PDA

Vizualizar Versão Completa : Mercado para aeronaves usadas

ammt
15-10-09, 10:06
Desde já peço desculpa se o tópico não seja para esta secção mas como estou com ideias de tirar em breve o brevet de ultraleve gostaria de saber se existe mercado de aéronaves usadas ultraleves e de outros tipos em Portugal.
Seria interessante se no forum existisse um tópico para o pessoal comprar e vender todo o tipo de material aéronautico desde GPS até aéronaves.
Isto é uma ideia se caso não for do agrado em geral peço desculpa.

Bons voos.

brunodias
15-10-09, 16:51
eu começo o curso dia 24 deste mes

eu sei de alguns sites com ultraleves usados, todos fora de portugal

posso meter aqui eles e se alguem tiver mais podia contribuir

http://pilots24.com/pilots24/markt24/showads.php?catid=2&page=1
http://www.yellow-eagle.eu/eng/advertenties/index.php
http://www.skysupermarket.com/lista.htm?l=2&query=genere%3D2+and+(tipo%3D2+or+tipo%3D1+or+tipo %3D6+or+tipo%3D7+or+tipo%3D8+or+tipo%3D9+or+tipo%3 D12)&x10genere=2&x10tipo=1
http://www.lightplane.org/index.php?FPG=5&Ppage=1&Ptotal=502&forum_cat=20&PHPSESSID=afcd3c7ea239bd16caac00bcbfe7ecfe
http://annunci.ultraleggero.it/annuncio/mxp-calima6
http://www.mercadoaviaciondeportiva.es/listar.php?TipoGestion=V&Tipo=1&lang=es&country=ESP

ja agora se fosses mesmo comprar em qual pensas???

eu se fosse mesmo comprar hoje tinha de tirar algumas duvidas, nenhum avião serve a 100%, por exemplo asa baixa e mais dificil entrar e asa alta o deposito de gasolina fica dificil de la chegar

acima de tudo seria algo que fize-se um cruise dos 170 para cima
que desse para ir de bragança a lagos directo, ou seja faze ro pais todo sem escala, e digo isto mas sou de lisboa
economico, mas gastam todos +- o mesmo penso eu
pratico, entradas e saidas do avião o seu abastecimento etc
ter porta bagagens, porque poderia usar ele para viajar e passar um fim de semana fora, se um dia comprar usarei para ir a mirandela ter com amigos etc
espaçoso, que o pessoal não ande a bater ombro com ombro, ou que se bata o minimo

gosto bastante dos flight design ctsw
os fascination d4 tambem gosto
e gosto do sea max, isto apesar que em portugal secalhar nao se pode aterrar em lago ou albufeira nenhuma

claro que estes que meti devem ter pros e contras, pode ser que alguem dentro do ramo fale deles

ammt
15-10-09, 18:23
Concordo contigo bruno é dificil escolher mas acho que alguns dos teus critérios são bons o ex. espaço e autonomia . Mas pela certeza tem de ser com cockpit fechado pois em cso contrario é impossivel voar no inverno brrrrr.

brunodias
15-10-09, 18:36
pois sem duvida fechado
o skyranger tambem parece bom, mas é de tela por fora, antes preferia fibra, mas quando e se chegar a altura é que se tem de pesquisar melhor o mercado

ammt
15-10-09, 18:47
Estou de acordo quando chegar a altura é melhor pesquisar bem e estar bem informado pois não é como comprar um automovel isto é muito mais serio.

Antonio Marinho
16-10-09, 14:35
Caros aboadores e futuros aboadores,

Há muita razão quando se diz que a compra de uma aeronáve não é a mesma coisa do que um carro, por n+1 razões.

O mercado de 2ª mão em portugal não está nada publicitado, continua a funcionar apenas por conhecimento e na esfera dos aerodromos e campos de voo.

Uma coisa vos digo, não comprem sem experimentar e sei que podem os podem experimentar, pricipalmente os ULM.

Basta começarem a visitar alguns campos de voo e tirar informações, nos arredores de Lisboa (que conheço melhor) há vários como o Campo de Voo de Benavente, o Campo de Voo da Azambuja, o Campo da Aeroleziria, entre outos.

Um dos factores de enorme importancia para quem compra usado é em primeiro lugar saber o preço em novo , outro é saber o historial do avião, se já teve algum acidente, se esteve sempre hangarado, entre outros cuidados a ter.

Não esquecer que a celebre máxima de que o "barato sai caro" aplica-se a 100% em aviões, sejam ULM ou outros.

Já agora, já existe um modelo de SkyRanger que não é totalmente em tela, tem a fuselagem em fibra, entre outros melhoramentos, a performance também sai melhorada...

António Marinho

ammt
16-10-09, 14:55
Agradeço desde já os conselhos do António Marinho e aproveito para perguntar quais os prós e contras na compra de uma aéronave ULM ou outra, nova ou usada fora do país, como por exemplo se tem algum imposto para a legalização tipo como para os veículos automoveis importados, para ver se vale ou não a pena a compra fora.
Peço desculpa pela ignorância mas temos de começar por algum lado.

Antonio Marinho
16-10-09, 15:06
Caro ammt,

Comprar no estrangeiro é uma opção, mas não esquecer que:

Se a aeronave for "re"matriculada para portugal há o IVA a pagar "20%", a não ser que o mesmo já tenha sido liquidado no país de origem e aí há que liquidar o diferencial, mais as taxas e afins do INAC.

Na minha opinião, e se possivel, a matricula deve ficar a do país de compra, tem uma série de vantagens, nomeadamente fiscais.

Se não me falha a memória, e corrijam se me estiver a enganar, para voar uma aeronave estrangeira (no caso dos ULM), a licença de voo deve ser emitida pelo país de registo da aeronave.

Não estou muito por dentro da compra de uma aeronave por um particular no estrangeiro, e pode estar a escapar alguma coisa. Talvez um outro forista possa dar mais umas "achegas"

António Marinho

Ricardo Ferreira
16-10-09, 18:17
Caro ammt,

Comprar no estrangeiro é uma opção, mas não esquecer que:

Se a aeronave for "re"matriculada para portugal há o IVA a pagar "20%", a não ser que o mesmo já tenha sido liquidado no país de origem e aí há que liquidar o diferencial, mais as taxas e afins do INAC.

Na minha opinião, e se possivel, a matricula deve ficar a do país de compra, tem uma série de vantagens, nomeadamente fiscais.

Se não me falha a memória, e corrijam se me estiver a enganar, para voar uma aeronave estrangeira (no caso dos ULM), a licença de voo deve ser emitida pelo país de registo da aeronave.

Não estou muito por dentro da compra de uma aeronave por um particular no estrangeiro, e pode estar a escapar alguma coisa. Talvez um outro forista possa dar mais umas "achegas"

António Marinho

Se a aeronave for de registo europeu, qualquer portador da licença JAA pode voar o mesmo. Se for Americano por ex. já terá de ter uma licença FAA.

O "meu" avião é de registo austríaco (OE-XXX)

Forte Abraço

brunodias
16-10-09, 19:48
e existe contrariedade para se voar com aviões de matricula estrangeira??

por exemplo para ter o certificado para voar etc

é que alguns aparelhos acho que nem estão certificados em portugal

e se é preciso ter residencia no pais de registo de matricula

Ricardo Ferreira
16-10-09, 23:20
Não consegui perceber o seu post

Se as ultimas linhas foram em forma de pergunta; Não, não é preciso ter residência no país de matricula. O facto de não estarem certificados em Portugal, não quer dizer que a titulo privado não o possam operar.

Forte Abraço

jmcampos
17-10-09, 10:53
Boas,

Infelizmente as licenças UL não são JAA...
Ou seja, estas licenças são emitidas de acordo com uma legislação nacional, em cada país.
No nosso caso baseiam-se no DL 238/2004 (alt. DL 283/2007) e no Regulamento 164/2006 (alt. 510/2008).

Nesta legislação está prevista a operação de aeronaves UL de matrícula estrangeira em Portugal, bem como a acreditação de licenças UL obtidas em países estrangeiros.

Offtopic:
Pessoalmete acho que os projectos que estão a decorrer para a uniformização europeia destas licenças deveria ser implementados quanto antes, com os devidos créditos à formação para a obtenção de outro tipo de licenças.
Para alguns é mau, para outros é bom, mas verdade seja dita: há algum tempo que voar UL deixou de ser "voar em capoeiras" (que eu adoro voar, note-se!) :D

Abraço

eascensao
17-10-09, 16:29
..........

brunodias
17-10-09, 18:11
Infelizmente as licenças de Pilotos de Ultraleves não são JAA.
As licenças PU, quando existem, são emitidas pela autoridade aeronáutica de cada país e não existe conversão 'automática'.

A legislação diz que uma aeronave ultraleve de matricula estrangeira pode voar em Portugal desde que autorizado pelo INAC.
A legislação diz, ainda, que o piloto deve ser titular de licença emitida pelo pais de registo da aeronave.

É verdade que há por aí muitos ultraleves com matricula estrangeira (nomeadamente italiana e checa) operados por pilotos com licença portuguesa e peliotos com licença estrangeira (nomeadamente espanhola) a operar ultraleves com registo português mas ...

ja agora visto que o inac tem que autorizar o ultraleve de matricula estrangeira a voar por ca, que razões podem levar a que eles não autorizem???

ja agora os ultraleves não tem que ter tipo 1 inspecção??
se sim, ela tem de ser feita no pais de registo, ou poderia ser feita em portugal???

Ricardo Ferreira
17-10-09, 18:47
Infelizmente as licenças de Pilotos de Ultraleves não são JAA.
As licenças PU, quando existem, são emitidas pela autoridade aeronáutica de cada país e não existe conversão 'automática'.

A legislação diz que uma aeronave ultraleve de matricula estrangeira pode voar em Portugal desde que autorizado pelo INAC.
A legislação diz, ainda, que o piloto deve ser titular de licença emitida pelo pais de registo da aeronave.

É verdade que há por aí muitos ultraleves com matricula estrangeira (nomeadamente italiana e checa) operados por pilotos com licença portuguesa e peliotos com licença estrangeira (nomeadamente espanhola) a operar ultraleves com registo português mas ...

Presumo que este tipo de legislação varie de país para país.
Assim sendo coloco uma pergunta meramente académica:
Imaginemos então que o CAA de Itália permite que qualquer detentor de licença de ULM (emitida por um qualquer país que não Itália) possa voar uma aeronave (ULM) de registo Italiano. O que pode então o nosso Inac fazer?

Efectivamente estou por fora das linhas de guia no que respeita aos ULM por isso mesmo também referi no inicio sobre o caso dos PPA.

Obrigado pela informação de qualquer maneira

Forte Abraço

jmcampos
17-10-09, 22:47
Ou seja, estas licenças são emitidas de acordo com uma legislação nacional, em cada país.

Não conheço a legislação de outros paises, cada um terá a sua.

O que diz a nossa é que, mediante determinadas condições, pilotos com licenças UL estrangeiras podem ter uma equiparação à licença portuguesa, e a partir dai ter os mesmos previlégios que tem um piloto UL com licença portuguesa.
E o mesmo se aplica às matriculas.
Tudo depende do entendimento e da proximidade que houver entre o INAC e as restantes congéneres europeias. Os critérios não sei quais são.

Os UL's não estão sujeitos a inspecções periódicas.
A única "inspecção" é feita na altura da renovação do certificado de voo, que tem uma validade de 3 ou 5 anos, não tenho a certeza.

eascensao
18-10-09, 11:06
..........

brunodias
18-10-09, 12:33
Não conheço a legislação de outros paises, cada um terá a sua.

O que diz a nossa é que, mediante determinadas condições, pilotos com licenças UL estrangeiras podem ter uma equiparação à licença portuguesa, e a partir dai ter os mesmos previlégios que tem um piloto UL com licença portuguesa.
E o mesmo se aplica às matriculas.
Tudo depende do entendimento e da proximidade que houver entre o INAC e as restantes congéneres europeias. Os critérios não sei quais são.

Os UL's não estão sujeitos a inspecções periódicas.
A única "inspecção" é feita na altura da renovação do certificado de voo, que tem uma validade de 3 ou 5 anos, não tenho a certeza.

e tem de ser feita onde???
se a matricula for estrangeira, tem de ser no pais onde o aparelho esta registado???

Ricardo Ferreira
18-10-09, 18:58
Como o CAA de Itália só pode aplicar essa permissão dentro de Itália ...

Eduardo, isto é uma discussão meramente académica (se calhar nem isso) pois desconheço mesmo por completo as regras que se aplicam a este tipo de aviação. Mas no caso que eu falei, referia-me apenas a alguém que tinha uma licença Portuguesa a voar com reg Italiano. Os Italianos não tinham qualquer problema com isso (tudo isto é hipotético); significa então que o nosso Inac poderia dizer em contrário por estar em solo Português? Pensei que as regras a aplicar fossem a do país do registo da aeronave...

Forte Abraço

Ps: Desculpem o Off-Topic

eascensao
18-10-09, 21:35
..........

brunodias
18-10-09, 22:23
então quer dizer que se alguem comprar um ultraleve na italia ou alemanha tem de ter licença desses paises???

brunodias
21-11-09, 20:29
ja agora qual é o preço de um land africa ou dos irmãos e dos pionner, falo no mais simples, só com os instumentos indespensaveis

é que um ultraleve pode-se sempre ir adicionando instrumentos com o tempo

9V-SKA
21-11-09, 21:40
ja agora qual é o preço de um land africa ou dos irmãos e dos pionner, falo no mais simples, só com os instumentos indespensaveis

é que um ultraleve pode-se sempre ir adicionando instrumentos com o tempo

resposta neste artigo

http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId=%7BB2AEEBD1-417D-4678-BA68-93ABE7A5030B%7D

joaobarria
30-11-09, 12:53
Bom dia caros amigos e entusiastas da aviação,

este sim e um tópico muito bom, sou aluno de ATPL e tenho uma certa paixão por estes tipos de aviões , pelas suas características singulares de performance.
Já andei a pesquisar imenso sobre este assunto e a verdade e que sem ser nos clubes de voo não existe grande mercado de aeronaves desta natureza em portugal...principalmente em segunda mão.

Um dia se a vida me permitir gostaria imenso de adquirir um destes brinquedos, até la vou vendo e sonhando com alguns.

Abraço a todos.

João Bárria

Alexandre Afonso
14-01-10, 23:39
alguem sabe de empresas que façam a intermediação na aquisição de ULMs novos?

brunodias
15-01-10, 21:50
alguem sabe de empresas que façam a intermediação na aquisição de ULMs novos?

na azambuja tens os tecnam
na leziria os jabiru e pionner
em benavente tens ai 3 ou 4 marcas, incluindo sky ranger, dynamic md3 italia etc

mpcosta
15-01-10, 22:29
na azambuja tens os tecnam
na leziria os jabiru e pionner
em benavente tens ai 3 ou 4 marcas, incluindo sky ranger, dynamic md3 italia etc

Em Guimaraes ha uma nova. Eurosportaircraft.
http://www.eurosportaircraft.com/

MC

ammt
19-01-10, 09:09
Alguém sabe os preços para estes meninos?

http://www.eurosportaircraft.com

Joao Gago Camara
02-02-10, 22:39
Se a aeronave for de registo europeu, qualquer portador da licença JAA pode voar o mesmo. Se for Americano por ex. já terá de ter uma licença FAA.

O "meu" avião é de registo austríaco (OE-XXX)

Forte Abraço

Mas, sendo uma aeronave com matrícla estrangeira, não haverá que ter uma licença anual do INAC, renovável ou não, para que a aeronave possa voar no espaço aéreo português?

Ricardo Ferreira
02-02-10, 22:43
Mas, sendo uma aeronave com matrícla estrangeira, não haverá que ter uma licença anual do INAC, renovável ou não, para que a aeronave possa voar no espaço aéreo português?
O que referi aplica-se apenas para aeronaves ligeiras ou superiores. Aparentemente existe legislação diferente para os ULM

Joao Gago Camara
02-02-10, 22:45
Caros amigos
Gostaria que alguém em idêntica situação me esclarecesse esta dúvida: - um piloto naturalizado português possuidor de uma licença JAA tirada em Espanha poderá voar em Portugal com uma aeronave de matrícula portuguesa sem ser necessária uma autorização especial do INAC para o efeito?
Saudações aeronáuticas e agradecimento antecipado.
João Gago da Câmara
Piloto ULM

brunodias
02-02-10, 22:50
Alguém sabe os preços para estes meninos?

http://www.eurosportaircraft.com

não sei os preços, mas se chamam a alguns desses ultraleves dumb

Nuno Franco
03-02-10, 23:33
Chamam-se ultraleves, porque legal e oficialmente é a categoria a que pertencem e na qual são homologados. Nos EUA são os LSA (Light Sport Aircraft) e prevê-se que para a Europa possa aparecer uma coisa do tipo ELA (European Light Aircraft). Nos EUA mantem-se a categoria Microlight para "verdadeiros" Ultraleves. Por cá (pela Europa), temos os UL's essencialmente balizados pelo MTOW de 472,5Kg. Os novos materiais vieram permitir reduzir drasticamente o peso, aumentando as perfomances... Discutível, mas é asssim!

Bons voos

brunodias
04-02-10, 09:22
o ibis com o um peso de vazio de 320kgs
e o freedon com peso vazio de 380kgs

se são ultraleves, ui

no brasil pelo menos o ibis é ultraleve porque la os ultraleves podem ir ate aos 750kgs de mtow

Nuno Franco
04-02-10, 18:48
É uma "discussão" muito antiga. E uma coisa é o que está nas informações dos catálogos e outra é a que está na ficha de homologação entregue ao INAC ( e por este aceite ). E garanto que o que está publicado na net não bate certo com o que está na ficha de homologação da minha aeronave. Na Alemanha, por exemplo, as aeronaves são pesadas em configuração de voo in situ e temos vários casos em que ficam apenas habilitados a monolugar...

Portanto, na práctica, não sabemos qual o peso em vazio constante da ficha do IBIS. Até porque a acreditar no site, o MTOW seria de 570 Kg! Teria de ser LSA. Que não há. Por cá. Que está homologado, tb não parece haver dúvidas (CS-URG)

UL's de 3ª geração (MEA), dificilmente encontraremos algum, que, em vazio pese menos de 280 Kg. Andarão todos bem perto dos 300 Kg (alguns bem acima).

Já o "Colyaer Freedom" não entra neste filme, por não ser UL. Em definitivo. Nem o fabricante lhe chama isso.

Nomes e definições à parte, a verdade é que as "coisas" e os materiais evoluem, e esta é sem dúvida uma das áreas da aviação de lazer, com crescimento (muito) positivo. Em vendas, em soluções técnicas, em número de horas voadas, etc. E, felizmente acompanhado duma maior consciencialização das matérias de segurança e de formação.
Se cumpre "religiosamente" todo o estipulado, isso é outra história, não muito diferente de outras categorias.

brunodias
04-02-10, 20:03
mas isso dos pesos eu tambem sei que é uma boa treta, alias duvido que haja muita gente a voar bi lugar e que esteja a respeitar os 450 ou 472,5kgs

agora eu disse o que disse porque não me parece nada bom que o site do representante não meta pelo menos valores para ultraleve

ja agora pelo que tenho visto isso é para custar ai 50 a 60 mil

Nuno Franco
04-02-10, 20:44
De acordo. Tive, aquando do lançamento, o cuidado de alertar o responsável/importador/representante para esse facto. O site mantém-se...

Quanto aos preços não sei, mas 3ª geração, em fibra, com IVA, será, e sou eu a presumir, para cima de 60 000€.

Ainda assim estariamos a falar dos 3ª geração mais baratos. E curiosamente os que mais se vendem ( em Portugal ), são os ...mais caros!

brunodias
04-02-10, 21:03
tenho ideia que em portugal se vende muito tecnam, e esses começam ai nos 55 mil ou 60 mil
os pioneer creio que começam perto dos 50 mil
claro que ca temos muito dynamic que ja falamos em 3 digitos

Nuno Franco
04-02-10, 22:37
Era bom se fosse assim! Havia muito mais aviões a voar...
É preciso acrescentar 2 "pequenas" coisas: algum equipamento e o ... IVA!
80, 90, 3 digitos é um instante. As aeronaves equipadas com motor Jabiru, têm tendencialmente uma ligeira quebra de preço, mas que acaba de ser marginal.
Se de base custar 60 000, só o IVA já o coloca em 72 000. Com uma mão na calculadora e outra na carteira, é fácil adicionar um rádio, transponder, GPS, horizonte artificial, mini TCAS e o muito na moda, Piloto Automático. Fora um sem número de itens que enchem folhas A4 de possibilidades. Mas, os usados, mais baratos, também voam e vão aos mesmos sitios.

Diogo Filipe
05-02-10, 16:05
Era bom se fosse assim! Havia muito mais aviões a voar...
É preciso acrescentar 2 "pequenas" coisas: algum equipamento e o ... IVA!
80, 90, 3 digitos é um instante. As aeronaves equipadas com motor Jabiru, têm tendencialmente uma ligeira quebra de preço, mas que acaba de ser marginal.
Se de base custar 60 000, só o IVA já o coloca em 72 000. Com uma mão na calculadora e outra na carteira, é fácil adicionar um rádio, transponder, GPS, horizonte artificial, mini TCAS e o muito na moda, Piloto Automático. Fora um sem número de itens que enchem folhas A4 de possibilidades. Mas, os usados, mais baratos, também voam e vão aos mesmos sitios.

Gosto especialmente da parte do horizonte artificial,'deve ser por ficar giro no painel'.lol

Um simples painel VFR satisfaz qualquer piloto que se preocupe com o mero prazer de voar, ahhhh já me esquecia, o prazer de voar já conta pouco, agora é mais 'speed and full avionics'..

Abraços Diogo

rayban
05-02-10, 17:54
Gosto especialmente da parte do horizonte artificial,'deve ser por ficar giro no painel' digamos que fica fofo.lol

Um simples painel VFR satisfaz qualquer piloto que se preocupe com o mero prazer de voar, ahhhh já me esquecia, o prazer de voar já era, agora é mais 'speed and full avionics'..

Abraços Diogo

Caro Diogo, este tipo de comentários brincalhões "matam" as trocas de opiniões e enchem o forum de lixo. Já agora ironizando, recomendo ao Diogo que experimente o cabo de uma vassoura talvez consiga voar..

O tema é bastante interessantes e gostaria de perguntar aos participantes se conhecem algum clube que tenha a modalidade de co-propriedade de um ultraleve e quanto poderá custar essa regime.

Bom voos a todos,

Rui

Diogo Filipe
05-02-10, 18:40
Caro Diogo, este tipo de comentários brincalhões "matam" as trocas de opiniões e enchem o forum de lixo. Já agora ironizando, recomendo ao Diogo que experimente o cabo de uma vassoura talvez consiga voar..

O tema é bastante interessantes e gostaria de perguntar aos participantes se conhecem algum clube que tenha a modalidade de co-propriedade de um ultraleve e quanto poderá custar essa regime.

Bom voos a todos,

Rui

Carissimo Rui, num cabo de uma vassoura não sei, mas voei muito em quicksilver, e se o Sr. sabe da materia veja que pouco mais tem que o dito cabo.

E o que eu quiz dizer é que se pode voar bastante mais barato, mesmo muito mais barato se deixarmos de lado algum do referido equipamento.

Abraços

brunodias
05-02-10, 22:09
honestamente para mim o necessario é mesmo os instrumentos obrigatorios, um radio um transponder e um gps, tudo o resto não preciso, tudo bem que com o tempo ate podia meter outras coisas,mas para começar o que disse chega

Diogo Filipe
05-02-10, 22:13
honestamente para mim o necessario é mesmo os instrumentos obrigatorios, um radio um transponder e um gps, tudo o resto não preciso, tudo bem que com o tempo ate podia meter outras coisas,mas para começar o que disse chega

Completamente de acordo bruno! E se voarmos no imenso espaço G que temos em portugal ainda podemos dispensar o Transponder, mas pela segurança andar controlada tras muitas vantagens.

No meu primeiro Ulm, tinha apenas o basico, um radio portatil, e voei muito por este portugal fora, e ate espanha.
Abc Diogo

brunodias
05-02-10, 23:00
mas isto tudo depende tambem de para que tipo de voo se quer o ulm

eu por exemplo se me dessem o dinheiro a vontade, eu como tenho amigos no norte do pais, mirandela gaia etc, queria algo confortavel, com boa autonomia, com boa capacidade de carga, para levar mala, para la passar 1 fim de semana ou isso

em termos de autonomia falo porque poderia ir tambem a espanha etc

e dentro desse estilo vejo o fligh design e o sirius tl3000
nos rapidos vejo o fascination d4

e se o dinheiro não for problema, é normal inventar e meter coisas que no fundo nem necessitamos, é como nos carros, o pessoal não tem extras que raramente usa???
eu tenho, e no ulm seria igual, mas a sensação de ter e não usar é melhor que querer e não ter

por exemplo se me saisse o euromilhões na volta comprava um pilatus pc12, só não sei bem onde o metia, porque em portugal não é facil

e no fundo para que precisava do pilatus?? para nada, mas era algo que gostava de ter, para voar pela europa

Nuno Franco
06-02-10, 23:28

Bom voos a todos,

Rui

Caro Rui,

O regime de co-propriedade nas Aeronaves é uma realidade madura em Portugal. Nos UL's não existem Empresas a propor soluções chave na mão, talvez porque o mercado ainda não o tenha proporcionado, apesar de existirem 1 ou 2 projectos nesse sentido. A questão aqui, é que em regra, a co-propriedade é desenvolvida no seio de um grupo de amigos, ou seja, juntam-se, compram, gerem e voam. Com custos fixos e de investimento mais diluídos.
Os Aero-Clubes e empresas no sector, em regra alugam as aeronaves á unidade de tempo, o que para o piloto eventual (1 a 2 vezes por mês) pode ser a melhor solução.
Na aquisição em grupo, todos os modelos são possiveis, 2 pilotos, 3, 4, 5 e até 6. Que se juntam em grupo, ou que simplesmente entram individualmente num grupo já formado. Há para todos os gostos e é uma forma interessante de ser proprietário de uma aeronave, que de outra forma seria inatingivel. E tudo dentro de total legalidade. Não conheço em profundidade a propriedade das aeronaves estacionadas em Benavente, mas do que consigo identificar de cabeça, já vou em 16 aeronaes que não são de um só proprietário...

Bons Voos

Nuno F

rayban
07-02-10, 18:03
Caro Nuno,

Espero obter a licença de ulm este ano. Tenho também a impressão que nos primeiros tempos a opção aluguer será a melhor e depois ver mais tarde quais são as outras alternativas para aceder a ulm.

Abraços e bons voos,

Rui

brunodias
07-02-10, 19:10
Caro Nuno,

Espero obter a licença de ulm este ano. Tenho também a impressão que nos primeiros tempos a opção aluguer será a melhor e depois ver mais tarde quais são as outras alternativas para aceder a ulm.

Abraços e bons voos,

Rui

eu dia 18 ou 19 faço o caderno 1

rayban
07-02-10, 19:52
eu dia 18 ou 19 faço o caderno 1

Bruno,

Em que escola?

Boa sorte nos exames e bons voos,

Rui

PS - não esquecer de postar fotos do 1º voo solo

brunodias
07-02-10, 21:16
Bruno,

Em que escola?

Boa sorte nos exames e bons voos,

Rui

PS - não esquecer de postar fotos do 1º voo solo

aeroclube torres vedras

brunodias
23-02-10, 19:01
o pessoal em portugal vive muito numa de dynamic, tecnam e pionner

eu se tivesse papel preferia um flight design um remos ou um fascination d4

mas ideal era só ter pedais do lado esquerdo e o manche ou yoke tambem do lado esquerdo, afinal parece-me que do lado direito pode atrapalhar, porque o passageiro pode lhe tocar sem querer

e hoje na boa a pesquisar achei este lsa, tudo bem que mtow é de 600kgs e por fora ate é meio esquesito mas por dentro
não sei é se o projecto foi para a frente

http://www.nexaer.com/home/index.cfm

brunodias
13-03-10, 18:10
o brm citius, o irmão do land africa vende-se por 42 mil euros novo, depois mais 1700 para radio e transponder

hoje fiz o meu 1º voo de instrução

LinoAcro
20-03-10, 00:12
Boas.

Sobre ultraleves adoro o Quicksilver, se bem que para ir a Mirandela, não de muito jeito,

Tirando ´continuo a gostar muito do Sinus da Pipistrel, excelente avião, excelente motoplanador e é ultraleve, mesmo...

Vi esse aviao no Campeonato do Mundo de ULM a ser pesado a minha frente e em vazio tinha menos de 260Kg, o k se somar-mos 160Kg em passageiros ainda nos da margem para 30Kg de combustivel e estar legal nos 450Kg.

Em termos de velocidade, voei nele a 50Km/h e a 240Km/h nivelado.

No campeonato do mundo vi este avião voar 11h nonstop e fazer 740Km com 24lts de combustivel.

Abraço

brunodias
20-03-10, 10:39
onde estou a tirar o curso tem la 1 sinus, em santa cruz

eu gosto muito do flight design

brunodias
13-04-10, 22:04
pessoal vi no estrangeiro um pioneer 200 de 2006 com 450horas, motor de 80cvs

eu como é logico não sei se quando acabar o curso vou comprar um ultraleve, mas o que acham deste avião e quanto acham que pode valer???

ja agora não tem transponder

honestamente se comprar gostava que desse para fazer ponta a ponta de portugal sem parar

Mike Silva
14-04-10, 14:52
Já ouviram falar do Pipistrel Virus? Há um grande burburinho em volta das capacidades , autonomia e economia do "bicho"... Anda meio Mundo surpreendido. Ainda não vi nenhum por aqui, pode ser que na Aeroexpo em Wicombe Air Park apareça...

brunodias
14-04-10, 21:33
existe 1 com matricula italiana em portugal, creio que em espinho

dentro do mesmo estilo existe o ctsw

brunodias
16-04-10, 09:27
ninguem tem informações sobre o pioneer200??

Montesfly
10-05-10, 22:31

Já agora pergunto se alguem conhece a existência de algum Millennium em Portugal, ou se já tem cá representação?

Aerotower
10-05-10, 22:54

http://www.alpiaviation.com/eng/prodotti.php
O representante em Portugal é a Aeroleziria.

brunodias
05-07-10, 11:11
ja agora os alemaes mandam ca 1 tecnico para inspecionar todos os aviões de matricula alema, e os outros paises, imaginem que compro um na italia frança espanha inglaterra rep checa ou lituania romenia, tenho que la levar o avião para a inspecção ou tambem eles mandam ca alguem??

brunodias
05-07-10, 11:21
ja agora sobre o ibis que se fala numas paginas atras ele esta a ser vendido e custa a volta de 43mil euros

o vendedor disse que quando eu acabar o curso e se for comprar para o contactar para fazer voo de teste

TMG
06-07-10, 17:11
ja agora sobre o ibis que se fala numas paginas atras ele esta a ser vendido e custa a volta de 43mil euros

o vendedor disse que quando eu acabar o curso e se for comprar para o contactar para fazer voo de teste

Boas Bruno, ja agora onde se entra a venda o Ibis?

brunodias
06-07-10, 17:20
Boas Bruno, ja agora onde se entra a venda o Ibis?

é contactar o site do representante, e mandar 1 mail

o site esta numa das paginas atras

brunodias
06-07-10, 20:39
http://www.eurosportaircraft.com/index3.html
esta aqui, manda 1 mail para eles

disseram-me que esta por 43mil euros, mas creio que não tem transponder e o radio é portatil

ja agora se for possivel como funciona o aeroclube de bragança, é que vou muito a mirandela e quem sabe quando tirar a licença possa ir ai voar
avião e preço hora?

TMG
06-07-10, 23:52
http://www.eurosportaircraft.com/index3.html
esta aqui, manda 1 mail para eles

disseram-me que esta por 43mil euros, mas creio que não tem transponder e o radio é portatil

ja agora se for possivel como funciona o aeroclube de bragança, é que vou muito a mirandela e quem sabe quando tirar a licença possa ir ai voar
avião e preço hora?

Temos uma excelente pista, com quase 1800mts, as condicoes climatericas sao optimas para voar e uma paisagem deslumbrante, o aviao é um Land Africa novo, o preço para socios anda nos 60 Euros.
Abraço

brunodias
29-08-10, 20:35
alguem tem informações sobre estes modelos???

Aeroandinas Tumaco

http://www.aeroeast.net/site/

devem ser o mesmo modelo

pelo menos o 1000, parece a ser fixe