Vizualizar Versão Completa : A310 Sata
Boas tenho um colega Spoter que ontem viu um A310 da Sata em Lisboa que levava o trem de aterragem de lado, só parou no fim da pista, diz que era fumo por todo o lado, alguém sabe de mais alguma coisa.
A310 da Sata a descolar da pista 21 tinha o trem da frente 'de lado' (perpendicular ao eixo da pista) tendo sido alertado para esse facto por uma segunda aeronave e pela torre de controlo e abortou a descolagem.
Marco Goncalves
31-05-11, 03:14
Algo parecido com o video aqui postado,certo?
http://www.youtube.com/watch?v=-HyBjwI7aps
Há fotos do incidente neste blog:
http://ruispotter.blogspot.com/2011/05/pequeno-incidente-com-aviao-da-sata-em.html
P.S.: Apesar do nome do blog (ruispotter), o mesmo não é meu...;)
Dúvida: como é que o piloto não sentiu algo estranho logo ao arrancar e ainda terá feito uns bons metros pista afora? Pode dizer-se que o A310 tem tanto power que leva tudo à frente? :biggrin:
James Reason
31-05-11, 17:35
Más notícias. Eu tenho um colega Spoter que tem um amigo Piloto que é amigo de uma Hospedeira da SATA que namora com outro colega Spoter que é amigo de um piloto da TAP e que viu um A310 em Lisboa que levava os trens de aterragem agarrados ao avião. Depois de aterrar só parou no Stand para deixar sair e entrar os passageiros, diz ele que era gente por todo o lado, alguém sabe de mais alguma coisa...
perdi-me... afinal quem é que viu?
perdi-me... afinal que é que viu?
hahahahahahaha :rofl: clap :rofl:
Eu pensava que este episódio tinha sido na aterragem...
James Reason
31-05-11, 22:50
[Comentário removido pela Moderação]
Só não acontece a quem não anda .. O desfecho pelos vistos foi pelo lado positivo .
James Reason
01-06-11, 01:05
Tudo o que se comentou sobre o CS-TGV da SATA não passa de uma mentira.
O voo descolou sem problemas. Desconheço como se fazem fotos de situações que não aconteceram mas já agora deixo exemplo aqui.
James Reason
01-06-11, 01:13
Este tipo de problemas é hoje mais complexo porque não existe validação do mundo digital como mundo “real”. É que no mundo dos bits toda a manipulação é possível, sem ser dotada de qualquer critério de verificação da sua realidade e, por isso, uma fotografia digital não pode servir de prova em tribunal mesmo que tenha a arma fumegante do assassino. Em particular se tiver mesmo a arma fumegante e uma excelente foto do assassino.
O Photoshop explica muitas coisas e deixa de longe as falsificações fotográficas tradicionais, que essas sim, podem ser detectadas com facilidade . No século XIX alguns amadores de fotografias fizerm umas “fadas”, rudimentares aos olhos de hoje, mas que enganaram muita gente incluindo Conan Doyle, que não era propriamente desprovido de capacidade de perceber fraudes. O que não muda é a nossa capacidade de sermos enganados pelo sentido mais poderoso, a visão. O mundo digital está aí, diante de nós, com uma infinita capacidade de nos enganar. As “fadas” são mais sofisticadas, e algumas até se chamam Rui qualquer coisa mas os nossos olhos e a sua infinita capacidade de logro, é que são os mesmos.
Abram a pestana
Más notícias. Eu tenho um colega Spoter que tem um amigo Piloto que é amigo de uma Hospedeira da SATA que namora com outro colega Spoter que é amigo de um piloto da TAP e que viu um A310 em Lisboa que levava os trens de aterragem agarrados ao avião. Depois de aterrar só parou no Stand para deixar sair e entrar os passageiros, diz ele que era gente por todo o lado, alguém sabe de mais alguma coisa...
Más noticias, eu conheço pessoalmente o spotter que fotografou. O tal "Rui qualquer coisa". Más noticias, spotting é uma coisa, manipulação fotográfica ou aquilo a que você parece assim tão habituado é outra.
E agora sinceramente, gostava que puxasse tanto pela cabeça e "botasse figura" para descalçar a bota, como fez para dizer que era montagem e chamar mentiroso a quem publicou as fotografias. Escrever umas 4 ou 5 linhas, assim para o bem escrito, tinha a sua parte interessante...
Caso queira chamar mentiroso ou aldrabão ao senhor Rui Guerreiro (a.k.a qualquer coisa) pode sempre mandar-lhe uma mensagem pelo blogger ou fazer um comentário no post do blog onde se encontram as fotos (ah-ah-ah como anónimo não conta...seu maroto!). Em caso de ainda sentir necessidade de falar com alguém e de ser ouvido, falar bem ou falar mal, 1820. É o famoso número das "informações", eles facilmente lhe arranjam o número de uma daquelas linhas de SOS amizade e coisas do género, para desabafar.
Já agora, para defender a honra, quem faz spotting (como eu e o Rui), faz por paixão, por gostar, para ocupar tempo livre, para mostrar aos outros aquilo que nem sempre têm oportunidade de ver, seja lá porque motivo for. Nenhum de nós o faz para nos podermos vangloriar de termos apanhado um A310 com o trem torto ou um EZY que tinha speed tape na ponta da asa em vez do wingtip. Quem faz planespotting e leva a coisa minimamente a sério, tal como é o caso sa pessoa em causa, está-se bem borrifando se você acha que é mentira ou montagem, quem faz planespotting preocupa-se em fotografar ou registar o momento e muitas das vezes partilhá-lo com os outros. Quem não gosta e está mais preocupado em apupar e dizer mal, pode ficar à porta. Ainda há uns que dizem mal com algumas bases para isso, depois há os outros "quaisquer coisa" que falam mal por falar, sem saberem ponta do que estão a dizer, a fazer figuras tristes para aumentar o número de posts.
Quem quer mostrar alguma coisa não me parece ser o spotter em causa, mas sim alguém que tem necessidade de se mostrar e nem no tópico respectivo de apresentou. Também digo, abram a pestana!!
Vocês estão a esquecer-se de uma coisa: houve mais gente que fotografou esse trem de nariz torto além do Rui Guerreiro. Já vi várias fotos de pelo menos três pessoas diferentes (e de várias perspectivas). Ah espera... Combinaram todas fazer foto-montagens da mesma cena... facepalm
Mais ainda, em duas das fotos vê-se o rudder virado...
Até o rudder? Epa malandro do Rui pensou em tudo!! São os famosos movimentos de LTTP... lol Isto há com cada um...
Por acaso a primeira foto que vi nem era do Rui Guerreiro, mas essa primeira foto até se vê bem o rudder virado para o lado contrário do trem de nariz.
Marco Goncalves
01-06-11, 03:51
Afinal meus senhores em que ficamos ? E verdade ? E mentira?
Angelo Rosa
01-06-11, 05:44
Caro Marco, apos as explicacoes do Guga e do Tango Mike Tango, pensava que nao iria ter duvidas, mas como as tem, eu digo-lhe que foi verdade. Uma proxima vez que for a Lisboa apareca junto do T3 para ver quem sao os spotters que por la andam, e para perceber com o que iam beneficiar em denegrir a imagem de uma companhia nacional, ou mesmo com a tal suposta manipulacao da foto. As fotos de "brincadeira" ou montagens sao em LTTP como disse o Guga.
Abracos
Angelo Rosa
Marco Goncalves
01-06-11, 06:57
Caro Marco, apos as explicacoes do Guga e do Tango Mike Tango, pensava que nao iria ter duvidas, mas como as tem, eu digo-lhe que foi verdade. Uma proxima vez que for a Lisboa apareca junto do T3 para ver quem sao os spotters que por la andam, e para perceber com o que iam beneficiar em denegrir a imagem de uma companhia nacional, ou mesmo com a tal suposta manipulacao da foto. As fotos de "brincadeira" ou montagens sao em LTTP como disse o Guga.
Abracos
Angelo Rosa
Ola Angelo
Em primeiro lugar gostaria de uma vez mais agradecer a todos os spotters Portugueses que nos proporcionam com fotos espectaculares e nos mostram os movimentos nos Aeroportos Portugueses, eu em particular que vivo no estrangeiro agradeco.
Existem realmente pessoas que se julgam donos da verdade e que tem uma arrogancia a exceder o CG de uma forma assustadora.
Acho de uma hipocrisia estupenda uma pessoa que chama de mentiroso a um spotter e coloca o " trabalho " de um grupo de pessoas que passam dias e horas a tirar fotos ao sol a chuva ao vento ao frio e ao calor mas que no entanto nem tem a coragem de usar o seu nome real num forum,mas como vivemos no seculo XXI acredito que o mesmo tenha usado o seu nome real mas que o mesmo tenha sido lavado pela onda do photoshop ao se inscrever,eu tive a sorte de que quando me inscrevi a mare estava vazia e o photoshop nao me passou a perna.
E ja que estamos numa de Photoshop, seria uma muito boa idea que os novos membros se apresentam-se aos restantes membros.........Com tantos paraquedistas a cair no Aviacao Portugal ultimamente,acho que e altura de os Moderadores contactarem o 82ND Airborne em Fort Bragg na Carolina do Norte e talvez ate consigam amealhar alguns trocos.
Continuacao de boas fotos aos nossos spotters e que nos continuem a deliciar com o seu trabalho.
Uma vez que fui eu que abri o tópico, acho lamentavél que venha alguém dizer que é mentira, é dar descredito ao que as pessoas fazem quando passam horas a fio a ver os aviões passarem, e a relatarem esses momentos, porque eu mesmo vi a foto passado duas horas do meu colega a ter tirado, não iria abrir um tópico sabendo que essa situação não se passou.
Angelo Rosa
01-06-11, 08:02
Ola Angelo
Em primeiro lugar gostaria de uma vez mais agradecer a todos os spotters Portugueses que nos proporcionam com fotos espectaculares e nos mostram os movimentos nos Aeroportos Portugueses, eu em particular que vivo no estrangeiro agradeco.
Existem realmente pessoas que se julgam donos da verdade e que tem uma arrogancia a exceder o CG de uma forma assustadora.
Acho de uma hipocrisia estupenda uma pessoa que chama de mentiroso a um spotter e coloca o " trabalho " de um grupo de pessoas que passam dias e horas a tirar fotos ao sol a chuva ao vento ao frio e ao calor mas que no entanto nem tem a coragem de usar o seu nome real num forum,mas como vivemos no seculo XXI acredito que o mesmo tenha usado o seu nome real mas que o mesmo tenha sido lavado pela onda do photoshop ao se inscrever,eu tive a sorte de que quando me inscrevi a mare estava vazia e o photoshop nao me passou a perna.
E ja que estamos numa de Photoshop, seria uma muito boa idea que os novos membros se apresentam-se aos restantes membros.........Com tantos paraquedistas a cair no Aviacao Portugal ultimamente,acho que e altura de os Moderadores contactarem o 82ND Airborne em Fort Bragg na Carolina do Norte e talvez ate consigam amealhar alguns trocos.
Continuacao de boas fotos aos nossos spotters e que nos continuem a deliciar com o seu trabalho.
Ora essa caro Amigo Marco. Tambem eu me encontro no estrangeiro, e tambem gosto de ver as fotos do nosso cantinho, aqui ou em outros sites de spotters nacionais.
Como spotter que sou, tambem insiro aqui minhas fotos, mas com paraquedistas destes, pergunto se continuara a valer a pena, pois qualquer dia mais outro paraquedista, ira por o meu bom nome em causa por se julgar mais esperto que os outros.
Em relacao aos paraquedistas, deixe la, nao vale a pena mais comentar sobre isso. Em relacao ao TGV a noite ja estava a voar normalmente.
Abracos,
Então afinal foi tudo uma montagem... Leio cada uma... :sarcastic:
Tudo o que se comentou sobre o CS-TGV da SATA não passa de uma mentira.
O voo descolou sem problemas. Desconheço como se fazem fotos de situações que não aconteceram mas já agora deixo exemplo aqui.
Caro James, ou lá como se chama...
Confesso que achei algumas das suas primeiras intervenções até interessantes mas, ultimamente tem sido com cada uma...
Claro que é sempre livre de emitir a sua opinião, estamos num fórum para falar de aviação e conhecer diferentes pontos de vista...mas, emitir opiniões e acusar alguém, especialmente alguém que se dedica ao spotting fotográfico, de manipular imagens são coisas muito diferentes e sinceramente graves.
Não conheço pessoalmente o Rui Guerreiro mas, acompanho o seu blog há já muito tempo, não tendo qualquer razão para acreditar que manipulasse fotos (especialmente de uma forma tão notável...), quanto a si...quer esclarecer-nos quem realmente é? Que provas tem que aquilo é uma manipulação? Não se esqueça que fazer acusações infundadas em público poderá ter as suas consequências...
Ou será que afinal não passa de mais um miúdo a mandar "papaias"?
Caro James, ou lá como se chama...
Confesso que achei algumas das suas primeiras intervenções até interessantes mas, ultimamente tem sido com cada uma...
Claro que é sempre livre de emitir a sua opinião, estamos num fórum para falar de aviação e conhecer diferentes pontos de vista...mas, emitir opiniões e acusar alguém, especialmente alguém que se dedica ao spotting fotográfico, de manipular imagens são coisas muito diferentes e sinceramente graves.
Não conheço pessoalmente o Rui Guerreiro mas, acompanho o seu blog há já muito tempo, não tendo qualquer razão para acreditar que manipulasse fotos (especialmente de uma forma tão notável...), quanto a si...quer esclarecer-nos quem realmente é? Que provas tem que aquilo é uma manipulação? Não se esqueça que fazer acusações infundadas em público poderá ter as suas consequências...
Ou será que afinal não passa de mais um miúdo a mandar "papaias"?
Caro James, não conheço o spotter em causa ( ou se calhar até conheço de vista), mas não tenho nenhuma razão para duvidar da credibilidade do mesmo , nem da foto. Isto é um forum de aviação, em que também se partilham fotos. Não é um concurso de PhotoShop. Mais, a foto que apresentou, já a tinha visto e sim, isso é claramente um fakezorro à distancia.
Mais, conforme o forista acima indicou, você começou com posts interessantes. No entanto descambou, tendo até levado com comentarios removidos. Volte À linha inicial.
Parabens ao fotografo pela oportunidade e pela partilha.
E quanto aos outros foristas que estão indignados ( e com razão) sobre a suspeita de falsidade da foto... não é por morrer uma andorinha que se acaba a primavera! ;)
Cumprimentos.
Jose Costa
01-06-11, 09:37
Vocês estão a esquecer-se de uma coisa: houve mais gente que fotografou esse trem de nariz torto além do Rui Guerreiro. Já vi várias fotos de pelo menos três pessoas diferentes (e de várias perspectivas). Ah espera... Combinaram todas fazer foto-montagens da mesma cena... facepalm
Mais ainda, em duas das fotos vê-se o rudder virado...
Na imagem do link do Rui Sousa, o que me pareceé o rudder aplicado no mesmo sentido do da roda de nariz. O que leva a concluir, que estaria vento da esquerda, e mesmo com a aplicaçao do rudder, não foi obtida a correção adequada, devido provavelmente a baixa velocidade, (abaixo da VMCG, ou perto desta), e foi usado o steering, para ajudar, mas talvez tenha demorado a ter efeito a actuar devido á pista estar molhada e houve provavelmente, algum excesso no uso do mesmo levando á situação da foto.
Ao se aperceber disso è possivel que o piloto tenha descontinuado a descolagem e suspeitado de alguma avaria no steering, que após verificação pela manutenção tudo tenha voltado ao normal.
Cpts
James Reason
01-06-11, 10:08
Na imagem do link do Rui Sousa, o que me pareceé o rudder aplicado no mesmo sentido do da roda de nariz. O que leva a concluir, que estaria vento da esquerda, e mesmo com a aplicaçao do rudder, não foi obtida a correção adequada, devido provavelmente a baixa velocidade, (abaixo da VMCG, ou perto desta), e foi usado o steering, para ajudar, mas talvez tenha demorado a ter efeito a actuar devido á pista estar molhada e houve provavelmente, algum excesso no uso do mesmo levando á situação da foto.
Ao se aperceber disso è possivel que o piloto tenha descontinuado a descolagem e suspeitado de alguma avaria no steering, que após verificação pela manutenção tudo tenha voltado ao normal.
Cpts
Meu caro;
Se a pista estivesse molhada como afirma (e estava realmente) você não via aquele fumo todo nas fotos que é resultado do "meltdown" da borracha do "nose gear" em contacto com a superfície da pista que naquela zona é bastante abrasiva. No dia 30 caso já não se recorde choveu bastante ao longo de todo o dia e a pista esteve sempre "wet". O SATA teve um STD ás 12.40 hora a que até houve um pequeno "shower" sobre a pista 03-21. Não há crimes perfeitos.
Cumpts
Dia 30???? Isto aconteceu dia 29! Há com cada uma....
James Reason
01-06-11, 10:16
Já agora e só para compararem, vejam no video da aterragem de emergência a quantidade de fumo que existe e comparem (uma aterragem no video).
Um A310 em TOGA e com muita ou pouca velocidade tem muito pouca eficiência no nose Gear e o CC é "puxado" á retaguarda, acham que o efeito de sobreviragem provocava aquela fumarada toda, e ainda por cima com "full rudder" a estibordo, ou seja o vento vinha de tal foam forte do quadrante 210/250 que um A310 em início de TO, suponhamos que iniciou a descolagem no TWY U5 e não no início da rwy 21, pois então acradito que reentava pneus, e ainda foi avisado por outra aeronave e pela torre em tão pouco espaço de tempo...vejam a distância fisica do TWY U5 até á zona das fotos...e onde estava a outra aeronave que viu isto ???
Enfim nem vale a pena perder mais tempo com isto.
Cumpts á comunidade
Está visto que não se está a falar da mesma coisa...
Sim isto aconteceu realmente no dia 29/05/2011.
James, se o que aconteceu com o 310 foi na descolagem como dizem, de que raio vale comparar o fumo com uma aeronave na fase de aterragem? Faz ideia da velocidade com que a aeronave aterra?? facepalm
Veja aqui (http://www.airliners.net/photo/DHL-(Air-Contractors)/Airbus-A300B4-203(F)/1747648/L/) um exemplo do que acontece quando se tenta virar, depois de ter aterrado mas ainda com alguma velocidade! A quantidade de fumo é muito idêntica!
E já agora, veja aqui (http://img97.imageshack.us/img97/5615/img5569dddd3.jpg) e aqui (http://img12.imageshack.us/img12/6156/img5566dddd3.jpg)! São fotos de outro colega spotter que lá estava também! Não tentem inventar, este acontecimento foi real!!
Abc :plain:
Jose Costa
01-06-11, 12:14
Meu caro;
Se a pista estivesse molhada como afirma (e estava realmente) você não via aquele fumo todo nas fotos que é resultado do "meltdown" da borracha do "nose gear" em contacto com a superfície da pista que naquela zona é bastante abrasiva. No dia 30 caso já não se recorde choveu bastante ao longo de todo o dia e a pista esteve sempre "wet". O SATA teve um STD ás 12.40 hora a que até houve um pequeno "shower" sobre a pista 03-21. Não há crimes perfeitos.
Cumpts
Meu amigo eu tenho 3000 horas de A310, já agora pode dizer quantas tem, para justificar as suas afirmações?
Quem nunca viu situações destas è normal que faça comentarios destes.
Eu normalmente não costumo entrar em discussões estereis de nenhuma especie, muito menos com pessoas que se escondem por detras de um nick name.
Diga lá o sue numero da licença de ATPL e qu aviões voo para que se possa saber se as suas afirmações tem credibilidade.
Limitei- me a apresentar uma interpretaçāo do que vi numa foto, situações daquelas nos meus 30 anos de aviação e nas minhas 14000 horas de voo já tive pelo menos 3.
Cpts
Já agora, a ideia do José Costa faz todo o sentido no caso da descolagem! Sem efetividade nos comandos (abaixo da VMCG) e com ventos fortes, com a tentativa de tentar manter o centro da pista com o uso talvez excessivo do steering, é possível acontecer o que aconteceu.
Abc
P.S: METAR LPPT 291900Z 22011KT 190V250 9999 FEW018 SCT020 21/16 Q1014 NOSIG
Meu caro;
Cumpts
Você não deve ter mesmo noção do que diz... Àquela velocidade e com aquele peso todo em cima, a fricção da roda no chão aquece-a de tal forma que o facto de a pista estar molhada ou não, deixa de importar ao fim de x segundos, qualquer milímetro de água que possa haver no chão evapora instantaneamente e o fumo existe na mesma. Elementar, caro Reason!
Então está explicado Paulo, as de dia 30 são montagem e foram em LTTP, as de dia 29 são reais e foram em LPPT!! pcornpcornpcorn
A310 da Sata a descolar da pista 21 tinha o trem da frente 'de lado' (perpendicular ao eixo da pista) tendo sido alertado para esse facto por uma segunda aeronave e pela torre de controlo e abortou a descolagem.
Estava lá tudo desde o 2º post ...
Diga isso ao Sherlock Holmes!
Angelo Rosa
01-06-11, 14:44
Meu amigo eu tenho 3000 horas de A310, já agora pode dizer quantas tem, para justificar as suas afirmações?
Quem nunca viu situações destas è normal que faça comentarios destes.
Eu normalmente não costumo entrar em discussões estereis de nenhuma especie, muito menos com pessoas que se escondem por detras de um nick name.
Diga lá o sue numero da licença de ATPL e qu aviões voo para que se possa saber se as suas afirmações tem credibilidade.
Limitei- me a apresentar uma interpretaçāo do que vi numa foto, situações daquelas nos meus 30 anos de aviação e nas minhas 14000 horas de voo já tive pelo menos 3.
Cpts
Relaxe amigo Jose, a sua interpretacao foi aceite e entendida pelo resto do pessoal :)
Abracos
Na imagem do link do Rui Sousa, o que me pareceé o rudder aplicado no mesmo sentido do da roda de nariz(...)
Caro amigo Cte. José Costa, na primeira foto que vi deste acontecimento (postada mais à frente do seu post, num dos links do "Shark_tt"), vê-se o rudder virado no sentido oposto, só noutra foto, creio que, essa sim, do Rui Guerreiro, é que se vê o rudder virado no mesmo sentido da roda de nariz, ou será ilusão de óptica, os rudders estarem virados para lados opostos numa e noutra foto?
Spak: Quanto a dia 30, houve também um incidente com um A310 em Lisboa, com fumo, mas esse não foi da Sata e sim da Air Transat :thumbsup:
Edit: Resolvi colocar aqui os links das duas fotos de que falo, em que dá a ideia de estar com o rudder virado para lados diferentes em cada uma delas.
Foto 1 (http://img97.imageshack.us/img97/5615/img5569dddd3.jpg)
Foto 2 (http://3.bp.blogspot.com/-_3voDAA2MlI/TeLIH0g3tsI/AAAAAAAADQc/AEmmslUIY7g/s1600/CS-TGV_Blog2.jpg)
Olá,
Mas vocês ainda dão conversa a alguém que se esconde atrás de um nick e cai de paraquedas ?
Enfim :) !
Jose Costa
01-06-11, 15:44
Caro amigo Cte. José Costa, na primeira foto que vi deste acontecimento (postada mais à frente do seu post, num dos links do "Shark_tt"), vê-se o rudder virado no sentido oposto, só noutra foto, creio que, essa sim, do Rui Guerreiro, é que se vê o rudder virado no mesmo sentido da roda de nariz, ou será ilusão de óptica, os rudders estarem virados para lados opostos numa e noutra foto?
Spak: Quanto a dia 30, houve também um incidente com um A310 em Lisboa, com fumo, mas esse não foi da Sata e sim da Air Transat :thumbsup:
Edit: Resolvi colocar aqui os links das duas fotos de que falo, em que dá a ideia de estar com o rudder virado para lados diferentes em cada uma delas.
Foto 1 (http://img97.imageshack.us/img97/5615/img5569dddd3.jpg)
Foto 2 (http://3.bp.blogspot.com/-_3voDAA2MlI/TeLIH0g3tsI/AAAAAAAADQc/AEmmslUIY7g/s1600/CS-TGV_Blog2.jpg)
Olá Duarte
Efectivamente vendo as duas fotos em cada uma delas o Rudder está na foto 1 para a esq. e na 2 para a dta.
A foto 1 é posterior á foto 2, isso denota uma tentativa de correcção da tranjetoria,e na 1 vê-se que o angulo da roda de nariz com o eixo do avião é menor que na foto 2. Isto parece dizer que o steering talvez não estivesse bloqueado numa posição, mas talvez com o neutro desfazado. (isto é uma avaria identificada, e tem um procedimento quando é detectado na rolagem). Parece assim que a coisa não foi resultado de um "oversteering" mas efectivamente de uma avaria, conforme temos mais informação melhor interpretamos o que vemos.
Cpts
Já agora, uma pergunta:
Um incidente deste género costuma ter algum tipo de acção / relatório por parte do GPIAA?
Jose Costa
01-06-11, 16:40
Já agora, uma pergunta:
Um incidente deste género costuma ter algum tipo de acção / relatório por parte do GPIAA?
Normalmente é feito um "ASR" (air safetty report).
Cpts
Ainda antes do avião voltar a voar, ou seja é uma coisa feita por algum agente representante do INAC que esteja no aeroporto, ou quando a manutenção liberta o avião, ele pode voar e ser o relatório elaborado posteriormente?
Ainda antes do avião voltar a voar, ou seja é uma coisa feita por algum agente representante do INAC que esteja no aeroporto, ou quando a manutenção liberta o avião, ele pode voar e ser o relatório elaborado posteriormente?
O ASR é emitido pelo operador, de acordo com o especificado pelo seu sistema de segurança operacional e, nos casos prescritos em regulamento próprio, é enviado ao INAC e ao GPIAA num prazo que não deve exceder as 72 horas.
Se nenhuma destas entidades requisitar a aeronave para investigação ou análise, esta pode voltar à operação desde que esteja aeronavegável, especificamente, após um "release" atestando a manutenção cumprida e ausência de anomalias que estejam fora do âmbito de aplicação da MEL.
Obrigado pelo esclarecimento.
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.