PDA

Vizualizar Versão Completa : TAP A330 Falha Hidráulica

Crio
19-02-11, 12:22
Boas

Vi agora no telejornal da SIC que um avião da TAP que vinha do Brasil teve problemas com o sistema hidráulico, não adiantaram muitos pormenores mas fica assim aberto o espaço de discussão para irem completando à medida que forem surgindo informações

Cumps a todos

filalb
19-02-11, 13:32
Sem ter visto a notícia, temo que o assunto não mereça grande discussão.

Falhas no sistema hidráulico, desde que não catastróficas, são algo não desejável mas relativamente corriqueiro na aviação.

Crio
19-02-11, 14:11
Peço desculpa então.
Se realmente o tópico não tem utilidade então peço ao administrador ou ao moderador que o apague, não é preciso estar aqui a ocupar espaço.

Cumps

JoaoBaleiras
19-02-11, 15:51
Eu acho que tem utilidade, mas esclarecendo um pouco, quando se dá uma falha hidráulica existe sempre um sistema de recobro, pelo que sei será a RAT a tratar do assunto quando isso acontece, fornecendo ao sistema a pressão hidráulica necessária ao essencial para o avião continuar e terminar o voo.

Jeropiga
19-02-11, 16:23
Bem... quando falha um sistema hidraulico... ainda há outros 2 a funcionar!!! os 3 sistemas são diferentes, independentes, com acionamentos tanto mecanicos ( motor) como electricos e no caso do Boeing ( Será o mesmo no Airbus?) ainda por ADP ( air driven pump) com bomba pneumatica a gerar froça hidraulica. Reduncia e tripla redundancia sempre presentes. E é como se disse... não é de dar grande importancia... acontece e sem grande impacto adicional.

Guga
19-02-11, 17:49
Acho que a bomba de mão na Airbus só é usada pelo pessoal de handling para as cargo doors, mas não tenho certeza. Nos Airbus como redundância, temos as ELEC PUMP, a PTU e a RAT.

Marco Goncalves
19-02-11, 18:06
Acho que a bomba de mão na Airbus só é usada pelo pessoal de handling para as cargo doors, mas não tenho certeza. Nos Airbus como redundância, temos as ELEC PUMP, a PTU e a RAT.

O Pessoal de handling nao esta autorizado a usar a bomba manual para abrir as portas de carga !

Por mais simples que possa ser,esse trabalho nao faz parte do handling mas sim da Manutencao.... Ja o fiz algumas vezes no A320,mas foi devido a falta de manutencao num voo Overnight porque tinha visto como se fazia,se tivesse sido apanhado,teria levado um bonito sermao....

Guga
19-02-11, 18:19
Isso são as regras Marco, eu referi-me ao que está no manual do avião. Diz que as bombas de mão podem ser utilizadas pelo pessoal de chão para abrir as portas de carga. Por pessoal de chão depreendi que fosse pessoal do handling, mas ai dou-te toda a vantagem :)

Marco Goncalves
19-02-11, 18:24
Isso são as regras Marco, eu referi-me ao que está no manual do avião. Diz que as bombas de mão podem ser utilizadas pelo pessoal de chão para abrir as portas de carga. Por pessoal de chão depreendi que fosse pessoal do handling, mas ai dou-te toda a vantagem :)

Pagas a Laranjada ou a Brisa daqui a 2 Horas....Abraco

Guga
19-02-11, 19:03
Pagas a Laranjada ou a Brisa daqui a 2 Horas....Abraco

ahahaha vou pensar

Tuga
19-02-11, 22:47
É o pessoal do handling que abre as portas de porão...

FilipeSilva
19-02-11, 23:04
O pessoal de handling abre as portas de carga, se o sistema de abertura estiver a funcionar normalmente, caso seja preciso accionar a bomba hidraulica de forma manual, cabe a manutenção a execução dessa tarefa (e o fecho das portas igualmente)

voltando ao tópico, alguém sabe mais alguma coisa em relação a esse incidente?

HOSTILE
20-02-11, 13:19
Foi reparado e fez o voo ainda ontem à noite.

saldanha
21-02-11, 11:26
Ps: O A330 tem 4 Hidraulicos :)
Abracs

Luis Rodrigues
21-02-11, 11:42
O pessoal de handling abre as portas de carga, se o sistema de abertura estiver a funcionar normalmente, caso seja preciso accionar a bomba hidraulica de forma manual, cabe a manutenção a execução dessa tarefa (e o fecho das portas igualmente)

Affirmativo, já me aconteçeu num Etihad a uns largos meses.

HOSTILE
21-02-11, 13:50
Ps: O A330 tem 4 Hidraulicos :)
Abracs

4 sistemas hidraulicos?

pina
21-02-11, 19:48
O 330 tem três linhas... A verde, amarela e a azul, a verde é que é pressurizada por ambos os motores

HOSTILE
21-02-11, 21:27
O 330 tem três linhas... A verde, amarela e a azul, a verde é que é pressurizada por ambos os motores

Ah, bom! Ouvi falar em 4!

ps000
21-02-11, 22:40
Não querendo ser maçador.... mas afinal o que é que aconteceu??
(já sabemos que existem vários sistemas) :whistlinggd5: