PDA

Vizualizar Versão Completa : Uso profissional do ADS-B

soh+1membro
29-06-11, 00:19
Boas

Depois de algum tempo sem uso parece que o ADS-B ganha um novo papel no que diz respeito à intercomunicação entre aeronaves!

http://files.kispo.net/images/adsbinout.jpg

Marco Goncalves
29-06-11, 00:48
Boas

Depois de algum tempo sem uso parece que o ADS-B ganha um novo papel no que diz respeito à intercomunicação entre aeronaves!

http://files.kispo.net/images/adsbinout.jpg

On average a single request for a flight-level change warrants
roughly seven calls from pilots to air traffic control,said ACSS president Kris
Ganase. " In the end pilots dont bother doing that"

Sim e depois? Se calhar vai deixar de ser necessario pedir um FL change em espaco aereo convencional? Nao me parece....Sinceramente este exemplo dado por este senhor nao faz qualquer sentido na minha opiniao

mt007
29-06-11, 11:51
Boas Marco,
este sistema é para obter mais informações sobre um determinado voo que esta dentro do teu alcance, visto desta maneira claro, de aeronave para aeronave.

Podem ver este video para ficarem elucidados:

BDLFHdq540g

Abraço

soh+1membro
29-06-11, 15:36
Boas

Bem o que acontece é que a tecnologia dentro das aeronaves não pára de evoluir por contraponto com os sistemas ATC/ATM cujo estado de arte, tirando actualizações tecnológicas de equipamento (fiabilidade e suporte de maiores cargas), continuam onde estavam nos meados dos anos 80.

Se com segurança uma aeronave conseguir determinar o modo mais seguro e eficiente de voar porque não investir nisso? Aliás a próxima geração de sistemas anti-colisão não faz mais do isso mesmo, comunicando com identicos sistemas nas outras aeronaves conseguir "combinar entre elas" a forma segura de resolver o problema em caso de ameaça de colisão, e a três dimensões e não a duas como hoje acontece.

Marco Goncalves
29-06-11, 19:02
Boas Marco,
este sistema é para obter mais informações sobre um determinado voo que esta dentro do teu alcance, visto desta maneira claro, de aeronave para aeronave.

Podem ver este video para ficarem elucidados:

BDLFHdq540g

Abraço

Certo,eu compreendi o artigo e o video,o meu primeiro comentario teve a ver com um exemplo dado por este senhor que nao seria exactamente o exemplo mais apropriado....Pois ate ser provado ou estabelecido o contrario qualquer FL change tera de ter sempre a aprovacao do ATC como e obvio.

soh+1membro
29-06-11, 19:45
Boas

Marco basicamente pedes a autorização e ao seres autorizado pelo CTA tens meios de fazer essa mudança de nível de uma forma mais segura e com margens menores do que hoje acontece!

Aos poucos no ATC acontecerá o que hoje já acontece nos aviões, passar o grosso do trabalho para a máquina pois o ser humano tem limites!

Há um membro deste forum que trabalha em sistemas informáticos ligados à aviação que me contou que existe um projecto de um sistema para sequênciar e controlar os perfis de descida dos voos em aproximação a um aeroporto (mantendo o tal Continuous Descent Approach) no qual o CTA arrasta a fita electrónica do voo para uma zona do ecrã e o sistema começa automaticamente a ajustar os parâmetros de voo dessa e das outras aeronaves de modo a introduzi-la na fila e permitir-lhe fazer uma CDA até ao chão.

O ser humano mesmo com os níveis actuais de tráfego já dificilmente faz isso, com o aumento de tráfego esperado a capacidade humana é ultrapassada!

Puro_pt
29-06-11, 20:18
A aviação neste momento está numa situação onde o homem controla as maquinas sob a supervisão de automatismos. E já estamos no limite onde o homem consegue fazer isso... o próximo passo é passarem a ser os automatismos a controla as maquinas sob a supervisão do homem... claro que isso é algo de muitooooo gradual!