PDA

Vizualizar Versão Completa : Ryanair

Páginas : [1] 2 3 4

Jetstream
19-10-09, 23:14
Com este Tópico venho fazer a minha Publicidade gratuita á Ryanair...

Achei de interesse suficiente para que estes videos fossem partilhados.

4E5T_lfhqcw

JegcbOu-Yc8

FQI1KwsEnYM

Abraços

PS: mas como sou uma Pessoa de bem..aqui deixo também a resposta do AJJ da Aviação!!;)

oJCuYNvrE8g

..e embora não goste,admiro o que de "bom" a mesma trouxe ao Publico em geral!!

maverick_supersonic
19-10-09, 23:58
E para quem tiver tempo....

ZkKPirksymQ

MiguelMorais
19-10-09, 23:59
Ninguém é obrigado a voar com eles, nem a trabalhar :)

Jetstream
20-10-09, 01:00
Ninguém é obrigado a voar com eles, nem a trabalhar :)

É verdade Miguel,e tem toda a razão.

Os videos foram postados apenas pelo interesse que muitos têm por todos os aspectos da Aviação comercial em geral,e não com intuito de denegrir a Empresa ou os seus Profissionais.
O programa é bom(a SIC costuma passar o Panorama da BBC)

Goste-se ou não ela está aí e de pedra e cal!!

Pessoalmete no que toca a LC's eu prefiro pagar mais um pouco e viajar na Easyjet ou Germanwings!! Confesso é que não gosto do MOL:cool:

Abraços

MiguelMorais
20-10-09, 01:12
Fizeste bem Jetstream :)

Quanto ao MOL... é um tipo particular que me faz lembrar o Mourinho, enquanto for ganhando, por mais inimigos que tenha, vai-se rindo e gozando.

No fundo penso que aqui não há meio termo, ou se ama ou se odeia. :D

SpeedBird
26-10-09, 13:26
Boa tarde,

Eu tambem nao sou fan do MOL nem da sua empresa. Nunca voei na Ryanair e penso que assim se mantera. Cada um e livre da fazer as suas escolhas.

Nao tenho nada contra as low costs, alias utilizo a easyJet frequentemente quando preciso de apanhar ar fresco pela Europa fora num city weekend break e gosto de viajar na mesma.

Amsterdam is next! Jetstream quando a M. tiver o roster de Dezembro avisa. ;-)

Regards,
Pedro

jahfly
05-11-09, 19:58
Número de casas-de-banho por avião vai ser cortado ...

Exagero ou talvez não!!!!????

P.S. - Viajar de avião sem ir à casa-de-banho e carregando as malas

Pagar extra por estar mais gordo também está entre as propostas

O presidente da Ryanair está imparável. Michael O'Leary é conhecido pelas suas propostas «extravagantes» e pelo alegado «desrespeito» pelos passageiros. Depois de ter sugerido que os clientes transportem as próprias bagagens, e que se cobrem as idas às casas-de-banho, quer reduzir número de WC por avião para apenas um.
Cobrando as visitas à casa-de-banho, o empresário acredita que a maioria dos passageiros deixaria pura e simplesmente de a usar. Uma estratégia que vem mesmo a calhar para o seu plano seguinte: reduzir o número de casas de banho por avião para apenas uma, refere o «Huffington Post». E perante a questão «e se o avião é afectado por alguma indisposição colectiva, como intoxicação alimentar?», a resposta é pronta e irónica: «Nós não servimos comida suficiente a bordo para que toda a gente fique intoxicada».
Outra das suas sugestões consideradas ofensivas foi na defesa de que as pessoas mais gordas paguem mais pelo seu bilhete. Na mesma altura em que fez a sugestão, O'Leary apenas lamentou que ainda demoraria muito tempo até poder pesar as pessoas no aeroporto e cobrar de acordo com o peso.

«Sexo oral de borla» para a 1ª classe

Numa conferência de imprensa em que tentava explicar a sua estratégia, na possibilidade de se lançar nos voos de longa distância, o responsável defendeu que um bilhete de classe executiva custasse apenas 10 euros, sem direito a rigorosamente nada, em que tudo é pago à parte, enquanto que, em compensação, a 1ª classe pagaria muito mais, tendo direito a todas as mordomias. Incluído «sexo oral». «De borla». A piada, destinada apenas a ilustrar as mordomias e não a reflectir a realidade, deixou a tradutora, sentada ao lado de O'Leary, sem saber o que dizer.
Frequentemente apelidado de rude e indelicado, este empresário, que acredita que os passageiros das companhias aéreas low-cost estão dispostos a suportar virtualmente todas as indignidades, desde que os bilhetes sejam baratos e os aviões aterrem a horas, tem-se revelado também um dos mais bem sucedidos empresários da Irlanda.
A Ryanair conseguiu impor-se num período extremamente difícil para o sector da aviação. Os seus resultados depois de impostos caíram 78% no ano que acabou em Março, mas ainda assim ascenderam a 149 milhões de dólares. Numa altura em que a maioria das companhias perde clientes aos milhares, a Ryanair espera um aumento, dos 57 para os 68 milhões.

FL076
05-11-09, 22:13
«Sexo oral de borla» para a 1ª classe

Numa conferência de imprensa em que tentava explicar a sua estratégia, na possibilidade de se lançar nos voos de longa distância, o responsável defendeu que um bilhete de classe executiva custasse apenas 10 euros, sem direito a rigorosamente nada, em que tudo é pago à parte, enquanto que, em compensação, a 1ª classe pagaria muito mais, tendo direito a todas as mordomias. Incluído «sexo oral». «De borla». A piada, destinada apenas a ilustrar as mordomias e não a reflectir a realidade, deixou a tradutora, sentada ao lado de O'Leary, sem saber o que dizer.

Aqui está a entrevista em que refere o "sexo oral".. :D

UfIY24BErBE

Tony_Soprano
05-11-09, 22:41
Número de casas-de-banho por avião vai ser cortado ...

Pagar extra por estar mais gordo também está entre as propostas

O presidente da Ryanair está imparável. Michael O'Leary é conhecido pelas suas propostas «extravagantes» e pelo alegado «desrespeito» pelos passageiros. Depois de ter sugerido que os clientes transportem as próprias bagagens, e que se cobrem as idas às casas-de-banho, quer reduzir número de WC por avião para apenas um.
Cobrando as visitas à casa-de-banho, o empresário acredita que a maioria dos passageiros deixaria pura e simplesmente de a usar. Uma estratégia que vem mesmo a calhar para o seu plano seguinte: reduzir o número de casas de banho por avião para apenas uma, refere o «Huffington Post». E perante a questão «e se o avião é afectado por alguma indisposição colectiva, como intoxicação alimentar?», a resposta é pronta e irónica: «Nós não servimos comida suficiente a bordo para que toda a gente fique intoxicada».

Outra das suas sugestões consideradas ofensivas foi na defesa de que as pessoas mais gordas paguem mais pelo seu bilhete. Na mesma altura em que fez a sugestão, O'Leary apenas lamentou que ainda demoraria muito tempo até poder pesar as pessoas no aeroporto e cobrar de acordo com o peso.

Cobrar mais a quem é gordo é altamente discriminatório. Nem sei até que ponto isso é legal.

jahfly
05-11-09, 23:22
Para este senhor O'Leary passageiros=gado.

vhf
05-11-09, 23:22
E para quem tiver tempo....

ZkKPirksymQ

On 13 February 2006, Channel 4 broadcast a documentary as part of its Dispatches series, "Ryanair caught napping". Two undercover reporters obtained jobs as cabin crew, based at Ryanair's operations at London Stansted Airport, and spent five months secretly recording the training programme and cabin crew procedures. The documentary criticised Ryanair's training policies, security procedures and aircraft hygiene, and highlighted poor staff morale. It claims to have filmed Ryanair cabin crew sleeping on the job; using aftershave to cover the smell of vomit in the aisle, rather than cleaning it up; ignoring warning alerts on the emergency slide; encouraging staff to falsify references for airport security passes; and asking staff not to recheck passengers' passports before they board flights. Staff in training were wrongly told that any Boeing 737-200 (now no longer in service with Ryanair) impact would result in the death of the passenger sitting in seat 1A and that they should not pass this information on to the passenger.[69]

Ryanair denied the allegations[70] and published its correspondence with Dispatches on its website.[71] Ryanair provided detailed written responses to show that there was no substance to the allegations and requested Dispatches to provide evidence supporting its claims. However, Dispatches failed to do so. Ryanair forwarded all twenty allegations to both the British and Irish aviation authorities, both of whom agreed that there was no substance to them.[citation needed] It also alleged that the programme was misleading and that promotional materials, in particular a photograph of a stewardess sleeping, had been faked by Dispatches.[72] Furthermore, Dispatches rejected Ryanair's repeated offers of a live interview or an unedited recorded interview to allow Ryanair to respond fully in the programme to the allegations.[citation needed]

http://www.flightmemory.com/encyclopedia/Ryanair.html (http://www.flightmemory.com/encyclopedia/Ryanair.html")

vhf
05-11-09, 23:25
Para este senhor O'Leary passageiros=gado.

muuuhhh

PS - Peço desculpa se não entendeu, mas sou passageiro da Ryanair.

jahfly
05-11-09, 23:39
So espero que no futuro as companhias de aviação não se transformem todas em ryanairs.

MiguelMorais
05-11-09, 23:59
Desde que haja para todos os gostos, como agora, ao menos vai agradando a gregos e a troianos. E é assim que o mercado deve ser.

Gaspacho Y Migas
06-11-09, 13:00
Olá Boa Tarde

Hoje voei do Porto para Lisboa com a TAP e gostei bastante, pessoal de cabine simpático e profissional, gostei igualmente daquela ideia do comandante estar a receber os passageiros, avião limpo quanto baste, operação dentro do horário. Em duas palavras gostei bastante.

Agora não achei o pessoal de cabine mais simpático do que o pessoal da Ryanair, não achei o avião mais limpo do que um avião da Ryanair, dentro mesmo numero de horas diário de operação (por curiosidade abri as três mesas na minha fila de assentos já que o avião vinha bastante vazio e as três mesas estavam sujas). Não acho a operação da Ryanair inferior.

O que eu acho é que são duas operações completamente diferentes, não posso pedir que a TAP tenha preços tipo Ryanair e apresente a qualidade de serviço que apresenta, nem posso pedir que a Ryanair com os preços que tem que apresente o tipo de serviço da TAP.

Quanto aos profissionais de ambas as companhias, certamente ambas têm maus profissionais, quem não os apanhou já na TAP ou na Ryanair, mas tenho a certeza que o numero de bons profissionais em ambas as companhias é imensamente superior ao dos maus profissionais, então porque estar sempre a julgar as empresas pelos maus funcionários?

Dentro do seu estilo são duas operações muito boas, o que eu não percebo são as pessoas que "juram a pés juntos" que nunca andarão num avião da Ryanair, ou aquelas que dizem que tudo o qúe é TAP é mau e só vêm defeitos. O problema não são as companhias o que é triste é a forma de estar destas pessoas.

Por ultimo e como declaração de interesse devo dizer que mantenho relações profissionais com a Ryanair.

Teeseven
06-11-09, 18:23
Olá Boa Tarde

Hoje voei do Porto para Lisboa com a TAP e gostei bastante, pessoal de cabine simpático e profissional, gostei igualmente daquela ideia do comandante estar a receber os passageiros, avião limpo quanto baste, operação dentro do horário. Em duas palavras gostei bastante.

Agora não achei o pessoal de cabine mais simpático do que o pessoal da Ryanair, não achei o avião mais limpo do que um avião da Ryanair, dentro mesmo numero de horas diário de operação (por curiosidade abri as três mesas na minha fila de assentos já que o avião vinha bastante vazio e as três mesas estavam sujas). Não acho a operação da Ryanair inferior.

O que eu acho é que são duas operações completamente diferentes, não posso pedir que a TAP tenha preços tipo Ryanair e apresente a qualidade de serviço que apresenta, nem posso pedir que a Ryanair com os preços que tem que apresente o tipo de serviço da TAP.

Quanto aos profissionais de ambas as companhias, certamente ambas têm maus profissionais, quem não os apanhou já na TAP ou na Ryanair, mas tenho a certeza que o numero de bons profissionais em ambas as companhias é imensamente superior ao dos maus profissionais, então porque estar sempre a julgar as empresas pelos maus funcionários?

Dentro do seu estilo são duas operações muito boas, o que eu não percebo são as pessoas que "juram a pés juntos" que nunca andarão num avião da Ryanair, ou aquelas que dizem que tudo o qúe é TAP é mau e só vêm defeitos. O problema não são as companhias o que é triste é a forma de estar destas pessoas.

Por ultimo e como declaração de interesse devo dizer que mantenho relações profissionais com a Ryanair.

Boas,

Isto é...numa situação normal...quando surgem os imprevistos é que se vê.

Teeseven
06-11-09, 18:48
Boas,

Isto é...numa situação normal...quando surgem os imprevistos é que se vê.

Aliás, acho um absurdo compararmos uma companhia como a Ryanair a qualquer companhia de bandeira, muito menos a TAP que é reconhecida a nível global pelos vários serviços de elevadíssima qualidade que presta (não só TA).

Não quero ferir susceptibilidades de ninguém, queria só transmitir a minha opinião.

Abraço

Misterfly
06-11-09, 20:31
Ah estou a imaginar uma balança na porta de embarque e o peso do pessoal a ser controlado!

PS. Eu viajo na Ryanair!

jahfly
13-11-09, 11:24
Sobre a fusâo da BA e Ibéria

Mr O'Leary said that the proposed merger was simply a continuation of a trend which has seen Lufthansa, the German flag-carrier, mop up a number of smaller competitors and which has seen Air France merge with Dutch rival KLM.
He told CNBC: "BA/Iberia was inevitable as we move to four large carriers in Europe — BA, Lufthansa, Air France and Ryanair — and, of those four, we are the only one that is offering low fares and no fuel surcharges.
"This is like two drunks supporting each other on the way home from the pub. You've got two big high-fare carriers coming together to raise fares even more — and that's great for Ryanair."
Mr O'Leary said that, while the deal would mean less competition on routes where BA and Iberia both operate, he thought that there would be few competition issues as the pair were largely complementary.

He added: "Frankly, I don't see what the fuss is about. Clearly it will be bad for consumers [where BA and Iberia compete on the same routes] but there isn't much commonality. These mergers are very much a response to the growth of Ryanair and other low-fare airlines."
Mr O'Leary insisted that he was unconcerned about any impact on Ryanair's business from the merger.

He went on: "As the major flag carriers focus on their hub airports and their long haul markets, it doesn't affect our growth. We are a low fare alternative — we wish this merger well. The more these high fare airlines come together and jack up fares, the better for us. All airline mergers are about jacking up fares. There hasn't been an airline merger in history that hasn't been about that."

Gaspacho Y Migas
07-01-10, 17:04
Ryanair "roubou" mais sete milhões de passageiros às concorrentes
Em 2009, a Ryanair transportou 65 milhões de passageiros em 2009, o que representa um acréscimo superior a sete milhões de passageiros (13%) em relação ao tráfego de 2008. Segundo um comunicado da empresa, o ano que terminou foi de "extraordinário crescimento".

--------------------------------------------------------------------------------

Eva Gaspar
egaspar@negocios.pt

Em 2009, a Ryanair transportou 65 milhões de passageiros em 2009, o que representa um acréscimo superior a sete milhões de passageiros (13%) em relação ao tráfego de 2008. Segundo um comunicado da empresa, o ano que terminou foi de “extraordinário crescimento”.

“A Ryanair registou um novo recorde mensal em Julho quando transportou, pela primeira vez, 6 milhões de passageiros num único mês, uma marca que viria a repetir-se todos os meses de Julho a Outubro, inclusive”.

Em Dezembro, mês de pico no tráfego áereo, o universo dos que escolheram a companhia caiu, porém, para cinco milhões de passageiros transportados o que, ainda assim – realça a empresa – traduz uma subida homóloga de 12%.

A companhia continua entretanto a oferecer lugares a preço de saldo. A campanha em curso promete oferecer milhão de lugares a oito euros para viajar nas terças, quartas e quintas-feiras no final de Janeiro e em Fevereiro. As compras têm de ser feitas através do site da Ryanair até à meia-noite deste domingo, 10 de Janeiro.

__________________________________________________ _______________

Crise qual crise!!!, isto é em passageiros, em Março será em Euros.

Para 2010 a única competição que teremos é com nós mesmos, será que conseguiremos fazer melhor? Por aquilo que conheço dos meus colegas e desta empresa, não duvido nem um bocadinho. Gostam de inovar, surpreender e de fazer sempre melhor, o nosso melhor estimulo é o colega do lado.

Teeseven
07-01-10, 18:58
Tarifas espectacularmente baixas para eu voar mas é no dia que eles quiserem á hora que eles quiserem ...é do mesmo género do cartão do Continente ;)

Gaspacho Y Migas
07-01-10, 19:14
Tarifas espectacularmente baixas para eu voar mas é no dia que eles quiserem á hora que eles quiserem ...é do mesmo género do cartão do Continente ;)

Pode sempre voar com outros, terá a garantia de tarifas altas sempre que quizer. Ou pode fazer como fizeram 65 milhões de europeus, a escolha é sempre sua.

vhf
07-01-10, 19:36

Há uma grande diferença entre o cartão continente e a Ryanair.

O primeiro é uma grande treta; os descontos são no cartão, são descontos de porcaria e nos produtos que eles querem, quando normalmente há de outras marcas mais baratos que o próprio desconto.

Ryanair é simplesmente a melhor companhia low-cost e melhor que muitas não low-cost. Felizes os que a têm no seu aeroporto base, pena para os que queriam ter e não a têm, tristes os que desdenham...

Lapa Gonçalves
07-01-10, 19:54

O primeiro é uma grande treta; os descontos são no cartão, são descontos de porcaria e nos produtos que eles querem, quando normalmente há de outras marcas mais baratos que o próprio desconto.

Caro Victor:

Não querendo defender o Continente, penso que esta sua frase merece uma melhor explicação, sobretudo para aqueles que não sabem do que se está a falar.

Possuo o citado Cartão, ao qual é adicionado determinados descontos concedidos nos produtos que eles assinalam, isso é um facto. Se precisar de um desses produtos compro-o e tenho um acumulação de euros no Cartão, se não precisar não o compro.

Depois também há um bónus de 5,00 € quando se atinge a fasquia de 500€ de compras. O valor acumulado posso gastá-lo em qualquer produto que se venda no Hiper, normalmente utilizo-o em produtos de ocasião, por exemplo, já comprei roupa, livros, cd´s, bateria para o carro...... ou seja, á custa das pequenas acumulações já poupei cerca de 500€.

Deste modo, não me parece ser um treta porque se não o tivesse tinha gasto do meu bolso os tais 500€.

Teeseven
07-01-10, 19:54

Ryanair é simplesmente a melhor companhia low-cost e melhor que muitas não low-cost. Felizes os que a têm no seu aeroporto base, pena para os que queriam ter e não a têm, tristes os que desdenham...

Não se trata de inveja ou mágoa por não ter a Ryanair em Lisboa, mesmo se tivesse não iria servir os meus interesses como passageiro, portanto ... É apenas uma opinião pessoal não fique assim :) As companhias que confio cá em baixo satisfazem plenamente e estão muito bem de saúde.

Cumps

Luis Rodrigues
07-01-10, 20:11
Ryanair é simplesmente a melhor companhia low-cost e melhor que muitas não low-cost.

Isso é verdade? hum claro que não :(

Teeseven
07-01-10, 20:19
Já agora aproveito para dizer que também possuo o cartão Continente se bem que infelizmente é raro obter o tal desconto em cartão, de qualquer maneira já poupei algum também. Grande treta não o é.

Abraço

vhf
07-01-10, 20:40
Caro Victor:

Não querendo defender o Continente, penso que esta sua frase merece uma melhor explicação, sobretudo para aqueles que não sabem do que se está a falar.

Possuo o citado Cartão, ao qual é adicionado determinados descontos concedidos nos produtos que eles assinalam, isso é um facto. Se precisar de um desses produtos compro-o e tenho um acumulação de euros no Cartão, se não precisar não o compro.

Depois também há um bónus de 5,00 € quando se atinge a fasquia de 500€ de compras. O valor acumulado posso gastá-lo em qualquer produto que se venda no Hiper, normalmente utilizo-o em produtos de ocasião, por exemplo, já comprei roupa, livros, cd´s, bateria para o carro...... ou seja, á custa das pequenas acumulações já poupei cerca de 500€.

Deste modo, não me parece ser um treta porque se não o tivesse tinha gasto do meu bolso os tais 500€.

Caro Lapa!

Em relação aos descontos no cartão:

Eu não disse que não dava descontos; apenas disse ser possível gastar o mesmo ou até menos se optarmos por produtos de outra marca. Eu próprio já o comprovei e a partir daí deixei de ligar a esse tipo de descontos. Mas não deixa de ser bom se se pretende adquirir a marca específica em promoção.

Mas quando disse que se tratava de uma treta estava a comparar as vantagens de utilizar o cartão continente com as vantagens de voar Ryanair. No fundo estava a comparar alhos com bugalhos :D

Cumprimentos

vhf
07-01-10, 20:42
Isso é verdade? hum claro que não :(

Bom, para mim é, e tendo em conta os resultados financeiros da empresa e o número de passageiros que nela viajam acho que a verdade não deve andar longe.

vhf
07-01-10, 20:49
Não se trata de inveja ou mágoa por não ter a Ryanair em Lisboa, mesmo se tivesse não iria servir os meus interesses como passageiro, portanto ... É apenas uma opinião pessoal não fique assim :) As companhias que confio cá em baixo satisfazem plenamente e estão muito bem de saúde.

Cumps

Caro Teeseven,

até acredito que para si a Ryanair não faça grande diferença, mas também acredito que fará muita diferença para a maioria dos cidadãos do raio de influência de LPPT. No dia que a Ryanair aí chegar, se chegar, veremos o volume de passageiros que gerará e a mossa que fará nas outras companhias. Cá estaremos depois para discutir :D

Cumprimentos

Gaspacho Y Migas
07-01-10, 20:50

Cumps

Aqui está a prova de que o passageiro pode escolher, o que torna ainda mais importante a fasquia de 65 milhões que atingimos e o crescimento de 13%, quem não gosta não voa, o que significa que os outros voam porque querem e porque gostam.

Se somos a melhor Low Cost ou a pior isso é uma conversa da treta, o que interessa é que somos a companhia que mais passageiros transporta nos voos dentro da Europa, que lideramos o mercado, que impomos as regras, que temos lucros bestiais, que apresentamos 2 biliões de euros de reservas. Em suma somos a melhor a empresa e com uma saude que se recomenda. As vitórias morais deixamo-las para os "loosers".

Teeseven
07-01-10, 21:00
Caro Teeseven,

até acredito que para si a Ryanair não faça grande diferença, mas também acredito que fará muita diferença para a maioria dos cidadãos do raio de influência de LPPT. No dia que a Ryanair aí chegar, se chegar, veremos o volume de passageiros que gerará e a mossa que fará nas outras companhias. Cá estaremos depois para discutir :D

Cumprimentos

Está prometido. Quando chegar a Lisboa depois discutimos isso, entretanto se estiver a precisar de ir até Frankfurt Hahn já sei que devo falar consigo para me dar umas dicas...eheh ;)

Grande Abraço

vhf
07-01-10, 21:16
Está prometido. Quando chegar a Lisboa depois discutimos isso, entretanto se estiver a precisar de ir até Frankfurt Hahn já sei que devo falar consigo para me dar umas dicas...eheh ;)

Grande Abraço

Já fui cliente dessa rota por duas vezes pelo que se lhe puder ser útil em alguma informação, não hesite.

Abraço.

aeronabo
07-01-10, 21:57
Viajo poucas vezes de avião (2 ou 3 por ano), mas até hoje nunca voei em low-cost. Ainda não calhou. A não ser que se considere nesse rol a IB!... Mas tal não se deveu a qualquer preconceito meu ou ódio de estimação. Sempre que viajo procuro a melhor relação de preço e até ao momento, talvez devido aos destinos escolhidos, tenho viajado sempre noutras companhias. E isso tem acontecido porque as companhias tradicionais, por força da influência e do crescimento que vêem nas LC, têm vindo também a adoptar políticas comerciais mais competitivas e promocionais. Daí que, do ponto de vista do passageiro, seja sempre uma mais valia a introdução de novas rotas das empresas LC porque, a médio prazo, a descida das tarifas há-de repercutir-se nas outras companhias. Por outro lado, estes movimentos são também benéficos para os operadores aeroportuários porque mais do que "roubarem" passageiros umas às outras, as low-cost costumam captar novos clientes que doutra forma não viajariam de avião ou escolheriam outros modos de transporte.
Deste modo, custa-me a entender todas estas celeumas sempre que se abrem tópicos relacionados com as LC...

Teeseven
07-01-10, 22:08
(....)as low-cost costumam captar novos clientes que doutra forma não viajariam de avião ou escolheriam outros modos de transporte (...)

Clap Clap Clap ... Eis o busílis da questão! Também não acredito que sejam só as LC que estejam a levar algumas companhias á ruína, fazem é isso mesmo que disse e mais: Dão a oportunidade a quem viaja 2,3 vezes por ano como é o seu caso de voar 3 ou 4 porque descobriu uma escapadela incrível por 50 euros mesmo com bons horários. Muito bem posto aeronabo.

Cumps

marchboy
08-01-10, 11:00
"Postado Originalmente por vhf Ver Post
Caro Teeseven,

até acredito que para si a Ryanair não faça grande diferença, mas também acredito que fará muita diferença para a maioria dos cidadãos do raio de influência de LPPT. No dia que a Ryanair aí chegar, se chegar, veremos o volume de passageiros que gerará e a mossa que fará nas outras companhias. Cá estaremos depois para discutir

Cumprimentos"

Em relação a isto, a mossa que tal facto fará será no negocio negreiro GF/PORTWAY, uma vez que segundo a Raynair têem uma politica "justa" de pagar por movimento, e em qq "base" que criam, uns miseros 300 euros...

Ora, fazendo as contas, num movimento é necessario pessoal de acolhimento para o embarque de PAX, serviço de terminal de bagagem (recolha, triagem, transporte ate ao aviao) e serviço de placa (2 tapetes, 2 escadas, agua potavel, despejos, 1 oficial de placa, 3 a 6 operadores de rampa, tractor push-back, ar condicionado e/ou airstarter qd necessario, etc...). Ja para nao falar de serviços como, procura de bagagem (de pax k faltam), lost and found, irregularidades (voos perdidos, etc...).

Nao me parece que seja um valor "razoavel" e tendo em conta que a easyjet paga pelo seu serviço 600 euros... é só o dobro!

Saudações!

Snippercat
08-01-10, 11:11
Viajo poucas vezes de avião (2 ou 3 por ano), mas até hoje nunca voei em low-cost. Ainda não calhou. A não ser que se considere nesse rol a IB!... Mas tal não se deveu a qualquer preconceito meu ou ódio de estimação. Sempre que viajo procuro a melhor relação de preço e até ao momento, talvez devido aos destinos escolhidos, tenho viajado sempre noutras companhias. E isso tem acontecido porque as companhias tradicionais, por força da influência e do crescimento que vêem nas LC, têm vindo também a adoptar políticas comerciais mais competitivas e promocionais. Daí que, do ponto de vista do passageiro, seja sempre uma mais valia a introdução de novas rotas das empresas LC porque, a médio prazo, a descida das tarifas há-de repercutir-se nas outras companhias. Por outro lado, estes movimentos são também benéficos para os operadores aeroportuários porque mais do que "roubarem" passageiros umas às outras, as low-cost costumam captar novos clientes que doutra forma não viajariam de avião ou escolheriam outros modos de transporte.
Deste modo, custa-me a entender todas estas celeumas sempre que se abrem tópicos relacionados com as LC...

Verdade verdadinha! Conheço muito boa gente que "funciona" assim e outros que não viajavam e agora viajam a preços muito baixos ;)

vhf
08-01-10, 12:05
2 escadas

Só usam 1 escada

Cumprimentos

marchboy
08-01-10, 12:09
Ah pronto, assim ja se justifica os 300 euros....

Cumprimentos

vhf
08-01-10, 12:14
Ah pronto, assim ja se justifica os 300 euros....

Cumprimentos

Olhe de valores eu não percebo nada, mas não creio que a Ryanair obrigue ninguém a aceitá-los. Certamente que não é a escada que faz a diferença mas eu só repus a verdade.

marchboy
08-01-10, 12:21
Exactamente, e é por isso que a Raynair ainda nao esta em Lisboa. Teem uma politica de pagar igual em qq aeroporto... ou seja, com realidades sociais diferentes de país para país é no minimo absurdo os 300 euros. Mas claro, isto é só a minha opiniao.

Abraço

vhf
08-01-10, 12:30
Exactamente, e é por isso que a Raynair ainda nao esta em Lisboa. Teem uma politica de pagar igual em qq aeroporto... ou seja, com realidades sociais diferentes de país para país é no minimo absurdo os 300 euros. Mas claro, isto é só a minha opiniao.

Abraço

Não fazia a mínima ideia que esse era um motivo. Mas se souber esclareça-me uma questão e desculpe a minha ignorância. Quem cobra o serviço é a empresa Portway, certo? O preço não deveria ser igual em todos os aeroportos? Porque motivo em Lisboa haveria de ser mais caro? Estou certo que haverá uma explicação, mas gostaria de percebe-lo.

Abraço.

marchboy
08-01-10, 12:40
Como assim a Portway? Tambem conhece a Groundforce certo? Depende de qual a empresa de handling a apresentar o melhor valor á companhia aerea. Neste caso nenhuma das duas aceitou o valor por ser muito baixo. Até porque no caso da Raynair eles simplesmente chegam, dizem o valor que estao dispostos a pagar e nem negoceiam. Nenhuma companhia aerea paga 300 euros em Lx.

Em relação ao preço em Lisboa ser mais caro, prende-se com o facto de ser o aeroporto com mais procura e tambem por isso ter menos disponibilidade de infra-estruturas como é obvio.

Abraço

marchboy
08-01-10, 12:44
Ups, apercebi-me agora do pormenor da sua questao. A Portway assiste no porto daí a questao certo? Pois, mas ainda assim penso, mas nao tenho a certeza, que os preços podem variar. Tambem existe a questao das taxas de aeroporto, neste caso o de lisboa nao deve ter aceitado o valor da Raynair... n sei... so posso afirmar do ponto de vista do handling.

vhf
08-01-10, 13:24
Ups, apercebi-me agora do pormenor da sua questao. A Portway assiste no porto daí a questao certo? Pois, mas ainda assim penso, mas nao tenho a certeza, que os preços podem variar. Tambem existe a questao das taxas de aeroporto, neste caso o de lisboa nao deve ter aceitado o valor da Raynair... n sei... so posso afirmar do ponto de vista do handling.

Exactamente, assumi a Portway pelo facto de os assistir no Porto e em Faro. Obrigado pelos esclarecimentos.

Cumprimentos

tomesaiote
08-01-10, 13:44
Irish airline Ryanair has revealed that its passenger numbers jumped 13 percent last year to 65.3 million, placing the low-cost flight company on track to overtake Air France-KLM, Europe's biggest carrier.
By News Wires (text)
AFP - Irish airline Ryanair revealed on Thursday that passenger numbers jumped 13 percent last year to 65.3 million as more cash-strapped customers chose the low-cost carrier.

Ryanair also said in a statement that the number of passengers rose 12 percent to 4.9 million in December 2009, compared with the same month of the previous year.

"As our December traffic shows, Ryanair is growing strongly and remains on course to carry over 66 million passengers in the current fiscal year," said Chief Executive Michael O'Leary. The group's financial year runs until March.

Ryanair will meanwhile return cash to shareholders after it ended discussions with Boeing last month to buy 200 aircraft from the US plane maker because of a disagreement over pricing, O'Leary added.

"With the unsuccessful termination of our talks with Boeing for a 200 aircraft order in December, planned capital expenditure will now decline from 1.2 billion euros in the current year to as little as 100 million euros in fiscal year ending March 2013," he said.

"We expect our current cash reserves of 2.5 billion euros to grow substantially by March 2013 and we plan to distribute surplus cash to shareholders from that date."

Luis Rodrigues
08-01-10, 14:32
Quem cobra o serviço é a empresa Portway, certo? O preço não deveria ser igual em todos os aeroportos? Porque motivo em Lisboa haveria de ser mais caro? Estou certo que haverá uma explicação, mas gostaria de percebe-lo.

A Ryanair quer aterrar quase de Borla, a Ana-Aeroportos não aceita isso em Lisboa. a Portway cobra menos que a Groundforce mas cobra um bom bocado, se a Ryanair quer pagar 300€ para serviço de handling? só se for só para tirar-se Bagagem porque a Easyjet em lisboa paga perto de 600€/700€ por cada Aeronave só no Handling agora fora as Taxas do Aeroporto de Lisboa.

Gaspacho Y Migas
08-01-10, 21:14
Olá Boa Noite

Fala-se de custos de handling, fala-se de companhias aéreas e esquecem-se os aeroportos. Os Aeroportos são cada vez mais, conjuntamente com os agentes turisticos os verdadeiros motores do negócio. Reparem as grandes batalhas económicas que se avizinham é sobre quem fica com a ANA não quem fica com a TAP, no UK era sobre quem ficava com os aeroportos, não com a BA.

O negócio dos aeroportos é de volume e se muitos deles são verdadeiros HUB e não precisam de correr atrás de companhias aéreas, outros existem que sabem que o têm que fazer.

As empresas gestoras dos aeroportos sabem que para o seu negócio valorizar têm que aumentar o numero de passageiros e olham pois numa prespectiva mais ampla para o negócio. Assim muitas vezes podem dar x de apoio a uma companhia pois sabem que com os passageiros que essa empresa irá trazer o valor do seu negócio vai aumentar 4x. As companhias de handling são players menores num negócio de tubarões e de milhões e por isso o que elas cobram está subordinado a uma estratégia maior (para evitar confusões estou a falar genericamente, não me estando a referir a casos concretos).

Repare-se por exemplo no aeroporto de Girona em 2004 movimentava 360 000 passageiros, operava 12 horas/dia e estava aberto cerca de oito meses/ano. Seis anos depois movimenta cerca de seis milhões de passageiros e está aberto todo o ano. Em 2004 não incomodava o aeroporto de Barcelona e agora acham que continua a não incomodar? O valor financeiro do aeroporto de Girona aumentou exponencialmente, o de Barcelona não.
É disto que se faz o negócio na aviação, muito do resto são questões técnicas, interessantes para quem gosta de aviação mas com pouco significado no negócio.

Os aeroportos grandes estão cada vez mais a ser acossados pelos Low Cost Airports e sabem que para não perderem valor vão ter que fazer algo, veremos o que traz 2010 sobre este assunto mas é bem capaz de trazer algumas surpresas.

Sobre Lisboa em minha opinião não serão os serviços de Handling a causarem engulhos ao establecimento de bases Low Cost. A ANA é soberbamente bem gerida e quando ela decidir que é tempo de Low Cost Time, os problemas dos preços de Handling serão fácilmente ultrapassados porque o que está em jogo tem um valor financeiro muito superior e por isso arranjar-se-ão formas negociais e lícitas de ultrapassar o problema.

Para que não me venham já martelar com a coitadinha da TAP, direi que a TAP tem um problema grande, está amarrada à SPDH e por isso com menor poder negocial. Por isso sempre defendi que uma TAP sem SPDH será bem mais pujante e financeiramente bem mais interessante.

Apenas mais uma nota a Portway é uma excelente empresa de Handling em qualquer parte da Europa. Bem gerida, pessoal competente, é um prazer poder trabalhar com esta empresa e com os seus profissionais.

182899
08-01-10, 21:57
Olá Boa Noite

Fala-se de custos de handling, fala-se de companhias aéreas e esquecem-se os aeroportos. Os Aeroportos são cada vez mais, conjuntamente com os agentes turisticos os verdadeiros motores do negócio. Reparem as grandes batalhas económicas que se avizinham é sobre quem fica com a ANA não quem fica com a TAP, no UK era sobre quem ficava com os aeroportos, não com a BA.

O negócio dos aeroportos é de volume e se muitos deles são verdadeiros HUB e não precisam de correr atrás de companhias aéreas, outros existem que sabem que o têm que fazer.

As empresas gestoras dos aeroportos sabem que para o seu negócio valorizar têm que aumentar o numero de passageiros e olham pois numa prespectiva mais ampla para o negócio. Assim muitas vezes podem dar x de apoio a uma companhia pois sabem que com os passageiros que essa empresa irá trazer o valor do seu negócio vai aumentar 4x. As companhias de handling são players menores num negócio de tubarões e de milhões e por isso o que elas cobram está subordinado a uma estratégia maior (para evitar confusões estou a falar genericamente, não me estando a referir a casos concretos).

Repare-se por exemplo no aeroporto de Girona em 2004 movimentava 360 000 passageiros, operava 12 horas/dia e estava aberto cerca de oito meses/ano. Seis anos depois movimenta cerca de seis milhões de passageiros e está aberto todo o ano. Em 2004 não incomodava o aeroporto de Barcelona e agora acham que continua a não incomodar? O valor financeiro do aeroporto de Girona aumentou exponencialmente, o de Barcelona não.
É disto que se faz o negócio na aviação, muito do resto são questões técnicas, interessantes para quem gosta de aviação mas com pouco significado no negócio.

Os aeroportos grandes estão cada vez mais a ser acossados pelos Low Cost Airports e sabem que para não perderem valor vão ter que fazer algo, veremos o que traz 2010 sobre este assunto mas é bem capaz de trazer algumas surpresas.

Sobre Lisboa em minha opinião não serão os serviços de Handling a causarem engulhos ao establecimento de bases Low Cost. A ANA é soberbamente bem gerida e quando ela decidir que é tempo de Low Cost Time, os problemas dos preços de Handling serão fácilmente ultrapassados porque o que está em jogo tem um valor financeiro muito superior e por isso arranjar-se-ão formas negociais e lícitas de ultrapassar o problema.

Para que não me venham já martelar com a coitadinha da TAP, direi que a TAP tem um problema grande, está amarrada à SPDH e por isso com menor poder negocial. Por isso sempre defendi que uma TAP sem SPDH será bem mais pujante e financeiramente bem mais interessante.

Apenas mais uma nota a Portway é uma excelente empresa de Handling em qualquer parte da Europa. Bem gerida, pessoal competente, é um prazer poder trabalhar com esta empresa e com os seus profissionais.

O amigo G & M parece ser uma pessoa algo viajada, daí que lhe faça algumas perguntas, se quiser ter a amabilidade de responder.

A Portway não é detida a 100% pelo Estado? Assim como a ANA?

E o Aeroporto de Heathrow? Não tem horário de fecho? Não é um dos mais concorridos da Europa? E quais são os preços praticados em Heathrow?

Já agora, A RyanAir tem manutenção própria? É Part-145 ou contrata uma entidade Part-145?

Estou sempre disposto a aprender :)

:cool:

Gaspacho Y Migas
09-01-10, 07:14
O amigo G & M parece ser uma pessoa algo viajada, daí que lhe faça algumas perguntas, se quiser ter a amabilidade de responder.

A Portway não é detida a 100% pelo Estado? Assim como a ANA?

E o Aeroporto de Heathrow? Não tem horário de fecho? Não é um dos mais concorridos da Europa? E quais são os preços praticados em Heathrow?

Já agora, A RyanAir tem manutenção própria? É Part-145 ou contrata uma entidade Part-145?

Olá 182899

Penso que a Portway é detida em 100% pela ANA que é detida 100% pelo estado.

Sobre Heathrow eu disse no meu post anterior que existem aeroportos que são verdadeiros HUB e que não precisam de correr atras de companhias aéreas. Heathrow é um destes aeroportos. Repare este aeroporto como verdadeiro Hub beneficia em muito de ter Low Cost airports nas redondezas uma vez que o alimentam em passageiros. Agora HUBS desta importância na Europa existem quatro ou cinco.

O exemplo de Heathrow e dos aeroportos Low Cost nas redondezas é a razão porque defendo que a TAP deveria considerar as Low Cost na sua estratégia, em vez de as tentar defrontar no preço (não me venham dizer que a TAP não quer concorrer com as Low Cost porque basta ver a publicidade feita em 2009 para verificar que quer) deveria era aproveitar-se do enorme volume de passageiros que estas podem gerar para alimentar os seus voos inter-continentais, assim até para a TAP era bom, em minha opinião, muitas Low Cost em Lisboa (mais seria interessante publicitar os seus voos e os seus destinos nas revistas de bordo e nos sites das low cost)

A Ryanair tem um modelo integrado de manutenção, tem manutenção própria em muitas bases (OPO por exemplo) e contratada noutras. Sobre os níveis de manutenção existem bases só com manutenção de linha e outras com outro tipo de manutenção.

marchboy
09-01-10, 09:35
Eh pah... o senhor G E M deve ter alguma coisa entalada em relacao ao SPdH, n sei é onde... E se eu lhe disser que a Easyjet nao esta contente com o serviço da Portway? E so nao esta a trabalhar com a SPdH pk tem um contrato "dificil" de rescindir com a Portway? Enfim... nem sei pk perco tempo nisto...

Gaspacho Y Migas
09-01-10, 10:19
Eh pah... o senhor G E M deve ter alguma coisa entalada em relacao ao SPdH, n sei é onde... E se eu lhe disser que a Easyjet nao esta contente com o serviço da Portway? E so nao esta a trabalhar com a SPdH pk tem um contrato "dificil" de rescindir com a Portway? Enfim... nem sei pk perco tempo nisto...

Marchboy

Olha lá que estás rapidamente a resvalar para linguagem perigosa, já deves ter percebido que estou habituado a esse tipo de linguagem rufia, por isso vê lá bem o que escreves e como escreves porque podes vir a ler o que não queres.

Se a EasyJet não está contente com a Portway, é um problema da Easyjet não nosso. Porque é que está a trabalhar com a Portway e não com a SPDH também não me diz respeito. Limito-me a dizer que a Portway é uma excelente empresa e estou muito contente com a escolha que foi feita.

Se o marchboy reparar em nenhum post deste tópico teci comentários sobre a SPDH, limitei-me a elogiar a Portway.

marchboy
09-01-10, 18:00
Ah nao? Entao quem escreveu isto?

"Para que não me venham já martelar com a coitadinha da TAP, direi que a TAP tem um problema grande, está amarrada à SPDH e por isso com menor poder negocial. Por isso sempre defendi que uma TAP sem SPDH será bem mais pujante e financeiramente bem mais interessante."

vhf
09-01-10, 18:24

"Para que não me venham já martelar com a coitadinha da TAP, direi que a TAP tem um problema grande, está amarrada à SPDH e por isso com menor poder negocial. Por isso sempre defendi que uma TAP sem SPDH será bem mais pujante e financeiramente bem mais interessante."

O comentário não foi sobre a SPDH, mas sim sobre a TAP

C212-100
09-01-10, 18:55

marchby, permita-me o conselho, faça um favor a si próprio e à SPdH e cale-se.

Tem-se coberto de ridículo e levado consigo todos os seus colegas de trabalho. Será que não repara nisso?

marchboy
09-01-10, 20:07
LOL! E o senhor tem-se coberto de quê? E onde esta o direito á defesa?

1º- Quando o membro diz que a Tap era mais pujante e financeiramente bem mais interessante sem a SPdH, nao esta a criticar a SPdH? Custa-me a ouvir isso tendo em conta que a SPdH ja deu lucro em anos que a Tap deu prejuizo. E esta hein? Eu diria antes que a SPdH era mais pujante e financeiramente bem mais interessante sem a Tap. Mas isto é a minha opiniao (baseada em factos e não em pressupostos).

2º- Quem é o sr para me mandar calar?

3º- O ridiculo aqui é certas personagens falarem de assuntos que nem sequer dominam, e constroem a sua opiniao baseada somente no que diz o jornalismo mediocre deste país.

4º- Espero nao ferir susceptibilidades neste forum, que penso que prima pela liberdade de expressão e defesa de ideias.

SpeedBird
10-01-10, 06:20
Vamos manter a calma e o respeito acima de tudo.

PR

Gaspacho Y Migas
10-01-10, 10:48
Caro Marchboy

A sua liberdade de expressão perde todo o significado quando ofende pessoas que não o ofenderam e que nem sequer, que eu saiba, têm hipóteses de se defender por não serem membros do forum (como por exemplo o CA da SPDH e da TAP).

Acho igualmente que tem todo o direito em defender as suas ideias (deve fazê-lo) e a sua empresa, agora tem que aceitar ideias contrárias. Em minha opinião desde que não ofendam os trabalhadores da SPDH enquanto pessoas e enquanto profissionais, tem que aceitar as criticas.

Pela minha parte sempre que se "esticar" nos adjectivos leva troco.

Relativamente à questão de ler-mos pelos jornais só lhe posso dizer "olhe que não, olhe que não". Quando se analiza um potencial fornecedor analiza-se a sua fiabilidade de fornecer um serviço sem sobressaltos e ter uma operação que de preferência nem se oiça falar (quando se ouve falar do fornecedor A ou do B é porque alguma coisa está mal). Sempre que um fornecedor tem problemas as companhias aéreas têm problemas e isso é tudo o que não se quer.

Sem entrar em detalhes vamos apenas e só analizar os seus post. Acha que aquele comunicado da Comissão de trabalhadores que transcreveu num outro tópico dá muita tranquilidade a um potencial cliente sobre a paz social na empresa e sobre o risco de greve? a resposta é NÃO. Acha que o facto dos trabalhadores da SPDH terem colocado a empresa em tribunal acusando-a de Dumping, dá tranquilidade aos clientes sobre estabilidade de preços e sobre a operação? a resposta é NÃO.
Acha que desorganização, ou se quizer, a forma como a SPDH se organiza e de voçê aqui fez eco, dá tranquilidade a um cliente? a resposta é NÃO. Acha que o elevado indice de bagagem perdida que o cliente principal da SPDH tem, dá tranquilidade a outros potenciais clientes? a resposta é NÃO. Poderia dar-lhe outro tipo de razões mas não devo.

Como vê os prejuízos da SPDH podem ser discutidos do ponto de vista da viabilidade do grupo TAP mas não são muito relevantes para o cliente. Se a SPDH deve ou não estar ligada ao grupo TAP é uma conversa interessante para se ter num forum mas pouco relevante para o cliente (a não ser na análise de risco e sustentabilidade financeira do fornecedor). Se a TAP ganhava mais ou menos tendo liberdade de escolha do Handler é igualmente interessante para ser discutida no forum e para ser discutida do ponto de vista da TAP, não dos outros clientes.

Não menorize os outros membros do Forum dizendo que eles só lêem jornalismo medíocre, porque você não é dono da razão e até à data o unico estudo que trouxe para sustentar os seus "factos" foi um comunicado "rufia" da CT da SPDH que nem em bom português estava redigido. Deixe-me que lhe diga que chamar "Chulo" a pessoas por não se concordar com elas nunca foi grande facto, ou pelo menos um "facto" a ter em conta por pessoas esclarecidas.

ESTE TÒPICO É SOBRE A RYANAIR E EU GOSTARIA QUE ASSIM CONTINUASSE. Porque não abre um tópico sobre a SPDH (é apenas uma sugestão).

Atentamente
GASPACHO Y MIGAS
(OLÈ!!)

marchboy
10-01-10, 16:58
Sr G e M,

Encerrando esta disputa, ate porque ja me irrita, e visto que está tao bem informado fique entao com a sua opiniao.

Cumprimentos

Farnheit
10-01-10, 23:23
Isto prova bem o que é a solidariedade, camaradagem, nível elevado, etc., que é tónica do pessoal da Aviação Comercial em Portugal, nos últimos anos. Estou-te perfeitamente 'nas tintas' para aqueles que possam ficar melindrados, mas é o que eu e muitos pensam. Não me identifico para que não se perca tempo com as habituais conversas de mulher-a-dias (as quais, tanto como mulher como profissional muito prezo), mas reafirmo o que disse. Seria bom pensarmos um pouco nisto e talvez, com uma atitude diferente, pudessemos atenuar o a crise que o sector atravessa, também provocada por factores externos. Mas enxerguem-se, pois com este tipo de comportamento, o pessoal da Aviação Comercial em Portugal, há muito que deixou de ser uma 'elite', para estar ao nível do dos outros sectores do turismo e outras actividades em Portugal. Nem vale a pena escamotearmos mais o problema, pois esta é a verdade pura e crua. E é pena.

Teeseven
10-01-10, 23:31

Boa Noite,

Já que estou na área da manutenção é uma pergunta que me interessa bastante e podíamos falar sobre isso já que o tópico é sobre a Ryanair. Ouvi dizer, não sei se é mito ou não, que o modelo low-cost no que diz respeito á manutenção é "despachar" os aviões e adquirir novos leasings quando se aproximam grandes manutenções (C´s por exemplo). É o caso nesta companhia? E no caso da manutenção de linha? É subcontratada?

Cumps

182899
11-01-10, 01:10
Boa Noite,

Já que estou na área da manutenção é uma pergunta que me interessa bastante e podíamos falar sobre isso já que o tópico é sobre a Ryanair. Ouvi dizer, não sei se é mito ou não, que o modelo low-cost no que diz respeito á manutenção é "despachar" os aviões e adquirir novos leasings quando se aproximam grandes manutenções (C´s por exemplo). É o caso nesta companhia? E no caso da manutenção de linha? É subcontratada?

Cumps

A melhor pessoa para informar será mesmo o G & M,

Gaspacho Y Migas
11-01-10, 07:17
Olá Bom Dia

Todas as boas Low Cost e não aquelas que o são por não terem dinheiro para mais, tentam ter o menos despesa possível em tudo mantendo simultaneamente elevados standards de segurança.

No caso da Ryanair como já disse, a empresa tem um padrão misto, ou seja existem bases com manutenção assegurada por engenheiros da própria empresa (OPO por exemplo) e outras em que a manutenção é contratada. A Manutenção própria acontece em bases que tiveram o seu início à pouco tempo, ou naquelas em que os potenciais prestadores do serviço não reunem os standards de qualidade exigidos pela empresa ou em que por um motivo ou outro não se chegou a bom termo num possível acordo.

Quanto à política de "despachar" aviões, eu percebo o que querem dizer mas é um termo delicado... A Ryanair compra aviões novos e por norma ao fim de cinco anos esses aviões estão nas condições para serem vendidos, antes das grandes revisões e a Ryanair adquire novos aparelhos. Com isto não quero dizer, bem pelo contrário, que enquanto estão na posse da empresa não cumpram escrupulosamente com todas as revisões e manutenções exigidas.

Esta venda de aviões revela-se tem-se revelado um excelente negócio para a empresa, pois como os compra em negócios de centenas de aviões os preços têm sido muito "esmagados" o que permite aquando da venda uma boa "mais valia" ainda que os aviões já tenham cinco anos.
Este é outra das razões dos lucros e da sua capacidade financeira da Ryanair e da EasyJet. É por isso que o modelo Low Cost é muito mais do que vender passagens baratas e exige muito mais dos gestores.

tangarizie
11-01-10, 10:33
G & M,

deixa ver se percebi bem o que disseste: a Ryanair vende aviões com 5 anos, a um preço superior ao que os comprou novos? É isso?

filalb
11-01-10, 11:14
Boa Noite,

Cumps

A Ryanair tem um âmbito de certificação Parte 145 relativamente alargado, com manutenção de base até C-checks e manutenção off-wing de motores, conforme se pode depreender nos links abaixo.

http://www.ryanair.com/doc/investor/MaintenanceRepairs.pdf

http://www.iaa.ie/index.jsp?n=195&p=142

filalb
11-01-10, 11:24
G & M,

deixa ver se percebi bem o que disseste: a Ryanair vende aviões com 5 anos, a um preço superior ao que os comprou novos? É isso?

A Netjets aqui ao lado teve em tempos lucros significativos nos EUA, justamente com a venda dos aviões que comprou anos antes, cujo preço de venda estava acima do valor a que os adquiriu na fábrica.

C212-100
11-01-10, 12:05
LOL! E o senhor tem-se coberto de quê? E onde esta o direito á defesa?

Já agora tenho-me coberto de ridículo porquê? Concretize.

O direito à defesa existe, felizmente, e acho que deve ser respeitado. Agora o que você tem feito está muito longe de ser uma defesa bem conseguida. Daí o meu conselho para se calar.

1º- Quando o membro diz que a Tap era mais pujante e financeiramente bem mais interessante sem a SPdH, nao esta a criticar a SPdH? Custa-me a ouvir isso tendo em conta que a SPdH ja deu lucro em anos que a Tap deu prejuizo. E esta hein? Eu diria antes que a SPdH era mais pujante e financeiramente bem mais interessante sem a Tap. Mas isto é a minha opiniao (baseada em factos e não em pressupostos).

Onde está aqui a crítica à SPdH? A única coisa que aqui aparece escrita é que as duas juntas não funcionam.

E já agora que estamos num momento de estatísticas, esses anos em que a SPdH deu lucro não terão sido os em que não tinha concorrência?...

2º- Quem é o sr para me mandar calar?

Eu não o mandei calar que aqui não mando eu ninguém. Eu aconselhei-o a calar-se. Bem diferente! E não fosse você andar tão assoberbado com essa vontade de atacar tudo e todos e tinha lido isso já que a minha escrita foi clara.

3º- O ridiculo aqui é certas personagens falarem de assuntos que nem sequer dominam, e constroem a sua opiniao baseada somente no que diz o jornalismo mediocre deste país.

O jornalismo deste país até vos tem dado bastante cobertura e tem permitido que exprimam as vossas ideias sobre o presente e futuro da SPdH. Agora será que essas oportunidades têm sido aproveitadas pela CT para explicarem as ideias em relação ao futuro? Parece-me que não...

4º- Espero nao ferir susceptibilidades neste forum, que penso que prima pela liberdade de expressão e defesa de ideias.
[/QUOTE]

Não se preocupe com as susceptibilidades... Aqui a ideia é exprimirem-se ideias (umas mais certas que outras, mas a vida é feita disso e estamos sempre a aprender). Já agora bem que podia partilhar connosco as suas ideias sobre o presente e futuro da SPdH, seria uma bela forma de participar.

Em relação ainda ao comunicado da CT que nos trouxe. Você já reparou no tom "rufia" e mal-educado que se espalha por todo o comunicado? Será que não entende que um tipo de linguagem como a utilizada, a ofensa fácil, a inveja presente na maior parte dos pontos explanados e a falta de ideias em todo ele não vão conseguir outra coisa da parte de quem o lê (exterior à empresa) que não seja o menosprezo?

Gostei também bastante dos seus comentários a queixar-se do frio e da chuva enquanto trabalhava... Será que não sabia já que era isso que o esperava quando quis fazer parte da empresa? Queria que o aeroporto fosse um gigante hangar com ambiente condicionado era?

Cumprimentos,

Gonçalo Dias

C212-100
11-01-10, 12:09
Isto prova bem o que é a solidariedade, camaradagem, nível elevado, etc., que é tónica do pessoal da Aviação Comercial em Portugal, nos últimos anos. Estou-te perfeitamente 'nas tintas' para aqueles que possam ficar melindrados, mas é o que eu e muitos pensam. Não me identifico para que não se perca tempo com as habituais conversas de mulher-a-dias (as quais, tanto como mulher como profissional muito prezo), mas reafirmo o que disse. Seria bom pensarmos um pouco nisto e talvez, com uma atitude diferente, pudessemos atenuar o a crise que o sector atravessa, também provocada por factores externos. Mas enxerguem-se, pois com este tipo de comportamento, o pessoal da Aviação Comercial em Portugal, há muito que deixou de ser uma 'elite', para estar ao nível do dos outros sectores do turismo e outras actividades em Portugal. Nem vale a pena escamotearmos mais o problema, pois esta é a verdade pura e crua. E é pena.

Sim, o nível nos últimos tempos tem caído. E não é só ao nível da aviação comercial em Portugal. É problema do país.

Mas já agora, relativamente a esta discussão, podia explicar onde exactamente quer chegar. Essa também é uma boa forma de se mudar esse tipo de comportamento que critica.

Cumprimentos,

Gonçalo Dias

C212-100
11-01-10, 12:23
G & M,

tangarizie,

É verdade! Parece incrível e mentira, mas não é. O sr. O'Leary (honra lhe seja feita como negociante) viu a oportunidade de negócio excelente em finais de 2001/2002 quando a Boeing ficou com inúmeros aviões "pendurados" quando da crise pós-9/11. Ora ele conseguiu, por todas as razões e mais alguma, fazer um negócio excelente e aproveitar o facto de a Boeing não "poder" (do ponto de vista de gestão) ficar com os aviões a ocuparem espaço. Mérito o dele que conseguiu "ver" esse enorme negócio.

Para além disso, nessa altura, a Boeing viu também muitas das futuras encomendas canceladas pelas companhias norte-americanas porque a queda na procura de bilhetes de avião nos EUA foi enorme depois desse triste acontecimento. Ora agora a Boeing tinha dois problemas - aviões parados em "stock" e as linhas quase paradas por redução drásticas de encomendas. Estas duas situações foram o mote para que ele aparecesse como o "salvador" do momento para a Boeing. E ele conseguiu em primeiro lugar preços excelentes para os aviões que encomendou na altura (creio que mais de uma centena, mas isso não sei...) e ainda conseguiu meter ao barulho os valores da manutenção dos mesmos - pelo que me disseram, nos primeiros anos (creio que 5) a Ryanair apenas pagava os rotáveis, pneus e combustível. O resto era Boeing.

Claro que ao fim de 5 anos, cada avião que ele fique vai significar um enorme aumento da despesa. Inicialmente pela grande inspecção que tem que sofrer (calculo que por essa altura - 4/5 anos é a primeira grande "revisão" deste tipo de aviões, mas quem entende de manutenção aqui no fórum poderá ajudar) e posteriormente pelo aumento indirecto derivado do final de contrato de manutenção para aquele avião.

Como o preço que ele conseguiu na altura foi tão bom isso quer dizer que (pelo menos até esta crise) ele conseguia depois colocar os aviões a preço mais elevado do que conseguiu comprar em economias emergentes. Países cujas companhias aéreas, até à cerca de ano e meio atrás, sofriam com a falta de aviões no mercado para crescerem da forma que cresciam.

Penso que a ideia do negócio é mais ou menos esta. Pelo menos foi o que entendi na altura pelo que me contaram e pelo que li na imprensa especializada. Sujeito o que escrevi ao escrutínio de quem realmente possa ter conhecimento mais aprofundado do assunto.

Cumprimentos,

Gonçalo Dias

C212-100
11-01-10, 12:26
A Netjets aqui ao lado teve em tempos lucros significativos nos EUA, justamente com a venda dos aviões que comprou anos antes, cujo preço de venda estava acima do valor a que os adquiriu na fábrica.

Inclusivé, na altura do "boom" da aviação executiva houve muito bom investidor do mundo dos negócios que fez muito dinheiro com a compra de posições em listas de espera de aviões dos principais fabricantes e que depois as vendia a quem tinha mais pressa em recebê-los.

Cumprimentos.

Farnheit
11-01-10, 12:55
Sim, o nível nos últimos tempos tem caído. E não é só ao nível da aviação comercial em Portugal. É problema do país.

Mas já agora, relativamente a esta discussão, podia explicar onde exactamente quer chegar. Essa também é uma boa forma de se mudar esse tipo de comportamento que critica.

Cumprimentos,

Gonçalo Dias

Olá Gonçalo,

Simplesmente penso que o tom dos insultos e a forma como as pessoas se dirigem umas às outras, é o espelho do que se passa nas próprias empresas, onde, para alguns, não há limite para atingir os objectivos, nem que para isso tenham de destruír pessoas/carreiras. Lamento, mas esta situação é bem real e apenas contribui para quem está de fora, pensar, i.e.: mas afinal esta gente ainda consegue ser pior (para não dizer outra coisa) do que no meu emprego/área onde trabalho.
É óbvio que uma discussão é sempre valiosa e contribui para melhorar, mas a partir do momento em que, quer seja por escrito, quer verbalmente com mexericos, calúnias e 'conversas de criada', deixa de ser discussão e passa a ser apenas mais uma peixeirada (muitas vezes nem o pessoal das barracas consegue descer tão baixo).
Como disse e actualmente, estou-me perfeitamente nas tintas para quem pense que isto que escrevo é magoa ou ressabiamento, até porque, se muitas dessas pessoas 'meterem a mão na consciência', estão-se a rever exactamente no que escrevi.
E sem querer parecer velha ou antiquada, há um velho ditado popular que é bem real. Cá se fazem, cá se pagam e o reverso da medalha para o bem e para o mal que praticamos, acontece sempre nas nossas vidas.
É apenas uma reflexão e uma tentativa de ajuda para ver se a Aviação Comercial volta a ter o bom ambiente e a camaradagem que gozava até há uns anos.
Vou saír agora para o aeroporto e vou estar ausente 3 semanas. Felizmente para um País onde as mentes, apesar de não perfeitas, são definitivamente menos mesquinhas.

C212-100
11-01-10, 13:04
Olá Gonçalo,

Simplesmente penso que o tom dos insultos e a forma como as pessoas se dirigem umas às outras, é o espelho do que se passa nas próprias empresas, onde, para alguns, não há limite para atingir os objectivos, nem que para isso tenham de destruír pessoas/carreiras. Lamento, mas esta situação é bem real e apenas contribui para quem está de fora, pensar, i.e.: mas afinal esta gente ainda consegue ser pior (para não dizer outra coisa) do que no meu emprego/área onde trabalho.
É óbvio que uma discussão é sempre valiosa e contribui para melhorar, mas a partir do momento em que, quer seja por escrito, quer verbalmente com mexericos, calúnias e 'conversas de criada', deixa de ser discussão e passa a ser apenas mais uma peixeirada (muitas vezes nem o pessoal das barracas consegue descer tão baixo).
Como disse e actualmente, estou-me perfeitamente nas tintas para quem pense que isto que escrevo é magoa ou ressabiamento, até porque, se muitas dessas pessoas 'meterem a mão na consciência', estão-se a rever exactamente no que escrevi.
E sem querer parecer velha ou antiquada, há um velho ditado popular que é bem real. Cá se fazem, cá se pagam e o reverso da medalha para o bem e para o mal que praticamos, acontece sempre nas nossas vidas.
É apenas uma reflexão e uma tentativa de ajuda para ver se a Aviação Comercial volta a ter o bom ambiente e a camaradagem que gozava até há uns anos.
Vou saír agora para o aeroporto e vou estar ausente 3 semanas. Felizmente para um País onde as mentes, apesar de não perfeitas, serem definitivamente menos mesquinhas.

Farnheit,

Apesar de não estar ligado à aviação comercial portuguesa entendo perfeitamente o que diz. E concordo consigo em absoluto. Mas reitero o que disse anteriormente, não será esse um problema do país e da falta de formação de uma boa parte das pessoas? Isso aliado à tendência do português para a inveja tinha que dar mau resultado.

Também eu gostava muito que a aviação comercial portuguesa e o país fossem mais solidários, mais camaradas, mais amigos... Fica o desejo... E acho que vai mesmo ficar por aí...

Desejo-lhe uma boa viagem e que aproveite para recarregar forças para os próximos tempos por cá. E parece-me que esse país é capaz de ser um da América do Sul com fortes ligações a Portugal.

Cumprimentos.

ClearedForTakeOff
11-01-10, 17:45
tangarizie,

É verdade! Parece incrível e mentira, mas não é. O sr. O'Leary (honra lhe seja feita como negociante) viu a oportunidade de negócio excelente em finais de 2001/2002 quando a Boeing ficou com inúmeros aviões "pendurados" quando da crise pós-9/11. Ora ele conseguiu, por todas as razões e mais alguma, fazer um negócio excelente e aproveitar o facto de a Boeing não "poder" (do ponto de vista de gestão) ficar com os aviões a ocuparem espaço. Mérito o dele que conseguiu "ver" esse enorme negócio.

Para além disso, nessa altura, a Boeing viu também muitas das futuras encomendas canceladas pelas companhias norte-americanas porque a queda na procura de bilhetes de avião nos EUA foi enorme depois desse triste acontecimento. Ora agora a Boeing tinha dois problemas - aviões parados em "stock" e as linhas quase paradas por redução drásticas de encomendas. Estas duas situações foram o mote para que ele aparecesse como o "salvador" do momento para a Boeing. E ele conseguiu em primeiro lugar preços excelentes para os aviões que encomendou na altura (creio que mais de uma centena, mas isso não sei...) e ainda conseguiu meter ao barulho os valores da manutenção dos mesmos - pelo que me disseram, nos primeiros anos (creio que 5) a Ryanair apenas pagava os rotáveis, pneus e combustível. O resto era Boeing.

Claro que ao fim de 5 anos, cada avião que ele fique vai significar um enorme aumento da despesa. Inicialmente pela grande inspecção que tem que sofrer (calculo que por essa altura - 4/5 anos é a primeira grande "revisão" deste tipo de aviões, mas quem entende de manutenção aqui no fórum poderá ajudar) e posteriormente pelo aumento indirecto derivado do final de contrato de manutenção para aquele avião.

Como o preço que ele conseguiu na altura foi tão bom isso quer dizer que (pelo menos até esta crise) ele conseguia depois colocar os aviões a preço mais elevado do que conseguiu comprar em economias emergentes. Países cujas companhias aéreas, até à cerca de ano e meio atrás, sofriam com a falta de aviões no mercado para crescerem da forma que cresciam.

Penso que a ideia do negócio é mais ou menos esta. Pelo menos foi o que entendi na altura pelo que me contaram e pelo que li na imprensa especializada. Sujeito o que escrevi ao escrutínio de quem realmente possa ter conhecimento mais aprofundado do assunto.

Cumprimentos,

Gonçalo Dias

chama-se especulação, em suma.
Há quem o faça com casas, comprando em projeco, e vendedo ainda em construção.
O Howard Hughes comprou vários Lockheed jetstar a preço de lançamento, levou-os para dentro de um hangar e vendeu-os quando preços subiram.
Os (grandes) rent-a-car fazem algo parecido com os carros. Leasing em grande quantidade e barato, e revenda ainda a preço superior.

Gaspacho Y Migas
12-01-10, 00:44
Olá Boa Noite

Concordo que se olharmos em "sensus Lato" se possa chamar especulação mas ele não provocou a crise na aviação, ele (MOL) não ficou com os aviões parados, ele "limitou-se" a ver uma oportunidade de negócio e a apostar e a comprar quando todos os outros cancelavam encomendas e se refugiavam para tentar perceber o amanhã.
A Ryanair não fez especulação comprando, retendo, nada fazendo a não ser ver os preços subir. Não, a Ryanair aproveitou as condições e implementou na Europa o modelo de negócio para a aviação Low Cost, tornando-se ele próprio, independentemente do preço da aeronave, extremamente rentável. Se quizermos ser honestos ele não especulou, ele (MOL) inpulsionou a economia europeia e da aviação criando e desenvolvendo um modelo de negócio.

Talvez agora se perceba melhor a frase "esta tempestade perfeita significa uma excelente oportunidade de negócio". Talvez agora se comece a perceber que na Ryanair as coisas não são obra do acaso e de que os seus gestores não são uns cowboys (ainda que gostem de transmitir essa ideia) e que sabem muito bem o que fazem, o que querem e para onde vão. Talvez agora começem a olhar para a Ryanair enquanto modelo de negócio, não como uma aventura mais ou menos louca, mas como uma coisa muito bem pensada e muito bem gerida.

Vou só dar mais um numero os 2,5 biliões de Euros em reservas que a Ryanair possui davam para esta companhia operar durante dois anos, sem ter qualquer receita e ainda assim não ter que recorrer à banca.

Obviamente que existe o reverso da medalha que é a Boeing não aceitar o acordo com a Ryanair para os novos aviões nos moldes que a Ryanair quer, e isto acontece porque a Boeing está a acreditar na retoma e nas encomendas, veremos o que o futuro nos reserva neste aspecto (vamos ver se a subida do petróleo que virá associado à retoma e que irá para valores superiores aos de antes da crise não irá trair os planos da Boeing).

A Ryanair não fica parada e continua a inovar, para desespero de muitos, e no negócio da transporte de passageiros ainda existe muito por onde cortar, ainda existe muito por onde ganhar dinheiro e a Ryanair já está a trabalhar nisso (2010 e 2011 são bem capazes de ser interessantes).

Canadair
13-01-10, 20:53
Boas, Ryanair, eu até gosto.

Posso fazer voos baratitos entre um ponto A e um ponto B, sem pagar 200€ como na TAP (por exemplo, há muitas que são caras XD).

Se precisar de apanhar ligações, prefiro ir numa Iberia por exemplo.

Relativamente a voar na TAP, já tive várias experiências, e não gostei. Não condeno quem goste.

A publicidade agressiva da Ryanair, os aeroportos a X km das cidades, as hospedeiras de bikini, pagar o papel higiénico e o MOL, apenas polémica que ajuda a Ryanair a crescer...

Não devo ser o único com opinião favorável.

O que é certo, é que parece-me (não sou entendido nesta matéria) que esta companhia é bastante saudável financeiramente, coisa que faz inveja a muitos dirigentes de companhias "de Bandeira" que andam por aí.

Cumprimentos

Gaspacho Y Migas
16-01-10, 15:12
Ryanair prepara su desembarco en El Prat para la próxima temporada de verano

Ryanair ha pedido varios permisos de vuelo desde el Aeropuerto de Barcelona, que todavía tienen que ser confirmados, y aunque todo apunta a que la aerolínea de bajo coste operará pronto desde El Prat, la confirmación definitiva todavía no se ha producido, según han explicado a Efe fuentes de la aerolínea.

La compañía, que tiene una agresiva política comercial y de precios, ha expresado desde hace tiempo su interés por operar desde el aeropuerto barcelonés, pero con unas condiciones, reducción de las tarifas y embarcar a pie a los pasajeros, que han sido rechazadas por Aena.

El gestor aeroportuario siempre ha dicho que todas las aerolíneas son bienvenidas a El Prat, pero con las mismas condiciones que sus competidoras.

La operación de Ryanair en El Prat se haría con las mismas condiciones que el resto de aerolíneas que operan desde el aeropuerto de Barcelona, tal y como ya ocurre en el aeropuerto de Barajas donde está presente desde el año 2006 y ya es la segunda aerolínea en volumen de pasajeros, por detrás de Iberia.

Según publica hoy el diario Expansión, Ryanair ha pedido permisos de vuelos (solts) para operar entre Barcelona y Madrid, con lo que entraría a competir por la ruta con más pasajeros de España, y también para conectar Barcelona con el aeropuerto parisino de Beauvais, Ibiza y las Palmas de Gran Canaria, aunque tiene hasta el 28 de enero para confirmar estos u otros slots.

Con la llegada de Ryanair a El Prat, la aerolínea entraría a competir directamente con Iberia en el puente aéreo, pero especialmente con Vueling e Spanair, que tienen su sede en Barcelona y son la primera y segunda aerolíneas de El Prat, respectivamente.

La compañía irlandesa ya vuela desde los aeropuertos de Girona y Reus y, en breve, iniciará las operaciones desde el aeropuerto de Lleida-Alguaire, que se inaugura mañana, con vuelos a Fráncfort y Milán a partir del mes de abril. EFE

Será que isto significa uma nova fase estratégica? será que isto é o início das surpresas reservadas para 2010?

aeronabo
17-01-10, 00:15
É impressionante a cobertura da Ryanair! Girona, Reus, Lleida, Barcelona...

G y M, o MOL não quererá aproveitar esse filão esquecido que é o... aeroporto de Beja?:D

Gaspacho Y Migas
17-01-10, 07:29
Muito honestamente e é apenas uma opinião muito pessoal a Ryanair limita-se a aproveitar o desejo politico da Catalunha de ser o mais independente que lhe for possivel de Espanha e do seu desejo de "correr" com a Ibéria da Catalunha, ou pelo menos de encará-la como uma companhia estrangeira, Para isso faz da Ryanair a sua "companhia bandeira".

Se os politicos estão dispostos a pagar para isso então Tá-se bem.

Quantoa Beja...bem a ANA saberá o que fazer com o aeroporto.

Gaspacho Y Migas
17-01-10, 13:42
Algarve promete campanha promocional
“diferente daquilo a que estamos habituados”
Presstur 11-01-2010 (10h24) O Algarve mantém em “segredo” a base da campanha promocional que vai apresentar na próxima quarta-feira, dia 13 de Janeiro, na BTL, mas o presidente da Entidade Regional de Turismo, Nuno Aires, já avançou ao PressTUR que vai incutir um “novo formato de comunicação, um pouco diferente daquilo a que estamos habituados”.
A Região de Turismo divulgou na semana passada um “teaser” para o lançamento da campanha em que diz “eu sei um segredo – Há segredos que não podem ser revelados, o Algarve é um deles”, seguindo-se um convite para a apresentação que terá lugar na BTL.
Em Outubro passado, o Presidente da Região de Turismo já tinha dito ao PressTUR que o Algarve se preparava para apresentar uma campanha promocional com “uma nova forma de comunicação” e que iria assentar “imaginário que remonta à história da região” (clique para ler: Algarve apresenta novas campanhas em Janeiro e promete "nova forma de comunicação").
Agora, Nuno Aires disse ao PressTUR que “a ideia começou por aí [de basear-se na história do Algarve] mas entretanto mudou. É um conceito muito moderno, muito apelativo”.
Nuno Aires escusou-se a acrescentar mais pormenores, referindo que “é importante manter algum “suspense” para criar o impacto que queremos”, mas a campanha vai incluir a promoção tanto do Sol&Mar, como dos restantes produtos em que a região tem vindo a investir.
Depois de um ano “muito difícil”, que registou quebras nos principais mercados emissores, o britânico e o alemão, a região está agora a trabalhar em várias áreas, “sobretudo na segmentação do nosso produto turístico”, referiu o presidente.
Além do So&Mar, do golfe, do MI, e região está a “encarar outros produtos alternativos”, e a apostar “em produtos complementares muito interessantes que pensamos trabalhar mais a sério em 2010”.
“O que sentimos neste momento é uma grande capacidade de resistência por parte dos profissionais” diz Nuno Aires, que refere existir vontade no sector para se encarar 2010 “com optimismo”.
A região vai manter as acções de promoção no mercado britânico, “mas em vez de ser tão concentrada em Londres estamos muito atentos aos fenómenos que registámos nos aeroportos regionais.
Ou seja, não quebrámos nos aeroportos de Londres, as nossas quebras estão sobretudo nos aeroportos regionais e é aí que vamos intensificar as nossas acções de promoção”.
A região pretende também acompanhar a abertura das novas rotas da Ryanair a partir da base de Faro, nomeadamente as 14 novas rotas que vai abrir em Março, “com oferta de promoção junto dos mercados emissores envolventes”, refere Nuno Aires que disse ainda que a região vai “trabalhar com maior intensidade os mercados da Escandinávia e do Benelux” e manter a promoção no mercado interno, que é “cada vez mais importante para o Algarve”.

É isto que se tem que perceber cada vez mais as regiões de Turismo, aeroportos, e operadores turisticos trabalham com as Low Cost e contam com elas para o seu desenvolvimento e cada vez mais as companhias "Bandeira" estão a ficar isoladas. De nada vale dizer que as Low Cost só transportam o "PÉ Descalço", porque elas são democráticas, transportam tudo, e se assim não fosse os operadores turisticos privados não financiavam os fundos de rotas.
A Aviação cada vez é menos negócio e o transporte de passageiros cada vez o é mais.
Será que as rotas do Algarve nos estarão a reservar algumas surpresas, daqueles que 2010 nos poderá trazer?

Bisonte
01-04-10, 09:07
Alguem sabe se os 7 avioes baseados em Faro possuem publicidade interior ? Eu sei que um dos aviões actualmente baseados em Faro é o novo EI-EKR. Os restantes desconheço o numero de cauda.

E os 3 avioes baseados no Porto, alguem sabe se possuem publicidade interior ?

Obrigado

Gaspacho Y Migas
01-04-10, 18:17
Ola Boa tarde

Os aviões baseados em OPO e FAO mudam regularmente de acordo com os programas de manutenção ou devido a outros factores.

Em FAO estão presentemente baseados dois aviões o refereido EI-EKR e o EI-DPM, mas nada garante que amanhã sejam estes que por lá pernoitem.

Presentemente os aviões baseados em OPO têm publicidade no interior.

Gaspacho Y Migas

rikimaga
01-04-10, 22:25
Alguem sabe se os 7 avioes baseados em Faro possuem publicidade interior ? Eu sei que um dos aviões actualmente baseados em Faro é o novo EI-EKR. Os restantes desconheço o numero de cauda.

E os 3 avioes baseados no Porto, alguem sabe se possuem publicidade interior ?

Obrigado

Não têm todos?? :confused:

Já fiz umas 5 viagens e nunca vi nenhum sem publicidade no interior.

lasVEGAS
24-04-10, 19:07
Açores: Abertura a voos económicos satisfaz Ryanair

"No congresso do PS Açores, que se realizou no último fim-de-semana, Carlos César, presidente do partido e da região autónoma, fez saber que as acessibilidades aéreas serão flexibilizadas. A nova proposta autoriza que se pratiquem preços inferiores a 100 euros para residentes e não residentes em voos para o Continente.

Questionado pelo LowCostPortugal sobre a mudança de política de transporte dos Açores, Daniel de Carvalho da Ryanair refere:

“Damos as boas vindas a iniciativas que visam tornar o transporte
aéreo mais acessível. Estamos sempre disponíveis para conversar com
aeroportos e entidades que desejem incrementar o seu tráfego e
turismo. A Ryanair é a única companhia aérea europeia de baixo custo que tem capacidade de o fazer.”

À pergunta se estariam a decorrer negociações, o director de comunicação da Ryanair afirmou que ainda não receberam nenhuma proposta ou contacto nesse sentido."

in LOWCOSTPORTUGAL

Será especulação com objectivos publicitários ou haverá interesse real?

Cumpts,

lasVEGAS

Puro_pt
25-04-10, 02:51
Muito provavelmente só para apertar os calos à TAP e à SATA...

Ryanair para os açores... pois tá claro!

Puro_pt
25-04-10, 02:55
É impressionante a cobertura da Ryanair! Girona, Reus, Lleida, Barcelona...

G y M, o MOL não quererá aproveitar esse filão esquecido que é o... aeroporto de Beja?:D

Pessoas cuja opinião respeito, já me venderam que aquilo não é lá muito viável... na verdade faltam-lhe acessibilidades!

Contudo, com jeito tudo se resolve!

ClearedForTakeOff
25-04-10, 14:19
Pessoas cuja opinião respeito, já me venderam que aquilo não é lá muito viável... na verdade faltam-lhe acessibilidades!

Contudo, com jeito tudo se resolve!

Estive lá ontem, são 50km de estrada nacional entre a A2 e o aeroporto. E com a GNR á cata pelo caminho.

Que não valha a pena lá ir, é que não estou convecido.
Já que a aerogare está pronta pq não se acaba, e tenta-se operar?

Um Páis que fala em avançar, descentralizar etc, é todo conservador quando se trata de investir no Alentejo.
Deve ser por Beja ser só velhos que preferem o sossego aos turistas ou aviões a fazer barulho.

182899
25-04-10, 15:07
Estive lá ontem, são 50km de estrada nacional entre a A2 e o aeroporto. E com a GNR á cata pelo caminho.

Que não valha a pena lá ir, é que não estou convecido.
Já que a aerogare está pronta pq não se acaba, e tenta-se operar?

Um País que fala em avançar, descentralizar etc, é todo conservador quando se trata de investir no Alentejo.
Deve ser por Beja ser só velhos que preferem o sossego aos turistas ou aviões a fazer barulho.

Esses velhos já foram novos e lutaram para que os descendentes tivessem melhores condições, da mesma maneira que nós o fazemos. Têem então direito a viver a vida e a reforma (ainda que magra) da maneira que entenderem.

O que se calhar não há vai para muitos anos, é vontade política em fazer as coisas correctamente. Criar condições para que o Aeroporto de Beja não danifique as condições de vida destes "velhos", que no seu tempo (pelo menos no que me toca) nos ensinaram o que era a ética, o rigor, e que ao longo da vida foram de alguma maneira obrigados a desistir de certas lutas, em face da soberania burocrática, e até tecnocrática.

Atenção que isto não é crítica ao que CFT/O escreveu, é antes um alerta, aproveitando algumas palavras do forista anterior.

E quando fala em centralização, é bem verdade (independentemente de se saber que muitos que apregoam a descentralização, o que querem mesmo é tacho, bulir , tá quieto) que os ditos burocratas, sabem-no bem (são mesmo mestres nisso), custa tempo e dinheiro fazer bem as coisas.

E é transversal à sociedade, há muitos exemplos disso.

Abraços

ClearedForTakeOff
25-04-10, 15:43
Esses velhos já foram novos e lutaram para que os descendentes tivessem melhores condições, da mesma maneira que nós o fazemos. Têem então direito a viver a vida e a reforma (ainda que magra) da maneira que entenderem.

O que se calhar não há vai para muitos anos, é vontade política em fazer as coisas correctamente. Criar condições para que o Aeroporto de Beja não danifique as condições de vida destes "velhos", que no seu tempo (pelo menos no que me toca) nos ensinaram o que era a ética, o rigor, e que ao longo da vida foram de alguma maneira obrigados a desistir de certas lutas, em face da soberania burocrática, e até tecnocrática.

Atenção que isto não é crítica ao que CFT/O escreveu, é antes um alerta, aproveitando algumas palavras do forista anterior.

E quando fala em centralização, é bem verdade (independentemente de se saber que muitos que apregoam a descentralização, o que querem mesmo é tacho, bulir , tá quieto) que os ditos burocratas, sabem-no bem (são mesmo mestres nisso), custa tempo e dinheiro fazer bem as coisas.

E é transversal à sociedade, há muitos exemplos disso.

Abraços

Sem desvalorizar o trabalho dos velhos no passado, há que olhar para o futuro.
Um cemitério silencioso ou um micro-pólo transporte numa zona actualmente abandonada?

Fico com pena de não aparecerem obras listadas por valor num gráfico.
Ver-se-iam muitos centros culturais a 700 000€, estádios novos municipais a 1.2 m€, igrejas pagas pelo estado a 3 000 000 €, túneis no meio do nada a 1.5M€ euros que ninguém escrutina.

De repente um aeroporto a custo baixo é logo alvo de uma grande análise e ninguém tem coragem de o defender, nem mesmo em Beja. Quando os media identificam um risco ninguém na politica se atreve a defender nada. Mais vale aprovar a construção de um viaduto que depois ninguem vai lá contar os carros que passam.

Os cidadãos têm aquilo que votam.

Gaspacho Y Migas
25-04-10, 19:21
A Ryanair tem zonas definidas na Europa onde quer apostar, conhecidas e divulgadas na imprensa, são consideradas estratégicas para a Ryanair.
Depois tem literalmente dezenas de aeroportos e de zonas que querem ter aeroportos (veja-se Bragança) a contactá-la e a incentivá-la a voar para esse destino. Isso acontece porque a Ryanair provou que consegue trazer uma enorme quantidade de passageiros e consegue de facto ajudar a desenvolver regiões e aeroportos. Consegue-o fazer melhor do que qualquer outra companhia, low cost incluídas, e isso é uma das grandes vantagens competitivas que a Ryanair tem quando em negociação com agentes privados e aeroportos para onde está interessada em voar. Os agentes privados e os aeroportos já perceberam que a Ryanair tem uma capacidade de gerar tráfego que mais nenhuma empresa tem, agora isso tem um custo que pode ser maior ou menor consoante o interesse ou as expectativas da empresa em determinada rota.
Os Açores estão, em minha opinião, enquadram-se neste caso, se os Açores gerarem receitas que a Ryanair considerar interessantes para voar para lá, então voa, caso contrário não voa.
Se em minha opinião os Açores são um mercado para a Ryanair? não são, não têm dimensão para isso e a geografia (nove ilhas) não ajuda. Agora se os Açores gerarem incentivos e mostrarem capacidade de absorver os milhares de passageiros negociados, que ninguem duvide que a Ryanair os consegue arranjar.

Sobre Beja, uma declaração de principio, sou "meio alentejano" e sempre que posso vou lá.
Portugal, a industria aeronautica em Portugal, precisa de um aeroporto de "rectaguarda" em Beja ou em qualquer outro sitio, para parquear aviões, para manutenção, para inumeras coisas.
Se Beja é um aeroporto capaz de receber passageiros? a Infraestrutura, que conheço bem, sim é.
Se as acessibilidades são um problema? sim são mas temporário, porque a construção da ligação à A2 em traçado de via rápida já se iniciou.
Se o Alentejo consegue absorver os passageiros ou tem mercado de passageiros para um aeroporto? presentemente não me parece, talvez venha a ter com os mega investimentos turisticos planeados para a costa alentejana e para o Alqueva, que estão todos eles atrasados e alguns com dificuldades de aprovação.
Se a região e as forças vivas da região mostram força e dinamismo para ter um aeroporto? a resposta é não, o que as forças dirigentes do Alentejo querem é que se invista lá, que "pingue algum" de Bruxelas ou de Lisboa, que consigam mamar sem esforço. Infelizmente aplica-se o ditado "dá Deus nozes a quem não tem dentes" o que seria uma infraestrutura destas na zona centro e o que os empresários desta região não teriam já feito e o que não se preparavam já para fazer.
O Aerporto de Beja está como está, tambem por culpa dos politicos e das forças vivas do alentejo que nunca trabalharam, que nunca se esforçaram, que nunca arregaçaram as mangas pela infraestrutura que lhe caiu do céu.
Se as gentes de uma região não aproveitarem uma infraestrutura então nada existe que se possa fazer e os alentejanos nada fizeram.

Gaspacho Y Migas

aeronabo
25-04-10, 21:40
Caro GyM,
Infelizmente, a sua análise não deve andar muito longe da realidade. Quando os eventuais principais beneficiados pouco têm feito para tirar proveito desta oportunidade, não podemos esperar que outros investidores se mostrem interessados em arriscar neste projecto... Os empreendimentos de que fala tardam em sair do papel e assim não há maneira de atrair turistas e €...

Mike Silva
26-04-10, 09:40
Qualquer empresa estrangeira que queira investir em Portugal ( Ou qualquer português que esteja no Estangeiro e queira investir em Portugal) esbarra com uma barragem cerrada de papelinhos e burocracias e reuniões com malta engravatada que não faz nenhum.

As empresas estrangeiras, nesse caso, com toda a razão, decidem ir fritar melhores peixes. Quem perde somos nós.

Na Polónia e na República checa, os aeroportos multiplicam-se como cogumelos e de cada vez que lá vou descubro que já há um novo destino para um novo aeródromo que não havia dantes.

No nosso belo País, discussões, converseta de chacha, ordenamento do território, vereadores, política, planos directores, etc. Há é cada vez mais BMWs na cave da Assembleia , TGVs, centros comerciais de dois em dois Kms e Estádios. É disso que o Povo e o País precisam...

(Um desabafo de um português que queria fazer alguma coisa em Portugal e precisava de um carro de mão para trazer os papelinhos...)

Gaspacho Y Migas
25-05-10, 15:48
Olá Boa Tarde

Amanha será um dia importante para a Ryanair mas simultaneamente um dia em que muitos de nós começarão a ter a sensação de dever cumprido e a sentir a nostalgia dos tempos em que a Ryanair tinha que lutar para ganhar o seu espaço, agora limitam-se a reconhecer a sua força e a deixarem-na passar sem sequer a tentarem contrariar.

Só falta mais um esforço, para mim o mais apetecido e depois talvez seja tempo de abandonar a Ryanair e ir em busca de novos desafios. O maior de todos seria estar na gestão de uma companhia que tivesse a coragem e a "loucura" de se assumir como a "challenger" da Ryanair, afinal a mesma loucura que a Ryanair e todos nós tivemos à uns anos atrás.

Gaspacho Y Migas

aeronabo
25-05-10, 17:26
Olá Boa Tarde

Amanha será um dia importante para a Ryanair

Não quer levantar um pouco a ponta do véu?:p

Rafinha130
25-05-10, 18:14
Expansão no AFSC e 4º avião?

Apresentação das novas rotas:
Memmingen (Munich West)
Berlim
Bremen
Maastricht
Nantes
Paris Vatry Airport
Marrakesh

Há mais?

Jetstream
25-05-10, 18:18
Olá Boa Tarde

Amanha será um dia importante para a Ryanair mas simultaneamente um dia em que muitos de nós começarão a ter a sensação de dever cumprido e a sentir a nostalgia dos tempos em que a Ryanair tinha que lutar para ganhar o seu espaço, agora limitam-se a reconhecer a sua força e a deixarem-na passar sem sequer a tentarem contrariar.

Só falta mais um esforço, para mim o mais apetecido e depois talvez seja tempo de abandonar a Ryanair e ir em busca de novos desafios. O maior de todos seria estar na gestão de uma companhia que tivesse a coragem e a "loucura" de se assumir como a "challenger" da Ryanair, afinal a mesma loucura que a Ryanair e todos nós tivemos à uns anos atrás.

Gaspacho Y Migas

Meto uma licença..e vou contigo!

vhf
25-05-10, 18:25

Memmingen (Munich West)
Berlim
Bremen
Maastricht
Nantes
Paris Vatry Airport
Marrakesh

Há mais?

Que maravilha :D

Gaspacho Y Migas
25-05-10, 18:54

Memmingen (Munich West)
Berlim
Bremen
Maastricht
Nantes
Paris Vatry Airport
Marrakesh

Há mais?

Lamento mas nao me estou a referir a isso.

Meto uma licença..e vou contigo!

brinca...brinca...mas depois não te queixes!

Depois de amanha falamos.

Gaspacho y Migas

Jetstream
25-05-10, 19:15
Ganhou o Benfica,o Papa veio a Portugal...subiram os impostos,vão-nos ao bolso nos subsidios de férias e natal,sobe o combustivel,o pão os transportes publicos...há que "alegrar/distrair" o povo!!

Sai mais uma Base???

fdag
25-05-10, 19:20
Olá a todos!

Será que a "bomba" é Lisboa? Finalmente a Ryanair aterra em Lisboa ?

Será?

thiagopedro
25-05-10, 21:33
eu so digo uma coisa
viajei uma vez pela ryanair e nao agradei
o aviao estava sujo, o voo saiu com 2 horas de atraso, ninguem dava informação certa, estava todos funcionarios nervosos.por isso quando quero ir barato vou pela easyjet ou outra low cost. ou mesmo a tap que muitas vezes tem preços baratos para alguns destinos

Bisonte
25-05-10, 21:37
Amanha será um dia importante para a RyanairGaspacho: Será que não podes desvendar mais nada ?

fdag
25-05-10, 21:44
Como tudo na vida... por morrer uma andorinha não acaba a Primavera.

Venham mais Ryanaires que eu agradeço ! Se correr mal... a próxima corre bem. Pensar positivo !

Experimente novamente agora na campanha dos 5€, peça o cartão pré-pago na CGD e Boa Viagem! Abraço.

eu so digo uma coisa
viajei uma vez pela ryanair e nao agradei
o aviao estava sujo, o voo saiu com 2 horas de atraso, ninguem dava informação certa, estava todos funcionarios nervosos.por isso quando quero ir barato vou pela easyjet ou outra low cost. ou mesmo a tap que muitas vezes tem preços baratos para alguns destinos

pcarvalho
25-05-10, 21:51
Boas Gaspacho Y Migas

Venha essa noticia e espero que sejam mais rotas de e para FAO.
Viajei recentemente na Ryanair, e tiro o meu chapéu. Pessoal simpatico, atencioso, tantp à ida como à volta tive direito a corneta da ordem quando o avião aterrou ( quem já voou nela, sabe o significado ).

Paulo Carvalho

Gaspacho Y Migas
25-05-10, 22:08
Nao tem nada que ver com Lisboa, essa é para mim a mais apeticida, a cereja no topo do bolo, a perola, o diamante desejado, a quimera. Aquela que eu gostaria que fosse o ultimo bastiao a ser tomado, que tivesse o mesmo significado que a tomada do Reichstag teve para a II Guerra Mundial no teatro europeu ou Iwo Jima no Pacifico, gostava que Lisboa fosse o icone que representasse a conquista total, vamos ver se será assim (em caso de sucessivas vitorias tacticas esta sobrepoe-se à estratégia - Clausewitz - ), ou não.

Eu sempre que posso tambem não voo Ryanair, nem TAP, nem Emirates, nem Singapore, sempre que posso voo Net Jets...pena é nunca ter podido.

Gaspacho y Migas

aeronabo
25-05-10, 22:16
Nao tem nada que ver com Lisboa

Ok! Então a RYR adquiriu um A380 e vai fazer vôos intercontinentais...:biggrin:

Rafinha130
25-05-10, 22:29
Das dezenas de vezes que viajei Ryanair, fiquei impressionado com as tripulações muito simpáticas e prestáveis e claro, sempre sem atrasos.

Uma vez de Paris Beauvais para o Porto, uma fulana vocifrava enervadíssima contra o facto de a Segurança do aeroporto não ter deixado passar uma réplica de arma de fogo do filho e dizia que a culpa era deles e o PNC português muito calmamente explicou num tom calmo à Sra que eram regras de segurança, mas ela continuava e queria falar com o Comandante e ia fazer uma reclamação à DECO e ás autoridades competentes, não há direito, é uma vergonha... enfim. O PNC foi-lhe buscar um copo de água e muito serenamente lá chamou a mulher à razão, até se acalmar.

Vou voltar a voar com a Ryanair dentro de semanas, desta vez para fim-de-semana alargado até Faro, naquela que foi uma das mais caras que já paguei... € 28 por pessoa. :biggrin:

Venham mais rotas para o Porto.

Como diz a musiquinha da corneta já referida e com sotaque irlandês: Congratulations, you've landed aboard another on-time Ryanair flight!

elacfault
25-05-10, 22:45
Conquistas?

As outras companhias tambem voam para Lisboa, as Nacionais voram para fora.

Tudo baseado nas liberdades do ar! Não se inventou nada! A aviação é isto, malta a voar de um lado para o outro!

elacfault
25-05-10, 22:47
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdades_do_ar

Ca estão elas, e já datam muitos anos!

Nada de novo.

jferreira20
25-05-10, 22:49
Ao menos tem a ver com Portugal?

rikimaga
25-05-10, 23:18
Será que o silêncio dos últimos tempos sobre as Low Cost nos Açores são bom sinal?
O meu palpite é Londres - S. Miguel :)
Quem dá mais?

rikimaga
25-05-10, 23:36
Será isto:
http://www.expansion.com/2010/05/25/empresas/1274823216.html

El Prat?

Spak
26-05-10, 08:04
Isso era bem fixe! Girona ainda fica distante e aterrar em El Prat era caso para eu voltar a Barcelona um dia destes... :biggrin:

Jetstream
26-05-10, 08:23
Será que o silêncio dos últimos tempos sobre as Low Cost nos Açores são bom sinal?
O meu palpite é Londres - S. Miguel :)
Quem dá mais?

FAO-FNC??? Será???

jferreira20
26-05-10, 08:33
Base em El Prat.

http://www.ryanair.com/ie/news/barcelona-el-prat-announced-as-ryanair-s-42nd-base

Gaspacho Y Migas
26-05-10, 08:54
Parabens Rikimaga e Jferreira20 a Guiness vai para vocês (o proximo jantar de Natal vai-me sair caro).

Deixo-vos este artigo do El Pais para lerem e reflectirem, se quiserem. As partes que considero mais importantes foram sublinhadas e realçads a negrito.

Ryanair asaltará El Prat en otoño
La compañía de bajo coste lanza diez rutas nacionales y diez internacionales
LARA OTERO - Madrid - 26/05/2010

Hubo amago en primavera, pero, finalmente, el asalto de Ryanair al aeropuerto de Barcelona será este otoño. La aerolínea irlandesa presenta hoy su plan para desembarcar en El Prat, donde ya había pedido derechos de despegue (slots) para la temporada de verano, a los que finalmente renunció. Para empezar a competir en el aeropuerto de Barcelona (a partir del 31 de octubre, cuando comienza la temporada de invierno), la compañía lanzará 20 rutas, según fuentes del sector, de las que la mitad serán vuelos nacionales y otros 10, internacionales.

La estrategia de Ryanair -que ayer declinó confirmar la noticia- es un reto directo sobre todo a Vueling y a Spanair, las compañías líderes en pasajeros en el aeropuerto barcelonés, ya que ataca el mercado nacional con vuelos a Palma de Mallorca, Sevilla, Málaga y Santiago, en algunos casos con dos o más frecuencias diarias. Falta por confirmar si la ruta entre Madrid y Barcelona forma parte del asalto de Ryanair, que sí enlaza con la capital de España desde Girona, donde opera casi en exclusiva. Después de Madrid, las rutas Barcelona-Palma y Barcelona-Sevilla son las que más pasajeros mueven desde El Prat.

Easyjet, la gran rival del bajo coste en Europa, aún no tiene vuelos nacionales desde la capital catalana. En cambio, tanto esta como Ryanair enlazan Madrid con otras ciudades españolas.
Ryanair había condicionado su desembarco en Barcelona a que AENA le permitiese operar en condiciones distintas de otras aerolíneas. Por ejemplo, no usar pasarelas para embarcar pasajeros (cuestan entre 50 y 108 euros la hora), algo a lo que la empresa pública que gestiona los aeropuertos se ha negado en todo momento. Tanto Vueling como Spanair ya habían alertado de los problemas de competencia que supondría permitir a Ryanair (que hace unos meses planteó que esas facilidades le posibilitarían transportar hasta 15 millones de pasajeros anuales desde El Prat) condiciones diferentes del resto.Según fuentes del sector, la compañía irlandesa instalará una base en el aeropuerto barcelonés (tiene 33 en 26 países) con cinco de sus aviones 737-800, que probablemente saldrán de la del aeropuerto londinense de Standsted, donde Ryanair ha anunciado que reducirá su capacidad el próximo invierno un 40%, con 16 aviones menos, por el aumento de las tasas aeroportuarias.

Tradicionalmente, Ryanair ha operado en aeropuertos secundarios, precisamente por los menores costes, pero hay excepciones como Madrid,[/U] donde es ya la segunda mayor compañía por tráfico de pasajeros.
En Cataluña, hasta ahora la aerolínea irlandesa se había limitado a operar en los de Girona y Reus, que cobran tasas menores que los grandes aeropuertos, y con acuerdos con instituciones para promocionar el turismo, lo que le proporciona ingresos adicionales. La compañía copa el 98% de los viajeros que pasan por Girona (que Ryanair publicita como Barcelona Norte) y el 95% de Reus.

La llegada de la aerolínea irlandesa supondrá una presión aún mayor sobre los precios en las rutas desde Barcelona, donde Spanair y Vueling libran una dura batalla desde hace más de un año.
El consejero delegado de Vueling, Alex Cruz, vaticina, en una entrevista publicada la semana pasada por una revista especializada, que el asalto de Ryanair al aeropuerto de Barcelona "cambiará el juego". "¿Pero quién está mejor preparado para competir con ellos? Ciertamente, nosotros, con nuestra fortaleza y cuota de mercado. Así que no daremos vueltas como pollos sin cabeza".
[U]Por su parte, Ferran Soriano, el presidente de Spanair -compañía en la que participan en minoría tanto la Generalitat como el Ayuntamiento de Barcelona junto con una larga lista de instituciones- ha alertado en varias ocasiones de la importante presencia de aerolíneas de bajo coste en El Prat y del posible trasvase de pasajeros desde Girona y Reus con la entrada de Ryanair en la capital catalana, que ha llegado a calificar de "error estratégico" para el aeropuerto barcelonés.[/

Gostaram do meu post de ontem e das analogias bélicas e gostam deste titulo do El Pais...?
Este artigo diz muito da importancia do Prat e diz muito do que representa a entrada no Prat para a Ryanair.
Esta noite vou tentar escrever e desenvolver porque penso que o Prat é tão importante estrategicamente e sobre o que penso será o futuro.

Para já tá na hora de ir pró avião (para variar).

Gaspacho y Migas

Spak
26-05-10, 14:12
Duvida: isto quer dizer que a Ryr deixa de voar para Girona... certo?

Humberto Coelho
26-05-10, 14:26
Bem, pelo menos nas 20 rotas apresentadas a partir de El Prat não aparecem Porto nem Faro.....

elacfault
26-05-10, 15:06
Sr. Gapacho, certamente foi um lapso, mas ainda não respondeu a minha questão.

Qual a percentagem +- de funcionários (tanto PNC, como F/O) que terminado o primeiro contracto tem renovações para chegar aos tão falados 3 anos de casa onde segundo o senhor nos disse ganha-se mais que na TAP por exemplo???

É que parece-me una informação importante para quem tenciona fazer uma vida, e tem na cabeça coisas que nunca vai chegar a ter, porque tal como ele foi formado enquanto outros voavam, assim outros foram formados enquanto ele voava e no fim do seu "papel" outros vão estar prontos para começar.

Portanto aquele dinheiro e condições nem vê-las mas sim, uma nova época a mandar CVs para arranjar outro ganha pão.

Parece aquelas bancas da feira popular de tiro ao alvo onde tem prémios que nunca se vão ganhar :D

Saúde, parabéns para a sua nova "conquista" como gosta de referir.

Bisonte
26-05-10, 18:23
Duvida: isto quer dizer que a Ryr deixa de voar para Girona... certo?Será ? Gostava de saber isso.

Gaspacho Y Migas
26-05-10, 20:59
Boa Noite

A Ryanair vai continuar a voar para Girona, porque GRO é um aeroporto Ryanair que tem lugar na estrategia de consolidação da Ryanair. É um aeroporto barato, que será sempre muito mais barato do que Barcelona e por isso será sempre muito mais low cost. para além disso podem-se basear lá estruturas de apoio porque existe espaço e é um aeroporto "nosso"

Barcelona é estrategico por varias razões:

1.- Porque se vai atacar a Iberia no unico aeroporto onde ela ainda tem preponderância na Catalunha. Estando a Iberia sobre pressão no medio curso em MAD e ficando agora sob pressão em BCN, é todo o médio curso da Iberia que fica sob ameaça. Se a isto adicionarmos que o médio curso da BA tambem esta sob pressao da Ryanair em UK, é todo o grupo que está sob ameaça (lembram-se da frase do MOL "a fusão da BA com a IB é como dois bebados á saida do bar, não é por se apoiarem que ficam mais sobrios", agora talvez ela se perceba um pouco melhor).

2.- Ao avançar-se sob o Prat vai-se dar um rombo tremendo em duas potenciais competidoras. A Vueling agora fica sob uma pressão tremenda, vai sentir a sua pequenez e vai perceber o significado de "economias de escala" e "dimensão significativa". Acredito que a sua capacidade de crescimento fique dramaticamente afectada.
A Spanair se já estava mal agora vai ficar ainda pior, sobretudo porque a Ryanair lhe vai atacar o principal mercado na origem.

3.- A Easyjet atrasou-se, como se tem atrasado sempre ao longo destes dois ultimos anos (para já não falar nas pessimas decisões estratégicas que tem tomado, fruto de uma liderança fraquita) e o resultado é que com esta jogada a Ryanair hipotecou as hipoteses de expansão da Easyjet na catalunha e no BCN. Com esta jogada, aliada a outras no resto da Europa, a Ryanair está mais e mais a tolher o potencial crescimento da Eazy Jet, porque os operadores turisticos que mandam muito nestas coisas, cada vez vêem mais a Ryanair como a unica que lhes pode garantir destinos e PAX.

4.- Com a ida para BCN a Ryanair depois de ter conquistado pax com recursos a aeroportos secundarios e de se ter fortalecido e crescido, sente-se forte para atacar os aeroportos principais e atacar os competidores no seu proprio reduto (a estratégia agressiva da Ryanair não está nas tretas dos "Bye Bye..." pintados nos aviões, este movimento para o Prat foi um dos movimentos mais agressivos, senão o mais agressivo, da Ryanair até hoje). Pra quem gosta de estratégia a Ryanair optou até aqui por uma tactica envolvimento, evitando o confronto, obtendo apoios e consolidando-se antes de se lançar no assalto frontal (leiam a "Guerra subversiva" de Mao Tse Tung). A Ryanair não inventou nada apenas tirou e continua a tirar proveito da pedantice e "sangue azul" que muitas companhias têm e que lhes inibe os movimentos.

5.- A mudança verificada nos aeroportos principais que perceberam que se não quizerem ser ameaçados pelos aeroportos secundários, se não quizerem perder passageiros, têm que ter a Ryanair a voar para lá. O que se passou no Prat e o seu interesse em ter a Ryanair não é isolado, neste momento existem por essa Europa inumeros aeroportos principais a quererem ter a Ryanair a voar para lá. Eles não querem perder a sua dignidade, eles afirmam que não cederam aos argumentos e condições da Ryanair mas...

6.- Neste momento falta um aeroporto na Peninsula Iberica para se fazer o triangulo estratégico e que irá tornar a Ryanair a mais importante companhia de toda a Peninsula.
Que ninguem duvide que ele será da Ryanair quando ela o decidir, porque quem por lá manda já sabe do valor da Ryanair, porque esta é desejada e o resto pode ladrar mas já não tem dentes para morder.

Depois disso acontecer vou-me embora, gostava muito de ir para uma companhia que já existe e que desafia com imenso sucesso a Ryanair, é uma companhia que admiro imenso, parecem os orgulhosos Gauleses a enfrentar a poderosa Roma.
Tambem era engrançado fazer a minha própria companhia (teria como logo o Ze Povinho a fazer o manguito, e depois escrevia no avião "Toma Lá....Ryanair").

Gaspacho y Migas

Rafinha130
26-05-10, 21:35
GyM,

Como faz sempre muita reserva das informações sobre a FR, como foi o caso de ontem, presumo que não possa confirmar, uma dica que me acabam de transmitir, de fonte muito bem colocada, de que também o Porto estará entre mais uma fornada de rotas a anunciar brevemente e a operar ainda em Setembro, desde El Prat.

Saudações.

Gaspacho Y Migas
26-05-10, 22:15
Boa Noite

Com a entrada no Prat e em certa medida em OPO a Ryanair não se limitou a destinos de Sol e Praia.
Com OPO, BCN e MAD não é só turistas de Sol e praia (ou emigrantes) que a Ryanair quer atingir, com aeroportos como estes a Ryanair pode-se voltar para um outro tipo de mercado e de PAX, pode-se voltar, por exemplo para o mercado intra-peninsula em que se enquadra o sector de negocios. Isto foi referido à cerca de dois anos pela Ryanair num encontro em Lisboa, promovido pelo Jornal de Negócios, em que participaram varias companhias aéreas e onde foi referido que o mercado de negócios seria um sector a explorar pelas low cost num futuro proximo.

As empresas não são entidades que gostem de gastar dinheiro, as empresas não entendam a viagem de avião como um beneficio a dar aos seus quadros, encaram a viagem como uma deslocação do Ponto A ao Ponto B, se tiverem quem lhes ofereça essa viagem por 10 não vão escolher quem lhes ofereca por 20. O que elas querem é pontualidade e boa quantidade de ligações.
Há uns meses disse que a TAP estava a dar um tiro no próprio pé ao cortar ligações de OPO a cidades europeias e que a diminuição de ligações a partir de LIS poderia tambem ser um problema, agora está-se a começar a ver os resultados dessa "brilhante estratégia" que foi meramente conjuntural e feita porque não os teve "en su sitio" para aguentar a tempestade com visão estrategica.

Dito isto o OPO enquadra-se no perfil de potencial destino de BCN (atenção que não estou a dizer que vai acontecer estou apenas a dizer que se enquadra).

Gaspacho y Migas

elacfault
27-05-10, 08:25
Só para a estatística e livre interpretação de cada um, queria sublinhar a falta de resposta a questão por mim levantada sobre o tempo de permanência dos funcionários na Ryan.

Já não precisamos resposta parece-me, a falta dela é de fácil interpretação. :)

TheKat
27-05-10, 14:54
GyM,

Como faz sempre muita reserva das informações sobre a FR, como foi o caso de ontem, presumo que não possa confirmar, uma dica que me acabam de transmitir, de fonte muito bem colocada, de que também o Porto estará entre mais uma fornada de rotas a anunciar brevemente e a operar ainda em Setembro, desde El Prat.

Saudações.

Desde ontem a Ryanair tem publicada no seu site a noticia sobre a entrada en el Pratt e as rotas que estarao disponiveis.

Gaspacho Y Migas
29-05-10, 15:51
Vueling regala billetes a clientes de Ryanair que ayer compraron vuelos en El Prat
Responde así al anuncio de la irlandesa de empezar a operar desde El Prat

Europa Press | Barcelona

Vueling ha lanzado una acción comercial en la que, literalmente, "da la bienvenida a Ryanair" en el Aeropuerto de Barcelona-El Prat e invita a las personas que ayer -el jueves27 de marzo- compraron billetes de la aerolínea irlandesa a que los cambien gratis por uno de Vueling.

El objetivo es que los viajeros comparen la experiencia de vuelo entre una aerolínea y la otra, después de que Ryanair anunciara que comenzará a volar en El Prat en septiembre.

La compañía catalana ofrece a los clientes de Ryanair que ayer compraron un billete, a "cambiar uno de sus billetes con origen o destino Barcelona por uno de Vueling con las mismas fechas de salida, y totalmente gratis".

Los usuarios de Vueling recibirán un email en el que explica esta acción de Marketing, y recuerda que es el primer operador en el aeropuerto catalán, con una cuota de mercado del 27%

Tipicamente latino muita furia e pouca sensatez.

Mantenham este desafio em mente porque vai ser necessário alem da furia, algum nervo ($$$$). Como disse num post acima, para mim, esta movimentação para o Prat foi o mais agressivo movimento da história da Ryanair, tendo certamente sido devidamente ponderado.

Esta movimentação para o Prat é sem duvidamente alguma um ataque frontal e quando alguma empresa se decide por um ataque frontal, para além de ter que ter uma boa rectaguarda tem que saber aguentar o "fogo" da concorrência e responder ainda com mais poder e violência. Se a Ryanair vacilar é dar o flanco a toda a espécie de ataques e em todas as partes da Europa.
Vai-se poder observar algum do poder de fogo da Ryanair.

Gaspacho y Migas

Gaspacho Y Migas
30-05-10, 11:40
Ryanair's full-year profits set for upgrade
Ryanair is set to report a strong full-year performance on Tuesday, helped by better-than-expected bookings and strong fare performance.
By Angela Monaghan
Published: 10:42PM BST 29 May 2010

Analysts expect the low-fare airline to report net profits of about €315m (£267m) for the year to March 31 2010, roughly in line with the company's guidance, which it unexpectedly raised in April to say that profits would be "not less than €310m".

That was an increase from a previous guidance of €275m of profits, and would compare with net profits in the previous year of €105m. This came at a time when the airline industry was hit by record high oil prices.

"Ryanair has also been paring back the level of aggressive discounting relative to last year as competitors raise prices."

Analysts said that they would be looking for any update on bookings and average fares over the key summer months.

Tivémos prejuízos um semestre, pensámos sobre o que fazer, lutámos, trabalhámos e agora os resultados sao ainda melhores do que antes da crise. Aqui não temos tempo para bocejos e para estarmos aborrecidos, a vida é excitante, a vida corre-nos bem.

Gaspacho y Migas

Guga
30-05-10, 12:54
Deixem lá as conspirações de parte, este homem (MOL) é brilhante meus amigos! É como ele que deviam existir mais cá em portugal. Gosto desta gente que todos os dias tem uma ideia nova a fervilhar na cabeça, que não pára, que gosta de ser o melhor e não tem problemas em dizer que o é!

É gordo e paga mais sim senhor, quer voar? Não quer, as outras companhias acolhem de boa vontade!
A RYR é a transportadora como há muito não se via, faz o seu trabalho, cobra pouco, atrai clientela e lixa a vida aos outros! Quem está descontente sai e vai para outra!

Por acaso também acho graça aos que acham discriminatório um individuo com 200kgs pagar o dobro do que vocês pagam. O interessante é que vão achar ainda pior quando levarem com as banhas dele em cima da cintura! Sim porque ele vai comer metade do vosso assento! Será que aí não acham justo que ele fosse obrigado a comprar os dois lugares e vocês se pudessem sentar noutro banco com a comodidade pela qual pagaram?
É uma faca de dois gumes meus caros.

Só é pena não usarem A319/A320....

Abc

182899
30-05-10, 13:51
... dois gomos meus caros...Abc

E a laranja? Querias dizer 2 gumes? lol

Não leves a mal, é só para desanuviar...

Abraços

vhf
30-05-10, 18:21
E a laranja? Querias dizer 2 gumes? lol

Não leves a mal, é só para desanuviar...

Abraços

Ai! Não é legumes!!!

LisbonJet
30-05-10, 18:24

Abc

Porquê? O B737 é uma opção tão ou mais válida (dependendo até do tipo de operação e objectivos).

Guga
31-05-10, 00:48
Respondendo a tudo de uma vez...

Jorge, finalmente apanhaste-me! Não é costume mas tenho de dar a mão à palmatória. Lá no fundo e agora que vejo o "gumes", era de facto isso que queria dizer mas escrevi gomos completamente na descontra sem isso sequer me passar pela cabeça, talvez por ser o que estava mais à mão...
Agora podes voltar a contar os anos até me apanhares a próxima meu malandro! eheheh

LisbonJet, foi quase um desabafo. O B738 é um maquinão excelente, eu é que sou all-airbus e obviamente quanto mais Airbus, melhor. Contudo entendo que nem todos possam ser bonitos como o A32F mas tenham outros aspectos positivos.. ahahahah

Abc

Master_Dn
31-05-10, 16:21
Quando é que vai ser realizada a conferencia de imprensa no Porto para possivelmente anunciar as novas rotas da Ryanair do Porto, tais como Memmingen, Berlim, Bremen, Maastricht, Nantes, Paris Vatry e Marrakesh ? É bom ver a Ryanair a crescer no Porto, mas é pena ser quase exclusivamente em torno dos emigrantes. Seria saudável uma ligação a Palma para competir com a Airberlin e uma ligação ao Funchal para competir com a Transavia.

E para quando o anuncio de Plovdiv ?

É pena ver a Ryanair a sair de Budapeste e de Praga... são destinos com grande procura certamente. Não me surpreendia se este movimento estivesse relacionado com a abertura de uma base em Bratislava por exemplo... faz falta uma base Ryanair na Europa de "Leste"

Jopeg
01-06-10, 08:35
Caros,

Já que se fala de Ryanair, aqui vão uns "belos números":
In BPI Online:

Ryanair apresenta lucros e distribui primeiro dividendo da sua história

01/06/2010

A maior transportadora aérea de baixo custo da Europa prepara-se para pagar o seu primeiro dividendo de sempre, depois de ter apresentado lucros anuais suportados pela queda dos custos com combustível.

O resultado líquido da Ryanair, nos 12 meses que terminaram a 31 de Março, foi de 305 milhões de euros. Um valor que compara com um prejuízo de 169 milhões de euros no mesmo período do ano passado, segundo anuncia a firma em comunicado citado pela Bloomberg.

A transportadora anunciou que tenciona pagar um dividendo extraordinário de 500 milhões de euros em Outubro, naquele que é o primeiro pagamento que faz a investidores desde o IPO em 1997, depois de ter decido não aumentar a sua frota de aviões.

“É um dividendo não recorrente”, disse o Chief Financial Officer Howard Millar à Bloomberg. “Não nos parece que venhamos a comprar aviões num futuro próximo, por isso é apropriado distribuir dinheiro pelos investidores”

350m€ de lucro em 2009 são números de fazer inveja a qualquer grande companhia europeia, incluindo a LH.

Um abraço,

Jopeg

P.OAE
01-06-10, 13:26
Gaspacho Y Migas

Sabes algo da festa amanhã da Ryanair? Isto é, será que vão ser anunciadas novas rotas....ou será que é só mesmo para uma pessoa se divertir? :upshy:

Gaspacho Y Migas
03-06-10, 21:27
Gaspacho Y Migas

Sabes algo da festa amanhã da Ryanair? Isto é, será que vão ser anunciadas novas rotas....ou será que é só mesmo para uma pessoa se divertir? :upshy:

Desculpa mas tenho andado por fora e so hoje abri o Forum mas pelo que sei é apenas uma festa da base de OPO.
Os "pobres diabos" não percebem que são os escravos do seculo XXI, não percebem que ganham mal e depois fazem coisas destas...reservam discotecas/bares para as suas proprias festas.

Gaspacho y Migas

Gaspacho Y Migas
09-06-10, 18:56
Aviação
Companhias de aviação low-cost roubam quota de mercado à TAP
A investida das low-cost em Portugal está a dar frutos. Nos primeiros três meses do ano, a quota de mercado da Ryanair e da Easyjet aumentou em todos os principais aeroportos do país, noticiou hoje o Público.

Jornal de Negócios Online
negocios@negocios.pt

A investida das low-cost em Portugal está a dar frutos. Nos primeiros três meses do ano, a quota de mercado da Ryanair e da Easyjet aumentou em todos os principais aeroportos do país, noticiou hoje o Público.

Esta subida teve um impacto directo sobre a TAP, cujo peso em termos de voos e de passageiros diminuiu, especialmente no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Em Faro, a transportadora aérea domina apenas seis por cento do tráfego.

O boletim estatístico do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), relativo ao primeiro trimestre de 2010, revela que a quota de mercado da TAP em termos de número de voos desceu nove por cento face a igual período do ano passado. A quebra foi sentida no Porto (seis por cento) e no Aeroporto da Portela, em Lisboa (três por cento).

Estas noticias são interessantes e muito motivadoras para todos nós, embora já estejam desactualizadas, pois no Porto e em FAro a Ryanair já é a companhia lider. Se a isto adicionarmos o facto extraordinário de que no Porto a Ryanair tem apenas 19% dos movimentos, contra os 46% da TAP, verificamos que não só temos a liderança como tambem temos uma extraordinaria competitividade pois a TAP com 2,5 vezes mais voos consegue ter menos passageiros do que a Ryanair.
Aqueles que diziam que a entrada da Ryanair não afectava a TAP porque os passageiros da TAP eram de outro tipo, têm aqui a resposta para o seu desconhecimento e pedantice. Eu escrevi à muito que isto ia acontecer, era obvio, aconteceu noutros países e iria acontecer em Portugal, pena é que alguns por aqui confundam a realidade com os seus desejos inconsequentes.

Pensem no que irá acontecer em LIS e na inacreditável estratégia de terem abandonado muitas rotas e horários para a Europa. Existem erros que se pagam caro e nem se pode dizer que fosse surpresa à cerca de dois anos que em LIS a Ryanair disse o que se iria passar e o que se vai passar mas a soberba dos gestores da TAP não lhes permitiu ver o obvio nem combatê-lo (como foi feito e esta a ser feito na outra ponta da Europa).

Gaspacho y Migas

Gaspacho Y Migas
14-06-10, 08:17
Ryanair com aumento de 138 % em Faro
Em Maio a Ryanair registou 130 mil passageiros em Faro, 138 % acima de Maio de 2009 e 23 % do total de passageiros no aeroporto, no segundo mês consecutivo em que ultrapassou a EasyJet em Faro.
Como é seu hábito, a companhia lançou uma oferta especial de comemoração, com lugares a 10 euros para viagens no fim de Junho e em todo o mês de Julho. Reservas até à meia-noite de 14 de Junho, segunda-feira, em www.ryanair.pt.
N.A.

in Turisver

14/06/2010

De referir que a base abriu à....dois meses. É o que se chama "Chegar, não parar para Ver e Vencer".

Gaspacho y Migas

Rafinha130
14-06-10, 11:05

Memmingen (Munich West)
Berlim
Bremen
Maastricht
Nantes
Paris Vatry Airport
Marrakesh

Há mais?

Parece que é oficial...

Bem, acertei em 4 das 7, afinal é Bologna, o regresso de Valencia e tal como tinha suspeitado El Prat.

BCN, BLQ, BRE, MST, RAK, MME E VLC.

Fabulástico.

http://www.lowcostportugal.net/aerop...nuais/2010/06/

Gaspacho Y Migas
10-07-10, 14:19
Um em cada quatro passageiros de Faro
voou em Junho na Ryanair Presstur 09-07-2010 (15h35)

Um em cada quatro passageiros que chegou ou partiu do Aeroporto de Faro no mês de Junho era da Ryanair, que neste mês consolida a liderança, tanto pelo seu crescimento, que supera os cem mil passageiros, como pela queda da concorrência mais directa, designadamente da easyJet, que era a anterior líder e que volta a baixar.
O balanço de tráfego do Aeroporto de Faro relativo a Junho e ao primeiro semestre a que o PressTUR teve acesso, mostra que a Ryanair atingiu no mês a quota de mercado de 25,1%, mais 5,1 pontos que a easyJet, e que nos seis meses tem 23,1%, mais 1,2 pontos que a concorrente mais directa.
Em Junho de 2009, a easyJet tinha 23,5% do mercado e a Ryanair, 8,3%, e no conjunto do primeiro semestre do ano passado, a easyJet tinha 22,4% e a Ryanair, 10,3%.
O crescimento da Ryanair, que em número de passageiros embarcados e desembarcados foi de 183,8% ou cerca de 102 mil em Junho, para 158.166, e de 92,6% ou cerca de 235 mil no semestre, para 488,218, está associado à instalação pela low cost de uma base em Faro, a partir de 25 de Março com a qual aumentou exponencialmente a oferta de voos.
[U]Em Junho a low cost fez 1.086 voos de e para Faro, mais 215,7% que há um ano, e no conjunto do semestre soma 3.557 voos, mais 109,5%.
A easyJet, pelo contrário, reduziu a oferta de voos, tendo cortado 8,2% em Junho, para 896, e 7,5% no conjunto [/U

Ola Boa Tarde

om isto percebe-se melhor os meus post do início do ano em que dizia que não existe verdadeira concorrência em Portugal para a Ryanair, todas as outras se limitam a discutir segundos lugares.

Percebe-se tambem quando digo que a EasyJet perdeu a batalha com a Ryanair, o que se passa em Portugal é apenas o replicar do que se passa na Europa (não me surpreenderia que a EasyJet fechasse portas, principalmente devido aos prejuizos acumulados e guerras entre accionistas).

Em Portugal a ANA (bem gerida e composta de excelentes profissionais desde a administração até ao oficial de placa) tambem sabe ler numeros e tambem sabe o que mais lhe convem, pelo que acredito que Lisboa é cada vez mais azul e amarela e cada vez menos laranja (relembrem-se as palavras de Michael Cawley sobre o assunto), pela hotelaria a opção tambem já foi feita.

A TAP mais uma vez errou, já é habitual, primeirou desdenhou, no caso do Porto e agora que vê o crescimento exponencial da Ryanair (para mais com o ridiculo da rota OPO-FAO sempre cheia e que já é bi-diária, não me surpreendendo que passe num futuro a três ligações, que NUNCA foi aproveitada pela TAP, prestando com isso um mau serviço a Portugal e aos portugueses) tenta lutar contra o obvio mas já é tarde, não tiveram o sentido do timing.

Já me começa a cheirar bem já me cheira a.....

Gaspacho Y Migas

rikimaga
10-07-10, 16:08
ahahah
E para quando o anúncio oficial?

182899
10-07-10, 22:24
...até ao oficial de placa) ...Gaspacho Y Migas

O Oficial de Placa é da GF, Portway ou TAP, não da ANA

Gaspacho Y Migas
11-07-10, 12:25

Olá 182899

Tens toda a razão, o termo que deveria utilizar seria marshaller e em portugues penso que seja Oficial de Operações Aeroportuarias (suponho ser este o nome). Depois de ter escrito verifiquei que estava mal mas pensei: "talvez passe", não contei foi contigo, "velho dos Marretas", que não deixa passar nada.

Grande abraço
Gaspacho y Migas

lasVEGAS
11-07-10, 22:57
boa noite,

..portanto ou a Ezy avança ou a Ryanair rouba o ouro..está para breve, quase que se sente...

Cumpts,

lasVEGAS

brunodias
11-07-10, 23:08
a ryanair parece a meu ver diferente da easyjet, ambas são low cost, mas a ryanair é mais agressiva no seu modo de agir. e com isso parece-me que tem ganho pontos não só a easyjet e as outras low cost como ai a 90% das companhias europeias, alias talvez só mesmo a lufthansa esteja mesmo em condições de ir lutando

mas claro que isto é no meu ver, posso estar redondamente enganado

mr tripe
26-07-10, 10:49
Bom dia a todos...
como devem reparar sou novo aqui no forum, já vos sigo há algum tempo mas nunca me registei,
ontem, depois de mais um voo na Ryanair senti que tive de o fazer para relatar o que aconteceu ontem...

cheguei ontem de girona, no voo FR 9373, confesso que não reparei na matricula do avião, mas era comemorativo de uma cidade...
tenho-vos a dizer que o voo foi muito estranho... começou com a subida em que o aviao ia demasiado lento, cheguei a pensar que ia entrar em stall!! vibração por todos os lados (penso que por ir tão devagar) passados de 10 minutos a subir la aumentou a velocidade, nunca tal me aconteceu...
depois as vibrações a bordo eram mais do que muitas... um barulho estranho de vibração a baixa frequência, não era vibração de turbulência, parecia algo vindo da turbina mesmo...

não sei se foi "culpa" do piloto, se foi das condições aéreas (outros aviões no mesmo espaço aéreo etc)
mas nunca mais me vou esquecer do nome do piloto, chamava-se william...

foi de facto um voo muitooo estranho, alguém sabe se aconteceu algo fora do normal?

desculpem se cometi alguma gafe, mas não sei linguagem técnica...
abraços a todos e parabéns pelo excelente forum

betoair
26-07-10, 13:27
Já agora qual foi o seu voo de regresso?o dia?

Spak
26-07-10, 14:04
Ele disse-o, ontem.

Voo FR9373, que segundo o site da ANA chegou ao Porto às 10h44.

ClearedForTakeOff
26-07-10, 16:41

Entre estes 2, a diferença é... ténue...

mr tripe
26-07-10, 17:53
Ele disse-o, ontem.

Voo FR9373, que segundo o site da ANA chegou ao Porto às 10h44.

foi exactamente esse o voo

EDIT: e agora estou em condiçoes de dizer que o aviao que fez o voo foi o EI-DPW comemorativo da cidade de lleida

betoair
29-07-10, 12:11
Sorry, perguntei mal, quando é que fez o OPO GRO ??? é que eu fiz um desses voos lol não a muito tempo ;) era só para saber se estava abordo ou nao.

mr tripe
29-07-10, 14:12
Sorry, perguntei mal, quando é que fez o OPO GRO ??? é que eu fiz um desses voos lol não a muito tempo ;) era só para saber se estava abordo ou nao.

21/07 no voo FR 9374 voo muito tranquilo devo dizer...

entretanto estive a verificar as velocidades na subida e do voo FR 9373 de GRO para OPO andou entre os 180 e os 220 nós no inicio da subida...

a subida para o voo de OPO para GRO fez-se a 280 nós...

betoair
29-07-10, 16:17
21/07 no voo FR 9374 voo muito tranquilo devo dizer...

entretanto estive a verificar as velocidades na subida e do voo FR 9373 de GRO para OPO andou entre os 180 e os 220 nós no inicio da subida...

a subida para o voo de OPO para GRO fez-se a 280 nós...

Por acaso fazia parte da tripulação ;) era eu que fazia os PA'S em portugues . . . assim meio inventado a pressão lolol

mr tripe
30-07-10, 09:56
Por acaso fazia parte da tripulação ;) era eu que fazia os PA'S em portugues . . . assim meio inventado a pressão lolol

realmente a tripulação era quase tudo homens, penso que apenas havia uma rapariga =)
opa voces a falarem portugues é que nao se percebia quase nada...falam muito rapido lol

lembro-me de um rapaz meio careca porque já nao é a primeira vez que viajo e ele está na tripulaçao... =D de resto nao estou a ver os outros...

kuryus
30-07-10, 10:06
mr tripe, só por curiosidade,

se estavas no voo e não estavas no cockpit, como conseguiste saber as velocidades de "climb" do voo?

cumprimentos

ClearedForTakeOff
30-07-10, 10:23
mr tripe, só por curiosidade,

se estavas no voo e não estavas no cockpit, como conseguiste saber as velocidades de "climb" do voo?

cumprimentos

Creio que ele falava de groundspeeds em subida, e não de climb rates.
Seria com o GPS no tlm?

mr tripe
30-07-10, 10:32
atraves do http://www.localizatodo.com

carrega onde diz, rota realizada e introduz o numero de voo... depois aparece uma barra em baixo com o tempo de voo e na rota vai dizendo a velocidade ;)

peço desculpa se cometi alguma idiotice.. mas foi a unica maneira que encontrei de o referir

mas sao essas velocidades normais?

cumprimentos :)

betoair
30-07-10, 12:39
realmente a tripulação era quase tudo homens, penso que apenas havia uma rapariga =)
opa voces a falarem portugues é que nao se percebia quase nada...falam muito rapido lol

lembro-me de um rapaz meio careca porque já nao é a primeira vez que viajo e ele está na tripulaçao... =D de resto nao estou a ver os outros...

Eu nao era o careca, esse colega esta a - tempo que eu na companhia, eu voei como n3 e tava nas saidas de emergencia sob as asas, e eramos 3 rapazes e uma rapariga, uma tripulaçao 5*****, o nr1 era espanhol. ( nao sei se foste tu, mas houve um grupo de portugueses que perguntou me se o nr1 era espanhol ou portugues ) dia 20 la vou eu outra vez para OPO . . . . lol

pina
30-07-10, 13:11
Até acho 180 muito para ser sincero, estava a espera de um valor nos 150.... e já tou a descontar ventos e isso tudo.

mr tripe
30-07-10, 20:41
Eu nao era o careca, esse colega esta a - tempo que eu na companhia, eu voei como n3 e tava nas saidas de emergencia sob as asas, e eramos 3 rapazes e uma rapariga, uma tripulaçao 5*****, o nr1 era espanhol. ( nao sei se foste tu, mas houve um grupo de portugueses que perguntou me se o nr1 era espanhol ou portugues ) dia 20 la vou eu outra vez para OPO . . . . lol

nops, nao fui eu...
estiveste ao meu lado nas indicaçoes das saidas de emergencia entao =D
eu estava no lugar 12 A/B e ja estou a ver quem es...e acho que ja viajei contigo em mais alturas.. ou para Dublin ou Florença (1 ou 2 anos atras) penso eu, ou nos voos de regresso desses dois destinos =P sim, a tripulaçao era 5* sem duvidas...

Até acho 180 muito para ser sincero, estava a espera de um valor nos 150.... e já tou a descontar ventos e isso tudo.

pois mas acredita que achei que ia muito lento...ou seria peso a mais, nao sei, ate porque no aeroporto de GRO nem sequer olharam para as malas...

icetuga
31-07-10, 08:38
Em Girona devido a terreno (MSA cerca 9700 ft) a SID implica subir em frente 14 NM e depois volta de 90º pela direita (RWY20).
Provavelmente os pilotos optaram por subir com velocidade mínima de avião limpo para obter maior gradiente possível com o objectivo de um possível shortcut acima da MSA.
No Porto,
como Portugal tem sem duvida nenhuma é o melhor ATC do sul da Europa, muitas vezes somos autorizados a high speed climb, dai anularmos a restrição de 250 Kts abaixo dos 10000ft e subirmos na Econ Speed que com o CI que usamos (30) dá uma velocidade de cerca de 273 Kts inicialmente.

melhores cumprimentos

betoair
31-07-10, 13:50
nops, nao fui eu...
estiveste ao meu lado nas indicaçoes das saidas de emergencia entao =D
eu estava no lugar 12 A/B e ja estou a ver quem es...e acho que ja viajei contigo em mais alturas.. ou para Dublin ou Florença (1 ou 2 anos atras) penso eu, ou nos voos de regresso desses dois destinos =P sim, a tripulaçao era 5* sem duvidas...

pois mas acredita que achei que ia muito lento...ou seria peso a mais, nao sei, ate porque no aeroporto de GRO nem sequer olharam para as malas...

Eu tou na companhia a 3 meses ;)

mr tripe
31-07-10, 13:59
Em Girona devido a terreno (MSA cerca 9700 ft) a SID implica subir em frente 14 NM e depois volta de 90º pela direita (RWY20).
Provavelmente os pilotos optaram por subir com velocidade mínima de avião limpo para obter maior gradiente possível com o objectivo de um possível shortcut acima da MSA.
No Porto,
como Portugal tem sem duvida nenhuma é o melhor ATC do sul da Europa, muitas vezes somos autorizados a high speed climb, dai anularmos a restrição de 250 Kts abaixo dos 10000ft e subirmos na Econ Speed que com o CI que usamos (30) dá uma velocidade de cerca de 273 Kts inicialmente.

melhores cumprimentos

obrigado pela explicação =)

Eu tou na companhia a 3 meses ;)

hummm entao estou a confundir :)

Cdte
08-08-10, 14:16
Alguem tem conhecimento de alterações que possam estar em curso na rota Porto-Tours? Deixou de haver voos disponiveis a partir de set.

CS-TOP
08-08-10, 18:53
Deixem lá as conspirações de parte, este homem (MOL) é brilhante meus amigos! É como ele que deviam existir mais cá em portugal. Gosto desta gente que todos os dias tem uma ideia nova a fervilhar na cabeça, que não pára, que gosta de ser o melhor e não tem problemas em dizer que o é!

É gordo e paga mais sim senhor, quer voar? Não quer, as outras companhias acolhem de boa vontade!
A RYR é a transportadora como há muito não se via, faz o seu trabalho, cobra pouco, atrai clientela e lixa a vida aos outros! Quem está descontente sai e vai para outra!

Por acaso também acho graça aos que acham discriminatório um individuo com 200kgs pagar o dobro do que vocês pagam. O interessante é que vão achar ainda pior quando levarem com as banhas dele em cima da cintura! Sim porque ele vai comer metade do vosso assento! Será que aí não acham justo que ele fosse obrigado a comprar os dois lugares e vocês se pudessem sentar noutro banco com a comodidade pela qual pagaram?
É uma faca de dois gumes meus caros.

Abc

Caro Guga eu também gosto do tipo de pessoas que não param e que têm sempre uma ideia nova, mas gosto mais quando fazem coisas para melhorar a vida de outras, e não as ideias deste senhor que só pensam nos lucros e muitas vezes sem sequer pensar na comunidade dos seus passageiros falo por exemplo nessa ideia de viajar em pé mas enfim, e já agora acho uma falta de respeito esse cometário das banhas já que são pessoas que merecem o mesmo respeito que qualquer outra! mas enfim isto depende da sensibilidade de cada individuo.

Comprimentos

Guga
08-08-10, 20:10
Caro CS-TOP, o comentário das banhas reconheço que tenha sido infeliz pois pode afectar alguém. Mas na altura foi a melhor palavra que arranjei para fazer passar a ideia. Se arranjar outra que consiga exprimir tão bem a ideia como essa, aceito e agradeço de bom grado.
Quanto à comodidade dos passageiros, quem pagar para voar de pé, voa de pé, quem pagar para voar sentado, voa sentado! Não tem nada que saber. Se o MOL só pensa nos lucros? Sim, só pensa nos lucros, mas o que é facto é que ou somos masoquistas, ou estamos tesos, porque a RYR não para de crescer (e não é dinheiro do petróleo).
Elementar meu caro, isso das coisas bonitas e dos talheres de prata já vai longe...

Abc

betoair
09-08-10, 10:53
Caro CS-TOP, o comentário das banhas reconheço que tenha sido infeliz pois pode afectar alguém. Mas na altura foi a melhor palavra que arranjei para fazer passar a ideia. Se arranjar outra que consiga exprimir tão bem a ideia como essa, aceito e agradeço de bom grado.
Quanto à comodidade dos passageiros, quem pagar para voar de pé, voa de pé, quem pagar para voar sentado, voa sentado! Não tem nada que saber. Se o MOL só pensa nos lucros? Sim, só pensa nos lucros, mas o que é facto é que ou somos masoquistas, ou estamos tesos, porque a RYR não para de crescer (e não é dinheiro do petróleo).
Elementar meu caro, isso das coisas bonitas e dos talheres de prata já vai longe...

Abc

Temos a palavra obesa ;)

Guga
09-08-10, 12:40
OK, passa nesse caso a "Quando levar com a obesidade dele em cima...".

lol

Cdte
09-08-10, 20:54
Alguem tem conhecimento de alterações que possam estar em curso na rota Porto-Tours? Deixou de haver voos disponiveis a partir de set.

A Ryanair decidiu suspender as reservas de/para o aeroporto de TOURS a partir de 1 Set, por não ter recebido a tempo e horas uma subvenção de cerca de 400mil eur, devida pela região de turismo do centro, França.

É uma medida de retaliação, no mínimo absurda e incorrecta perante os clientes...

Guga
09-08-10, 21:00
Pois, mas é assim que se ganha dinheiro. Se a RYR foi atraída e depois lhe tiraram o pão da boca, chateou-se e com razão. Para enganados já bastam os portugueses, a nós nem uma coisa tão grande como a RYR poderia fazer concorrência nesse campo.

De notar que quem pagou para voar, vai voar. É simplesmente uma rota que fecha tal como a TAP podia fazer com qualquer uma. Onde é que isso é absurdo ou incorrecto perante um cliente? Então e quando a TAP fechou LIS-CDG?

Abc

Cdte
09-08-10, 22:05
Pois, mas é assim que se ganha dinheiro. Se a RYR foi atraída e depois lhe tiraram o pão da boca, chateou-se e com razão. Para enganados já bastam os portugueses, a nós nem uma coisa tão grande como a RYR poderia fazer concorrência nesse campo.

De notar que quem pagou para voar, vai voar. É simplesmente uma rota que fecha tal como a TAP podia fazer com qualquer uma. Onde é que isso é absurdo ou incorrecto perante um cliente? Então e quando a TAP fechou LIS-CDG?

Abc

Quem pagou vai voar? Explique-me então em que condições irá a Ryanair pôr a voar um avião para meia duzia de pax que tenham adquirido bilhetes para Outubro por exemplo? Tendo em conta que esta rota tem tido uma boa taxa de ocupação, e que havia lugares vendidas até pelo menos Dezembro

E não vamos comparar a TAP. Coisas completamente distintas.

Absurdo e incorrecto fazer birra, havendo clientes com voos pagos.

CS-TOP
09-08-10, 22:12
OK, passa nesse caso a "Quando levar com a obesidade dele em cima...".

lol

dele quem? não pode ser uma ela?

Guga
10-08-10, 00:00
Dele, o passageiro. Quando os e as se misturam, prevalecem sempre os "os".

Abc

Gaspacho Y Migas
16-08-10, 20:09
Boa Noite

Voltando a uma polemica aqui do Forum sobre se a Ryanair trouxe ou não turistas ao Algarve, aqui estão os primeiros numeros

Ryanair faz aeroporto de Faro crescer 12,2%
Até à easyJet foi ganhar quota de mercado
Presstur 16-08-2010 (11h07)

A Ryanair praticamente triplicou em Julho o número de passageiros transportados de e para Faro, com um aumento em 134 mil que levou o aeroporto a superar inclusivamente Julho de 2008 e que lhe permitiu ganhar quota de mercado à maioria das principais companhias, entre as quais a easyJet, que há um ano era a líder.
Os dados de tráfego de e para Faro a que o PressTUR teve acesso indicam que o aeroporto teve em Julho 774.416 passageiros de voos comerciais, mais 12,2% ou mais 84,2 mil que há um ano e mais 5,5% ou mais cerca de 40,5 mil que em Julho de 2008, pré-crise económico-financeira mundial.
Para este crescimento foi decisiva a expansão da Ryanair, que teve um aumento de 194,9%, para 202.999 passageiros, o que equivale a 26,2% do total do Aeroporto, mais 16,23 pontos que há um ano.
Desta forma, a Ryanair não só retirou a liderança à easyJet, que há um ano tinha 22,2% do Aeroporto de Faro, como lhe baixou a quota de mercado em 2,11 pontos, para 20,1%, já que o seu crescimento foi de apenas 1,8% ou cerca de 2,8 mil passageiros, para 156.029.
Além da easyJet, também perderam quota de mercado as outras oito companhias que integram o Top10 em Faro, à excepção da Jet2.com que, com um crescimento em 25,8%, para 32.546 passageiros, representou 4,2% do total do Aeroporto, mais 0,45 pontos que há um ano.
A companhia que mais perdeu quota de mercado foi a irlandesa Aer Lingus, que baixou de 7,2% para 4,1%, com uma queda dos passageiros de e para Faro em 36,4%, para 31.550, seguiu-se a easyJet, e depois da Thomsonfly (de 6,1% para 4,1%, com queda do número de passageiros em 24,4%, para 31.718) e Transavia (de 8,5% para 6,7%, com –11,4% passageiros, para 52.102).
A seguir vieram as quedas da Thomas Cook UK (de 3,8% para 2,5%, com –26,1% passageiros, para 19.366), Hapag-Lloyd Express (de 3,6% para 2,4%, com –24,2% passageiros, para 19.040) e Monarch (de 9,6% para 8,5%, com –0,1% passageiros, para 66.112).
A Monarch foi ainda assim a terceira maior companhia em Faro, depois da Ryanair e da easyJet, e à frente de Transavia, Jet2.com, Thomsonfly, Aer Lingus, Air Berlin, Thomas Cook UK e Hapag-Lloyd.
Os números do Aeroporto de Faro mostram, por outro lado, que o tráfego em companhias low cost representou 75,7% do total de passageiros no mês de Julho, face a 66% há um ano, com um crescimento de 28,6% ou cerca de 130 mil, para 585.998, que veio por inteiro da Ryanair (mais 134 mil), que “roubou” passageiros às outras, low cost, “tradicionais” e charters.
Ao todo as low cost fizeram em Julho 3.845 voos de e para Faro, mais 30,7% que há um ano, e a Ryanair por si só aumentou a operação em 216,3%, para 1.297. As companhias chamadas “tradicionais” tiveram em Julho uma queda do número de passageiros em 8%, para 52,6 mil, apesar de um aumento do número de voos em 3,3%, para 503.
Em número de passageiros, as quedas mais fortes deste segmento foram as da TAP (-16,3%, para 18.656), British Airways (-8,8%, para 13.613) e Brussels (-7,2%, para 7.688).
O segmento que mais cai, porém, é o dos voos charter, que em Julho ficou em 135.147 passageiros, menos 12,9% que há um ano, com um decréscimo de 9,5% em número de voos, para 869.
A queda dos charters é uma tendência que se tem acentuado em paralelo com o crescimento dos voos low cost.
Em 2006 os charters transportaram em Julho 257.048 passageiros em 1.602 voos de e para Faro, já com quedas de 5,6% e 5,3%, respectivamente, em relação a 2005, em 2007 o número de passageiros baixou para 248.997 apesar de um aumento do número de voos para 1.721, em 2008 foram 210.565 passageiros em 1.484 voos e no ano passado tinham sido 155.330 passageiros em 960 voos.
O movimento charter baixou assim, de Julho de 2006 para Julho deste ano, em 90,2% em número de passageiros e em 84,3% em número de voos.

Sobre aquilo que a Ryanair faz pelos portugueses e por Portugal e que outros não se dignaram a fazer ou não souberam fazer.

Porto – Faro é a rota no aeroporto algarvio
que mais “acrescenta” passageiros
Presstur 16-08-2010 (10h56)

O mercado interno (outros aeroportos portugueses) é o que tem o maior aumento em valor absoluto em Faro nos sete meses deste ano de Janeiro a Julho, com mais 38,4 mil passageiros ou +34%, para 151.359, pela introdução dos voos do Porto (52.301 passageiros), enquanto nas ligações com Lisboa há um decréscimo em 14,2% ou cerca de 15,6 mil, para 94.443.
Depois vêm os crescimentos nas ligações com França (mais 28 mil ou +117,6%, para 51.917), Alemanha (mais 16,7 mil ou +5,6%, para 316.105), Dinamarca (mais 15 mil ou +62,2%, para 39.075), Itália (mais cerca de 15 mil ou +453,8%, para 18.269), Suécia (mais 14,4 mil ou +82%, para 31.936), Noruega (+13,9 mil ou +93,6%, para 28.718), Holanda (mais 13,7 mil ou +6,3%, para 231.633), Suíça (mais 6,4 mil ou +190,2%, para 9.832) e Espanha (mais 2,5 mil ou +2,9%, para 88.729).
Com o crescimento em Julho, nos sete meses desde o início de 2010, além do Reino Unido apenas têm quedas significativas a Irlanda (-4,2% ou menos cerca de 11,2 mil, para 254.973), Bélgica (-4,6% ou menos 3,3 mil, para 69.500), Finlândia (-16,5% ou menos cerca de três mil, para 15.252) e Áustria (-65,6% ou menos cerca de 1,5 mil, para 779).
Entre as rotas que já operavam no ano passado, as que mais crescem são Liverpool (mais 25,1 mil ou +34,4%, para 98.112), Bristol (mais 24,3 mil ou +39,5%, para 85.925), Eindhoven (mais 17,1 mil ou +85,4%, para 37.201), Leeds (mais 17,1 mil ou +39,9%, para 60.052) e Londres – Stansted (mais 17 mil ou +12,7%, para 150.824).
Com aumentos superiores a dez mil passageiros contam-se ainda Belfast (mais 15,9 mil ou +26,9%, para 75.110), Glasgow – Prestwick (mais 15,6 mil ou +84,9%, para 33.911) e Birmingham (mais 12,3 mil ou +16,3%, para 87.502).
Além destes crescimentos, contribuíram positivamente a introdução das rotas de Knock (15.030 passageiros) e Maastricht (14.291).
Em sentido contrário evoluíram os voos de e para Londres – Gatwick, que apesar de uma queda em 19,1% ou 78,2 mil se mantém a primeira rota em Faro, com 331.372 passageiros.
As outras quedas mais fortes são as das ligações com East Midlands (menos quase 22 mil passageiros ou –23,3%, para 72.234), Lisboa (menos 15,6 mil ou –14,2%, para 94.443), Manchester (menos 10,4 mil ou –8,1%, para 118.461), Londres – Luton (menos 7,7 mil ou –7,8%, para 90.610), Dusseldorf (menos cerca de 6,6 mil ou –15,7%, para 35.349) e Palma de Maiorca (menos 6,6 mil ou –15,7%, para 35.349).

Que se medite sobre se a Ryanair trouxe ao não vitalidade economica, que se medite sobre se a Ryanair é importante nos aeroportos Portugueses, que se medite na quantidade de dinheiro que deixa nos cofres da ANA e por consequencia de Portugal (os passageiros pagam taxas, a Ryanair paga taxas e serviços de handling, que por sua vez pagam á ANA). Que se medite se existe alguma companhia que pode substituir, no presente, a Ryanair e a sua vitalidade e depois se conclua porque é que as Regiões e os Aeroportos competem entre si para ter a Ryanair a voar para lá.

Gaspacho y Migas

Guga
16-08-10, 21:23
Competem, Porto e Faro, porque pelo menos em LIS, acho que é a RYR que sonha entrar.

Abc

Guga
17-08-10, 13:55
Concordo que a TAP vá ser assassinada nesse mercado, agora que a Lufthansa vai ter de "lutar" com a RYR, acho um bocado descabido.
A RYR tem um tipo de serviço e a DLH tem outro, há-de existir sempre gente que prefira a DLH e gente que por questões económicas vai preferir a RYR até em voos transatlânticos.
São companhias incomparáveis, qualquer uma delas no TOP 3 da sua "classe" mas nunca vai haver um choque entre as duas, porque num voo de 15 horas, por mais que as questões económicas sejam importantes, vai sempre haver quem não se queira sujeitar a um low cost tão low cost e se sujeite a uma Lufthansa mais cara um pouco.

Abc

(O post do GYM a que supostamente, este responderia, desapareceu)

Spak
17-08-10, 15:41
Guga deve ter havido algum problema pois entre a meia noite e as 14 horas não há posts.

Guga
17-08-10, 16:40
Eu sei. Já apareceu o post do GYM entre estes meus últimos dois e já apareceu depois deles, agora neste momento simplesmente não está a aparecer.

Abc

Luis Rosa
17-08-10, 20:39
Também vi o post do Gaspacho que agora não aparece, deve ter havido algum problema de servidor ou coisa do género.

Luis

Gaspacho Y Migas
17-08-10, 21:44
Boa Noite

O que o meu post "desaparecido" continha era mais ou menos isto:

Latam será a 3ª empresa mundial em valor de mercadoQuando formada (a previsão é de nove meses), a Latam, fruto da união da Tam com a Lan, será a terceira maior empresa do mundo em valor de mercado: US$ 10,6 bilhões, segundo estudo da Bloomberg. A número um é a Air China, com US$ 19,2 bilhões, seguida da Singapore Airlines, com valor de mercado de US$ 13,7 bilhões. Latam, Singapore e Air China são as únicas três com valor maior que US$ 10 bilhões.

Completam o ranking a Delta/Northwest (US$ 9,4 bi), United/Continental (US$ 7,5 bi), Ryanair (US$ 7,4 bi), Lufthansa/Swiss (US$ 7,4 bi), British/Iberia (US$ 7,2 bi), Qantas (US$ 5,1 bi), Air France/KLM (US$ 4,5 bi), Gol (US$ 3,8 bi) e Copa (US$ 2,3 bi).

Na Europa a Ryanair é já em valor a maior companhia Europeia (estados de alma nada podem contra o poder dos numeros) e por isto eu digo desde há algum tempo que a grande batalha será entre a Lufthansa e a Ryanair, já que todas as outras foram derrotadas (repare-se que a grande rival da Ryanair até à dois anos, a Easyjet, nem sequer aparece nestas contas).
A confirmar-se o interesse da Ryanair numa companhia de aviação brasileira (dizem que a coisa se faz depois de terminarem os constrangimentos legais no Brasil) e a afirmação de que até 2015 a Ryanair fará voos transatlanticos (a Ryanair ou companhia associada), será de prever que o Brasil será um alvo a atacar em termos de voos Europa-Brasil. Não estou a ver a Ryanair dominar na Europa, querer dominar na America do Sul e depois deixar a ligação entre estes dois mercados nas mãos de terceiros.
A Lufthansa não vai poder ficar parada nem vai ficar a servir um Hub, Lisboa, excentrico em relação ao centro da Europa, pelo que será de prever tempos muito difíceis para uma TAP independente.

Gaspacho y Migas

P.S.- Com as novas rotas de Inverno Porto-Barcelona e Porto-Gatwick A postura da Ryanair é cada vez mais directa, é cada vez mais incisiva e cada vez mais dificil de aguentar, a tenaz está a apertar.

aeronabo
17-08-10, 23:15
Guga deve ter havido algum problema pois entre a meia noite e as 14 horas não há posts.

Por acaso, houve uma altura em que tentei acerder ao fórum e apareceu uma mensagem de erro e pedia para se contactar o webmaster.
Também eu antes tinha postado aqui uma notícia sobre o lançamento das novas rotas Faro-Gatwick e Porto-Gatwick que foi "comida"...:plain:

Guga
18-08-10, 15:03
Por acaso, houve uma altura em que tentei acerder ao fórum e apareceu uma mensagem de erro e pedia para se contactar o webmaster.
Também eu antes tinha postado aqui uma notícia sobre o lançamento das novas rotas Faro-Gatwick e Porto-Gatwick que foi "comida"...:plain:

Pois os papões do AP, eles andem aí lol

Gaspacho Y Migas
19-08-10, 15:48
Boa Tarde

“No Norte são os aviões que põem motas, bicicletas e “segways” a rolar”
Jornal de Negocios

O “boom” do turismo no Norte é audível para quem passeie nas ruas do Porto, e a causa anda na boca de todos os operadores turísticos: “são os voos ‘low-cost’”. As dezenas de aviões irlandeses da Ryanair que trazem a matéria-prima, leia-se turistas, têm feito florescer múltiplos negócios na Invicta.

“Se o Norte está tudo azul a Madeira está a entrar no vermelho”

Jornal de Negocios

Os primeiros seis meses do ano já tinham revelado a tendência e o Verão parece que só a irá reforçar. Se o Porto e o Norte do país crescem (na casa dos 10%) ininterruptamente há 12 meses, a Madeira ainda não recuperou o abalo sofrido, depois das cheias de Fevereiro passado

Ainda se lembram das duvidas acerca da criação de emprego e de riqueza que os "puristas" tinham acerca da Ryanair no Porto?? Adoro os numeros, contra eles não existem estados de alma, nem odios de estimação que resistam!! a verdade dos numeros é implacável e muito dura (para alguns).

Só mais uma dica ainda se lembram das comparações entre a Madeira e as Canárias feitas na apresentação da base de FAO e que tanta indignação causaram? vejam os numeros da Madeira e já agora vejam os numeros das Canárias, em Março já isto era expectavel. É por isso que é preciso ter cuidado nos cavalos em que se aposta.

Gaspacho y Migas

Spak
19-08-10, 17:05
Por acaso esta semana andei pelo centro do Porto a passear e notei que haviam muitos turistas, até os autocarros turísticos que andam pela cidade transportam mais gente do que é habitual ver.

Se é ou não com a 'ajuda' da RYR, eu não sei. Mas lá que se nota... nota.

Snippercat
19-08-10, 17:42
A existência de voos Low Cost, melhora o turismo onde quer que seja, porque a preços mais apelativos quem não viaja começa a viajar, e quem já viajava é capaz de viajar mais vezes porque poupa mais. A RYR é a "ultimate" low cost, é a Super low cost, que entra "a matar" onde quer que abra bases. Acho que a entrada da Ryanair na Madeira vinda de mercados como o Britânico, o Frances, o Alemão(os tradicionais emissores de turistas para a Madeira) seria uma boa noticia para o turismo madeirense pelos motivos já referidos. Obviamente que a Madeira não tem condições para uma base, e que o mercado doméstico já está distribuído e seria um pouco arriscado entrar numa das linhas Madeira-Continente, mas voos vindos dessas "europas" são sempre bem vindos! Quem sabe se o número de turistas madeirenses a conhecer a Europa não também não aumentaria?

Lembro-me que quando a base de Faro abriu, saiu no DN do Funchal uma noticia de que a Região estaria em negociações, mas que a Ryanair pedia demasiado em troca(lembro-me que um dos pontos mais discordantes era a certificação dos pilotos) será que negociações estagnaram ou estão devidamente encerradas? Se for preciso desembolsar uns bons milhões com isso, a longo prazo a Madeira sairia beneficiada e os lucros seriam bem superiores!

C212-100
19-08-10, 22:11
A existência de voos Low Cost, melhora o turismo onde quer que seja, porque a preços mais apelativos quem não viaja começa a viajar, e quem já viajava é capaz de viajar mais vezes porque poupa mais. A RYR é a "ultimate" low cost, é a Super low cost, que entra "a matar" onde quer que abra bases. Acho que a entrada da Ryanair na Madeira vinda de mercados como o Britânico, o Frances, o Alemão(os tradicionais emissores de turistas para a Madeira) seria uma boa noticia para o turismo madeirense pelos motivos já referidos. Obviamente que a Madeira não tem condições para uma base, e que o mercado doméstico já está distribuído e seria um pouco arriscado entrar numa das linhas Madeira-Continente, mas voos vindos dessas "europas" são sempre bem vindos! Quem sabe se o número de turistas madeirenses a conhecer a Europa não também não aumentaria?

Lembro-me que quando a base de Faro abriu, saiu no DN do Funchal uma noticia de que a Região estaria em negociações, mas que a Ryanair pedia demasiado em troca(lembro-me que um dos pontos mais discordantes era a certificação dos pilotos) será que negociações estagnaram ou estão devidamente encerradas? Se for preciso desembolsar uns bons milhões com isso, a longo prazo a Madeira sairia beneficiada e os lucros seriam bem superiores!

Para além de já estar perfeitamente definido faz anos que o perfil do turista "que interessa" hoje em dia. É de classe média-alta, tem acima dos 45/50 anos e um bom desafogo financeiro. E esse turista sabem como voa nas várias férias de cidade (ou de curta duração) que faz? Voa "low-cost". E sabem em que gasta o dinheiro que poupa na viagem? Em restauração e hotelaria de melhor qualidade. Há (e está identificado faz anos) uma clara tendência do turista com posses para desviar custos que no período pré-LCC iam para a viagem, directamente para melhor restauração e hotelaria. Ao contrário do que muitos consideravam, este turista não guarda o dinheiro que poupa na viagem, gasta-o a aproveitar melhor a região para onde vai.

Goste-se que não se goste (e isso não vem agora para o caso) as boas LCC trazem enormes (e quantificáveis) benefícios para as regiões que servem. Pelo menos no imediato.

Cumprimentos,

Gonçalo Dias

mds79
28-08-10, 15:55
Carissimos,
sou novo no forum, mas ja o sigo a alhum tempo. Adoro aviação e tenho varios amigos pilotos e Comisarios de bordo,

Infelizmente as vezes, so com Valium entro no avião, (estupidez mas enfim..) pois devido a uma "daqueles" take off no funchal ha uns anos fiquei assim,. adiante..
Vou a Paris em Stembrio pela RYANAIR, o que podem fornecer sobre a companhia, pilotos, standards etc,?
E tao seguro como TAP e cia?
ou é melhor trocar o bilhete? :)
Obrigado pela Ajuda!

cumps
Mds

diogogrosso
28-08-10, 17:08
Boa tarde!

No principio de outubro vou viajar na ryanair Porto-Bergamo e vou enviar uma mala para o porão do avião. Queria saber se posso fazer à mesma o check in online, ou tenho que fazer o check in no aeroporto para enviar a mala? Como nunca viajei na ryanair não sei, costumo sempre fazer o check in no balcão com outras companhias tap,vueling,emirates,air berlin. No site da ryanair diz que é obrigatorio fazer o check in online por isso é que estou a perguntar.

GNU
28-08-10, 18:36
Boa tarde!

No principio de outubro vou viajar na ryanair Porto-Bergamo e vou enviar uma mala para o porão do avião. Queria saber se posso fazer à mesma o check in online, ou tenho que fazer o check in no aeroporto para enviar a mala? Como nunca viajei na ryanair não sei, costumo sempre fazer o check in no balcão com outras companhias tap,vueling,emirates,air berlin. No site da ryanair diz que é obrigatorio fazer o check in online por isso é que estou a perguntar.

Faz o check-in online, que é obrigatório, e depois deixa a sua mala num sítio específico do Aeroporto.

Cumprimentos

GNU
28-08-10, 18:40
Carissimos,
sou novo no forum, mas ja o sigo a alhum tempo. Adoro aviação e tenho varios amigos pilotos e Comisarios de bordo,

Infelizmente as vezes, so com Valium entro no avião, (estupidez mas enfim..) pois devido a uma "daqueles" take off no funchal ha uns anos fiquei assim,. adiante..
Vou a Paris em Stembrio pela RYANAIR, o que podem fornecer sobre a companhia, pilotos, standards etc,?
E tao seguro como TAP e cia?
ou é melhor trocar o bilhete? :)
Obrigado pela Ajuda!

cumps
Mds

Voar na Ryanair, à parte do modelo económico, que todos sabemos ser diferente de uma companhia dita tradicional, é exactamente igual a voar numa qualquer outra companhia. Eu julgo que a Ryanair possui um safety record invejável. Eu iria tranquilo.

Cumpriemntos

mds79
28-08-10, 18:52
@GNU,

Obrigado! Tenho recebido essas msm informações. tinha duvida em relação a segurança, manutençoes e afins, se tb seriam "low cost" ou sundo normas e procedimentos elevados.
Realmente pagar por duas pax 52€ faro-paris-faro, deixa qq um a pensar,

nao sei é se estou pronto para ir sem valium.. hehhe
Cumps
Mds

GNU
28-08-10, 19:05
@GNU,

Obrigado! Tenho recebido essas msm informações. tinha duvida em relação a segurança, manutençoes e afins, se tb seriam "low cost" ou sundo normas e procedimentos elevados.
Realmente pagar por duas pax 52€ faro-paris-faro, deixa qq um a pensar,

nao sei é se estou pronto para ir sem valium.. hehhe
Cumps
Mds

Não pense duas vezes ou poderá aumentar a tarifa :)

Ryanair é como um vício, quando se começa é difícil de parar. Depois poderá necessitar de comprimidos para refriar a sua vontade de viajar :)

Gaspacho Y Migas
28-08-10, 19:23
Boa Noite

Ryanair é como um vício, quando se começa é difícil de parar. Depois poderá necessitar de comrimidos para refriar a sua vontade de viajar :)

Estamos tramados!!!.... ainda nos vão acusar de viciar as pessoas e começar a dizer "não voem na Ryanair que aquilo vicia", ou então dizer "eles não têm PAX têm viciados...drogaditos".

Gaspacho y Migas

Guga
28-08-10, 19:34
Toda a gente diz que não vê os RYR a fazer manutenção, que fazem horas e horas, etc...
O que é facto é que os AF vão ao chão, os TAM vão ao chão, dezenas de companhias vão ao chão e a RYR, não sei porquê mas tendo mais voos diários que essas companhias todas, não vão ao chão.

Só um tripulante que fosse estúpido é que arriscava a vida para ganhar o que se ganha na RYR comparado a uma TAP, etc...

Por isso deixem lá essas coisas de parte, a RYR dói a muita gente é facto, mas a fazer o que faz é a melhor e podem haver muitas queixas, mas o que é facto é que incidentes graves não existem.

Abc

Gaspacho Y Migas
28-08-10, 19:42
Boa Noite

O T1 do Aeroporto de BCN tem um colossal Outdoor a dizer "Território Vueling", o T2 do , Aeroporto de BCN, tem um enorme outdoor a dizer "Territorio Vueling", da Janelas do Hotel onde estamos alojados vê-se um enorme placard a dizer "Territorio Vueling". Isto faz-me lembrar a rábula dos Gatos sobre o Túnel do Marquês "primeiro a tocar aqui"..."primeiros a tocar aqui"..."e aqui"..."e aqui"...

A Vueling pensa que queremos Território, está enganada, pode ficar com o território todo e enquanto se preocupa a defender território nós preocupamo-nos a conquistar-lhe quota de mercado e a tirar-lhes passageiros.
A partir de 01SET vai ser a valer e esta é daquelas em que não me importava de pagar para participar (desculpem o exagero, escusam de me chamar escravo ou pior ainda).

Quando se olha para o rosto desta malta e se sente a sua motivação sentimos que é um previlégio fazer parte disto e trabalhar com eles.

Gaspacho y Migas

Spak
28-08-10, 20:42
Bem... o meu cunhado experimentou a RYR com um Porto-Faro e regresso e gostou imenso de ter voado com eles. Desde então faz visitas regulares ao site à procura de alguma viagem mais em conta, porque faz questão de repetir em breve...

GNU
28-08-10, 23:41
Bem... o meu cunhado experimentou a RYR com um Porto-Faro e regresso e gostou imenso de ter voado com eles. Desde então faz visitas regulares ao site à procura de alguma viagem mais em conta, porque faz questão de repetir em breve...

É o tal vício de que eu falava :)

mds79
29-08-10, 13:53
Caro Gonçalo,

realmente os factos não enganam, nenhum avião da RYR foi ao chão (e espero q nao seja o meu tb.. rio Hudson foi so um:).. entao o pk de falar-se tanto do s pilotos que sao maus e chumbaram em td o q é companhia?.. a reportagem da BBC tb nao ajudou muito é certo.. ja agora onde fazem eles a manutenção?

Obrigado
Mds

ClearedForTakeOff
29-08-10, 14:11
Caro Gonçalo,

realmente os factos não enganam, nenhum avião da RYR foi ao chão (e espero q nao seja o meu tb..

Foi apenas um, 737 em CIA, após 2x bird engine strike, á aterragem.
Zero mortos, mas write off da aeronave.

rio Hudson foi so um:).. entao o pk de falar-se tanto do s pilotos que sao maus e chumbaram em td o q é companhia?..

Há ex-RYR a voar na TAP, até.

Guga
29-08-10, 14:32
Por acaso desconhecia esse caso do 737 de CIA.

Pelo menos a mim, nunca me ouviram dizer que os pilotos da RYR chumbaram nalgum lado, que os pilotos da RYR são maus, etc...
Sobretudo porque não é essa a impressão que tenho da RYR. As rotações são curtas, muito curtas, há políticas do Mr. O'Leary que apoio e há outras que não.
Os aviões são mais novos que a maioria da frota da nossa TAP, a manutenção sinceramente nunca pesquisei sobre isso, onde e como a fazem. Não digo que seja a melhor ou pior, não digo que seja muita ou pouca, não vou falar do que não conheço minimamente.
Vou apenas dizer que se os 737-200 da TAAG ao fim de 40 e tal anos ainda voam com os pilotos e a "manutenção" da TAAG, os 737-800 da RYR devem estar aí para as curvas.
Mais digo que preferia voar num avião RYR com 10 anos, dezenas de milhares de horas de voo e um piloto RYR que desconhecesse, do que voar por exemplo num 777 da TAAG com 2 anos, e um piloto que fizesse parte daquele grupo de 29 ou 30 da TAAG, que foram fazer o curso de 777 a Seattle e nenhum deles passou à primeira...

Enfim, são opiniões, formas de ver, cada um tem a sua...

Abc

ClearedForTakeOff
29-08-10, 14:34
...
Vou apenas dizer que se os 737-200 da TAAG ao fim de 40 e tal anos ainda voam com os pilotos e a "manutenção" da TAAG, ...
Abc
menos os que cairam claro....como aquele que se partiu todo á aterragem no mesmíssimo dia em que a a TAAG foi barrada de voar para a Europa.

Guga
29-08-10, 16:04
Claro, excepto os que foram ao chão.
Mas podemos então ter os 747 deles como exemplo, ou os 727 que voavam na Air Gemini.

Abc

mds79
29-08-10, 21:33
Acho que voar numa companhia desse genero deve ser uma aventura..
Companhias africanas, chinesas, russas, sul americanas e afins.. (digo eu q sou um leigo) deve ser uma lotaria,

Alguem sabe o que aconteceu ao piloto do jato particular que "bateu" num aviao da gol (ou Tam) ha uns tempos? o Airbus acabou por cair..

Cumps
Mds

Mds

Ricardo Ferreira
30-08-10, 07:43
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=441047

C212-100
30-08-10, 10:38
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=441047

Afinal em que ficamos G Y M? ;)

Diz la de tua justica.

Cumprimentos,

Goncalo Dias

pina
30-08-10, 11:38
Acho que voar numa companhia desse genero deve ser uma aventura..
Companhias africanas, chinesas, russas, sul americanas e afins.. (digo eu q sou um leigo) deve ser uma lotaria,

Alguem sabe o que aconteceu ao piloto do jato particular que "bateu" num aviao da gol (ou Tam) ha uns tempos? o Airbus acabou por cair..

Cumps
Mds

Mds

As grandes companhias russas, leia-se Aeroflot e S7, penso que já não sofrem desse sindrome. Não por causa dos pilotos nem dos aviões (em termos de performance aerodinamica lembro me de ler que o TU-154 dos anos 60 e hoje ainda em servico supera os aviões do seu mercado ocidentais, de hoje!) mas sim da manutenção. Alias, se no dia do apocalipse houve uma tempestade infernal e eu tivesse que voar do ponto A a B eu escolhia ou um piloto Finlandês, um Russo ou um tuga (modéstia à parte, mas então os SATAs que voam o ano inteiro entre as ilhas conseguem voar em qualquer sitio).

Os pilotos do legacy desse acidente não lhes aconteceu nada acho eu. Na indonésia sim é que se um controlador cometer um erro que custe vidas é encarado como um assassino, e já so dar um simples direct to já é uma fita desgracada. Li isso no PPRUNE pelas palavras de um controlador indonesio.

mds79
30-08-10, 15:28
Sim... os pilotos sa Sata a voar nas ilhas é de Mestre!
Morei uns tempos nos Açores, lembro o das historias mirabolantes que o meu pai contava.. voei umas 6x.. apenas me lembro do BArulho das Helices (fins de anos 80 pricipios de 90) e que quando virava parecia que fazia um angulo de 90º en relação ao solo

Abc

MAXIMUS
30-08-10, 15:29

Cumps
Mds

Mds

viva

tenho a ideia que foi um B738.

Cumprimentos

Jetstream
30-08-10, 15:57
viva

tenho a ideia que foi um B738.

Cumprimentos

Desde já as minhas desculpas pelo off topic,já que se trata de um tópico ryanair e já se fala de tudo menos desta ultima!!:unsure:(o MOL não vai gostar:biggrin: )

Aqui fica o link com tudo sobre o Acidente com o Boeing 738

http://www.avherald.com/h?article=3e90f4ef/0098&opt=0

Gaspacho Y Migas
30-08-10, 18:56
Boa Noite

Desde já as minhas desculpas pelo off topic,já que se trata de um tópico ryanair e já se fala de tudo menos desta ultima!!(o MOL não vai gostar )

É claro que o MOL gosta, afinal este tópico é como a empresa, um tópico descontraido onde as pessoas se sentem bem e onde se fala de tudo um pouco. Afinal não é à toa que a Ryanair vicia (sem serem precisos cartões de pontos e de passageiro frequente).:thumbup::thumbsup::punk:

Afinal em que ficamos G Y M?

Diz la de tua justica.

Em primeiro lugar devo dizer que tenho um grande respeito por este senhor que me parece que paulatinamente e sem dar muito nas vistas vai fazendo um bom trabalho no INAC.
Em segundo lugar que ele tem razão, se virmos no conjunto do ano a TAP ainda lidera no Porto e as apreciações que ele faz, estando no lugar em que está, são sempre abrangentes. A questão é que se apertarmos a malha e virmos trimestre a trimestre ou mês a mês se vê que a TAP está a perder a liderança e muito provavelmente vai chegar a Dezembro com menos passageiros transportados que a Ryanair (não se esqueçam do quarto avião para a base de OPO e o ataque directo e frontal à TAP nas rotas OPO-BCN e OPO-LGW).

Gaspacho y Migas

Jetstream
30-08-10, 21:10
Então podemos já dizer que o Benfica vai ser Campeão!?blink

GNU
30-08-10, 23:25

Não! Campeões, só de azul e branco :)

GNU
30-08-10, 23:27
Boa Noite

É claro que o MOL gosta, afinal este tópico é como a empresa, um tópico descontraido onde as pessoas se sentem bem e onde se fala de tudo um pouco. Afinal não é à toa que a Ryanair vicia (sem serem precisos cartões de pontos e de passageiro frequente).:thumbup::thumbsup::punk:

Gaspacho y Migas

Esses cartões de pontos são uma grande treta, uma vez que só servem meia dúzia; ou uma dezena, mas de longe a longe...

Jetstream
30-08-10, 23:54
Esses cartões de pontos são uma grande treta, uma vez que só servem meia dúzia; ou uma dezena, mas de longe a longe...

São como as raspadinhas que vendem a Bordo...a unica pessoa conhecida que ganhou alguma coisa foi um bêbado Polaco que comeu a mesma!!
Ou seja...não servem a ninguém..a não ser a quem as vende!!!!dumb

182899
31-08-10, 00:33

Querias... Batatas com enguias...:thumbup:

Valkyrie
31-08-10, 09:28
Vivam !

Não sei se já viram:
http://news.bbc.co.uk/2/hi/programmes/newsnight/8922994.stm

GNU
31-08-10, 10:33
São como as raspadinhas que vendem a Bordo...a unica pessoa conhecida que ganhou alguma coisa foi um bêbado Polaco que comeu a mesma!!
Ou seja...não servem a ninguém..a não ser a quem as vende!!!!dumb

Certo, mas é bom não esquecer a componente de caridade das mesmas.

Spak
31-08-10, 10:45
Atençãozinha ao offtopic...

Spak
31-08-10, 10:46
Ontopic...

Vivam !

Não sei se já viram:

Essa do retirar os wc's está um espectáculo... Já agora porque não meter também uns bancos de praia no porão e transportar mais alguns passageiros...? :rofl:

José Alberto
31-08-10, 10:58
Vivam !

Não sei se já viram:

Isto começa a ficar ridículo.

pina
31-08-10, 11:12
Essa dos lugares em pé já é velha e já foi dito pela Boeing que é impossivel. A não ser que seja outra tentativa.

Ricardo Ferreira
31-08-10, 13:05
Retirar os WC's dos aviões não é nada que me choque desde que seja nos voos curtos. Até a CP fez isso nas linhas mais curtas (<1h).
As pessoas se forem informadas que tal avião não dispõe desse tipo de equipamento antes da compra do bilhete, então estarão a aceitar a viajar nessas (e outras) condições.

Por outro lado, penso que isto é tudo uma tanga pegada e se trata de mais uma manobra "marqueteira" para por a Ryanair na boca do Povo.
Já parece a outra " falem bem ou mal de mim mas falem de mim"

Forte Abraço

aeronabo
31-08-10, 16:10
Por outro lado, penso que isto é tudo uma tanga pegada e se trata de mais uma manobra "marqueteira" para por a Ryanair na boca do Povo.
Já parece a outra " falem bem ou mal de mim mas falem de mim"

Pode ser uma "manobra marqueteira", mas o certo é que resulta. Regressei de férias e deparei logo com 3 ou 4 páginas de posts novos neste tópico!!!:smile:

Spak
31-08-10, 18:53
Retirar os WC's dos aviões não é nada que me choque desde que seja nos voos curtos. Até a CP fez isso nas linhas mais curtas (<1h).
As pessoas se forem informadas que tal avião não dispõe desse tipo de equipamento antes da compra do bilhete, então estarão a aceitar a viajar nessas (e outras) condições.

Eu sinceramente não me acredito mesmo nada nisso.

Num comboio, se alguém tiver uma necessidade repentina pode sempre sair na estação seguinte e aliviar-se. Ora, num avião isso nunca pode acontecer porque todos sabem que as aeronaves não param em todas as estações e apeadeiros... :biggrin:

Ricardo Ferreira
31-08-10, 18:59
Eu sinceramente não me acredito mesmo nada nisso.

Num comboio, se alguém tiver uma necessidade repentina pode sempre sair na estação seguinte e aliviar-se. Ora, num avião isso nunca pode acontecer porque todos sabem que as aeronaves não param em todas as estações e apeadeiros... :biggrin:

Vê-se logo que nunca fizeste uma daquelas operações do Hajj :whistlinggd5:

Spak
31-08-10, 20:24
Vê-se logo que nunca fizeste uma daquelas operações do Hajj :whistlinggd5:

O que te garanto é que não entrava num avião sem wc... harhar

GNU
01-09-10, 00:08
Eu até voltei a passar o vídeo para ver se tinha percebido mal da primeira vez, mas percebi bem. Ele falou em tirar dois dos 3 WC's.

Já se está aqui a discutir aviões sem WC's!!

Jetstream
01-09-10, 03:27
Pronto..para "desanuviar" aqui fica uma musiquinha dedicada ao meu Amigo GyM!!:thumbup:

Cheap Flights by AIDA
(com sotaque Irlandês e tudo)

ZAg0lUYHHFc

Spak
01-09-10, 09:59
Eu até voltei a passar o vídeo para ver se tinha percebido mal da primeira vez, mas percebi bem. Ele falou em tirar dois dos 3 WC's.

Já se está aqui a discutir aviões sem WC's!!

Ok, já vi que percebi mal... Mesmo assim, 189 pessoas (mais as que ficariam a ocupar o espaço dos ditos wc´s a abater) todas a ir ao mesmo wc seria lindo... lol

Pgirao
01-09-10, 10:22
Caso isto dos WCs ir à avante, será que o tradicional "penico" poderá ser considerado bagagem de mão? :-)

Desculpem o off-topic, mas não consigo deixar de rir com a imagem que se forma na minha mente de ver uma data de pax, cada um com o seu penico na mão, a entrar num avião.

GNU
01-09-10, 11:44
É como diz o Mol, em viagens de poucas horas, quem quiser que "mije" em terra. Se isso aumenta o número de pax no avião e permite baixar as tarifas eu concordo. A Ryanair é assim; eu percebo o espírito e estou com eles. E quem não quiser, pode optar pelos a380 da Ethyad que até têm chuveiro.

Gaspacho Y Migas
01-09-10, 17:08
Boa Tarde

Esta conversa sobre onde c... ou sobre a falta de sitio para a coisa não tem jeito nenhum.
Pessoalmente acredito tanto na supressão das casas de banho como no Sporting ganhar a Champions League este ano (sim eu sei que não vai lá e por isso digo isto).
A supressão iria fazer com que não houvesse lugar para mudar as fraldas a um bébé, ou que um bando de ingleses bebados na vinda de férias desatasse a mijar encostados às portas. Iria fazer com que a unica casa de banho eventualmente existente, até porque os depositos são pequenos, enchesse rapidamente tendo que existir vários serviços de agua ao longo do dia com consequentes complicações de turnaround. Faria com que tivessem que existir aviões preparados para viagens curtas e aviões para viagens longas, logo adeus uniformidade e universalidade de soluções. Iria irritar os passageiros que quando tivessem que estar fechados à espera de descolar por uma hora ou mais se irritassem com a prespectiva de terem que ficar "apertados" toda a viagem, os miudos haviam de chorar e criar problemas, os pais iam-se irritar. Sinceramente não me parece que a ideia tenha pernas para andar e os FA poderiam juntar mais uma mão cheia de razões que uma situação dessas poderia acarretar num voo. Para alem do mais e por uma razão de saude publica não acredito que autorizem, nem que a Ryanair o peça. Esta é apenas a minha opinião.

Jetstream eu e mais uns quanto aqui por BCN rimo-nos imenso com a musica mas se as meninas fossem de mini saia seria mais interessante.

BCN foi lançado esta operação vai dar uma certa pica pois a Vueling está decidida a defender o Bastião e a Ryanair em conquistar o aeroporto.

Gaspacho y Migas

Ricardo Ferreira
01-09-10, 18:26
A RYR não faz o toilet service em todas as rotações?

Gaspacho Y Migas
05-09-10, 11:34
Boa Tarde

Para variar um excerto de uma entrevista de MOL em que se fala de coisas séria e que se revela num paragrafo o que é a Ryanair.

¿El modelo low cost ha salido reforzado por la crisis?
Ryanair es la primera aerolínea de vuelos internacionales con 65,3 millones de pasajeros transportados en el 2009. Y en el 2013 prevemos llegar a los 85 millones de viajeros. La mayoría de las aerolíneas tradicionales perdieron mucho dinero el año pasado y siguen en números rojos; Ryanair ganó 307 millones de euros en el 2009 y este año le beneficio será de entre 350 y 375 millones, hasta un 22% más. Nuestros accionistas están satisfechos y en el 2013 recibirán un dividendo extra. Tenemos los mejores precios, los índices de puntualidad más altos, la flota de aviones más nueva y ni un solo accidente en 26 años. ¿Quiere que siga?

A vida de facto corre-nos bem, mas para se chegar a estes numeros, todos os dias se trabalha muito, muito mais que nas outras companhias. Todos os dias são de stress e de rendimento a 120%.
Foi dito aqui no Forum e em tom de critica que formavamos um grupo fechado em que era preciso penar para lhe pertencer, que não bastava entrar para a companhia, é verdade, numeros como estes atingem-se com a colaboração e motivação de todos, por isso digo que a Ryanair não é para todos e nem todos são para a Ryanair. Aqui só têm lugar os melhores e aqueles que têm o perfil para fazer parte do clã, todos os outros independentemente do seu valor percebem rapidamente que a Ryanair não é para eles.

Gaspacho y Migas

182899
05-09-10, 18:27
Boa Tarde

Para variar um excerto de uma entrevista de MOL em que se fala de coisas séria e que se revela num paragrafo o que é a Ryanair.

A vida de facto corre-nos bem, mas para se chegar a estes numeros, todos os dias se trabalha muito, muito mais que nas outras companhias. Todos os dias são de stress e de rendimento a 120%.
Foi dito aqui no Forum e em tom de critica que formavamos um grupo fechado em que era preciso penar para lhe pertencer, que não bastava entrar para a companhia, é verdade, numeros como estes atingem-se com a colaboração e motivação de todos, por isso digo que a Ryanair não é para todos e nem todos são para a Ryanair. Aqui só têm lugar os melhores e aqueles que têm o perfil para fazer parte do clã, todos os outros independentemente do seu valor percebem rapidamente que a Ryanair não é para eles.

Gaspacho y Migas

Explica-me por favor essa do "trabalha-se muito mais que nas outras companhias"? pcorn

Marco Goncalves
05-09-10, 19:05
A RYR não faz o toilet service em todas as rotações?

clapclapclap

Faz,faz.

Eu tambem compro um par de sapatos todos os dias.

Toilet service nao e gratis.Sao $ 50 patacas para o fazer.

Alias nem existe necessida de o fazer em todas as rotacoes,especialmente voos curtos,agora o que nao e aceitavel e que as mesmas cheguem a um ponto de cheirar pior do que uma retrete numa tasca de Pescadores.

And that my friends,it happens at good old Ryan Air.....

Gaspacho Y Migas
05-09-10, 19:33
Boa Noite

Alias nem existe necessida de o fazer em todas as rotacoes,especialmente voos curtos,agora o que nao e aceitavel e que as mesmas cheguem a um ponto de cheirar pior do que uma retrete numa tasca de Pescadores.

And that my friends,it happens at good old Ryan Air.....

Em tascas rascas e mal cheirosas não contesto a sua experiencia, afinal todos nós temos sitios em que nos sentimos melhor.

Acerca dos WC dos aviões da Ryanair não sabe o que diz mas deve ser por deformação profissional afinal um relações publicas deve saber mentir com a mesma veemencia com que diz a verdade a ponto de não conseguir distinguir as duas.

Gaspacho y Migas

José Alberto
05-09-10, 19:50
Calminha pessoal.

Gaspacho Y Migas
05-09-10, 19:58
Ola Jose Alberto

Calminha pessoal.

Tem toda a razão, as minhas desculpas mas tenho este defeito de me adaptar rapidamente ao nivel do dialogo. Por mim esta acabado.

Olá 182899

Explica-me por favor essa do "trabalha-se muito mais que nas outras companhias"?

Tu e os teus colegas da manutenção de linha não são exemplo porque qualquer que seja a companhia trabalham que se fartam e então se têm um AOG esquecem-se das horas, da empresa, da familia, de tudo, aquilo parece ser uma luta pessoal entre vocês e o avião.

Gaspacho y Migas

diogogrosso
05-09-10, 20:51
Pessoal tenho uma dúvida, no bilhete da ryanair diz que devemos fazer o check in online, mas podemos fazer também o check in no balcão ?

C212-100
05-09-10, 21:03
Pessoal tenho uma dúvida, no bilhete da ryanair diz que devemos fazer o check in online, mas podemos fazer também o check in no balcão ?

Diogo,

Não sei como está isso agora. Antigamente dava, mas...

Creio que não falto à verdade quando te digo que se o teu bilhete RYR tiver sido a um bom preço (daqueles à la RYR) o mais provável é que pagues o mesmo (ou até mesmo mais) pelo check in apenas. Acho que na altura da compra do bilhete diz mesmo que "you MUST check-in online", não é? Já não me lembro desta parte...

Há aqui malta que viaja RYR muito e que te pode responder melhor e mais acertado que eu.

GNU
05-09-10, 21:04

Não.

Cumprimentos

diogogrosso
05-09-10, 21:16
Diogo,

Não sei como está isso agora. Antigamente dava, mas...

Creio que não falto à verdade quando te digo que se o teu bilhete RYR tiver sido a um bom preço (daqueles à la RYR) o mais provável é que pagues o mesmo (ou até mesmo mais) pelo check in apenas. Acho que na altura da compra do bilhete diz mesmo que "you MUST check-in online", não é? Já não me lembro desta parte...

Há aqui malta que viaja RYR muito e que te pode responder melhor e mais acertado que eu.

Exacto no bilhete diz iss do you must check-in online, por isso é que pergunto se isso é obrigatorio na Ryanair, porque nas outras dá sempre as duas opções. Em relação ao preço do bilhete ficou num absurdo o bilhete, comprei na altura em Abril para milão, porque estava convocada uma greve na tap e tinha uma viagem que calhava nos dias da greve, e como eu nao podia perder o voo da tap de maneira nenhuma, porque perdia o voo de ligação em milão, compramos bilhetes na Ryanair, mas pouco tempo antes da greve, ela foi desconvocada e acabei por isso na Tap, e alterei o voo da ryanair para agora Outubro. Ficou extremamente caro este bilhete.

Marco Goncalves
06-09-10, 03:37
Boa Noite

Em tascas rascas e mal cheirosas não contesto a sua experiencia, afinal todos nós temos sitios em que nos sentimos melhor.

Acerca dos WC dos aviões da Ryanair não sabe o que diz mas deve ser por deformação profissional afinal um relações publicas deve saber mentir com a mesma veemencia com que diz a verdade a ponto de não conseguir distinguir as duas.

Gaspacho y Migas

Meu Caro

Aqui vai a minha resposta.

Voce e mal educado,nao sabe aceitar criticas,atirasse a tudo e todos que criticam a Ryan Air e pensa que e dono da mesma.

Ainda bem que pensa que trabalha na companhia perfeita e na companhia em que os funcionarios sao mais trabalhadores do que nas outras empresas...

Espero que continue a ser muito feliz na sua companhia.

Nao se esqueca de uma coisa,o seu salario quem o paga sao Mentirosos como eu que voam na Ryan Air e que muitas vezes ate tem nojo de entras nas WC.

Assunto encerrado da minha parte.

Ja agora uma pequeno conselho aos Moderadores.

Se existe censura neste forum que o digam.Se nao existe entao esta na altura de acalmar os nervos e de proibir que o Senhor Gaspacho e Migas se atire com unhas e dentes sempre que alguem tem uma opiniao mesmo positiva da melhor companhia de aviacao mundial...

Gaspacho Y Migas
06-09-10, 08:55
Bom Dia

Tenho esta enorme facilidade de me adaptar facilmente ao nível do meu interlocutor e se ele vem com peixeirada (por falar em tascas de pescadores) eu respondo no mesmo nível.

Não, engana-se os clientes da Ryanair não são mentirosos nem os considero mentirosos, agora não existe regra sem excepção e você confirma esta máxima.

Neste Forum, que eu saiba, não existe censura, existe moderação (com a qual podemos não estar de acordo, já me aconteceu) e para me editarem ou cortarem o meu post teriam primeiro que cortar o seu post rasca e mal cheiroso que além de tudo o mais expressa uma MENTIRA.

Gaspacho y Migas

SpeedBird
06-09-10, 09:07
Ola G y M,

Gostava muito de lhe responder com algumas verdades sobre o mar de rosas que e a sua Ryanair, mas por opcao pessoal e por ser moderador nao irei fazer.

Este topico sera bloqueado temporariamente, e transferido para o grupo de administradores e moderadores.

Cumprimentos,
Pedro

SpeedBird
06-09-10, 22:05
Boa noite,

Este topico ja foi reaberto.

Peco a todos so um pouco de calma, e vamos usufruir deste espaco para trocar mos ideias, conhecimentos, opinioes de uma forma constructiva, educativa sem ter que descer o nivel da linguagem usada.

Cumprimentos,
Pedro

Marco Goncalves
06-09-10, 22:54
Boa noite,

Este topico ja foi reaberto.

Peco a todos so um pouco de calma, e vamos usufruir deste espaco para trocar mos ideias, conhecimentos, opinioes de uma forma constructiva, educativa sem ter que descer o nivel da linguagem usada.

Cumprimentos,
Pedro

Caro Pedro

Peco desculpa pelo facto de este topico ter sido fechado durante um determinado espaco de tempo.

Como diz o ditado "o pior cego e aquele que nao quer ver"

Respondendo ao Sr. G & M .

Nao discuto com pessoas que nao sabem aceitar criticas e que acima de tudo nao respeitam as opinioes dos outros.

Nunca disse que a sua casa cheirava que nem uma tasca de Pescadores,se o tivesse feito teria demonstrado desrespeito para com a sua pessoa.

Disse e repito,porque tenho todo o direito de comentar algo que assisti.

Em varios voos da RYR as casas de banho cheiravam pior que uma tasca de Pescadores.

Meu caro nao se assuste,infelizmente as WC das RYR nao sao as unicas que cheiram mal.

Sao ossos do oficio ate as grandes companhias tem de vez em quando o mesmo problema.

Chamar de mentiroso aos outros por terem uma opiniao diferente da sua,so demonstra duas coisas da sua parte :

Inseguranca para com a entidade laboral que faz parte e ma educacao.

Cumpts

PedroGustavo
06-09-10, 23:02
Boa noite,

Pedimos novamente que se mantenham on topic e sem ataques pessoais, sem o que o tópico será bloqueado.facepalmdumb:ranting:

Cumprimentospcorn

PedroGustavo

Marco Goncalves
06-09-10, 23:30
Boa noite,

Pedimos novamente que se mantenham on topic e sem ataques pessoais, sem o que o tópico será bloqueado.facepalmdumb:ranting:

Cumprimentospcorn

PedroGustavo

Pedro,nunca houve nem nunca havera ataques pessoais da minha parte.A idade ja nao o permite.

Quero disfrutar o forum,partilhar experiencias,aprender,houvir e se possivel se souber tb clarificar.

O dia que em que cair na asneira de o fazer espero que seja banido de uma vez por todas.

Cumpts

MAXIMUS
06-09-10, 23:51
viva

acho que nenhum de vós deveria ficar ofendido, nem eu que sou descendente de pescadores fiquei...:thumbsup:

tanto o meu bisavô como o meu avô desempenharam a função de capitão de Atuneiros, é uma profissão que respeito muito, navegar pelo Atlântico só com a bússola não é fácil, visto que o GPS naquele tempo nem aparecia na ficção cientifica.
Mas estar ligado á familia de pescadores tem as suas vantagens,visto que como peixe fresco quase todos os dias.....hardphone

e como filho de peixe sabe nadar,aqui deixo um vídeo....

( com uma pequena brincadeira no final )

desculpem o off-topic

cumprimentos

YqyzPaX0ZRM