PDA

Vizualizar Versão Completa : Alteração de pista para aterragem

danielglourenco
01-10-09, 14:23
Boa tarde.
Tenho uma questão. Ao fazer um vôo, antes da aproximação, seleccionei a pista 21 em LPPT. Só posteriormente reparei, :-\ que a pista em uso na altura era a pista 03. No MCDU já tinha seleccionado a approach fase pouco antes do decel point para a 21. Acontece que tentei alterar para a pista 03 e não consegui "apanhar" o localizer. Porque motivo?

Pedro_Loureiro
01-10-09, 14:45
Olá,
Preciso de saber umas coisas. Qual é a aeronave que estás a voar (fabricante de add-on+modelo).
O LOC está sempre a emitir (virtualmente), tentaste fazer a sintonia manual. O cenário é default?
Qual é o FS? FS9 ou FSX?

danielglourenco
01-10-09, 14:50
Olá,
Preciso de saber umas coisas. Qual é a aeronave que estás a voar (fabricante de add-on+modelo).
O LOC está sempre a emitir (virtualmente), tentaste fazer a sintonia manual. O cenário é default?
Qual é o FS? FS9 ou FSX?

Vôo em a340 ou a330, da wilco, cenário default do fsx. A sintonia manual não sei como se faz. Já agora...

Pedro_Loureiro
01-10-09, 14:54
Olá,
Qual é o FS? FS9 ou FSX?

Vôo em a340 ou a330, da wilco, cenário default do fsx. A sintonia manual não sei como se faz. Já agora...

OK, não costumo voar esses, mas tenho a familia 320 da wilco embora não utilize porque no meu PC ele não vôa, arrasta-se.
De qualquer maneira podes esperar uma resposta da minha parte. Chego a casa por volta das 20h30 e vou ver isso porque já não me lembro bem dos procedimentos.
Costumo voar mais do 767 LVD e MD-11 PMDG.

Abraço e até logo

danielglourenco
01-10-09, 14:58
Ok Até logo.
Obg.

Pedro_Loureiro
01-10-09, 17:50
Estava aqui a tentar puxar pela cabeça. E penso que é qualquer coisa parecida com isto mas não tenho certezas porque não estou com a mão na chicha.

No FMGS na página do plano de vôo tens lá no fim o destino. Como já seleccionaste a aproximação à 21 deve estar lá LPPT21 se carregares aí penso que volta a abrir a pagina dos Arrivals onde seleccionas de novo a pista e as STAR.

Podes tentar programar no chão, seleccionas uma pista para chegada e depois tenta mudar para a outra.

Luis Rodrigues
01-10-09, 18:06
No FMGS na página do plano de vôo tens lá no fim o destino. Como já seleccionaste a aproximação à 21 deve estar lá LPPT21 se carregares aí penso que volta a abrir a pagina dos Arrivals onde seleccionas de novo a pista e as STAR.

Affirmativo, Pode Carregar no FP do FMC e vai as Arrivals e troca a 21 e Seleciona a 03 e mete a Star que Pretende Fazer ;)

Pedro_Loureiro
01-10-09, 21:42
Despois de uma barrigada ao jantar, cá vai...

Para esta descrição apenas inseri o plano de vôo no sistema, não introduzi mais dados nenhuns
As STAR (Standard Terminal Arrival Route) foram usadas ao calhas e os dados de navegação já passaram do prazo. Penso que tenho o AIRAC 0901.

Situação 1 - Já tenho uma aproximação para a pista 21 em Lisboa (LPPT21)
Clico na tecla correspondente a LPPT21 e vou para a situação em 2

Situação 2 - Clico na sitio correspondente a ARRIVAL para passar à selecção de pista e
vou para a situação 3

Situação 3 - Dá para ver na primeira linha que está seleccionada a aproximação ILS à pista 21
e a STAR é GANS7A com inicio no FIXO GANSU.
Vou seleccionar na linha 3 a aproximação ILS à pista 03 e passo para a
situação 4

Situação 4 - Vou seleccionar a STAR atribuída pelo ATC (ou sem ATC, aquela que acham que
que vos serve).
Escolhi ESP7A, já está seleccionado com podem ver na primeira linha.
Agora INSERT

Situação 5 - Já temos na página referente ao plano de voo a o tipo de aproximação
e STAR seleccionada para a pista 03 em Lisboa

http://fotos.sapo.pt/GhtsIIK4fvQFAproq4pQ/

ruiralha
02-10-09, 00:24
Boas,

Daniel, Eu costumo voar FS2002 com A319/20/21 A330 e A340 da PSS, poderá ser diferente da Wilco ::)

Penso que com a Approach Phase accionada não consigas mudar a pista em uso.

Tenta fazer uma missed approach, e depois do climb, desactivar a approach phase, e aí sim, seleccionar a pista que queres utilizar.

Acho que os modelos Airbus, quando accionada a Appr Phase "bloqueiam" na busca pelo localizer programado e não permitem alterações. 8)

Bons Voos Virtuais

Rui Ralha

danielglourenco
02-10-09, 15:38
Boas. Em primeiro, obg pelas respostas. A vêr se este fim de semana experimento como indicaram. No entanto, conforme diz o ruiralha, dá-me a sensação que depois de seleccionado o APP fase, já não se consiga trocar. E como eu não consigo aterrar sem ser por instrumentos.... :-\
Mas vou experimentar e posto o resultado.
Abraço.

Pedro_Loureiro
02-10-09, 15:47
E como eu não consigo aterrar sem ser por instrumentos.... :-\
Abraço.

Ai Ai...
Temos de começar a treinar umas visuais e uns circuitos de tráfego para sentir a chicha (embora seja virtualmente) ;)

danielglourenco
02-10-09, 15:50
E como eu não consigo aterrar sem ser por instrumentos.... :-\
Abraço.

Ai Ai...
Temos de começar a treinar umas visuais e uns circuitos de tráfego para sentir a chicha (embora seja virtualmente) ;)

eh eh Por mais que tente, não consigo alinhar com a pista. Uma vez na Madeira tentei 6 vezes!!!!e nada claro. E depois fico danado e largo aquilo :-\

CS-TMT
02-10-09, 19:24
A sintonia manual não sei como se faz. Já agora...

Vais às cartas (ou ao FS Navigator ou à net) ver qual é a freq do ILS da nova pista em que queres aterrar (no caso da 03 de Lisboa, a freq é 109.10).

No MCDU carregas na tecla que diz RAD NAV (ou NAV RAD, não me lembro de cabeça) e na linha do ILS pões lá a freq 109.10 e o CRS 028 (na realidade) ou 029 (no FS... não sei se no FSX ainda não está corrigido). É aí também que sintonizas o NAV 2 manualmente ou o ADF.

Guga
12-10-09, 00:43
Vais às cartas (ou ao FS Navigator ou à net) ver qual é a freq do ILS da nova pista em que queres aterrar (no caso da 03 de Lisboa, a freq é 109.10).

No MCDU carregas na tecla que diz RAD NAV (ou NAV RAD, não me lembro de cabeça) e na linha do ILS pões lá a freq 109.10 e o CRS 028

Ai não poes não Duarte, o wilco nao deixa por a frequencia, tens de por a identificacao do ILS, neste caso LPPT03 será ILI e ele procura a frequencia e o course automaticamente. Em caso de double option, ele da-te as coordenadas e a distancia a cada uma das opções e tu escolhes.
Quando não sabes a frequencia ou o course ou simplesmente nao sabes se ha ILS ou nao vais ao botão DATA, depois RUNWAYS, preenches o espaço que lá está. Por exemplo se puseres LPPT03 ele dá o course (027 ou 028), o comprimento da pista (3805m), a identificacao do ILS, neste caso ILI (se não existir ele não mostra esse campo) e ainda as coordenadas de latitude e longitude.

Caso precises de mais algum esclarecimento não hesite,

Abc

Guga
12-10-09, 00:52
Boa tarde.
No MCDU já tinha seleccionado a approach fase pouco antes do decel point para a 21. Acontece que tentei alterar para a pista 03 e não consegui "apanhar" o localizer. Porque motivo?

Boa noite,

penso que não conseguiste porque os Airbus da wilco vão automaticamente buscar a freq. do ILS da aproximacao que tu seleccionaste.
Se tinhas escolhido a 21, ele foi buscar o ILS de LPPT21, se não mudaste no computador de bordo para a 03 porque já estavas no "APPR PHASE" e o sistema bloqueia essa função, lá porque vais "contra" a 03, ele não adivinha que é isso que queres e continua a tentar captar o sinal do LOC de LPPT21, logo toca a fazer Go Around e depois é que mudas, ou entao mudas logo na pág do RAD NAV e ai sim ja deves conseguir um resultado diferente.
Basicamente, simplificado e noutras palavras, o que eu quis dizer, foi que, o teu erro foi a frequencia do ILS ter sido a da pista 21, quando estavas a aproximar à 03, logo se queremos uma pista azul, o ILS nao pode ser vermelho se é que me entendes.

Mais uma vez digo, se precisares de mais algum esclarecimento não hesites,

Abc
Guga

pina
12-10-09, 13:31
Ai não poes não Duarte, o wilco nao deixa por a frequencia, tens de por a identificacao do ILS, neste caso LPPT03 será ILI e ele procura a frequencia e o course automaticamente. Em caso de double option, ele da-te as coordenadas e a distancia a cada uma das opções e tu escolhes.
Quando não sabes a frequencia ou o course ou simplesmente nao sabes se ha ILS ou nao vais ao botão DATA, depois RUNWAYS, preenches o espaço que lá está. Por exemplo se puseres LPPT03 ele dá o course (027 ou 028), o comprimento da pista (3805m), a identificacao do ILS, neste caso ILI (se não existir ele não mostra esse campo) e ainda as coordenadas de latitude e longitude.

Caso precises de mais algum esclarecimento não hesite,

Abc
Pode sim... eu sempre que vou a EDDF e me dão a 25L tenho que a por à pata porque na base de dados do MCDU tem uma frequencia diferente da do cenariAcho que só não se podes se o FMGS estiver em modo de Approach.

maverick_supersonic
12-10-09, 13:49
Ai não poes não Duarte, o wilco nao deixa por a frequencia, tens de por a identificacao do ILS

Podes meter o identificador, frequência ou ambos. Se for apenas a freq. basta escrever "/109.10".....(por ex.)

elacfault
14-10-09, 08:21
Depois de activar APP. Phase, basta selecionar na PROG PAGE a altitude que se esta a voar e o avião vai sair do APP PHASE que pode ser depois novamente activado.

O ILS alem da maneira explicada pode ser selecionado manualmente na pagina das RAD NAV, usando INDICATIVO, FREQUENCIA, FINAL COURSE.

traveller320
14-10-09, 08:48
No avião seria assim:
Passar o AP/FD para os modos básicos, hdg e v/s ou alt. Fazer então uma lateral revision e alterar a pista. Através do hdg (ou nav consoante a star que se tenha colocado), encaminhar o avião para o ILS da 03 e voltar a reengatar o avião/AP nos modos do Ils...
Bons voos,
AE

Humberto Coelho
14-10-09, 09:41

No MCDU carregas na tecla que diz RAD NAV (ou NAV RAD, não me lembro de cabeça) e na linha do ILS pões lá a freq 109.10 e o CRS 028 (na realidade) ou 029 (no FS... não sei se no FSX ainda não está corrigido). É aí também que sintonizas o NAV 2 manualmente ou o ADF.

bom dia sou maçarico nestas andanças de flight simulator, e antes de começar o voo vou a maps tiro o aeroporto em que vou aterrar e saco as freq. e crs do ils das pistas para depois inserir manualmente...eheh

pina
14-10-09, 17:02
Depois de activar APP. Phase, basta selecionar na PROG PAGE a altitude que se esta a voar e o avião vai sair do APP PHASE que pode ser depois novamente activado.

O ILS alem da maneira explicada pode ser selecionado manualmente na pagina das RAD NAV, usando INDICATIVO, FREQUENCIA, FINAL COURSE.
Isso da para fazer no wilco? Eu li isso no FCOM e fui logo tentar, mas ele continuou na APP...

elacfault
14-10-09, 19:09
No wilco não sei.
No Airbus funciona.

danielglourenco
20-10-09, 11:14
Boas.
Já tentei. Realmente, mesmo com o APP phase activado, pode-se alterar a pista. O que fiz foi (com a ajuda do ATC que me deu umas luzes) ir ao RAD NAV e coloquei a frequência da 03, liguei o LOC e o avião lá foi direitinho. Inicialmente tinha seleccionado a 21.
Obg uma vez mais.

CS-TMT
20-10-09, 22:21
Ai não poes não Duarte, o wilco nao deixa por a frequencia
Só agora vi isto:rolleyes: ai ponho ponho! :D o meu deixa! está muito bem domesticado então! LOL mas essa tua tecnica de ir à página da DATA também é uma boa ;)

Guga
21-10-09, 22:26
Só agora vi isto:rolleyes: ai ponho ponho! :D o meu deixa! está muito bem domesticado então! LOL mas essa tua tecnica de ir à página da DATA também é uma boa ;)

Se o teu te tem respeito ou nao eu nao sei.. mas no meu só ponho identificacao ele nao me deixa meter frequencia

Abc

danielglourenco
18-01-10, 20:10
Mais uma ajuda. Ontem, após descolar de lppr o trem não recolheu e pedi para regressar a lppr. Acontece que não consegui seleccionar a pista para aterrar. Nestas situações, como é que consigo seleccionar uma pista no aeroporto de onde saí? Outra questão. Ultimamente tenho tocado sempre antes da pista, não consigo bem perceber qual a velocidade de aproximação e aproximação final... Tenho-me seguido pelo vapp e pelo "vls" mas sem sucesso. É com cada cacetada que até doi...Obg

pina
18-01-10, 21:00
Na pagina FLT PLAN, vai a um ponto proximo, por exemplo MANIK, vai a revisão lateral dele, e poe-se um novo aeroporto na entrada do NEW DEST. Tudo o que estiver depois do ponto de onde se fez a revisão lateral é apagado, e agora é como que se estivesse a voar de inicio po aeroporto que se pos no NEW DEST

danielglourenco
18-01-10, 21:46
Na pagina FLT PLAN, vai a um ponto proximo, por exemplo MANIK, vai a revisão lateral dele, e poe-se um novo aeroporto na entrada do NEW DEST. Tudo o que estiver depois do ponto de onde se fez a revisão lateral é apagado, e agora é como que se estivesse a voar de inicio po aeroporto que se pos no NEW DEST

Obg pela dica.
Vou experimentar e depois digo como correu.
Abraço