PDA

Vizualizar Versão Completa : SIPS - Serviço de Informação ao Plane-Spotter

Emmanuel
26-07-11, 22:33
Caros amigos,

Com o objectivo de facilitar a divulgação de movimentos entre todos os plane-spotters, criei um serviço baseado em mailing-list. Ou seja, pelo envio de uma mensagem, via e-mail, como as que se colocam nos tópicos apropriados deste fórum, todos os subscritores da mailing-list receberão uma cópia da mesma. Todos os subscritores ficarão a saber (via e-mail) que está para chegar o movimento tal. Ou que o movimento tal já não vem ou chegará atrasado, etc.

O que é que este serviço de mailing tem como vantagem sobre o fórum? Evita vir ao fórum ver o novo post de que fomos informados via e-mail (e cujo post pode não estar totalmente dentro do tópico). E sobretudo, porque um e-mail é mais leve e fácil de receber/enviar através dos telemóveis.

Foram criadas mailing-lists para os aeroportos nacionais principais.

Para aceder à página de apresentação e subscrição deste serviço:
http://www.airlomba.net/index.php?pag=radar&radarpg=sips

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.

Laurapintas
26-07-11, 22:41
Já me inscrevi! Parece uma boa aposta! ;)

OLIVEIRA
26-07-11, 23:30
Já está. Obrigado

Angelo Rosa
27-07-11, 05:51
Ja esta.

Muito boa esta ideia :)

Parabens

carlos
27-07-11, 11:08
excelente ideia caro emmanuel. foi muito bem pensado e ja me vou inscrever igualmente :D
cumprimentos

carlos
27-07-11, 19:19
emmanuel explica-me uma coisa que nao estou a perceber com esse serviço.
tipo como é que chega a nos a informaçao sobre os voos? tipo é enviar um email que tu explicas-te a dizer o que?
tipo eu hoje ja experimentei isso e nao recebi nada :S

Emmanuel
27-07-11, 19:29
Olá Carlos,

Este serviço é um sistema de partilha de informação. Por exemplo, para o caso do Porto, i.e., LPPR, quem souber de alguma coisa que não esteja prevista na página dos movimentos da ANA, envia uma mensagem para lppr@airlomba.net e assim informa todos os outros subscritores do tal movimento.

O que acontece normalmente, é a malta avisar os amigos por SMS, mas há sempre quem fique de fora, ou porque fica caro enviar a todos, ou simplesmente porque não se tem o número de toda a gente.

Este sistema, em vez de usar mensagens SMS usa mensagens e-mail. Que para quem tem acesso a e-mail quer num PC quer no telemóvel é mais cómodo e rápido para enviar/receber as tais mensagens de aviso.

Por exemplo, hoje um colega avisou já de que o Airfrance cargo está muito atrasado devido a um incidente técnico.

Agora deixo uma nota importante:
HÁ COLEGAS QUE SE INCREVERAM NO SISTEMA MAS NÃO CONFIRMARAM A INSCRIÇÃO, CLICANDO NO LINK QUE LHES FOI ENVIADO POR E-MAIL.
SEM CLICAR NESTE LINK, O SISTEMA NÃO CONFIRMA O VOSSO ENDEREÇO DE E-MAIL E COMO TAL NÃO FICAM HABILITADOS A RECEBER OU ENVIAR MENSAGENS.

Cumprimentos a todos,
LOMBA, EMmanuel.

carlos
27-07-11, 20:01
Olá Carlos,

Este serviço é um sistema de partilha de informação. Por exemplo, para o caso do Porto, i.e., LPPR, quem souber de alguma coisa que não esteja prevista na página dos movimentos da ANA, envia uma mensagem para lppr@airlomba.net e assim informa todos os outros subscritores do tal movimento.

O que acontece normalmente, é a malta avisar os amigos por SMS, mas há sempre quem fique de fora, ou porque fica caro enviar a todos, ou simplesmente porque não se tem o número de toda a gente.

Este sistema, em vez de usar mensagens SMS usa mensagens e-mail. Que para quem tem acesso a e-mail quer num PC quer no telemóvel é mais cómodo e rápido para enviar/receber as tais mensagens de aviso.

Por exemplo, hoje um colega avisou já de que o Airfrance cargo está muito atrasado devido a um incidente técnico.

Agora deixo uma nota importante:
HÁ COLEGAS QUE SE INCREVERAM NO SISTEMA MAS NÃO CONFIRMARAM A INSCRIÇÃO, CLICANDO NO LINK QUE LHES FOI ENVIADO POR E-MAIL.
SEM CLICAR NESTE LINK, O SISTEMA NÃO CONFIRMA O VOSSO ENDEREÇO DE E-MAIL E COMO TAL NÃO FICAM HABILITADOS A RECEBER OU ENVIAR MENSAGENS.

Cumprimentos a todos,
LOMBA, EMmanuel.

ahhhh assim ja fiquei mais exclarecido
na parte do final disses-te que ouveram pessoas que nao estao confirmadas por nao teres clicado no link que o sistema enviou e tipo eu cliquei nesse link e disse que a minha "conta" ficou activa, so que nao recebi nada sobre o voo da Air France Cargo :S

Emmanuel
27-07-11, 20:21
ahhhh assim ja fiquei mais exclarecido
na parte do final disses-te que ouveram pessoas que nao estao confirmadas por nao teres clicado no link que o sistema enviou e tipo eu cliquei nesse link e disse que a minha "conta" ficou activa, so que nao recebi nada sobre o voo da Air France Cargo :S
Olá Carlos,

Envia-me por mensagem privada o endereço de e-mail com que te registaste. E já vejo o que aconteceu.

Cumprimentos,
Emmanuel.

Emmanuel
28-07-11, 14:32
Olá,

Atenção malta que se registou com contas do hotmail. Pelo que alguns colegas já me informaram, o hotmail anda a canalizar as mensagens deste serviço para a caixa de SPAM. O airlomba.net está alheio a este facto. Assim sendo, têm de mexer nas configurações do filtro de spam do hotmail, ou em alternativa, registar no sistema com outro endereço de e-mail de outro servidor (ex. portugalmail, gmail, etc.).

Enviei há momentos uma mensagem de teste, com um METAR do respectivo aeroporto, para todas as listas (de todos os aeroportos). Peço a todos que verifiquem se receberam e caso esta mensagem tenha ido para o SPAM, informem-me por e-mail para webmaster@airlomba.net. Obrigado.

Vamos lá ver agora a malta a contribuir para a paixão de todos. A ferramenta já está aí! ;)

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.

Spak
28-07-11, 14:46
Boa Emmanuel, também já me registei e confirmei o registo.

Rui Sousa
28-07-11, 16:56
Interessante.
Suponho que seja muito mais pratico para aí já que aqui não somos muitos e a coisa passa logo entre todos por sms mas, pode dar jeito para pessoal que não seja "habitual".

JanetFlight
28-07-11, 16:56
Boa malha Emanuel...Tanxclapping

Emmanuel
28-07-11, 19:06
Interessante.
Suponho que seja muito mais pratico para aí já que aqui não somos muitos e a coisa passa logo entre todos por sms mas, pode dar jeito para pessoal que não seja "habitual".
Olá Rui,

Compreendo o teu comentário e tens toda a razão. No entanto, a troca de informação pode não se restringir a apenas um aeroporto. E hoje houve um exemplo disto. O colega Paulo Brito de Porto Santo, informou-me do registo do aparelho que fez o PVG7161 (Porto Santo > Porto). Dali a um minuto, esta informação já tinha caído em todas as caixas de e-mail inscritas na lista do Porto, sob a seguinte forma:

"PVG7160 - MD83 - EC-KCX - ETA:1800LT
(agradecimento ao colega Paulo Brito, no Porto Santo)"

Ou seja, não se trata apenas de um colega local avisar os amigos locais. Mas também de avisar também os colegas remotos.

O ideal? Esta rede globalizar-se à escala mundial. Os spotters colocarem na rede os registos dos aparelhos que saem dos "seus" aeroportos. Os residentes dos aeroportos de destino saberiam de antemão quem aí viria. Em vez de a apresentação ser feita ao estilo e-mail, seria uma página ao estilo ANA, mas com os registos ao lado das ETAs. E isto tornaria quase obsoleto, o uso do radar para o nosso hobby. Digo "quase" porque há os alternantes, como foi o caso do A380 que acabou por ir ter a Madrid, mas que se não fosse o radar (ou uma escuta do ACC), ninguém saberia do que estaria para vir.

Rui, Janet e outros, obrigado pelas vossas palavras.

Ainda há muito por fazer no nosso hobby. O meu trabalho continua, agora com esta ferramenta ajudem também a tornar o nosso hobby ainda mais espectacular! :)

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.

Rui Sousa
28-07-11, 19:59
;) Tens razão Emanuel, nessa visão muito mais abrangente.

Parabéns pela ideia, agora também dependerá de nós o desenvolvimento e sucesso da mesma.

abraço,

carlos
28-07-11, 20:04
Emmanuela, eu nao poderia dizer melhor ;)
Os Air-Spotters deram mais um paço com este novo meio de comunicação, mais rapido e mais viavel.

Parabens pela excelente ideia.

Abraço

Lapa Gonçalves
31-07-11, 22:29
Boa noite Emmanuel

Parabéns por mais um belo trabalho de ajuda a quem gosta destas coisas. Regressei agora de umas curtas férias e ao aceder ao fórum deparei-me com esta útil iniciativa.
Vou já tratar da minha inscrição e procurar participar sempre que possível.
Obrigado

Emmanuel
07-08-11, 17:49
Boa tarde,

O estado das coisas:

http://www.airlomba.net/RADAR/SIPS/stats_20110807.jpg

Obrigado a todos quanto colaboram neste serviço.

Cumprimentos a todos,
LOMBA, Emmanuel.