PDA

Vizualizar Versão Completa : ANA pioneira a nivel mundial na utilização doRFID

PMCN
22-10-09, 00:05
Para que serve esta etiqueta na minha bagagem?

Coloca-se uma etiqueta RFID (radio frequency identification – identificação por rádio frequência) (idêntica à do exemplo acima) na sua bagagem à chegada ao Aeroporto de Lisboa caso se destine a ser transferida para um outro voo. A utilização desta etiqueta RFID em vez das etiquetas de código de barras permite assisti-lo, e à sua bagagem, de uma forma mais eficiente e permite assegurar que a bagagem é transferida para o voo correcto.

E se me esquecer de retirar a etiqueta?

Tal como no caso da etiqueta de código de barras, a etiqueta RFID é utilizada uma única vez. Recomendamos que a retire da sua bagagem após o voo, embora não haja qualquer problema caso se esqueça de a retirar.

A etiqueta pode ser utilizada mais do que uma vez?
A etiqueta colocada no Aeroporto de Lisboa só poderá ser utilizada numa única viagem.

Porquê a utilização do sistema RFID?

Quando se começou a planear o novo terminal de bagagens em transferência (TBT) no Aeroporto de Lisboa, e tendo em vista o aumento de capacidade de processamento de bagagens, o RFID tornou-se uma escolha óbvia em vez do sistema de código de barras. O sistema RFID é considerado como o futuro em termos de tecnologia de ponta no tratamento de bagagem, devido à sua capacidade e eficiência na localização da bagagem. O Aeroporto de Lisboa foi pioneiro sendo o primeiro aeroporto no mundo a processar bagagem de transferência apenas com o sistema RFID e sem o sistema de código de barras.

Saudações

lppt desde1974

5ft Hover
22-10-09, 00:51
boas

no tema...

e quem garante, que ninguém tem a possibilidade de pegar na bagagem de outra pessoa, na esteira e sair com ela, como sua...

isto tanto pode acontecer quando se pretende "apoderar" dos pertences de alguém, ou como método de "ludibriar" os serviços de fiscalização...

até hoje, apenas vi um aeroporto (e por apenas uma vez, mas sei que fazem de vez em quanto), onde estava alguém responsável da companhia aérea controlando as etiquetas (sim, ainda código de barras ;) comparado com o cartão de embarque...

recentemente, alguém levava uma mala de outra pessoa... e no fim.. "desculpe, é que tenho uma igual..."

cump

Rui Alves
22-10-09, 07:53
boas

no tema...

e quem garante, que ninguém tem a possibilidade de pegar na bagagem de outra pessoa, na esteira e sair com ela, como sua...
O objectivo do RFID não é esse.
É para ser usado internamente, no dispatching e identificação correcta
voo/bagagem/passageiro.

É de enaltecer este esforço!
Espero que seja uma real melhoria.
Ainda assim estarão a conviver 2 sistemas,
já que todas as origens/destinos sem RFID
terão que levar ainda etiquetas com codigos de barras,
tal como as que virão desses mesmos destinos.

Para quem quiser saber mais:
http://en.wikipedia.org/wiki/RFID

eascensao
22-10-09, 09:35
..........

5ft Hover
22-10-09, 09:38
O objectivo do RFID não é esse.

oh, obrigado.... é que eu só estava a "roubar" o tópico adicionando mais um problema da etiquetagem de bagagem, e que o RFID podia resolver (como o de barras também poderia...) se houvesse vontade/preocupação...

mas desculpem... voltemos então há "publicidade"...

parabéns ANA, mto bom.. (estará melhor assim??) ;)

cump