Vizualizar Versão Completa : DesTAPem tudo
fatimafelix
18-02-11, 01:25
TAP está a transformar-se aos poucos numa “low cost”. Mas uma “low cost” rafeira, porque é a companhia de bandeira com todas as responsabilidades que daí resultam.
A TAP está a transformar-se aos poucos numa “low cost”. Mas uma “low cost” rafeira, porque é a companhia de bandeira com todas as responsabilidades que daí resultam. Depois de anos de monopólio onde encheram a pança à custa da exploração da linha da Madeira (faço um desafio a algum jornalista mais disponível, por isso implica investigação de dados, para que tente comparar os preços hoje praticados pela TAP na linha do Funchal, depois da entrada no mercado da “Easyjet” ou da “Transavia” mais recentemente, com aqueles que eram antes aplicados e tente perceber qual a dimensão do negócio para a TAP que representou durante anos a fio esta linha) e eis que uma nova fase está em execução.
Começou pelo jogo das tarifas que esconde umas habilidades que deveriam ser investigadas por quem de direito, particularmente sobre os critérios subjacentes à fixação de tarifas. Depois, foram os problemas com a “Groundforce” – outra habilidade da administração da empresa que despachou esta prestadora de serviços e com ela algumas centenas de funcionários, aliviando a carga salarial, da TAP, borrifou-se para o que pudesse acontecer ou não à “Groundforce”, encerrando unilateralmente serviços, como aconteceu em, Faro, despedindo funcionários, assumindo que colocou outros – caso da Madeira – sob vigilância (tipo, ou passa a dar lucro ou vamos despedir), etc. Tudo por causa das negociatas sobre a privatização da TAP, negócio que obviamente para ser rentável não se compadece com uma “Groundforce” olhada não como uma mais-valia, mas como um ónus. Finalmente, na linha da “modernidade”, a questão das caixinhas de esmolas aéreas (gostam do termo?!...), não porque se destinem a esse fim, mas porque são dadas às pessoas como se disso se tratassem. Os passageiros recebem com simpatia e muito riso as caixinhas da paparoca porque a TAP resolveu – é isto! – que em voos com menos de 1.30 hora de duração, o serviço de bordo foi cancelado, reduzindo assim a constituição das tripulações, ou seja, menos despesas com pessoal e, porventura, condições para despachar alguns contratados a prazo. Os sindicatos, dizem-me, andam amarradinhos de curto, e borram-se todos com as ameaças de que se andarem a chatear muito este modelo exemplar de gestão de uma empresa pública (?), levam com a guilhotina pela cabeça abaixo. Essas caixinhas são, por assim dizer, uma espécie de “toma lá enche a pança e não digas que vai daqui”. Os voos aumentam a sua duração (só muito raramente temos voos com a duração de 1.10 hora ou 1.15 hora como frequentemente acontecia), porque com menos velocidade, menos combustível gasto, menos despesas, mais “milho aos pardais” para potenciais investidores privados. Mas o caricato é que as tarifas continuam a ser as mesmas, ou seja, aviões com menos custos, menos tripulantes, menos combustível gasto, mas a empresa aumenta a taxa dos combustíveis (veja bem, o paradoxo) e as tarifas, repito, continuam a ser, nalguns casos do dia, uma descarada roubalheira, no fundo à imagem do país que temos e somos.
Mas há outros pormenores interessantes. Alguns funcionários, supostamente contratados a termo pela Groundforce (a tal empresa que, não sendo da TAP, afinal continua a ser propriedade da TAP…) não sei se para mostrarem serviço – ou sei lá para quê… – resolvem dar nas vistas. Vai daí, toca a cobrar excesso de bagagem por tudo e por nada: 3, 4, 5 quilitos a mais em, aviões com menos de metade da lotação e toca a cobrar 5 euros por cada quilo, como se isso fosse a salvação do problema. Não sei se a promoção ou a passagem a efectivos depende da facturação que apresentam a este nível. No início deste ano o presidente da Groundforce admitiu que “a TAP financia a Groundforce”. Pudera, quem queria ele que fosse? Disse aquele gestor da empresa de “handling” (assistência em terra), que "numa empresa com estes prejuízos, alguém tem que cá meter dinheiro". A TAP paga portuguesa paga à Groundforce que despediu quase 300 funcionários de Faro, em Dezembro, cerca de 1.500 euros por rotação, quando a média a nível europeu ronda os 700 euros”. Está tudo dito! Há dias foi anunciado que “a venda da Groundforce está para breve. Nas últimas semanas, a TAP começou a receber propostas concretas de potenciais interessados na operadora de handling, cujos prejuízos chegaram a 35,7 milhões de euros em 2010”. Sempre estou desejando de ver o que vai acontecer no Funchal quando isso acontecer, pois em muitos casos a privatização significa a selvajaria instalada na gestão empresarial.
Outra sugestão: não vá, telefone. Se usar a internet – cada vez mais em moda – e fizer reservas por essa via, ligue para um número qualquer daqueles que começam por 7 e ficamos quase um dia à espera de ser atendidos. E não se admire, porque em 10 telefonemas, 9 serão atendidos por brasileiros (as), até parecendo que a sede da TAP, dirigida por um brasileiro – que deve ser dos que mais ganha em Portugal no que a empresas públicas diz respeito – passou de Lisboa para o Rio de Janeiro ou qualquer cidade brasileira… Não tenho nada, ressalvo desde já, contra os brasileiros. Mas um gestor deste calibre desperdiçado pelo Brasil, onde até nem o novo governo dele se lembrou – e tantas empresas andarão por lá à espera de inteligência iluminada e de modelos de gestão recuperadores de falências ou de subsídio dependência excessiva face ao estado. Acredito que os madeirenses já não se espantam com isso: os que viajam com equipas de futebol profissional regionais, certamente que devem estar habituados, pois até parece que viajam no mesmo voo de um clube de futebol brasileiro. Português não, de certeza…
Se for a um balcão arrisca-se a levar uma descompostura, porque se tratou pela internet do assunto, não vá chatear as pessoas. Eu até entendo: menos pessoas nos balcões, menos capacidade de resposta, um estilo de gestão à moda das “low cost”, de facto. Mas caramba, há limites para tudo. Quanto a isso, não tenho razão de queixa, confesso e tenho que o reconhecer. Mas quando falo em balcões falo sobretudo de outros, no Continente.
O caricato – nessa negociata inventada pela TAP em torno das alterações de reservas – é que para além dos 50 euros que um passageiro é obrigado a pagar logo à cabeça, só pela mudança, acresce ainda o trocadilho vergonhoso do jogo das tarifas. Altera sim, mas a tarifa deixa de ser a mesma em mais de 90% dos casos. Digamos que, por alto, uma mudança, no que à Madeira diz respeito, andará pelos 90 a 100 euros, mais coisa menos coisa. E o contrário?
Eis o problema. O que é o “codeshare”? Tecnicamente é um acordo de cooperação através do qual uma companhia aérea transporta passageiros cujos bilhetes tenham sido emitidos por outra companhia. O objectivo é oferecer aos passageiros mais destinos do que aqueles que uma companhia aérea poderia oferecer isoladamente, pelo que ganham neste caso as companhias mais pequenas. Com a aplicação do chamado “codeshare” estabelecido pela TAP com a SATA – neste caso estamos apenas a falar apenas de uma forma habilidosa de, por via de acordos, hoje com a SATA, antes com a Portugália, a TAP deixar de efectuar determinados voos em horários pouco convenientes – alguns passageiros apanham a SATA ou os pequenos aviões da antiga Portugália, que foi adquirida pela TAP mas que continua a exibir o nome original, como se a TAP tivesse vergonha de a incorporar, provavelmente porque aguarda a oportunidade para a “limpeza”, despachando mais umas centenas de pessoas em nome da sobrevivência da empresa…
Por isso quando efectua por via da TAP, na internet ou no balcão, uma reserva que pode ser operada pela SATA, caso esta companhia entre em greve ou cancele o voo, é a TAP que tem que proteger os passageiros, na medida do possível tentando colocá-los em voos próximos do horário anterior. O problema é que a TAP unilateralmente decide proteger um passageiro antecipando-o ou adiantando-o uma hora. Mas se o passageiro, dada essa alteração, pedir por exemplo um voo duas horas antes daquele que foi marcado, por iniciativa da própria TAP, paga os 50 euros e ainda a diferença de tarifa. Ou seja, a TAP faz um vergonhoso negócio e explora os madeirenses com os pedidos de mudança de voos e aplica indiscriminadamente as tarifas, na esmagadora maioria dos casos impondo valores superiores aos originalmente pagos pelo passageiro, para assim poder aumentar os lucros. Uma roubalheira descarada praticada por uma companhia que deixou, há muito, de ser exemplar e de merecer o respeito de muitos. Mas é o que temos…
http://ultraperiferias.blogspot.com
http://www.jornaldamadeira.pt/not2008_12.php?Seccao=12&id=175675&sdata=2011-02-16
Snippercat
18-02-11, 02:12
Como madeirense que sou e passageiro frequente da TAP entre a Madeira e Lisboa, tenho a dizer que o serviço é bem diferente do que era à 4/5 atrás e até mais.
Lembro-me que quando vim até à EXPO 98 com os meus pais, tinha eu 8 anos, lembro-me de jantar a bordo do avião "Farfalle" com molho de tomate e até repetir 2 e 3 vezes! Lembro-me também da simpatia com que as Comissárias de bordo me traziam um baralho de cartas da TAP(devo ter uma dúzia dessas relíquias em casa) e uns lápis e um caderno para pintar! Eram mordomias à antiga mas que efectivamente marcaram a minha infância e que hoje recordo com saudade. Lembro-me de até ter ido ao cockpit a meio dum voo entre muitas outras recordações que guardo para a vida.
Quando comecei a viajar mais frequentemente devido ao meu percurso académico, passei a marcar as minhas próprias viagens e a ter que me desenrascar ,sozinho ganhei noção de que as coisas estavam MUITO diferentes. No entanto, nunca deixei de exprimir a minha insatisfação sempre que possível. Lembro-me duma reclamação que eu deixei no balcão da GroundForce do Funchal pela maneira como eu fui tratado, e doutra deixada já em Lisboa quando numa das algo frequentes noites de temporal no Funchal tive de literalmente "largar tudo e ir para a Madeira" em que meteram-me no ultimo voo do dia, quando tinham cancelado TODOS os voos desde o meio da tarde devido ao mau tempo e não me terem informado dessa situação, conclusão: fui até meio caminho e voltei para Lisboa passar a noite(e ai a TAP assegurou o que tinha de assegurar, mas ficou o transtorno de não lá estar às 23h45 de domingo, mas chegar sim às 11h30 de segunda feira.
Recordo-me também que foi a TAP que arriscou levantar voo para a Madeira com um voo completamente lotado, e o aeroporto encerrado, correndo sempre o perigo de ter que divergir para outro lado, e a experiência do comandante desse voo fez com que eu pudesse chegar a casa com um atraso de 3h, em vez de um atraso de 2 dias como aconteceu com amigos meus que vinham no voo a seguir.
É certo que agora o serviço mudou MUITO, mas tem explicação. Foi fruto duma liberalização mal feita e apressada que levou a que hoje as coisas sejam o que são. "Não gosta da TAP? Tem a easyjet"
Sempre que tive de alterar a minha viagem por recomendação da TAP não me cobrou UM CÊNTIMO! Serei o caso único na ilha?
A TAP tem problemas, e sou o primeiro a dizer que os tem, mas isso a privatização (esperemos) resolverá.
Faço reservas por internet e não tenho qualquer razão de queixa.
Reconheço que a TAP aproveita-se de alguns horários para "xupar" os clientes, casos como o voo das 17h30 para Lisboa, mas sejamos justos e sinceros, que faria qualquer gestor caso soubesse que há um ENORME nicho de mercado que tem MESMO de apanhar esse voo? É como a questão dos bilhetes para o Brasil referidos num tópico aqui ao lado.
Perdoem-me se fui menos correcto, mas deitei tudo o que acumulado cá para fora :sarcastic:
ClearedForTakeOff
18-02-11, 06:59
Sempre que tive de alterar a minha viagem por recomendação da TAP não me cobrou UM CÊNTIMO! Serei o caso único na ilha?:
Como assim?
Há tarifas flexiveis, semiflexiveis e outras nem tanto, depende do que comprar.
Já comprei bilhetes an TAP (e noutras) que tive de pagar 100 euros para mudar.
Sempre que tive de alterar a minha viagem por recomendação da TAP não me cobrou UM CÊNTIMO!
Se é a TAP a sugerir a alteração é natural que não tenha que pagar, pelo contrário até pode pedir indemenização por tal (e voar).
Já comprei bilhetes an TAP (e noutras) que tive de pagar 100 euros para mudar.
Se é o pax a pedir para mudar e comprou uma tarifa restrita que só o permita com penalização, nada de estranho.
ClearedForTakeOff
18-02-11, 09:14
Se é a TAP a sugerir a alteração é natural que não tenha que pagar, pelo contrário até pode pedir indemenização por tal (e voar).
....
Se "recomendação" é o mesmo que "Denial of boarding" a legislação prevê direitos de idemnização.
Normalmente entendo "recomendação" como algo positivo para quem a recebe. Uma "recomendação" para ir voar amanhã porque hoje afinal não há lugar, penso que não encaixa bem neste termo.
arrow Movi este tópico para a secção Discussão Geral, dado que é um artigo de opinião e não uma notícia.
José Alberto
18-02-11, 09:40
É certo que agora o serviço mudou MUITO, mas tem explicação. Foi fruto duma liberalização mal feita e apressada que levou a que hoje as coisas sejam o que são. "Não gosta da TAP? Tem a easyjet"
Antes da mal parida liberalização a frase era "não gosta da TAP? viaje a nado". JURO POR DEUS QUE UM FUNCIONÁRIO DA TAP ME DISSE ISTO NO ANTIGO LDF.
E fiquei assim :eek:
Mas o mundo dá muitas voltas... muitas mesmo. E mais não digo. A pessoa em questão nem se deve lembrar, mas eu lembro-me e nunca me esqueço.
É um facto que a TAP tem piorado e cortado onde não deve (na qualidade de serviço), mas muito disso também se deve da necessidade de se manter à tona com as mãos e pés atados por leis laborais ridículas.
Mas não concordo com muito do que escrevem neste texto. Quando se quer partir tudo acaba-se por perder razão.
Curiosa missiva de desabafo de um Madeirense, sobre a qual comento algumas afirmações:
(...) jogo das tarifas que esconde umas habilidades que deveriam ser investigadas por quem de direito, particularmente sobre os critérios subjacentes à fixação de tarifas.
- Todas as tarifas públicas da TAP são aprovadas/validadas e controladas pelo INAC.
(...) as tarifas continuam a ser as mesmas, ou seja, aviões com menos custos, menos tripulantes, menos combustível gasto, mas a empresa aumenta a taxa dos combustíveis (veja bem, o paradoxo) e as tarifas, repito, continuam a ser, nalguns casos do dia, uma descarada roubalheira (...)
- Estando a referir-se ao tempo anterior á liberalização, é uma falsidade as tarifas se terem mantido; foram criadas muitas tarifas novas, mais baixas, mas outras foram ajustadas para valor superior.
Ficando a TAP sem qualquer subsídio para esta rota, obviamente teve que se adaptar com ajustamento de todo o seu tarifário, e garanto que o rendimento desta rota hoje em dia deverá dar pouco lucro (comparando com outros anos), se não mesmo prejuízo ao fim do ano.
(...) cobrar excesso de bagagem por tudo e por nada: 3, 4, 5 quilitos a mais em, aviões com menos de metade da lotação e toca a cobrar 5 euros por cada quilo (...)
- Se se faz um contrato em que tal diz que pode levar até 20Kg, se leva mais é natural que pague por isso. O argumento de se o avião não vai cheio deviam ignorar tal é ridículo.
Outra sugestão: não vá, telefone. Se usar a internet – cada vez mais em moda – e fizer reservas por essa via, (...) ficamos quase um dia à espera de ser atendidos.
(...)
Se for a um balcão arrisca-se a levar uma descompostura, porque se tratou pela internet do assunto, não vá chatear as pessoas. (...) Mas quando falo em balcões falo sobretudo de outros, no Continente.
- Aqui até dou razão; realmente o tempo de espera com o call-center é desesperante. Quanto a ser mal tratado em balcão e se tem razão, é simplesmente pedir a intervenção do responsável e, se perciso for, pedir livro de reclamações.
O caricato – nessa negociata inventada pela TAP em torno das alterações de reservas – é que para além dos 50 euros que um passageiro é obrigado a pagar logo à cabeça, só pela mudança, acresce ainda o trocadilho vergonhoso do jogo das tarifas. Altera sim, mas a tarifa deixa de ser a mesma em mais de 90% dos casos. Digamos que, por alto, uma mudança, no que à Madeira diz respeito, andará pelos 90 a 100 euros, mais coisa menos coisa. E o contrário?
- Típico de quem compra sem ler as condições do contrato que efectua, que depois se queixa sem saber sequer do que fala... A maioria das tarifas tem penalizações nestes casos, cobrando valor fixo por mudar reserva ou por re-cáculo para tarifa superior que permite tal mudança de reserva.
Eis o problema. O que é o “codeshare”? Tecnicamente é um acordo de cooperação através do qual uma companhia aérea transporta passageiros cujos bilhetes tenham sido emitidos por outra companhia. O objectivo é oferecer aos passageiros mais destinos do que aqueles que uma companhia aérea poderia oferecer isoladamente (...)
- Tecnicamente ‘codeshare’ é uma partilha de voo entre duas companhias, i.e uma companhia vende esse voo como se fosse sua operação (controlando essa reserva), mas o equipamento é de outra companhia, que é normalmente compensada com uma percentagem acordada extra dessa venda. O que o senhor diz é venda interline normal IATA, em que um bilhete tem mais que uma transportadora envolvida.
(...) TAP unilateralmente decide proteger um passageiro antecipando-o ou adiantando-o uma hora. Mas se o passageiro, dada essa alteração, pedir por exemplo um voo duas horas antes daquele que foi marcado, por iniciativa da própria TAP, paga os 50 euros e ainda a diferença de tarifa. (...) explora os madeirenses com os pedidos de mudança de voos e aplica indiscriminadamente as tarifas, na esmagadora maioria dos casos impondo valores superiores aos originalmente pagos pelo passageiro, para assim poder aumentar os lucros. Uma roubalheira descarada (…)
- O senhor ainda não se apercebeu que a TAP não é a Santa Casa, que é natural ser o seu objectivo o de ter lucro – se não é compensada /subsidiada tem que obter seu sustento via tarifas cobradas.
Não é função da TAP servir sua vontade e caprichos a preço tendencialmente zero, como é óbvio o desejo deste senhor.
TAP (...) é a companhia de bandeira com todas as responsabilidades que daí resultam. (...) Depois de anos de (...) exploração da linha da Madeira (faço um desafio (...) para comparar os preços hoje praticados pela TAP na linha do Funchal, depois da entrada no mercado da “Easyjet” ou da “Transavia” (...), com aqueles que eram antes aplicados (...)
- Ora se queixa de ter preços altos como logo de seguida os compara aos da EasyJet e Transavia, e comparando com os seus preços anteriormente à liberalização quando ainda era subsidiada pelo estado. Se tem outras opções, só posso indagar porque este senhor se preocupa tanto com a TAP?
Se "recomendação" é o mesmo que "Denial of boarding" a legislação prevê direitos de idemnização.
É exatamente o que disse. Se o passageiro achar que uma mudança de voo o prejudica fortemente tem direito a pedir algum tipo de idemnização.
- Se se faz um contrato em que tal diz que pode levar até 20Kg, se leva mais é natural que pague por isso. O argumento de se o avião não vai cheio deviam ignorar tal é ridículo.
Caros,
Rapidamente, que hoje o trabalho aperta, com a promessa de depois voltar ao tema ...
Não podia estar mais de acordo !!!, caro op59980 :thumbsup:
Então se a pessoa "contrata" o transporte de 20kg, se transporta mais 3, 4, 5 quilitos, mais de 10% de desvio, e não iria pagar mais por isso ?! dumb
Claro que tem de pagar !
Nesta segunda fui deixar um amigo ao aeroporto de Lisboa, ele tinha 33kg na mala e, muito bem, pagou excesso de bagagem ... e a 15€ o Kg, tal como está estipulado no site da TAP. Nada a apontar neste procedimento !
E o argumento do avião ir "meio-cheio" ... é como "comparar toucinho com velocidade". Ridículo ...
O atendimento telefónico é lento, é um facto ! Mas devo dizer que das dezenas de vezes que ligo para a TAP por ano, nunca fui atendido por ninguém a falar "português do Brasil". Dai duvidar destes números ...
O autor deste texto foi longe de mais no ataque à TAP e caiu no ridículo :thumbdown:
sob vigilância (tipo, ou passa a dar lucro ou vamos despedir),
Isto de dar lucro ou vamos despedir está para as empresas que se querem saudáveis ... assim como o respirar está para quem quer continuar a viver.
Não dá lucro --» despede
Não respira --» morre
Um abraço,
Jopeg
Meus caros, é descaradamente óbvio e muito claro, que as actuais regras da indústria ditam as suas leis.
Podem dizer mal da TAP, pelas mais diversas razões (e com alguma razão), mas seria interessante que analisassem e comparassem (de uma forma desapaixonada) a operação e o serviço entre a TAP e as "low costs". Aqui seria interessante ver o que se passa de uma ponta à outra, ou seja, desde o handling (quem o faz e a que preço), a questão das tripulações (como trabalham, quanto trabalham e quanto recebem pelo que trabalham), a manutenção (como é feita e onde é feita), as taxas dos aeroportos (como pagam e quais as benesses usufruídas por uns e pelos outros), o pessoal administrativo e de apoio (quantos são, como trabalham e quanto recebem pelo que trabalham), o serviço a bordo (que tipo de serviço, a qualidade do mesmo e o preço cobrado por ele em alguns casos), etc.
Como diz o velho ditado... sem omeletas não se fazem ovos.
O que a TAP está a fazer, quer as pessoas gostem quer não gostem (eu por exemplo não gosto), é uma resposta para (tentar) sobreviver ao caos e à selva que se tornou a actual indústria da aviação comercial. A "morte" de uns é a sobrevivência de outros...
Snippercat
18-02-11, 13:04
Mesmo nas tarifas mais baixas, quando a TAP sugeriu que alterasse a viagem, não me cobrou por isso.
Agora há alternativa, as pessoas queixam-se da TAP porque? Se não houvesse mais nenhum concorrente ainda se entendia, mas há concorrência! Se não estão satisfeitos, voem na Easyjet ou na Transavia.
Agora há alternativa, as pessoas queixam-se da TAP porque? Se não houvesse mais nenhum concorrente ainda se entendia, mas há concorrência! Se não estão satisfeitos, voem na Easyjet ou na Transavia.
Ah é? As reclamações fazem parte de melhoria continua do serviço... Essa observação é do género, não gosta muda de camisola, ou põe à beira do prato.
FranciscoM
18-02-11, 14:01
Imagine-se se estivessem nos Açores...
Do blog:http://politica-dura.blogspot.com/
Leio na edição impressa do AO que a SATA aumentou em dezenas de euros as suas tarifas.
Apesar do lançamento das tarifas promocionais, a menos de 100 Euros para o Continente, nas tarifas normais os aumentos são muito substanciais, indo até às crianças que em vez de 50% passam a pagar 67% da tarifa normal (terão crescido?).
Ou seja, tornam-se mais baratos 10% dos lugares enquanto se encarecem os restantes 90%. Está visto o alcance e significado real da bandeira histórica de Carlos César em relação ao preço das viagens aéreas. Com a SATA é assim: 10% de cenoura, 90% de cacete!
A TAP nem sequer inclui os Açores nos seus acordos com companhias internacionais. Uma autentica vergonha.
Os madeirenses deviam era agradecer o facto de terem várias companhias a efectuarem as ligações. Naturalmente que a concorrência obriga a reajustes na oferta, por isso é que o elo mais fraco, SATA,já se foi.
A TAP nem sequer inclui os Açores nos seus acordos com companhias internacionais. Uma autentica vergonha.
As 'companhias internacionais' é que, aparentemente, não estão interessadas em ter acordos de code-share para os Açores (presumo que se refira a estes), devido talvez a baixo interesse comercial (leia-se poucos pax); não é certamente a TAP que impede tal - pois ganha mais quando transporta pax em code-share, do que quando com ligação normal interline.
FranciscoM
18-02-11, 15:12
As 'companhias internacionais' é que, aparentemente, não estão interessadas em ter acordos de code-share para os Açores (presumo que se refira a estes), devido talvez a baixo interesse comercial (leia-se poucos pax); não é certamente a TAP que impede tal - pois ganha mais quando transporta pax em code-share, do que quando com ligação normal interline.
Mas porque razão cada vez que se fala nos Açores, vem logo a conversa de não há interesse, poucos passageiros ? Ouço muita gente a falar sempre no mesmo.
Não existe interesse por parte de companhias americanas,por ex. ???
Os Açores foram considerados pela revista Forbes e National Geo dos melhores destinos do mundo. Só no dia 14 Maio Ponta Delgada vai receber mais de 12.000 turistas americanos por via maritima, um recorde a nivel nacional, + do que Lisboa ou Madeira.
Por isso a conversa do n haver interesse é mentira. O que interessa é a protecção da companhia "cá de casa"
Nem a TAP pode fazer o que quer, sem pedir autorização primeiro ao Governo Regional.
Há 4 anos que a Tap mantêm 4 voos por semana para S.Miguel. Nem mais nem menos. Uma vergonha completa
Concordo com grande parte do que foi escrito no artigo de opinião. Vários estudos indicavam que a tendência das companhias low-cost era uma aproximação às legacy. O que poucos esperariam é que no percurso oposto, algumas companhias descessem tão "low"...
Em jeito de "remate", fica aqui um excerto da minha troca de e-mails nos últimos diferendos que tive com a easyJet e TAP. A primeira por um voo cancelado, a segunda por uma perda de bagagem.
EasyJet:
Custo do voo: 148€
Questão: voo cancelado
Tempo de resolução (reembolso): 22 dias
Thank you for your reply.
I am happy that I was able to resolve your issue for you, I realise that this time round you had a bad experience, however you are a valued customer and we hoe to look forward to welcoming you onboard in the near future.
Best regards,
- Roisin Grey -
Customer Service Representative
TAP:
Custo do voo: 242€ + 150€ excesso de bagagem
Questão: Perda de bagagem que só chegou ao destino 82h depois.
Tempo de resolução: não está resolvido, mais de 12 meses depois.
Outros dados: Reclamação foi também apresentada através de carta registada com aviso de recepção.
Muito obrigado por nos ter contactado!
O seu contacto tem o numero FC2010-10988.
Falaremos consigo muito brevemente.
TAP
Fale Connosco.
dias úteis das 09:00 às 18:00
Penso que não seja necessário dizer mais nada...
ClearedForTakeOff
18-02-11, 18:09
..Só no dia 14 Maio Ponta Delgada vai receber mais de 12.000 turistas americanos por via maritima, um recorde a nivel nacional, + do que Lisboa ou Madeira..
Madeira - 297 escalas de navios cruzeiros em 2010
Açores - 60 e tal
Snippercat
18-02-11, 18:59
Ah é? As reclamações fazem parte de melhoria continua do serviço... Essa observação é do género, não gosta muda de camisola, ou põe à beira do prato.
Eu quando reclamo é com a intenção de melhorarem o serviço, mas havendo alternativa e quando não se gosta do serviço prestado, há bom remédio não? cool
Há 4 anos que a Tap mantêm 4 voos por semana para S.Miguel. Nem mais nem menos. Uma vergonha completa
O acordo de serviço público, entregou Ponta Delgada à SATA e a Terceira à TAP, excepto poucos serviços da TAP para PDL e da SATA para a TER.
HOR ficou TAP, com poucos voos SATA.
PIX opera a TAP e Santa Maria opera a SATA.
Abraço
FranciscoM
19-02-11, 00:30
Madeira - 297 escalas de navios cruzeiros em 2010
Açores - 60 e tal
????
O que é que uma coisa tem a ver com a outra ?
Estamos a falar de passageiros americanos, num só dia....
Sim estamos a falar de px americanos num só dia, mas o que custa é que esse dia é a excepção que confirma a regra. Como disseram e bem, NUM SÓ DIA.
Também acho giro que as pessoas que pagavam 50 contos há 15 anos para fazer LIS - FNC e agora pagam 60€ para fazer o mesmo voo, se queixem por lhes ser distribuída a "marmita" na porta de embarque e por já não levarem um baralho de cartas à borla. Isso é tudo muito bonito mas paga-se e quem não quer pagar tanto, tem de se sujeitar. A TAP pode dar a escolher mas aposto que 99% preferia os 60€ com a marmita e sem baralhos de cartas. Os Açores e a questão das low costs, é simples, pedimos sugestões (com respectivos prós e contras) IMPARCIAIS, às pessoas que se servem desses voos. Se alguém conseguir achar aquilo rentável para uma low cost sem ser como se fez na madeira com a EZY, se alguém achar que turismo nos açores é comparavel a turismo na madeira, etc... então têm o meu apoio.
...ainda dou baralhos de cartas!! lol
Snippercat
19-02-11, 02:26
...ainda dou baralhos de cartas!! lol
Quero um novo! harhar
Eu não tinha levantado a questão dos preços porque não sabia ao certo quanto custava mesmo, mas julgo que era 20 contos ida, 30 ida e volta... Mas como não tenho a certeza não peguei nisso :tease:
Quero um novo! harhar
Eu não tinha levantado a questão dos preços porque não sabia ao certo quanto custava mesmo, mas julgo que era 20 contos ida, 30 ida e volta... Mas como não tenho a certeza não peguei nisso :tease:
Pode ficar com o meu, eu não consigo diferenciar os naipes "verdes"...:biggrin:
José Alberto
19-02-11, 10:37
Várias questões:
-se agora é possível "pagar 60" em vez de "250", porque antes não podia ser..."125" (por exemplo)?
-como é o serviço da espanhola Iberia nas Ilhas Canárias e nas Baleares? o que oferece e quanto cobra?
-quanto custa um Lisboa-Madrid na TAP e que tipo de serviço tem?
-e um Lisboa-Paris?
É só.
Várias questões:
-se agora é possível "pagar 60" em vez de "250", porque antes não podia ser..."125" (por exemplo)?
Edit 21-Fev - preços reais hoje: Preço de tarifas em companhias aéreas não é o mesmo que preço único de autocarro. Para a Madeira - já que estamos a falar dela - vão desde EUR19 a EUR360 (valores sem taxas - Edit); a variação depende do tempo de antecedência com que compra a viagem, do dia/hora (voos menos procura mais provável encontrar facilmente tarifas baixas, o oposto acontece em época grande procura), etc, etc, etc...
-como é o serviço da espanhola Iberia nas Ilhas Canárias e nas Baleares? o que oferece e quanto cobra?
De momento não me lembro dos valores, mas penso pelo menos uma destas rotas é subsidiada.
-quanto custa um Lisboa-Madrid na TAP e que tipo de serviço tem?
-e um Lisboa-Paris?
Edit 21-Fev - preços reais hoje:Valores deverá rondar entre uns EUR25 e os EUR445 Madrid, EUR34 e os EUR1089 Paris. Quanto ao serviço, alguém que seja PNC poderá esclarecer com mais detalhes que eu.
Cpts,
Tenho a mesma dúvida: nos voos de Lisboa para Madrid existe entrega das caixinhas na porta de embarque ou simplesmente não é servida refeição?
José Alberto
19-02-11, 12:33
Preço de tarifas em companhias aéreas não é o mesmo que preço único de autocarro. Para a Madeira - já que estamos a falar dela - vão desde EUR30 a EUR400 (valores não verificados e sem taxas); a variação depende do tempo de antecedência com que compra a viagem, do dia/hora (voos menos procura mais provável encontrar facilmente tarifas baixas, o oposto acontece em época grande procura), etc, etc, etc...
Sim, peço desculpa. De facto é demasiado redutor colocar tudo em termos de "60" e "250".
Mas acho que as linhas das ilhas deviam ter tido (ou deviam ter hoje, em relação aos Açores) outra sensibilidade. É que ao contrario do que acontece no continente onde há vários meios de transporte à escolha (e até pode existir variedade dentro de cada um deles), um ilhéu não pode "ir a nado" como um funcionário da TAP me sugeriu no LdF. E nem toda a gente que sai das ilhas o faz por prazer.
De momento não me lembro dos valores, mas penso pelo menos uma destas rotas é subsidiada.
Não tenho a certeza como funcionam as coisas em relação à TAP e a easyJet neste momento.
Valores deverá rondar entre uns EUR20 e os EUR500 Madrid, EUR50 e os EUR1000 Paris. Quanto ao serviço, alguém que seja PNT poderá esclarecer com mais detalhes que eu.
:smile:
Tenho a mesma dúvida: nos voos de Lisboa para Madrid existe entrega das caixinhas na porta de embarque ou simplesmente não é servida refeição?
O serviço no LIS-MAD consiste em "All day Box"(não..não é a caixinha á porta) com sandwich frio e serviço de bebidas frias e quentes(se bem que em simultâneo) em Y, e "Large Tray" fria em C incluindo bebidas frias e quentes e não existe o serviço de vendas a bordo!
Não tenho a certeza como funcionam as coisas em relação à TAP e a easyJet neste momento.
Quanto a subsidios na rota do FNC, quem o recebe é o pax a partir de certo montante(creio que a partir de 100 euros recebe 60)! As Cªs não são subsidiadas.
José Alberto
19-02-11, 12:55
Quanto a subsidios na rota do FNC, quem o recebe é o pax a partir de certo montante(creio que a partir de 100 euros recebe 60)! As Cªs não são subsidiadas.
Não sei se os valores são esses mas é mais ou menos assim que funciona. O problema é que o utente deve pagar a totalidade da viagem (até nos preços astronómicos) e só depois, não sei se de forma rápida ou algo burocrática, recebe o dinheiro.
Não sei se os valores são esses mas é mais ou menos assim que funciona. O problema é que o utente deve pagar a totalidade da viagem (até nos preços astronómicos) e só depois, não sei se de forma rápida ou algo burocrática, recebe o dinheiro.
Foi o que ficou estipulado,sendo que quem paga o subsidio aos Pax é o Governo,e não as Cªs!!
Se fossem as Cªs a fazer o desconto estas seriam as subsidiadas(coisa que nunca agradou a ninguém,se bem me lembro),e como com a abertura da rota para um mercado livre,teve de ser encontrado um meio de o Pax(ilhéu) ser subsidiado!
Acho que isto já foi largamente debatido em um outro tópico sobre este assunto!
Snippercat
19-02-11, 13:07
Para receber o subsidio, o valor da tarifa(sem taxas) tem de ser superior a 60€, e depois da viagem efectuada o passageiro tem de se dirigir até a um balcão dos CTT e recebe o reembolso de 60€, quer pague 61€ de tarifa, quer pague 500€.
Há o projecto de lei "entalado" nos corredores da Assembleia que alteraria o regime de subsidio. Em vez dos 60€ seria de 50% para os residentes, e os estudantes teriam direito a 4 viagens de ida e volta com a comparticipação de 65%.
O serviço no LIS-MAD consiste em "All day Box"(não..não é a caixinha á porta) com sandwich frio e serviço de bebidas frias e quentes(se bem que em simultâneo) em Y, e "Large Tray" fria em C incluindo bebidas frias e quentes e não existe o serviço de vendas a bordo!
Obrigado Jet,
não tinha conhecimento. Pensei que o Express Moment fosse válido para todas as rotas da TAP com duração inferior a 1h30.
Não deixa de ser curioso que se ande apregoar um patriotismo bacoco para voar na companhia portuguesa quando é a TAP a primeira a descriminar negativamente os passageiros e as regiões lusas.
Ainda neste âmbito fiquei "chocado" com uma publicidade da TAP que encontrei num táxi londrino este fim-de-semana. "TAP Portugal - 68 ligações semanais ao Brasil". O Brasil pode ser a galinha dos ovos de ouro da TAP, mas é impensável que numa publicidade em Londres a "companhia de bandeira" não publicite o país que lhe dá nome.
José Alberto
19-02-11, 13:17
Pronto, ficou claro.
Obrigado "a ambos os dois".
Obrigado Jet,
não tinha conhecimento. Pensei que o Express Moment fosse válido para todas as rotas da TAP com duração inferior a 1h30.
Não deixa de ser curioso que se ande apregoar um patriotismo bacoco para voar na companhia portuguesa quando é a TAP a primeira a descriminar negativamente os passageiros e as regiões lusas.
Ainda neste âmbito fiquei "chocado" com uma publicidade da TAP que encontrei num táxi londrino este fim-de-semana. "TAP Portugal - 68 ligações semanais ao Brasil". O Brasil pode ser a galinha dos ovos de ouro da TAP, mas é impensável que numa publicidade em Londres a "companhia de bandeira" não publicite o país que lhe dá nome.
Tal como difundido largamente inclusive aqui no Forum...o serviço Express Moment é válido para rotas Domésticas/Ilhas.
Quanto a descriminar..bem...mesmo que alguns não gostem do Express Moment,existem outros que assim o preferem(conheço muitos também)!
Pessoalmente e sendo PNC,confesso que preferia o sistema anterior,pois neste perdi muito dos bons momentos que tinha ao interagir com os pax durante o serviço,no entanto tendo sempre estar o mais presente com os mesmos...a mim cabe-me continuar a salvaguardar a segurança e conforto dos pax com ou sem serviço a bordo!
No entanto creio que a qualidade da comida no Express Moment é melhor do que a anterior sandwich servida!
Mas isto do que é servido ou não...é matéria impossivel de chegar a concenso!;)
Quanto á Publicidade em Londres...o nome Portugal está explicito logo a seguir ao da TAP!!
E que mal tem este tipo de publicidade se é mais uma maneira de conseguir Pax para transportar através do Hub de Lisboa?? Afinal de contas...a TAP não é uma simples Cª de transporte ponto-ponto certo?? E publicidade em Londres sobre Portugal feita pela TAP é coisa que nunca faltou!
O que dizer então quando se vê publicidade de uma LH ou AF(ou outra) em revistas ou cartazes publicitando idas a NY,Dubai,Rio etc em Portugal?? Afinal é a mesma coisa...conseguir mais Pax para transportar através da sua rede.
Abraço
Snippercat
19-02-11, 13:44
Eu gosto mais do Express moment porque a qualidade da sandes aumentou, a situação do "copo" de água é uma que a meu ver devia ser melhorada, mas no geral acho a refeição bem mais agradável do que antes(no que toca às sandes, não sobre as refeições)
fatimafelix
20-02-11, 00:20
se o express moment são para os voos de 1h30, os domésticos,porque razão o LISMAD ficou de fora?.....acho horrível este tipo de serviço..o psgr que compra uma class executiva num voo FNCLISFNC que paga demasiado caro e leva uma refeição daquelas é vergonhoso. Mais vale os voos FNCLISFNC operar só com uma class. Os mentores do projecto estão a pôr isto do avesso....o tempo dirá...
se o express moment são para os voos de 1h30, os domésticos,porque razão o LISMAD ficou de fora?.....acho horrível este tipo de serviço..o psgr que compra uma class executiva num voo FNCLISFNC que paga demasiado caro e leva uma refeição daquelas é vergonhoso. Mais vale os voos FNCLISFNC operar só com uma class. Os mentores do projecto estão a pôr isto do avesso....o tempo dirá...
Da ultima vez que vi portugal ainda era independente de espanha, por isso é um voo internacional, logo nao domestico.
fatimafelix
20-02-11, 00:38
em primeiro lugar sei decifrar voos domesticos de voos internacionais. O que quiz dizer foi porque razão foram somente os voos domesticos???? os psgrs que vão e vem para o FNC sõa os trolhas?????..ou tiveram medo de assumir outros voos com o mesmo tempo de voo? ou será que é para ver como isto pega?
em primeiro lugar sei decifrar voos domesticos de voos internacionais. O que quiz dizer foi porque razão foram somente os voos domesticos???? os psgrs que vão e vem para o FNC sõa os trolhas?????..ou tiveram medo de assumir outros voos com o mesmo tempo de voo? ou será que é para ver como isto pega?
Fatima...tudo leva a creer que tanto MAD com BCN irão passar ao mesmo tipo de serviço!! Mas mais não sei...
Quanto ao que disse anteriormente sobre a classe C...concordo em pleno!!
Beijinhos
o psgr que compra uma class executiva num voo FNCLISFNC que paga demasiado caro e leva uma refeição daquelas é vergonhoso.
Quanto ao que disse anteriormente sobre a classe C...concordo em pleno!!
Penso que todos estarão de acordo quanto a isto (e aposto que todos os que trabalham na TAP).
Talvez aconteça por questões tecnico/operacionais. talvez seja para não provocar reacções dos outros pax por 'só alguns têm serviço a bordo e eu também paguei bilhete', realmente não sei o porquê, mas aposto que são menos vezes que se ouvem/reclamam os passageiros de executiva que os outros (percentagem de).
ClearedForTakeOff
20-02-11, 13:33
Na executiva é assim:
https://lh5.googleusercontent.com/_G9-G9_sfLVI/TWElxOoX0oI/AAAAAAAAE_c/yHXjVDBsvtE/20110218_007%20express%20momento%20exec%20%281%29. jpg
https://lh5.googleusercontent.com/_G9-G9_sfLVI/TWEluPm7ZxI/AAAAAAAAE_E/lmM2JAWHcnM/20110218_007%20express%20momento%20exec%20%282%29. jpg
https://lh5.googleusercontent.com/_G9-G9_sfLVI/TWElvHAfeAI/AAAAAAAAE_I/B9ZQtpo6QPQ/20110218_007%20express%20momento%20exec%20%283%29. jpg
Queijada da Madeira!!!
https://lh5.googleusercontent.com/_G9-G9_sfLVI/TWElv4JIRrI/AAAAAAAAE_Q/hCtYSKgwrYY/s512/20110218_007%20express%20momento%20exec%20%285%29. jpg
Obrigado Jet,
A publicidade da tap que vi na estação de victoria em Londres era em relação às rotas do brasil!
acreditem que por 74€ I/V eu nao me vou queixar muito do serviço... desde que o avião voe já é bom!
MiguelMorais
21-02-11, 06:36
TAP em destaque na Victoria Station em Londres,
http://dl.dropbox.com/u/5926921/Image0456.jpg
Não apanhei o painel inteiro mas do lado esquerdo estava a fotografia do Jet :thumbup:
Não concordo com o argumento de que o simples facto de ter o nome "Portugal à frente de TAP" seja uma publicidade ao nosso país. Esta publicidade não está a promover o "destino Portugal". Está a promover o "destino Brasil".
Tendo em conta que o nosso país tem regiões que são ultra-dependentes do mercado inglês, como o Algarve e a Madeira , não posso aceitar que uma companhia estatal promova um destino internacional, fora do espaço nacional. Pode ser verdade que tal obriga a uma escala em Lisboa. Mas isso não se trata de uma promoção ao destino Lisboa, longe disso.
Pode ser verdade que a TAP promova Portugal em Londres. A verdade é que no tempo que lá estive, só vi promoção em relação ao Brasil. Vi uns cartazes a publicitar o destino Madeira que foram pagos, e bem pagos, pela secretaria regional de turismo da Madeira, sem qualquer relação com a TAP. Acaba por ser um esforço inglório fazer um investimento destes quando tempos empresas públicas portuguesas a promover de uma forma muito mais veemente outros destinos.
No meio disto tudo, agradecem o governo, hoteleiros e comerciantes brasileiros que, provavelmente sem gastar um tostão, são promovidos por uma empresa portuguesa... em Inglaterra.
ClearedForTakeOff
21-02-11, 18:19
Não concordo com o argumento de que o simples facto de ter o nome "Portugal à frente de TAP" seja uma publicidade ao nosso país. Esta publicidade não está a promover o "destino Portugal". Está a promover o "destino Brasil".
Tendo em conta que o nosso país tem regiões que são ultra-dependentes do mercado inglês, como o Algarve e a Madeira , não posso aceitar que uma companhia estatal promova um destino internacional, fora do espaço nacional. Pode ser verdade que tal obriga a uma escala em Lisboa. Mas isso não se trata de uma promoção ao destino Lisboa, longe disso.
Pode ser verdade que a TAP promova Portugal em Londres. A verdade é que no tempo que lá estive, só vi promoção em relação ao Brasil. Vi uns cartazes a publicitar o destino Madeira que foram pagos, e bem pagos, pela secretaria regional de turismo da Madeira, sem qualquer relação com a TAP. Acaba por ser um esforço inglório fazer um investimento destes quando tempos empresas públicas portuguesas a promover de uma forma muito mais veemente outros destinos.
No meio disto tudo, agradecem o governo, hoteleiros e comerciantes brasileiros que, provavelmente sem gastar um tostão, são promovidos por uma empresa portuguesa... em Inglaterra.
A TAP tem de promover aquilo que vende e não politiquices.
O maior erro que a TAP fez (ou foi obrigada a fazer) ao longo destes anos foi ser um tapete político.
A TAP tem de ser deixada jogar na mesma moeda que as outras.
Não pode ser lucrativa e ao menos tempo um veículo de moralidade.
Se quiser pinta nos seus aviões "Bye Bye Alitalia" de Portugal.
A TAP tem de promover aquilo que vende e não politiquices.
O maior erro que a TAP fez (ou foi obrigada a fazer) ao longo destes anos foi ser um tapete político.
A TAP tem de ser deixada jogar na mesma moeda que as outras.
Não pode ser lucrativa e ao menos tempo um veículo de moralidade.
Se quiser pinta nos seus aviões "Bye Bye Alitalia" de Portugal.
Enquanto for uma empresa gerida com dinheiros maioritariamente públicos, as "politiquices" e "moralismos" têm mesmo de fazer parte do jogo. Até porque não tenho garantias que se ganhe mais com o dinheiro que entra na TAP através do ingleses a voar as rotas do Brasil, do que se perde precisamente por estarmos a encaminhar um dos nossos principais mercados (provavelmente o maior) para outras bandas.
ClearedForTakeOff
21-02-11, 21:19
Enquanto for uma empresa gerida com dinheiros maioritariamente públicos, as "politiquices" e "moralismos" têm mesmo de fazer parte do jogo. Até porque não tenho garantias que se ganhe mais com o dinheiro que entra na TAP através do ingleses a voar as rotas do Brasil, do que se perde precisamente por estarmos a encaminhar um dos nossos principais mercados (provavelmente o maior) para outras bandas.
Não, não tem.
Tudo o que é empresa onde se gaste o meu dinheiro, tem de ser uma empresa a sério e não um fantoche para os politicos brincarem.
Caso contrário deve fechar.
Caro Amigo Hawks
percebo o que quer dizer com o seu post8não quer dizer que concorde com o mesmo..é a sua opinião e tenho de a respeitar),no entanto e tal como lhe disse antes e o CFTO reforçou,a TAP vende o seu producto,que é viagens de avião na sua rede!! Seja Brasil,Moçambique,Madeira,Venezuela ou outro qualquer.
Quanto a publicidade em Londres,o meu Amigo fala por esta vez que lá esteve..eu falo...por 20 anos de aviação em que lá vou..várias vezes por mês!!
Publicidade feita pela TAP sobre os 4 cantinhos de Portugal,é o que nunca faltou.
Já á uns meses atrás coloquei aqui uma foto de uma publicidade feita pela TAP na Alemanha no ano 79(acho eu),em que se publicitava...nem mais nem menos que viajar até ao Rio de janeiro!!
Um Abraço
PS: Quanto ao ser gerida por dinheiros publicos..não sei..talvez queira dizer ser de capitais publicos!! É que ser gerida quer dizer que vc,e eu claro andamos a meter lá algum..e quanto a isso já muito por aqui se falou!!!
O atendimento telefónico é lento, é um facto ! Mas devo dizer que das dezenas de vezes que ligo para a TAP por ano, nunca fui atendido por ninguém a falar "português do Brasil". Dai duvidar destes números ...
Jopeg
Faz parte do negócio Jopeg...
o Conselho de Administração do ICP-ANACOM, ao abrigo
das alíneas a) e b) do n.º 2 do artigo 28º do Decreto-Lei n.º 415/98, de
31/12, determina:
1. Os preços máximos a pagar pelo utilizador originador da chamada nas
chamadas para os números das gamas “707”, “708” e “809” são os
seguintes:
- “707”: e “708”: € 0,10 por minuto para chamadas originadas nas
redes fixas e € 0,25 por minuto para chamadas originadas nas
redes móveis, definindo-se a tarifação ao segundo a partir do
primeiro minuto
in http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=406308
Por urgencia ja estive mais de 45m à espera...
contas por alto são mais de 11€.
Hawks,
apesar do C4TO e do Jet já terem respondido, tenho que opinar.
Não concordo com a tua argumentação.
A TAP tem é que se preocupar em ter voos cheios.
Se a Capital do Mali é o proximo destino,
e se em Londres houver mercado para o Mali,
porque não haver publicidade a dizer "X ligações semanais para Bamako"!
Não é a fazer publicidade para Faro que a TAP vai lá...
isto sem desprimor por Faro ou pelo Algarve.
Opinião sim, fundamentalismo não.
A TAP erra? Sim.
Tudo o que faz é mau?
Certamente que não :)
Hawks,
A TAP erra? Sim.
Tudo o que faz é mau?
Olá Rui,
não se trata de nenhum ódio de estimação em relação à TAP, nem tão pouco de fundamentalismo da minha parte.
Creio que estamos a analisar a questão de prismas diferentes, daí a discrepância de opiniões. Tu, o Jet e CFTO estão a pensar na "perspectiva TAP", em que faz sentido a publicidade das rotas que levem a aviões mais cheios e, consequentemente, a uma empresa pública nacional lucrativa. O país agradece.
Eu penso numa perspectiva mais generalista do país enquanto destino turístico. Noutro tópico aqui ao lado percebe-se a importância que o turismo assumiu em Portugal na última década. A minha questão é: o país ganha mais com o lucro dos aviões cheios da TAP do que perde ao encaminhar o seu principal mercado emissor de turistas para outras bandas?
A TAP não vai lá a fazer publicidade de Faro... E o "destino turístico Portugal", será que precisa disso?
Tendo em conta que se trata de capitais públicos (se assim lhe quisermos chamar) creio que há aqui um contra senso. É claro que esta questão não se punha se se tratasse de uma companhia privada até porque, como disse no meu post inicial, não apoio patriotismos bacocos.
Quanto a publicidade em Londres,o meu Amigo fala por esta vez que lá esteve..eu falo...por 20 anos de aviação em que lá vou..várias vezes por mês!!
Publicidade feita pela TAP sobre os 4 cantinhos de Portugal,é o que nunca faltou.
Ainda no mês passado, o metro de Londres estava cheio de publicidade TAP Portugal ao destino Madeira.
Ainda no mês passado, o metro de Londres estava cheio de publicidade TAP Portugal ao destino Madeira.
Olá tff,
penso que a campanha que se refere foi esta:
A Madeira vai “dar nas vistas”, durante alguns dias, em Piccadilly Circus, em Nothing Hill Gate e em Kings Cross, em Londres. Para que a Associação Promotora da Madeira conseguisse colocar 1.150 painéis alusivos ao arquipélago no Metro da capital inglesa teve de investir 70 mil euros.
De acordo com um comunicado de imprensa da associação, o objectivo da campanha, que se iniciou a 17 de Janeiro e se prolonga até 30 do mesmo mês, passa por captar os turistas britânicos para que viajem para aquela parte do território português.
Para isso, optou-se por explorar a diferença de estados de tempo em Londres e na Madeira. Os Mupi que vão estar nas estações de metro têm, à esquerda, uma imagem de um jardim inglês, com as árvores e um banco cobertos de neve, e, à direita, um conjunto de espreguiçadeira ao pé de águas madeirenses. “Está o tempo frio a absorvê-lo?” é a frase inscrita na primeira imagem, estando a resposta por cima da fotografia do arquipélago com a expressão “Fuja para a Madeira”.
A previsão é a de que as imagens sejam vistas 158 milhões de vezes.
O investimento foi feito pela secretaria regional de turismo da Madeira e não pela TAP. Por outro lado, promoveu-se as ligações directas da TAP entre Gatwick e o Funchal. Daí ter dito que é um contra senso fazer um investimento destes quando, mesmo ao lado, a TAP promove o Brasil.
PagodaTroop
23-02-11, 01:03
Saudações a Todos, em especial ao camarada Rui Alves:
Hawks,
A TAP erra? Sim.
Tudo o que faz é mau?
Rui, compreendo perfeitamente o que queres dizer e faz todo o sentido. Mas consigo, também, ver o ponto de vista do Hawks. E até sou, de algum modo, sensível à argumentação que ele usou.
É certo que a TAP precisa de encher aviões e, com isso fazer dinheiro. Ao contrário de muitos cá na casa não acho que isso, por si, lhe vá resolver o problema (e este ano de 2010 provou isso, a meu ver), nem tão pouco uma privatização será, necessáriamente, a tal fantástica cura para o mal que tanto se apregoa. Mas não deixa de ser verdade, por outro lado, que aviões a voar rentávelmente será uma condição que ter-se-á de verificar, isto se quisermos começar sequer a resolver o tal problema.
E terá a sua legitimidade, em termos de gestão pura, querer atrair clientes para rotas rentáveis e com isso gerar receita mesmo que seja em detrimento da captação de procura para um mercado turistico português (ou até madeirense) que já andou muito mais longe de activar o stick shaker do que anda hoje...
Mas, por outro lado, isso implica renunciar, a bem de alguma coerência de imagem, a certas posturas. A TAP sempre fez questão de apregoar e assumir aos altos brados alguns valores que declara intrínsecos, valores de portugalidade ou até patriotismo. Sempre puxou generosamente pelos clichés de uma flag carrier: a companhia de todos nós, a nossa companhia, Portugal nos céus do mundo, The Airline of Portugal, as asas de uma nação, o verde e vermelho nos aviões. E em nenhum aspecto isso ganhou mais sentido do que junto dos emigrantes portugueses por esse mundo fora e, se calhar foi por isso, por exemplo, que uma Santa Bárbara Airlines andava, mesmo com tarifas mais baixas, a passear cadeiras vazias sobre o Atlântico ao passo que os 330s da TAP faziam a mesma rota com uma ocupação mais confortável.
Dizer-se que somos a companhia de Portugal e de todos os Portugueses e querermos transportar turistas de países terceiros para deixarem o seu dinheiro num Brasil em vez de um Algarve, uns Açores ou uma Madeira, cujos mercados turísticos dele tanto necessitam...não joga lá muito bem. Para isso assumam as coisas como elas são e deixem-se de certas tretas publicitárias...
E, nisso, até percebo o que o Hawks quer dizer...
Do mesmo modo que acho que não encaixa a proverbial bota com a não menos proverbial perdigota quando se afirma e reafirma o quanto se preza o destino Madeira na TAP e o quão importante ele é para a companhia e depois se constata que as primeiras e (até agora) únicas rotas na TAP onde, em vez de serviço a bordo, se distribuem caixas de papelão com sandes na porta de embarque são, precisamente, o LIS-FNC-LIS e o OPO-FNC-OPO...
Do mesmo modo ainda, referindo-me brevemente ao artigo que deu origem a este tópico e agora numa lógica um bocado inversa, que há muita cabecinha iluminada cá no calhau que ainda não percebeu que, no dia em que entrou em vigor esta liberalização de pacotilha e que se acabou com o serviço público, acabou-se, também, com o direito de exigir e puxar as orelhinhas à TAP, à conta de ela ser a tal companhia de bandeira...
Abraço!
Cumps à Comunidade
...
Do mesmo modo que acho que não encaixa a proverbial bota com a não menos proverbial perdigota quando se afirma e reafirma o quanto se preza o destino Madeira na TAP e o quão importante ele é para a companhia e depois se constata que as primeiras e (até agora) únicas rotas na TAP onde, em vez de serviço a bordo, se distribuem caixas de papelão com sandes na porta de embarque são, precisamente, o LIS-FNC-LIS e o OPO-FNC-OPO...
...
Caro Pagoda,
Para perceber a questão das "caixas de papelão com sandes na porta de embarque", temos de ver o tópico: http://aviacaoportugal.net/showthread.php?t=2651
A questão de fundo €€€ não é a qualidade/custo da refeição, mas sim ter menos um PNC a bordo com as naturais poupanças que isso acarreta.
Foi a forma que a administração da TAP encontrou para "vencer o braço de ferro" com um sindicato que se mostrava inflexível.
Encaro isto, esta situação com os voos para Madeira, como um teste que se tiver bons resultados será aplicado a outras rotas (MAD, BCN, etc).
Agora, porque começar na Madeira ??? boa pergunta para a qual não tenho resposta ...
O fosso entre o serviço oferecido pelas low-cost e companhias regulares é cada vez mais curto e, neste caso, penso que a TAP teve medo de "descer" o serviço para o nível da easyJet. Os responsáveis pela TAP acharam que tinham de oferecer alguma comida, para se diferenciarem da easyJet, e como queriam diminuir um tripulante a bordo ... avançaram para esta situação "híbrida" e até um pouco "caricata".
---
Em relação à publicidade, não nos podemos esquecer que as proprias autoridades turisticas (a brasileira Embratur, o programa Iniciative.pt, ect) disponibilizam verbas/contratam para as companhias fazerem publicidade.
É legitimo pensar que há boas relações entre a Embratur e a TAP. O Brasil precisa da TAP e a TAP precisa do Brasil ... uma parceria politica com as suas contrapartidas.
Um abraço,
Jopeg
Bom dia a todos,
Como residente em England, posso confirmar que vejo regularmente publicidade sobre visitar Portugal via TAP/Turismo de Portugal. E por coincidencia muito recentemente tinha um enorme poster numa paragem de autocarros com publicidade de fazer ferias em Portugal perto da minha residencia.
So um exemplo de muitos.
Cumprimentos,
Pedro
PagodaTroop
23-02-11, 14:42
Saudações a Todos, em especial ao camarada Jopeg:
A questão de fundo €€€ não é a qualidade/custo da refeição, mas sim ter menos um PNC a bordo com as naturais poupanças que isso acarreta.
Foi a forma que a administração da TAP encontrou para "vencer o braço de ferro" com um sindicato que se mostrava inflexível.
Encaro isto, esta situação com os voos para Madeira, como um teste que se tiver bons resultados será aplicado a outras rotas (MAD, BCN, etc).
Agora, porque começar na Madeira ??? boa pergunta para a qual não tenho resposta ...
O fosso entre o serviço oferecido pelas low-cost e companhias regulares é cada vez mais curto e, neste caso, penso que a TAP teve medo de "descer" o serviço para o nível da easyJet. Os responsáveis pela TAP acharam que tinham de oferecer alguma comida, para se diferenciarem da easyJet, e como queriam diminuir um tripulante a bordo ... avançaram para esta situação "híbrida" e até um pouco "caricata".
Jopeg, concordo, no geral, com o que aqui (e bem) escreveste.
Mas e sem por isso em causa, o que eu referi tem a ver com outro aspecto da questão.
Penso que não restarão grandes dúvidas de que, do ponto de vista do retorno ao cliente em termos de serviço, o tal Express Moment representará um downgrade ou degradação do padrão de serviço, independentemente do que, em termos económicos ou de pura gestão, possa-lhe servir de suporte ou até de justificação.
Ora fazer esse downgrade ao mesmo tempo que se mantêm as tarifas cobradas e nos mesmos moldes não pode ser, no que estritamente ao cliente ou passageiro diz respeito, encarado de forma alguma como uma vantagem, uma mais valia ou seja lá o que for de positivo.
Mais, fazer isso num destino que supostamente se valoriza e que se reputa como importante e prezado para a TAP (e que lhe dá e já deu a ganhar muito dinheiro) é, para mim, entrar já um bocado no reino do contra-senso...
Não nos esqueçamos que, se por um lado as LCCs não oferecem nada a bordo e têm um perfil de operação (possívelmente) menos atraente, por outro não têm o perfil de reservas (em termos de oferta/preço) duma TAP...
Abraço!
Cumps à Comunidade
Ora fazer esse downgrade ao mesmo tempo que se mantêm as tarifas cobradas e nos mesmos moldes não pode ser, no que estritamente ao cliente ou passageiro diz respeito, encarado de forma alguma como uma vantagem, uma mais valia ou seja lá o que for de positivo.
Mais, fazer isso num destino que supostamente se valoriza e que se reputa como importante e prezado para a TAP (e que lhe dá e já deu a ganhar muito dinheiro) é, para mim, entrar já um bocado no reino do contra-senso...
Não nos esqueçamos que, se por um lado as LCCs não oferecem nada a bordo e têm um perfil de operação (possívelmente) menos atraente, por outro não têm o perfil de reservas (em termos de oferta/preço) duma TAP...
Boa tarde,
se me permite, as low cost oferecem algo, oferecem a opção entre não comer nada ou escolher o que se quer comer, entre várias opções, mediante pagamento.
A TAP neste momento não oferece serviço a bordo, inclui no preço final a refeição que está a ser servida ao passageiro numa caixa, sem opção independentemente de classe/montante pago pela viagem.
Com todo o respeito,
lasVEGAS
PagodaTroop
23-02-11, 22:09
Saudações a Todos, em especial ao colega lasVEGAS:
se me permite, as low cost oferecem algo, oferecem a opção entre não comer nada ou escolher o que se quer comer, entre várias opções, mediante pagamento.
Quando uso o termo oferecer, faço-o na sua expressão mais simples e do ponto de vista do pax mais comum: o de pagar ou não no momento em que se come.
Aí a TAP não cobra no momento aquilo que o pax come mas as LCCs, de facto, fazem-no. Quanto à opção de não comer existe nas duas e nem é oferecida, nem vendida, né...:biggrin:
Em relação ao facto (que não deixa de existir) de o preço daquilo que o pax come, de forma aparentemente gratuíta, poder ou não estar incluído no valor da tarifa que paga, isso, acho eu, são contas que a grande maioria dos paxs não fazem e, valha a verdade, nem têm, se calhar, de fazer...;)
Abraço
Cumps à Comunidade
Saudações a Todos, em especial ao colega lasVEGAS:
Quando uso o termo oferecer, faço-o na sua expressão mais simples e do ponto de vista do pax mais comum: o de pagar ou não no momento em que se come.
Aí a TAP não cobra no momento aquilo que o pax come mas as LCCs, de facto, fazem-no. Quanto à opção de não comer existe nas duas e nem é oferecida, nem vendida, né...:biggrin:
Em relação ao facto (que não deixa de existir) de o preço daquilo que o pax come, de forma aparentemente gratuíta, poder ou não estar incluído no valor da tarifa que paga, isso, acho eu, são contas que a grande maioria dos paxs não fazem e, valha a verdade, nem têm, se calhar, de fazer...;)
Abraço
Cumps à Comunidade
São modelos distintos (já foram mais...), ambos com virtudes e defeitos! A opção dada pela lowcost é paga no acto da escolha, a refeição na flag carrier vem na caixinha e não há escolha alguma...mas já está paga de facto.
De forma generalista, talvez o pax não faça a desconstrução da tarifa(talvez esteja em mudança este detalhe também..), mas aqui pelo forum arrisco este tipo de pensamento mais técnico..
De resto, partilho o que penso ser a opinião geral, esta manobra de gestão de recursos humanos da TAP e consequente ausência de serviço a bordo desvirtua a concorrência na linha Lisboa-Funchal, porventura uma das rotas em que os seus clientes mais atenção mereciam.
Com todo o respeito,
lasVEGAS
porventura uma das rotas em que os seus clientes mais atenção mereciam.
Com todo o respeito, os clientes merecem todos a mesma atenção, consideração e respeito quer paguem 50€ ou 5€, quer voem 1 ou 10 vezes por ano. Obviamente que na cabeça de quem gere não é bem assim, mas pelo menos da boca para fora e eticamente tem e deve de ser.
Abc
Com todo o respeito, os clientes merecem todos a mesma atenção, consideração e respeito quer paguem 50€ ou 5€ (...)
Decerto que todos merecem respeito e consideração; mas a maioria dos passageiros não pensa assim... quem paga €5 quer ter o mesmo tratamento e quem paga €500 quer tratamento 100 vezes superior!:tease::teeth:
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.