PDA

Vizualizar Versão Completa : Secundário

Cmdt. Orlando Fernandes
03-06-11, 08:48
Boas,
Agora, na transição para o 10º ano, estou indeciso entre Artes e Ciencias e Tecnologias. Como tal, gostaria de seguir em arquitectura se seguisse Artes, e piloto se seguisse Ciências.
O que gostaria de saber era se é possivel ser arquitecto se seguir ciências ou piloto se seguir Artes.
Se sim, quais as disciplinas que teria que seguir se seguisee em qualquer um dos cursos para ser pilot(o meu maior sonho) :thumbsup:

PS: Por favor não deiam conselhos sobre o que seguir por favor :thumbsup:. Repondamà pergunta harhar

5ft Hover
03-06-11, 10:26
Se sim, quais as disciplinas que teria que seguir se seguisee em qualquer um dos cursos para ser pilot(o meu maior sonho) :thumbsup:

PS: Por favor não deiam conselhos sobre o que seguir por favor :thumbsup:. Repondamà pergunta harhar

Matemática e Física... tudo o resto é paisagem... e bom domínio de Inglês, e já agora de Português...

miguelmartins
03-06-11, 10:39
O que gostaria de saber era se é possivel ser arquitecto se seguir ciências ou piloto se seguir Artes.

Sim e sim.

Se seguires Ciências e quiseres ir para arquitectura, terás de fazer os exames nacionais específicos para essa licenciatura. É claro que será muito mais difícil, uma vez que terás de aprender sozinho aquilo que outros aprenderam no decurso normal do agrupamento de Artes

Para o curso de PLA, tens de ter Matemática e Física do 12º ano. Para quem não tenha, as escolas de voo estão autorizadas a dar um pequeno curso de matemática e física, que depois dará equivalência a estas cadeiras do 12º ano.
Mais uma vez, exige um pouco mais de estudo por parte de quem não tenha algumas noções básicas, que teria caso tivesse enveredado pelas Ciências.

Cumpts!

FilipeFernandes
03-06-11, 12:17
...........e já agora de português...

check!!!!!!!!

F-WWOW
03-06-11, 12:44
... tens de ter Matemática e Física do 12º ano. Para quem não tenha, as escolas de voo estão autorizadas a dar um pequeno curso de matemática e física, que depois dará equivalência a estas cadeiras do 12º ano.

Inadmissivel... como eh que um 'pequeno curso' substitui e dah equivalencia a um ano de estudos a duas das mais exigentes disciplinas na area das ciencias?
Faz lembrar as tais 'novas oportunidades'. Ao estado a que isto chegou.

5ft Hover
03-06-11, 12:49
Inadmissivel... como eh que um 'pequeno curso' substitui e dah equivalencia a um ano de estudos a duas das mais exigentes disciplinas na area das ciencias?

e não tardará, que os cursos de piloto, dado nessas e noutras condições....sejam dada equivalência a cursos do ensino superior - e não me refiro aos cursos de "ciências aeronáuticas :whistlinggd5:"

cump

Crio
03-06-11, 13:36
Acho que as escolas nos EUA que dão o JAA ATPL não pedem matemática e física como disciplinas nucleares, simplesmente pedem o high school diploma

rasfcivil
03-06-11, 13:55
Acho que as escolas nos EUA que dão o JAA ATPL não pedem matemática e física como disciplinas nucleares, simplesmente pedem o high school diploma

Se assim o é, considero muito mau....Como se pode entender principios de voo/aerodinâmica sem se ter tido física? ...ou matemática na pior das hipóteses

Já no que respeita a "...esses cursos serem equivalentes a um curso superior..."
também penso que não se pode comparar o que é incomparável por natureza. Curso superior é curso superior, licença de piloto é licença de piloto, um curso técnico, altamente especializado!

Cumps

miguelmartins
03-06-11, 14:18

Esse "curso" só dá equivalência a Matemática e Física, no âmbito do curso de pilotagem, não para outras coisas.

O conteúdo do mesmo, segundo me apercebi (eu não fiz), é bem mais aligeirado do que os conteúdos dessas disciplinas de 12º ano, e adaptado ao que é necessário saber para o curso de pilotagem em si. Basicamente, é um pro forma.

miguelmartins
03-06-11, 14:31
e não tardará, que os cursos de piloto, dado nessas e noutras condições....sejam dada equivalência a cursos do ensino superior - e não me refiro aos cursos de "ciências aeronáuticas :whistlinggd5:"

cump

Queres elaborar?

Não querendo desmerecer os curso de pilotagem, isso seria um ultraje para quem passou 5 anos numa universidade para obter uma licenciatura.

miguel22
03-06-11, 16:10
Apenas uma opinião pessoal. Se queres mesmo mesmo Arquitectura, avança para a área de Artes. Caso contrário aconselho-te a ires para a área de ciências. Pode ser a área mais exigente, mas acredita que dá para tudo. Um aluno aplicado e com as minimas bases consegue desde entrar num curso de engenharia até em Gestão.

Não optes por a facilidade. Mais tarde vais desejar o contrário, acredita ;)

Um abraço e boa sorte !

WorldTraveller
03-06-11, 16:13

cump
boas!

como aluno de Ciências Aeronáuticas e com conhecimentos em relação a isso, devo dizer que:
- estamos extremamente longe de ter cursos de piloto reconhecidos ou com equivalência directa a cursos de ensino superior de forma directa.
- a única forma de haver uma aproximação mais directa a um curso de ensino superior é e continuará a ser nos próximos anos através do piloto frequentar um curso de ciências aeronáuticas, complementando a sua formação com a formação em falta.

apesar do programa Novas Oportunidades ter os pressupostos e implicações que tem e de estarmos em Portugal, transpor isso para a equivalência directa de um curso de pilotagem a um curso de ensino superior não é realista.

ao colega forista Cmdt. Orlando Fernandes, aconselho-o a inscrever-se num curso de alemão. além de estar em boa idade para aprender uma nova língua, nesta Europa o alemão é uma mais-valia tal como o inglês, seja como piloto, seja como arquitecto.

cumps!

F-WWOW
03-06-11, 17:12
Esse "curso" só dá equivalência a Matemática e Física, no âmbito do curso de pilotagem, não para outras coisas.

O conteúdo do mesmo, segundo me apercebi (eu não fiz), é bem mais aligeirado do que os conteúdos dessas disciplinas de 12º ano, e adaptado ao que é necessário saber para o curso de pilotagem em si. Basicamente, é um pro forma.

Se assim eh, isso muito mau... conhecimentos de matematica e fisica sao essenciais para se comprender as leis de pilotagem, performances, navegacoes, etc...
Eh impensavel alguem que queira ser piloto siga outra via que nao a das ciencias no secundario.
O facilitismo nao compensa... e espero que na proxima vez que apanhar o aviao na esteja lah a frente alguem formado em letras, historia medieval, direito, ou coisa do genero... Isso nao dignifica em nada competencia tecnica e o espirito da profissao de piloto de linha aerea.

Mais um motivo para a maxima: ser piloto nao eh para quem realmente quer... eh para quem pode. E este eh infelizmente o mundo em que vivemos.

5ft Hover
03-06-11, 18:00
Se assim eh, isso muito mau... conhecimentos de matematica e fisica sao essenciais para se comprender as leis de pilotagem, performances, navegacoes, etc...
Eh impensavel alguem que queira ser piloto siga outra via que nao a das ciencias no secundario.
O facilitismo nao compensa... e espero que na proxima vez que apanhar o aviao na esteja lah a frente alguem formado em letras, historia medieval, direito, ou coisa do genero... Isso nao dignifica em nada competencia tecnica e o espirito da profissao de piloto de linha aerea.

Mais um motivo para a maxima: ser piloto nao eh para quem realmente quer... eh para quem pode. E este eh infelizmente o mundo em que vivemos.

Boas

concorde-se ou não, e se goste ou não, já agora... o que não falta é licenciados (e estudantes) de áreas pouco (ou nada ligadas) a ciências em geral, e há aeronáutica em particular. Aliás, e vendo o exemplo da nossa companhia de bandeira (exemplo para tudo... dumb) o que não falta por lá é licenciados no mais variado tipo de coisas - e conheço uns quantos. E até participaram nessa formação de Física e Matemática. Se são melhores ou piores profissionais, não vou por ai.... mas uma coisa é certa, o facilitismo ou melhor o "levianismo" com que se tira este tipo curso é atroz.... mas julgo que é um mal transversal a todas as áreas...facepalm

cump

5ft Hover
03-06-11, 18:07
Queres elaborar?

Não querendo desmerecer os curso de pilotagem, isso seria um ultraje para quem passou 5 anos numa universidade para obter uma licenciatura.

não não quero bye

mas anda por ai muita boa gente, que não sendo licenciado e sendo piloto, pensará que para se ser alguém ou para ser mais importante (não é há toa que em Portugal, tudo se trate por Dr, Eng, Cmdt, etc.. ), tem que ser licenciado... os cursos de ciências aeronáuticas, exploram esse "mercado".... a obtenção de um canudo.

cump

miguelmartins
03-06-11, 18:07

F-WOWW, não é necessário ser-se de Ciências para compreender um sistemas de forças que actua num avião, ou para fazer uma decomposição de um vento. Muito menos para fazer contas de somar ou subtrair.
Evidentemente que para alguém que seja da área de ciências, tudo isto é quase intuitivo, mas não há nada que seja preciso saber nesta profissão, que uma pessoa inteligente e com vontade de estudar, não consiga perceber (independentemente da área onde estudou).

Conheço excelentes pilotos das mais diversas áreas (arquitectos, advogados, bancários), tão competentes como os outros, licenciados em engenharia (por exemplo).

Garanto-lhe que não é preciso ser o prof. Bredrode para tirar um avião de uma perda! (espero que ele não leia este fórum.... :unsure: )

Cumpts!

PullUp
03-06-11, 18:10
Boas,

Provavelmente estou um pouco desactualizado, mas duvido muito (não acredito mesmo!) que as escolas de aviação ensinem o equivalente a matemática e física do 12º ano. Que seja um "pro forma"... tudo bem.
Quando tirei o curso, e já vão uns anos, tinha 2 colegas que vinham da área de letras. Não percebiam nada de matemática... e a física ainda hoje deve ser um mistério.
Hoje voam na companhia de bandeira e, provavelmente já transportaram o user
F-WWOW (Embora sem dignificarem o espirito da profissão de piloto de linha aérea, entenda-se) :)
No meu caso, vinha da área de Matemática e Física, frequentei uma licenciatura em engenharia e devo dizer que quando fiz o ATPL pouco ou muito pouco uso dei aos conhecimentos de 12º ano...

Hoje em dia não sei se dá mais jeito a um piloto ter mais conhecimentos de matemática ou direito.

Cumpts

miguel22
03-06-11, 18:29
boas!

como aluno de Ciências Aeronáuticas e com conhecimentos em relação a isso, devo dizer que:
- estamos extremamente longe de ter cursos de piloto reconhecidos ou com equivalência directa a cursos de ensino superior de forma directa.
- a única forma de haver uma aproximação mais directa a um curso de ensino superior é e continuará a ser nos próximos anos através do piloto frequentar um curso de ciências aeronáuticas, complementando a sua formação com a formação em falta.

apesar do programa Novas Oportunidades ter os pressupostos e implicações que tem e de estarmos em Portugal, transpor isso para a equivalência directa de um curso de pilotagem a um curso de ensino superior não é realista.

ao colega forista Cmdt. Orlando Fernandes, aconselho-o a inscrever-se num curso de alemão. além de estar em boa idade para aprender uma nova língua, nesta Europa o alemão é uma mais-valia tal como o inglês, seja como piloto, seja como arquitecto.

cumps!

Viva

Deixa-me só discordar contigo quando dizes que o curso de Ciências aeronautica pode ser ligado a um curso superior de pilotagem. Não gosto muito de falar sem ter conhecimento de causa, mas acredita que ponderei ingressar nesse curso e pelo o que vi (há cerca de 2 anos) esse curso não é mais do que um ATPL incluindo o 1º ano de um curso de qualquer tipo de engenharia. Deixa-me dizer-te que não é necessário frequentar esse curso para compreender a mecânica estrutural de um motor a Jacto p.e. ou mesmo definir um trajecto e uma autonomia de acordo com o tipo de avião, consumo por hora ect... ( sim os alunos de engenharia têm esse tipo de conhecimentos, nomeadamente aeroespacial ).

Quanto ao curso de alemão não poderia estar mais de acordo contigo :punk:

Um abraço

Cmdt. Orlando Fernandes
03-06-11, 19:31
Muito obrigado a todos pelas prontas respostas!! :thumbsup:
PS: Já frequento um curso de Alemão, Francês e Inglês :punk:

rasfcivil
03-06-11, 19:35
Boas,

....Quando tirei o curso, e já vão uns anos, tinha 2 colegas que vinham da área de letras. Não percebiam nada de matemática... e a física ainda hoje deve ser um mistério.
.......
Hoje em dia não sei se dá mais jeito a um piloto ter mais conhecimentos de matemática ou direito.

Cumpts

Boas,

Na minha opinião, quem não teve, pelo menos física e matemática até ao 11º ano, muito dificilmente tem sucesso nas provas de selecção de certas companhias! (o 'DLR' é para esquecer, não vale a pena sequer ter trabalho..)

Mas isto é a minha opinião e experiência. Como diz e bem, " a física ainda deve ser um mistério para eles"....Todos os princípios de voo partem das leis físicas, e é totalmente diferente saber que "é assim porque é" do "é assim devido a..."
É muito difícil, por muito competente que se seja( e se estão na TAP são!!!) ter o mesmo nível de raciocínio e explanação matemática e lógica de um aluno com física e matemática até ao 12º. E já nem falo em cursos de engenharia ou frequência neles...

Cumps

WorldTraveller
03-06-11, 21:27
Viva

Deixa-me só discordar contigo quando dizes que o curso de Ciências aeronautica pode ser ligado a um curso superior de pilotagem. Não gosto muito de falar sem ter conhecimento de causa, mas acredita que ponderei ingressar nesse curso e pelo o que vi (há cerca de 2 anos) esse curso não é mais do que um ATPL incluindo o 1º ano de um curso de qualquer tipo de engenharia. Deixa-me dizer-te que não é necessário frequentar esse curso para compreender a mecânica estrutural de um motor a Jacto p.e. ou mesmo definir um trajecto e uma autonomia de acordo com o tipo de avião, consumo por hora ect... ( sim os alunos de engenharia têm esse tipo de conhecimentos, nomeadamente aeroespacial ).

Quanto ao curso de alemão não poderia estar mais de acordo contigo :punk:

Um abraço
boas!

o que eu quis dizer foi que para quem já é piloto e não-licenciado a forma mais directa de obter uma licenciatura é procurar frequentar um curso de Ciências Aeronáuticas, frequentando aquelas cadeiras que faltarem para complementar a formação.

isto em contraponto com a afirmação de que daqui a uns tempos poderia haver uma equivalência de um curso de pilotagem a um curso superior... semelhante ao que um programa tipo Novas Oportunidades faz para o 12º.

digo isto porque conheço os programas de uma licenciatura e de um curso de pilotagem e não há forma de haver uma equivalência directa sem haver uma formação complementar.
Aliás, teria de ser uma universidade com motivos bastante obscuros, um mau painel de docentes/responsáveis e com critérios bastante distorcidos para submeter uma licenciatura para aprovação tendo um programa exactamente idêntico a um curso de pilotagem... e um mau serviço público por parte da Agência que avalia as licenciaturas em aprovar isso!

é óbvio que para se ser piloto não é necessário ter os mesmos conhecimentos que tem um licenciado [em Ciências Aeronáuticas].
mas para se ser piloto e licenciado é a via mais fácil e que valida de forma irrepreensível a formação complementar adquirida.

Muito obrigado a todos pelas prontas respostas!! :thumbsup:
PS: Já frequento um curso de Alemão, Francês e Inglês :punk:

como eu o invejo em relação ao Francês e Alemão.
Nesta altura que estou a finalizar o meu curso vejo bem a mais-valia que é isso, não só para mim mas para colegas que estão para ser pilotos.
Quem me dera a mim ter feito essa formação complementar em tempo útil.

Desejo-lhe muito boa sorte! ;)

cumps!

F-WWOW
03-06-11, 22:09
Quando tirei o curso, e já vão uns anos, tinha 2 colegas que vinham da área de letras. Não percebiam nada de matemática... e a física ainda hoje deve ser um mistério.
F-WWOW

Tambem se pode ensinar um macaco a carregar num botao em reacao a um determinado evento. Ou a executar tarefas repetitivas....
Soh que quando o piloto automatico desliga, depois acontecem coisas como o AF447.

Nao acho bem que a TAP, ao contrario da FAP, nao tenha como pre-requesito a frequencia de Matematica e Fisica no secundario para admitir pilotos.

Para toda e qualquer pessoa que se interesse pela aeronautica e que queira seguir carreira no ramo, eh contra natura perseguir estudos que nao abonam ah compreensao minima de como um aviao funciona. Ou estah no sangue ou nao estah.

Costa
04-06-11, 00:02
Tambem se pode ensinar um macaco a carregar num botao em reacao a um determinado evento. Ou a executar tarefas repetitivas....
Soh que quando o piloto automatico desliga, depois acontecem coisas como o AF447.

Nao acho bem que a TAP, ao contrario da FAP, nao tenha como pre-requesito a frequencia de Matematica e Fisica no secundario para admitir pilotos.

Para toda e qualquer pessoa que se interesse pela aeronautica e que queira seguir carreira no ramo, eh contra natura perseguir estudos que nao abonam ah compreensao minima de como um aviao funciona. Ou estah no sangue ou nao estah.

Enfim, estamos sempre a aprender. Sou então um macaco, com um punhado de milhares de horas a carregar em botões "em reacção a um determinado evento". Já fiz até, talvez, pior: ensinei - procurei fazê-lo pelo menos, e dei nisso o meu melhor - algumas pessoas, umas macacos como eu, outras felizmente não (e no caso destas últimas, suponho que a minha actuação foi especialmente arrogante e ilegítima) a voar. Terei assim deixado um rasto potencialmente devastador, pois alguns meus ex-alunos andam para aí a carregar em botões e em tarefas repetitivas, em aviões carregadinhos de almas padecendo - essas inocentes alminhas - de uma perigosíssima ignorância do risco que correm!

Já não sei, na verdade, se ensinei essas pessoas a voar ou, de facto, apenas a carregar em botões "em reacção a um determinado evento". Mas do que aqui leio e humildemente aprendo, dessas fulminantes verdades proferidas com o tom trovejante do detentor de uma cátedra (de matemática ou física, já se vê!), deve ter sido esse último caso.

O que é especialmente grave e fará de mim, por estes dias, um assassino em potência e descontroladamente à solta. O inaceitável portador de um papelinho azul, permitindo-me exercer uma profissão para a qual só uma inadmissível falha na lei me dá acesso.

Uma coisa contranatura, um boçal desprovido da comprensão mínima de como um avião funciona. Um ser indigno que de cada vez que desliga o piloto-automático só por milagre não mata toda a gente a bordo (pelo menos). Vá lá que o avião em causa não chega a levar, entre passageiros e tripulantes, sessenta pessoas, o que me deixa algo longe, para bem da Humanidade, no meu assustador poder letal, fruto de uma devastadora incompetência (parece até que por questões de sangue!...), do caso do AF447.

Cujos pilotos, está visto, já estão acusados, julgados e condenados. Sendo mesmo publicamente dados como exemplo do que se não pode ser. Por um juíz dotado de superlativa formação em física e matemática.

Saudações,
Rui

WorldTraveller
04-06-11, 08:42
boas!

é lamentável que tenha recorrido a esse exemplo... como se os pilotos do AF447 fossem "macacos" e já considerados culpados pelo sucedido.
vá-se lá saber como é que chegou a essa conclusão.

enfim...
eu também sou da opinião que devia ser mandatório quem seja piloto tenha um determinado nível de qualificações, como Matemática e Física do 12º.

cumps!

FilipeFernandes
04-06-11, 23:52

Caro F-WWOW: a maneira como escreve, indica claramente que, independentemente da sua profissão e vocação, deverá aprofundar os seus conhecimentos de língua portuguesa.
Se de facto acredita que os estudos e o saber estorvam, em algum caso ou de algum modo, a proficiência de vôo, espero jamais encontrá-lo aos comandos de uma aeronave, por muito pequena que a mesma seja.

O ideia que descreve é uma atoarda e não me posso deixar de insurgir contra ela, manifestando a minha discordância. A complexidade do vôo hoje em dia, quer pela tecnologia da própria aeronave, pela quantidade e diversidade de regras e leis e até pelo congestionamento dos espaços aéreos é tal que, outras experiências que não só a da mão no manche são uma mais valia indiscutível.

Campos de conhecimento ao nível da Matemática, Física, Engenharia, Mecânica, Direito ou até da própria Psicologia ou Medicina ajudam a que um bom piloto se torne um profissional de excelência e o munam de conhecimentos versáteis que o auxiliam a tomar melhores decisões.

albovituy
08-06-11, 20:15
Desculpem a pergunta fora do contexto, mas ao entrar para uma companhia aérea, pedem a média do secundário?

rasfcivil
08-06-11, 20:54
Desculpem a pergunta fora do contexto, mas ao entrar para uma companhia aérea, pedem a média do secundário?

Boas,

Depende sempre da política de recrutamento, não obstante não é uma situação muito vista. Muito pedem secundário - e vamos recair no tópico- com disciplinas de matemática e física.
Quanto a médias propriamente ditas, existe um crescendo de exigência no que respeita à teoria de linha aérea, nomeadamente em não haver repetições de exames, e já agora não acabar com uma média de 75%. Não abonaria em nada para ajudar ao teu sucesso no futuro. Mas neste caso já é na própria formação/aprendizagem na escola de aviação e nada tem que ver com secundário.

Cumps, e já agora com muito estudo!