Vizualizar Versão Completa : ATC de avioes ligeiras (duvida)
Boas caros amigos
Eu nao tenho a certeza se o meu antigo post sobre a minha duvida ficou registado aqui no site, pois eu nao a consigo encontrar em nenhuma parte do site, mas ca vai novamente.
Alguem sabe-me explicar se as aeronaves ligieras entrao em contacto com os ATC`s principais de Portugal, ou so entram em contacto com as torres de control de cada aerodromo\ aeroporto, por onde passam?
Pois eu gostava mesmo imenso de saber as aeronaves que vem aqui a Vila Real para ir Spottar e para postar aqui.
Desde ja obrigado
Pedro_Loureiro
24-03-11, 17:31
Olá Carlos,
Desde que as aeronaves em causa estejam a voar em espaço aéreo controlado, têm obrigatoriamente de entrar em contacto com o CTA, sejam grandes ou pequenas.
Acontece que para Vila Real, normalmente as aeronaves ligeiras voam em espaço aéreo não controlado, mas mesmo assim muitas delas estão em contacto com a Informação de Lisboa (LIS MIL), sendo que na proximidade dos aérodromos não controlados, são transferidos para as frequências locais, frequências estas que são advisories.
Pois eu gostava mesmo imenso de saber as aeronaves que vem aqui a Vila Real para ir Spottar e para postar aqui. Se o Carlos tiver um rádio com recepção VHF, pode sintonizar a frequência de Vila Real e ficar à espera. Pode também sintonizar a frequência da Informação de Lisboa e com certeza irá ouvir as aeronaves a voarem na zona, não lhe garanto é que ouça o controlador.
Boas caros amigos
Eu nao tenho a certeza se o meu antigo post sobre a minha duvida ficou registado aqui no site, pois eu nao a consigo encontrar em nenhuma parte do site, mas ca vai novamente.
Desapareceu não só o seu post original como a (minha) resposta.
Tinha tentado explicar-lhe sumariámente e de forma simplificada como se processam as coisas, em resposta às suas dúvidas.
Veremos se consigo voltar a fazê-lo ...
ATC = Air Traffic Control = Controlo de Tráfego Aéreo
O Controlo de Tráfego Aéreo divide-se, básicamente, em três tipos : de aeródromo, de aproximação e de área (ou regional).
Em Portugal (continental) só existe controlo de tráfego aéreo de aeródromo em Cascais, Faro, Lisboa e Porto (e nas Bases Aéreas).
Nos restantes aeódromos pode existir a prestação de um outro serviço : informação de voo de aeródromo = Aerodrome Flight Information Service = AFIS, neste serviço é prestada informação aos pilotos/aeronaves mas não autorizações, isto é, pode ser transmitida informação meteorológica, informação sobre a pista em uso, informação sobre o tráfego que existe na vizinhança do aeródromo, ...
Não existindo prestação deste serviço pode, ainda, existir uma frequência atribuída na qual os pilotos/aeronaves difundem a sua posição e intenções para que os restantes pilotos/aeronaves na vizinhança se apercebam do tráfego que os rodeia.
No caso concreto de Vila Real - que não tinha especificado no seu primeiro post - existe prestação de serviço de AFIS entre as 07:30 e as 20:00 (ou o Pôr do Sol, o que ocorrer primeiro) de 2ª a 6ª feira. Fora deste horário as aeronaves na vizinhança do aeródromo devem difundir na frequência a sua posição e intenções.
O AFIS de Vila Real é prestado na frequência de 122.900 MHz.
Além dos voos regulares Lisboa-Vila Real-Bragança, os restantes movimentos de Vila Real são, normalmente, de aeronaves ligeiras em voos de lazer e/ou instrução sem horário previamente definido.
Obrigado pelas informaçoes, ou tentar estar mais atento aos movimentos ca em Vila Real. Mas infelizmente eu nao possu-o um radio (walk talk), pois isso iria ajudar-me imenso nalgumas situaçoes quando vejo um aviao a fazer aproximaçao a pista e a levantar novamente voo (aprendizagem ou treino de aterragem em varios aerodromos do pais).
Digo ja que desde terça que oouço um aviao a andar aqui as voltinhas e a fazer treinos de aterragem, sou franco nunca va vi esse aviao por aqui, pois os avioes baseados no aerodromo e no AMF (Kartódromo de vila real), no total 4 sendo eles, 3 no aerodromo e 1 no AMF, conhece-os bem pois ja estou abituado a ve-los no ar.
Aqui vou postar uma foto que tirei ao aviao para ver se o reconhecia, peço ja desculpa pela qualidade da foto mas foi o melhor que consegui a partir da minha maquina com o zoom optico ao maximo e o zoom digital.
926
Além dos voos regulares Lisboa-Vila Real-Bragança, os restantes movimentos de Vila Real são, normalmente, de aeronaves ligeiras em voos de lazer e/ou instrução sem horário previamente definido.
Senhor ForumUser
Obrigado pela sua informaçao sobre as aeronaves, pois nao sabia que elas nao tinham horario previamente definido.Sempre imaginei que os aerodromos fossem como os aeroportos, os pilotos entravam em contacto com os aerodromos, onde fossem aterrar ou fazer uma visitinha, no dia anterior para ficarem a saber que no dia seguinte haveria uma aeronave a ir em caminho desse aerodromo. Como fazem nos aeroportos, mas sendo assim parece que estou errado. :S
esse é da força aerea, epsilon
esse é da força aerea, epsilon
:OOOOOO
vem aqui um aviao da força aerea e eu ainda nao o cacei?????? :OOOOOO
tenho mesmo de ver quando é a proxima visita dele ou se ele esta estacionado na placa de Vila Real para o ir spotar quero te-lo na minha colecçao XD
obrigadao pela info brunodias :D
:OOOOOO
vem aqui um aviao da força aerea e eu ainda nao o cacei?????? :OOOOOO
tenho mesmo de ver quando é a proxima visita dele ou se ele esta estacionado na placa de Vila Real para o ir spotar quero te-lo na minha colecçao XD
obrigadao pela info brunodias :D
Esteve ai hoje de manhã outra vez o avião de FAP (Epsilon).
Mas normalmente eles não param, é mesmo só uns touch and go.
Abr
Esteve ai hoje de manhã outra vez o avião de FAP (Epsilon).
Mas normalmente eles não param, é mesmo só uns touch and go.
Abr
pois
eu hoje de manha nao o vi :S senao eu teria ido para la mais cedo do que aquela ao qual fui.
mas ja fiquei contente com o que cacei hoje
quem quizer pode ir aos spotting em vila real :D
link: http://aviacaoportugal.net/showthread.php?t=2972&page=3
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.