PDA

Vizualizar Versão Completa : CTC Aviation Alternativa bastante interessante!!!!

Ricardo Lourenço
01-10-09, 14:04
Boas,
Deixo-vos aqui o site desta escola de pilotagem, situada em inglaterra.
E o que tem de diferente esta escola de tantas outras?
Pois bem, primeiro que tudo, e penso ser o mais importante, é o facto de nao se pagar o curso, ou melhor aquela quantia absurda que ronda os 65 mil euros ca em portugal.
Funciona talvez como uma "força aerea", que depois de terminado o curso tem de se dar tempo a "casa", penso ser 5 anos, mas nao tenho a certeza.
O meu irmao foi em inglaterra o ano passado, infelizmente não conseguio passar um teste qualquer.
Podem contar com um alto nivel de "rigidez" na selecção, pois ao que parece os senhores querem formar pilotos, mas so selecionam "gentlemans". Levando muito a risca educação, e maneiras de interagir com os "novos colegas". Bem penso que ja me alarguei de mais ;D mas se tiverem interessados vao ao site.
Parece-me a mim uma alternativa muito boa :D

Cumprimentos

Ricardo Lourenço

www.ctcaviation.com/

MiguelMorais
01-10-09, 16:33
Nos tempos que correm estes programas são a luz ao fundo do túnel e como tal todos nós que andamos na escuridão corremos para lá.

Com isso existe muita competitividade.

O CTC tem basicamente dois programas, existem mais mas estes são o cerne:

CTC Wings Cadets
CTC Wings ATP

O CTC Wings Cadets não é mais do que um programa para inserir directamente alunos de ATPL Frozen até ao voo em Linha numa Companhia aérea. Enquanto nas escolas por esse mundo fora os alunos ao acabarem as suas licenças ficam abandonados ao mercado, aqui têm a certeza (cumprindo como é óbvio o que lhes é devido ) que serão colocados numa Companhia.
Como garantia o aluno têm de fazer aquilo a que se chama "Security Bond" que não é mais do que depositar na conta deles uma determinada quantia ( £69 000 ) que vai servir como garantia caso alguma coisa corra mal. Este dinheiro será devolvido mensalmente quando o aluno estiver inserido numa Companhia, e é ela que vai decidir em quantos meses paga, isto é, quantos anos de garantia vai querer.

Parece interessante? Com certeza que é e por isso mesmo a concorrência é fortíssima!

Quanto ao CTC Wings ATP eu posso falar por experiência própria.
Este programa já se destina a quem possui um ATPL Frozen e basicamente, tal como no Wings Cadets, aqui a concorrência é igualmente forte! Quem passar os testes todos é convidado a fazer um AQC (Airline Qualification Course ) que é uma espécie de MCC + JOC.
Quem não tiver MCC fica qualificado como tal, quem já o tiver (é o meu caso) têm de fazer na mesma este AQC.
Após conclusão do AQC os pilotos bem sucedidos ficarão na base de dados aguardando colocação numa companhia, tendo em conta que os Wings Cadets serão colocados à frente dos Wings ATP.

Eu passei as fases todas e fui chamado para fazer o AQC. A concorrência é forte e os testes são muito desafiantes.

O site está bem elucidativo de tudo o que envolve estes programas, no entanto se alguém tiver alguma dúvida é só dizer. Terei todo o gosto em explicar naquilo que souber.

jmcampos
02-10-09, 19:29
Mas o problema dos €€€'s continua a exisitir.

Eu concorri ao CTC Wings Cadets há uns meses.
Depois de ter sido chamado à primeira entrevista desisiti da ideia porque a barreira da garantia bancária permaneceu.

Se não se conseguir o empréstimo para pagar o curso em Portugal dificilmente se conseguirá uma garantia bancária como aqui é exigido. :(

Peram
03-10-09, 00:01
Boas,

Tenho algumas questões, o deposito só sera efectuado após passar nos ditos exames, certo?
Agora vamos imaginar que os exames, e testes foram todos superados e é feito o dito deposito. Somos "mandados" para uma companhia, e depois? Como fica a questão do Type Rating? O ordenado vai ser o reaver do deposito aos poucos?
Parece uma coisa interessante, se alguem pudesse esclarecer estes assuntos agradecia.

Pedro Ramos

Ricardo Lourenço
03-10-09, 01:13
Boas,
O problema do dinheiro nao continua a existir como sugeriu o Sr.jmcampos, se nao vejamos; Os emprestimos bancarios para, por exemplo, tirar o curso de pilotagem, tem uma carencia, ou seja, as prestações mensais só começam a ser pagas passado esse periodo de tempo, que pela logica da coisa, ja se ta empregado e nao se tem dificuldade em pagar, mas se as coisas nao correrem assim tao bem, fica-se numa situaçao algo problematica, desempregado e com um prestação nada pequena para pagar.
No caso da CTC Aviation, pede-se o emprestimo e no final do curso eles devolvem o dinheiro em prestações, ou seja as prestações do emprestimo que se pediu, estao a ser aseguradas pelas prestações da CTC Aviation, é quase como pagar o emprestimo, com o emprestimo!!
A logica para a CTC Aviation requerer que seja depositada essa quantia de dinheiro, é para terem um "seguro" no caso de a meio do curso alguem disistir e ter "roubado" a oportunidade/vaga a alguem que realmente estava disposto a trabalhar, porque é isso que eles querem é pessoal com gosto pela aviação e com vontade de estudar, aprender etc.

Cumprimentos

Ricardo Lourenço

Misterfly
03-10-09, 12:43
Ok
Então se eles devolvem o dinheeiro que depositamos inicialmente na conta deles, o que ganham com isto tudo?!

Concerteza que a nossa formação tem custos para eles (escola), logo eu pergunto, quanto se paga pelos serviços prestados pela escola?
A escola devolve o dinheiro mesmo que ficamos desempregados?
O dinheiro que nos é devolvido, é somado o nosso futuro ordenado pago por a tal companhia aerea onde somos inseridos?

Cumprimentos

jmcampos
03-10-09, 21:23
Caro Ricardo Lourenço,

Está tudo certo. Mas continuas a ter que pedir um empréstimo. Isso é incontornável.
Corrijam-me se estiver enganado: até a CTC te integrar profissionalmente vais estar em formação.
Durante o periodo de formação como é que garantes o empréstimo? Ninguem "empresta" 60.000 euros, mesmo estando quietinhos (como garantia), sem receber nada em troca.
A meu ver a grande vantagem destes programas é a questão da empregabilidade. Em relação ao resto ficamos na mesma.

jmcampos
03-10-09, 21:33
Boas,
O problema do dinheiro nao continua a existir como sugeriu o Sr.jmcampos, se nao vejamos; Os emprestimos bancarios para, por exemplo, tirar o curso de pilotagem, tem uma carencia,

Durante o periodo de carência há que pagar os juros...

MiguelMorais
03-10-09, 23:23
Existe também a hipótese de hipotecar uma habitação e nesse caso o próprio banco com quem eles trabalham garante-vos o valor pretendido sem muitas complicações.

Quem conseguir entrar no Wings Cadets pode-se considerar um sortudo, empregos nem vê-los e ao menos no CTC é garantido!

Ricardo Lourenço
05-10-09, 15:46
Boa tarde,

Deixo-vos aqui um video da CTC AVIATION.

http://www.youtube.com/watch?v=zrA07HojvEM

Cumprimentos

Jonhyboy
31-10-09, 13:33
Só tenho pena de não haver uma CTC em Portugal... Desculpem é o delirio...... Não liguem...

maverick_supersonic
03-11-09, 13:36
Tens é que estar preparado para pagar £184, fora viagem e estatia, para assistir um "assessment day" e depois no final do dia dizerem-te que não pode entrar mais pessoas visto que já há muita gente em espera para fazer o AQC (+- 9 meses de espera para o fazer). foi o que aconteceu a um amigo meu que esteve lá a bem pouco tempo.

O CTC já foi bom. Em tempos passados recrutaram centenas (se não milhares) de pilotos para EZY, Thomas Cook, Monarch, etc. Hoje em dia a maioria das vagas vão para os que estão no "cadet scheme", visto que o investimento feito pela empresa é muito maior do que um ATP. As poucas vagas que restam para os "ATP" (e são bem poucas) são do tipo "flexicrew" onde só trabalhas nas épocas altas. O tempo de espera também é imenso.
Se fores chamado hoje para a entrevista, pode demorar até 2 anos para arranjares um "right hand seat", isto se tudo correr bem e se tiveres uns €10.000 para gastar. Conheço o caso de uma pessoa que teve que fazer os exames e entrevista (phase 2 e 3) novamente poeque já tinha passado 6 meses e ainda não tinham feito um AQC, pois tens um prazo máximo de 6 meses para o fazer, mas só podes fazer quando receberes o "convite"...............o que é ainda mais estranho é que dissem que a lista de espera é de 9 meses.....acho muito estranho.
Isto só para o AQC. Há outra lista de espera "holding pool" para os type-ratings que tamém ultrapassa os 6 meses.

Enfim....

Não sou nada contra o CTC, pelo contrário. Devo muito àquela empresa. Mas acho que ela não pode fazer milagres e aceitar centenas de candidatos como fez no passado visto que as companhias simplesmente não precisam de pessoal.

Desejo muita sorte àquleles que concorrem.

Humberto Coelho
03-11-09, 13:53
Ok
Então se eles devolvem o dinheeiro que depositamos inicialmente na conta deles, o que ganham com isto tudo?!

Concerteza que a nossa formação tem custos para eles (escola), logo eu pergunto, quanto se paga pelos serviços prestados pela escola?
A escola devolve o dinheiro mesmo que ficamos desempregados?
O dinheiro que nos é devolvido, é somado o nosso futuro ordenado pago por a tal companhia aerea onde somos inseridos?

Cumprimentos
Pois também estou curioso quanto a esta pergunta!
Só se fizerem aplicações com o dinheiro dos empréstimos durante o tempo que estiver retido, mas não sei se serão muito grandes os ganhos.
Só quem esta por dentro desta dinamica poderá responder com mais clareza.

MiguelMorais
03-11-09, 15:27
Como garantia o aluno têm de fazer aquilo a que se chama "Security Bond" que não é mais do que depositar na conta deles uma determinada quantia ( £69 000 ) que vai servir como garantia caso alguma coisa corra mal. Este dinheiro será devolvido mensalmente quando o aluno estiver inserido numa Companhia, e é ela que vai decidir em quantos meses paga, isto é, quantos anos de garantia vai querer.

Isto passa-se por esse mundo fora no que toca a Pilotos contratados por companhias, ao assinarem o contrato (3, 4, 5 anos...) a companhia pede uma quantia em dinheiro (Bond) que será devolvida ou na totalidade no fim do contrato ou em prestações mensais até ao fim do contrato.

Exemplo:

Eu sou aceite para integrar uma companhia, pedem-me 18 mil euros num contrato de 3 anos. Das duas uma: ou a companhia paga os 18 mil euros quando acabar os 3 anos ou paga-me 500 euros mensalmente (500 * 36 = 18 000).
Isto serve, como já disse anteriormente, para que os Pilotos cumpram os seus contratos e caso não o façam ficam sem direito a esse dinheiro.

miguelbeirao
21-12-11, 17:51
Conheci a CTC no ano passado, não quis arriscar logo uma tentativa de entrada dado que tinha terminado o 12 ano e ainda era menor..
Hoje estou no primeiro ano de um curso de engenharia mas continuo a ver escolas de pilotagem e à espera de oportunidades que possam surgir.
Reparei que os últimos posts deste tópico já são relativamente antigos, alguém tem sabido novidades desta escola?

Obrigado.

Brunoerosa
21-12-11, 19:27
Durante o periodo de carência há que pagar os juros...

E são juros de aproximadamente 82000 euros.. sem contar com outros custo..