PDA

Vizualizar Versão Completa : Ajudas financiamento

Jonhyboy
16-10-09, 10:18
Boas venho por este meio iniciar este topico, visto precisar da vossa ajuda...

gostaria de saber como conseguiram o dinheiro ou emprestimo, etc...

é que é muito dinheiro..

MiguelMorais
16-10-09, 10:35
A maior parte conseguiu através de um empréstimo bancário. Sei de gente que como garantia no banco usou uma hipoteca imobiliária mas no meu entender sugiro que não faças isso.

Tens de arranjar um bom fiador (ou mais se for preciso) e discutir com o banco a melhor forma de teres esse dinheiro (spreads, juros,taxa fixa,etc).

O mais importante enquanto negoceias é saber se garantidamente durante alguns anos terás a certeza que todos os meses terás dinheiro para pagar o empréstimo, pedir é fácil mas depois pagar às vezes é complicado.

Kiko
16-10-09, 11:07
O conselho que me ocorre é pensar muito bem no risco atendendo `conjuntura (leia-se desemprego generalizado e ausencia de perspectivas de mudança a curto prazo) mas mais do que tudo se se depende do eventual retorno (leia-se emprego) para pagar as prestações de um emprestimo de milhares contos que foi feito sobre algo que não se pode revender e o prazo de "repayment" é curto. Dá arrepios...

Mas não é só a mim que dá, os bancos passaram a dificultar de sobremaneira a venda deste produtos para compra de bens volateis.

Em resumo, se acha (ou alguem por si) que pode arriscar o pagamento das prestações independentemente de obter trabalho ou não e se o banco permitir... porque não?

O principio é mais ou menos o dos mercados bolsistas para o pequeno investidor: "Invista apenas dinheiro que não lhe faz falta".

MiguelMorais
16-10-09, 11:10
A ideia é não depender de retorno nenhum, porque se assim for temos problemas graves....

Tiagoa
16-10-09, 15:20
A maior parte conseguiu através de um empréstimo bancário. Sei de gente que como garantia no banco usou uma hipoteca imobiliária mas no meu entender sugiro que não faças isso.

Olá Miguel,

Porque razão diz isto?

Cpts

MiguelMorais
16-10-09, 18:56
Pelo simples facto de que se conseguir um empréstimo desta forma é jogar à roleta russa. Os bancos não se vão importar nada, aliás até preferem e suponho que se houver uma casa na negociação eles não vão oferecer muitos obstáculos, facilmente se deve conseguir o dinheiro.

Do meu ponto de vista não é bem jogado, de hoje para amanhã que não se consiga pagar a mensalidade eles pegam na casa e portanto é estar a jogar muito alto. Se pelo contrário achares que isso nunca vai acontecer então a melhor forma será através de extractos de contas bancárias, fiadores, etc. Uma casa é um bem demasiadamente valioso para se usar neste tipo de negócios.

Yazid
26-10-09, 12:11
As escolas costumam ter acordos com determinados Bancos. Se ja sabes qual a escola que queres tirar o curso faz lhes essa pergunta (se ainda nao fizeste). Porque poderas ter algum beneficio e poderao nao pedir a hipoteca de uma casa e normalmente as taxas de juro sao preferenciais.

Se tiveres a trabalhar e o valor da prestacao ficar em apenas 1/3 do teu rendimento provavelmente nao te vao pedir a hipoteca de nenhum bem, agora se a prestacao for superior e dependendo no quanto, ai sim ja sao capazes de pedir! Quanto muito na primeira situacao podem pedir fiadores apenas para lhes dar (aos bancos) mais conforto na operacao, em termos de risco.

Mas no caso de optares pelo emprestimo, eu se fosse a ti neste momento tinha que ter a certeza que conseguia pagar as prestacoes, mesmo que depois de terminar o curso nao arranjes trabalho na area, que e o que esta a acontecer a maioria neste momento devido a conjuntura do mercado segundo o meu ponto de vista. Ou seja o que quero dizer e que neste momento e um risco investires tanto dinheiro no curso, mas quem sou eu para dizer alguma coisa pk acabei por fazer isso pelo amor a aviacao...