PDA

Vizualizar Versão Completa : Ajuda para Icom Ic-r5

Jorge Antunes
02-07-11, 13:40
Boas,
Gostaria de saber se existe alguém que me possa dar umas dicas de utilização de um ICOM ic-r5. Quero principalmente ser capaz de escutar o AFIS de LPSC 122.350MHZ, uma vez que passo por lá frequentemente.
É que para quem não percebe nada de radiotelefonia neste momento, e mesmo tendo o manual, sinto-me um burro (em todos os aspectos) a olhar para um palácio.
Obrigado desde já.
Cumps.,
Jorge

Aerotower
02-07-11, 17:19
Então e qual é mesmo o problema?

Freq AM - TS 10.0 - e já está
é so por na banda correcta e meter a freq e pronto!

Jorge Antunes
02-07-11, 18:24
O problema é que sou um tipo que de rádio, o que sabe é introduzir as frequências das rádios fm no auto-rádio e no telemóvel...
Vou ver as indicações que deu, obrigado.
Cumps

soh+1membro
02-07-11, 18:47
Boas

O Jorge tem manual do rádio? Se não tem eu posso enviar!
Para saber as frequências recomendo que vá a http://www.nav.pt/ais e consulte o Manual VFR e o eAIP de Portugal.
As comunicações de banda aérea são em AM.

Jorge Antunes
02-07-11, 19:33
Boas

O Jorge tem manual do rádio? Se não tem eu posso enviar!
Para saber as frequências recomendo que vá a http://www.nav.pt/ais e consulte o Manual VFR e o eAIP de Portugal.
As comunicações de banda aérea são em AM.
Olá, sim tenho o manual em papel e já descarreguei a versão PDF., mas obrigado pela disponibilidade e pela dica do Manual VFR e do AIP.
Cumps,
Jorge

Aerotower
02-07-11, 20:12
Olá, sim tenho o manual em papel e já descarreguei a versão PDF., mas obrigado pela disponibilidade e pela dica do Manual VFR e do AIP.
Cumps,
Jorge

Então e já está a ouvir alguma coisa?

Eu também tenho o manual de serviço do IC-R5, no final da página http://www.aerotower.x10hosting.com/index.php?p=1_6_Products .

Jorge Antunes
03-07-11, 08:48
Então e já está a ouvir alguma coisa?

Eu também tenho o manual de serviço do IC-R5, no final da página http://www.aerotower.x10hosting.com/index.php?p=1_6_Products .

Obrigado pelas dicas.
Ainda não tive oportunidade de pegar no rádio e ver com atenção as vossas instruções... :unsure:
Também estou curioso que outras comunicações conseguirei ouvir aqui na Lourinhã com a antena 'default'...
Mais uma vez obrigado.
Jorge

Aerotower
03-07-11, 10:53
Obrigado pelas dicas.
Ainda não tive oportunidade de pegar no rádio e ver com atenção as vossas instruções... :unsure:
Também estou curioso que outras comunicações conseguirei ouvir aqui na Lourinhã com a antena 'default'...
Mais uma vez obrigado.
Jorge

Se estiver num sitio alto vai ouvir muita coisa, eu por exemplo no verão logo de manhã por vezes consigo ouvir a torre de Lisboa e estou perto de Évora.

Alguma coisa é só dizer.

Jorge Antunes
03-07-11, 14:46
Bem, já tive alguma disponibilidade para me sentar de volta do scanner.
Neste momento já consegui captar alguma coisa: LPPC_W_CTR, LPPT_APP,...
Agora tenho de ler como organizar e memorizar as frequências no scanner.
Obrigado!.
Cumps,
Jorge

EDIT: Manuel, a antena que tem ainda é a srh789 que chegou a indicar nos tempos do LdF?

Jorge Antunes
07-07-11, 15:13
Alguém tem o ficheiro de frequências para carregar para o ICOM IC-R5 que não se importe de partilhar ?:upshy:
Cumps,
Jorge

Aerotower
07-07-11, 16:50
Bem, já tive alguma disponibilidade para me sentar de volta do scanner.
Neste momento já consegui captar alguma coisa: LPPC_W_CTR, LPPT_APP,...
Agora tenho de ler como organizar e memorizar as frequências no scanner.
Obrigado!.
Cumps,
Jorge

EDIT: Manuel, a antena que tem ainda é a srh789 que chegou a indicar nos tempos do LdF?

Correcto e afirmativo.

Respondendo ao post seguinte, não. Tenho o programa mas não tenho o cabo necessário por isso nunca fiz nenhum ficheiro com frequências. Tudo o que tenho foi posto à mão e dai estar um pouco confuso o meu rádio.

Abraço

Jorge Antunes
07-07-11, 17:01
Correcto e afirmativo.

Respondendo ao post seguinte, não. Tenho o programa mas não tenho o cabo necessário por isso nunca fiz nenhum ficheiro com frequências. Tudo o que tenho foi posto à mão e dai estar um pouco confuso o meu rádio.

Abraço

Ok, muito obrigado pelos esclarecimentos.
Neste momento ando à procura do melhor preço para a antena, quer em lojas estranjeiras (loucuradigital,thiecom) quer em lojas nacionais (naucom,sonicolor,rms).
Cumps

Aerotower
07-07-11, 17:29
A minha na altura custou 34€ já com portes e mandei vir da Wimo. E o rádio comprei na loucura digital.

Jorge Antunes
07-07-11, 22:08
A minha na altura custou 34€ já com portes e mandei vir da Wimo. E o rádio comprei na loucura digital.
Agora, já não encontro a esses preços, andam todos na ordem dos 40€ blink

Aerotower
07-07-11, 23:37
Agora, já não encontro a esses preços, andam todos na ordem dos 40€ blink

Pois assim já estão mais caras. Só uma coisa ou é a minha ou é a da loucura digital que tem um aspecto duvidoso, já na altura em que comprei a minha tinha reparado e soube que havia por ai falsificações da Diamond.

Compare a da Wimo com a da Loucuradigital e veja as diferenças.

Jorge Antunes
08-07-11, 07:37
Pois assim já estão mais caras. Só uma coisa ou é a minha ou é a da loucura digital que tem um aspecto duvidoso, já na altura em que comprei a minha tinha reparado e soube que havia por ai falsificações da Diamond.

Compare a da Wimo com a da Loucuradigital e veja as diferenças.

Pois, nos tempos do LdF,lembro-me de alguém ter alertado para o facto de haver antenas diamond falsificadas/contrafeitas, acho que até havioa um link e tudo em que mostrava algumas das diferenças, mas não consigo encontrar esse tópico...

cl_audio
08-07-11, 08:21
Viva,
No topo do meu prédio tenho uma Diamond D-777 e no final do cabo da antena tenho um Narco Com11...
Para fazer escuta fora de casa tenho um Yaesu VX-6 com uma antena Diamond SRH701. Note-se que este equipamento não é um scanner, mas depois de tirar alguns jumpers passa a trabalhar na banda aerea (o Manuel já esteve com este rádio na mão, embora na altura com outra antena).
A Yaesu vende este rádio com outra referência como sendo um rádio TX/RX de aviação!!

No entanto ficam aqui alguns links:
Aeronáutica - http://radiocenter.es/contents/es-mx/d11.html
Cabos de programação - http://radiocenter.es/contents/es-mx/d324.html
(já comprei muita coisa aqui e sem problema algum)
O serviço da Wimo também é excelente, sou cliente fiel...
Poderás ainda enviar um email ao Matias e pedir algo especifico por encomenda (ó sr Matias, o CT2KBX disse-me que faz antenas por encomenda. Quero uma antena de portatil para recepção da banda aérea, para usar com o Icom IC-R5). Os valores são interessantes e o produto é muuuuito bom. Por exemplo, com uma Long-wire e com um rádio Yaesu FT900 escuto muito bem todas as travessias atlânticas (em HF) - ezwire@ct1ffu.com http://www.ct1ffu.com/site/

Abraços e bom trabalho

Jorge Antunes
08-07-11, 09:56
Obrigado Cláudio,
Pelo que já perguntei em lojas nacionais, a diamond srh789 não ficará mais cara que nas lojas estrangeiras, e em preços semelhantes prefiro comprar cá, fica em cerca de 40€, em qualquer das opções...
Confesso que sou um noob nisto de comunicações rádio, e a opção de escolher a diamond prende-se com o facto de ter sido referenciada como uma boa opção para aumentar a capacidade de recepção do rádio, o adicionando-se o facto de ser extensível e já com conector SMA...
Achas mesmo que vale a pena contactar o Sr. Matias que referes?
Cumps

cl_audio
08-07-11, 10:48
Viva,
Eu entro em contacto com ele e depois "posto" aqui.
Quanto à Diamond, realmente as antenas são boas!!!
Tenho 3 antenas no topo do prédio e duas são Diamond, a outra é de fabrico nacional (do Sr. Matias).
Se um destes dias vieres fazer spotting a Tires, avisa-me que eu dou-te umas dicas acerca do rádio
Cláudio Silva

Jorge Antunes
08-07-11, 10:57
Viva,
Eu entro em contacto com ele e depois "posto" aqui.
Quanto à Diamond, realmente as antenas são boas!!!
Tenho 3 antenas no topo do prédio e duas são Diamond, a outra é de fabrico nacional (do Sr. Matias).
Se um destes dias vieres fazer spotting a Tires, avisa-me que eu dou-te umas dicas acerca do rádio
Cláudio Silva
ok,muito agradecido por tudo :)
Cumps,
Jorge

Aerotower
08-07-11, 13:19
Viva,
No topo do meu prédio tenho uma Diamond D-777 e no final do cabo da antena tenho um Narco Com11...
Para fazer escuta fora de casa tenho um Yaesu VX-6 com uma antena Diamond SRH701. Note-se que este equipamento não é um scanner, mas depois de tirar alguns jumpers passa a trabalhar na banda aerea (o Manuel já esteve com este rádio na mão, embora na altura com outra antena).
A Yaesu vende este rádio com outra referência como sendo um rádio TX/RX de aviação!!

No entanto ficam aqui alguns links:
Aeronáutica - http://radiocenter.es/contents/es-mx/d11.html
Cabos de programação - http://radiocenter.es/contents/es-mx/d324.html
(já comprei muita coisa aqui e sem problema algum)
O serviço da Wimo também é excelente, sou cliente fiel...
Poderás ainda enviar um email ao Matias e pedir algo especifico por encomenda (ó sr Matias, o CT2KBX disse-me que faz antenas por encomenda. Quero uma antena de portatil para recepção da banda aérea, para usar com o Icom IC-R5). Os valores são interessantes e o produto é muuuuito bom. Por exemplo, com uma Long-wire e com um rádio Yaesu FT900 escuto muito bem todas as travessias atlânticas (em HF) - ezwire@ct1ffu.com http://www.ct1ffu.com/site/

Abraços e bom trabalho

Boa tarde Cláudio,

Compraste a D777?! E que tal?

Estava a pensar comprar uma para civil e militar e outra pro radar, desfazendo-me assim da minha D-130J.

Mas também já vi esta http://www.moonraker.eu/Scanning-Receiving-and-Avionics/Base-Receiving-Vertical/AR-50-DUAL-BAND-VHFUHF-AIR-BAND-RECEIVING-ANTENNA não sei se os resultados serão iguais à D777.

Se ele (Sr. Matias) me fizer uma antena para o radar 1090Mhz a bom preço e fiável era bom :D.

Abraço

P.S- Vejam o canal da NASA, o vaivém está quase a ir-se embora. Escotilha pronta a ser fechada.

cl_audio
08-07-11, 14:02
Viva,
Aparentemente a Moonraker tem mais ganho, o que é estranho porque a Diamond é maior...
Quanto a encomendas, é tudo uma questão de se falar com o chefe.
Já me lembrei de, para o radarbox, se criar uma antena direccional montada num rotor.
As antenas verticais têm cerca de 6 a 8 db's de ganho, mas as direccionais chegam a 15dB de ganho, aumentando consideravelmente o alcance do sistema.
Cláudio Silva

Aerotower
08-07-11, 14:23
Viva,
Aparentemente a Moonraker tem mais ganho, o que é estranho porque a Diamond é maior...
Quanto a encomendas, é tudo uma questão de se falar com o chefe.
Já me lembrei de, para o radarbox, se criar uma antena direccional montada num rotor.
As antenas verticais têm cerca de 6 a 8 db's de ganho, mas as direccionais chegam a 15dB de ganho, aumentando consideravelmente o alcance do sistema.
Cláudio Silva

OK!

Então vê-la isso com o chefe e depois diz alguma coisa sff.

T-17 minutos para lançamento.

Jorge Antunes
08-07-11, 15:17
OK!

Então vê-la isso com o chefe e depois diz alguma coisa sff.

T-17 minutos para lançamento.

Ver se é desta....

Jorge Antunes
13-07-11, 19:21
Alguém tem o ficheiro de frequências para carregar para o ICOM IC-R5 que não se importe de partilhar ?:upshy:
Cumps,
Jorge

Já chegou o cabo e já consegui começar a programar o Rádio através do PC.
Agora só tenho de perceber os diferentes tipos de memórias (channels, banks e scan edges) facepalm
Cumps

Aerotower
13-07-11, 19:54
Já chegou o cabo e já consegui começar a programar o Rádio através do PC.
Agora só tenho de perceber os diferentes tipos de memórias (channels, banks e scan edges) facepalm
Cumps

LOL, já agora em quanto ficou o investimento no cabo?

Abraço

Jorge Antunes
13-07-11, 20:26
LOL, já agora em quanto ficou o investimento no cabo?

Abraço

Cerca de 12€...

Aerotower
13-07-11, 23:44
Cerca de 12€...

Onde foi isso já agora? Dava-me jeito um.

Jorge Antunes
14-07-11, 08:06
Onde foi isso já agora? Dava-me jeito um.
Boas, foi no ebay (http://cgi.ebay.ie/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=260767434843&ssPageName=STRK:MEWNX:IT#ht_2012wt_905), correu tudo ok: vendedor UK, envio rápido, sem stresses
Cumps

Aerotower
14-07-11, 09:56
Jorge já experimentaste? Preciso de saber se funciona correctamente para depois comprar um.
Obrigado

Jorge Antunes
14-07-11, 10:16
Jorge já experimentaste? Preciso de saber se funciona correctamente para depois comprar um.
Obrigado

Até ver sim :)
Consegui descarregar as freq que já tinha guardadas no icom, alterei o algumas coisas, fiz o upload para o scanner e funcionou tudo ok.
Não sei se haverá outras funcionalidades para o cabo, mas do que tentei fazer, cumpriu.
Ah e foi com o CS-R5 ;)
Cumps

Aerotower
14-07-11, 15:59
Até ver sim :)
Consegui descarregar as freq que já tinha guardadas no icom, alterei o algumas coisas, fiz o upload para o scanner e funcionou tudo ok.
Não sei se haverá outras funcionalidades para o cabo, mas do que tentei fazer, cumpriu.
Ah e foi com o CS-R5 ;)
Cumps

Como funciona, já fiz a minha comprar também.

Agora é esperar para organizar o rádio que está uma desgraça.

Abraço

Jorge Antunes
14-07-11, 20:45
Como funciona, já fiz a minha comprar também.

Agora é esperar para organizar o rádio que está uma desgraça.

Abraço

Não te esqueças é de instalar os drivers que estão num link na página do produto no ebay.
Cumps

Aerotower
14-07-11, 22:14
Não te esqueças é de instalar os drivers que estão num link na página do produto no ebay.
Cumps

Já o guardei no PC para quando tiver o cabo. Levou quanto tempo a vir? 1 semana?

Cumps

Jorge Antunes
15-07-11, 06:48
Já o guardei no PC para quando tiver o cabo. Levou quanto tempo a vir? 1 semana?

Cumps
Sim, não foi mais do que uma semana, acho que até menos, mas conta com 5 dias úteis.

Jorge Antunes
21-07-11, 21:48
Já chegou o cabo?

Aerotower
21-07-11, 21:53
Boas

Sim, chegou hoje e já está instalado e a funcionar.
Agora só me falta tempo para organizar o rádio.
Queria lá por todos os aeródromos e o resto das frequências....

Abraço

Jorge Antunes
22-07-11, 06:54
Fixe!Estava com algum receio que algo pudesse não correr bem...
Já agora, não queres partilhar o ficheiro? :D
Eu posso disponibilizar o meu para troca, mas só tenho as freq de LPSC e de LPPT configuradas :redface:

cl_audio
22-07-11, 08:21
Boas

Sim, chegou hoje e já está instalado e a funcionar.
Agora só me falta tempo para organizar o rádio.
Queria lá por todos os aeródromos e o resto das frequências....

Abraço

Azar do "catano", tenho isso tudo mas o software do meu Icom IC-2820não me deixa exportar de forma alguma. Até tentei fazer um copy-paste para o excell e nada...

Cláudio

Aerotower
22-07-11, 10:45
Azar do "catano", tenho isso tudo mas o software do meu Icom IC-2820não me deixa exportar de forma alguma. Até tentei fazer um copy-paste para o excell e nada...

Cláudio

Isso é que é pena, deves ter ai uma carrada de frequências.....Isso é uma limitação do software ou tem algum problema?

Aqui está o meu ficheiro com as minhas frequências www.aerotower.x10hosting.com/aerotower/Icom (http://www.aerotower.x10hosting.com/aerotower/Icom)

Abraço

Jorge Antunes
22-07-11, 12:28
Isso é que é pena, deves ter ai uma carrada de frequências.....Isso é uma limitação do software ou tem algum problema?

Aqui está o meu ficheiro com as minhas frequências www.aerotower.x10hosting.com/aerotower/Icom (http://www.aerotower.x10hosting.com/aerotower/Icom)

Abraço

Muito obrigado.

cl_audio
22-07-11, 14:28
Limitação do software.......
Andei a varrer os manuais de VFR da NAV para aeródromos, pistas de ULM e Heliportos. Estão também os canais de com da Protecção Civil (aviões dos fogos).
Cláudio

Aerotower
22-07-11, 18:48
Limitação do software.......
Andei a varrer os manuais de VFR da NAV para aeródromos, pistas de ULM e Heliportos. Estão também os canais de com da Protecção Civil (aviões dos fogos).
Cláudio

É pena, dava um jeito danado....