PDA

Vizualizar Versão Completa : Quero ser piloto linha aérea!

Renato Amori
08-05-11, 09:34
Olá! Tenho 15 anos e frequento o 10º ano de ciências e tecnologias com a disciplina de geometria descritiva em substituição a biologia. Tenho média de 18,3 e queria ser piloto de linha aérea. Queria saber como deveria fazer para me poder candidatar a uma companhia aérea nas melhores condições. Qual a melhor escola em Portugal, as melhores opções e se devia tirar o curso ATP logo que acabasse o 12º ano?

Kiko
08-05-11, 09:45
Renato, bemvindo.

A tua pergunta ja foi feita e respondida varias vezes. Faz uma busca e LÊ, lê muito sobre aviação.

Tens varios anos pela frente antes de poderes iniciar um PLA por isso tens muito tempo para te introduzires neste mundo. A medio prazo podes fazer um PPA (Piloto Privado de Aviões) que é um adianto de 30% de um PLA e para alem disso crias os conceitos base.

Tenta conheçer gente na aviação que te dê bons conselhos (e não distritos) mas sobretudo: come, bebe, dorme e respira aviação.

Um curso superior é um back-up indispensavel e começa e ser imperativo mesmo na Aviação. Por isso se fosses meu filho (tens idade para isso) seria uma condição "Sine qua non".

SpeedBird
08-05-11, 09:52
O meu conselho e simples, e o que recomendo a todos aqueles que querem tirar o curso de piloto mas que ainda estao a estudar.

Continue com os estudos porque na aviacao e sempre bom ter um plano B, mas se puder tire em conjunto com os estudos academicos a licenca PPA porque ira permitir que o colega Renato va ganhando experiencia e horas de voo, e o mais importante disfrutar da beleza que e voar.

Renato Amori
08-05-11, 10:48
Já ouvi falar do curso de ciências aeronauticas na lusófona do porto que dá um curso universitário já incluindo o curso de PLA. Como sou do Porto achei bastante interessante. O que acham?

pedro.xavier
08-05-11, 11:25
Olá Renato.
Visto que ainda és novo, também podes optar pela Força Aérea (miliciano, claro). Excelente curso.
Acima de tudo, boa sorte.

Ricardo Ferreira
08-05-11, 11:44
Porquê como miliciano apenas? Teve uma má experiência na AFA?

pedro.xavier
08-05-11, 12:10
Não é isso. Se não me engano, a entrada para a Força Aérea pela AFA faz com que o tempo mínimo de permanência no quadro permanente seja muito maior. Como miliciano, faz o curso, voa e tem que garantir alguns anos de serviço, podendo depois sair com alguma experiência e com uma idade ainda interessante para concorrer "cá fora".

Renato Amori
08-05-11, 12:45
Já considerei a hipótese da força aerea mas não é algo que me fascine.

Cmdt. Orlando Fernandes
08-05-11, 15:58
Já ouvi falar do curso de ciências aeronauticas na lusófona do porto que dá um curso universitário já incluindo o curso de PLA. Como sou do Porto achei bastante interessante. O que acham?

Pode explicar melhor?
Com horas de voo e tudo? pcorn
Qual o preço?

Renato Amori
08-05-11, 16:16
O preço ronda os 65 mil euros, tirando o curso na Nortávia e a teoria na Lusófona. mais informações em http://fca.ulp.pt/ e http://www.nortavia.com/

guevara
08-05-11, 17:49
Olá! Tenho 15 anos e frequento o 10º ano de ciências e tecnologias com a disciplina de geometria descritiva em substituição a biologia. Tenho média de 18,3 e queria ser piloto de linha aérea. Queria saber como deveria fazer para me poder candidatar a uma companhia aérea nas melhores condições. Qual a melhor escola em Portugal, as melhores opções e se devia tirar o curso ATP logo que acabasse o 12º ano?

Conselho de quem anda nisto à muitos anos,substitui a disciplina de geometria por biologia sobe a média algumas décimas e entra em medicina,a longo prazo serás muito mais feliz.

P.s.-diria exatamente o mesmo a um filho meu.

Laurapintas
09-05-11, 14:05
Conselho de quem anda nisto à muitos anos,substitui a disciplina de geometria por biologia sobe a média algumas décimas e entra em medicina,a longo prazo serás muito mais feliz.

P.s.-diria exatamente o mesmo a um filho meu.
É a sua opinião mas facepalm Não misturem as águas se faz favor...

Renato, tenta continuar com essa média e depois do secundário tenta entrar para a uni para um curso de eng. (com essa média eu diria aeroespacial ou aeronáutica). Se conseguires ir tirando o PPA ou fazendo o ATPL modular ainda melhor.
Assim quando acabares os estudos, pode ser que o mercado já esteja melhor para nós, pilotos do amanhã!

Renato Amori
09-05-11, 14:15
Também seria uma boa hipótese tirar engenharia aeronaútica e depois tirar o curso de ATPL mas pelo que sei a TAP diminui os pontos da candidatura conformo mais velhos formos e, contando com isso, penso que seria melhor tirar o de ciências aeronaúticas e depois, se não conseguir arranjar trabalho ( dentro ou fora do país) pensar na engenharia. Caso tudo corra bem e faça o curso de ciências aeronáuticas com bastante sucesso nos 3 anos, e mais um ano para aumentar as horas de voo, conseguirei bastantes pontos, pois tenho uma licenciatura e entre 300 e 400 horas de voo. outro facto interessante é que entrei para a escola com 5 anos, e como só faço anos em Março tenho uma certa vantagem em relação a outros candidatos.

Laurapintas
09-05-11, 16:59
Também seria uma boa hipótese tirar engenharia aeronaútica e depois tirar o curso de ATPL mas pelo que sei a TAP diminui os pontos da candidatura conformo mais velhos formos e, contando com isso, penso que seria melhor tirar o de ciências aeronaúticas e depois, se não conseguir arranjar trabalho ( dentro ou fora do país) pensar na engenharia. Caso tudo corra bem e faça o curso de ciências aeronáuticas com bastante sucesso nos 3 anos, e mais um ano para aumentar as horas de voo, conseguirei bastantes pontos, pois tenho uma licenciatura e entre 300 e 400 horas de voo. outro facto interessante é que entrei para a escola com 5 anos, e como só faço anos em Março tenho uma certa vantagem em relação a outros candidatos.

Humm, mas por outro lado a TAP dá vantagem por teres tido as disciplinas de Fisica e Matematica, que também tens nas ciências. Agora há uma coisa, ter licenciatura em ciências aeronauticas não te dá oportunidade de fazeres mais nada sem ser piloto (sim, se calhar tou a ver isto à bruta mas não se afasta muito do que acontece mesmo) e sendo que com 400 horas não é grande coisa, és mais um para a lista que não consegue entrar numa companhia nem consegue trabalhar noutra coisa porque só teve ciências!
Eu vejo que ciências é um bom curso para: 1º já tem alguma idade e por isso está com pressa; 2º, devido à 1º em principio já tem alguma experiência de trabalho nalgum lado mas quer entrar na área e sempre vai ajudar, sendo que se algo correr mal não fica de mãos a abanar; 3º já é piloto empregado e quer subir na carreira.
No teu caso, com essa média, acho um desperdício (e isto é mesmo opinião pessoal porque também sou de CeT e tenho essas disciplinas) não quereres mais do que ciências aeronaúticas.

Renato Amori
09-05-11, 17:51
Mas desse modo a tirar engenharia demoraria 5 anos e seria bastante complicado tirar o ATPL e fazer horas de voo ao mesmo tempo.

F-WWOW
09-05-11, 17:52

Com essa media tira Eng. Aeroespacial ou Aeronautica, assim ficas com uma carreira na aviacao segura e sempre podes ir tirando o ATPL em paralelo da engenharia.
Nas ciencias... se o mercado para pilotos estiver mal daqui a uns anos... nao tens plano B.

Laurapintas
09-05-11, 17:59
Mas desse modo a tirar engenharia demoraria 5 anos e seria bastante complicado tirar o ATPL e fazer horas de voo ao mesmo tempo.

Ora bem, acabas mestrado aos 22 ou 23 anos. Metes mais 2 para o ATPL+horas (isto é se não optares por indo fazer modular), 25/26 anos. Do que já li, como o mercado está, raramente se entra com menos de esta idade... E atenção, após os 3 anos de uni, podes pedir diploma de licenciatura e sair por isso tens sempre a porta aberta para a pilotagem.

Renato Amori
09-05-11, 18:52
Conhecem alguem que tenha conseguido fazer a universidade e o PLA?

Laurapintas
09-05-11, 19:02
Conhecem alguem que tenha conseguido fazer a universidade e o PLA?

Licenciatura e depois PLA, é frequente agora ou pelo menos, está a ficar.
Os 2 ao mesmo tempo, não conheço ninguém em particular mas é possível claro.

G.I.joe
09-05-11, 20:15
Com essa média deixa essas lusofonas e tira um curso a sério. Depois se ainda estiveres para ai virado, fazer o PLA em Tires, Évora ou na Maia.

guevara
11-05-11, 11:37
É a sua opinião mas facepalm Não misturem as águas se faz favor...

Renato, tenta continuar com essa média e depois do secundário tenta entrar para a uni para um curso de eng. (com essa média eu diria aeroespacial ou aeronáutica). Se conseguires ir tirando o PPA ou fazendo o ATPL modular ainda melhor.
Assim quando acabares os estudos, pode ser que o mercado já esteja melhor para nós, pilotos do amanhã!

Querida Laurapintas,um dos problemas do nosso país é que à maior parte das pessoas preferem viver um ilusão cor-de-rosa do que uma realidade cinzenta,muitas pessoas padecem do mesmo problema que o nosso primeiro ministro demissionário,vivem numa realidade paralela,mesmo que todos os dados,indícios,números,rumores,factos apontem para um determinado cenário,a visão deturpada ofusca-lhes a razão.
Não se esqueça que o mais cego não é aquele que não vê,mas sim o que se recusa a ver.

Desejo-lhe muita boa sorte,dedicação e empenho,mas acredite que vai precisar muito mais do que isso.

Laurapintas
11-05-11, 17:35
Querida Laurapintas,um dos problemas do nosso país é que à maior parte das pessoas preferem viver um ilusão cor-de-rosa do que uma realidade cinzenta,muitas pessoas padecem do mesmo problema que o nosso primeiro ministro demissionário,vivem numa realidade paralela,mesmo que todos os dados,indícios,números,rumores,factos apontem para um determinado cenário,a visão deturpada ofusca-lhes a razão.
Não se esqueça que o mais cego não é aquele que não vê,mas sim o que se recusa a ver.

Desejo-lhe muita boa sorte,dedicação e empenho,mas acredite que vai precisar muito mais do que isso.
Agradeço desde já e concordo consigo plenamente. Ser piloto não é para quem quer, e mesmo assim já não se pode afirmar com certezas que é só para quem pode. Isto está mau, muito mau e tudo indica que assim o continue por alguns anos.
Quando chegar a minha vez de tentar entrar neste mundo sei que vai ser difícil, sei que vou ter mínimas hipóteses mas não vou viver a minha vida a pensar em algo que podia ter feito e não fiz. Mas é por isto estar tão mal que eu aconselho sempre mas sempre ter um 2º plano. A aeronáutica não é só pilotagem e por mais que isso nos faça felizes, podemos não conseguir trabalhar como pilotos mas quem nos proíbe de fazer voos de recriação e ser eng. na fábrica X ou mecânico na companhia Y? Eu quero ir para a universidade, eu quero tirar um curso superior dentro da área que gosto e eu quero trabalhar em algo que me faça feliz! E neste momento temos (nós, alunos) temos isso nas nossas mãos! Quando eu no outro post não concordei consigo foi porque nem toda a gente, lá por ter média alta, gosta de medicina e já que o user criador deste tópico gosta da aeronáutica (tal como todos aqui estão, deduzo eu!), e por isso considerei a intervenção desapropriada. Dentro desta área, tanto a Eng. Aeronáutica como Aeroespacial parecem ser áreas com emprego garantido no estrangeiro, alternativas mais baratas que um PLA e provavelmente irão agradar mais a alguém que gosta dos céus do que o "fascínio" Português sobre a medicina!

F-WWOW
11-05-11, 19:40
A aeronáutica não é só pilotagem e por mais que isso nos faça felizes, podemos não conseguir trabalhar como pilotos mas quem nos proíbe de fazer voos de recriação e ser eng. na fábrica X ou mecânico na companhia Y? Eu quero ir para a universidade, eu quero tirar um curso superior dentro da área que gosto e eu quero trabalhar em algo que me faça feliz! E neste momento temos (nós, alunos) temos isso nas nossas mãos! Quando eu no outro post não concordei consigo foi porque nem toda a gente, lá por ter média alta, gosta de medicina e já que o user criador deste tópico gosta da aeronáutica (tal como todos aqui estão, deduzo eu!), e por isso considerei a intervenção desapropriada. Dentro desta área, tanto a Eng. Aeronáutica como Aeroespacial parecem ser áreas com emprego garantido no estrangeiro, alternativas mais baratas que um PLA e provavelmente irão agradar mais a alguém que gosta dos céus do que o "fascínio" Português sobre a medicina!

Ora ai estah um post onde me revejo completamente. Foi o meu percurso, e o de muitos colegas meus portugueses, que apaixonados pela aeronautica, mas impedidos pelas mais variadas razoes de serem pilotos, seguiram outro caminho e nao conheco quem esteja arrependido ou insatisfeito de ter escolhido a outra 'rota'.
Como engenheiro aeroespacial, ja tive a oportunidade fazer coisas que nunca pensei fazer como participar aos testes em voo do A380 ao lado dos pilotos de teste e colaborar em projectos de R&D de funcoes que os pilotos de hoje em dia soh verao nos seus avioes daqui a uma boa dezena de anos.

Alem disso, ser engenheiro eh tambem ter a oportunidade de estar constantemente a aprender e a evoluir, nao so porque a tecnologia progride, mas tambem porque a aeronautica eh um dominio tao vasto que ha sempre qualquer coisa que nos interessa e que nos motiva. Hoje em dia acho que ser piloto, todos os dias, fazendo a mesma coisa, deve ser algo repetitivo, mesmo comprendendo o fascinio e o glamour que a profissao possa ter, visto que tambem, durante uma fase da minha vida, foi o meu objectivo numero 1. Hoje em dia faco-o por lazer, tal como muitos colegas meus.

Tal como a Laura disse, a aeronautica nao eh apenas ser piloto.
Mas para quem se limitar a ficar no canto a beira mar plantado... ai nao ha hipotese.

miguelbeirao
12-05-11, 17:56
Ora bem, eu tenho 17 anos, vou terminar o secundário e vou entrar em princípio para a UBI para tirar eng. aeronáutica.
Em primeiro lugar, e agora estou-me a dirigir ao Renato que começou este tópico, quero q saibas que tal como tu passei a minha vida inteira e mais recentemente estes três anos de secundário, a pensar que ia tirar o curso de piloto pois era isso que me fascinava e o que sempre tinha tido em mente. No entanto, chegas ao 12 ano e tens de fazer escolhas, e eu sei que há muita gente que não concorda cm este modo de pensar mas eu acho que nos dias de hoje, e em PORTUGAL ou melhor NO ESTADO EM QUE PORTUGAL SE ENCONTRA todos os que querem ser pilotos devem pensar primeiro qual o caminho a seguir. Por ser um curso caro, não se pode tirar assim a toa sem ter a certeza se se vai conseguir entrar logo no mercado de trabalho ou não. Portanto eu penso que a melhor alternativa é ir tirando um curso que dê emprego garantido (ou quase) para a tua vida futura e paralelamente ou depois, ir tirando o curso de ppa para ir adquirindo horas de voo (estamos a falar de uma licença na base dos 7000€, o que até está aceitável).
Portanto... esta conversa toda que eu estive para aqui a "despejar" serve acima de tudo para eu te mostrar que nós somos estudantes de uma geração que se vai ver muito mais "à rasca" para entrar no mercado de emprego do que nas gerações passadas, e isso implica que cada um de nós reformule o percurso que anteriormente tinha pensado seguir. O mercado da aviação está em largo carecimento, portanto o que eu vou fazer e aconselho todos os que têm esta meta também, é tirar um curso superior (engenharia aeronáutica ou aeroespacial por exemplo) e tirar em paralelo ou depois uma licença de ppa ou até de atpa modular, pois se depois do curso conseguires emprego torna-se muito mais fácil pagar o preço da licença de atpa, pensa nisso...

Guga
12-05-11, 20:40
Apesar de tudo sou da opinião contrária. Acho que se ser piloto é o meu sonho, vou lutar por isso até o meu corpo me impedir e se isso acontecer, quero ficar bem longe da área. A minha ideia é que deve ser uma frustração completa ver a centímetros de mim, uma pessoa a fazer aquilo que eu mais quero e simplesmente eu não poder. Vê-lo dia após dia, após dia, deve ser sufocante. Além do PLA, quero tirar o curso de comunicação aplicada: publicidade e marketing. Se a aviação não resultar depois de todas as alternativas imaginárias, é o que vou seguir.

miguelbeirao
12-05-11, 22:07
Apesar de tudo sou da opinião contrária. Acho que se ser piloto é o meu sonho, vou lutar por isso até o meu corpo me impedir e se isso acontecer, quero ficar bem longe da área. A minha ideia é que deve ser uma frustração completa ver a centímetros de mim, uma pessoa a fazer aquilo que eu mais quero e simplesmente eu não poder. Vê-lo dia após dia, após dia, deve ser sufocante. Além do PLA, quero tirar o curso de comunicação aplicada: publicidade e marketing. Se a aviação não resultar depois de todas as alternativas imaginárias, é o que vou seguir.

compreendo perfeitamente o que estás a dizer, a questão é que, por exemplo, no meu caso, não me quero atirar pa uma cosia q embora adore, n tenha a certeza se consigo arranjar trabalho. E para além disso uma coisa leva a outra, e se no fim do curso de engenharia, continuar com vontade de investir na área da pilotagem, avança-se cm isso. Eu só acho é q se deve fazer as coisas de modo ponderado, e com algum bom senso (o que ás vezes é bastante difícil, já que passamos anos a fio a espera para chegar a esta altura e depois desviamo.nos desse caminho, mas eu acho q é na mesma vantajoso).

Guga
12-05-11, 23:51
compreendo perfeitamente o que estás a dizer, a questão é que, por exemplo, no meu caso, não me quero atirar pa uma cosia q embora adore, n tenha a certeza se consigo arranjar trabalho. E para além disso uma coisa leva a outra, e se no fim do curso de engenharia, continuar com vontade de investir na área da pilotagem, avança-se cm isso. Eu só acho é q se deve fazer as coisas de modo ponderado, e com algum bom senso (o que ás vezes é bastante difícil, já que passamos anos a fio a espera para chegar a esta altura e depois desviamo.nos desse caminho, mas eu acho q é na mesma vantajoso).

Os pilotos de agora vão chegar à bengala um dia, lembra-te que só tens uma vida. O arranjar trabalho é secundário, há sempre alguém a precisar de uma escada lavada e quem se esforça não passa fome, por isso tanto eu como tu somos demasiado novos para desistir, vai atrás do sonho!

miguelbeirao
13-05-11, 13:23
Os pilotos de agora vão chegar à bengala um dia, lembra-te que só tens uma vida. O arranjar trabalho é secundário, há sempre alguém a precisar de uma escada lavada e quem se esforça não passa fome, por isso tanto eu como tu somos demasiado novos para desistir, vai atrás do sonho!

Sim, claro, mas eu nunca falei em desistir, apenas acho q se devem fazer as coisas ponderadamente. mas mesmo assim há um ponto que eu discordo completamente do q tu dizes lol, é q para mim arranjar trabalho é o principal, não o secundário, o meu sonho é ser piloto, não ter só o curso e não conseguir exercer a profissão

Renato Amori
13-05-11, 16:40
Sem concordar ou discurdar com algum dos dois só queria acrescentar que li no mês passado um artigo numa revista de aviação americana que dizia que actualmente existe uma falta de pilotos de linha aérea qualificados e que essa falta iria aumentar nos proximos 15 anos. O único inconveniente é essa falta é maior na Ásia e América. O que eu acho é que muitos dos membros, como já tem maior idade e por isso família formada, não tem as possibilidades de sair do país e mesmo da Europa. Para mim, que não tenho ideias de formar família cedo, penso que, se os dados do artigo estão correctos, isto são grandes notícias!

Renato Amori
13-05-11, 16:49
Está foi a revista que consultei. Por acaso foi comprada num aeroporto KMIA, Miami! XD

LHR
13-05-11, 18:09
Olá a todos,

Eu há uns anos tive a mesma dúvida, o que fazer depois do 12º?
Optei por tirar uma licenciatura (no meu caso foi numa área que também gosto-saúde) e no fim atirar-me a um atpl.
Estou a 2 meses de terminar a Licenciatura e se tudo correr bem, depois de os médicos feitos, começo em Setembro o ATPL.

Posso dizer-vos que não foi fácil, andei grande parte destes 4 anos só a pensar na aviação, por mais que a licenciatura que tirei seja interessante, nunca consegui tirar a aviação da cabeça.

Agora que estou a chegar ao fim desta etapa, vejo que tomei uma decisão acertada, o mercado na aviação está incerto (assim como em quase todas as áreas), tenho um curso de onde posso tirar alguns rendimentos enquanto tiro o ATPL e mesmo após.

Mas acima de tudo, estes 4 anos serviram para ganhar bastante maturidade, vontade de lutar pelos objectivos e rigor na obtenção dos mesmos.

Por tudo isto, considero que tirar um curso superior e depois avançar para o mundo da aviação é uma escolha sensata e menos arriscada (depende da carteira de cada um) do que iniciar-se logo mal acabe o 12º ano.

Espero que tome a decisão mais acertada e as melhores felicidades

Melhores Cumprimentos

miguelbeirao
13-05-11, 18:12
Essa informação que tu leste é verdade, ou pelo menos também me tinham dito o mesmo. Há um mês ou dois quando eu ainda andava a ver cursos e possibilidades, estava quase para me inscrever numa escola americana, era uma escola de aviação mais direccionada para o ensino internacional e com preços bastante atractivos. Entre todas as informações que pedi acabei por estabelecer contacto com um instrutor de lá que me disse isso mesmo, e disse que as perspectivas de futuro do mercado americano (tanto norte, como sul) eram excelentes e que se esperava uma grande necessidade de pilotos. É assim, eu acho que se estas disposto a ir pa aventura fazes bem, eu estava mesmo convencido a ir para lá, só que depois decidi em investir primeiro num curso superior ligado a aviação e só depois tirar o curso de piloto, eu quero mesmo ter um plano B xD

Ricardo Ferreira
14-05-11, 09:11
Mais depressa vou ver uma galinha num dentista do que uma escola de aviação dizer que o mercado está mau e que tirar o curso nesta altura será uma má ideia... As escolas não estão cá para fazer favor a nenhum aluno; elas existem apenas para fazer lucro como qualquer outra empresa (privada) que se preze, por isso irão dizer tudo aquilo que um futuro aluno quer ouvir. Seja por "cá" ou por "lá"

miguelbeirao
14-05-11, 11:11
Mais depressa vou ver uma galinha num dentista do que uma escola de aviação dizer que o mercado está mau e que tirar o curso nesta altura será uma má ideia... As escolas não estão cá para fazer favor a nenhum aluno; elas existem apenas para fazer lucro como qualquer outra empresa (privada) que se preze, por isso irão dizer tudo aquilo que um futuro aluno quer ouvir. Seja por "cá" ou por "lá"

ahah sim tens razão, é como ir ao talho e perguntar se a carne é fresca xD, mas lá está, por ser um mercado instável vale a pena ter um plano B, digo eu...

F-WWOW
14-05-11, 12:25
Eu acho impressionante como eh que ha pessoal aqui a dizer que arranjar emprego eh secundario, e com a facilidade com que se quer gastar uma quantia no minimo de 50 mil euros num curso que nao garante absolutamente nada em termos de trabalho nos dias de hoje.
Sera que esta geracao estah assim tao ah rasca como dizem?
Ou sera que aqui soh andam filhos de pais ricos?
Sera que sabem o que sao 50 mil euros? Sao 8 anos de trabalho para alguem a ganhar 500 euros por mes. Eh metade do preco de um apartamento medio. E ainda falam em pagar TRs.
Dah que pensar...

Humberto Coelho
14-05-11, 15:59
Meus caros analisem e reflitam no que está escrito no post anterior, a maior parte de vós pela média de idades que por aqui li, sendo pessoas com inteligência, alguns acima da média, nada sabem sobre a "selva" e quando digo isto não falo apenas na aviação....

Se têm Pais ricos ignorem o que escrevi........

parapentista
15-05-11, 08:33
Muito bom dia.

os ultimos dois posts estao muito bem ditos. Mas reparei que passam aqui muitas pessoas que sao ricas e é com muita pena minha que só a gente rica venha a ser piloto (CPL) um dia, casos como o meu e de muita gente que tambem por aqui anda que nunca vao ter essa possibilidade, a nao ser que apostem tudo o que tem nesta incerteza.

Tenho pena de ainda nao me ter saido o euromiloes :biggrin: mas se um dia acontecer fundava uma escola de pilotagem apenas para pessoas com rendimentos abaixo dos 1000 eur.

E tenho pena a escolas existentes no pais nao pensarem nesta pessoas.

Quanto ás horas de voo eu axo que no nosso pais arranja facilmente emprego e sem grandes horas de voo, passo a explicar de uma forma muito rapida: "ARRANJA UMA BOA CUNHA OU ENTAO UMA VEZ QUE TENS PAIS RICOS GUARDA MAIS UNS MILES PARA O "SAQUINHO MILAGROSO":biggrin: "

Sei que muitos podem nao gostar da minha maneira de ver isto, mas fala alguem que tem o sonho de muitos que ca estao e lhe é quase impossivel concretizar, apenas gostaria de sensibilizar as pessoas que os "probres" (sem ofender ninguem) tambem gostariam de um dia ser pilotos. por isso ponham-se no lugar deles e imaginem o que seria ter o sonho e saber que os pais nao tinham e que vos ia ser impossivel.

Desculpem alguma coisinha e nao tou aqui para ofender ninguem, ninguem tem culpa que filhos de pais ricos tenham tido um berço de ouro nem que os filhos de pais pobres tenham tido um berço de madeira.

LHR
15-05-11, 10:10
Muito bom dia.

os ultimos dois posts estao muito bem ditos. Mas reparei que passam aqui muitas pessoas que sao ricas e é com muita pena minha que só a gente rica venha a ser piloto (CPL) um dia, casos como o meu e de muita gente que tambem por aqui anda que nunca vao ter essa possibilidade, a nao ser que apostem tudo o que tem nesta incerteza.

Tenho pena de ainda nao me ter saido o euromiloes :biggrin: mas se um dia acontecer fundava uma escola de pilotagem apenas para pessoas com rendimentos abaixo dos 1000 eur.

Quanto ás horas de voo eu axo que no nosso pais arranja facilmente emprego e sem grandes horas de voo, passo a explicar de uma forma muito rapida: "ARRANJA UMA BOA CUNHA OU ENTAO UMA VEZ QUE TENS PAIS RICOS GUARDA MAIS UNS MILES PARA O "SAQUINHO MILAGROSO":biggrin: "

Sei que muitos podem nao gostar da minha maneira de ver isto, mas fala alguem que tem o sonho de muitos que ca estao e lhe é quase impossivel concretizar, apenas gostaria de sensibilizar as pessoas que os "probres" (sem ofender ninguem) tambem gostariam de um dia ser pilotos. por isso ponham-se no lugar deles e imaginem o que seria ter o sonho e saber que os pais nao tinham e que vos ia ser impossivel.

Desculpem alguma coisinha e nao tou aqui para ofender ninguem, ninguem tem culpa que filhos de pais ricos tenham tido um berço de ouro nem que os filhos de pais pobres tenham tido um berço de madeira.

Compreendo o que dizes e inseriro-me no filho sem pais ricos. Seguir em frente é uma decisão muito arriscada e que vai mudar a minha vida para sempre, podendo ser para melhor ou pior.

Mas já a pensar nos piores cenários é que antes de me aventurar em 60.000€ é que tirei um curso universitário, para depois de tirar o ATPL não ter a corda totalmente ao pescoço. Apesar de a idade ser um factor importante no processo de candidaturas para as companhias aereas, acho que acaba por compensar noutros campos tirar primeiro outro curso.

Cumprimentos

Kiko
15-05-11, 10:21
Muito bom dia.

Não vou qualificar o conteudo do post para não correr o risco de ser desagradavel e o ofender por isso vou passar à frente e ser construtivo dizendo-lhe que se estudar, trabalhar MUITO (emigrar se assim for necessário) pode fazer como eu e muitos outros aqui, que foi juntar o dinheiro e só aos 30 anos tirar o curso.

Acredite, tem um sabor diferente...

parapentista
15-05-11, 13:11
Boa tarde de novo :biggrin:

Antes de mais, nao quero que me levem a mal tudo o que disse nem quero desanimar ninguem, pelo contrario, desejo que toda a gente que tenha este sonho de andar pelos ares e nao só este, que consigam alcançar todos eles.

Eu falei na minha pessoa mas cada caso é um caso, e apenas expressei a minha ideia.

Mais uma vez digo e repito que não quero ofender ninguem, e que tenha possibilidades que vá em frente mas que sejam humildes com quem nao conssegue nem consseguiu alcançar esse mesmo sonho.

Acho muito bem que se tenha sempre um Plano "B", porque isto nao ta muito facil pelo que vejo por aqui.

miguelbeirao
15-05-11, 13:29
Exactamente, e acima de tudo, deve-se estar disposto a sair do país para tentar a sorte na aviação. Não estou a dizer que seja impossível fazê-lo em Portugal, mas sejamos realistas, o caminho é bem mais curto fora do país. E mais uma vez reforço que o plano b é essencial, eu continuo a achar que vale a pena tirar um curso superior antes de ir para a a aventura. Por muito que se trabalhe e por muito amor que se tenha aos céus, à que ter mais amor à nossa vida (uma vida sem dividas nem penhoras). Nunca se deve desistir, mas também nada sai certo à primeira, Roma e Pavia não se fizeram num dia, as coisas devem ser pensadas, e mesmo quem não tem pais ricos, que é o meu caso, não precisa de desistir desta profissão, no entanto deve pensar na forma mais inteligente de seguir este caminho, mesmo que demore um pouco mais.

LHR
15-05-11, 15:25
Exactamente, e acima de tudo, deve-se estar disposto a sair do país para tentar a sorte na aviação. Não estou a dizer que seja impossível fazê-lo em Portugal, mas sejamos realistas, o caminho é bem mais curto fora do país. E mais uma vez reforço que o plano b é essencial, eu continuo a achar que vale a pena tirar um curso superior antes de ir para a a aventura. Por muito que se trabalhe e por muito amor que se tenha aos céus, à que ter mais amor à nossa vida (uma vida sem dividas nem penhoras). Nunca se deve desistir, mas também nada sai certo à primeira, Roma e Pavia não se fizeram num dia, as coisas devem ser pensadas, e mesmo quem não tem pais ricos, que é o meu caso, não precisa de desistir desta profissão, no entanto deve pensar na forma mais inteligente de seguir este caminho, mesmo que demore um pouco mais.

Concordo com tudo.