PDA

Vizualizar Versão Completa : Restrição de pilotos entre Brasil/Outros países

rasfcivil
23-04-11, 04:28
Neste fórum muito já se falou sobre Brasil/Portugal no que respeita aos pilotos…
Proponho então que façamos uma pequena análise fria e racional, sem nacionalismos presentes, apenas ponto por ponto, e que sirva de mote, com a continuação de mais ideias de outros foristas, que contribuam para uma clarificação ainda maior no futuro…

Tenho vindo a ler na imprensa comentários acerca dos pilotos Brasileiros, e da sua preocupação (e da ANAC) em manterem o seu país imune à imigração neste ramo. Concordo com esta abordagem em parte, uma vez que um estado deve proteger os seus cidadãos, neste caso o trabalho dos nacionais em primeiro lugar, mas com um sentido de justiça para quem também os recebe.

No código Brasileiro de aeronáutica está bem explícito: (CAPÍTULO I)
1. 1º A função remunerada a bordo de aeronaves nacionais é privativa de titulares de licenças específicas, emitidas pelo Ministério da Aeronáutica e reservada a brasileiros natos ou naturalizados.

Sobre a falta de pilotos….

“…O Governo Federal já há algum tempo prevê essa “falta de pilotos”, tanto é verdade que desde 2008 oferece bolsas de estudo para a formação de pilotos no Brasil….”

“…Em fevereiro de 2010, foram oferecidas 213 bolsas….” , In-Press aviation: Asas Brasil

“ ..temos um crescimento nas rotas domésticas de 34,13% e nas rotas internacionais, de 28,53% em agosto de 2010…” , ANAC

Factualmente, para além dos dados estatísticos publicados pela ANAC, pode-se também comprovar a expansão das transportadoras através das encomendas de aeronaves…Para se ter uma ideia do quão enorme é o mercado, de entre as principais companhias aéreas contam-se mais de 500 aparelhos, sobretudo Airbus, Boeing e Embraer.

Numa entrevista recente um piloto brasileiro, denotou o receio que a abertura - que se diz para breve - faça regredir a qualidade das tripulações, e passo a citar:

“…. Essa abertura do mercado para pilotos estrangeiros será benéfica apenas para as empresas aéreas, que certamente apoiarão a aprovação dessa lei, pois isso provavelmente resultará em um “achatamento” das remunerações dos pilotos. E por que isso? Porque provavelmente virão voar no Brasil pilotos de países que possuem uma aviação comercial pouco desenvolvida, pilotos de países nas quais a remuneração é muito baixa, enfim profissionais “mais baratos” para as empresas..”

Não sei até que ponto quer chegar com a afirmação ..” aviação comercial pouco desenvolvida”, sabendo que no Brasil, por exemplo o ensino das escolas tem muitas nuances, quando comparado com o Europeu/Americano (Norte).

Outro receio do mesmo:

” Outro detalhe quanto à vinda de pilotos estrangeiros: eles precisarão escrever, entender e falar o idioma português tão bem quanto nós temos que saber o inglês??”,
Não concordo neste aspecto, pois ele tem que saber falar Inglês com proficiência em qualquer parte do mundo, não só no caso de querer ir para os EUA. Chama-se nível ICAO de inglês…
Por causa de falar quase 100% português nas comunicações no Brasil, é que se “inventou” o termo “Arremeter” (borregar). Um simples “Go-Around” teria ajudado muito mais há uns anos atrás…
Fica notório a preocupação iminente dos pilotos brasileiros acerca da ida de pessoal estrangeiro para o Brasil. Não saberão é que existem centenas de profissoionais a trabalhar fora, Air Macau, Qatar, Emirates, Air asia, Ryanair etc, são exemplos (para não refeir em portugal).
Eles não têm visto europeu, concorreram, mostraram valor e conseguiram ( e bem!!) um contrato de trabalho. Assim dita o mercado que se diz global…

A minha reflexão já vai longa, mas gostaria de deixar aqui umas questões em aberto.

Aos pilotos portugueses:

1) Será justo existir, no caso de Portugal uma relação exclusivamente unilateral, provocando um desequilíbrio enorme, tendo em conta a diferença astronómica neste mercado, sendo que provavelmente o número de bolsas oferecidas pelo governo Brasileiro (só no ano passado) seja quase igual ao número de jovens desempregados existente em Portugal?
1) Não configurará discriminação laboral proibir/reduzir/limitar o acesso ao trabalho?
2) Estará o INAC, como entidade competente consciente? A restrição de trabalho aos países da EU é proibida, apenas se exige a fluência da língua. E nos outros casos?..E quando não existe reciprocidade dos estados, é legítimo?
3) E as associações profissionais, nomeadamente a APPLA, que refere como seu primeiro objectivo “Fomentar a solidariedade e camaradagem a nível nacional e internacional entre os Pilotos Aviadores”, e com ligação ao INAC, porventura marcou a sua posição em defesa dos associados portugueses?
4) O Ministério dos Negócios Estrangeiros, à luz de todos os acordos internacionais, neste caso ainda por cima com o Brasil, permite esta desigualdade bem vincada, em desfavor dos próprios cidadãos?
5) Deveria a classe dos pilotos, à semelhança de outras ser mais corporativista e atenta?

Aos pilotos brasileiros:

1) Seria vantajoso se todo e qualquer país proibisse a vinda de estrangeiros? Como seria a aviação em determinados lugares?
2) Para combater a falta de tripulações, deve o estado contribuir, formando apenas o número expectável de técnicos necessários? Se sim, não terão as empresas privadas legitimidade em empregar técnicos estrangeiros que cumpram com a legislação laboral do país?Como será a relação estado/privados?
3) Para finalizar, será ético entre dois estados existir desequilíbrio entre as restrições ao emprego e acima de tudo à progressão na carreira, uma vez que a nova lei pode prever um período máximo de 5 anos de trabalho no Brasil, sendo que a progressão na carreia fica à partida comprometida?

Seria bom partilharem ideias…

Cumps!

Puro_pt
23-04-11, 07:16
eu estou farto de vos dizer para verem o tratado luso brasileiro e para o evocarem. Se alguma companhia recusar a candidatura de um piloto português exponham o caso no inac e no ministério dos negócios estrangeiros. O tratado implica sempre reciprocidade!

rbaiapinto
23-04-11, 13:04
eu estou farto de vos dizer para verem o tratado luso brasileiro e para o evocarem. Se alguma companhia recusar a candidatura de um piloto português exponham o caso no inac e no ministério dos negócios estrangeiros. O tratado implica sempre reciprocidade!

Então se está farto, para invocar o referido tratado, deveria saber que só após um ano de residência é reconhecida a reciprocidade!

rasfcivil
23-04-11, 14:19
Esse é realmente um dos busílis da questão...

parm
23-04-11, 15:41
Caros colegas, passo a explicar o seguinte:

Eu sou Portugues, estou a viver presentemente no brasil vim voar para cá, mas posso vos dizer o seguinte, é preciso saber bem do que falam pois nao ha nenhum acordo de reciprocidade entre portugal e brasil no que diz respeito à aviação, a lei é simples curta e clara, apenas brasileiros ou natos podem trabalhar no país. Os portugueses que cá trabalham que é o meu caso têm dupla nacionalidade, o que é que isso quer dizer que o meu pai ou avô, eram de nacionalidade brasileira so assim poderão pedir a dupla, caso se queiram casar com uma brasileira terão de renunciar a nacionalidade portuguesa, podem fazer o que quiserem irem aos negocios estrangeirospodem queixarem se onde quiserem, os vossos pedidos nao serão atendidos porque não ha fundamento para tal, os brasileiros que trabalham na europa têm duplo passaporte por isso têm esse direito a trabalhar onde quiserem na europa. Quem chegar aqui a anac tera de apresentar o cpf o rg e o passaporte brasileiro, pk ? pk as companhias brasileiras voam diariamente para o chile paraguai, argentina, e tal como nos na europa temos um acordo que nao é preciso usar passaporte apenas serve como meio de identificativo, aqui na america do sul eles têm um acordo merco sul, por isso terão de apresentar o passaporte brasileiro, caso contrario nao conseguem entrar no país, e sem passaporte brasileiro nao entram, e como conseguem o passaporte brasileiro? Tendo a dulpa nacionalidade o sendo naturalizados! Está para sair uma lei dizem eles que vai permitir que pilotos estrangeiros trabalhem no brasil pelo maximo de 5 anos, depois os contractos nao serão renovados, pois vos digo que isso vai acontecer mas num universo de 10000 entrarão 50, a tam e a gol que sao as maiores companhias do país , ja formam os seus proprios pilotos directmente qualificados para o airbus e para o boeing. Conclusão o que poderão fazer ? Simples, caso queiram abrir uma guerra com o inac versus anac acreditem que jamais voaram aqui, a unica forma de entrar aqui é com dupla nacionalidade ou entao se naturalizarem o que demora sempre tempo. Caso possa ajudar a tirar alguma duvida estarei ao vosso dispor, ha mais de 4 anos que estou por aqui ... Sei bem como isto funciona e ja tentei de tudo com advogados deputados etc .. para expremer a maxima informaçao e infelizmente o que vos posso dizer é que som mesmo sendo brasileiros ou tendo a dupla nacionalidade .
Abraço

Kiko
23-04-11, 15:56
Aí está o que é!

Marco Goncalves
23-04-11, 16:34

Doing,Doing,Doing.......dumbdumbdumbdumbdumb

parm
23-04-11, 16:47
Doing,Doing,Doing.......dumbdumbdumbdumbdumb

CAPÍTULO I

Da Composição da Tripulação
Art. 156. São tripulantes as pessoas devidamente habilitadas que exercem função a bordo de aeronaves.

1º A função remunerada a bordo de aeronaves nacionais é privativa de titulares de licenças específicas, emitidas pelo Ministério da Aeronáutica e reservada a brasileiros natos ou naturalizados.

2º A função não remunerada, a bordo de aeronave de serviço aéreo privado (artigo 177) pode ser exercida por tripulantes habilitados, independente de sua nacionalidade.

( neste caso os aviões privados não poderão ter o prefixo brasileiro, o que é raro, todos os aviões têm o prefixo nacional, pelo menos a maioria são raros os que não têm, então para taxi aéreo também não dá!

3º No serviço aéreo internacional poderão ser empregados comissários estrangeiros, contanto que o número não exceda 1/3 (um terço) dos comissários a bordo da mesma aeronave. ( refere se a comissarios e não a pilotos).

Art. 157. Desde que assegurada a admissão de tripulantes brasileiros em serviços aéreos públicos de determinado país, deve-se promover acordo bilateral de reciprocidade. ( referente a comissarios ).

Art. 158. A juízo da autoridade aeronáutica poderão ser admitidos como tripulantes, em caráter provisório, instrutores estrangeiros, na falta de tripulantes brasileiros.

Parágrafo único. O prazo do contrato de instrutores estrangeiros, de que trata este artigo, não poderá exceder de 6 (seis) meses.

Art. 159. Na forma da regulamentação pertinente e de acordo com as exigências operacionais, a tripulação constituir-se-á de titulares de licença de vôo e certificados de capacidade física e de habilitação técnica, que os credenciem ao exercício das respectivas funções.

Para voar no país é obrigatorio ter passaporte brasileiro assim como todos os outros documentos da Republica Federal brasileira, caso contrario a licenca brasileira não podera ser sequer emitida sem a apresentação dos mesmos documentos.

Volto a repetir estpu aqui faz 4 anos ... sei do que estou a falar, infelizmente para voar neste país so mesmo sendo brasileiro ou naturalizado, a lei é simples e clara ! Nao havendo nenhum acordo de amizade e cooperação no que diz respeito á aviação, pois é legislada de forma diferente e independente tendo os sindicatos total controlo sobre a aviação nacional. Não ha nenhum piloto estrangeiro sem passaporte brasileiro a voar no brasil, o mesmo se tratando com os brasileiros na europa, sendo a asia o unico continente que aceita pilotos estrangeiros com passaporte estrangeiro.

LEVI
23-04-11, 17:03
Caro parm,

Está mesmo convencido que a razão pela qual os pilotos estrangeiros não podem voar no Brasil, é por não poderem cruzar fronteiras? Parece-me um pouco esfarrapado e não acredito que nem mesmo o sr. acredito nisso..

Engana-se também, redondamente, quando diz que a Ásia é o único continente que aceita pilotos estrangeiros com passaporte estrangeiro. Tem como exemplo África, Europa e (embora seja necessário o visto de trabalho, o que é diferente) até mesmo os EUA.

Edit: PS: Bom tópico rasfcivil. Eu também gostava..

wboxer
23-04-11, 17:06
Penso que não será bem uma questão de "guerra" entre ANAC vs. INAC, mas sim uma questão de interpretação/clarificação e aplicação ou não do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta celebrado entre o Brasil e Portugal, que deveria ser esclarecida por essas entidades, e/ou pela Comissão de Acompanhamento que funciona permanentemente entre os Ministério de Estado das Relações Exteriores do Brasil e o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, conforme está previsto no Título VI do Tratado.

Artº 12º Os brasileiros em Portugal e os portugueses no Brasil, beneficiários do estatuto de igualdade, gozarão dos mesmos direitos e estarão sujeitos aos mesmos deveres dos nacionais desses Estados, nos termos e condições dos Artigos seguintes.

Artº 14º Excetuam-se do regime de equiparação previsto no Artigo 12 os direitos expressamente reservados pela Constituição de cada uma das Partes Contratantes aos seus nacionais.

Artº 15º O estatuto de igualdade será atribuído mediante decisão do Ministério da Justiça, no Brasil, e do Ministério da Administração Interna, em Portugal, aos brasileiros e portugueses que o requeiram, desde que civilmente capazes e com residência habitual no país em que ele é requerido.

Artº 22º Aos brasileiros em Portugal e aos portugueses no Brasil, beneficiários do estatuto de igualdade, serão fornecidos, para uso interno, documentos de identidade de modelos iguais aos dos respectivos nacionais, com a menção da nacionalidade do portador e referência ao presente Tratado.

Artº 46º Os nacionais de uma das Partes Contratantes poderão aceder a uma profissão e exercê-la, no território da outra Parte Contratante, em condições idênticas às exigidas aos nacionais desta última.

Artº 47º Se o acesso a uma profissão ou o seu exercício se acharem regulamentados no território de uma das Partes Contratantes por disposições decorrentes da participação desta em um processo de integração regional, poderão os nacionais da outra Parte Contratante aceder naquele território a essa profissão e exercê-la em condições idênticas às prescritas para os nacionais dos outros Estados participantes nesse processo de integração regional.

Penso que serão estes artigos do Tratado a interpretar por quem de direito. Ou seja, segundo entendi, para já só é concedido o estatuto de igualdade a quem residir no país, o que desde logo implica a autorização de residência, que em princípio também será exigida no Brasil, como o é em Portugal. Daí a questão que já vi aqui referida da necessidade de um ano de residência, embora não o tenha visto no Tratado. E apenas serão excluídos os direitos que estejam expressamente reservados pela Constituição aos seus nacionais. Será que o direito a trabalhar como piloto no Brasil está reservado na Constituição brasileira aos seus nacionais? Quanto à questão dos passaportes, penso que estará resolvida pelo artº 22º, que refere que serão atribuídos documentos de identificação aos beneficiários do estatuto de igualdade idênticos aos seus nacionais.

Penso que o tratado não exclui a possibilidade de um piloto português trabalhar comercialmente no Brasil, mas quem tiver interesse em desvendar melhor esta questão deve procurar esclarecer-se melhor junto de quem de direito.

Por fim, penso que não se trata de nenhuma "guerra", como já lhe chamaram, mas sim uma questão de Justiça e de reciprocidade de tratamento na aplicação da Lei. Se assim não for, então que rasguem o tratado!

Texto do Tratado: http://www2.mre.gov.br/dai/b_port_139_3927.htm

parm
23-04-11, 17:20
Caro parm,

Está mesmo convencido que a razão pela qual os pilotos estrangeiros não podem voar no Brasil, é por não poderem cruzar fronteiras? Parece-me um pouco esfarrapado e não acredito que nem mesmo o sr. acredito nisso..

Engana-se também, redondamente, quando diz que a Ásia é o único continente que aceita pilotos estrangeiros com passaporte estrangeiro. Tem como exemplo África, Europa e (embora seja necessário o visto de trabalho, o que é diferente) até mesmo os EUA.

Bem ja vi que leu apenas o que lhe interessou, não, não é apenas por isso, mas também é uma razão para tal, a lei é simples e clara está legislada e eu ja a postei numa das mensagens que escrevi. Não estou enganado quando me refiro a Europa e aos Estados unidos, é simples e básico se quer falar de algo, fale de algo que saiba e não apenas para contrariar algo que está escrito em acta publica, ora vejamos ... O sr vai concorrer a Tap, Iberia, ryanair ( pode ir visitar os sites da politica da companhia e os seus requesitos ), todas elas pedem Passaporte Europeu( está escrito nos sites das companhias ), isso é simples e básico de comprovar, referente aos estados unidos onde eu tirei o meu curso, todas as companhias pedem visto de trabalho ( ate ai está certo, mas como vai conseguir visto de trabalho? Tendo visto permanente ! E como vai conseguir visto permanente ? Ou sendo naturalizado atraves do casamento ou então tendo dupla cidadania, pode consultar toda a legislação mundial, ainda por cima sendo eles regidos pela orgão FAA, os paises fazem as leis para uma revogar a outra ou anular a outra! ). Quanto ao brasil não ha nem vai existir nenhum acordo de amizade e cooperação referente á aviação. As proprias companhias ja formam pilotos com qualificação nos proprios aviões que operam. Lamento profundamente que não acredite no que lhes estou a passar, eu estou faz 4 anos aqui, e passei os 2 primeiros anos a lutar contra a burocracia legislativa brasileira,
Brasileiros que trabalhem em portugal, todos eles têm passaporte europeu, caso contrario não o poderiam fazer ! Bem a não ser que o Sr, não leia o mesmo que eu leio .. posso lhe postar aqui os sites com os requesitos de 4 companhias europeias e todas elas pedem passaporte europeu, lamento que a legislação seja assim, mas é a realidade .
Agora se quer induzir as pessoas do forum em erro tudo bem ... Infelizmente no brasil so mesmo sendo brasileiro ou naturalizado não havendo nenhum acordo de amizade e cooperação referente a pilotos de aviação ... pode visitar o site da azul linhas aereas, da tam .. da ryanair da easyjet da iberia da america airlines, da united airlines e o sr irá ver que o pais se defende com a propria legislação interna ...
Abraço

parm
23-04-11, 17:36
Penso que não será bem uma questão de "guerra" entre ANAC vs. INAC, mas sim uma questão de interpretação/clarificação e aplicação ou não do Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta celebrado entre o Brasil e Portugal, que deveria ser esclarecida por essas entidades, e/ou pela Comissão de Acompanhamento que funciona permanentemente entre os Ministério de Estado das Relações Exteriores do Brasil e o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, conforme está previsto no Título VI do Tratado.

Artº 12º Os brasileiros em Portugal e os portugueses no Brasil, beneficiários do estatuto de igualdade, gozarão dos mesmos direitos e estarão sujeitos aos mesmos deveres dos nacionais desses Estados, nos termos e condições dos Artigos seguintes.

Artº 14º Excetuam-se do regime de equiparação previsto no Artigo 12 os direitos expressamente reservados pela Constituição de cada uma das Partes Contratantes aos seus nacionais.

Artº 15º O estatuto de igualdade será atribuído mediante decisão do Ministério da Justiça, no Brasil, e do Ministério da Administração Interna, em Portugal, aos brasileiros e portugueses que o requeiram, desde que civilmente capazes e com residência habitual no país em que ele é requerido.

Artº 22º Aos brasileiros em Portugal e aos portugueses no Brasil, beneficiários do estatuto de igualdade, serão fornecidos, para uso interno, documentos de identidade de modelos iguais aos dos respectivos nacionais, com a menção da nacionalidade do portador e referência ao presente Tratado.

Artº 46º Os nacionais de uma das Partes Contratantes poderão aceder a uma profissão e exercê-la, no território da outra Parte Contratante, em condições idênticas às exigidas aos nacionais desta última.

Artº 47º Se o acesso a uma profissão ou o seu exercício se acharem regulamentados no território de uma das Partes Contratantes por disposições decorrentes da participação desta em um processo de integração regional, poderão os nacionais da outra Parte Contratante aceder naquele território a essa profissão e exercê-la em condições idênticas às prescritas para os nacionais dos outros Estados participantes nesse processo de integração regional.

Penso que serão estes artigos do Tratado a interpretar por quem de direito. Ou seja, segundo entendi, para já só é concedido o estatuto de igualdade a quem residir no país, o que desde logo implica a autorização de residência, que em princípio também será exigida no Brasil, como o é em Portugal. Daí a questão que já vi aqui referida da necessidade de um ano de residência, embora não o tenha visto no Tratado. E apenas serão excluídos os direitos que estejam expressamente reservados pela Constituição aos seus nacionais. Será que o direito a trabalhar como piloto no Brasil está reservado na Constituição brasileira aos seus nacionais? Quanto à questão dos passaportes, penso que estará resolvida pelo artº 22º, que refere que serão atribuídos documentos de identificação aos beneficiários do estatuto de igualdade idênticos aos seus nacionais.

Penso que o tratado não exclui a possibilidade de um piloto português trabalhar comercialmente no Brasil, mas quem tiver interesse em desvendar melhor esta questão deve procurar esclarecer-se melhor junto de quem de direito.

Por fim, penso que não se trata de nenhuma "guerra", como já lhe chamaram, mas sim uma questão de Justiça e de reciprocidade de tratamento na aplicação da Lei. Se assim não for, então que rasguem o tratado!

Texto do Tratado: http://www2.mre.gov.br/dai/b_port_139_3927.htm

Bem eu vou acabar por desistir de tentar vos alertar que o brasil tem varias legislações diferentes caso estejam interessados leiam o codigo aeronautica a partir do artigo 156 ( repito codigo aeronautica ) Legislação independente, deixo aqui o link : http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/91749/codigo-brasileiro-de-aeronautica-lei-7565-86

Caso tenham mais duvidas deixo aqui os requesitos para poder trabalhar no brasil exemplo da companhia aerea azul link : http://www.elancers.net/frames/voeazul/frame_geral.asp

Da Gol : http://flightsimulator.forumeiros.com/t31-gol-abre-selecao-interna-para-co-piloto

Da tam : http://blog.ftc.br/cienciasaeronauticas/?p=625

Conclusão : SER BRASILEIRO E NATUALIZADO ter a licenca emitida no brasil( so podes emiti la sendo brasileiro), OU TER PASSAPORTE BRASILEIRO ( O QUE DA NO MESMO ) , venham concorram as companhias mandem os cv's e depois vão ver no que dá !

Estou sendo claro e preciso ...

Grande abraço

wboxer
23-04-11, 18:04
Caro parm,

A questão não é querer estar a teimar consigo, porque de facto se já passou por esse percurso e por essas dificuldades, ninguém está a duvidar que assim seja, e até agradeço as explicações que tem estado a dar. Outra questão é que, se assim é, não faz sentido a existência deste artigo na legislação que citou:

Art. 157. Desde que assegurada a admissão de tripulantes brasileiros em serviços aéreos públicos de determinado país, deve-se promover acordo bilateral de reciprocidade.

Que conjugado com o texto do tal tratado que atrás referi, menos sentido faz que sejam tão restritos no que toca a pilotos portugueses. Aliado ao facto de haver falta de pilotos no Brasil.

É que do que consegui pesquisar, essa restrição da nacionalidade não se aplica nos concursos da TAP (pelo menos em 2005 - que foi o que encontrei).

Portanto, e voltando a realçar que não duvido que assim seja na prática, se é o que acontece na prática, algo está mal. Será que os pilotos brasileiros ficariam satisfeitos se não pudessem trabalhar no estrangeiro?

parm
23-04-11, 18:23
Caro parm,

A questão não é querer estar a teimar consigo, porque de facto se já passou por esse percurso e por essas dificuldades, ninguém está a duvidar que assim seja, e até agradeço as explicações que tem estado a dar. Outra questão é que, se assim é, não faz sentido a existência deste artigo na legislação que citou:

Art. 157. Desde que assegurada a admissão de tripulantes brasileiros em serviços aéreos públicos de determinado país, deve-se promover acordo bilateral de reciprocidade.

Que conjugado com o texto do tal tratado que atrás referi, menos sentido faz que sejam tão restritos no que toca a pilotos portugueses. Aliado ao facto de haver falta de pilotos no Brasil.

É que do que consegui pesquisar, essa restrição da nacionalidade não se aplica nos concursos da TAP (pelo menos em 2005 - que foi o que encontrei).

Portanto, e voltando a realçar que não duvido que assim seja na prática, se é o que acontece na prática, algo está mal. Será que os pilotos brasileiros ficariam satisfeitos se não pudessem trabalhar no estrangeiro?

Peço imensa desculpa se fui grosseiro de alguma forma, mas ha varios meses que tento trazer amigos portuguese para virem trabalhar no brasil, mas infelizmente nao tem como, o que a legislaçao retrata no artigo 157 é que o Sr pode voar como tripulante no brasil mas não como piloto(ja viu o que as proprias companhias exigem), pode voar como comissario apenas, pois os pilotos so poderão ser brasileiros e so esses poderão ser remunerados, mas como referi ... o brasil faz as leis para eles mesmos para se defenderem .. a Tap pede passaport portugues valido por 15 meses em 2007 concorri e tenho por acaso o papel comigo ! Ja viu como é a realidade aqui no brasil a lei deles aqui é a seguinte ... vem gasta dinheiro no país e depois dizemos te que não dá para concluires o que queres fazer ! Entende ! Explicando melhor, ditam a lei da reciprocidade so para alguns casos nao a especificam e depois chegam ca nem a licenca conseguem converter e depois metem te a legislaçao á tua frente onde diz que as companhias so aceitam pilotos brasileiros por e simplesmente e somente brasileiros ou naturalizados . É a realidade ... não ha nada a fazer e nem vai mudar pois eles ja se estão a preparar e as companhias ja formam os seus proprios pilotos. Infelizmente é a realidade ...

parm
23-04-11, 18:51
Deixo-vos aqui a legislação em vigor :
http://www.jusbrasil.com.br/legislac...ca-lei-7565-86

Deixo-vos tambem o que as companhias pedem para poder voar no brasil!

Da Azul link : http://www.elancers.net/frames/voeazul/frame_geral.asp

Da Gol : http://flightsimulator.forumeiros.co...para-co-piloto

Da tam : http://blog.ftc.br/cienciasaeronauticas/?p=625

Qualquer duvida ou esclarecimento que queiram e do qual eu possa ser util, podem contar comigo, estou cá faz 4 anos, ja lutei muito contra este sistema legislativo, mas infelizmente so sendo brasileiro ou naturalizado.

Meu mail : pavng@hotmail.com

Grande abraço

rasfcivil
23-04-11, 19:11
..É a realidade ... não há nada a fazer e nem vai mudar ...

Há a fazer há! E quanto ao facto de não ir mudar, muda!! nada é imutável. Pode não ser nos próximos anos, mas mudará.

Quanto à legislação e aos esclarecimentos era o que se pretendia e pretende...
Tinha consciência desse artigo 157, e sei que se aplica quase a tudo, menos a tripulação técnica. É isso que quero focar..

Em relação aos pilotos asiáticos, como se sentirão eles em não poderem ir trabalhar para um país que exporta pilotos para os países deles?..por isso é que vai mudar, será uma questão de tempo. Sem bilateralidade, ou cada um fica no seu "cantinho", ou existe abertura dos dois estados, é simples.

Pior ainda no meu ponto de vista é a situação dos 5 anos, que se está a tentar implementar. Ora, como já referi, a progressão da carreira está à partida comprometida. No fim de resolver o problema da falta de pessoal, mandam-se embora as pessoas, sem hipótese de continuar ou melhorar as condições de vida, depois de ter dado 5 anos de trabalho e dedicação. Será o ser humano um objecto descartável?

Cumps! Boa páscoa a todos

guevara
23-04-11, 19:28
Será o ser humano um objecto descartável?

Cumps! Boa páscoa a todos

Qual é a sua dúvida mesmo????

Firekiller
23-04-11, 20:50
Olá

Mais do que aquilo que possa estar definido pelas leis brasileiras há para mim uma coisa que se chama ética quanto toca à reciprocidade. Porquê tantos obstáculos para os pilotos portugueses trabalharem no Brasil quando todos os verões temos muitos pilotos brasileiros (sobretudo nos helis) a virem para Portugal exercer a sua profissão? Porquê?
Porque somos governados por uns "frouxos" que com medo de serem acusados de xenofobia recebem (e muito bem, na minha opinião) os pilotos estrangeiros mas que se amedrontam todos na hora de exigir o mesmo tratamento e respeito desses países pelos pilotos portugueses.
Não estou nem nunca estive interessado em trabalhar no Brasil mas esta situação é vergonhosa vinda dum país que se diz "irmão"!!!!!!!!
Infelizmente são as instituições (políticas e outras) que com atitudes de subserviência permitem que outros países passem a vida a meter-nos o dedo no ..
Eu aprendi a receber muito bem em minha casa quem me receber igualmente bem na sua...
O resto: país irmão, muito legal, povo carinhoso... para mim é retórica!!!!!!!

Abram a pestana!

Luis Leitão

I love water bombing

parm
23-04-11, 21:27
Olá

Mais do que aquilo que possa estar definido pelas leis brasileiras há para mim uma coisa que se chama ética quanto toca à reciprocidade. Porquê tantos obstáculos para os pilotos portugueses trabalharem no Brasil quando todos os verões temos muitos pilotos brasileiros (sobretudo nos helis) a virem para Portugal exercer a sua profissão? Porquê?
Porque somos governados por uns "frouxos" que com medo de serem acusados de xenofobia recebem (e muito bem, na minha opinião) os pilotos estrangeiros mas que se amedrontam todos na hora de exigir o mesmo tratamento e respeito desses países pelos pilotos portugueses.
Não estou nem nunca estive interessado em trabalhar no Brasil mas esta situação é vergonhosa vinda dum país que se diz "irmão"!!!!!!!!
Infelizmente são as instituições (políticas e outras) que com atitudes de subserviência permitem que outros países passem a vida a meter-nos o dedo no ..
Eu aprendi a receber muito bem em minha casa quem me receber igualmente bem na sua...
O resto: país irmão, muito legal, povo carinhoso... para mim é retórica!!!!!!!

Abram a pestana!

Luis Leitão

I love water bombing

Realmente as pessoas não entendem .. que a lei vale o que vale, então passo a explicar ... na altura que eu estava a tentar lutar para que pilotos portugueses pudessem vir trabalhar no brasil, coloquei advogados e ate amigos parlamentares ao (barulho), repito mais uma vez é preciso saber do que se fala... eu ja deixei bem claro como são as leis vigentes no brasil assim como nos estados unidos e na europa, mas parece que algumas pessoas do forum não aprendem à primeira. Façam como eu fiz ... vão ao inac e exponham o caso digam que existem pilotos brasileiros a trabalhar em portugal que não existe reciprocidade etc .... sabem o que é que eles vos vão dizer ? 1- irão chamar o jurista do proprio Inac assim como um analista ... onde vos vão mostrar que todos os brasileiros a trabalhar em portugal têm passaporte europeu, a minha cara caiu no chão acreditem ! Existem codigos dos ministerios certo? Tal como o brasil Portugal tambem tem, e portugal tambem tem a sua legislação aeronautica onde permite que portugues ou cidadãos com passaporte europeus possam trabalhar no país. As pessoas podem trabalhar no brasil para tal basta terem passaporte brasileiro, ou conseguem isso pk têm dupla nacionalidade ou então atraves da naturalização por exemplo atraves do casamento ( onde esse processo demora mais de 2 anos a ser resolvido ). Sei que a situação em Portugal se encontra caotica, mas o que os pilotos desempregados deveriam fazer foi o que ja aconteceu em tempos nos estados unidos ... a oferta era tanta as escolas sempre a formar pilotos e cada vez mais pilotos no desemprego .... Então os americanos lutaram juntos dogoverno central onde apenas x pilotos podem ser formados por ano ... Iriamos ver se havia desemprego .... Meus caros tenho colegas brasileiros com mais de 4000 h de voo apenas com 33 anos que querem ir voar para Portugal e para a europa, como não têm passaporte europeu nao coneguem .... onde está a lei da reciprocidade para eles neste caso !
Cumps

Marco Goncalves
24-04-11, 00:44
Caro parm,

Edit: PS: Bom tópico rasfcivil. Eu também gostava..

Nos EUA ,especialmente as companhia cargueiras sedeadas em Miami,arrisco a dizer que 50% das tripulacoes sao Imigrantes e Repatriados Cubanos......Recordo-me da saudosa RICH INTERNATIONAL com os seus L1011 e DC8S em que 50% das crews com que lidei eram Cubanos.

Desde que se tenha um Cartao Verde qualquer pessoa tem o mesmoo direito de trabalhar na terra do Tio Sam,antigamente e que para trabalhar nos Correios ( USPS) e que era necessario ser cidadao Americano,hoje em dia ja nem e preciso...........Pais mais restrito no Continente Americano e o Canada.

Puro_pt
24-04-11, 05:53
enfim, é o que da sermos governados por bananas! Se tiverem paciência façam um exposição ao MNE(com conhecimento para alguns órgãos de comunicação social ). Eles que façam as perguntas!

globalexpress
26-04-11, 16:33
Parece que estamos todos fartos da situação. E preciso outro 25 de Abril? lol

Dino737NG
26-04-11, 19:33
Façam como eu, tirem bilhete e ponham-se a andar!

Kiko
26-04-11, 22:16
Façam como eu, tirem bilhete e ponham-se a andar!

Então conte-nos lá como é que se "tira" esse bilhete!

parm
27-04-11, 00:05
Caros amigos;

A restrição de pilotos estrangeiros no Brasil, nada tem a ver com o governo Portugues, Inac e muito menos com o MNE(ministerio negocios estrangeiros).

Todos os paises do planeta terra sao governados por leis e cada país tem a sua lei, (tal como cada um de nós manda na sua casa, não vamos querer que outros mandem naquilo que é nosso).

A lei brasileira é explicita, está aqui o link do codigo aeronautica civil : http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/91749/codigo-brasileiro-de-aeronautica-lei-7565-86 , onde no capitulo I no artigo 156 diz que : "1º A função remunerada a bordo de aeronaves nacionais é privativa de titulares de licenças específicas, emitidas pelo Ministério da Aeronáutica e reservada a brasileiros natos ou naturalizados." Simples directo e preciso.

Não vai Portugal ou o MNE dizerem que não pode ser, que não concordam com essa lei, tanto que faz 4 anos que eu me dirigi ao Inac e coloquei exactamente esta situação em questão, onde o proprio inac prontamente chamou um jurista e um analista (eu perguntei como era possivel captains brasileiros,angolanos etc .. trabalharem em Portugal na euroatlantic, pga etc ..), prontamente eles disseram que, todos os pilotos a trabalhar na europa incluindo portugal, são detentores de passaporte europeu, e mostraram-me o que estavam a falar).

O acordo de amizade e cooperação (reciprocidade) não prevalece ao codigo aeronautico civil brasileiro, para todo o resto serve, para a aviação, não! Agora se é justo ou não, tudo bem cada um pode ficar com a sua opinião, mas é a lei deles. Tal como está escrito em cima a aviação remunerada é apenas destinada a brasileiros ou naturalizados, o que é que isto quer dizer : caso venham querer emitir a licenca JAA para licenca brasileira, é vos pedido prontamente CPF e RG, não tendo a licenca não pode ser emitida porquê? (porque so é destiniada a brasileiros ou naturalizados e so os pilotos nestas duas situações têm a documentação necessaria para dar proseguimento ao processo) Como obter a dupla nacionalidade? Apenas poderão obter a dupla nacionalidade aqueles que têm laços de sangue com naturalidade brasileira, exemplo, avô ou pai, caso contrario não poderão obter dupla nacionalidade, naturalização como obtê-la? Casando-se com um brasileira para poderem obter primeiro um visto premanente e após isso te naturalizares ou então tendo um filho no país, sao os meios mais rapidos para poderem obter a naturalização, mas em contra partida terão de renunciar a cidadania portuguesa (dêem uma olhada na pagina do ministerio da defesa brasileiro, lá está tudo explicito). Este processo demora 2 anos a estar concluido.

Para concorrerem a uma vaga de piloto no brasil terão de ter uma das seguintes situações : Licenca emitida no brasil( como ja disse em cima so brasileiros poderão emitir a licenca), ter a dupla, ou naturalizaçao, ou passaporte valido por 6 meses, pode verificar em todos os sites das companhias aéreas brasileiras.

Tal como se forem verificar no site da ryanair por exemplo, irão encontrar la como requisito obrigatorio " passaporte europeu ", portanto as coisas são como são.

Agora o governo portugues tem culpa de certa forma, pois nos USA, o governo central em 1996 proibiu que as escolas formassem mais pilotos, pois o mercado estava inundado de pilotos no desemprego, e hoje em dia o que as escolas fazem é por e simplesmente fabricar pilotos enganando-os dizendo que terão saida profissional, alem de gastarem uma pipa de massa, ainda terão quase de certeza de gastar dinheiro numa qualificação e sem saberem se têm emprego garantido, o governo portugues so quer dinheiro a entrar, por isso temos hoje em dia advogados, enfermeiros, pilotos, professores pessoas qualificadas tudo no desemprego, e o que é que os mandas chuvas fizeram ? Abriram um curso de ciencias aeronauticas para se pagar proprinas para o estado, meus caros ai sim é que se deviam revoltar, mas os sindicatos nao fazem nada .... .

Enfim, se um dia quiserem trabalhar no Brasil, jamais criem guerra pois ai é que jamais trabalharão.

Grande abraço
Parm

Dino737NG
27-04-11, 06:02
Então conte-nos lá como é que se "tira" esse bilhete!

Selecionas um grupo de países, juntas uns trocos e vais bater de porta em porta, falar directamente com as pessoas.

Kiko
27-04-11, 10:24
Selecionas um grupo de países, juntas uns trocos e vais bater de porta em porta, falar directamente com as pessoas.

Mas foi assim que "tiraste" bilhete? Juntaste uns trocos e andaste a bater de porta em porta por esses paises fora?

Se foi, tiro-te o chapeu porque conheço gente que até para o Botswana foi e eram mais de 50 a "bater as portas".

Kiko
30-04-11, 10:27
Caro Dino737NG, conte-nos mais sobre o seu trajecto. Estou certo que todos quererão ouvir as suas experiencias neste seu "bater às portas" pela Europa.

Torquemada
30-04-11, 15:03
Caro Dino737NG, conte-nos mais sobre o seu trajecto. Estou certo que todos quererão ouvir as suas experiencias neste seu "bater às portas" pela Europa.

Off Topic!!!!

Até é um tema interessante essa partilha, mas está no tópico errado, não tendo nada que ver com a discussão legal Portugal/Brasil

Cumps

KimEsteves
30-04-11, 19:12
Boa tarde

Não sei exactamente em que termos ou condições mas falaram-me que a Azul Linhas Aéreas tem ou vai ter pilotos portugueses.

Marco Goncalves
30-04-11, 20:24
Nao e no Brasil como e obvio,mas por exemplo a LION AIR da Indonesia e uma das companhia Aereas em maior crescimento na Asia,tem neste momento 500 Pilotos,e vao contratar mais 1500 pilotos devido a chegada de 140 e Tal Boeing 737NG....Conheco varios pilotos colegas meus (Portugueses que ja la estao a trabalhar)....Quem nao se importar de ir viver para a Indonesia eis uma boa Oportunidade........

ReleasePT
30-04-11, 20:27
Nao e no Brasil como e obvio,mas por exemplo a LION AIR da Indonesia e uma das companhia Aereas em maior crescimento na Asia,tem neste momento 500 Pilotos,e vao contratar mais 1500 pilotos devido a chegada de 140 e Tal Boeing 737NG....Conheco varios pilotos colegas meus (Portugueses que ja la estao a trabalhar)....Quem nao se importar de ir viver para a Indonesia eis uma boa Oportunidade........

Não é aí que pagas TR e LT também?

Marco Goncalves
30-04-11, 20:32
Nao pagas o TR na Lion Air,mas sim necessitas de um TR para te candidatares a companhia, mas isso hoje em dia e o pao nosso de cada dia.......Eles estao literalmente desesperados por pilotos,neste momento eles tem 500 Pilotos dos quais 100 sao estrangeiros,vao necessitar entre 2011 e 2019 de mais 1300 pilotos com a chegada de 136 Boeing 737-900ER

JackFloyd
30-04-11, 20:46
Nao pagas o TR na Lion Air,mas sim necessitas de um TR para te candidatares a companhia, mas isso hoje em dia e o pao nosso de cada dia.......Eles estao literalmente desesperados por pilotos,neste momento eles tem 500 Pilotos dos quais 100 sao estrangeiros,vao necessitar entre 2011 e 2019 de mais 1300 pilotos com a chegada de 136 Boeing 737-900ER

Se estivessem mesmo desesperados, não pediam TR... digo eu.

Marco Goncalves
30-04-11, 21:16
Se estivessem mesmo desesperados, não pediam TR... digo eu.

Lion Air is able to obtain government approval to offer employment to overseas candidates because of the Local Shortage,but has also established the Lion Air Training Center in Jakarta.This Houses two 737-900ER and ATR 72-500 and MD-90 Simulators,as well as a wet drill cabin simulator.

Lion Airs associated Wings Flying School at Cireborn Airport,West Java,has four Cessna 172Ps for training and the 1st Eleven Pilots enrolled in the 18 month course graduated last February.

Como podem ver o Type Rating e treino e so oferecido aos Locais e nao aos estrangeiros.

rpenaguiao
30-04-11, 23:19
O programa da Lion Air sao 42.000 euros por TR e Line Training, depois de acabado o Line Training o salario e por volta dos 800usd, sem falar que e uma companhia blacklisted.
Tenham cuidado e facam uma boa pesquisa antes de embarcarem nestas aventuras.

Cumprimentos

Marco Goncalves
01-05-11, 00:42
O programa da Lion Air sao 42.000 euros por TR e Line Training, depois de acabado o Line Training o salario e por volta dos 800usd, sem falar que e uma companhia blacklisted.
Tenham cuidado e facam uma boa pesquisa antes de embarcarem nestas aventuras.

Cumprimentos

Qualquer type rating de 737 ronda os 40 e tal mil euros, ainda a dias um colega meu tirou um type rating de 737-800 na Holanda e pagou 45 mil....Em relacao a ser blacklisted, isso ainda revolve do tempo em que operavam Yakolevs 42 , nao demorara muito ate serem retirados da lista Preta,em relacao ao salario que colocou ai, so tenho uma coisa a dizer, nem esta perto da realidade.

Quem estiver interessado que tente entrar em contacto com os cerca de 15 Portugueses que ja la se encontram....

Dino737NG
01-05-11, 01:15
Um TR em 737NG fica-lhe hoje em dia em cerca de 21 mil euros. O que em cima foi descrito é o programa da Eaglejet. É o preço do tr mais 26500 dólares para a Eaglejet por 500 horas mais 12 meses de contrato.

Marco Goncalves
01-05-11, 01:41
Um TR em 737NG fica-lhe hoje em dia em cerca de 21 mil euros. O que em cima foi descrito é o programa da Eaglejet. É o preço do tr mais 26500 dólares para a Eaglejet por 500 horas mais 12 meses de contrato.

Quando diz Eaglejet esta a se referir ao Type Rating d 37NG na Holanda?

E que esta meu colega nao assinou nenhum contrato de 12 meses com nimguem,simplesmente tirou o type para poder ter algo mais no seu curriculo e se candidatar a LION AIR.......Ele e mais outros tres que conheco....

Dino737NG
01-05-11, 01:46
Não. Pode-se ir para a Lion Air através da Eaglejet ou através do programa da CAE. Pelo que me lembro o programa da CAE andava nos €28500. Agora não sei como está.

parm
01-05-11, 16:27
Boa tarde

Não sei exactamente em que termos ou condições mas falaram-me que a Azul Linhas Aéreas tem ou vai ter pilotos portugueses.

Negativo, podes aceder ao site da azul .... http://www.elancers.net/frames/voeazul/frame_geral.asp

La iras encontrar que terás de ter passaporte brasileiro e licenca emitida no brasil ... so os brasileiros poderao fazer isso ou então portugueses mas somente com a dupla nacionalidade, a ANAC nem sequer te emite a licenca, por isso é pura mentira.

Contudo podes verificar nesse link abaixo tudo o que falo com maior rigor :

http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/91749/codigo-brasileiro-de-aeronautica-lei-7565-86

Artigo 156

Abraço

DAG
07-06-11, 19:57
Por falar em Azul...

"Data: 7/6/2011 12:35:51
Assunto: Sistema fale conosco Azul Linhas Aéreas Brasileiras - Voeazul

Conteúdo:
Boa tarde,

Eu sou Piloto e tenho nacionalidade Portuguesa!
Posso candidatar-me ?

Sem mais,

Melhores cumprimentos,"

Eis a resposta

"Prezado (a),

Informamos que o CPF é a chave de validação do candidato no sistema Elancer. Assim sendo, o cadastro somente será efetuado com a inserção de um CPF válido."

Gaspar

parm
07-06-11, 22:37
Por falar em Azul...

"Data: 7/6/2011 12:35:51
Assunto: Sistema fale conosco Azul Linhas Aéreas Brasileiras - Voeazul

Conteúdo:
Boa tarde,

Eu sou Piloto e tenho nacionalidade Portuguesa!
Posso candidatar-me ?

Sem mais,

Melhores cumprimentos,"

Eis a resposta

"Prezado (a),

Informamos que o CPF é a chave de validação do candidato no sistema Elancer. Assim sendo, o cadastro somente será efetuado com a inserção de um CPF válido."

Gaspar

Caro DAG, como tiveste a oportunidade de constatar, apenas para um simples cadastramento (login) no site da azul, pedem te um documento simples como um CPF, apos te cadastrares vão pedir te o numero do teu RG, passaport e cartao de eleitor (documentos brasileiros), como disse em posts anteriores, a aviação no brasil so permite que brasileiros ou naturalizados possam trabalhar no país, alem da licenca JAA não ser valida e teres de converter a licenca tendo assim de realizares um exame escrito e prova de vôo.

Cumps

Parm

FilipeFernandes
27-06-11, 09:05
Leiam estes artigos:
http://www.vagaemprego.com.br/procurar-trabalho/piloto/
...isto explica bem por que é que a ANAC não quer estrangeiros.

APP Mode
29-06-11, 13:48
Leiam estes artigos:
http://www.vagaemprego.com.br/procurar-trabalho/piloto/
...isto explica bem por que é que a ANAC não quer estrangeiros.

Isto está feito para proteger os nacionais. Era bom que o nosso INAC tivesse o mesmo poder.

Ricardo Ferreira
29-06-11, 14:14
Isto está feito para proteger os nacionais. Era bom que o nosso INAC tivesse o mesmo poder.

Penso que não pode ser tão "cego" assim pois há imensos portugueses empregados pelo mundo fora...

Torquemada
29-06-11, 15:34
Penso que não pode ser tão "cego" assim pois há imensos portugueses empregados pelo mundo fora...

...ninguém está a ser "cego"! A globalização é assim mesmo!

Aqui é uma questão de bom senso entre dois paises, liberdade para trabalhar fora e aceitar (como acontece cá). Recebe-se e dá-se!

Ricardo Ferreira
29-06-11, 15:42
...ninguém está a ser "cego"! A globalização é assim mesmo!

Aqui é uma questão de bom senso entre dois paises, liberdade para trabalhar fora e aceitar (como acontece cá). Recebe-se e dá-se!

Daí eu ter dito que não pode ser tão cego. Se existem países que barram a entrada de trabalhadores de outra nacionalidade, esses mesmo devem de ser barrados nos outros países.

Tão simples como isso

Damien
01-07-11, 18:28
Estou de Acordo, tenho dupla nacionalidade Portuguesa e Angolana e so consigo trabalhar em Angola porque tenho nacionalidade, aqui ninguem da emprego a estrangeiro como Piloto a nao ser que um unico que seja haja no mercado e o estrangeiro entra sempre a tempo incerto, ou seja, assim que houver nacional para preencher o lugar la se vai o emprego, embora seja portador da situaçao nao concordo nem deixo de concordar com o que e feito, inumeros amigos meus portugueses vieram ca tentar e a respota: "Tem nacionalidade? Nao? Entao é impossivel, Só nacionais" isto para dizer, o tal movimento e grande organizaçao que se criou no Brasil foi criada por um Comandante Brasileiro, este que iniciou a sua carreira em portugal e numa companhia portguesa, ou seja nós os portugueses que lhe demos a mao, assim que conseguiu voltar ao brasil fomenta este movimento, quando nos ja para nao falar das outras, mas temos o cockpit da TAP Companhia de Bandeira com Pilotos, Espanhois, Italianos, Brasileiros sao as carradas... pergunto eu será que se fizer-mos o mesmo existem pilotos portgueses no desemprego??? Grantidamente que nao... mas como nos portugueses gostamos sempre de por os outros a frente de nos proprios "Caridade Tuga" mesmo com o pais no fundo, aqui temos o agradecimento dos paises estrangeiros para conosco.

Cumprimentos

Crio
01-07-11, 19:16
Isso é mesmo verdade Damien, que isto no Brasil começou tudo por um piloto que trabalhou aqui??

Damien
02-07-11, 01:02
Exactamente, conheco uma pessoa que trabalhou em portugal e voo com ele em pt, e que ainda a uns tempos lhe perguntou o porque de estar a fazer isto e a resposta foi: um sorriso e que tinham de defender o que e deles... mas o portugues nao muda nesse campo e continuara a abrir concursos em companhias nacionais sem dizer: REQUESITO: NACIONALIDADE PORTUGUESA

o que é comum em todo o mundo, e quando nao ha no mercado nacional ai abre-se portas ao mundo, mas nao pude-mos dar comida ao senhor da rua se nao temos em casa para o nosso filho.

Cumps

WorldTraveller
02-07-11, 01:09
Exactamente, conheco uma pessoa que trabalhou em portugal e voo com ele em pt, e que ainda a uns tempos lhe perguntou o porque de estar a fazer isto e a resposta foi: um sorriso e que tinham de defender o que e deles... mas o portugues nao muda nesse campo e continuara a abrir concursos em companhias nacionais sem dizer: REQUESITO: NACIONALIDADE PORTUGUESA

o que é comum em todo o mundo, e quando nao ha no mercado nacional ai abre-se portas ao mundo, mas nao pude-mos dar comida ao senhor da rua se nao temos em casa para o nosso filho.

Cumps
boas!

não é permtido na UE fazer discriminação de nacionalidades entre cidadãos dos Estados-Membros.

no entanto, nada impede que um dos requisitos seja "falar fluentemente português". E aí, todos sabemos o quanto é que isso limita as oportunidades dos cidadãos restantes. tal como fazem na Suiça quando exigem "falar fluentemente alemão e francês" ou na Holanda o "dutch".

cumps!

Torquemada
02-07-11, 03:12
boas!

não é permtido na UE fazer discriminação de nacionalidades entre cidadãos dos Estados-Membros.

no entanto, nada impede que um dos requisitos seja "falar fluentemente português". E aí, todos sabemos o quanto é que isso limita as oportunidades dos cidadãos restantes. tal como fazem na Suiça quando exigem "falar fluentemente alemão e francês" ou na Holanda o "dutch".

cumps!

Nesse caso o requisito seria "falar português de PORTUGAL"! Uma vez que aqui, o problema passa pelo bom senso, reciprocidade, (chamem-lhe o que quiserem) entre dois países. Dá-se e recebe-se. Não pode ser é só num sentido.
Exemplo, o país X (fora da UE ,claro) não aceita candidatos de Portugal, logo o Portugal não irá empregar candidatos do país X. Isto é o normal e acontece em qualquer parte do mundo, quando se verificam 2 pontos:

- bons governantes e uma tutela que não esteja apenas a fazer "serviços mínimos", como se diz na gíria "para inglês ver";
- Uma classe unida( neste caso contra o absurdo/ridículo que isto é)

Mas como bons anfitriões que somos, recebemos sempre de braços abertos! (para não dizer outra coisa). Ainda no capítulo do nosso belo altruísmo, entregam-se infra-estruturas rentáveis a custo zero, perdoam-se dívidas, e ajudam-se com meios humanos, logísticos e financeiros os ditos "países irmãos".

Agora que estamos na ruas da amargura, o Brasil estava interessadíssimo em comprar títulos da nossa dívida soberana, mas bolas logo por azar assim como o nosso "rating" foi cortado já não querem! Mas ainda bem que Timor vai comprar divida soberana de Portugal:sarcastic:

WorldTraveller
02-07-11, 14:43
Nesse caso o requisito seria "falar português de PORTUGAL"! Uma vez que aqui, o problema passa pelo bom senso, reciprocidade, (chamem-lhe o que quiserem) entre dois países. Dá-se e recebe-se. Não pode ser é só num sentido.
Exemplo, o país X (fora da UE ,claro) não aceita candidatos de Portugal, logo o Portugal não irá empregar candidatos do país X. Isto é o normal e acontece em qualquer parte do mundo, quando se verificam 2 pontos:

- bons governantes e uma tutela que não esteja apenas a fazer "serviços mínimos", como se diz na gíria "para inglês ver";
- Uma classe unida( neste caso contra o absurdo/ridículo que isto é)

Mas como bons anfitriões que somos, recebemos sempre de braços abertos! (para não dizer outra coisa). Ainda no capítulo do nosso belo altruísmo, entregam-se infra-estruturas rentáveis a custo zero, perdoam-se dívidas, e ajudam-se com meios humanos, logísticos e financeiros os ditos "países irmãos".

Agora que estamos na ruas da amargura, o Brasil estava interessadíssimo em comprar títulos da nossa dívida soberana, mas bolas logo por azar assim como o nosso "rating" foi cortado já não querem! Mas ainda bem que Timor vai comprar divida soberana de Portugal:sarcastic:
boas!

convém não misturar as coisas.

o facto de haver uma maior proximidade (e crescente) entre países de língua oficial portuguesa não dá o direito a nós exigirmos mais direitos nos outros países. Podemos pedir, não exigir.

No caso dos pilotos, os brasileiros não rejeitam "portugueses". Rejeitam "todos os que não sejam brasileiros".

Nós, no máximo, podemos aceitar cidadãos da UE que falem português.

Os brasileiros, que eu saiba, também não fazem exclusão pela língua ser do Brasil ou Portugal ou de um outro país com língua oficial portuguesa.
Nem sei se tal é permitido.

Há alguma razão para excluir um brasileiro que adquira a nacionalidade portuguesa por um processo de naturalização? Não. Tal como no Brasil não excluem portugueses naturalizados.

e o caso da dívida é a mesma coisa. Pela legislação brasileira, eles só podem comprar dívida de países com rating acima de um determinado nível. Não excluem Portugal ou qualquer outro país pontualmente.

cumps!

Torquemada
02-07-11, 15:52
Estava a ser irónico...na parte da dívida. O que quro dizer é que quando Portugal precisa a ajuda não vem na mesma proporção.

Em relação aos pilotos brasileiros, o problema, mais uma vez, não é rejeitá-los, ou não, por serem naturalizados. O facto é de aqui estarem alguns a voar SEM ser naturalizados. Porque não podemos nós fazer o mesmo lá?....
Não sei se, como diz o forista Damien,que um dos impulsionadores dessa nuance da lei da ANAC, foi um piloto que começou a vida aqui nas terras de Camões ou não. Se foi, ainda mais vergonhoso é.

Se calhar sou eu que sou patriota em excesso....mas é a minha opinião! Se fosse a situação contária, estava-se mesmo a ver o que aconteceria.

cumps

Crio
02-07-11, 23:00
Você e eu Torquemada, nacionalismo saudável ao menos, eu acredito no que o Damien disse, não podemos pactuar com isto... Conhecem a expressão, mordes a mão de quem te dá de comer?? Foi isto que se viu

BJC
04-07-11, 09:04
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/brasil-quer-trabalhadores-de-estaleiros-de-viana-do-castelo

"Embaixador confirma em Lisboa

Brasil quer trabalhadores de estaleiros de Viana do Castelo
O futuro dos trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo pode estar do outro lado do Atlântico, no Brasil.

O embaixador do Brasil em Lisboa, Mário Vilalva, avançou na TVI que o reforço da cooperação com Portugal pode passar por uma intervenção nos estaleiros de Viana do Castelo.

O diplomata coloca mesmo a hipótese de deslocar os trabalhadores para o Brasil.

Recorde-se que foi adiado para Setembro o plano de reestruturação dos estaleiros que prevê o despedimento de 380 trabalhadores.

O primeiro-ministro, Passos Coelho, referiu no Parlamento que "os contribuintes portugueses não podem estar a pagar mais por uma empresa pública". "

É pena que não queiram também os pilotos que cá temos sem emprego e que tanta falta lhes fazem ...

BJC

MiguelMorais
04-07-11, 10:20
Mais do que andar a pedir esmola aos outros para empregarem os pilotos a mais que existem, devemos sim olhar para o nosso umbigo e resolver os NOSSOS problemas!

Um Pais para ter sucesso tem de ser egoísta e todo e qualquer tipo de acordo ou cooperação com outro(s) Pais(es) serve unicamente pare tirar vantagens para si próprio e não porque pertence a Santa Casa da Misericórdia.

Por vezes o jogo passa-se assim mesmo: ceder um pouco para mais tarde tirar dividendos.

O nosso mercado e pequeno e no entanto produzimos pilotos como gente grande. O resultado disto e uma conta 1 + 1.

A solução esta em cortar o mal pela raiz: cortar essa produção desenfreada de pilotos e restringir o nosso mercado apenas aos nacionais!

E não me venham com as regras do federalismo europeu porque há sempre maneiras de dar a volta a legislação. Por exemplo exigindo que não só o piloto tenha passaporte Europeu e fale Português mas que os pais e avós também tenham e também falem Português. Se chega um Português a entrevista obviamente ninguém iria confirmar o resto da família mas no entanto se viesse um Brasileiro ou um cidadão genuinamente Europeu ele iria ter tantos problemas burocráticos que acabava por desistir do processo.

Ha sempre alguma maneira de restringir o acesso única e exclusivamente ao genuíno Português independentemente de fazermos parte da Alemanha, perdão, da Europa. Eu não conheço as Leis nem sei se este método seria legalmente viável mas isso não interessa, interessa sim dizer que pelos meandros da Legislação haverá sempre maneiras de dar a volta e como tal não seria esse o problema.

Quanto a cortar a produção de pilotos bastava limitar a quota. Com a quota limitada deixava de haver mercado para tantas escolas. Quota essa que seria definida de acordo com o mercado, quantos mais pilotos desempregados menor a quota podendo esta ser ZERO em alguns anos se fosse necessário.

E claro, tal como em medicina, sendo a entrada sujeita ao numero de vagas e não ao dinheiro disponível, só entravam os melhores. Contando com medias de Secundário mais exames de admissão (médicos, psicotecnicos,etc) teríamos uma espécie de FAP mas civil.

O problema e que na medicina eles fazem este processo desde o inicio, nunca tendo deixado as coisas descambarem,ao contrario do que aconteceu na Aviação. E agora que o mal esta feito e mais difícil mudar todo este sistema ate porque com tanta escola que para ai anda muita gente iria para o desemprego.

Desemprego esse que aumentava temporariamente com estas medidas mas que a médio/longo prazo iria diminuir possivelmente ate zero. O que acabava no entanto era o lucro dessas escolas mas, meus amigos, estou-me cagando para o vosso lucro. Literalmente! Interessa-me sim ver a classe elevada de novo a um patamar digno feita por gente digna.

ReleasePT
04-07-11, 10:32
Muito bem dito Miguel Morais. Os médicos e a ordem dos médicos sabem defender muito bem os interesses da classe. Algo que não acontece em todas as outras...

Check Six
04-07-11, 17:04
A mensagem que você escreveu é muito pequena. Por favor aumente sua mensagem para no mínimo 10 caracteres.

philippebarreto
05-07-11, 10:41
O presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), comandante Gelson Fochesato, foi recebido pelo deputado Bruno Araújo (PSDB), em Brasília, em 28 de junho.

O parlamentar é relator do Projeto de Lei 6716/09, que altera o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA), permitindo a ampliação do capital internacional nas empresas aéreas brasileiras para 49% e a contratação de pilotos estrangeiros por até cinco anos.
O presidente do SNA entregou ao parlamentar quatro documentos que apontam os graves prejuízos para a categoria caso seja aprovada a alteração no artigo 158 do CBA. O objetivo foi apresentar ao deputado os aspectos negativos dessa proposta para os trabalhadores e para o país.

O deputado Bruno Araújo relatou suas preocupações quanto ao desenvolvimento sustentável do transporte aéreo no país e a forte pressão da Casa Civil e Petrobrás a favor dessas mudanças, além da pressão das empresas operadoras de "Off Shore".
Após longa conversa com o dirigente sindical, no entanto, o parlamentar acenou com a possibilidade de uma alteração no item do projeto que permite a contratação de pilotos estrangeiros apenas na aviação regular. Ele solicitou uma proposta do SNA para a formação imediata de pilotos brasileiros, em caráter emergencial, como alternativa. O Sindicato contestou a informação de que faltam pilotos para a aviação no Brasil, mas irá apresentar uma proposta ao parlamentar, visando alterar sua posição na relatoria do projeto.

rbaiapinto
05-07-11, 10:47
Não concordo em absoluto com essa história da medicina!

Se acham que a medicina está tão boa e faz tão bem ao país, porque temos de contratar médicos sul americanos?

Assim temos uns quantos indivíduos privilegiados e que continuarão assim, a manter as suas regalias. Por mais que isso seja prejudicial ao país.

O país tem é de crescer e arranjar condições para o mercado da aviação poder sustentavelmente gerar empregos e aí a lei da oferta e da procura irá funcionar.

A questão é que tivémos praticamente 4 anos sem haver recrutamento!facepalm

Desde 2007 que o recrutamento das companhias aéreas, praticamente congelou. Só agora é que timidamente a coisa começou a mexer. E este sim é o problema. Entretanto a malta que se formou nestes últimos anos terá de se arranjar de qualquer maneira.

O fato de o Brasil ter um mercado fechado, só os vai prejudicar, pois como não vão ter pilotos suficientes, alguém irá preencher o vazio deixado pelas companhias brasileiras....

Para nós, temos é de ir para o Brasil e ficar lá um ano! E depois esperar mais outro pela emissão das licenças facepalm

E isto é o melhor que algum estrangeiro pode ter lá. Pois só aos Portugueses é permitido isto! Aos outros é bem mais complicado. dumb

MiguelMorais
05-07-11, 22:27
Não vamos por favor misturar alhos com bugalhos. Os médicos sul americanos que para ai vão trabalhar vão para locais onde os médicos Portugueses não querem ir, visto que estes só querem ficar nas metrópoles. Assim sendo, num mercado aberto e sem tirar o emprego a nenhum Português, os sul americanos são muito bem vindos! E este esquema já e' mais velho que a minha Avo'.

E aqui esta a prova de que não e' um mercado fechado que esta em questão, mas sim o preenchimento das vagas com mão de obra Portuguesa e só depois estrangeira. No caso do Brasil estamos a falar de um mercado totalmente fechado e essa não será a solução, antes pelo contrario, só os vai prejudicar!

Mais uma vez digo,o caminho não passa em unirem-se contra a legislação brasileira, eles já são independentes 'a muito tempo e não nos devem nenhuma satisfação. Se são moralmente correctos ou não connosco ao terem um mercado fechado e' algo que nem vale a pena perder tempo a pensar. Se eles fecham a porta nos fechamos também a eles. Simples. Preocupam-se com a casa do vizinho e esquecem-se da própria casa.
Era o que faltava andar agora a pedir-lhes esmola para empregarem os pilotos que temos a mais. Ou então sou eu que sou demasiado orgulhoso.

Mas numa classe onde nem para questões tão básicas há entendimento, nunca na vida haverá uma união...

soh+1membro
05-07-11, 23:20
Boas

Nem de propósito recebi hoje uma lista de pilotos brasileiros a trabalhar pelo mundo... umas boas centenas e alguns mesmo em Portugal! Impressionante a quantidade a trabalhar nas companhias do Golfo (Emirates, Ethiad e Qatar)!
É um daqueles flagrantes casos do "o que é meu é meu o que é teu é nosso" (isto onde o meu e o teu são o mercado de trabalho na aviação como PNT, é claro)!

Check Six
06-07-11, 00:15
A mensagem que você escreveu é muito pequena. Por favor aumente sua mensagem para no mínimo 10 caracteres.

claudiopedro
06-07-11, 01:49
É pÁ faÇam mas É pouco barulho e vejam lÁ se sÃo mais discretos!!!
Acabem lÁ com esta histÓria de meninos mimados que querem Á forÇa toda que o brasil vos abra as pernas!
VocÊs estÃo para aqui armar uma peixeirada de todo o tamanho que vÃo arranjar mas É forma dos portugueses nÃo entrarem no mercado brasileiro!!! Sim porque sÓ eles É que mandam no paÍs deles ou hÁ alguma duvida?
VÁ vÃo com calma e mantenham as vossas licenÇas validas
e jÁ sabem que na aviaÇÃo cada um tem que se desenrascar da melhor maneira.

soh+1membro
06-07-11, 10:16
Boas

Será que poderíamos ter acesso aos números em Portugal caro soh+1membro?

De que forma podemos pedir a restrição do nosso mercado? Com quem falar, o que fazer...

Eu acho que o caminho não é limitar cá... será sim tentar abrir lá pois lá o mercado é tão grande e tem tal crescimento que nós, com a vantagem que temos de falar português, teríamos muito a ganhar com essa abertura!

Quanto a Portugal, na lista que recebi, só vinha listada a EuroAtlantic e o número andaria à volta de 8/9 pilotos mas mais logo verifico isso em casa!

soh+1membro
06-07-11, 21:50
Boas

Em Portugal estão listados 6 pilotos brasileiros na EuroAtlantic e não sendo portuguesa, mas pelas afinidades, na Air Macau estão 35 pilotos.

Kiko
06-07-11, 22:27
Baseados em Portugal existem na Ryanair pelo menos 3 que eu conheço.

parm
07-07-11, 13:32
Ainda não consegui entender onde querem chegar, falam que existem pilotos brasileiros na euroatlantic/ryanair ... é verdade, mas repetindo-me pela 5º vez, esses pilotos têm passaporte europeu, por isso podem trabalhar na europa onde quiserem !

Querem trabalhar no brasil, eles deixam a vontade, para tal basta ter passaporte brasileiro ! A luta que tentam travar que julgam ser justa, é completamente infundamentada ! Basta ir ao site por exemplo da ryanair e podem verificar que um dos requisitos é ter passaporte europeu alem de outros, se os brasileiros que nasceram no brasil são filhos de italianos e portugues ou espanhois eles não têm culpa, têm direito a pedir a dupla cidadania ! Agora eles aceitam que portugueses espanhois eslovacos trabalhem la, a unica coisa que têm de ter é passaporte brasileiro, para tal ha algumas hipoteses ou os vossos pais são brasileiros e podem pedir a dupla, ou entao nasceram no brasil e vieram para portugal viver, ou então atraves do casamento com uma brasileira podem requerer o visto permanente que demora um ano, e depois a naturalização que demora 6 meses, mas obrigatoriamente ao se naturalizarem têm de renunciar a cidadania do pais de origem, pois não podem ter direito a dupla não tendo laço de sangue directo !

E como diz o artigo 156 do codigo aeronauta brasileiro : " Somente brasileiros ou naturalizados podem exercer a função de piloto no brasil"

Eles estão a dar a hipotese de de naturalizarem. Agora querem fazer omoletes sem ovos ... isso não dá! Ou têm hipotese de pedir a dupla segundo as condições das quais ja referi ou então casando se e se naturalizando o que demora no minimo 2 anos a estar tudo legal ! Como ja disse em post anteriores, eu lutei durante 4 anos com o governo brasileiro sobre esta questão, e digo vos que não adianta pk os brasileiros a trabalhar na europa têm cidadania europeia. Portanto não ha nenhuma desigualdade de direitos !

guevara
07-07-11, 15:34
Ainda não consegui entender onde querem chegar, falam que existem pilotos brasileiros na euroatlantic/ryanair ... é verdade, mas repetindo-me pela 5º vez, esses pilotos têm passaporte europeu, por isso podem trabalhar na europa onde quiserem !

Querem trabalhar no brasil, eles deixam a vontade, para tal basta ter passaporte brasileiro ! A luta que tentam travar que julgam ser justa, é completamente infundamentada ! Basta ir ao site por exemplo da ryanair e podem verificar que um dos requisitos é ter passaporte europeu alem de outros, se os brasileiros que nasceram no brasil são filhos de italianos e portugues ou espanhois eles não têm culpa, têm direito a pedir a dupla cidadania ! Agora eles aceitam que portugueses espanhois eslovacos trabalhem la, a unica coisa que têm de ter é passaporte brasileiro, para tal ha algumas hipoteses ou os vossos pais são brasileiros e podem pedir a dupla, ou entao nasceram no brasil e vieram para portugal viver, ou então atraves do casamento com uma brasileira podem requerer o visto permanente que demora um ano, e depois a naturalização que demora 6 meses, mas obrigatoriamente ao se naturalizarem têm de renunciar a cidadania do pais de origem, pois não podem ter direito a dupla não tendo laço de sangue directo !

E como diz o artigo 156 do codigo aeronauta brasileiro : " Somente brasileiros ou naturalizados podem exercer a função de piloto no brasil"

Eles estão a dar a hipotese de de naturalizarem. Agora querem fazer omoletes sem ovos ... isso não dá! Ou têm hipotese de pedir a dupla segundo as condições das quais ja referi ou então casando se e se naturalizando o que demora no minimo 2 anos a estar tudo legal ! Como ja disse em post anteriores, eu lutei durante 4 anos com o governo brasileiro sobre esta questão, e digo vos que não adianta pk os brasileiros a trabalhar na europa têm cidadania europeia. Portanto não ha nenhuma desigualdade de direitos !

É isso mesmo parm,mas acho que a luta que esta perdida é a tua,em querer explicar o óbvio,pois quem tem reclamado em relação a esta "restrição" são aqueles que querem a todo o custo mudar algo que existe na aviação em todo o mundo,que é algum tipo de protecionismo em relação a tudo que diz respeito à aviação,e isso acontece em Portugal,Espanha,França,no Brasil,em Angola,Moçambique,China,EUA,Japão,etc...........

Brunoerosa
07-07-11, 20:03

Eu não percebo esta fixação com o Brasil!! Sinceramente, isto é a cultura que existe em muitos países da América do Sul, se alguém quiser queixar tem de adicionar argentina, chile,..

Claro que ter de ser cidadão é ridículo, eu vivo nos EUA e NUNCA na vida iria tornar-me cidadão para trabalhar cá. O facto de a pessoa ter o direito de viver e trabalhar num país deveria ser mais do que suficiente em qualquer ponto do mundo para trabalhar (tirando trabalhos de segurança nacional)!

Mas vamos ser sensatos, li disparates ao ponto de quererem que pais e avós fossem cidadãos portugueses?!?!?!? Mas em que mundo vivemos, lá pelos outros não terem evoluido não vamos regredir. Já pensaram se todos fizessem isso o que seria de Portugal? Eu conheço 2 comandantes portugueses com MILHARES de horas de voo a trabalhar para a América Airlines, imagino que exista dezenas ou centenas de Portugueses com MILHARES de horas de voo só nos EUA, já imaginaram o que seria se tivessem de voltar para Portugal?? e os portugueses espalhados pelo resto do mundo??? Eu sei que é um percurso espinhoso e dificil, mas não é por fechar portas aos emigrantes que o pessoal com poucas horas vai arranjar trabalho!!

Aliás, acho vergonhoso um povo de EMIGRANTES, querer fechar portas aos outros,tem de haver BOM SENSO!!

Por fim, não culpem as escolas. Senão o que se irá dizer das universidades que formam centenas de enfermeiros, psicólogos,... que depois não conseguem emprego?? São as más da fita? A culpa, tem de ser sempre de quem tira o curso e que vive (ou vivia) no mundo da fantasia.

Não contém com facilitismos nos outros países, só para deixar um exemplo de como as coisas funcionam:

EVA AIR: Colega meu (tailandês) entrou para a frota A330 com 250H de voo, mas se eu quisesse concorrer, na altura precisava de 2000H. Já para não dizer que o inglês dele era completamente broken!!

PANAMA: Colega entrou com 200H, caso não fosse cidadão pediam 1500H.

Estas são as regras do jogo, todos sabem à partida como vai ser jogado, por isso deixem de se lamentar e preparem-se para (NO MÍNIMO) terem de ser melhores que os nacionais do país que concorrem para ficarem com o trabalho! Pelo menos é assim que funciona em alguns países da América do Sul e Ásia.

Boa sorte para todos os que procuram um lugar ao sol e POR FAVOR, vamos deixar de comentários XENÓFOBOS!!!!!!!!!!!!

Torquemada
07-07-11, 20:19
caro Bruno,

Deixe-me que lhe diga com toda a franqueza que aqui neste post ou neste fórum inteiro, NÃO existe nem uma palavra xenófoba. Em último caso,e para situações onde faltam bom senso e respeito, estão aqui os Moderadores.

Em relação a este tópico, pelo que li não tenho dúvidas em perceber que o problema é existirem cidadãos Brasileiros a voar em Portugal (com autorização para tal) sem terem passaporte Europeu. Se assim é, porque não podem os Portugueses voar no Brasil com uma autorização "especial" ('Live and work permit - not green card')

Cumps

parm
08-07-11, 12:53
caro Bruno,

Deixe-me que lhe diga com toda a franqueza que aqui neste post ou neste fórum inteiro, NÃO existe nem uma palavra xenófoba. Em último caso,e para situações onde faltam bom senso e respeito, estão aqui os Moderadores.

Em relação a este tópico, pelo que li não tenho dúvidas em perceber que o problema é existirem cidadãos Brasileiros a voar em Portugal (com autorização para tal) sem terem passaporte Europeu. Se assim é, porque não podem os Portugueses voar no Brasil com uma autorização "especial" ('Live and work permit - not green card')

Cumps

Caro Torquemada
"pelo que li não tenho dúvidas em perceber que o problema é existirem cidadãos Brasileiros a voar em Portugal (com autorização para tal) sem terem passaporte Europeu."

Então leste mal ! E para teres noção disso e não escreveres que não tens duvidas, faz como eu na altura, vai ao inac e pergunta se os cidadaõs brasileiros não tem passaporte europeu, Têm ! Portanto repetindo me, volto a dizer que todos os pilotos brasileiros a trabalhar em portugal são portadores de passaportes europeus, é tão dificil perceber isso !

Quanto a dupla nacionalidade, Bruno em todo lado do mundo so adquires dupla nacionalidade se tiveres laços de sangue o que não é valido com o casamento ! Com o casamento so é valido os direiros de igualdade, agora o brasil ao contrario de outros paises pedem a naturalização caso não tenham a dupla nacionalidade, portanto o ridiculo que leste, é a lei do proprio país !

SER PILOTO NO BRASIL: TER A DUPLA NACIONALIDADE (ter nascido no brasil/ou pais brasileiros, É ASSIM EM TODO MUNDO )
NATURALIZAR-SE

SER PORTADOR: CPF
RG
PASSAPORTE BRASILEIRO/ MERCOSUL
CARTÃO DE ELEITOR
INSS ( FACULTATIVO)

Têm estes requisitos obrigatorios ? Então podem sonhar em voar um 777 da tam ou 737Ng da gol ou um erj 195 azul etc ... Caso contrario, não adianta sonhar, pois não irão mudar a lei do proprio país !

Brunoerosa
08-07-11, 15:19
Caro Torquemada

Quanto a dupla nacionalidade, Bruno em todo lado do mundo so adquires dupla nacionalidade se tiveres laços de sangue o que não é valido com o casamento ! Com o casamento so é valido os direiros de igualdade, agora o brasil ao contrario de outros paises pedem a naturalização caso não tenham a dupla nacionalidade, portanto o ridiculo que leste, é a lei do proprio país !

SER PILOTO NO BRASIL: TER A DUPLA NACIONALIDADE (ter nascido no brasil/ou pais brasileiros, É ASSIM EM TODO MUNDO )
NATURALIZAR-SE

SER PORTADOR: CPF
RG
PASSAPORTE BRASILEIRO/ MERCOSUL
CARTÃO DE ELEITOR
INSS ( FACULTATIVO)

Têm estes requisitos obrigatorios ? Então podem sonhar em voar um 777 da tam ou 737Ng da gol ou um erj 195 azul etc ... Caso contrario, não adianta sonhar, pois não irão mudar a lei do proprio país !

Isso não é verdade, quando diz: "Bruno em todo lado do mundo so adquires dupla nacionalidade se tiveres laços de sangue o que não é valido com o casamento.." quaquer residente nos EUA pode iniciar o processo de naturalização ao fim de 5 anos e neste país todos os CIDADÃOS SÃO IGUAIS quer tenham nascido cá ou sejam naturalizados (tirando concorrer para Presidente). Em Portugal também é possível ter "nacionalidade atribuida" a um estrangeiro, após 6 anos de residência legal nos País, SEM LAÇOS DE SANGUE.. por isso não falo de "TODO O MUNDO", mas sim do mundo que conheço.. e até conheço pouco mas o suficiente para ver dois paises que aceitam emigrantes naturalizados sem laços de sangue.

Quanto a achar ridículo pedirem nacionalidade para se trabalhar como piloto, não é por ser a lei do País que vou deixar de achar ridículo, aliás o que não falta em Portugal são leis rídiculas... que às vezes há bom senso e muda-se.

Quanto ao voar um 777 da tam ou 737ng da Gol esteja descansado que eu não troco os EUA pelo Brasil! Com todo o respeito pelos amigos Brasileiros.

Bons voos.

parm
08-07-11, 19:35
Isso não é verdade, quando diz: "Bruno em todo lado do mundo so adquires dupla nacionalidade se tiveres laços de sangue o que não é valido com o casamento.." quaquer residente nos EUA pode iniciar o processo de naturalização ao fim de 5 anos e neste país todos os CIDADÃOS SÃO IGUAIS quer tenham nascido cá ou sejam naturalizados (tirando concorrer para Presidente). Em Portugal também é possível ter "nacionalidade atribuida" a um estrangeiro, após 6 anos de residência legal nos País, SEM LAÇOS DE SANGUE.. por isso não falo de "TODO O MUNDO", mas sim do mundo que conheço.. e até conheço pouco mas o suficiente para ver dois paises que aceitam emigrantes naturalizados sem laços de sangue.

Quanto a achar ridículo pedirem nacionalidade para se trabalhar como piloto, não é por ser a lei do País que vou deixar de achar ridículo, aliás o que não falta em Portugal são leis rídiculas... que às vezes há bom senso e muda-se.

Quanto ao voar um 777 da tam ou 737ng da Gol esteja descansado que eu não troco os EUA pelo Brasil! Com todo o respeito pelos amigos Brasileiros.

Bons voos.

Esse prazo de 5 anos não interessa a pilotos que queiram ir para o brasil,, aqui o que está em questão é uma atitude a curto prazo que é precisamente o que os pilotos portugueses querem, logicmente que com 5 anos a viver no país podes pedir a cidadania ou então fazeres um investimento no valor de 50 mil € em terrenos ou num negocio mas isso demora 5 anos, no caso do brasil NAO PODES pedir a dupla nacionalidade mas sim o RNE, tu la sabes como é nos STATES e eu sei como funciona a lei brasileira, com o RNE não podes fazer nada referente a aviação ! RNE( registo nacional de estrangeiro). Pois como diz o artigo 156 do codigo aeronauta, somente brasileiros ou naturalizados podem ser remunerados/ trabalhar no brasil.

Não querendo fugir muito do topico, nesta situação para poderem trabalhar no brasil a curto prazo pois a longo prazo (os tais 5 anos) ninguem está interessado, ou podes pedir a dupla atraves da tua familia. Ou a medida a curto prazo é casar e ai sim pedir a naturalizaçao, onde obrigatoriamente a PF( policia federal ) pede para renunciar a cidadania do país de origem !

Aqui o que está em questão é não induzir as pessoas em erro falando lhes de algo que não é possivel ! E não intereressa falar a longo prazo mas sim a curto prazo !

Ainda bem que estás bem nos states, o texto que escrevi no final foi apenas de forma informativa e não directamente para ti. Esperemos que a economia americana se aguente, e nunca venhas a precisar de voares por exemplo no brasil !

cumps

Brunoerosa
08-07-11, 20:35
Ainda bem que estás bem nos states, o texto que escrevi no final foi apenas de forma informativa e não directamente para ti. Esperemos que a economia americana se aguente, e nunca venhas a precisar de voares por exemplo no brasil !

cumps

Também não poderia, não sou cidadão Brasileiro.. :sarcastic:

parm
09-07-11, 13:03
Também não poderia, não sou cidadão Brasileiro.. :sarcastic:

Eu tb não sou cidadão brasileiro e estou cá a trabalhar ! Por isso a minha função aqui é esclarecer as pessoas com o maximo detalhe possivel !

5ft Hover
09-07-11, 15:45
Esse prazo de 5 anos não interessa a pilotos que queiram ir para o brasil,, aqui o que está em questão é uma atitude a curto prazo que é precisamente o que os pilotos portugueses querem,

Não querendo fugir muito do topico, nesta situação para poderem trabalhar no brasil a curto prazo pois a longo prazo (os tais 5 anos) ninguem está interessado,

Aqui o que está em questão é não induzir as pessoas em erro falando lhes de algo que não é possivel ! E não intereressa falar a longo prazo mas sim a curto prazo !

(parm, não é um "ataque" ao que escreveste, mas sim, para todos, e causar algum reflexão.... )

Boas

tenho evitado comentar neste tópico... mas gostava de perceber só, o motivo porque a longo prazo (5 anos é longo prazo??? para quem, só se for para quem tem 55 ou 60 anos... agora para "jovenzinhos" havidos em fazer horas.... :sarcastic:) é um problema e não interessa para os "pilotos Portugueses" .... e quais são esses pilotos??

leva me a crer, e pela argumentos maioritariamente utilizados neste assunto, que "jovens" pilotos, acabados de terminar a formação, e visto que o mercado interno/europeu (mundial?) está como está.. e com a informação (correcta ??) de que por paragens distantes o mercado de trabalho é maravilhoso, faltam pilotos, pagam bem etc.... (onde ja vi isto... terá sido há 500 anos atrás...?)

e que é só chegar lá (sim, porque o Brasil "TEM" (dirão/pensam alguns) de deixar a malta voar la...), arranjar logo um emprego, bem remunerado...e fazer muita hora, para depois poder voltar para a "terrinha" voar na TAP - porque esse é o objectivo final.

Agora para reflectir, para todos, factos:

- quantas vezes já ouviram.. "querem trabalhar, vão para fora.. Asia, Africa, etc.. ha la muito trabalho" . e quantos já la foram realmente tentar? ou pura e simplesmente acreditaram/aceiaram os relatos de quem la foi, tentou e poderá ter conseguido.. e muitas vezes, sem sucesso.

- querem ser pilotos, voar... seja onde for, ou apenas, voar "lá fora" a curto prazo para fazer as horas, para voarem na companhia de bandeira (ou o que o futuro fará dela...)

- o Brasil, tem realmente falta de pilotos, mas as escolas estão a "produzir" para colmatar as necessidades.. novas escolas estão a abrir, a procura é imensa (gente mais velha, e com outras formações a iniciar o curso - um pouco como cá, aqui há uns anos. quando a TAP contratava "200 horas") e neste momento, a falta é por pilotos com experiência mínima que atinja os mínimos exigidos pelas companhias... não são as "200 horas" do costume que vão abrir as portas para esses lugares

- a legislação Brasileira coloca realmente entraves a entrada de pilotos estrangeiros - e os Portugueses, até tem um processo que lhes permite trabalhar lá, ao contrario das restantes nacionalidades ... agora para o conseguir, demora tempo (não é o imediatismo que as pessoas agora "pretendem"), e necessita de alguma paciência...

- se quiserem estudar um pouco de história, vejam o que aconteceu aqui a uns anos (alguns já - com a entrada de pilotos Portugueses, por exemplo, vindos da guerra de África.... )

resumindo, para quem realmente ambiciona uma carreira de piloto, pronto para os sacrifícios que isso implica - porque querer ser "Piloto de Linha Aérea" como muitos "apelidam" aquilo que pensam ser "giro", um dia perceberão, se lá chegarem... ou então, não chegam... e ficam só pelo "giro" - informem-se, procurem a legislação (e não é só esse artigo que andam aqui a empurrar de um lado para o outro...), façam um investimento a longo prazo, de tentar agora, para poderem ter hipótese de trabalhar um dia lá .. a 5 anos, 10 anos... etc.. - SE É isso que REALMENTE querem... para quem quer 1000 horas para entrar na TAP... deixem-se estar, continuem a discutir nos foruns (a "emprenhar" pelos ouvidos), a fazer petições ou abaixo assinados que não fazem sentido, e coninuem com o "giro" é ser "Piloto de Linha Aérea"

saiam da bolha...:sarcastic:

cump

PS: desculpem a dureza das palavras, e que ninguém se sinta atacado, mas reflitam sobre isso... bye

Costa
09-07-11, 17:22
Caro 5ft Hover (caros colegas de fórum),

Só posso concordar com as suas palavras. Para lá da (in)justiça das opções legislativas ou regulamentares de Estados soberanos (pois, é isso: são "soberanos"; aplaudidos pelo lado que beneficia do seu eventual proteccionismo, criticados pelo lado oposto. Ocorresse uma inversão de posições e pergunto-me se a vivacidade do que por aqui se tem lido seria a mesma, se teria a mesma orientação), as coisas fazem-se com trabalho, paciência, capacidade para enfrentar o fracasso e insistir, ao longo de anos e anos. Sabendo que o ideal tem que ser muitas vezes posto de parte pelo possível. E o possível pode nem passar pelos aviões.

Claro que aos vinte anos de idade, mais ano menos ano, possivelmente depois de se ter aplicado boa parte das poupanças paternas, ou suportando um duro empréstimo, na convicção - fundada em quê? - de que sem mais se teria emprego à espera, tudo se quer para agora. "Emprego", entenda-se: a fantasia da farda, daquele concreto avião, dos hotéis, do mítico salário, do alegado estatuto, de outras coisas ("fantasia", insisto, claro que há também a faceta menos glamorosa do "trabalho"; mas que interessa?).

Emprego como um direito puro e simples, mais do que uma conquista de mérito e tempo (e sorte, sempre alguma sorte), em ambiente de competição. E encarado sempre como salto imediato para a companhia de bandeira, evidentemente. Ou então uma dessas, quase mitológicas, do Médio ou Extremo Oriente. Idealmente com alguém que nos trate dos incómodos de emigrar e nos domiciliarmos algures que não a casa onde sempre vivemos e crescemos, com cama, comida e roupa lavada.

"Abaixo" disso, tudo é indigno. Na melhor hipótese um purgatório que há que suportar algum tempo. E se afinal não é assim, então tudo é uma grande injustiça.

É próprio da idade. O tempo acaba por esclarecer muita coisa.

Saudações,
Costa

Marco Goncalves
09-07-11, 18:27
Caro 5ft Hover (caros colegas de fórum),

Só posso concordar com as suas palavras. Para lá da (in)justiça das opções legislativas ou regulamentares de Estados soberanos (pois, é isso: são "soberanos"; aplaudidos pelo lado que beneficia do seu eventual proteccionismo, criticados pelo lado oposto. Ocorresse uma inversão de posições e pergunto-me se a vivacidade do que por aqui se tem lido seria a mesma, se teria a mesma orientação), as coisas fazem-se com trabalho, paciência, capacidade para enfrentar o fracasso e insistir, ao longo de anos e anos. Sabendo que o ideal tem que ser muitas vezes posto de parte pelo possível. E o possível pode nem passar pelos aviões.

Claro que aos vinte anos de idade, mais ano menos ano, possivelmente depois de se ter aplicado boa parte das poupanças paternas, ou suportando um duro empréstimo, na convicção - fundada em quê? - de que sem mais se teria emprego à espera, tudo se quer para agora. "Emprego", entenda-se: a fantasia da farda, daquele concreto avião, dos hotéis, do mítico salário, do alegado estatuto, de outras coisas ("fantasia", insisto, claro que há também a faceta menos glamorosa do "trabalho"; mas que interessa?).

Emprego como um direito puro e simples, mais do que uma conquista de mérito e tempo (e sorte, sempre alguma sorte), em ambiente de competição. E encarado sempre como salto imediato para a companhia de bandeira, evidentemente. Ou então uma dessas, quase mitológicas, do Médio ou Extremo Oriente. Idealmente com alguém que nos trate dos incómodos de emigrar e nos domiciliarmos algures que não a casa onde sempre vivemos e crescemos, com cama, comida e roupa lavada.

"Abaixo" disso, tudo é indigno. Na melhor hipótese um purgatório que há que suportar algum tempo. E se afinal não é assim, então tudo é uma grande injustiça.

É próprio da idade. O tempo acaba por esclarecer muita coisa.

Saudações,
Costa

Grande Post sim Senhor. A melhor escola e realmente a experiencia da vida.....

Cumpts

Jetstream
11-07-11, 00:11
Creio ser de algum interesse para vocês!!

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/falta-de-pilotos-faz-empresas-aereas-repatriarem-e-contratarem-militares.html

Abraços

Torquemada
11-07-11, 00:26
Creio ser de algum interesse para vocês!!

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/falta-de-pilotos-faz-empresas-aereas-repatriarem-e-contratarem-militares.html

Abraços

...."Mas não precisa importar estrangeiro, isso pode destruir o mercado nacional”, afirma Marcus Silva Reis, presidente do conselho nacional de escolas de aviação."

Como se costuma dizer em bom português.... BRUXO!!!!

givemewings
16-07-11, 20:31
Estrangeiros no país
Todos os pilotos e especialistas na área ouvidos pelo G1 são contra a atuação de pilotos estrangeiros no país. Hoje, isso é proibido pelo Código Brasileiro de Aeronáutica, que autoriza apenas o emprego de tripulantes estrangeiros em caráter provisório, na falta de brasileiros, ou de instrutores por até 6 meses.

Desde 2009, tramita na Câmara o projeto de lei 6.716, que pretende alterar isso, autorizando a contratação de tripulantes estrangeiros por até 5 anos.

“O país tem condições de suprir a mão de obra, subsidiando a formação. Algumas empresas estão fazendo lobby no Congresso para poder contratar pilotos de fora, do Mercosul ou da África. Mas não precisa importar estrangeiro, isso pode destruir o mercado nacional”, afirma Marcus Silva Reis, presidente do conselho nacional de escolas de aviação.

FAlta de pilotos entretanto por lá ehehe entretanto por lá também já saõ mais cas mães.

>Se lerem o artigo todo , reparem que falam em contratar pilotos estrangeiros mas, que derivem do Mercosul ou África mas nunca falam em Portugal. Incrível !!!

zedoscarro
17-07-11, 17:33
@givemewings

Fala se do Mercosul ou de Afrika porque vao ser esses na grande maioria que vao invadir o mercado brasileiro, e certamente pilotos desse nivel o pessoal nao quer la. Por isso é que falam nessas duas regioes.
Ainda bem que nao falam de Portugal, porque estao a falar mal...

Crio
21-07-11, 20:46
http://noticias.sapo.ao/info/artigo/1170017.html

Vi agora este artigo.
À semelhança de Angola, o Brasil também é um país em franco crescimento e com laços muito fortes com nós. Porque não criar também um sistema para agilizar vistos como este para a contratação de Portugueses?

Cumps

Gafanhoto
28-07-11, 01:32
Vi aí escreverem que os pilotos brasileiros a voarem cá em Portugal têm passaporte europeu, bem, tou a voar numa conhecida companhia nacional onde trabalham uma mão cheia de pilotos brasileiros e, por ex, o cmdt da minha trip é brasileiro e nao tem passaporte da UE.

Bullshit, é uma estupidez e uma injustiça esta situação e nem me vou ralar mais com isto... É por estas e por outras que a minha ideologia politica está cada vez mais à direita.... Já é hora de protegermos um bocadinho o que é nosso.

Provavel
13-08-11, 03:41
Eu estou a pensar tirar um curso de piloto,e tenho nacionalidade brasileira..acham melhor tirar no brasil ou ca em portugal?

noony
15-08-11, 10:42
Eu estou a pensar tirar um curso de piloto,e tenho nacionalidade brasileira..acham melhor tirar no brasil ou ca em portugal?

Depende se queres ter trabalho ou não. Acho que a escolha n é dificil.
Entre uma economia emergente e uma em recessão, entre um país com uma área 100 xs superior ao outro com mercado interno e internacional e com uma evidente falta de profissionais e outro sem mercado interno, com feroz concorrência e excesso de profissionais...
Mas claro que Portugal tem outras vantagens, temos boa meteorologia, boas praias, mulheres bonitas... Ou o Brasil também tem? harhar

APP Mode
31-08-11, 14:13
Houve um debate ou audiência no parlamento de Brasilia acerca deste assuto,por causa do artigo 158, mas não sei como é que isso está resolvido? Mas o artigo 157 fala da bilateralidade.
Mas isso penso que só se resolve com ajuda do nosso MNE.
Alguém sabe mais detalhes?

jmsoares91
31-08-11, 18:13
Alguem tem o numero do Paulo Portas ? lol

sneves
17-09-11, 22:05
Boa noite!

Pelo que percebi, se conseguirmos um visto brasileiro podemos trabalhar como pilotos no Brasil, certo?

Obrigado!

Torquemada
08-11-11, 22:56
Boa noite,

Parece que está quase.

Cumps