfico mensal do preço do crude desde Julho de 2006 até hoje.

Basicamente o que acontece é isto, quando a vela é verde (subida), aumenta-se o preço do combustivél, quando a vela é vermelha (descida) não se faz nada.

Agora vejam e tirem as vossas conclusões.

http://c6.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/of9064093/7835976_4W3NA.jpeg

Jopeg
06-01-11, 19:02

Caro CFTO,

Penso que a única diferença é nas comissões a pagar às agências, que assim incidem só sobre o valor da tarifa e não sobre o valor da tarifa + suplemento de combustível.

Mas há um lado inverso :whistlinggd5:

Em Novembro cancelei um bilhete "TAP Discount" para Milão. A TAP devolveu-me 42€ de um bilhete que tinha custado 68€. Só não devolveu a tarifa (21€) e a taxa de emisão de bilhete (5€), ou seja, acabei por beneficiar desta separação entre tarifa e suplemento de combustível.

Pessoalmente não concordo minimamente com esta taxa. Se os custos de operação estão mais caros devido ao aumento do combustível ... aumente-se a tarifa !!! Nada de "truques" ...

Um abraço,

Jopeg

Jopeg
06-01-11, 19:05
E mais uma forma de trazer mais turistas aos Acores impondo mais uma taxa de combustivel.

Mas o que me fez rir e um pouco off topic e a idea de cobrar 3 Euros aos passageiros dos Barcos de Cruzeiro que escalam Ponta Delgada e que desejam sair do Barco para dar um passeio por Ponta Delgada,e caso para dizer que aqui mata-se a galinha dos ovos de ouro.....Se for avante sera mais uma autentica aberracao por parte das Autoridades......

Concordo inteiramente com o estimado Marco !

E mais ... não tem muita lógica ter programas como o Iniciative.pt, para atrair turistas, e depois cobrar estas taxas.

Abraço,

Jopeg

op59980
06-01-11, 20:46
Taxas, taxas, taxas...

Hoje em dia existem demasiadas taxas por tudo e por nada; é sobre-taxa de combustivel (durante um tempo incluida na própria tarifa), é taxa de segurança (de quê não sei), é taxa de emissão e/ou reserva, é a taxa para reembolso.
Muito admiro quem simplifica, como o Japão e Brasil (desde Oct-2010) que proibiram tais coisas inventadas pelas companhias, obrigando que as vendas de bilhetes nos seus países, começando a viajem aí, só tenham taxas de aeroportos e governamentais.

Aqui pelo burgo adoptou-se a técnica de adicionar taxas de/para as próprias companhias (salvo algumas excepções de partilha) á imagem das grandes LH BA AF que inventaram esta técnica. É especialmente eficaz com venda de viagens interline, onde exista múltiplas companhias envolvidas do pax de A->->Z via vários pontos, pois fica o emissor do bilhete (habitualmente o 1º transportador) com as taxas cobradas, mesmo que 'sejam' de outrem.
Estas taxas não costumam ser partilhadas, como acontece com as tarifas - logo posso vender (eu AA) um percurso de Lisboa para Washington LIS(AA)->EWR(BB)->IAD de tarifa EUR100 cobrando adicional taxa de combustivel EUR100, mas partilho com transportadora BB só EUR100 de tarifa, ficando a taxa na totalidade para mim!

ClearedForTakeOff
07-01-11, 13:51
Taxas, taxas, taxas...

Hoje em dia existem demasiadas taxas por tudo e por nada; é sobre-taxa de combustivel (durante um tempo incluida na própria tarifa), é taxa de segurança (de quê não sei), é taxa de emissão e/ou reserva, é a taxa para reembolso.
Muito admiro quem simplifica, como o Japão e Brasil (desde Oct-2010) que proibiram tais coisas inventadas pelas companhias, obrigando que as vendas de bilhetes nos seus países, começando a viajem aí, só tenham taxas de aeroportos e governamentais.

Aqui pelo burgo adoptou-se a técnica de adicionar taxas de/para as próprias companhias (salvo algumas excepções de partilha) á imagem das grandes LH BA AF que inventaram esta técnica. É especialmente eficaz com venda de viagens interline, onde exista múltiplas companhias envolvidas do pax de A->->Z via vários pontos, pois fica o emissor do bilhete (habitualmente o 1º transportador) com as taxas cobradas, mesmo que 'sejam' de outrem.
Estas taxas não costumam ser partilhadas, como acontece com as tarifas - logo posso vender (eu AA) um percurso de Lisboa para Washington LIS(AA)->EWR(BB)->IAD de tarifa EUR100 cobrando adicional taxa de combustivel EUR100, mas partilho com transportadora BB só EUR100 de tarifa, ficando a taxa na totalidade para mim!

Thx pelas explicações (Jopeg idem), não era nada óbvio.

Do ponto de vista do pax...ainda falam da RYR ter taxas a mais...

Resendes
07-01-11, 14:19
Hoje tentei antecipar um Ponta Delgada - Lisboa comprado há cerca de uma semana atrás. Informaram-me de que para realizar essa alteração teria que pagar o aumento da sobretaxa de combustível. Sabem se esta é uma prática normal noutras companhias (a cobrança de aumentos nas taxas de combustível vários dias após o pagamento da tarifa)?

Cumprimentos,
Resendes

Jopeg
07-01-11, 15:16
Hoje tentei antecipar um Ponta Delgada - Lisboa comprado há cerca de uma semana atrás. Informaram-me de que para realizar essa alteração teria que pagar o aumento da sobretaxa de combustível. Sabem se esta é uma prática normal noutras companhias (a cobrança de aumentos nas taxas de combustível vários dias após o pagamento da tarifa)?

Cumprimentos,
Resendes

Amigo Resendes,

Pela notícia que acima coloquei, penso que esse aumento será só a partir de dia 14.

Mas isto faz-me lembrar a história da minha reclamação de 2€. Ver: http://www.aviacaoportugal.net/showthread.php?t=2872

Quando fiz a reserva era (foi-me dado) um preço, por uma "coincidência dos diabos" demoraram 10 dias a emitir o bilhete e depois retiraram +2€ da minha conta sem a minha autorização, sem o meu conhecimento.

Um abraço,

Jopeg

tangarizie
07-01-11, 15:20
Amigo Resendes,

Pela notícia que acima coloquei, penso que esse aumento será só a partir de dia 14.

Mas isto faz-me lembrar a história da minha reclamação de 2€. Ver: http://www.aviacaoportugal.net/showthread.php?t=2872

Quando fiz a reserva era (foi-me dado) um preço, por uma "coincidência dos diabos" demoraram 10 dias a emitir o bilhete e depois retiraram +2€ da minha conta sem a minha autorização, sem o meu conhecimento.

Um abraço,

Jopeg

Jopeg,

Neste caso não. Uma leitura atenta da notícia revela que: "...para Emissões a partir do dia 7 de Janeiro e Viagens a partir do dia 14 de Janeiro".

Abraços.

Jopeg
07-01-11, 15:25
Jopeg,

Neste caso não. Uma leitura atenta da notícia revela que: "...para Emissões a partir do dia 7 de Janeiro e Viagens a partir do dia 14 de Janeiro".

Abraços.

Esclarecido caro tangarizie ! cool

Assim tem toda a lógica ... "Emissões a partir do dia 7 de Janeiro" ...

Um abraço,

Jopeg

op59980
07-01-11, 15:48
Hoje tentei antecipar um Ponta Delgada - Lisboa comprado há cerca de uma semana atrás. Informaram-me de que para realizar essa alteração teria que pagar o aumento da sobretaxa de combustível.

Caro Resendes, ao pedir uma alteração á viagem por si já comprada, está a alterar um 'contracto' que fez com uma companhia aérea. Ao fazê-lo a agência/companhia é obrigada (regras IATA) a recalcular a viagem seguindo um certo número de passos, isto passa por:
- revalidação/remarcação das reservas já efectuadas
- revalidação ou recálculo da tarifa
- recálculo das taxas (todas elas)
Está de facto a fazer um novo 'contracto', que é realizado com a emissão de um novo bilhete; então qualquer nova taxa que entretanto tenha entrado em vigor, será corrigida e cobrada/devolvida a diferença.

Resendes
07-01-11, 19:40
Muito obrigado pelas vossas excelentes explicações!

Cumprimentos,
Resendes

Jopeg
08-02-11, 08:47
Caros,

In Económico:

Aviação

TAP cobra mais aos passageiros por causa do petróleo

Hermínia Saraiva 08/02/11 00:05

A TAP, liderada por Fernando Pinto, diz que, “por norma, só afecta 30% [do preço dos combustíveis] ao cliente final”.

O aumento terá impacto na factura dos passageiros, que pagarão mais dois a cinco euros por voo.

A TAP começou este mês, um dia depois do petróleo ‘brent' ultrapassar a fasquia dos 100 dólares, a rever em alta a taxa de combustível para os voos europeus e de longo curso. No caso da Europa, os passageiros pagam agora 32 euros, contra os 30 que pagaram até ao final do mês passado. No longo curso, o aumento foi de cinco euros, passando para 135 euros.

Estes aumentos acontecem quando ainda não estão fechadas as contas de 2010, mas em que já se sabe que a factura com combustíveis cresceu mais de 40%. Entre Janeiro e Novembro, a companhia aérea já tinha gasto mais 46% (chegando a um custo de 479 milhões de euros), do que em igual período de 2009, altura em que estes gastos eram de 328 milhões.

"A ‘taxa de combustível' tem conhecido uma tendência de subida, que acompanha a subida consolidada do preço dos combustíveis nos últimos anos, embora já tenha descido duas vezes desde que foi instituída", explica fonte oficial da TAP ao Diário Económico

Jopeg

Jopeg
17-02-11, 09:10
Caros,

In Económico:

TAP admite voltar a rever preços devido à subida do petróleo

Hermínia Saraiva 17/02/11 00:05

A taxa de ocupação dos aviões da TAP aumentou mais de 6% no ano passado, ao atingir os 74,5%.

A companhia prevê crescimento de 5% para este ano e quer chegar a 9,5 milhões de passageiros.

Depois de uma primeira subida das taxas de combustível no início de Fevereiro, a TAP vem agora admitir que pode voltar a mexer nos custos adicionais aos bilhetes caso o preço do petróleo continue alto. "Mantendo-se os níveis elevados a que está o combustível, a única saída é passar isso para o preço", admitiu ontem Luiz Gama Mór, administrador da TAP com o pelouro da área comercial, à margem da conferência de imprensa de apresentação do balanço da actividade comercial em 2010 e dos objectivos para este ano.

A TAP subiu a taxa de combustível para os voos europeus e de longo curso a 1 de Fevereiro, tal como o Diário Económico avançou. No caso da Europa, os passageiros pagam agora 32 euros, mais dois euros do que o valor cobrado até ao final do mês passado. No longo curso, a subida foi de cinco euros, passando para 135 euros. Os aumentos aconteceram um dia depois de o ‘brent', referência às importações de petróleo nacionais, ter superado os 100 dólares.

Jopeg

Jopeg
09-03-11, 20:58
Caros,

In Presstur:

TAP sobe sobretaxas de combustível a partir de amanhã

Presstur 09-03-2011 (16h08)

A TAP está a informar as agências de viagens portuguesas que os bilhetes e viagens vendidos a partir de amanhã já terão sobretaxas de combustível mais elevadas, entre 34 euros por percurso nos voos dentro de Portugal continental e na maior parte das rotas internacionais na Europa e 145 nas rotas intercontinentais do Brasil, Angola, Moçambique, Estados Unidos e Venezuela.

Uma circular às agências de viagens emitida pela direcção de Vendas para Portugal da TAP a que o PressTUR teve acesso afirma que a companhia viu-se “forçada” a fazer os aumentos das sobretaxas nos voos à partida de Portugal devido “aos constantes aumentos do preço do combustível”.
Já em 8 de Fevereiro a TAP tinha aumentado para 32 euros por percurso as sobretaxas de combustível nos voos em Portugal Continental e internacionais europeus, à excepção das ligações com Escandinávia, Finlândia, Hungria, Polónia, República Checa e Rússia, e para 135 os intercontinentais, à excepção de São Tomé, Cabo Verde, Senegal e Guiné Bissau.
Na informação que a TAP fez hoje às agências de viagens, a companhia indica que a sobretaxa de combustível (YQ) passa para 34 euros por percurso nas rotas do Continente e internacionais europeias, à excepção das linhas da Escandinávia, Finlândia, Hungria, Polónia, República Checa, Grécia, Áustria, nas quais passa para 42 euros por percurso, e Rússia, onde sobe para 60 euros por percurso.
Em relação aos voos intercontinentais, a companhia aumenta a sobretaxa para 42 euros por percurso nas ligações com Argélia e Marrocos, 125 euros por percurso nas ligações com São Tomé, Cabo Verde, Senegal, Guiné-Bissau e Mali e 145 nas restantes rotas de África (Angola e Moçambique) e Américas (Brasil, Venezuela e Estados Unidos).
A informação da TAP também refere que nas rotas da Madeira e dos Açores mantém a sobretaxa em 19 euros por percurso.
Neste caso, a companhia tem mantido a política de aplicar aos voos da Madeira a sobretaxa que vigora para os Açores, a qual é fixada trimestralmente pela autoridade aeronáutica portuguesa (INAC).
A companhia destaca ainda nessa informação que “existem algumas excepções a estes valores, para determinadas tarifas e destinos da Rede TAP, em que o valor da taxa YQ é mais baixo”, solicitando aos agentes de viagens que consultem os sistemas de reservas.
A TAP, como outras companhias aéreas, tem seguido a política de também fazer reduções nas sobretaxas para ter no mercado promoções mais apelativas.
A subida do preço do jet fuel tem-se acentuado fortemente nas últimas semanas, reflectindo principalmente a situação de conflito armado na Líbia, um dos importantes produtores de petróleo, mas o aumento de preços tem sido a tendência geral desde 2009, com a recuperação da economia mundial

Jopeg

Jopeg
07-04-11, 17:15
Caros,

In Presstur:

Sobretaxa dos voos Açores e Madeira sobe 47,4% a partir de segunda-feira

Presstur 07-04-2011 (15h02)

A TAP aumenta a partir de segunda-feira, 11 de Abril, em 47,4%, de 19 para 28 euros por percurso, o valor da sobretaxa de combustível dos voos de e para as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, que são reguladas pelo INAC, autoridade aeronáutica portuguesa.
O valor das taxas é fixado para as ligações de e para os Açores, mas a TAP optou por também o aplicar nas ligações com a Madeira para evitar aplicar o montante que tem nos voos de médio curso dentro da Europa, incluindo Portugal continental, que é mais elevado (actualmente está nos 34 euros por percurso).
Tradicionalmente, a SATA tem adoptado uma política de sobretaxas de combustível igual à da TAP, até porque a actualização do montante é calculada pelo INAC.
Uma informação da TAP a que o PressTUR teve acesso refere que a companhia "recebeu informação do INAC sobre a actualização trimestral (2º trimestre de 2011) da taxa de combustível (YQ) entre o Continente e as Região Autónoma dos Açores e entre os Açores e a Madeira” e que nessa informação o novo valor indicado é 28 euros por percurso.
O valor da sobretaxa é revisto trimestralmente em função da evolução do preço combustível de avião, que de acordo com o Índice IATA do Jet Fuel estava na semana terminada a 1 de Abril em máximos desde o máximo histórico de Julho de 2008, bem como da taxa de câmbio do euro em relação dólar, que é a moeda de referência para os combustíveis.
Nessa informação a TAP indica que mantém a política de aplicar a mesma sobretaxa aos voos de e para a Madeira, à excepção das tarifas promocionais (ORAMPLUS), que têm sobretaxa zero.
A TAP informa ainda que continua a não aplicar a sobretaxa (taxa YQ) tarifas de residentes e estudantes dos Açores [classe reserva O das ligações entre o Continente e os Açores e as Tarifas de Residente e Estudante entre os Açores e o Continente (classes de reserva T, E e U)].
O aumento que entra em vigor no dia 11, tanto para vendas como para viagens, é o segundo este ano, depois que em 14 de Janeiro houve uma subida de quatro euros, para 19 euros por percurso.
Antes desse aumento no início deste ano, a sobretaxa tinha aumentado três euros por percurso, para 16 euros, a 9 de Julho.
Seguiu-se, em Outubro, uma redução de um euro, para 15 euros por percurso, que o INAC teve então a iniciativa de ser ele próprio a anunciar.

Um abraço,

Jopeg

Jopeg
12-04-11, 08:26
Caros,

In RTP:

Açores: ida e volta a Lisboa com 56 euros de taxa de combustível

Por: António Gil

Se olharmos para a evolução, há um ano atrás esta taxa de combustível custava menos 30 euros.

Taxa de combustível subiu hoje 18 euros nos voos entre os Açores e o continente. Quer na Tap quer da Sata Internacional a taxa passa de 38 para 56 euros.

A partir de agora paga mais 18 euros numa viagem de ida e volta, mas se recuarmos até 2010, damos conta que a taxa de combustível já custou menos 30 euros.

No segundo trimestre de 2010 a taxa de combustível nos voos da TAP e da SATA Internacional era de 26 euros numa viagem de ida e volta aos Açores. O valor final da viagem fixava-se nos 251 euros e 50 cêntimos.

A partir de hoje passa a custar 281 euros e 50 cêntimos, a taxa de combustível é de 56 euros.

As transportadoras aéreas podem cobrar uma taxa que previne o aumento do preço do combustível, e esta sobretaxa é sujeita a revisão trimestral.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Aviação Civil,

No primeiro trimestre de 2010 a taxa de combustível fixava-se nos 24 euros.

No terceiro trimestre do ano passado custava 32 euros, já no último trimestre desceu para 30 euros.

Nos primeiros 3 meses deste ano sobe para 38 euros, agora, em Abril, o aumento ascende aos 56 euros.

Este aumento afeta todas as tarifas exceto as promocionais.

Antena 1 Açores

Jopeg

op59980
15-04-11, 18:21
Em Presstur 14-04-2011:
Jet fuel encarece quase 5% numa semana e ultrapassa os 1.100 dólares por tonelada - Índice IATA

O preço do combustível disparou 4,7% na primeira semana de Abril e pela primeira vez desde o “Verão quente” de 2008 passou a marca dos 1.100 dólares por tonelada, cotando-se a 1.127,4 dólares, mais 33,8% que no primeiro dia deste ano com cotação publicada pelo Índice IATA do Jet Fuel e mais 50% que há um ano.
O cálculo do Índice para o preço médio do barril de jet fuel desde o início deste ano aponta o valor de 124,5 dólares, mais 42,4% que no período homólogo de 2010, mais 115,8% que em 2009 e, inclusivamente, mais 2,4% que em 2008, ano em que o combustível disparou para o recorde absoluto de 1.424,5 dólares, na semana terminada a 4 de Julho.
...
O facto, porém, é que a “interiorização” da crise tem sido um processo progressivo, como também o tem sido a subida de preços via sobretaxa de combustível, pelo que o seu eventual impacto nas viagens dos portugueses está ainda por se fazer sentir em pleno.
Os dados do Índice IATA do Jet Fuel mostram que a subida de preços do combustível ainda dá mostras de estar a consolidar-se e, por outro lado, que mesmo a haver uma tendência vai levar muito tempo até que as sobretaxas possam começar a ser retiradas.
...
A informação do Índice IATA sobre os preços por regiões mostra ainda que a Europa está com o segundo preço mais elevado na semana terminada a 8 de Abril, com 1.136,4 dólares por tonelada, muito próximo dos 1.136,8 dólares na América Central e do Sul que é a região onde normalmente o preço é mais elevado, mas que tem pouco peso no cálculo do Índice (4%), para o qual contam sobretudo a América do Norte, com 39%, Europa, com 28%, e Ásia e Oceânia, com 22%.
Na América do Norte o preço estava em 1.130,1 dólares por tonelada na semana terminada a 8 de Abril e na Ásia e Oceânia estaca em 1.115,8 dólares.
Médio Oriente e África (7% do Índice) era a região com o preço mais baixo, nos 1.106 dólares, ainda assim 4,5% mais alto que há uma semana e 50,4% acima da semana homóloga de 2010.

Jopeg
20-04-11, 22:30
Caros,

In Presstur:

Em rotas de médio e longo cursos

TAP volta a subir sobretaxa de combustível
Mais quatro a dez euros por percurso

Presstur 20-04-2011 (03h15)

A TAP sobe partir de 22 de Abril as sobretaxas de combustível em algumas rotas de médio curso intra-europeu, incluindo Portugal Continental, de 34 para 38 euros por percurso, e nos voos intercontinentais mais longos, designadamente da África do Sul, Angola, Moçambique, Brasil, EUA e Venezuela, nos quais passa de 145 para 155 euros por percurso.
Uma informação da TAP às agências de viagens a que o PressTUR indica que a subida entra em vigor a 22 de Abril tanto para emissões como para viagens e especifica que o aumento de quatro euros na Europa abrange as linhas da Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Croácia (uma das novidades deste ano), Espanha, França, Itália, Reino Unido e Suíça.
O aumento da sobretaxa nestas rotas de médio curso é de 11,8% e nas rotas da África do Sul, Angola, Moçambique, Brasil, EUA e Venezuela é de 6,9%.
Isentas do aumento ficam as linhas das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, cuja sobretaxa aumentou a 11 de Abril de 19 para 28 euros, conforme aplicação da portaria que as regula, e as rotas em que a TAP já tinha taxas diferenciadas.
São os casos das rotas da Escandinávia, Finlândia, Hungria, Polónia, República Checa, Grécia e Áustria, nas quais a TAP mantém 42 euros por percurso, Rússia, onde mantém 60 euros por percurso, Argélia e Marrocos, onde mantém 42 euros por percurso, e Cabo Verde, Guiné-Bissau, Senegal, São Tomé, Gana e Mali, onde mantém 125 euros por percurso.
A TAP tinha aumentado as sobretaxas de combustível a 10 de Março, então de forma generalizada.
A subida das sobretaxas de combustível é uma tendência que está a alastrar na aviação comercial em resposta à subida do preço do combustível, que em poucos anos se tornou a maior rubrica de custos do sector.
Os últimos dados do Índice IATA do Jet Fuel, relativos ainda à semana terminada a 8 de Abril, indicam que o preço atingiu um novo máximo (excluindo o “pico” do ano de 2008) nos 1.127,4 euros por tonelada, mais 63,9% acima do preço máximo do ano de 2009 e 32,8% acima do máximo de 2010.
De acordo com o Índice, o mais grave para as contas das companhias é que o preço médio desde o início do ano atingiu os 124,5 dólares por barril, que é um valor recorde para o primeiro quadrimestre e supera inclusivamente o ano de 2008, em que o jet fuel atingiu o recorde absoluto de 1.424,5 dólares.
A 124,5 dólares o barril de jet fuel (+42,4% que no período homólogo de 2010, +115,8% que no período homólogo de 2009 e +2,4% que no período homólogo de 2008), se o consumo se mantivesse constante e as companhias não aplicassem políticas de hedging o sector da aviação iria ver a conta de combustível crescer o montante astronómico de 55 mil milhões de dólares.
Só entre a semana terminada a 11 de Março, quando entrou em vigor o anterior aumento das sobretaxas de combustível da TAP, e a semana de 8 de Abril, de acordo com o Índice o preço médio da tonelada subiu 8,1% ou 84,5 dólares, de 1.042,9 para 1.1127,4 dólares.
A informação da TAP às agências de viagens a que o PressTUR teve acesso recomenda aos agentes que levem em conta que a companhia mantém “algumas excepções” aos valores das sobretaxas informados, “para tarifas e destinos específicos”, nos quais aplica valores mais baixos.
Entre as companhias que aumentaram recentemente as sobretaxas de fuel contam-se a australiana Qantas, que a partir de 28 de Abril passa a cobrar mais 200 dólares ida e volta nos voos para o Reino Unido (de 380 para 580 dólares) e nas ligações com os EUA (de 300 para 500 dólares).
Outros exemplos recentes são os da Singapore Airlines, Emirates, Japan Airlines, Air China, China Eastern Airlines, British Airways.
Em Portugal, além da TAP também a Brussels e os operadores turísticos que contrataram charters para as Caraíbas anunciaram aumentos das sobretaxas.

Um abraço,

Jopeg

Jopeg
07-10-11, 21:29
Caros,

In Presstur:

Menos um euro a partir de terça-feira

TAP reduz suplemento de combustível nas ligações com Açores e Madeira

Presstur 07-10-2011 (21h11)

A sobretaxa de combustível dos voos TAP entre o continente e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira baixa de 32 para 31 euros por percurso nas emissões e viagens a partir da próxima terça-feira, 11 de Outubro.

A descida, de acordo com informação a que o PressTUR teve acesso, foi comunicado hoje às agências de viagens pela Direcção de Vendas para Portugal da companhia aérea.

A sobretaxa de combustível dos Açores é revista trimestralmente pelo INAC, de acordo com um mecanismo que leva em conta a variação do preços do combustível e do câmbio do euro face ao dólar, que é a moeda de referência para as transacções de petróleo e derivados.

A TAP, por sua vez, decidiu aplicar a mesma taxa dos Açores às ligações com a Madeira, para permitir um valor mais baixo do que aplica nas ligações dentro do continente e no médio curso europeu.

Na última actualização, eu entrou em vigor a 11 de Julho, a sobretaxa tinha aumentado de 28 para 32 euros por percurso (clique para ler: Sobretaxa dos voos de e para Açores e Madeira sobem para 32 euros a 11 de Julho).

Nas últimas semanas, com a turbulência nos mercados internacionais o dólar subiu e o petróleo baixou, o que levou a que, segundo o Índice IATA do Jet Fuel o preço do combustível de avião tivesse caído para o mínimo de sete meses.

A informação da Direcção de Vendas para Portugal da TAP a que o PressTUR teve acesso explica que a companhia mantém isentas de taxas as tarifas promocionais (ORAMPLUS) entre Lisboa e o Funchal, as tarifas entre o Continente e os Açores na classe de reserva O e as tarifas de residente e estudante entre os Açores e o Continente (classes de reserva T, E e U).

Jopeg

pegaso07
08-10-11, 09:51
li aqui algo que me espantou : uma taxa de desembarque no porto marítimo de Ponta Delgada ! anda-se sempre a ficar mas admirado...!

vem isto a propósito que vi há tempos uma campanha da SATA, financiada pelo Governo Regional, em que se bem me recordo, para uns dias X de viagem, o hotel era grátis ! admirou-me não ver indignações sinceras sobre este financiamento encapotado à SATA e aos hóteis dos Açores ! não que ache mal, se as contas demonstrarem a bondade da opção, mas se se protesta para uns casos...!

mais me espanta que a Madeira não tenha ainda a sua Companhia Aérea ( se os Açores tem...!) e mantenha um silêncio absoluto sobre transportes aéreos ! acho bastante esquesito

isto porque, em tempo de vôo, as tarifas base para Açores e Madeira são carissimas, e quer os continentais, quer os ilhéus, tem muito poucas alternativas

Jopeg
16-01-12, 09:25
Caros,

In Presstur:

Sobretaxa de fuel sobe três euros na Europa e cinco no longo curso

Bilhetes da TAP mais caros nos voos à partida de Portugal

Presstur 14-01-2012 (11h00)

A TAP aumentou as sobretaxas de combustível dos voos à partida de Portugal em três euros por percurso nas rotas intra-europeias e do Norte de África e em cinco euros por percurso nas ligações de longo curso com Angola, Moçambique, Brasil, Estados Unidos e Venezuela, segundo informação às agências de viagens a que o PressTUR teve acesso.
De acordo com essa informação o aumento entrou em vigor nas emissões de bilhetes a partir de ontem para viagens a partir de hoje.
A informação especifica que a sobretaxa dos voos dentro de Portugal Continental e para a Alemanha, Benelux, Croácia, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Suíça passou de 38 para 41 euros por percurso.
Nos voos para a Escandinávia, Finlândia, Hungria, Polónia, República Checa, Grécia e Áustria, bem como Cabo Verde, Guiné-Bissau, Senegal, São Tomé, Gana e Mali o aumento é de 42 para 45 euros.
Nos voos da Rússia, que são os mais longos dentro da Europa, o aumento é de 60 para 63 euros.
A sobretaxa das ligações com Angola, Moçambique, Brasil, Estados Unidos e Venezuela passou de 155 para 160 euros.
Fora destes aumentos ficam as ligações entre os Continente e Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, que se mantêm em 31 euros por percurso.
A sobretaxa dos voos dos Açores é actualizada trimestralmente pelo INAC, pela aplicação de uma portaria que leva em conta os preços do combustível e o câmbio do euro, mas a TAP decidiu estender a sua aplicação às ligações com a Madeira.
A informação às agências de viagens da Direcção de Vendas para Portugal da TAP a que o PressTUR teve acesso sublinha que “existem algumas excepções, para tarifas e destinos específicos, em que o valor da taxa YQ [combustível] aplicável é mais baixo”.
Normalmente trata-se de promoções, em que a companhia opta por baixar a sobretaxa em lugar da tarifa, designadamente quando esta já muito baixa.
Para os clientes é indiferente como é feito o ajustamento, porque o que conhecem e o que lhes é aplicado é o valor do bilhete com todas as taxas incluídas.
A subida do preço do combustível é uma “dor de cabeça” que as companhias aéreas enfrentam desde há uns anos e que, segundo explicam, não é coberta pelas sobretaxas de combustível, que apenas lhes permitem reduzir parcialmente os aumentos de preços.
De acordo com o Índice do Jet Fuel que a IATA publica semanalmente, em 2011 o preço médio do barril de combustível de avião foi em 2011 de 127,5 dólares, mais 19,3% do que estava no início do ano, mais 44,2% do que estava no início de 2010 e mais do dobro (+108,3%) do que estava no início de 2009.
Segundo os cálculos da IATA, a factura de combustíveis da aviação comercial agravou-se, assim, 60 mil milhões de dólares relativamente ao ano de 2010.
Estes cálculos, porém, não levam em conta as protecções de preço que a maior parte das companhias contrata (hedging) e, por outro lado, também não leva em conta as flutuações cambiais, designadamente para as companhias da Zona Euro, que nas últimas semanas tem visto descer a cotação da divisa europeia face ao dólar, que é a moeda de referência nas transacções de combustíveis.
A última cotação do ano de 2011 do Índice da IATA (na semana terminada a 30 de Dezembro) indicava o valor 978,9 dólares por tonelada (124,2 dólares por barril), 16,2% ou 136,4 dólares acima do mínimo do ano (842,5 dólares no final da primeira semana do ano), mas 13,2% ou 148,5 dólares abaixo do máximo (1.127,4 dólares na semana terminada a 8 de Abril).
Relativamente à última cotação de 2010, no fim de 2011 a tonelada de jet fuel estava 17,8% mais cara.
Em meados de Dezembro, no tradicional almoço de Natal com a Imprensa, o presidente da Administração e CEO da TAP, Fernando Pinto, avançou que a companhia antecipa que na melhor das hipóteses terá ficado no break-even em 2011 e atribuiu a degradação dos resultados face aos 62,3 milhões de lucros em 2010 ao encarecimento do combustível.
Fernando Pinto disse nessa ocasião que o encarecimento do jet fuel acarretou para a TAP um agravamento da factura de combustíveis em 170 milhões de euros.

Jopeg

Jopeg
05-03-12, 09:21
Caros,

In Presstur:

Com jet fuel 14% mais caro em Fevereiro

TAP sobe sobretaxas de combustível entre dois e cinco euros por percurso

Presstur 05-03-2012 (07h27)

A TAP já está a cobrar mais dois a mais cinco euros por percurso nos voos internacionais e dentro de Portugal Continental vendidos em Portugal, a título de aumento das sobretaxas de combustível, que passaram para 43 euros nos voos mais curtos na Europa e 165 nos intercontinentais mais longos, segundo uma informação às agências de viagens a que o PressTUR teve acesso.

Com estes aumentos, a TAP segue a tendência que se tem estado a verificar na aviação comercial a nível mundial, em reacção à subida do preço do combustível de avião que nos últimos anos se tornou a rubrica de custos mais pesada, representando 30% dos custos totais em 2011, segundo as estimativas mais recentes da IATA.

A informação às agências de viagens da Direcção de Vendas para Portugal da TAP a que o PressTUR indica que a subida da sobretaxa foi aplicada a partir de 1 de Março tanto nas emissões de bilhetes quanto nas viagens.

Nos voos dentro de Portugal Continental (ligações entre os aeroportos de Lisboa, Porto e Faro) e nos voos para a Alemanha, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Croácia, Espanha, França, Itália, Reino Unido, Suíça a sobretaxa subiu de 41 para 43 euros por percurso (86 em bilhetes de ida e volta).

Subidas de dois euros por percurso ocorreram também nos voos para os restantes destinos dentro da Europa, designadamente para a Escandinávia, Finlândia, Hungria, Polónia, República Checa, Grécia, Áustria, nos quais a sobretaxa passou de 45 para 47 euros (94 ida e volta), e nas ligações com a Rússia, com uma subida de 63 para 65 euros (130 ida e volta).

Igualmente de dois euros por percurso foi a subida da sobretaxa nas ligações com países africanos com voos mais curtos, como a Argélia e Marrocos, nos quais subiu de 45 para 47 euros (94 ida e volta), e Cabo Verde, Guiné-Bissau, Senegal, São Tomé, Gana e Mali, nos quais passou de 128 para 130 euros (260 ida e volta).

Nos voos mais longos, para Angola, Moçambique, Brasil, Estados Unidos e Venezuela a subida foi de cinco euros, de 160 para 165 euros por percurso (330 ida e volta).

A TAP sublinha na informação a que o PressTUR teve acesso que há “algumas excepções” a estes valores, “para tarifas e destinos específicos”, referindo-se a promoções em que a companhia também “mexe” no valor da sobretaxa de combustível (YQ).

Várias companhias aéreas têm estado a aumentar preços nas últimas semanas como forma de atenuar o impacto do aumento do preço do combustível, que segundo dados da IATA só no mês de Fevereiro foi de 14%.

No início deste mês, no seu “Financial Monitor” relativo aos primeiros dois meses de 2012, a IATA dizia que essa subida tinha origem em receios de aperto nos fornecimentos de petróleo pelas sanções aplicadas ao Irão e sublinhava que as companhias enfrentam a perspectiva de uma nova quebra na sua margem operacional, que segundo as suas estimativas caiu de 4% em 2010 para 2,2% em 2011.

“2012 começou sem qualquer sinal de alívio nos preços do jet fuel”, sublinhava a IATA no seu “Financial Monitor” relativo a Janeiro e Fevereiro.

Os dados mais recentes do Índice do preço do combustível de avião elaborado pelos Platts para a IATA indicam que o preço médio do barril de jet fuel desde o início de 2012 até ao fim da semana de 24 de Fevereiro foi de 132,2 dólares, que é o mais elevado de sempre para este período do ano, 14% acima do período homólogo de 2011, 54,6% mais que em 2010, 126% mais que em 2009 e 19% mais que em 2008, que foi o ano em que os preços chegaram a atingir o valor recorde de 1.424,5 dólares por tonelada.

Na semana terminada a 24 de Fevereiro, o Índice indicava que o preço da tonelada de jet fuel foi de 1.102,8 dólares, mais 3,8% que uma semana antes, mais 9,1% que um mês antes e mais 9,2% que um ano antes.

Jopeg